Ver Versão Completa : Rpm adequada para viagens com troller 2.8 sem forçar o motor
Prezados amigos, saudações a todos.
Há algum tempo rodo de troller 2.8 e estou bastante satisfeito com o desempenho do jipe. Entretanto, gostaria de saber a opinião dos amigos sobre a rotação ideal para viajar sem forçar o motor.
Procuro rodar com 2.500 giros porém, com essa rotação, não ultrapasso míseros 105 km/h. Imagino que aos 2.800 giros estaria forçando o motor. Pensei até em trocar de carro por esse motivo. Há quem diga que aos 120 km/h não força. Será mesmo?
Agradeço a opinião de todos.
Um forte abraço.
Lucas Nassif
23/10/2011, 17:24
Já viu algum contagiros de caminhões, que tem aquela faixa verde, amarela e vermelha? O ideal é andar com a rotação sempre na faixa verde, pra não forçar muito.
No caso do MWM 2.8, a faixa verde inicia em 1.800 RPM e vai até 2.750 RPM. Na estrada, procure sempre andar nessa faixa. No meu Marruá, por exemplo, (motor MWM 2.8 também) eu ando entre 2.200 (90km/h) e 2.500 RPM (110km/h).
Já andei em Troller 2.8 e se não me engano, a 120km/h o motor está por volta dos 3000 RPM, o que acho muito pra um motor a diesel.
[]`s
DaniloSM
23/10/2011, 19:08
Ta com que pneu?
:???:
Poxa, eu imaginava uma relação próxima da minha Pajero 2.8. Bom saber que no Troller a 2500 rpm se está 105 km/h. Na minha Pajero, a 100 km/h estou a 3100 rpm. Por isso procuro andar a exatos 90 km/h, onde estou a 2500 rpm também. Agora, pelo manual, só é considerado uso severo, há 120 km/h, onde não lembro agora, mas deve ser algo em torno de 3500 rpm. Quanto estaria a velocidade do Troller a 3500 rpm?
Meus prezados amigos, primeiramente, obrigado pela atenção. Pelo comentário do colega, o Marruá anda mais solto que o Troller 2.8, sendo que a 2500 giros o jipe vai estar andando a 110 km/h. No Troller com essa rotação a velocidade em estrada plana é de 105 km/h.
Considerando que a faixa verde (tbm usada nos conta-giros da F-1000, da F-250) vai até 2.750 RPM no motor MWM 2.8, vou poder andar a 110 km/h sem forçar o motor, nessa velocidade vou estar a 2.700 giros. Além do quê fazer uma viagem de 600 ou 800 km abaixo dessa velocidade dá a impressão que nunca vamos chegar.
Os pneus que estou usando são os BF Goodrich All Terreain T/A 31 /10,5.
Imagino que o Troller 2.8 a 3.100 giros vai estar a aproximadamente 140 km/h. Não costumo andar com o giro tão alto.
Saudações.
pedro bonadio
24/10/2011, 10:01
O meu troller com pneus 33", à 155km/h exatos ele está a exatos 3500rpm.
A 5ª dele é curta, acho isso bom, em viagens é colocar a 5ª e só tirar ela em pedágios. Ultrapassagens, subidas, retas, a 5ª faz tudo isso. Em 4ª meu troller gira até 4300rpm e corta o diesel, tem muita força.
Nos 3.0 a partir de 2008, tem a 5ª mais longa, o carro anda à 100km/h em uma faixa entre 1800~2100rpm.
Abraços
nunca passei de 120 km/h com o Troller. Acho muito arriscado.
Procuro manter velocidade de cruzeiro entre 90 e 110 km/h
DaniloSM
24/10/2011, 13:16
Colocando pneus 33" alonga mais um pouco a relaçao...
pedro bonadio
24/10/2011, 13:32
Cara, também acho arriscado, quando é em curvas, em reta, com um troller você pode andar à 160km/h tranquilamente.
Lucas Nassif
24/10/2011, 13:42
Pelo comentário do colega, o Marruá anda mais solto que o Troller 2.8, sendo que a 2500 giros o jipe vai estar andando a 110 km/h. No Troller com essa rotação a velocidade em estrada plana é de 105 km/h.
Que nada, o Marruá é pior ainda que o Troller. O meu tá mais longo pois tem pneus 37"..
Com os pneus originais, a 100km/h o motor girava a 3000rpm.
[]`s
Thunder_ot
24/10/2011, 19:08
O meu 2.8 com pneus 37" e relação 4,89 em 3000 giros está andando a 130km/hora. No Asfalto costumo manter uma velocidade de cruzeiro de 110. Como o Pedro falou, com a relação original, na estrada a 5ª marcha tem força a partir de 80km/h e fica bem confortável de dirigir sem precisar cambiar toda hora.
Valeu.
Rapaz
Meu jipe deve estar com problemas (Troller 2002, MWM 2.8).
Com 3000RPM, estou a 100KM/h (marcado no GPS). Ele usa pneus BF AT 32. Para chegar aos 120KM/h, somente acima de 3500RPM.
Dados: Filtros (ar, oleo, diesel) todos em dia. A turbina comeca a encher com 1800RPM e no topo fica em 1.3psi/bar/sei-la-o-que no manometro.
O que poderia explicar esta diferenca de performance? Alguma dica de um dos experts do forum? A relacao coroa/pinhao eh original.
[]s
Adenilson
pedro bonadio
26/10/2011, 16:12
Não é diferença de performance, é diferença nos pneus, eu tinha pneu 32", viajei uma vez com pneus 235/75/15, ando com 33". Só que a diferença não é tão grande.
Com os 235 ele sai de 2ª numa boa e canta pneu em 3ª, andei com eles à ~140km/h e ~3500rpm em 5ª.
Com os 32" aos 3500rpm ele andava em uns ~145km/h.
Com os 33" aos 3500rpm ele anda à ~155km/h.
(Todas velocidades aferidas em GPS)
Relação 4.09:1(45x11) original, câmbio Eaton FSO2305B original.
Para andar com pneu 32" e andar em 120km/h à 3500rpm, você daria isso se sua coroa e pinhão fosse 4.88:1(44x9) ou mais curta e com esses pneus.
Acho muito estranho ele estar andando pouco para muito giro, e que eu saiba os nossos câmbios são os mesmos.
Alguém sabe informar quanto (%) o velocímetro marca a menos, quando trocamos o pneu original (255/75) pelo KM2 32"?
Obrigado,
João Ricardo
Bom dia Adenilson;
Eu estava com problema parecido com o seu, resolvi de uma maneira muito simples; troquei o filtro do diesel (que era paralelo) por um filtro original da MWM comprado na concessionária, parece inclrivel mas melhorou bastante em altas rotações. Antes disso o jipe parecia que "travava"ou "afogava" em altas rotações, era quase imperceptível mas acontecia, depois foi só alegria .
Sds,
Alcione
Rapaz
Meu jipe deve estar com problemas (Troller 2002, MWM 2.8).
Com 3000RPM, estou a 100KM/h (marcado no GPS). Ele usa pneus BF AT 32. Para chegar aos 120KM/h, somente acima de 3500RPM.
Dados: Filtros (ar, oleo, diesel) todos em dia. A turbina comeca a encher com 1800RPM e no topo fica em 1.3psi/bar/sei-la-o-que no manometro.
O que poderia explicar esta diferenca de performance? Alguma dica de um dos experts do forum? A relacao coroa/pinhao eh original.
[]s
Adenilson
Patolino
01/11/2011, 10:49
Cara, também acho arriscado, quando é em curvas, em reta, com um troller você pode andar à 160km/h tranquilamente.
Desde que não precise dos freios... rs....
pedro bonadio
01/11/2011, 10:54
Amigos, por incrível que pareça, não posso reclamar dos freios de meu troller. Já precisei deles em momentos ruins e eles funcionaram.
Sendo que por muitas vezes ele até arrastou os 33".
Não sei se foi alterado algo com o dono anterior, mas o freio é bom.
Todo Troller tem freios progressivos.
Quanto MAIS corre, MENOS freia.
Ninguém sabe esta informação?
Obrigado,
João Ricardo
Alguém sabe informar quanto (%) o velocímetro marca a menos, quando trocamos o pneu original (255/75) pelo KM2 32"?
Obrigado,
João Ricardo
Ninguém sabe informar?
Obrigado,
João Ricardo
Ninguém sabe informar?
Obrigado,
João Ricardo
a diferença sera na casa de 10%.
Meu Troller tem motor 2.8 e pneus 33"
100km/h 2000rpm;
120km/h 2500rpm;
140km/h 3000rpm.
Velocidades aferidas por GPS.
Guilherme Rocha
24/12/2011, 14:21
Alguém sabe informar quanto (%) o velocímetro marca a menos, quando trocamos o pneu original (255/75) pelo KM2 32"?
Obrigado,
João Ricardo
Joao,
Eu uso o BF KM2 32 e nao vi diferença alguma entre velocimetro e GPS... Tem gente que diz que existe, mas eu nao vejo diferença... Eu uso o Garmin Nuvi 765t. Meu T4 é um 2011. Na hora de passar numa lombada eletronica (por exemplo, 40Km/h), eu ando com o ponteiro colado em 40, e nao levei multa... A lombada estava funcionando e eu passo umas 4 vezes por semana por dispositivos assim... Noutro T4 pode haver diferença, mas no meu nao.
Abraço!!
Guilherme
T4 2011
Recife-Pe
PU7TRG
Joao,
Eu uso o BF KM2 32 e nao vi diferença alguma entre velocimetro e GPS... Tem gente que diz que existe, mas eu nao vejo diferença... Eu uso o Garmin Nuvi 765t. Meu T4 é um 2011. Na hora de passar numa lombada eletronica (por exemplo, 40Km/h), eu ando com o ponteiro colado em 40, e nao levei multa... A lombada estava funcionando e eu passo umas 4 vezes por semana por dispositivos assim... Noutro T4 pode haver diferença, mas no meu nao.
Abraço!!
Guilherme
T4 2011
Recife-Pe
PU7TRG
Obrigado, Gulherme!
Eu estava fazendo este levantamento antes de colocar os 32". Agora, que já instalei, constatei que NÃO existe mais diferença de velocidade entre o velocímetro e o GPS. Anteriormente, com os pneus originais, o velocímetro marcava 5 km a mais do que no GPS.
Com relação à distância percorrida é que mudou. Pelo odômetro a quilometragem percorrida fica menor em 5,5% em relação ao GPS. Exemplificando, se vc rodou 100km pelo odômetro, pelo GPS vc rodou 105,5km.
Abraço!
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".
thiagoschaeffer
24/12/2011, 14:50
um amigo uma vez me disse q num teste de rendimento, com dinamometro q a rotação ideal é 2000RPM pra motor diesel (basicamente, generalizando) ,por isso q como o amigo acima relatou 100km/h a 2000RPM vc estaria num consumo quase q ideal, mas naõ me lembro de trilha sendo realizada acimad e 100km/h, conta ai alguem q andou assim, mas como o questionamento é RPM para viajem, ai meu querido seu pé, sua cabeça e confiança no carro q diram, pista livre, poe 140 e tenta chegar no destino, ta travado o transito, manera fazer o q.
ja quanto a rendimento do freio, pow o troller sao 2 ton, não é a toa q o carro tem freio a disco nas 4 rodas é pra tentar segurar a fera, um caro desses a 100km/h pra parar de emergência, pisando forte no freio (sem travar as rodas q é pior), o bugao vai andar bastante, e vai passar por cima do q tiver na frente, por isso, andar é bom, mas cuidado, a vida não tem preço, nem a nossa e nem a dos outros. Vamos curtir o carro com segurança.
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