Ver Versão Completa : Hilux SW4 98, óleo do motor baixando
gledalessio
23/10/2011, 16:15
Boa tarde pessoal. Sou novo o fórum e peço desculpas se ja existia esse tópico. Confesso que procurei e nao achei. Meu nome é Gledson e ,há um ano atráz, a mangueira do meu radiador estourou do nada na subida de um ladeira e qndo dei por conta a bichinha parou. Enfim, fiz o motor dela e estou andando normalmente. A questao é outra. Há 2meses atrás notei um leve aumento na tamperatura, acima do normal. Fui atraz e descobri que o viscoso(ventilacao forcada) nao estava funcionando. Meu mecanico sugeriu para ligá-lo direto ao motor. Fiz isso e notei que ela perde potencia na arrancada. Ultimamente o óleo do motor esta baixando demais. Reponho quase 1 litro por mes. Isso pode ser pelo fato de eu ter ligado o viscoso direto no motor? ou será outra causa?
Agradeco qualquer ajuda, abraço.
elmestizo
23/10/2011, 16:21
Gledalessio,
Não tem relação com a ventilação. Verifique no cano que sai da turbina e vai para admissão se tem oleo. Se tiver, o problema é na turbina!!!!
Verifique tb se tem oleo na agua do radiador.
Com o carro frio, tire a tampa do radiador, ligue o carro e acelere. Veja se sai bolhas.
Com base nessas respostas fica mais fácil ajudar a distancia!!!
gledalessio
23/10/2011, 17:32
Oleo na agua do radiador nao tem nao...nem bolhas...mas oleo na admissao tem um pouco sim...ja havia notado isso.....tem cura?
elmestizo
23/10/2011, 17:43
Sempre tem....
Eu troquei a turbina por uma zero km!!!
Amigos, realizei um sonho. Finalmente consegui minha SW4/98. Foi uma negociação muito honesta e transparente. O estado geral dela é ótimo. Nota-se que todos os donos foram muito caprichosos, porém, o motor ta fumando e muito. Está baixando quase um litro com menos de 1000 km. Tirando a mangueira do suspiro e/ou abrindo a tampa de óleo do cabeçote com o motor ligado a fumaça é muita.
Bem entendido. O proprietário me mostrou tudo isto antes da negociação. Grande sujeito!!!
O motor está lacrado, cabeçote ótimo, aquecimento normal. Observa-se que foi desgaste natural dos anéis. Ela está com 240000 Kms.
Não queria sair trocando tudo sem necessidade. Seria jogar fora o que já não tenho $$ (rs). Pensei em verificar o estado do eixo, trocar os casquilhos fixos e de bielas e trocar os anéis.
O nosso amigo Delfim, em um dos seus posts mencionou a possibilidade de se fazer meia sola por baixo sem tirar o motor.
Pergunto a vcs. Tem como se retirar o Carter da SW4 (Motor 1KZT) e fazer o serviço sem retirar o motor?
Outra coisa, esta minha idéia resultaria em um serviço confiável?
Sugestões serão muito bem-vindas,
Abraços,
Jorge Alexandre
Jorlex,
Sinceramente não lembro desse meu post e estou estranhando ter afirmado isso...
Vc pode, por favor, colocar aqui o link para o dito post?
Obrigado, Delfim.
guilhermeabreu
24/03/2012, 18:19
VOU TENTAR SER RÁPIDO , TENTAR !!!!!!!!!!
Minha SW4 93 fiz o motor qdo tinha 217.000km por falha da concessionária . Retifiquei as camisas para 0,50 o eixo para 0,25 e pistões + anéis + casquilhos novos sob medida . FICOU 100% .
Mas por bobeira minha , RADIADOR FURADO , DEMOREI A TROCAR , batí o motor de novo após de ter rodado apenas 90.000km depois de feito pela 1ª vez , estava tudo bom : EIXO E CAMISAS , MAS UM PISTÃO DERRETEU .
O mesmo mecanico que fez da 1ª vez sugeriu de apenas de trocar OS PISTÕES + BRUNIR AS CAMISAS + TORCAR OS ANÉIS + TROCAR OS CASQUILHOS mesmo estando bons ainda , assim eu fiz e estou com ela agora , só rodei 8.000km depois de feito pela 2ª vez .
No seu caso , sugiro em ír em um mecanico de confiança para desmontar o motor e AVALIAR O ESTRAGO , levando numa retífica para fazer o diagnóstico correto com as medidas que estão as peças .
Se por acaso não tiver desgaste de grande monta , trocaria apenas os anéis e casquilhos , mas pela kilometragem que esta deve ter algum desgaste em eixo e camisas , daí SUGIRO EM : RETIFICAR AS CAMISAS E COLOCAR PISTÕES , ANÉIS E CASQUILHOS SOB MEDIDA como fiz o meu da 1ª vez , vc vai gastar aí De R$4.000,00 a R$5.000,00 neste serviço com peças e mão de obra .
EU PREFIRO 1.000X COMPRAR UM CARRO INTEIRO , CONSERVADO E PRECISANDO DE FAZER MOTOR DO QUE COMPRAR UM CARRO SURRADO COM MOTOR BOM . Carro surrado NUNCA vc consegue fazer ele ficar conservado sem barulhos , carro conservado vc faz o motor e ele fica ZERADO .
Delfim,
Mil desculpas, entrei pela madrugada lendo varios posts sobre barulhos e oleo de motor Toyota. Como sou seu fan e vc é um dos grandes cooperadores, coloquei na sua conta o post que pensei ter lido mas a estas alturas, acho que confundi depois de ler tantos posts. Voltei a ler hoje a tarde e não encontrei nada que falasse sobre meia sola em 4x4 sem tirar o motor. Desculpa meu amigo.
Guilherme,
Acompanhei o seu caso. A concessionaria te deu um tremendo prejuizo. Temos o mesmo ponto de vista. É mais facil vc arrumar um carro em excelente estado com problema mecanico do que um todo esculhambado andando bem.
Estou pensando em desmontar o motor na minha garagem e levar o que for necessario para fazer serviços externos. Estou com pena de deixar minha azuzinha desmontada e jogada num canto de oficina. Abs. Jorge Alexandre
guilhermeabreu
24/03/2012, 19:22
Delfim,
Mil desculpas, entrei pela madrugada lendo varios posts sobre barulhos e oleo de motor Toyota. Como sou seu fan e vc é um dos grandes cooperadores, coloquei na sua conta o post que pensei ter lido mas a estas alturas, acho que confundi depois de ler tantos posts. Voltei a ler hoje a tarde e não encontrei nada que falasse sobre meia sola em 4x4 sem tirar o motor. Desculpa meu amigo.
Guilherme,
Acompanhei o seu caso. A concessionaria te deu um tremendo prejuizo. Temos o mesmo ponto de vista. É mais facil vc arrumar um carro em excelente estado com problema mecanico do que um todo esculhambado andando bem.
Estou pensando em desmontar o motor na minha garagem e levar o que for necessario para fazer serviços externos. Estou com pena de deixar minha azuzinha desmontada e jogada num canto de oficina. Abs. Jorge Alexandre
CARO JORGE
Admiro muito a sua disposição , pois sempre fui atleta mas depois dos 50tão ( 58 hoje , 59 em maio ) , fiquei bem desanimado .
ABRAÇÃO e parabens pela disposição
fabriciusmaximus
04/05/2013, 15:08
boa tarde pessoal !!!
Tenho uma hilux 95 japonesa e ultimamente ando preocupado, pois percebo que a cada 2000km tenho que ficar completando o nivel de oleo do motor (cerca de 2litro) . Gostaria de saber se alguem sabe me dizer o que pode está ocorrendor para baixar este nivel ???
obs: não há vazamento aparente no veículo !!!
Se alguem puder me ajudar agradeço!!!
boa tarde pessoal !!!
Tenho uma hilux 95 japonesa e ultimamente ando preocupado, pois percebo que a cada 2000km tenho que ficar completando o nivel de oleo do motor (cerca de 2litro) . Gostaria de saber se alguem sabe me dizer o que pode está ocorrendor para baixar este nivel ???
Se alguem puder me ajudar agradeço!!!
Quando fiz o motor do meu carro ficou baixando óleo. Na garantia o meca abriu de novo e viu que o defeito estava nos anéis, que não se acomodaram corretamente. Anéis trocados novamente e o óleo, faz 2 k km, está exatamente no mesmo nível, não baixou uma gota.
Amigos, realizei um sonho. Finalmente consegui minha SW4/98. Foi uma negociação muito honesta e transparente. O estado geral dela é ótimo. Nota-se que todos os donos foram muito caprichosos, porém, o motor ta fumando e muito. Está baixando quase um litro com menos de 1000 km. Tirando a mangueira do suspiro e/ou abrindo a tampa de óleo do cabeçote com o motor ligado a fumaça é muita.
Bem entendido. O proprietário me mostrou tudo isto antes da negociação. Grande sujeito!!!
O motor está lacrado, cabeçote ótimo, aquecimento normal. Observa-se que foi desgaste natural dos anéis. Ela está com 240000 Kms.
Não queria sair trocando tudo sem necessidade. Seria jogar fora o que já não tenho $$ (rs). Pensei em verificar o estado do eixo, trocar os casquilhos fixos e de bielas e trocar os anéis.
O nosso amigo Delfim, em um dos seus posts mencionou a possibilidade de se fazer meia sola por baixo sem tirar o motor.
Pergunto a vcs. Tem como se retirar o Carter da SW4 (Motor 1KZT) e fazer o serviço sem retirar o motor?
Outra coisa, esta minha idéia resultaria em um serviço confiável?
Sugestões serão muito bem-vindas,
Abraços,
Jorge Alexandre
Jorge,
Tá desculpado !
Eu estava aqui tentando me lembrar em que dia eu tomei um grande porre que justificasse eu ter escrito isso, kkkkkkkkkkkk.....
Um abraço, Delfim
fabriciusmaximus
07/05/2013, 15:29
Boa tarde pessoal conversando com o mecanico verificamos que na valvula do suspiro do motor sai uma fumaça contínua e segundo ele não deveria ocorrer este fato. Segundo ele isto ocorre pelo fato de haver passagem na pressão por conta dos aneis de segmentos com problemas!!! Ele sugeriu trocar os jogo de anel + jogo de bronze + jogo de junta + correia dentada.
Obs: valor das peças na t-part r1000,00
- perguntas :
1- são os aneis de segmentos que podem estar causando este problema de consumo excessivo de óleo?
2- o possivel motivo de ocorrer esta situação foi um entupimento em uma pequena magueirnha proximo ao compressor?
3- ele tirou o mangote do suspiro e vedou um dos orificio e disse que poderia rodar normalmente até poder trocar as referidas peças, segundo ele não baixaria mais o óleo, isto é verdade ou é aplicação ???
4- cobrou r$ 1200,00 pelo serviço , está compatível com a realidade ???
aguardo ajuda dos nobre amigos
jorge.duarte
07/05/2013, 19:33
Boa tarde pessoal conversando com o mecanico verificamos que na valvula do suspiro do motor sai uma fumaça contínua e segundo ele não deveria ocorrer este fato. Segundo ele isto ocorre pelo fato de haver passagem na pressão por conta dos aneis de segmentos com problemas!!! Ele sugeriu trocar os jogo de anel + jogo de bronze + jogo de junta + correia dentada.
Obs: valor das peças na t-part r1000,00
- perguntas :
1- são os aneis de segmentos que podem estar causando este problema de consumo excessivo de óleo?
2- o possivel motivo de ocorrer esta situação foi um entupimento em uma pequena magueirnha proximo ao compressor?
3- ele tirou o mangote do suspiro e vedou um dos orificio e disse que poderia rodar normalmente até poder trocar as referidas peças, segundo ele não baixaria mais o óleo, isto é verdade ou é aplicação ???
4- cobrou r$ 1200,00 pelo serviço , está compatível com a realidade ???
aguardo ajuda dos nobre amigos
Fabricius,
Minha opinião:
Soprar no respiro é normal. Quanto é normal ou não, determinar de olho é difícil.
Se os anéis estiverem gastos pode sim dar passagem de compressão para o carter e soprar no respiro mais do que o normal, terá um consumo de óleo maior, pois os anéis raspadores de óleo também estarão gastos. Nesta situação, o desempenho fica muito comprometido e o respiro todo cagado de óleo. É o teu caso? Para identificar o problema, antes de abrir motor e gastar um dinheirão, sugiro pedir para medir a compressão nos cilindros, se tiver normal partiria para outra.
O que também faz o consumo de óleo subir são os retentores das válvulas do cabeçote, ou alguma guia e/ou válvula ruim.
Abs
fabriciusmaximus
08/05/2013, 00:43
Obrigado jorge pela ajuda!!!
Mas me tira uma outra dúvida , o mecânico quando estava falando sobre o compressão dos cilindro ele tirou o medidor de óleo e pediu para ligar o carro e desta forma foi feito e percebemos que envirtude de sopro espirrava óleo pelo cano de medição!!! Esse procedimento segundo ele condenava os aneis de segmentos. Há possibilidade deste mecanico está errado ????
jorge.duarte
08/05/2013, 09:30
Obrigado jorge pela ajuda!!!
Mas me tira uma outra dúvida , o mecânico quando estava falando sobre o compressão dos cilindro ele tirou o medidor de óleo e pediu para ligar o carro e desta forma foi feito e percebemos que envirtude de sopro espirrava óleo pelo cano de medição!!! Esse procedimento segundo ele condenava os aneis de segmentos. Há possibilidade deste mecanico está errado ????
Cara,
O duto da vareta de óleo, vai até o carter (ou próximo), se ligar o carro sem a vareta possivelmente vai sair óleo. Não me lembro o carro, que tinha que se tirasse a vareta com o carro ligado, sujava tudo...não sei se é esse o caso, mas ainda acho que o mais correto é levar em algum lugar para medir compressão.
Abs
Maycon Arruda
10/09/2019, 14:41
boa tarde pessoal !!!
Se alguém puder me ajudar agradeço!!!
sei q o post já é velho mais aki vai uma dica tenho 2 japonesas aqui uma com 250 mil e outra com 360 mil e depois de conversar com meus mecânicos de confiança e com o técnico de suporte da via japan um senhor muito simpático me respondeu q esse motores q a Toyota usou e usa até hj e normal baixar óleo pois são motores auto lubrificantes ou sejam consomem óleo no processo de lubrificação ele falou q no manual vinha explicito q a cada troca de óleo efetuada num período de 5 mil km o nível pode baixar até 1 litro a 2 dependendo do uso . disse ainda q óleo de ma qualidade e especificações incorretas causam maior consumo de óleo ... como ele me disse e só ficar esperto com o nível de óleo e fazer as trocas no período recomendado e vc tem motor pra vida toda e mais um poquim kkkkkkkkkkk ....