Ver Versão Completa : Esticador Correia Ar Hilux 2.8 CD
Hoje pela manhã ouvi uns ruidos diferentes no motor e um forte cheiro de borracha queimando. Escostei o carro e sem desligar abri o capu e vi de onde vinha o problema. O rolamento esticador da correia do ar está travado. Afrouxei o esticador e retirei a correia.
São dois esticadores semelhantes um para a correia do ar e o outro para a direção hidraulica.
Estou pensando em trocar somente os rolamentos ao inves de todo conjunto, geralmente é vendido a polia completa.
Me recordo que teve um dos nossos amigos que já fez esta montagem. Queria saber a referencia do rolamento e a marca que me sugerem. Estou pensando em SKF ou INA.
Sugestões serão benvindas,
Abraços,
Jorge Alexandre
guilhermeabreu
23/10/2011, 17:28
Hoje pela manhã ouvi uns ruidos diferentes no motor e um forte cheiro de borracha queimando. Escostei o carro e sem desligar abri o capu e vi de onde vinha o problema. O rolamento esticador da correia do ar está travado. Afrouxei o esticador e retirei a correia.
São dois esticadores semelhantes um para a correia do ar e o outro para a direção hidraulica.
Estou pensando em trocar somente os rolamentos ao inves de todo conjunto, geralmente é vendido a polia completa.
Me recordo que teve um dos nossos amigos que já fez esta montagem. Queria saber a referencia do rolamento e a marca que me sugerem. Estou pensando em SKF ou INA.
Sugestões serão benvindas,
Abraços,
Jorge Alexandre
JORLEX
Um dia travou o rolamento de uma polia que fica fixo , não é esticador é uma em que a correia acho que do alternador passa por ela , é as costas da correia que passa por esta polia/rolamento , encomendei na concessionária daqui , ficava em R$510,00 , daí meu mecanico falou para cancelar este pedido pq ele retiraria a polia , retiraria o rolamento da polia e trocaria só o rolamento .
Assim ele o fez , o rolamento custou R$24,00 e ele nem cobrou a mão de obra , no seu caso acho que dará certo tb , sugiro a vc comprar rolamento de 1ª linha como , os TINKEN , SKF ou INA . sugiro em vc retirar o rolamento e levar como amostra , pq a referencia ficaria difícil de dar pq é uma adaptação , tem que ter a mesma medida interna e externa e numa auto peça vão encontrar um com certeza com as mesmas medidas .
Boa sorte e vc vai economizar uma boa grana como eu economizei .
Haroldo Moreira
24/10/2011, 11:13
Olá Jorge.
Aconteceu a mesma coisa comigo.
Levei em uma oficina de ar condicionado em Ramos e o mecanico muito honesto, só trocou o rolamento. Não custou nem 20,00.
Se precisar te mando o endereço. A oficina é de muito boa qualidade e honestidade.
Abs.
Meus amigos deu certo!!!
Retirei as polias, soltei os rolamentos e levei como amostra.
Polia na Toyota: R$ 640,00
Rolamento FAG: R$ 14,00 cada. Não encontrei SKF. O vendedor me pareceu muito sério e antigo no ramo. Ele me disse que FAG é a mesma qualidade do SKF. Ele disse já estar no ramo há 25 anos.
Como a correia ameaçou assar, coloquei uma Good year nova: R$ 35,00.
Anexei umas fotos da empreitada. Foi bem tranquilo.
Abs,
Jorge Alexandre
317575317576317578
jorge.duarte
25/10/2011, 21:13
Meus amigos deu certo!!!
Retirei as polias, soltei os rolamentos e levei como amostra.
Polia na Toyota: R$ 640,00
Rolamento FAG: R$ 14,00 cada. Não encontrei SKF. O vendedor me pareceu muito sério e antigo no ramo. Ele me disse que FAG é a mesma qualidade do SKF. Ele disse já estar no ramo há 25 anos.
Como a correia ameaçou assar, coloquei uma Good year nova: R$ 35,00.
Anexei umas fotos da empreitada. Foi bem tranquilo.
Abs,
Jorge Alexandre
317575317576317578
É isso aí chara! mais um "recurso técnico" para guardar e usar na hora certa.
Abs
Benê Sernaglia
17/03/2012, 00:38
A minha hilux japa esta sem a polia do ar, mas não essa que é igual a do alternador a outra que serve mais como um guia, ela é lisa e pegar atras da correia, fica do lado direito do compressor olahndo de frente.
Por acaso alguem tem fotos e medidas dela, ou alguma dica de polia similar que sirva ?
abracos
guilhermeabreu
17/03/2012, 00:44
A minha hilux japa esta sem a polia do ar, mas não essa que é igual a do alternador a outra que serve mais como um guia, ela é lisa e pegar atras da correia, fica do lado direito do compressor olahndo de frente.
Por acaso alguem tem fotos e medidas dela, ou alguma dica de polia similar que sirva ?
abracos
Sugiro a vc olhar um carro igual ao seu e tirar as medidas da polia .
Amigo, vou ter que substituir o meu rolamento também. Você saberia informar qual a medida do mesmo? Se não souber se pelo menos passar a numeração do FAG que comprou já ajuda, pois vejo as medidas pelo fabricante. []s
Amigo, vou ter que substituir o meu rolamento também. Você saberia informar qual a medida do mesmo? Se não souber se pelo menos passar a numeração do FAG que comprou já ajuda, pois vejo as medidas pelo fabricante. []s
Segue o código para a compra 6301.
SKF: 6301-2RSH/C3 Irsa rolamentos R$25,00
abraço
Mathias
abracos
As medidas são 50x20 mm. Tem um recuo de 2 mm no suporte.
424765424766424767
[QUOTE=Mathias;1979031]Segue o código para a compra 6301.
SKF: 6301-2RSH/C3 Irsa rolamentos R$25,00
abraço
Prezado Mathias, muito obrigado pela atenção. Qualquer coisa estamos aí para ajudar também. Então para esta polia é o 6301 (1 unidade) enquanto para a polia tensora da correia sincronizadora é o 6302 (2 unidades). []s
PauloTupã
18/02/2015, 18:07
Retomando o tópico, os amigos sabem se da hilux SW4 2008 dá para trocar o rolamento também ou tem que trocar a polia completa e se além desse esticador que fica visível na parte de cima, tem mais algum rolamento que precisa ser trocado?
A correia tá ressecada e preciso mandar substituir. O mecânico ofereceu um tal de rolamento cobra, que não conheço, mas vi na caixa que é Made in PRC, vulgo feito na china. To fora, isso não entra na minha vtr.
guilhermeabreu
19/02/2015, 18:28
Retomando o tópico, os amigos sabem se da hilux SW4 2008 dá para trocar o rolamento também ou tem que trocar a polia completa e se além desse esticador que fica visível na parte de cima, tem mais algum rolamento que precisa ser trocado?
A correia tá ressecada e preciso mandar substituir. O mecânico ofereceu um tal de rolamento cobra, que não conheço, mas vi na caixa que é Made in PRC, vulgo feito na china. To fora, isso não entra na minha vtr.
PAULO TUPÃ
É s[o trocar o rolamento e este rolamento COBRA , sai fora , compra de marcas reconhecidas como FAG SKF ,INA , TINKEN Americano ( chinês sai fora )
PauloTupã
20/02/2015, 16:37
PAULO TUPÃ
É s[o trocar o rolamento e este rolamento COBRA , sai fora , compra de marcas reconhecidas como FAG SKF ,INA , TINKEN Americano ( chinês sai fora )[/QUOTE]
Eu não autorizei trocar os rolamentos. Por ora, vou trocar só a correia auxiliar, que está chiando um pouco. Todos os rolamentos, correia dentada, esticador, tensor etc vou trocar na css. Vai ficar caro, mas a garantia é de um ano. Prefiro pagar um pouco mais pela tranquilidade.
shuther4x4
01/07/2015, 18:29
Boa tarde.
Lendo o topico não ficou claro pra mim se pra esse esticador também dá pra trocar so o rolamento:
Alguem poderia auxiliar?
Obrigado
Leonardo Dic
01/07/2015, 21:37
Fabio da pra trocar sim, ja troquei aqui, atras dele tem uma trava. Aproveita e vem fazer uma visita e traga ele aqui q tiramos na prensa. Nao lembro o numero do rolamento. Tem q tirar e depois ir comprar.
Abraco
shuther4x4
01/07/2015, 22:33
Fabio da pra trocar sim, ja troquei aqui, atras dele tem uma trava. Aproveita e vem fazer uma visita e traga ele aqui q tiramos na prensa. Nao lembro o numero do rolamento. Tem q tirar e depois ir comprar.
Abraco
Valeu Leo.
Vou mesmo!
shuther4x4
01/07/2015, 22:57
Abraco
Valeu Leo.
Vou mesmo!
Agora a noite tirei ele e vi que é um rolamento mesmo com anel trava.
Desculpem foi duplicado.
shuther4x4
07/07/2015, 00:50
Quero aqui agradecer ao amigo Leonardo do forum pelo auxilio.
Ele conseguiu retirar a trava (fabricando uma ferramenta especifica a la made home).
E com auxilio de uma prensa retirar e recolocar o rolamento novo.
Depois foi feito um desgaste na borda do anel trava para facilitar possiveis manutenções (troca) FICA AI A DICA!
Rolamento codigo 6302 Utilizei da marca NTN a 15,00 (o shing ling custava 7,00)
Valeu Leo!
Macbsenior
07/07/2015, 16:59
Felizmente já resolvidos pelos colegas esta questão.
Mas vale a pena, na minha modesta opinião. Quando for trocar a correia dentada no caso do 3L trocar todas as correias. Já vai ter que desmontar tudo ali na frente mesmo... No meu caso o rolamento do compressor do ar condicionado estava roncando, aproveitamos conseguimos um saca rolamento adequado e trocamos o danado.
Agora nos próximos dias vou trocar a dentada da D4D, (já estão em casa os esticadores, rolamento e pistão + a dentada (tudo original claro) faz uns 3 meses, só esperando a hora) só que neste caso para todo o resto é uma correia poli-V a Toyota recomenda inspecionar. Vamos ver na hora. Já vou aproveitar e dar uma geral em tudo que estiver aparentemente com problemas para evitar ficar pela estrada por causa de mixaria. Este ano a empreitada é grande, vamos torcer pela baixa do dólar.
Abraços.
AroldoMoreira
08/07/2015, 14:43
Caro Macbsenior,
como estou prestes a trocar a correia dentada da minha hilux /08, vou deixar acender a luz do painel, gostaria de saber de vc quanto pagou pelo kit (correia, tensionador e rolamento) original em sua região. Hoje o carro está com 149 500 km.
Abs
Aroldo
AroldoMoreira
27/07/2015, 11:19
Colegas,
Chegou a hora da troca da correia dentada da minha Hilux - 3.0 - 2008. Fiz a cotação com o Anderson em Ponta Porã ficando R$ 530,00 (correia , tensor e Rolamento, todas originais) e na Css Toyota aqui da minha região ficando R$ 874,89 . Minha dúvida é a peça original vendida na CSS é a mesma vendida nas lojas (fora da Css)? Achei muita diferença na cotação.
guilhermeabreu
28/07/2015, 00:20
Colegas,
Chegou a hora da troca da correia dentada da minha Hilux - 3.0 - 2008. Fiz a cotação com o Anderson em Ponta Porã ficando R$ 530,00 (correia , tensor e Rolamento, todas originais) e na Css Toyota aqui da minha região ficando R$ 874,89 . Minha dúvida é a peça original vendida na CSS é a mesma vendida nas lojas (fora da Css)? Achei muita diferença na cotação.
AROLDOMEOREIRA
As vendidas fora da CCS não são originais rsrsrsrsrs , a não ser as ORIGINAIS vendidas em Ponta Porã pelo Anderson e AMERICA e estas peças ORIGINAIS vem todas em caixas lacradas da TOYOTA .
Pode comprar sem medo de ser feliz , estes preços que eles vendem lá com certeza é por causa dos impostos Estaduais por ser fronteira , tem varias isenções de impostos .
SandroGaúcho
04/08/2015, 10:18
Na minha travou e troquei por R$50,00 a polia com o rolamento + M.O..
SandroGaúcho
04/08/2015, 10:20
Ah... e já rodei mais de 20mil Km depois da troca e tá perfeito.
AroldoMoreira
06/08/2015, 15:52
AROLDOMEOREIRA
As vendidas fora da CCS não são originais rsrsrsrsrs , a não ser as ORIGINAIS vendidas em Ponta Porã pelo Anderson e AMERICA e estas peças ORIGINAIS vem todas em caixas lacradas da TOYOTA .
Pode comprar sem medo de ser feliz , estes preços que eles vendem lá com certeza é por causa dos impostos Estaduais por ser fronteira , tem varias isenções de impostos .
Guilhermeabreu,
Fiz a compra com o Anderson em Ponta Porã, deu tudo certo, já fiz a troca com o mecânico aqui mesmo da minha cidade. Foi super rápido, comprei na sexta-feira, hoje pela manhã chegaram as peças.
Após a troca das peças (correia, tensionador e rolamento) realizei o procedimento para apagar a luz da Tbelt, muito simples, eu mesmo fiz seguindo as orientações abaixo após uma busca na internet.
Segue aí pra quem precisar do procedimento para apagar a luz Tbelt: (Esse procedimento foi retirado do fórum Oficina brasil)
A)Com a ignição ligada, deixe o indicador ODO/Trip na posição ODO e desligue a ignição;
B)Pressione e segure o botão do ODO e ligue a ignição, mantendo pressionado por 5 segundos;
C)Solte o botão e em seguida pressione novamente por mais 5 segundos;
D)Neste momento você estará no modoT-BELT. O valor inicial de seleção 15
(150.000km) é mostrado.
CALIBRANDO:
Após o valor inicial ser mostrado, para cada vez que o botão é pressionado adiciona-se 10.000km(até 200.000km então retorna para 10.000km).
Se o botão não for acionado por um período de 30 segundos, o valor inicial não será alterado, o mostrador passa para ODO, e retorna ao modo normal.
Abraço
509039509040