Conectar

Ver Versão Completa : Off-road durão na queda (e barato...)

nepomuk
20/06/2005, 16:39
Um grande Hollá aos colegas!

Não tem jeito mesmo. Por mais que eu queira radicalizar com o madruguinha, tá doendo o coração quando ele lixa o assoalho em quinas de facões e pedras.

Porisso estou pensando em adiquirir um Off-road só para "bater" nas trilhas mais Heavy's. Tipo preparar um aspirante a Frankstein deixar o Vitarinha para passeios e viagens longas, pois o bixim tá Zerado :D .

Encurtando a conversa, qual é o eleito melhor viatura pra encarar qualquer terreno, sem precisar muito conforto, mas que seja resistente e com baixo custo de manutenção e, o principal, que custe até R$12k :roll: .

Pelo que presenciei em algumas trilhas, os CJ's e Engesas quebram que é uma desgraça. Agora os Nivas, que são vistos como patinhos feios, sempre fizeram bonito na minha presença.

Qual a experiência de vocês?

Abraço.

Eriksom Teixeira Lima
20/06/2005, 16:43
CJ e Engesa que quebram onde outros passam é devido a relaxamento dos donos.

Se ninguém passa, é devido a querer o impossível com um veículo padrão.

Eriksom

Vinicius Hauagge
20/06/2005, 16:50
Meu cj tem 38 anos e dificilmente quebra.
Claro que isso ocorre pelo fato de eu estar com ele há mais de 10 anos e estar com a manutenção impecavel.
Se vc quiser que um veiculo, com essa idade, sem manutencao encare trilhas pesadas, sem incomodar, será impossivel!
Mas com um jeep em ordem, vc encara altos obstaculos!
Quanto ao niva, um amigo meu tem, ele possui suas qualidades, mas tb tem defeitos.

nepomuk
20/06/2005, 17:01
E quanto ao custo de manutenção e facilidade em se achar peças (alternativas ou não)? Niva ou CJ (ou até samurai 93)?

Sergio Rocha
20/06/2005, 17:06
E quanto ao custo de manutenção e facilidade em se achar peças (alternativas ou não)? Niva ou CJ (ou até samurai 93)?

Não tem nem o q comparar.O CJ é o mais barato em tudo.
Qualquer jipe quebra.depende essencialmente o q se faz com ele. :wink:
[]'

SJKCaio
20/06/2005, 17:28
Solução :idea:

proença
20/06/2005, 18:23
ol@ nepomuk

fiquei curioso: que tipo de quebras vc tem presenciado dos cjs e engesas?
acho que daí o pessoALL pode esclarecer com maior propriedade e te ajudar na escolha

[ ] ´s

nepomuk
21/06/2005, 07:40
Fala Proença,

Nos CJ's eu já vi hélice de ventuinha voando longe e motor apagando por sabe-se lá p/q (de dois Cj's diferentes), e isso nem tínhamos entrado na pior parte da trilha ainda (estradinha de terra).

Os Engesas, um deu pau no sistema de ignição e teve que se fazer uma ligação direta no motor e logo à frente começõu a chover e o limpador de pára-brisa não funcionava (lembra Nero...? hehe).

Na ultima trilha que eu fiz um dos engesas do apoio (era do curso d'paschoal) soltou a junção da barra da direção e teve que se emendar com um arame para que ele pudesse retornar (já era a trilha p/ ele).

Isso porque eu fiz pouquíssimas trilhas e pode ter sido coincidência essas quebras. Mas é a imagem que me ficou.

De qualquer modo vocês tem mais vivência que eu e poderiam me dizer melhor qual é a "média" de quebras.

Abraço.

SILVIO
21/06/2005, 09:23
Nepomuk escreveu

Isso porque eu fiz pouquíssimas trilhas e pode ter sido coincidência essas quebras. Mas é a imagem que me ficou.

Acho que você já respondeu :shock:
A sua referência é muito pouca e pelo o que você descreveu, como o Erikson disse "é devido a relaxamento dos donos".
Já fiz muita trilha de CJ e de Engesa e posso te garantir que os que quebram é por falta de manutenção mesmo.
Até o Madruguinha se você não fizer uma manutenção preventiva irá dar dor de cabeça. :wink:

Não existe carro melhor que outro, se você tem dindim para bancar a manutenção do brinquedinho, qualquer um passa onde o outro passa, um com mais outro com menos dificuldade, mas passa. Ainda mais se tiver uma galera boa com "sprito" de companheirismo. :lol:
A manutenção do CJ é a mais barata de todas, a do Engesa é um pouco mais cara que a do CJ e a da Suzuki um pouco mais que as outras duas.

Uma coisa é certa: para bancar esse nosso hobby tem que ter bala na agulha.

proença
21/06/2005, 10:02
ok nepomuk

vou fazer coro com o silvio
primeiramente há que se considerar a idade avançada dos cj e as vezes a precária manutenção que alguns donos fazem das viaturas
como tenho um CJ3B e faço trilhas com bastante regularidade, acho que a relação custo x benefício é compensadora
uma das poucas vezes que realmente quebrei em trilhas e não pude prosseguir foi na trilha do descampado, quando quebrou o feixe de molas
mas acredito que pela dificuldade da trilha qualquer viatura poderia ter sofrido tal avaria
esquema que adoto é antes de fazer uma trilha dar uma geral em tudo
depois é só alegria e satisfação :D

[ ]´s desejando sorte na escolha

nepomuk
21/06/2005, 10:23
Silvio, Concordo com você no ponto "relaxamento do proprietário", pois todos (ou quase) querem sempre resolver o problema com o menor custo possível e acabam colocando peças reformadas ou de 2ª linha e o resultado tende a um só...

Minha dúvida é no quesito robustez. Um CJ, Engesa, JPX e Samurai, igualmente bem conservados e originais, qual tem melhor performance numa trilha heavy (entenda-se também como resistência).

Pois já tive uma Band que encarava erosões feias e pedregulhos como uma estradinha de chã batido, e não quebrava nem à marretada. Mas em uma inclinação que a maioria passava era tombo na certa, e em atoleiros mais profundos ela chumbava.

Pelo visual, os Engesas e JPX têm um centro de gravidade melhor e parecem suportar bem melhor o tranco (agora, na prática...).

Jeanilson
21/06/2005, 10:54
Oi, Nepomuk,

Silvio, Concordo com você no ponto "relaxamento do proprietário", pois todos (ou quase) querem sempre resolver o problema com o menor custo possível e acabam colocando peças reformadas ou de 2ª linha e o resultado tende a um só...

Isso quando trocam as peças... Pois já vi dono de Willys tão relaxado que em uma trilha tinha quebrado o suporte do câmbio e ele o amarrou com um pedaço de arame, e na trilha segunte chega ele com o câmbio ainda amarrado com o mesmo arame. :?

...Minha dúvida é no quesito robustez. Um CJ, Engesa, JPX e Samurai, igualmente bem conservados e originais, qual tem melhor performance numa trilha heavy (entenda-se também como resistência)...

No meu ponto de vista não somente a robustez deve ser levada em consideração. Em uma trilha heavy (entenda-se com muitos lamaçais e pedras) acredito que de todas as viaturas citadas o Samurai se saia melhor, pois como é o mais leve tende a ficar menos enroscado nos obstáculos (imagina ter de resgatar uma Band atolada até os eixos... :lol: )

Além disso, já quer a idéia é montar um monstrinho, acredito que atualmente seja mais facil encontrar um Samurai inteiro do que um Willys.

[]'s totalmente imparciais... :roll:

SILVIO
21/06/2005, 11:02
Tudo é relativo, é uma questão de bol$o.
Se você tem 20paus para dar num engesa e colocá-lo numa heavy e con$eguir mantê-lo, com certeza é o mais robusto e o que encara tudo.
Agora se você não tem $$... parte para um CJ ou um samuka e descobre o limite dele. Como falei todos tem seus limites, não existe um melhor que outro.
se a sua intenção é heavy, prepara o bolso para o pos trilha. Isso independe da viatura.
Todos aguentão o tranco, só depende da preparação de cada um. :wink:

Marcio Vargas
21/06/2005, 12:52
O Porcão nunca quebrou em trilhas, e era bastante exigido, ficou comigo 3 anos. Teve apenas 2 problemas, ambos por minha culpa..

1 - Um dia antes de viajar a praia com ele ( asfalto ) o juca aki foi trocar o oleo em casa, o porcão era BF 161, depois que coloquei o elemento eu fui apertando o parafuso da tampa ate arroxar, e com medo de vazamentos continuei apertando, apertei tanto que entortou a tampa,,, Tava na metade do caminho começou a vazar oleo,,, Fiz a outra metade do caminho + - 100Km sem uma gota de oleo no motor... Chegando lá fui em uma borracharia, pequei uma camara de pneu velha, recortei no formato, coloquei entre a tampa e o bujãozinho e pronto, acabou-se o vazamento, 2 anos e meio depois vendi ele assim,,, com a mesma camara de pneu lá,,,

2 - No verão seguinte indo para a mesma praia a bomba d'agua abrio o bico, tb foi relaxamento meu, uma bomba com mais de 35 anos de uso e eu nunca tinha feiro uma manutenção nela... A cada 10Km eu para e completava o radiador,,, Desci e subi toda serra assim ( sim, subi tb, pq eu não arrumei lá na praia, andei 15 dias com ele assim e só arrumei na volta)

Lembrando que no meio do mato nunca fikei a pé...

Por essas e outros que aformo,,, CJ sempre,,,
Ate na pele :o))))

Sergio Rocha
21/06/2005, 13:06
Será q daqui a 50 anos ainda vão existir Samurais ?

[]'

Ronaldo B.
21/06/2005, 13:31
Será q daqui a 50 anos ainda vão existir Samurais ?

[]'

CJ é CJ, num tem o que falar.... quando quebra é porque não foi feita manutenção preventiva adequada ou as peças utilizadas não eram de boa qualidade, porque do resto, é só alegria !!!!

[]´s

Ricardo Cubas
21/06/2005, 14:17
Niva para trilhas hard ???? acho difícil.

Voce pode ter tanto um CJ como um Engesa para trilhas pesadas, depende apenas de preparação e lógico $$$$.

No fim das contas é o $$$$ que limita.

Eriksom Teixeira Lima
21/06/2005, 15:50
O Samurai é realmente muito valente, mas o preço anda pela estratosfera. Os Engesa, idem, um pouco mais caros.

Só para comparar, você comprar um Samurai pelo preço de uma Camper a gasolina, que tem tudo de um Engesa, menos a carroceria (os Engesas são bem mais caros).

Logo, se você dispõe de 12k para começar a montar um brinquedo exclusivo, não tenho a menor dúvida, compre um legítimo Willys. Só não sei recomendar como escolher um, mas ouça pelo menos uns 20 donos, tire a média das opiniões e sugestões, e decida por você mesmo :lol: :lol: :lol:

[]s de quem anda pensando num M38A1 para dar de presente pro filho :mrgreen:

Eriksom