PDA

Ver Versão Completa : Como limpar e proteger o chassis da agua do mar?

SandroGaúcho
20/10/2011, 12:37
Gurizada,

É recomendado limpar o chassis e aplicar algum produto pra proteger da agua do mar/maresia?

Meu pai sempre comentou sobre aplicar óleo de mamona e depois pegar uma estrada com bastante poeira pra criar uma camada protetora, mas já falaram pra ter atenção no produto pra não atacar a borrachas.

Vocês aplicam algum produto?

Ah... o uso será em beira de praia,ok?

Sorte & Sucesso a todos!

Kim
20/10/2011, 13:57
SandroGaúcho!

Moro longe do litoral, mais sempre que vou para lá, procedo da seguinte forma.

Mando lavar o veículo, só não o motor (não gosto mesmo), depois de uns dois dias, onde tenho a certeza absoluta que está seco, mando pulverizar o óleo de mamona, um específico para tal finalidade.

Ele é diluído com álcool (de bomba), na proporção de 1:1.

Feito isso, ando somente pela cidade, para evitar poeira, e ficar bem seco.

Esse óleo de mamona, forma uma espécie de filme/plástico protetor, que evita a ação da maresia.

Evite andar em ambientes empoeirados, pois grudará na aplicação formando assim uma camada esponjosa, que reterá água salgada, e assim, não tendo a proteção que almeja.

Meu pai, gostava muito de passar óleo 140 por baixo do carro, ele gostava do cheiro!! rsrs

Minha mãe adorava!!!!

Abraços.

Kim.

dpab
20/10/2011, 13:58
Sandro,
Eu uso, após a lavagem do chassis, pulverizar o mesmo com o óleo especialmente desenvolvido para esse fim, chamado "PROTETOR SUPER", da Ipiranga. E ele não ataca as borrachas, pelo menos é o que promete a Ipiranga...
Um abraço, Delfim.

Eduardo Schaefer
20/10/2011, 17:14
Cada um tem uma mania,eu gosto de pulverizar com oleo hidraulico(uso o 68 usado em ordenhadeiras), é bem fino e se precisar mexer na mecanica, é só passar um bom jato de agua que sai tudo,sem ficar aquela "casca" feia no chassi,nunca tive problemas com borrachas e na epoca de verão, depois dos passeios de fim de semana, cada lavada eu pulverizo com 1 litro desse oleo e fica o chassis pretinho e sem barulhos

jorge.duarte
20/10/2011, 21:02
Sandro,
Eu uso, após a lavagem do chassis, pulverizar o mesmo com o óleo especialmente desenvolvido para esse fim, chamado "PROTETOR SUPER", da Ipiranga. E ele não ataca as borrachas, pelo menos é o que promete a Ipiranga...
Um abraço, Delfim.

Delfim,
Onde vc compra esse oleo?

abs

SandroGaúcho
20/10/2011, 21:42
dpab

Eu vi esse "protetor de Chassis" da marca Ipiranga em loja que trocam óleos +/- $18 pila, tipo "Casa do Óleo" aqui em Floripa.

E como lavar o chassi? Tem que ser com algum produto específico ou pode ser uma lavagem de posto?

Sorte & Sucesso a todos!

HERICK
20/10/2011, 22:07
Meu amigo, eu usava direto na minha ex Sw4 97 BRANQUINHA, óleo de mamona, de uma coisa vc pode ter certeza forma aquela crosta "protetora" agora pra tirar só com soropan, a galera do posto conhece bem, na minha atual hilux SR5 não faço mais isso, apenas uma boa lavada e graxa nos pinos em dia, minha sincera e honesta opinião, abraços.

dpab
21/10/2011, 12:48
Caro Jorge,
Eu compro no mesmo local onde dou geral na viatura (O Frank tb lava lá), num posto de troca de óleo e lavagem, na rua Felipe Camarão, que vai da Praça Varnhagen (Tijuca) para Vila Isabel.
Na última vez paguei R$ 20,00 em cada litro, salvo engano.
Um abraço, Delfim.

jorge.duarte
21/10/2011, 12:58
Caro Jorge,
Eu compro no mesmo local onde dou geral na viatura (O Frank tb lava lá), num posto de troca de óleo e lavagem, na rua Felipe Camarão, que vai da Praça Varnhagen (Tijuca) para Vila Isabel.
Na última vez paguei R$ 20,00 em cada litro, salvo engano.
Um abraço, Delfim.
Ah tá! Eu sei onde é. Quando vc vai dar geral, vai direto ou marca antes?

edwint
21/10/2011, 13:02
Oleos podem protegem por pequeno tempo, mas o que eu mais confio é o Metal de sacrificio ou ânodo de sacrifício

Metal de sacrificio geralmente zinco, muito usado em embarcações, motores de lanchas e equipamentos em contato com agua do mar e sugeitas a marezia ou ferrugem, vc encontra em lojas especializadas em equipamentos maritimos.

Este metal é fixado na lataria e atraves de eletrolize, ou proteção catódica, oxida o metal de sacrificio, preservando a lataria de ferrugem.

acredito que se vc pulverizar oleo masi o metal de sacrificio, vc vai ficar bem protegido.

dpab
21/10/2011, 13:20
Jorge,
Geralmente eu chego lá cedo e deixo a viatura estacionada dentro da garagem, em frente ao box de geral, para esfriar o motor.
Aí pergunto pro Manoel (encarregado) a que horas devo voltar para colocar no elevador e dar a geral...
Um abraço, Delfim.

dpab
21/10/2011, 13:21
edwint,
Sacrifício mesmo será encontrar um posto de serviços que faça isso aí...
Vc pode recomendar onde se faz?
Um abraço, Delfim.

edwint
21/10/2011, 13:32
vc encontra em lojas que mechem com motor de popa, é só raspar um pedacinho do chassi e parafusar.

SandroGaúcho
21/10/2011, 22:16
Edwint

Bem lembrado cara! Eu tenho um motor Johnson e preciso trocar o anodo dele e ai vou aproveitar e colocar tb na viatura.

Mas acho que o anodo se aplica a estática, vou pesquisar.

Até mais

guilhermeabreu
23/10/2011, 18:05
Edwint

Bem lembrado cara! Eu tenho um motor Johnson e preciso trocar o anodo dele e ai vou aproveitar e colocar tb na viatura.

Mas acho que o anodo se aplica a estática, vou pesquisar.

Até mais

SANDROGAÚCHO

Para mim o melhor protetor de maresias é vc não ír a praia , hahahahahahahahahah , mas se vc tem que ír , eu indicaria um produto que acho não existir mais , mas já ví o KIM aplicar ha pouco tempo atras no ENGESA dele que é o ANTIRUSTE , é da TEXACO é um óleo grosso que não escorre e que depois de aplicado vira uma graxa melosa que vinha no interior das portas e cantos fechados dos automóveis como tampa do porta malas , canto traseiro dos automóveis .

Mas como já foi falado , este produto específico da IPIRANGA para chassi deve ser bom e este ANODO DE SACRIFÍCIO é fundamental , pois sou pescador tb e tenho motor de popa e todos eles vem com este ANODO DE SACRIFÍCIO para inibir a corrosão pela água salgada .

Já lí ha algum tempo atras em algum lugar que óleo de mamona tb corrói as borrachas .

Obrigado DELFIM por ter lembrado .

Minha pequena contribuição .

dpab
23/10/2011, 18:22
Amigo Guilherme,
O óleo da Texaco a que vc se refere é o extinto ANTIRUSTE. Era excelente !!!
Infelizmente a Texaco deixou de produzi-lo e esse da Ipiranga, embora seja inferior, é o que mais se aproxima do ANTIRUSTE.
Um abraço, Delfim.

Eddinho
18/11/2011, 00:08
Pessoal, o anodo de sacrifício só funciona (e muito bem) se estiver em um meio que conduza eletricidade. Num meio eletrólito. Ou seja: o anodo e a estrutura que será protegida (o catodo) devem estar submersos em água salgada. A não ser que se afunde o carro na água do mar, de nada vale o anodo de sacrifício. Digo isso porque esse é meu trabalho nas plataformas de petróleo. Proteger as ditas cujas da salinidade marinha. Só que esse sistema só é usado na parte submersa da plataforma. Na parte emersa, fora dágua, é só pintura de boa qualidade.
Nos motores de popa e cascos de barco a PROTEÇÃO CATÓDICA, nome dado a esse tipo de proteção, só funciona quando ambos estão em contato com a água do mar.

Para proteger o carro da maresia, costumo aplicar vaselina líquida antes da esposição e, depois, uma boa lavagem e mais vaselina. Em pouco tempo ela seca e não fica juntando poeira. Sem contar que vaselina não ataca borracha.

minhastrilhas
19/11/2011, 18:21
Galera!
Ouvi dizer do uso de vaselina! O q acham?
abs

Kim
19/11/2011, 19:57
Amigo Guilherme,
O óleo da Texaco a que vc se refere é o extinto ANTIRUSTE. Era excelente !!!
Infelizmente a Texaco deixou de produzi-lo e esse da Ipiranga, embora seja inferior, é o que mais se aproxima do ANTIRUSTE.
Um abraço, Delfim.

Acho que não deixou de produzir.
https://lh4.googleusercontent.com/-u127S-r6GVg/TKvGfwNVPAI/AAAAAAAAGz8/25gj3bNluYU/s640/SAM_1466.JPG

Marcin
19/11/2011, 20:11
Galera!
Ouvi dizer do uso de vaselina! O q acham?
abs

Eu mando lavar embaixo e motor com vaselina quando volto de algum passeio pela praia e aproveito pra lubrificar os graxeiros, faço isso a muito tempo e nunca tive problemas. Vamo ver oq o pessoal mais experiente tem pra falar sobre isso. Vlw

GALEGUITO
19/11/2011, 22:23
Acho que não deixou de produzir.
https://lh4.googleusercontent.com/-u127S-r6GVg/TKvGfwNVPAI/AAAAAAAAGz8/25gj3bNluYU/s640/SAM_1466.JPG

Kim, pensei que o anti-ruste não existia mais.
Não o encontro em Maceió há mais de ano.
Quanto está pagando no litro?

feitosac
19/11/2011, 23:54
Sempre apliquei antiruste na minha Band, mesmo nao andando em maresia, ele é muito bom, ainda tenho umas duas latas guardadas, mas nao tenho visto no mercado.
Abs.
Feitosa.

Galego006
21/11/2011, 16:38
Na minha Hilux e no Jeep depois das trilhas lavo bem com água sem produtos, apenas esguicho, e pulverizo com óleo diesel..

quintaes
21/11/2011, 17:58
O problema da agua salgada é os lugares que oleo nenhum consegue proteger,acho que destroi o veiculo em curto espaço de tempo.EU NÃO TENHO CORAGEM !!!!.Quem fabrica o ANTI RUSTI hoje é ( ALL CHEM). www.allchem.com.br (http://www.allchem.com.br). Quintaes.

Trotta.79
21/11/2011, 20:20
Vejam bem, todo derivado de petróleo ressecam borrachas, a não ser que possuam em sua formulação aditivos especiais que combatam essa reação. A vaselina é um derivado de petróleo e ataca a borracha, a não ser que seja algum produto com formulação especial. O produto que não ataca a borracha é o silicone que é quimicamente inerte.

Não conheço nenhum produto de silicone que proteja o chassi. Antigamente também usava o ANTIRUST. Aquecia a uns 60ºC e pulverizava debaixo da viatura a cada 6 meses. Era uma maravilha.abs

Zangado BH
26/11/2015, 09:33
Salve, salve moçada!

Agora passei aperto, eu sempre aplico vaselina liquida na capota e em todas as borrachas da viatura...
#partiu comprar silicone.

Agora sobre o óleo de mamona, o trem difícil de encontrar! Pelo menos em BH.