Ver Versão Completa : Ranger 2.5 Turbo Diesel com problema
Bom dia a todos.
sou novo no forum, acabei de me cadastrar, porem acompanho o forum ja a algum tempo, e me cadatrei justamente por que adquiri uma ranger cabine dupla 4x4 turbo diesel 00.
o problema é que ontem eu liguei ela e tirei ela pra fora da garagem, desliguei o motor e depois que fui ligar novamente não ligou mais (parei numa rampinha, de frente para o alto)
Eu suspeito que entrou ar no sistema, mas como sou leigo, nem tenho ideia de como faz para tirar.
pesquisando aqui no forum, o pessoal falou para soltar os injetores até espirrar diesel e dai tentar ligar.
minha duvida é, onde fica os injetores??
parece uma pergunta besta, mas quem não entende de caminhonetes diesel, é fod...
alguem poderia postar uma foto do que tenho que tirar para fazer a "sangria"
outra coisa que tenho duvida, na frente tem uma bombinha por onde passa o diesel (parece uma garafinha), que acho que deve-se bombear para tirar o ar. Seria isso mesmo???
se caso eu tiver certo sobre aquela bombinha, preciso soltar alguma porquinha, ou parafuso???
obs. desculpe começar a postar aqui ja com duvidas, mas estou disiperado, pois preciso do carr para trabalhar e ela ta parada...
obs2. moderação, se fiz algo errado (postei no local errado, não posso postar e etc., peço que me desculpe, e prometo ler as regras, mas é que estou disisperado)...
agradeço a quem puder me ajudar...
fabiano caxias
20/10/2011, 10:46
tche,a minha acontece dela reinar pra pegar quando esta com nivel de combustivel abaixo de 1/4
vira vira vira e nao pega
mas nao anbro bicos nem nada,so pucho pelo sangrador mesmo,umas punhetadas e ja vem combustivel
na minha so com pouco diesel mesmo
foi trocado umas coisas mas nao resolveu,nao sei se nao vou baixar o tanque pra ver
tinha uma silverado q com pouco combustive desligava e so sangrando pra pegar
era o pescador com uma trinca
marciomeurer
20/10/2011, 12:15
verifique primeiro o pescador... deve estar alto d+ ou danificado... se for trocar coloque cano direto que é melhor... para sangrar vc abre 1 UM bico com uma chave 17.. você vai ver que tem 4 canos acima do motor eles fazem uma curva em L e vai todos para um lugar só.. esses são os bicos... verifique tbm a questão de filtro de combustível as vezes pode estar entupido ou etc... troque logo! é isso ai
RGamaJr_4x4
20/10/2011, 12:44
Veja se o marcador de combustível está abaixo de 1/4. Se estiver é bem provável que seja o pescador.
Nesse caso, tire a picape da rampa colocando no plano (ou ponha mais diesel no tanque), e bombeie manualmente até o botão enrijecer. Se não resolver, faça sangria.
Edintruder
20/10/2011, 19:45
Zigfrid, dicas para fazer funcionar já tens aos montes. Pesquisa no fórum sobre pescador ranger que tem um monte de coisas, fotos e modificações.
Para sangrar os bicos, tu afrouxa os 4 com a chave 17mm (deixa uma chave dessas na Ranger sempre) e vira chave. Quando começar a cuspir diesel pelos parafusos pára de virar arranque, aperta os 4 e bate chave novamente que tem que ligar. Mas entrada de ar pode ser pescador quebrado, mangueira ressecada, conexões ruins, filtro ou suporte de filtro com problemas de vedação, etc.
Zigfrid, dicas para fazer funcionar já tens aos montes. Pesquisa no fórum sobre pescador ranger que tem um monte de coisas, fotos e modificações.
Para sangrar os bicos, tu afrouxa os 4 com a chave 17mm (deixa uma chave dessas na Ranger sempre) e vira chave. Quando começar a cuspir diesel pelos parafusos pára de virar arranque, aperta os 4 e bate chave novamente que tem que ligar. Mas entrada de ar pode ser pescador quebrado, mangueira ressecada, conexões ruins, filtro ou suporte de filtro com problemas de vedação, etc.
é que eu fiz uma pesquisa rapida e não encontrei...
mas peço desculpas se abri um tópico atoa, mas tava desesperado...
Fiz bem isso que vc disse, abri a parte de tras dos injetores (17mm) e deixei vazar todo ar..
a minha entrou ar, por que parei ela virada com a frente numa rampa, dai o combustivel foi tudo pra tras e fuuu...
cara me diz uma coisa, vi em um tópico que vc disse que adaptou umas abraçadeiras de nylon no tanque para puxar combustivel quando esta abaixo de 1/4...
vc poderia me detalhar melhor este esquema??
eu tambem quero fazer na minha para não ter problemas...
Anthoniusnikos
23/10/2011, 20:11
Olá Zig. Segue aí a mais perfeita adaptação do pescador já feita neste Fórum. :cool:
Anthon
Denilsom
24/10/2011, 09:40
Colegas do Forum aproveitando o topico, to com um problema é com minha s10 MWM 2.8 ano 2000,pode ficar parada varios dias que não da entrada de ar, mas se eu ligar ela funcionar um pouco, por exemplo ligo e mudo de lugar na garagem ai pronto no outro dia vem a entrada de ar, flitro de diesel totalmente vazio , eu e meu mecanico ja fizemos quase tudo e não descobri o defeito. a vantagem é que sei tirar a entrada de ar pois esse motor nao usa aquela bombinha que tem nos maxion 2.5
grato
marciomeurer
24/10/2011, 10:56
Denilsom o filtro de diesel não pode ficar vazio!!! algo ta errado ai!
Olá Zig. Segue aí a mais perfeita adaptação do pescador já feita neste Fórum. :cool:
Anthon
cara muito obrigado..
mas eu sou leigo no assunto, nunca vi o pescador do tanque..
o que seria esta peça com grade (parece uma marreta)
vc poderia me falar um passo a passo se não for abusar...
vou levar o carro no mecanico pra ver o marcador (boia) e ja quero ver este esquema de fazer puxar combustivel abaixo de 1/4 do tanque.
marciomeurer
24/10/2011, 11:59
cara muito obrigado..
mas eu sou leigo no assunto, nunca vi o pescador do tanque..
o que seria esta peça com grade (parece uma marreta)
vc poderia me falar um passo a passo se não for abusar...
vou levar o carro no mecanico pra ver o marcador (boia) e ja quero ver este esquema de fazer puxar combustivel abaixo de 1/4 do tanque.
isto é serviço de auto elétrica... é só chegar la e pedir para trocar o pescador e manda por um cano direto com algum filtro preso na ponta... 90% dos eletricistas já saberão do que vc esta falando!!! ahh mais uma coisa... e se ele falar que não dá certo arruma outra que fale que dá certo pois com certeza aquele não sabe fazer!!! hehehe
Anthoniusnikos
25/10/2011, 10:21
Bom dia Zig.
O pescador original se dissolve em pouco tempo(talvez em uns 3 ou 4 anos). Vide fig.
Montei essa peça que parece um martelo com um pedaço de cano galvanizado, desses usados em sifão de pia. Essa peça foi furada para passar o tubo de inox que suga o diesel(preso na tampa); e na ponta desse tubo de inox, já dentro do cano de pia, rosqueei(adaptei) um registro de latão de 3/4" da DECA. Então, você fura o pedaço(15 cm) de cano de pia no centro; coloca o registro sem o miolo dentro desse cano e rosqueia a ponta do tubo de inox nesse registro. O resto com o pedaço de mangueira e abraçadeiras você faz igual o da figura, e a peneira de aço inox.
A distância desse "martelo" até o fundo do tanque eu deixei 1(um) cm. Assim, o diesel do tanque pode ser usado até o último litro. O meu dá para usar abaixo do que "E" que marca na reserva do medidor do painel.
Espero que o seu fique bom ou melhor. Essas peças da adaptação era o que eu tinha na minha oficina quando fiz o reparo.
Abração
Anthon
Anthoniusnikos
25/10/2011, 10:22
Bom dia Zig.
O pescador original se dissolve em pouco tempo(talvez em uns 3 ou 4 anos). Vide fig. 3.
Montei essa peça que parece um martelo com um pedaço de cano galvanizado, desses usados em sifão de pia. Essa peça foi furada para passar o tubo de inox que suga o diesel(preso na tampa); e na ponta desse tubo de inox, já dentro do cano de pia, rosqueei(adaptei) um registro de latão de 3/4" da DECA. Então, você fura o pedaço(15 cm) de cano de pia no centro; coloca o registro sem o miolo dentro desse cano e rosqueia a ponta do tubo de inox nesse registro. Nota: Não precisa fazer rosca na ponta do tubo de inox; é só forçar o rosqueamento que a rosca de latão do registro aceita e fica firme(rosqueie o mais que puder). O resto com o pedaço de mangueira e abraçadeiras você faz igual o da figura, e a peneira de aço inox.
A distância desse "martelo" até o fundo do tanque eu deixei 1(um) cm. Assim, o diesel do tanque pode ser usado até o último litro. O meu dá para usar abaixo do que "E" que marca na reserva do medidor do painel.
Espero que o seu fique bom ou melhor. Essas peças da adaptação era o que eu tinha na minha oficina quando fiz o reparo.
Abração
Anthon
Bom dia Zig.
O pescador original se dissolve em pouco tempo(talvez em uns 3 ou 4 anos). Vide fig.
Montei essa peça que parece um martelo com um pedaço de cano galvanizado, desses usados em sifão de pia. Essa peça foi furada para passar o tubo de inox que suga o diesel(preso na tampa); e na ponta desse tubo de inox, já dentro do cano de pia, rosqueei(adaptei) um registro de latão de 3/4" da DECA. Então, você fura o pedaço(15 cm) de cano de pia no centro; coloca o registro sem o miolo dentro desse cano e rosqueia a ponta do tubo de inox nesse registro. O resto com o pedaço de mangueira e abraçadeiras você faz igual o da figura, e a peneira de aço inox.
Abração
Anthon
Cara muito bom este esquema que vc montou..
agora acho que entendi...
que pena que vc não é de curitiba, senão ja levava pra vc fazer uma dessas pra mim tambem...
como eu não manjo nada de diesel, vou ter que levar estas fotos para o mecanico e pedir pra ele fazer igual...
é muito dificil de tirar e recolocar o tanque?? (caso me de coragem e eu tente fazer)
Uma duvida cruscial que me apareceu, vc consegue usar o diesel até na reserva né?
mas se vc deixar o carro numa rampa (igual eu fiz) vc ainda consegue ligar sem problemas, ou tambem não pega dai???
por que no plano deve ficar 100% mas e na inclinação???
a bomba e este pescador é rosqueado em qual parte do tanque? (bem no meio, na ponta da frente ou no final (perto do estepe))???
cara agradeço muito a sua ajuda, alem de estar me dando uma aula, estou entendo um pouco mais sobre diesel..
RGamaJr_4x4
25/10/2011, 15:06
Não deve ser um serviço fácil tirar e recolocar o tanque.
Me cobraram R$ 150 essa mão-de-obra, então deixei como está, já que não necessito de uma autonomia maior que a atual.
Só deixei entrar ar uma vez, que foi quando surgiu o problema no pescador.
marciomeurer
25/10/2011, 16:29
Cara muito bom este esquema que vc montou..
agora acho que entendi...
que pena que vc não é de curitiba, senão ja levava pra vc fazer uma dessas pra mim tambem...
como eu não manjo nada de diesel, vou ter que levar estas fotos para o mecanico e pedir pra ele fazer igual...
é muito dificil de tirar e recolocar o tanque?? (caso me de coragem e eu tente fazer)
Uma duvida cruscial que me apareceu, vc consegue usar o diesel até na reserva né?
mas se vc deixar o carro numa rampa (igual eu fiz) vc ainda consegue ligar sem problemas, ou tambem não pega dai???
por que no plano deve ficar 100% mas e na inclinação???
a bomba e este pescador é rosqueado em qual parte do tanque? (bem no meio, na ponta da frente ou no final (perto do estepe))???
cara agradeço muito a sua ajuda, alem de estar me dando uma aula, estou entendo um pouco mais sobre diesel..
no fundo do tanque tem uma pequena reserva que independente da inclinação (claro que n vai deixar quase de ponta cabeça) ela puxa o tanque... o cano do pescador tem que ir ate la no fundo para puxar o ultimo talo! a respeito dos 150 reais do Rogério... o cara me cobrou 100 reais de mão de obra para fazer isso (com valor do cano incluso) trocou lampada do farol milha, retirou umidade dos botões vidro elétrico e ainda trocou as correias do alternador e ar condicionado... as correias eu levei e a lampada do farol era dele...
Anthoniusnikos
25/10/2011, 17:43
Zig, tirar o tanque é fácil, mas tem umas presilhas nas mangueiras que se não souber como tirar é muito provável que vai quebrar; mas se tiver a ferramenta adequada ou/e muita paciência será fácil; muito chato é prendê-las novamente, pois as mangueiras são muito curtas. Quando fiz a minha sofri muito, pois era a primeira vez.
Leva as fotos para um meca, e quem sabe alguns materiais, ou você mesmo bola e pede para ele instalar. Procure acompanhar o serviço.
Mas como já disseram, enquanto não fizer esse reparo procure manter o tanque acima de 1/4 de diesel que não entra ar.
Para um meca experiente R$ 100,00 pelo serviço está bem pago. Deve dar umas 2 horas de trabalho.
Nota: Sou mexânico e não mecânico. Cuidado com os merdânicos !:concordo:
Anthon
Rodolpho Indaial
27/10/2011, 07:33
Pessoal, estou com uma dúvida e aproveitando que todos com mais experiência extão aqui neste post, peço ajuda.
No final do ano pretendo fazer uma viagem a terra natal (RS), que deve passar dos 3.000 kms. E vou faze-la com minha Ranger. Não tenho nenhuma reclamação severa, pois sempre mantenho a manutenção muito em dia, até sendo um pouco chato.
Minha preocupação maior é com a segurança, a caixa de direção esta batendo um pouco, ja foi regulada duas vezes, mas como moro numa região com muitas costeletas na estrada, volta a bater. Pois bem, não pinga uma gota de óleo e nem baixa o nivel. O mecânico me aconselhou a não fazer por enquanto pois é dinheiro gasto antes do tempo, mas como vou viajar por serras brabas estou realmente numa dúvida cruel.
Por isso peço a ajuda dos amigos para me aconselhar, pois o valor para mexer na direção é alto, mas como se trata de segurança, não posso bobiar...
O que me dizem?????
Anthoniusnikos
28/10/2011, 20:06
Olá Rodolpho.
Se não há vazamento e a direção esta macia não vejo porque se preocupar. Mas se tem algum sintoma da caixa esta esquisito melhor fazer uma verificação se há necessidade que algum simples reparo seja substituído.
Quando a caixa está muito ruim mesmo, por aqui se manda fazer a caixa autorizada TRW em Floripa.
Anthon
Bom dia Zig.
O pescador original se dissolve em pouco tempo(talvez em uns 3 ou 4 anos). Vide fig. 3.
Montei essa peça que parece um martelo com um pedaço de cano galvanizado, desses usados em sifão de pia. Essa peça foi furada para passar o tubo de inox que suga o diesel(preso na tampa); e na ponta desse tubo de inox, já dentro do cano de pia, rosqueei(adaptei) um registro de latão de 3/4" da DECA. Então, você fura o pedaço(15 cm) de cano de pia no centro; coloca o registro sem o miolo dentro desse cano e rosqueia a ponta do tubo de inox nesse registro. Nota: Não precisa fazer rosca na ponta do tubo de inox; é só forçar o rosqueamento que a rosca de latão do registro aceita e fica firme(rosqueie o mais que puder). O resto com o pedaço de mangueira e abraçadeiras você faz igual o da figura, e a peneira de aço inox.
Abração
Anthon
cara não entendi onde vai a bomba de combustivel ai...
na ranger 2.5 a diesel, não vai uma bomba de combustivel dentro do tanque???
por que na 3.0 vai.
e sobre o resgistro de latão não deu para entender, pesquisei na net sobre o que seria registro de latão e vi que ele é tipo uma torneira, onde tem uma valvula para abrir e fechar (manual) e onde passa a agua, ou seja, onde vc usou essa peça nas fotos??
eu te mandei uma MP mas não sei se vc recebeu...
cara agradeço muito a sua ajuda, estou perguntando a vc sempre, pois vi que vc entende muito de ranger 2.5 e ainda quer ajudar quem esta com duvidas...
por isso estou lhe incomodando. rsrsrsrs
Anthoniusnikos
01/11/2011, 21:47
:bye:
Zig. Neste post tem muita coisa sobre a manutenção do tanque de combustível das Ranger: É só linkar neste título:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/42971-fazendo-manutencao-do-tanque-da-ranger.html
Anthon
:bye:
Zig. Neste post tem muita coisa sobre a manutenção do tanque de combustível das Ranger: É só linkar neste título:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/42971-fazendo-manutencao-do-tanque-da-ranger.html
Anthon
ok...
cara muito obrigado a sua ajuda...
pelo menos consegui entender o tanque de combustivel e suas peças
(o funcionamento, e as peças usadas na mesma)...
Everson Bissani
10/11/2011, 23:11
Amigos do 4x4, tenho uma ranger xlt 4x4 2.5 euro ll, o motor nao ta la grandes coisas mas da pra rodar muito ainda, cuido muito de trocar de óleo, lubrificantes e filtros, uso sempre mwm. O problema e o seguinte ela ta muito lenta pra ligar no 1 arranque de manhã,vira quase 1 minuto pra ligar,e durante o dia um pouco menos, percebi q morro abaixo com a frente para baixo ela liga bem, e se ficar no plano percebo q o puncho fica mole, e isso não deveria, por favor me ajudem, pois todo mecânico que vou diz que tenho que fazer o motor completo. Alguem tem alguma solução?????? Desde já agradeço.
Anthoniusnikos
11/11/2011, 11:45
"puncho" mole é normal com a idade avançada. :euforico: Já verificou os bicos; filtros de diesel e ar; bomba auxiliar(antes da BI); pescador do tanque; ar no sistema de alimentação de diesel; etc. ?
Assim como dá trabalho e preocupação manter uma jovem senhora, dá mão de obra e peças de reposição manter uma senhora idosa! :putz:
Anthon
apesar de não saber o que é puncho mole, a minha ta com problemas para ligar.
tipo quando eu giro a chave ela demora pra caramba pra ligar, mas se eu fazer sangria ela funciona, ou seja o combustivel ta voltando pro tanque.
pelo que vi não tem mangueira furada, eu deixei ela na oficina, mas o mecanico disse que o problema parece ser na BI, onde a mesma tem tipo uma "solenóide" que segura o combustivel na mangueira, e a minha por estar com problemas nesta peça, o combustivel retorna pro tanque..
assim que ele colocar o tanque devolta no lugar com o pescador que eu fiz (creditos ao Anthoniusnikos que me ensinou a fazer) eu vou levar na autorizada bosh e ver o que é problema...
somente queria saber se alguem ja teve este problema e sabe o que é e quanto sai pra arrumar...
Anthoniusnikos
16/11/2011, 09:15
É bom fazer os testes numa boa autorizada Bosch.
LeoLeone
17/11/2011, 05:20
A bomba intermediária tb tem valvula que impede o retorno.
Boa sorte.
Anthoniusnikos
17/11/2011, 13:22
Léo, não posso afirmar 100%, mas teoricamente se a função da bomba auxiliar é alimentar a BI, então não deve permitir o retorno do diesel para o tanque. Sei que o retorno do excesso de diesel para o tanque é feito pela BI. Isso já foi apresentado aqui no Fórum, é só pesquisar. Se não estou enganado, você discutiu isso com o Bizzaro no início de 2010 ???
Anthon
Uiraja Stevanato
19/04/2014, 21:57
To com um probleminha com o marcador de combustível da ranger 2001/2002 ... ele não marca certo tem hora que ele marca que tem combustível mas tem hora que marca que não tem nada ..
Alguém pode me ajudar ???
Edintruder
21/04/2014, 12:15
Na minha tive que trocar a boia em 2007.
Carlos Eduardo Fernandes
04/07/2018, 22:52
Um mecânico a diesel na zona sul de São Paulo próximo de parelheiros alguem por favor me informar pra ranger 4x4 xlt 2000 tudo diesel maxion2.5 ela deu 2 fervida com poblema na válvula termostatica numa viagem la em minas parei num mecânico tirou a válvula termostatica e rodei 600 quilômetros sem válvula ai chegando em sp colocou a válvula trocou a bomba d'água e varetou o radiador o poblema com a temperatura resolveu soque agora ela esta baixando água acada 200 km tenho que colocar quaze um litro de água e da umas bolhinha bem pouca no reservatório só que não perdeu força o óleo esta normal e não tem vasamento alguem pra me ajudar com este poblema depois de ter colocado a válvula nova rodei um 700km neste estado roda normal pode ser junta de cabeçote
Francisco Casal
05/07/2018, 01:11
Amigo, certo que é junta do cabeçote, esse borbulho no reservatório de expansão é compressão de dentro dos cilindros passando pro arrefecimento!
Carlos Eduardo Fernandes
05/07/2018, 10:41
Ok vc conhecer alguns mecânico a diesel na zona sul de São Paulo e facil trocar a junta do motor a diesel eu ja fiz um moto ap ficou bom dismontei e montei mais no motor a diesel nunca mexi