Conectar

Ver Versão Completa : Vitara preparado



WOT
20/06/2005, 14:58
Saudações galera de suzuki.
Seguinte, meu pai tem um jeep CJ-5, que é mais usado por mim, com motor AP d santana 1.8, Bloqueio d diferencial traseiro, e uso pneus frontieira, o jeep na trilha é ótimo...
O problema é que meu pai reclama que ele quebra muito, gasta d+ e fica muito caro p/ manter ele rodando sempre pq tah sempre dando problema, e assim ele acaba não sendo muito confiável.
Ele está pensando em trocar por um vitara, 3 portas...
A minha dúvida é, eu precisaria gastar muito p/ deixar ele andando tão bem quanto o CJ?
Convenhamos que teria que mudar algumas coisas né.
A começar pelos pneus e pára-choques, o curso da suspensão original é bom p/ off-road? (considerando que eu uso suspensão do CJ original), o motor dá conta do recado?
Estou preocupado, pq andei vendo fotos de vitaras em trilha e em metade das fotos ele estava sendo puxado, e não estava todo original.

Estou procurando por um desempenho que se iguale ao do CJ, o vitara seria usado só para trilhas, e não são trilhas leves.
Por favor, sejam imparciais
Valeu

Andre Sousa
20/06/2005, 15:09
Futuro vitarado,

Dá uma olhada na página do Cabrito.

http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br

Tudo que v. precisa o maluco explica lá.

Faz a troca de carro q. não vai se arrepender. Já vi alguns Vitaras preparadíssimos em trilhas. Grande desempenho com robustez e pouco investimento.

Ganha de todos pelo conjunto (custo x benefício).

Maurício Vitara
20/06/2005, 15:30
vc irá gastar umas $6000 latinhas para deixar ele com uma boa preparação

felippetti
20/06/2005, 16:05
WOT, seguinte:

se tu vais utilizar em trilha braba, então compra um Samuca feixe. Aí tu faz SPOA, mete um jogo de 3K, redução X-Crawler e bloqueio. Pronto: tá pronto um belo animalzinho pras trilhas. Porém... se tu vai dar umas bandas por aí e viajar tb, então pode comprar o Vitara. O meu (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/rafaelfelippetti.htm) deve ter uns 8K pila de equipamentos e ainda não precisou ser guinchado...

Abraço!

WOT
20/06/2005, 19:43
Eu moro em SC e a galera por aki prefere uma boa lama, o mais perto de rock crawling q a gente chega aki é em poucas trilhas que são só de erosão, mas p/ quem está acostumado com rock crawling de competição não passa de um nível médio eu acho, o SPOA eu acho q naum seria necessário até pq eu estou relativamente satisfeito com a suspensão original do CJ.
Eu gostaria de saber se a suspensão original do vitarinha fica no mesmo nível ou se é realmente necessário fazer um upgrade p/ chegar no curso de suspa do CJ, tenho certeza que em conforto em estradas ela é bem superior.
E já que estamos falando de suspensões, gostaria de saber quais os Vitaras que possuem suspensão independente na dianteira. Já vi carros com eixo rígido e suspensão independente. Um dos dois tipos foi adaptado ou existem os dois tipos de suspensão dependendo do ano?
Teoricamente eu prefiro a independente, por ter mais altura livre do solo, e as rodas trabalharem independentes, mas eu ouvi competidores de rock crawling dos EUA dizendo que é muito frágil, mas eu acredito que com pneus até 33" e talvez até um bloqueio 70%, q inicialmente é o q eu pretendo, em trilhas q não sejam de tão alto nível não corro mto risco de quebras, certo?
Tenho preferência pelos modelos mais antigos, os mais quadrados.
Valeu

Dennis Figueiredo
20/06/2005, 20:08
Eu moro em SC e a galera por aki prefere uma boa lama, o mais perto de rock crawling q a gente chega aki é em poucas trilhas que são só de erosão, mas p/ quem está acostumado com rock crawling de competição não passa de um nível médio eu acho, o SPOA eu acho q naum seria necessário até pq eu estou relativamente satisfeito com a suspensão original do CJ.
Eu gostaria de saber se a suspensão original do vitarinha fica no mesmo nível ou se é realmente necessário fazer um upgrade p/ chegar no curso de suspa do CJ, tenho certeza que em conforto em estradas ela é bem superior.
E já que estamos falando de suspensões, gostaria de saber quais os Vitaras que possuem suspensão independente na dianteira. Já vi carros com eixo rígido e suspensão independente. Um dos dois tipos foi adaptado ou existem os dois tipos de suspensão dependendo do ano?
Teoricamente eu prefiro a independente, por ter mais altura livre do solo, e as rodas trabalharem independentes, mas eu ouvi competidores de rock crawling dos EUA dizendo que é muito frágil, mas eu acredito que com pneus até 33" e talvez até um bloqueio 70%, q inicialmente é o q eu pretendo, em trilhas q não sejam de tão alto nível não corro mto risco de quebras, certo?
Tenho preferência pelos modelos mais antigos, os mais quadrados.
Valeu

Wot.... :D o SPOA que te foi sugerido foi em relação ao Samurai.
:wink:
Cursos da suspensão do vitara pode ser melhorada na traseira... na frente pouco pode fazer, o curso na dianteira é muito pequeno, :shock: nem chega perto da torção de um CJ.

Nenhum vitara possui eixo rígido na frente, se tu viu algum foi adaptado, talvez pelo motivo que tu mesmo ja falou.... robustes. :wink:


Esqueça a hipótese de usar pneus 33" no vitara..... :? os diferenciais não aguentam.... 31" pra vitara usando um desenho agressivo ja fica bom, mas mesmo assim não se pode abusar. :wink:

AlemãoRS
21/06/2005, 09:58
Pelo que tu fala, vai precisar elevar a suspensao em 2", trocar parachoques, chapas de protecao inferiores,snorkel e com essa configuracao, sem erguer a carroceria, tu coloca pneus 31"!Se ja tem os frontiera provavelmente pode usar eles(nao sei o tamanho deles)!
Te sugiro fazer um orcamento sobre isso pra ti ter uma ideia real do custo...

Usando frontiera ou outro pneu tipo os 3K, tu anda igual aos CJs, isso pelas trilhas q fiz, comparando com os sem bloqueio, obvio...ate pq to usando General grabber 31" e to andando igual...

Para preparar mais ainda, vai gastar para acertar a relacao de marchas, por volta de US$800 importado e um pouco menos se fizer com o Rodrigo Portugal da RC4x4,isso reduzindo no diferencial, tem a reducao na caixa de transferencia tb..
Bloqueio full traseiro mais uns US$340...eu tenho alguns outros precos de amortecedores e dados tecnicos como dados do motor, angulo de ataque, relacoes de marcha....posso te mandar por e-mail, se quiser manda uma mp...isso que falo eh em relacao ao vitara...naum o grand vitara...
acho q disse mais ou menos tudo....

WOT
21/06/2005, 11:45
Quando falei em pneus 33" realmente chutei alto, 31" já está mais q bom, mas acho q acabaria colocando uns frontiera aro 15 msm, os do jeep vou deixar nele.
Entaum resumindo o q eu faria nele:
Pneus frontiera, pára-choques tubulares, redução (não sei onde ainda), e pelo que falaram preciso colocar um kit de suspensão, mas não quero nada exagerado, só o necessário p/ andar bem, precisaria modificar só a dianteira ou a traseira tb?
Com essas modificações dá pra andar legal, ou precisaria de mais alguma coisa?
Alguém tem idéia de qto sairia isso?
Valeu

WOT
21/06/2005, 11:46
Opa, esqueci do bloqueio full na traseira

NeMéZiO
21/06/2005, 13:04
Para conseguir o desempenho de um CJ com pneus fronteira de aro 16 e, um Vitara realmente você vai gastar um pouquinho. Mas se você levantar a suspensão em 2”(R$400), colocar protetores inferiores(R$600), pára-choques de ferro(R$1000) e um jogo de pneis cross(R$ 1200) já dá para se divertir bastante. Se você não for usar o carros em viagens ou no dia a dia, sua melhor opção será um Samurai. Agora o que não existe é 4x4 sem manutenção barata. O Vitara não quebra com facilidade, mas quando isso ocorre pode preparar o bolso;

LuizCabral
21/06/2005, 15:52
Cara, para um vitara ter um desempenho de um CJ, mesmo original, é bem dificil.
Você vai gastar muito, mas muito; e você não vai se sentir bem nas trilhas como no CJ.
Se eu fosse você, compraria um samurai feixe.

[]'s de quem já teve um CJ '76, um vitara '94 e atualmente um Samurai '93.

Maurício Vitara
21/06/2005, 16:21
na minha concepção p/ vitara segue raciocínio

Upgrade I
calço de suspensão + carroceria => R$600 peças + R$250MO
pneus agressivos=> dependendo do modelo terá q trocar as rodas...3k + rodas vai custar em torno de R$2300
proteções inferiores => R$600 peças + MO

Upgrade II
párachoques de ferro=> R$1000 peças + MO
focinho de samurai => se encontrar a peça fácil vai ser emn torno de R$200 + uns $400 de MO

Upgrade III
Bloqueio trazeiro => R$850 peça + R$100 MO

Upgrade IV
Guincho => depende da configuração desejada...vamos pegar como base o do Wallace 9000g => $2300

Upgrade V
Redução => R$1000 peça + uns R$150 MO

Upgrade VI
snorkell => R$450 OGZ

dando um total de aproximadamente $10200 em acessórios...vc terá um belo vitara na mão...ñ vai ficar devendo pra nenhum CJ!!!

almoraes
21/06/2005, 17:35
Do que foi citado na Mensagem anterior o meu só não tem o fucinho de samurai nem a redução de coroa e pinhão.

No resto está tudo na viatura!!

[ ]'s

AlemãoRS
21/06/2005, 19:22
Só que pra mim a redução vem antes do guincho, pq utilizar ele sem a mesma tu acaba forcando o conjunto de transmissão..
Mas ainda tô sem nenhum do dois... :D

AlemãoRS
23/06/2005, 13:36
E ae Mauricio!!
Aonde tu consegue redução por R$1000,00????pelo que vi, era pelo menos o dobro disso!!!

Maurício Vitara
23/06/2005, 13:47
coroa e pinhão...infelizmente ñ tem mais disponível no mercado de acordo com o Silvio Askby :cry: ...

WOT
04/07/2005, 09:50
No caso da redução, qual é mais fácil de achar, e qual é mais barata?
A do diferencial ou a da reduzida?
Onde eu acho p/ comprar?

Jeanilson
04/07/2005, 10:39
...e ainda não precisou ser guinchado...

Heim? Nunca precisou de ser guinchado nas trilhas??? :roll: :lol: :lol:

[]'s de um companheiro de trilha...

Maurício Vitara
04/07/2005, 13:39
No caso da redução, qual é mais fácil de achar, e qual é mais barata?
A do diferencial ou a da reduzida?
Onde eu acho p/ comprar?

www.suzukioffroad.com.br

Théo_Augusto
04/07/2005, 14:35
na minha concepção p/ vitara segue raciocínio

Upgrade VI
snorkell => R$450 OGZ

dando um total de aproximadamente $10200 em acessórios...vc terá um belo vitara na mão...ñ vai ficar devendo pra nenhum CJ!!!

Conselho de amigo!

Snorkell é prioridade absoluta!!!!!!!! A tomada de ar do vitara é bem baixa. Qualquer brincadeira, mesmo rasa (40cm), e vc pode fica sem o motor!!!!!!!!!!

Possui baixo custo e te salva de boas!

Abraços
Théo
Fpolis

WOT
06/07/2005, 09:47
A redução que foi citada, a X-Crawler, é redução de diferencial certo?
Isso quer dizer que o carro ficaria o tempo todo reduzido, certo?
De certa forma isso é bom p/ compensar o maior diametro dos pneus, mas não seria melhor uma redução só na T-case? Assim ela só entraria em ação nas trilhas qdo eu engatasse a reduzida, e não prejudicaria o desempenho do vitara na estrada, ou estou enganado?
Esclarescendo que o uso prioritário é na trilha, mas se eu puder ter o mesmo efeito de redução sem prejudicar o on-road seria melhor ainda...
Valeu

AlemãoRS
06/07/2005, 14:12
Reducao nos diferenciais uns US$800,00
Reducao na T-case uns US$1100,00
O ideal seria os dois!
Nos diferenciais a reducao eh de uns 13%, deixa ele como se fosse com pneus originais, caso utilize pneus 31", ja na T-case eh 124%, o que vai melhora muito a forca pra trilhas!

WOT
06/07/2005, 19:00
O carro já tem a reduzida original, aí como é feita a redução na t-case? são trocadas todas as engrenagens?

Maurício Vitara
06/07/2005, 19:05
sim, são trocadas as 3 engrenagens por outras com diâmetros diferentes

WOT
07/07/2005, 17:45
Só pra deixar todo mundo por dentro, meu pai resolveu comprar o vitara ontem.
Jah é nosso.

Andre Sousa
08/07/2005, 18:53
A redução de diferencial da X-Crawler é pequena, representa uns 15%. O suficiente só pra compensar o maior diâmetro de uns pneus 31".

Ainda assim, pra trilhas será necessária a redição da t-case de mais uns 50%.

Andar permanentemente com os 50% da t-case é luocura. Desgaste, consumo, pouca potência.

WOT
09/07/2005, 17:48
No site da suzuki off-road, propaganda da redução x-crawler:

"Construído em aço SAE 8620 este rebusto conjunto de engrenagens permite uma redução de 12% em 4x2 e 4x4 HIGH e incríveis 84% em 4x4 LOW (reduzida)."

Esses 84% de redução qdo engatada a reduzida ainda não são suficientes?

Valeu

AlemãoRS
09/07/2005, 21:14
WOT, a redução X-crawler que tu te refere é para samurai, não existe para vitara!!Infelizmente temos que pagar mais caro mesmo....exite da calmini, são uns 12% em 4x2 e outro kit 124% em 4x4....mas custa US$790 no diferencial(12%) e mais uns US$1000 na caixa de transferência(124%)..fica excelente só q custa caro...mas conhecendoo carro a redução nos diferenciais já é suficiente...

WOT
10/07/2005, 11:56
Desculpa então, é que me indicaram esse site como tendo uma redução pro vitara, nesse mesmo tópico, foi mal.

AlemãoRS
10/07/2005, 16:14
pois é, eu vi neste tópico a indicação, mas só achei pra samurai naquele site...