PDA

Ver Versão Completa : Tração 4x4 da ranger

wdcassiano
19/10/2011, 21:51
Eu comprei a minha ranger 99 cabine dupla, motor 2.5l diesel, acontece q nao engata a tração 4x4 e o cara q me vendeu garantiu q é o modulo, arrumei aqui por 500 reais um cara q tira o modulo e arruma. Mas me disseram q a tração tem ingate eletrico e que poderia ser ligado direto na chave do painel, tirando o modulo da jogada, quero saber se alguem ja viu isso ou pode dar pau. E queria saber onde fica o modulo da tração no carro, que lugar do carro?

Walter L. L. Casitta
19/10/2011, 22:43
Eu comprei a minha ranger 99 cabine dupla, motor 2.5l diesel, acontece q nao engata a tração 4x4 e o cara q me vendeu garantiu q é o modulo, arrumei aqui por 500 reais um cara q tira o modulo e arruma. Mas me disseram q a tração tem ingate eletrico e que poderia ser ligado direto na chave do painel, tirando o modulo da jogada, quero saber se alguem ja viu isso ou pode dar pau. E queria saber onde fica o modulo da tração no carro, que lugar do carro?

O módulo fica do lado esquerdo do CD player, mas te adiando que 99% dos problemas na tração da não é no módulo e sim no motor da tração que fica lá em baixo na caixa de transferência ou no caso da Ranger 99 nas rodas livres que são acionadas a vácuo.

Pesquisa pelo fórum, use o Google que você vai encontrar muita informação...

Paulista VM
19/10/2011, 23:27
A tração da Ranger, de botaozinho eh q nem uísque do paraguay... Só dor de cabeça!
Esse motorzinho da tração cê vai trocar aos monte...

dudu83
20/10/2011, 01:00
A tração da Ranger, de botaozinho eh q nem uísque do paraguay... Só dor de cabeça!

90% dos problemas nela sao causados por falta de uso o pessoal nao le o manual....

Moisés S.M
20/10/2011, 09:15

O meu nunca estragou,e não é a minha primeira Ranger 4x4...Concordo com o Dudu,o pessoal não lê o manual,tem gente que não sabe nem engatar o low da Ranger!

Paulista VM
20/10/2011, 12:49
Com certeza...
Mas o problema eh ainda pior quando vc leva ela na Ford de dourados-ms!

Imperador!
20/10/2011, 13:08

Acho que 100% das picapes tem acionamento eletrônico da tração.
Mesmo que exista uma alavanca (como na L200), quem faz o trabalho todo é a eletrônica.

wdcassiano
20/10/2011, 21:40
Ow, eu sei q da problema no motor eletrico da tração, e eu to tentando ver um mode de blinda-lo, mas o q eu quero saber é se da certo eu tirar o modulo do esquema eletrico. Quero saber os pro e os contras. Eu sei q fica com menos segurança, pois daí a tração engata a qualquer hora podendo danificar o cambio.

dudu83
20/10/2011, 21:57
nao entendi a necessidade de retirar o modulo de traçao..

Edintruder
20/10/2011, 22:20
Tinha um esquema elétrico de relés no pirates4x4.com, mas era muita traquitana para dar mau contato. Foi bolada para a CT das Rangers antes 00 e Explorer, que utilizam a embreagem magnética. Eu pessoalmente achi melhor mecanizar a CT do que inventar sistemas elétricos. O sistema da Ranger funciona muito bem, principalmente quando não se precisa do 4x4 (lei de Murphy), ahahah!
A minha nunca me deixou na mão.

TylerNTL
21/10/2011, 00:28
Segue a receita de quem tem uma Ranger com uns 11 anos e nunca trocou nada relacionado ao acionamento da tração:

Ingredientes:
duas cervejas
uma chave L 10mm
uma chave torx

Passos:
1-Abra a cerveja e dê uns três goles
2-Tire o motor da CT.
3-beba mais três goles
4-Solte os três parafusos torx que prendem a peça de plástico onde fica o disco com os contatos.
5-Acabe a primeira cerveja.
6-Movimente o disco com os contatos (de umas boas 10 voltas de 360º no pino que fica no meio dele).
7-Abra a segunda cerveja e dê três goles
8-Monte tudo de volta.
9-Acabe a segunda cerveja
10-Teste a tração

Brincadeiras a parte, a minha hipótese é que acontece do disco de contatos apresentar algum mau contato por falta de uso. Quando vc movimenta ele manualmente o mau contato "desaparece" e o sistema volte a funcionar.

Eu começaria fazendo isso e passaria a "testar" a tração basicamente todo dia.

Imperador!
21/10/2011, 10:40
Segue a receita de quem tem uma Ranger com uns 11 anos e nunca trocou nada relacionado ao acionamento da tração:

Ingredientes:
duas cervejas
uma chave L 10mm
uma chave torx

Passos:
2-Tire o motor da CT.
3-beba mais três goles
4-Solte os três parafusos torx que prendem a peça de plástico onde fica o disco com os contatos.
6-Movimente o disco com os contatos (de umas boas 10 voltas de 360º no pino que fica no meio dele).
8-Monte tudo de volta.
10-Teste a tração

Brincadeiras a parte, a minha hipótese é que acontece do disco de contatos apresentar algum mau contato por falta de uso. Quando vc movimenta ele manualmente o mau contato "desaparece" e o sistema volte a funcionar.

Aplausos :palmas:
#Rialto aqui :cool:
Parabéns pelo tutorial, ainda não sabia disso.

Walter L. L. Casitta
21/10/2011, 12:28

Ingredientes:
duas cervejas
uma chave L 10mm
uma chave torx

Passos:
2-Tire o motor da CT.
3-beba mais três goles
8-Monte tudo de volta.
10-Teste a tração

É isso aí. Além de ficar por muito tempo sem uso o pessoal ainda usa jatos de alta pressão pra lavar por baixo e aí fica tudo num zinabre só.

O módulo nunca dá problema. Não tem porque retirar...

Eu fique 10 anos com a Ranger e o único problema que tive foi quando me roubaram o motorzinho...

wdcassiano
21/10/2011, 20:10
ow, gostei mesmo dessa dica, valeu, eu vou ver isso amanha msm. em resposta a pergunta acima. nao ha necessidade de tirar o modulo, é que me disseram que quantos menos equipamento eletronico, menos problema. mas se eu conseguir funcionar com tudo ligado vai ficar do jeito q ta. eu comprei a ranger faz uma semana e ainda to empolgado pra fazer funcionar a tração.

valeu pessoal

RcSala
22/10/2011, 08:42
O pessoal esquece da tração e ela acaba dando problema, eu sempre tenho uma desculpa pra usar...

No asfalto debaixo de chuva, pra arrancar forte em várias situações, pra subir uma ladeira de terra sem "rebolar", pra desatolar o caminhão de entrega da loja, enfim sempre tem uso pro 4x4, nem precisa fazer trilha!

dudas_308w
24/10/2011, 12:33
Eu ja publiquei o esquema de by-pass da eletronica da tração :). Procura no forum que vc acha...:smile:

dudas_308w
24/10/2011, 12:39
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/72818-problemas-no-engate-da-tracao-da-ranger-7.html

Anthoniusnikos
25/10/2011, 18:08

Cassiano, a minha é 00 igual a sua, ou seja: o 4wd sua, dá suor, e as vezes engata, outras quando entra ar no vácuo, não mais..., quando não são os cubos são os tubos, enche o SAC - Esse projeto fracassou, por isso foi deixado de lado. A única vantagem é ter as rodas dianteiras livres. :freaking:
Depois que fiz os pitutos, ou engate manual, estou vendendo o fdp do motorzinho, que por sinal está semi-novo, em bom estado. Se quiser comprá-lo faça a oferta.

Anthon

wdcassiano
25/10/2011, 21:41
ow eu gostaria de saber o que é esse tal de "pituto" parece q resolve o meu problema.
eu ja tirei o motor da tração e testei, esta otimo, entao o problema é mais complicado, vou esperar chegar o som q comprei mando instala e peço um orçamento de tração e pergunto qual é o problema e tento resolver. a gente tem q se virar, rsrsrsrrs

Walter L. L. Casitta
25/10/2011, 21:51
ow eu gostaria de saber o que é esse tal de "pituto" parece q resolve o meu problema.
eu ja tirei o motor da tração e testei, esta otimo, entao o problema é mais complicado, vou esperar chegar o som q comprei mando instala e peço um orçamento de tração e pergunto qual é o problema e tento resolver. a gente tem q se virar, rsrsrsrrs

Se você não se importar em deixar a CT em 4x4HI direto, é só transformar as RLs em RLs manuais com o pituto. Pesquise no fórum que você encontra com fazer. Usa o Google.

A desvantagem é que vai ter que parar e descer da picape para acionar o 4x4 e quando for vender vai perder mais dinheiro que o custo do conserto da tração.

Edintruder
25/10/2011, 22:53
Só para constar, dá um trabalho ter que descer toda vez que precisa ligar o 4x4. Liga um interruptor de vidro elétrico na alimentação do motor da tração e aciona conforme acendem as luzes do painel. Fácil, simples e eficiente.

lcdalzoc
26/10/2011, 09:54
Não é por nada que eu saquei fora toda essa porcaria de acionamento elétrico, e instalei o Easy-traction (www.easy-traction.com.br (http://www.easy-traction.com.br)).
Quando às rodas-livres, deixa em lock direto. Pelo menos o diferencial, semi-eixos, etc... dianteiros estarão sempre lubrificados, hehehe...

Fica a dica também pra Ford e todas as outras montadoras que usam essa porcaria de acionamento elétrico da tração e seus inúmeros sensores, fiozinhos, conexões, módulo, etc.... que só funcionam quando novos. Depois de 10 anos e meia dúzia de mergulhos, vai usar a tração pra ver se funciona...

Abraços,

lcdalzoc
26/10/2011, 09:56
Ops, errei o link.
segue: www.easy-traction.com (http://www.easy-traction.com) para maiores informações.

Imperador!
26/10/2011, 10:07
Ops, errei o link.
segue: www.easy-traction.com (http://www.easy-traction.com) para maiores informações.

Parece legal e o acabamento é muito bom.
Quanto foi o investimento?

lcdalzoc
26/10/2011, 10:16
Imperador:
R$ 1,7k. Caro, sem dúvida, mas vale cada centavo.

Imperador!
26/10/2011, 10:46
Imperador:
R$ 1,7k. Caro, sem dúvida, mas vale cada centavo.

Obrigado.
É uma opção pra quem enfrenta problemas com a tração, sem dúvida.

Walter L. L. Casitta
26/10/2011, 10:55
É um opção pra quem tem Troller e usa a tração semanalmente. Pra Ranger que usa a tração eventualmente é muito caro. O problema é sempre no motor da tração e no Ebay custa U$80,00.

wdcassiano
02/11/2011, 15:09
ja tirei o motor da traçao e limpei legal, tava meio emgripado, mas ainda nao coloquei na picape, eu quero tirar uma duvida, aquele PITUTO quando coloca a peça na roda ela fica travada direto, assim, quando aciona a tração ela ja esta pronta pra uso?, quero saber se tem problema de deixar o pituto direto na roda, sem tirar ele. :twisted::cool::rally:

Pedro Eduardo Patussi
02/11/2011, 16:01
ja tirei o motor da traçao e limpei legal, tava meio emgripado, mas ainda nao coloquei na picape, eu quero tirar uma duvida, aquele PITUTO quando coloca a peça na roda ela fica travada direto, assim, quando aciona a tração ela ja esta pronta pra uso?, quero saber se tem problema de deixar o pituto direto na roda, sem tirar ele. :twisted::cool::rally:

sim fica pronto pra uso ...esse sistema funciona igual as ranger 2001 ate hj... q não tem mais roda livre....
pode deixar direto la o pituto...
o contra q vai ficar com o sistema pre-acionado girando direto...caso tenha algum ruido no 4x4 vai ouvir direto...

Walter L. L. Casitta
02/11/2011, 17:45
sim fica pronto pra uso ...esse sistema funciona igual as ranger 2001 ate hj... q não tem mais roda livre....
pode deixar direto la o pituto...
o contra q vai ficar com o sistema pre-acionado girando direto...caso tenha algum ruido no 4x4 vai ouvir direto...

Na verdade não fica igual a 2001 não. O pituto só troca o acionamento automático a vácuo pelo manual. A 2001 não tem RL...

Pedro Eduardo Patussi
02/11/2011, 20:08
Na verdade não fica igual a 2001 não. O pituto só troca o acionamento automático a vácuo pelo manual. A 2001 não tem RL...

mas se ele colocar o pituto...a roda livre vai ficar sem função nenhuma...girando todo sistema direto igual as 2001 ++
a não ser q fique indo la na roda td vez q for ligar o 4x4...pra "aperta" o pituto

Edintruder
02/11/2011, 20:30
O pituto é nada mais que a "manualização" da roda livre automática. Pode pegar qualquer Ranger 2001, com 10 anos de uso NORMAL e desmontar a tração dianteira. Deve estar tudo como novo, pois mesmo rodando sem carga, não gera desgaste (exceto a homocinética do cardam).

Henrique Hugendobller
06/11/2011, 17:51
tenho uma 2001 e ta estalando com a traçao ligada, ja mexi na corrente da caixa, ja gastei mais desisti, vo troca a caixa inteira, alguem sabe me dizer se a caixa de traçao da 2.8 é melhor que a da 2.5 e se da certo na 2.5. e se alguem tiver uma com garantia pra vender aki no RS me avisa.

Pedro Eduardo Patussi
14/03/2012, 16:36
Ressucitando...

Pessoal o 4x4 da minha ranger está piscando no painel e não sei mais oq fazer...(ja aconteceu isso antes e resolvi limpando o plug do motorzinho eletrico...e desligando a bateria)

Ja limpei o plug la do motorzinho eletrico com WD40..não resolveu...limpei com limpa contatos...não resolveu
Desliguei a bateria durante HORAS...e não resolveu...
Verifiquei tds os fusiveis estão...OK...

Falta de uso não é... pois uso o 4x4 2x por semana...
lavei proximo a CT o filtro de combustivel pois tentei troca-lo(mas não consegui maldita trava original) com mangueira.. nada de WAP...e pelo visto foi suficiente pra fazer o 4x4 dar zica...
faz + - uns 5dias q lavei ...dps disso usei o 4x4 mais 1x...sem problemas... ontem fui na cidade td ok...estacionei a caminhonete..fui sair com ela começou a piscar o 4x4 no painel de uns 5 em 5 min...

eai oq verifico agora??
desmonto o motorzinho eletrico??(tenho o tutorial de como abrir ele...mas não achei o tutorial de como rancar ele la da CT)

BRAVOECONOVEMBER
14/03/2012, 17:25
O atuador é preso na CT por três parafusos torx #15. Fácil de ver, é só olhar de frente que vais achar.
Só usa ferramenta boa, que os meus tão engripados e com ferramenta vagabunda que eu tinha quebrou a ferramenta e dois deles não saíram do lugar...

Pedro Eduardo Patussi
15/03/2012, 14:47
O atuador é preso na CT por três parafusos torx #15. Fácil de ver, é só olhar de frente que vais achar.
Só usa ferramenta boa, que os meus tão engripados e com ferramenta vagabunda que eu tinha quebrou a ferramenta e dois deles não saíram do lugar...

Caso eu deixe sem o motorzinho eletrico...pra eu ir mudando manualmente até arrumar é preciso colocar aquele "negocio" preto devolta no lugar?? (aquilo q parece um suporte para o motorzinho)

RGamaJr_4x4
15/03/2012, 15:25
Caso eu deixe sem o motorzinho eletrico...pra eu ir mudando manualmente até arrumar é preciso colocar aquele "negocio" preto devolta no lugar?? (aquilo q parece um suporte para o motorzinho)

Precisa não. Aquilo é só um contra-peso anti-vibração da T-case.

Edintruder
15/03/2012, 18:04
Pedro, o ideal é colocar aquele kit de alavanca para essa CT. É caro mas soluciona para sempre esse tipo de problema.
Acredito que seja no motor o defeito, fio partido ou com mau contato. Difícil dizer sem ver.

Pedro Eduardo Patussi
15/03/2012, 18:52
Pedro, o ideal é colocar aquele kit de alavanca para essa CT. É caro mas soluciona para sempre esse tipo de problema.
Acredito que seja no motor o defeito, fio partido ou com mau contato. Difícil dizer sem ver.

DESMONTEI O MOTORZINHO INTEIRO... kkkkkkkkkkk e pra minha tristeza... não funciounou... kkkkkk porem o jumento aqui montou o motor na posição de 4x4high ¬¬ não prestei atenção... vou abrir de novo e colocar na posição de 4x2...(se é q isso faz diferença neh...)

Se eu deixar a CT ligada direto em 4x4high tem algum problema fora o consumo de combustivel q vai aumentar horroses?? (e deixar a roda livre com o "detuto"(pituto de miseravel)

OBS: pra q serve aquele fio q é ligado direto da CT no plug do motorzinho ?? tive q cortar ele no meio pra tirar o motor la da CT....(obs: esse fio q sai direto da CT ta puro zinabre por dentro do plastico...)

Pedro Eduardo Patussi
15/03/2012, 20:04
ué num da mais pra editar resposta?? achei o erro...

os carvaozinhos não haviam ficado encostando na "bobina"
vamos ver se funciona amanha...eu ia vedar td com silicone...mas acabou aqui de casa ¬¬

Edintruder
15/03/2012, 21:13
Desmontasses a caixa do disco de posição do motor? Tiveram muitos casos desse disco se descolar do eixo de metal e o sintoma era justamente esse, piscar as luzes do painel.

Pedro Eduardo Patussi
15/03/2012, 21:34
Desmontasses a caixa do disco de posição do motor? Tiveram muitos casos desse disco se descolar do eixo de metal e o sintoma era justamente esse, piscar as luzes do painel.

Sim edin... o problema foi abrir...e fechar... kkkkkkkk tive q destruir os plastiquinhos em volta... e dps colei com super bonder =X kkkkkk

Tava pura sujeira aquele disco de contato... os "dentes" q encostam nesse disco tem 2...sem dentes.. bem comidos...puxei eles pra cima um pouco limpei td...e montei devolta...
vou postar as fotos aqui....
e a bobina... ou bendix... seila como chama... kkkk na parte q tem os carvõeszinhos... tinha um pó preto...porem não saiu...muita coisa...acho q precisava lixar...

Pedro Eduardo Patussi
15/03/2012, 21:55
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAANa2H45qXvgeaVYDQZipEinIcdU-ObbzhkoU-yikE3pSJ_Th77daQsBoWioTyFZnuxP9oVryvvU9Jyd8SxhXHIA m1T1UOjpx56fxzx7sz13zSJNqnJpo98Y.jpg
Nessa foto da pra ver o fio q tiver q cortar pra...pois estava ligado direto na CT
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAADl5TeGJZ8sMb1MdGGVskmuvtV4ExiQn1C8GrFjqoStkM6 72k4oaZTVOHe1WClqzEg2J_8O4cdvd_7CK-_bgbkMAm1T1UOrLjCUk9EhHbzLfcOIqYbrRKRdX.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHn9C0B6SsouPISZeUP_GbRZj-geocaAJFjTmu_hDx0FjSdkF-j7h8TqKYOuwEezEL9YpA45UIUL6JUj-l-cNigAm1T1UKgEGqSh8GkAVUd8WTHZXbD1ssmv.jpg
Antes de limpar os dentes do disco de posição...
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFf5S5PIqDs_BZgLXngAfr9RAn2l1S9iAaLmIwfkL0lm4g u3avPk6fQTrfkxs7qNWZy61cipDncfrh4kTn4CqBQAm1T1UKka 3RmfWBdF9mz4RZS-YHFXgvpk.jpg
Depois de limpo...depois q tirei a foto passei um spray limpa contatos ficou mais limpo ainda....
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAITIrT6g_Gbged0UZOsnjRPV1BIJjFVsWvLOJJzzSbIoXf-ihjBeyVLe1xkDndOAXUvh-CBXxgxtOfXdbArGpKMAm1T1UJ9TTG3xE0ByVD9qxAVojDgnyn5 8.jpg
Bobina... ou Bendix sei la como q chama... kkkkkkkk
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAH_iFoc-D9cOENLZ7VNX4v5EFlDHfIcr62tOApfQccdJrSx9GySQwhJmMU _b_xo6JmODcGezypvORON8BiO19ZMAm1T1UKxeVeMKDvqcciQ9 22if3LRi-HcK.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAANp5T6cG9QdG1r_-VY6I1X0tPB5x0YAkq8EnFQr1JDLaNrB_xqUjMzuh-LbmgjIPCSa6dohXXfmrQAoj9bwZdKQAm1T1UHH_0OHzz3pdI4_ MeWLXRr0GrZVo.jpg

Disco de posição... sera q era esse o problema??
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAA9uSGPgznwNw1uAsxaeO-jB2eMHpBsQlWferTfby6JJyEKeJJeG6Fn04wARDIdFPCghoY1K Y1reaunOUtORNdAAm1T1UERDuYx0HiPHfFG58O7Xa9riL9q9.j pg
Depois de limpo...dps q tirei foto passei spray limpa contatos tbm ficou mais limpo....
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAHk-oEQIHA8YFUyETiL8LRWxFelJhoGPyOmOWXUEeBlnj1FGyL8fTb HDhq6sehGCmDB3LBkk9bB6h92eIx8qiCYAm1T1UF7y62hwpzDK tuoqFwopTX1qM_E9.jpg

Pedro Eduardo Patussi
16/03/2012, 12:20
Great news...... 4x4 funcionando novamente.... Kkkkkkkkkkkk

Paulista VM
16/03/2012, 22:33
Caraca, que baita limpeza!
Ficou td bem vedado, ou agora vc vai adotar esta pratica periodicamente?
Parabéns, acho que meu tio trocou umas 2 ou 3 vezes esse motorzinho na CCS, se ele soubesse fazer isso aí, provavelmente num teria gasto tanto $$$... Kkkk soh uns 10 pila, num limpa contato hehehe..

Pedro Eduardo Patussi
16/03/2012, 22:53
Caraca, que baita limpeza!
Ficou td bem vedado, ou agora vc vai adotar esta pratica periodicamente?
Parabéns, acho que meu tio trocou umas 2 ou 3 vezes esse motorzinho na CCS, se ele soubesse fazer isso aí, provavelmente num teria gasto tanto $$$... Kkkk soh uns 10 pila, num limpa contato hehehe..

eu espero q nunca mais de problema.... kkkkkkkkkkkkkkkkk
pois no suporte do disco de posição passei superbonder...e pra abrir novamente vai dar muitoooooooo mais trabalho...kkkkkkk

mas caso de problema... ou alguem precise de uma limpeza no motorzinho... ja aprendi como se faz... embora as ferramentas nenhuma deu encaixe 100%...consegui desmontar o motorzinho inteiro sem problemas...

Edintruder
16/03/2012, 23:55
Colocasses um pouco de graxa no disco? É bom para reduzir atrito e desgaste com os contatos. Bem pouquinha mesmo espalhada com o dedo sobre o disco.

Paulista VM
17/03/2012, 00:33
Ixe, avisa o home agora que ele jah lacro o trem com super bonder?! Kkkkk
Danou-se!

Pedro Eduardo Patussi
17/03/2012, 07:23
Ixe, avisa o home agora que ele jah lacro o trem com super bonder?! Kkkkk
Danou-se!

neh??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
agora ja era... o negocio vai ficar seco pelo resto da vida...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
nos tutorias gringos..não mandava colocar graxa não...inclusive mandava retirar td graxa...pois ela q era a culpada por perder o contato dps q ela ficava "velha"

Pedro Eduardo Patussi
20/03/2012, 10:30
Venho percebendo q o o sistema do 4x4... ficou mais lerdo pra engatar....

antes de dar problema em 1s tava td engatado ou desengatado...

agora pra engatar o 4x4high ta demorando uns 3s... o 4x4low uns 5s...
e pra voltar pra 4x2 de qlq posição ta demorando uns 10s...

BRAVOECONOVEMBER
20/03/2012, 21:50
Percebi uma coisa este final de semana. De repente é dica pra alguém em uma emergência.
Na jabureca a reduzida nunca ficou, ela piscava luz, voltava pra high, e assim por diante. Notei que ao comandar 4x4L, quando o atuador comanda (dá pra ouvir...), mesmo sem a luz do painel confirmar, dá pra soltar freio e ela ficou em 4x4L. Andou na boa (fiz o teste pq as rodas livres estão soltas no deduto...). VOltou normal também depois pra 4x4H quando comandado.
Não vou ficar brincando disso pra não provocar alguma quebra ou ficar empenhado em 4x4L, mas que funcionou, funcionou.

Pedro Eduardo Patussi
22/03/2012, 16:56
meu motorzinho eletrico ja pifou novamente....vamos ver amanha se consigo fazer voltar funcionar limpando o plug e desligando a bateria....

fica piscando novamente as luzes do 4x4 no painel....

Pedro Eduardo Patussi
23/03/2012, 10:56
meu motorzinho eletrico ja pifou novamente....vamos ver amanha se consigo fazer voltar funcionar limpando o plug e desligando a bateria....

fica piscando novamente as luzes do 4x4 no painel....

parece até piada...mas o 4x4 voltou a funcionar sem eu precisar fazer nada....
acho que tem alguma coisa relacionado a temperatura...qt está quente q andei varios km...o 4x4 pifa...e qnd está frio funciona normalmente...

marciomeurer
23/03/2012, 11:15
rapaiz isso ai eu resolvi facinho com a minha...
é problema de JUNTA!
junta tudo arranca e guarda numa caixa!!! desisti do 4x4 da minha hehehehhe

Paulista VM
23/03/2012, 12:12
Puta e eu q tava animando com a manutenção do motorzinho...

TylerNTL
23/03/2012, 13:46
parece até piada...mas o 4x4 voltou a funcionar sem eu precisar fazer nada....
acho que tem alguma coisa relacionado a temperatura...qt está quente q andei varios km...o 4x4 pifa...e qnd está frio funciona normalmente...

O meu já esteve assim por algum tempo atrás. Um fio do chicote estava quase partido.

Emendei com solda e muita fita isolante, desmontei o disco de contatos depois de dar umas 20 voltas nele para "limpar os contatos" muito limpa contatos no conector e a tração vem funcionando como nova já a muito tempo.

BRAVOECONOVEMBER
12/04/2012, 08:57
Uma dica pra quem tá fuçando no motor da tração da ranger:
Na minha, os três parafusos torx da tampa do disco encruaram, depois de muita briga e uma chave quebrada um saiu e os outros dois não. Foi preciso comer eles na pedra e quebrar a cabeça pra tirar, mas o corpo dos parafusos não vai sair nunca mais.
Conselho de amigo: na próxima oportunidade, substitua os parafusos por prisioneiros, daí se der qualquer problema é mais fácil arrebentar as porcas e trocá-los. Rosca em carcaça de alumínio dá nisso...
340910

Pedro Eduardo Patussi
21/04/2012, 21:49
A Situação ta indo de mal a pior....tirei o motorzinho eletrico do 4x4 (já tinha arrumado 1001x...e dessa vez não teve solução ele morreu msm pelo jeito)...agora ativo o 4x4 manualmente direto la na CT. Até ai td bem, o problema é q hj aconteceu uma coisa muito grave...e se não fosse minha agilidade acho q uma horas dessas...ou teria provocado um grave acidente...ou estaria na rodovia com a caminhonete parada sem ir pra frente nem pra trás... Acontece q choveu bastante aqui hj...blz..entrei debaixo da caminhonete liguei o 4x4 high e ativei as rodas livres...e fui pra cidade...4x4 funcionando normal...chegei proximo da rodovia...resolvi desligar as rodas livres(no caso é ligar né)..blz ando uns 500m vou entrar na rodovia...piso no freio e na embreagem...e puff...a caminhonete fica neutra...engata as marchas mas na anda nem pra frente nem pra trás...percebi rapidamente e já joguei ela pro acostamento...(e vindo vários bi-trem...coisa linda ia ser hein =X) De cara já pensei...é a maldita CT...olho de baixo da caminhonete a “seleção” estava entre 4x4 high e 4x4low....ou seja a CT pulou sozinha pra Neutro...por q raios essa merda foi sozinha para neutro?? Alguém sabe me dizer?? Eu pensei na hipótese...da culpa ser pq ativei as rodas livres...(mas daí pensei era pra pelo menos ter ficado em 4x2...pois eu havia feito o esquema qnd era elétrico pra poder usar o 4x4low em 4x2low...(não deixando mandar sinal para solenóide do vácuo q ativa as rodas livres...e a caminhonete tracionava normal com as rodas dianteiras livres...) Tbm pensei na hipótese...de 1 roda livre ter destravado...e a outra ter ficado travada...a CT entendeu q havia forçar sendo distribuída desigual...e “desarmou” para não quebrar nada.... Alguém realmente sabe me dizer oq foi q aconteceu?? (obs: na volta eu liguei a CT para 4x4high novamente pra voltar pra casa....e tracionou normal)

Pedro Eduardo Patussi
22/04/2012, 11:29
A Situação ta indo de mal a pior....tirei o motorzinho eletrico do 4x4 (já tinha arrumado 1001x...e dessa vez não teve solução ele morreu msm pelo jeito)...agora ativo o 4x4 manualmente direto la na CT. Até ai td bem, o problema é q hj aconteceu uma coisa muito grave...e se não fosse minha agilidade acho q uma horas dessas...ou teria provocado um grave acidente...ou estaria na rodovia com a caminhonete parada sem ir pra frente nem pra trás... Acontece q choveu bastante aqui hj...blz..entrei debaixo da caminhonete liguei o 4x4 high e ativei as rodas livres...e fui pra cidade...4x4 funcionando normal...chegei proximo da rodovia...resolvi desligar as rodas livres(no caso é ligar né)..blz ando uns 500m vou entrar na rodovia...piso no freio e na embreagem...e puff...a caminhonete fica neutra...engata as marchas mas na anda nem pra frente nem pra trás...percebi rapidamente e já joguei ela pro acostamento...(e vindo vários bi-trem...coisa linda ia ser hein =X) De cara já pensei...é a maldita CT...olho de baixo da caminhonete a “seleção” estava entre 4x4 high e 4x4low....ou seja a CT pulou sozinha pra Neutro...por q raios essa merda foi sozinha para neutro?? Alguém sabe me dizer?? Eu pensei na hipótese...da culpa ser pq ativei as rodas livres...(mas daí pensei era pra pelo menos ter ficado em 4x2...pois eu havia feito o esquema qnd era elétrico pra poder usar o 4x4low em 4x2low...(não deixando mandar sinal para solenóide do vácuo q ativa as rodas livres...e a caminhonete tracionava normal com as rodas dianteiras livres...) Tbm pensei na hipótese...de 1 roda livre ter destravado...e a outra ter ficado travada...a CT entendeu q havia forçar sendo distribuída desigual...e “desarmou” para não quebrar nada.... Alguém realmente sabe me dizer oq foi q aconteceu?? (obs: na volta eu liguei a CT para 4x4high novamente pra voltar pra casa....e tracionou normal) não consegui edita o post...esse caralho colo td sem espaço ¬¬ A Situação ta indo de mal a pior....tirei o motorzinho eletrico do 4x4 (já tinha arrumado 1001x...e dessa vez não teve solução ele morreu msm pelo jeito)...agora ativo o 4x4 manualmente direto la na CT. Até ai td bem, o problema é q hj aconteceu uma coisa muito grave...e se não fosse minha agilidade acho q uma horas dessas...ou teria provocado um grave acidente...ou estaria na rodovia com a caminhonete parada sem ir pra frente nem pra trás... Acontece q choveu bastante aqui hj...blz..entrei debaixo da caminhonete liguei o 4x4 high e ativei as rodas livres...e fui pra cidade...4x4 funcionando normal...chegei proximo da rodovia...resolvi desligar as rodas livres(no caso é ligar né)..blz ando uns 500m vou entrar na rodovia...piso no freio e na embreagem...e puff...a caminhonete fica neutra...engata as marchas mas na anda nem pra frente nem pra trás...percebi rapidamente e já joguei ela pro acostamento...(e vindo vários bi-trem...coisa linda ia ser hein =X) De cara já pensei...é a maldita CT...olho de baixo da caminhonete a “seleção” estava entre 4x4 high e 4x4low....ou seja a CT pulou sozinha pra Neutro...por q raios essa merda foi sozinha para neutro?? Alguém sabe me dizer?? Eu pensei na hipótese...da culpa ser pq ativei as rodas livres...(mas daí pensei era pra pelo menos ter ficado em 4x2...pois eu havia feito o esquema qnd era elétrico pra poder usar o 4x4low em 4x2low...(não deixando mandar sinal para solenóide do vácuo q ativa as rodas livres...e a caminhonete tracionava normal com as rodas dianteiras livres...) Tbm pensei na hipótese...de 1 roda livre ter destravado...e a outra ter ficado travada...a CT entendeu q havia forçar sendo distribuída desigual...e “desarmou” para não quebrar nada.... Alguém realmente sabe me dizer oq foi q aconteceu?? (obs: na volta eu liguei a CT para 4x4high novamente pra voltar pra casa....e tracionou normal)

Edintruder
22/04/2012, 19:51
Ocorre é que o motor sustenta a posição do 4x4 high. Sem o motor ele volta para 4x2 ou pode correr para o neutro como ocorreu contigo.

BRAVOECONOVEMBER
22/04/2012, 20:02
É, não tem nada da CT entender uma coisa ou outra... simplesmente o eixo saiu de posição porque não tem nada que segure ele em uma posição fixa - exceto o atuador.

Pedro Eduardo Patussi
23/04/2012, 08:23
....pqp viu... ou seja o cara q fez a CT completa ...era um FDP...e não somente qm inventou o motorzinho eletrico.... kkkkkkkkkk o engraçado q devia "desarmar" o 4x4high então qnd tivesse sendo exigido...e não qnd tivesse "desengatado" ¬¬ mas e o sistema de seleção da enfer então tbm pode acontecer o msm??da CT pular sozinha de 4x4high pra 4x2 ou pra neutro?? ja q é um esquema simples de girar....q deve ficar no assoalho da caminhonete...(sendo somente uma "extensão" da seleção da CT) pelo jeito vou ter q morrer em R$1.800,00 msm do easy traction... =X

Edintruder
23/04/2012, 13:22
O melhor no teu caso seria retirar a CT fora e manualizar ela. É algo simples de fazer depois que entendemos como o sistema manual funciona.
Basicamente o segredo é essa peça aí:
BW1356 '87-'97 FORD TRANSFER CASE SAVER SPACER MANUAL | eBay (http://www.ebay.com/itm/BW1356-87-97-FORD-TRANSFER-CASE-SAVER-SPACER-MANUAL-/330595767264?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4cf90b13e0&vxp=mtr#ht_2202wt_700)
Depois teria que fazer o sistema de trava que nada mais é uma esfera com uma mola para sustentar as posições, exatamente como ocorre nas caixas de marchas.

Ou ainda o que seria mais indicado, fácil e barato...
1995-1997 Ranger BW1354 Transfer Case Shift Motor | eBay (http://www.ebay.com/itm/1995-1997-Ranger-BW1354-Transfer-Case-Shift-Motor-/370452916555?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item5640b6e94b&vxp=mtr#ht_1197wt_934)

Wagnerreis
03/05/2012, 14:00
A minha ranger tb ta encavalando a traçao no 4x4 high e quando eu troco ela para low ela funciona normalmente sera que problema nesses discos da CT tambem (tb demora para engatar de high para low) OBS: a minha ranger e uma 2000/ 2001

cruzxlt
06/05/2012, 20:49

Dica: Se trocar para engate mecânico for opção, vale o investimento. Via de regra, sempre que der um problema e existir algo que possa solucioná-lo definitivamente (principalemnte se for crônico), FAÇA!

Abraço!

allanmarques
10/05/2012, 18:13
Alguém aqui usa a roda livre manual de AVM (modelo 470) em uma Ranger 98 ou 99? Fica bom? Primeio gira o botão no painel e depois sai do carro para girar a roda livre, ou o contrário?

Pedro Eduardo Patussi
10/05/2012, 18:26
Alguém aqui usa a roda livre manual de AVM (modelo 470) em uma Ranger 98 ou 99? Fica bom? Primeio gira o botão no painel e depois sai do carro para girar a roda livre, ou o contrário?

creio q tanto faz a ordem.....
mas se fosse eu..primeiro ativaria as rodas livres...pra dps "ligar" a CT...

Edintruder
10/05/2012, 18:36
Tanto faz. A ordem dos fatores não altera o resultado.

BRAVOECONOVEMBER
11/05/2012, 00:54
É, a ordem dos tratores não altera o viaduto.
Só não dá pra esquecer acionada e colocar a 4x4 em piso firme achando que não vai dar nada porque as rodas estão soltas...

constantino.carvalho
13/05/2012, 19:39
Ai Pedro Eduardo, pq vc não coloca o kit da Easy Traction, só entrar em contato com o Niveldo, eu coloquei na minha e nunca mais tive dor de cabeça com a tração, to fazendo tanto passeio com a camionete q ja ta dando problema em outras coisas, mais na tração nunca mais, alem do mais é mt preciso e rapido, em 2 segundos ta reduzido e em 2 segundos ta 4x2 de novo...se quiser, tenho celular, e-mail, e posso mandar fotos para vc de como ficou o sistema, vale mt a pena, o acabamento é de primeira e a eficiencia perfeita.

Pedro Eduardo Patussi
14/05/2012, 13:49
Ai Pedro Eduardo, pq vc não coloca o kit da Easy Traction, só entrar em contato com o Niveldo, eu coloquei na minha e nunca mais tive dor de cabeça com a tração, to fazendo tanto passeio com a camionete q ja ta dando problema em outras coisas, mais na tração nunca mais, alem do mais é mt preciso e rapido, em 2 segundos ta reduzido e em 2 segundos ta 4x2 de novo...se quiser, tenho celular, e-mail, e posso mandar fotos para vc de como ficou o sistema, vale mt a pena, o acabamento é de primeira e a eficiencia perfeita.

eu entrei em contato com ele a um tempo atras...e ficou "combinado" qnd ele tivesse passando pela minha região ele midar um toque..pra ele instalar o kit pra min...mas vai ser meio dificil ele vir pra k...ja q por aqui tem "pouca" lama pro pessoal usar o 4x4...e querer colocar engate mecanico tbm...e o preço é desanimador... muito caro...hehe

atualmente coloquei o motorzinho eletrico novamente... ele funciona 1x somente... pra ligar pra 4x4 ou 4x4low..e dps voltar pra 4x2...porem qnd volta pra 4x2...ele para de funcionar...dai tem q abrir o motorzinho dar umas "voltas" e instalar de novo...creio q a zica esteje na placa de contatos na posição 4x2...

BRAVOECONOVEMBER vc q colocou prisioneiros no motorzinho eletrico neh?? sabe me dizer as medidas exatas pra eu comprar em uma loja de parafuso??

avenger
19/08/2012, 01:12
BRAVOECONOVEMBER vc q colocou prisioneiros no motorzinho eletrico neh?? sabe me dizer as medidas exatas pra eu comprar em uma loja de parafuso??

já que você não obteve resposta até hoje (já deve ter virado húmus quem morreu no dia que você perguntou) vou dar meu pitaco: como você já arrancou várias vezes o seu parafuso, você pode experimentar levar a peça toda (ou um parafuso de amostra) e pegar um igualzinho... rsrs

pelo que eu entendi e vi fotos no google images, esse tal prisioneiro vai ficar com parte da rosca realmente enrustida no carro, e a outra parte da rosca você encaixa o atuador e aperta com porquinhas, assim como prende a roda da ranger no cubo (coloca a roda encaixando nos parafusos e então aperta a poracaiada). Realmente promete, esse esquema. Principalmente usando porquinhas emborrachadas (que evitam folgar)

Pedro Eduardo Patussi
19/08/2012, 09:05
já que você não obteve resposta até hoje (já deve ter virado húmus quem morreu no dia que você perguntou) vou dar meu pitaco: como você já arrancou várias vezes o seu parafuso, você pode experimentar levar a peça toda (ou um parafuso de amostra) e pegar um igualzinho... rsrs

pelo que eu entendi e vi fotos no google images, esse tal prisioneiro vai ficar com parte da rosca realmente enrustida no carro, e a outra parte da rosca você encaixa o atuador e aperta com porquinhas, assim como prende a roda da ranger no cubo (coloca a roda encaixando nos parafusos e então aperta a poracaiada). Realmente promete, esse esquema. Principalmente usando porquinhas emborrachadas (que evitam folgar)

uaUHHUAHUAUHAUHA agora num adianta mais...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu tinha comprando o easy traction...pra mecanicar o 4x4...assim não precisava usar o motorzinho eletrico...
e tbm sofri um acidente com a ranger e deu perda total.... uhaUHAHUAHUAHUAUH

BRAVOECONOVEMBER
19/08/2012, 09:11
Desculpa o mau jeito esse post ficou perdido no meio dos outros. A filosofia do prisioneiro e essa mesmo. Leva o parafuso original e pede outro uma medida maior, comprando o macho (ui) pra abrir a roscA (ui de novo). Se não te animar, qualquer torneiro mei

avenger
19/08/2012, 10:24
uaUHHUAHUAUHAUHA agora num adianta mais...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu tinha comprando o easy traction...pra mecanicar o 4x4...assim não precisava usar o motorzinho eletrico...
e tbm sofri um acidente com a ranger e deu perda total.... uhaUHAHUAHUAHUAUH

ôôôôô, que maldade, pt na ranger tão grandona.... pela sua felicidade, você tinha um grande seguro nela né! e também ninguém se quebrou totalmente no vôo baixo. :drunk:

Edintruder
19/08/2012, 20:43
Avenger, a sorte é que o caminhão que passou por cima da Ranger é que tinha seguro! ahahaha!

Pedro Eduardo Patussi
19/08/2012, 21:00
kkkkkk....pois é como o edin falou...a sorte q o caminhão tinha seguro...
pq eu não tinha...e ainda acertei a lateral dum monza...

Thiago Serpa
30/11/2012, 20:44
O pituto é nada mais que a "manualização" da roda livre automática. Pode pegar qualquer Ranger 2001, com 10 anos de uso NORMAL e desmontar a tração dianteira. Deve estar tudo como novo, pois mesmo rodando sem carga, não gera desgaste (exceto a homocinética do cardam).

Ressussitando o topico... minha Ranger "cuspiu" a Roda Livre (AVM) do lado esquerdo fora... ja era... Voltei uns 40 km na rodovia, mas nao achei a danada...
Pensei em tirar a outra do lado direito e fazer a ligação direta. Alguem teria uma orientação sobre como posso fazer isso e com que peça? Lembrando, nao tenho a RL do lado Esquerdo e nem as originais...

Obrigado

Edintruder
01/12/2012, 23:16
Thiago, coloca as manuais da AVM e nunca mais vais te preocupar com as RLs da Ranger.

freddymarino
19/02/2013, 21:16
A minha Ranger 3.0 4x4 2006 está com problemas.....
Quando aciono a tração, seja tração ou redução dá uns barulhos como se tivesse pulando uma corrente sei la.....
o fato que ela normal 4x2 não acontece o barulho e funciona normalmente...
o que será????

Nivaldo Inacio dos Santos
21/02/2013, 14:20
Quando aciono a tração, seja tração ou redução dá uns barulhos como se tivesse pulando uma corrente sei la.....
o que será????

Freddymarino, quando você traçar a sua Ranger, para não ter nenhum barulho os 4 pneus devem ser da mesma marca, iguais e calibrados.Caso continue o barulho, a corrente da caixa de transferência está dilatada, substitua.

att; Nivaldo.

avenger
22/02/2013, 20:52
o que será????

Eu leio isso como CT com defeito. Nunca é a corrente. Algumas vezes pode acontecer de quebrar o suporte do eixo (mancal), e dar folga na corrente, e ela fazer isso. Uma solda resolve. Outras vezes, a engrenagem pode ficar "banguela" (mais comum que a corrente dar problema! rsrs).
Quer entender melhor? Veja o vídeo todo. Eu gostei. Se estiver apressado, veja a partir de 5 minutos. 5:45 mostra o reparo no mancal. Vendo esse vídeo, meca nenhum vai te passar pra trás. :)

http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA

A minha faz isso se eu desço um morro com o 4x4 engrenado. Graças a Deus, morro acima, ela não pula nada, morro abaixo ou fazendo curva em terreno firme, clangs. Provavelmente o problema começou por donos antigos botarem 4x4 no asfalto e ficar fazendo esquina desse jeito. Tchau pneu, tchau diesel, tchau caixa de tração (CT). :)

Espero ter ajudado!

TarsoDL
26/02/2014, 09:17
Bom dia Indiada, tenho uma consulta a fazer para os senhores...

quando aciono a tração da ranger, ela "freia" a camionete. acende as luzes no painel, engata a tração, mas freia.

e quando largo ela numa segundona, na lenta, começa a dar os trancos, acho que isso é folga no eixo cardã, to certo?

abs.