PDA

Ver Versão Completa : Dúvida após instalação direção VW

fendrich
19/10/2011, 10:54
Pessoal,

O mecânico é bom de motor, mas não sei se entende de jeep (não sabia desse detalhe antes de levar lá). Levei por indicação de um companheiro e aproveitei para trocar o sistema de direção. Agora estou com direção VW.

Acontece que a barra da direção que sai de uma roda e vai até a outra está muito próxima do feixe de mola (uns 2, talvez 3mm) conforme mostra as fotos (uma foto de cada roda).

Pergunta: Posso ir pro barro? Alguns amigos dizem que sim, outros dizem que não. Resolvi aumentar o âmbito das respostas para todos do fórum, hehehe.

Fico no aguardo das considerações de todos.

vavarusso
19/10/2011, 11:45
Bom dia.
Meu caro que barras sao essas que vc usou?

fendrich
19/10/2011, 11:52
A direção foi toda trocada por um sistema VW Santana. Agora, que barras foram usadas, eu não sei.

Edemar
19/10/2011, 13:02
Também tenho que refazer a adaptação da direção VW....

fendrich
19/10/2011, 14:17
Edemar, tens o mesmo problema?

M-Beltrame
19/10/2011, 14:29
Esterce a direção para os dois lados ate o fim, se ñ pegar pode ir pro barro:euforico:.
Vc ja pegou trechos esburacados com essa direção??? A minha era assim e eu tive q mudar pq socava de mais nas erosões. Mas a mudança é fácil de fazer, é só aumentar a barra menor e passa ela para o outro lado, isso se estiver socando se ñ estiver eu deixaria assim mesmo.
Ta tudo explicado nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw.html

T+

fendrich
19/10/2011, 14:32
Depois que o jeep voltou da oficina só andou em asfalto, nem estrada de chão ele pegou... Mas esse final de semana uns amigos estão marcando um passeio família aqui em Curitiba e eu estou "seco" prá ir... vou ler o tópico da direção VW, embora ele seja looooongo, hehehehehe

Edemar
19/10/2011, 18:04
Meu principal problema é a barra que liga a coluna de direção a caixa de Santana. Os caras que fizeram(já comprei assim),fizeram uma tramoia com 3 cruzetas que só prá cara deles.
Este fimal de Semana (sábado 22), tem o "OKTOBER RAID do JCC" "diz que" havera até chopp e dança a noite na sede.

gustavo seixas
19/10/2011, 20:31
"pode serer" q em uma erosão muuuiiito forte esbarre um pouco pois está bem perto, mas pra ficar top vc tem q mudar a barra q liga o setor à roda para a roda mais distante pra evitar de num buraco q a roda bata com mais força a direção esterça de uma vez e te tome a direção ou até te machuque, fazendo isso tá perfeito(apesar de não ter visto o resto da adaptação).

Dic3
19/10/2011, 21:10
fendrich nao tem problema em ficar proximo, pois todo esse conjunto sobe junto quando a suspensao trabalha. No meu caso tambem é assim.
Se quer tirar a duvida, pede pra alguem ficar fazendo forca pra suspensao descer e subir e fique olhando, vai ver que sobe e desce tudo junto.

Pode ficar sossegado

fendrich
20/10/2011, 08:26
"pode serer" q em uma erosão muuuiiito forte esbarre um pouco pois está bem perto, mas pra ficar top vc tem q mudar a barra q liga o setor à roda para a roda mais distante pra evitar de num buraco q a roda bata com mais força a direção esterça de uma vez e te tome a direção ou até te machuque, fazendo isso tá perfeito(apesar de não ter visto o resto da adaptação).

Gustavo, a barra que conecta no setor já está conectada na roda mais distante. Vou tirar umas fotos do conjunto completo para que você veja.

fendrich
20/10/2011, 08:33
fendrich nao tem problema em ficar proximo, pois todo esse conjunto sobe junto quando a suspensao trabalha. No meu caso tambem é assim.
Se quer tirar a duvida, pede pra alguem ficar fazendo forca pra suspensao descer e subir e fique olhando, vai ver que sobe e desce tudo junto.

Pode ficar sossegado

Hoje de manhã eu estercei para os 2 lados: esterçando para a esquerda praticamente encosta a barra no feixe, mas ainda passa uma folha de papel. esterçando para a direita a folha de papel não entra.

Fotos 44 da roda direita, 45, 46 e 48 da roda esquerda.

chinelao4x4
20/10/2011, 09:50
verifica as buchas do suporte dianteiro das molas, ali se estiver gasta , vc troca a bucha que sobe uns melimetros, ja vi barras colocadas de cima pra baixo, ai tem que ser bem travado os pivos, tambem vc pode dar uma aquecida na barra, uma pequena curva nela, depois manda alinhar novamente....
mais que a barra passa perto, a passa mesmo...

fendrich
20/10/2011, 09:52
verifica as buchas do suporte dianteiro das molas, ali se estiver gasta , vc troca a bucha que sobe uns melimetros

É o que eu estou pensando em fazer: trocar as buchas por umas novas/maiores, se eu subir 1cm já está bom demais da conta.

vavarusso
20/10/2011, 10:35
visualizo que se houver como encostar mais (subir) a DH em relação a travessa do radiador possa resolver o problema.

M-Beltrame
20/10/2011, 14:46
Se estiver pegando só quando estiver muito esterçado tenta mexer no batente da direção. Vai resolver o seu problema temporariamente (ou definidamente:mrgreen:) e vc pode pegar um barrinho esse fds.

T+

Charles_Curitiba
20/10/2011, 21:59
Meu principal problema é a barra que liga a coluna de direção a caixa de Santana. Os caras que fizeram(já comprei assim),fizeram uma tramoia com 3 cruzetas que só prá cara deles.
Este fimal de Semana (sábado 22), tem o "OKTOBER RAID do JCC" "diz que" havera até chopp e dança a noite na sede.

O Edemar, essa tramoia que vc diz eu quase fiz no meu, acabei refazendo a barra da direção, peguei uma barra do jeep e na ponta onde tem o sem-fim cortei e foi adaptado uma ponteira para a cruzeta daquelas barras do Uno que todo mundo põe., ficou bom, no topico da direção hidraulica tem umas fotos postadas pelo amigo Anselmo Rabello.

Charles_Curitiba
20/10/2011, 22:00
visualizo que se houver como encostar mais (subir) a DH em relação a travessa do radiador possa resolver o problema.

talvez possa colocar um calço entre a mola e o eixo..

fendrich
20/10/2011, 23:35
talvez possa colocar um calço entre a mola e o eixo..

é bem isso. ou trocar as juntas do feixe ou colocar um calço. qualquer coisa que erga o feixe 1 cm resolve o problema.

vavarusso
21/10/2011, 02:14
É isso mesmo, eu tive olhando o meu jeep agora a noite pra vc e vi que soluçao é um calço entre o eixo e as molas, entao assim vc afasta as barras do feixe de molas....

Rafaminc
21/10/2011, 11:00
é bem isso. ou trocar as juntas do feixe ou colocar um calço. qualquer coisa que erga o feixe 1 cm resolve o problema.

Inverte os jumelos e seu problema vai acabar...