PDA

Ver Versão Completa : Vibração Motor TR4

Lebrão
18/10/2011, 21:40
Olá pessoal,

Comprei uma TR4 2004 AT há uns seis meses, estou adorando o carrinho, só tem um problema que está me incomodando cada vez mais.
Quando eu paro o carro, segurando no freio, com o cambio na posição D ou R, ou seja com marcha engrenada, o motor vibra muuuito, principalmente com o ar ligado.
Já levei numa concessionária e me disseram que não há o que fazer, e ela é assim mesmo, deram uma aumentada na lenta e melhorou um pouco na hora, mas agora parece que está piorando, ou minha tolerância à "tremidinha" está diminuindo... isso acontece o tempo todo, é só freiar num cruzamento que começa a "dança", tenho que por no neutro ou desligar o ar, e aqui no Mato Grosso não tem como ficar sem ar condicionado.
Será que alguém já viu algo assim e pode me dar uma luz?!?!??!! :semideia

Costalonga
18/10/2011, 21:49
Pode ser calço do motor ou das caixas, tanto da CT como da AT.
Mande dar uma olhada nisso.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Sem Loção
18/10/2011, 21:54
Vou na do Costalonga também...

vibrar um pouquinho, quando tá engrenada + Ac ligado, é normal, mas nada que incomode a ponto de ter que desengrenar ou desligar o AC....

Lebrão
18/10/2011, 21:58
Já mandei olhar coxim, calços, parece tudo bem...
mas valeu a força
abraço

Costalonga
18/10/2011, 22:05
Você viu os mecanicos verificando?
Esse povo é terrivel, eles acham que tem olho bionico, que olhando já sabe se tá bom ou não.

Uma pergunta, quando vai ligar o carro, você sente um tranco forte?

Faz um teste, abra o capo, e pede pra alguem engrenar e desengrenar pra você ver o funcionamento, e ve se o motor treme.
Se possível tente colocar a mão nos calços.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Manoel Queiroz
04/12/2011, 11:58
Tive um problema similar com a minha TR4 AT 2004. A marcha lenta não se sustenta e o carro trepida devida a baixa de rotação do motor, ao engrenar a marcha fora de P ou N ou quando se liga o ar condicionado, porem qdo voce esta usando o acelerador com a rotação acima de 900 rpm o problema desaparece. Não é isso? Neste caso, há uma solicitação extra de potência do motor que deve ser corrigido pelo motor de passo que por sua vez ajusta a demanda de ar para o motor quando a borboleta da alimentação de ar está fechada.

Possíveis causas:

a) problema no motor de passo. Peça um eletricista de confiança para fazer os testes recomendados no manual MPI <4G9> seção 13C-107 - 108, http://www.4x4brasil.com.br/forum/download-upload-de-arquivos/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html .
b) cabo rompido no chicote de interligação do motor de passo.
c) problema na unidade de controle de combustível; se as duas opções anteriores estiverem OK

ricardoalex
10/12/2011, 23:04
ola amigos.
a minha pajero esta exatamente com este problema quando engata no de ele começa a trepida em lenta acelerou um pouquinha ela para.

cleidson
12/12/2011, 20:07
Boa noite,

alguém sabe onde consigo comprar o calços da caixa de marcha do TR4 02/03, também esta com vibração e os mecânicos falaram que teriam ser trocadas mais nas autorizada o preço é absurdo.

AurelioSoares
19/12/2011, 12:27
Esse calço na "pickup car" em Brasilia custa uns 30,00, mas não é origina; assim na hora de instalar tem que dar uma ajustada para ele ficar centralizado; que aliaz, até os originais tem esse problema.
Trata-se de uma especificação da instalação deste item, constante do manual de serviço.
Ocorre que com o desgaste dos demais calços do motor e cambio, todo o conjunto desce e ai o cochim do cambio não fica centralizado, o que acarreta no rompimento prematuro, assim, ou troca os demais ou apenas ajusta a altura do cochin mecânicamente no parafuso.

cleidson
19/12/2011, 18:06
Tem como vc me dá o contato da oficina para que eu possa encomendar?

Annecildo
21/12/2011, 21:59
Tenho o mesmo problema na minha, porém, só quando o motor está frio. Então posso mandar olhar a base (calço) do motor e da caixa de marcha que provavelmente é isso?

kmg
22/12/2011, 00:23
Amigos, passei por isso e posso te afirmar com certeza que o problema é os coxins (calços) do motor. Procure outro mecanico e ele vai te falar. Meu carro tava com tudo isso que vc relatou, e troquei resolveu completamente. Mas veja se consegue alguma alternativa porque os origignais sao bem caros, em torno de 600 conto cada um.

Bensousan
08/01/2012, 18:50
Tenho uma hilux 2004 e a trepidação melhorou muito depois que troquei os coxins do motor e o da caixa. ATENÇÃO: coxim só os originais, não adianta chorar é pagar e pronto , ou, colocar uma paralelo e ter que refazer o serviço. Acredito que na toyota 170 mil Km é uma boa kilometragem para a troca preventiva, ou se necessário, quando começar o desconforto da vibração. Abs.

Lebrão
10/05/2013, 23:52
Realmente pessoal, procurei outra oficina e verificaram o óbvio que a Mitsubishi de Redenção PA não viu, troquei o coxim do motor, só do lado esquerdo e resolveu completamente.

obrigado pela colaboração de todos.

amithai
15/05/2013, 13:59
pessoal tem um cara no ML vendendo os coxins da tr4 a 180 reais cada

Coxim Do Motor Mitsubishi Pajero Io/tr4 - R$ 180,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482903172-coxim-do-motor-mitsubishi-pajero-iotr4-_JM)

este nao é hidraulico

e 350 cada

Coxim Do Motor Mitsubishi Pajero Tr4 - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472725207-coxim-do-motor-mitsubishi-pajero-tr4-_JM), este é hidraulico

Q acha? tem q ser hidraulico?

obrigado

alexfneo
11/06/2013, 12:15
Tive o mesmo problema com a minha TR4 05/06 AT, no sinal (farol) tinha q colocar no N ou P, mesmo assim o carro se tremia todo, parecia q ia desmontar, um amigo meu dono de uma oficina, fez uma adaptação usando os calços do motor da Chevy, o problema resolveu 1000%, não treme nada, so espero que tenho uma vida util satisfatória, gastei R$ 200,00 pelas peças e mão de obra.

amithai
11/06/2013, 16:58
Q chevy é essa?

Legal que deu certo...ja comprei os calços, só falta coragem pra trocar...eu mesmo vou tentar. VC acha q é dificil?

alexfneo
12/06/2013, 16:06
Voce sozinho não vai conseguir, pois precisa levar os calços antigos para a retifica para tirar as borrachas, pois os calços da chevy são colocados no lugar dos antigos. Vai precisar de um mecânico que como dizemos popularmente, saiba fazer "gambiarras". Abraços

Geraldo Queiroz
25/11/2013, 21:40
Olá Pessoal. Sou novo por aqui mas gostaria de relatar que estou sofrendo com esses coxins de motor da TR4. O problema é exatemente o mesmo relatado (quando para o carro no semáfaro com o D engatado + ar o carro envelhece 10 anos, parece uma carroça. Acelerou um pouquinho, rejuvenece... que bom se fosse assim com a gente, ha, ha, ha.).
Quando fui trocar os coxins (TR4 2003 AT), vi realmente que havia óleo dentro. A borracha estava rasgada e vazou tudo. Iniciei a busca na concessionária, depois nas lojas, internet e desmanches.
Não consegui nada. O preço na concessionária era mais de 1.200 reais cada, fora mão de obra, e iria demorar porque só na fábrica. Optei por recondicionar. Foi injetada borracha maciça em ambos os lados. Trocou, ficou beleza e barato (500 com mão de obra os dois lados). Com o tempo, a vibração que havia melhorado uns 90% foi voltando, e durante meses pesquisei em diversos lugares (Curitiba, Londrina, São Paulo, pois viajo muito). Achei na concessionária de Londrina por R$ 900 de um lado. A concessinária disse que era original. o código era um tal de MR510313. Não comprei, mas gravei aquele código. Varios meses depois, encontrei em um ferro velho. Meu mecânico disse que era arriscado, pois poderia estar no "fim da vida". Finalmente um ano depois, achei em uma importadora 2 coxins novos, código MR510312 e MR510313 por R$350 cada. Comprei feliz da vida. Mandei trocar e advinha? Ficou bem pior que os recauchutados, rs, rs, rs.
Depois disso, fiz um contato com o SAC da Mitsubishi. Perguntei tudo e mais um pouco. Fui muito bem atendido. Me disseram coisas que fiquei mais confuso ainda:
1- O COXIM DA TR4 NÃO É HIDRÁULICO (mas como não, tenho certeza que eu vi graxa vazando...);
2- Os códigos seriam 1093A006 e 1093A007 e não MR510312 e MR510313 para os lados esquerdo e direito, respectivamente; e
3- Os preços sugeridos por Catalão seriam $1.350,00 e R$1.202,00 respectivamente.
Depois, pesquisei na internet e descobri informações interessantes com esses códigos, quando coloquei no google. Parece que é tudo a mesma coisa. Vem da china, são sim de borracha e um é reposição do outro.
O link a seguir parece resolver esse enigma:1093A007 - Engine mounting & support for Mitsubishi Pajero IO LRXC9 - Auto parts (http://mitsubishi.epc-data.com/pajero_io/h77w/lrxc9/engine/engine-mounting-support/2917,2918,2919,2920/)

Minha conclusão é a seguinte. Os coxins novos que as concessionárias vendem, são os mesmos que as importadoras vendem, só que 3 vezes mais caros, e são de borracha sim, não existe mais o hidráulico, que acredito que eram os primeiros da IO japonesa e das primeiras TR4.
O formato é o mesmo até hoje, mas os mais novos usam é esse de borracha mesmo.

Meu carro, como é mais velho, uso em trilha, é que está desmontando. Meu único consolo é não ter gasto 3 mil reais (gastei nessa troca troca uns 1.200) para descobrir isso.

Enfim, coxim de motor da TR4 pra reposição, é o mesmo para todos os anos, e o das concessionárias e o das lojas do mercado livre são iguais, isso se tiverem esse código acima, mas são de borracha e NÃO EXISTE COXIM HIDRÁULICO DA TR4 NOVO, NEM AQUI, NEM NA CHINA NEM NO JAPÁO. Melhor que isso e mais barato é recondicionar o velho!

Abraços a todos (não aguento mais pensar em coxim....)

Abraços.
Enfim, depois de tudo isso, estou desanimado

amithai
26/11/2013, 09:51
Pronto seu Alex, eu mesmo consegui...adoro quando alguem fala que eu nao vou conseguir!Claro que muitas vezes me dou mal. Realmente arrancar a borracha velha do lugar(pq eles so vendem a parte de dentro) foi f.... Na marretam conseguir enfiar um pedaço de ferro na minha barriga que furou a camisa....LEGAL!!!!

Mas tirar e botar é moleza depois q se aprende...

Grande Abraço

PS: O coxim da tr4 05 q tava no meu carro era hidraulico(uma eca, ficou vazando na minha garagem..) e o q botei "o cara do ML" disse que era hidarulcom claro q nao furei pra ver

É isso ai, trocando infos aqui nao deixamos eles nos fazerem de idiotas!

italo_dbs
26/11/2013, 16:27
A minha tbm da uma vibrada, porém já troquei os dois coxins pois estavam em péssimo estado, e a tremida ainda continua só que apenas quando tá em marcha lenta, que o rpm caí p menos de 1. Isso está correto? caí p menos que um o RPM?

amithai
26/11/2013, 16:37
A minha tbm da uma vibrada, porém já troquei os dois coxins pois estavam em péssimo estado, e a tremida ainda continua só que apenas quando tá em marcha lenta, que o rpm caí p menos de 1. Isso está correto? caí p menos que um o RPM?

Cai sim, supernormal isso. A vibração não. Pesquise mais...

Growlandia
29/11/2013, 00:10
[QUOTE=Manoel Queiroz;1583192]Tive um problema similar com a minha TR4 AT 2004. A marcha lenta não se sustenta e o carro trepida devida a baixa de rotação do motor, ao engrenar a marcha fora de P ou N ou quando se liga o ar condicionado, porem qdo voce esta usando o acelerador com a rotação acima de 900 rpm o problema desaparece. Não é isso? Neste caso, há uma solicitação extra de potência do motor que deve ser corrigido pelo motor de passo que por sua vez ajusta a demanda de ar para o motor quando a borboleta da alimentação de ar está fechada.

Boa noite à todos,

Agora fiquei na dúvida... o problema são os coxins ou motor de passo/cabo do chicote rompido?

A minha TR4 começo a fazer isso do nada... (descarregou a bateria) e quando voltou ficou assim... toda tremendo quando engata D OU R, na lenta fica de boa.

Percebi também que o consumo de combustível aumentou!

Vou fazer revisão para viajar e não quero tomar nenhum balão comprando peças desnecessárias.

Por favor, aceito sujestões.

TR4 Automática

saulo_borges
29/11/2013, 22:29
Pessoal, a minha TR4 AT 05 estava exatamente assim como descrevem. Trocados os coxins do motor por originais hidráulicos. Ficou zero.

Geraldo Queiroz
04/12/2013, 10:06
Growlandia. Se tua TR4 começou a ter esse problema após descarregar a bateria, pode ter faltado o cuidado de "resetar a marcha lenta" original, conforme o manual de serviços prevê. De tanto pesquisar sobre isso (vibração), encontrei essa possibilidade que vc citou. Lá nessa postagem, o colega passou um hiperlink bem legal, que se refere tanto a IO 1.8 qto à TR4 2.0, com vários manuais que as oficinas devem seguir. Em um deles (a indicação está lá na postagem), tem uma página específica de como realizar um procedimento que se parece com"resetar a lenta", que ele chama de "Idle Learning Procedure" que traduzindo seria "Procedimento de Reconhecimento da Lenta". Copiei o original em inglês aqui embaixo. Para facilitar, vou arriscar uma tradução resumida tupiniquim.

"1. Quando desconectar o cabo da bateria ou da Central Eletronica (ECU), tem que ter um procedimento de aprendizagem de marcha lenta (Idle Learning Procedure).
2. Ligue o motor, esquente até 85C ou mais e desligue. Depois de 10 segundos religue. Deixe funcionar em lenta 10 minutos no P se for automática ou no ponto morto se for manual. Ar condicionado desligado. Desligue o motor. Religue por mais 10 minutos, mesmas condições da transmissão, mas com o ar condicionado no máximo e janelas totalmente abertas.
NOTA: Se durante essa operação o motor apagar limpe a válvula do acelerador (throttle valve) e repita a operação."

Pelo que entendi de um vídeo do "Doutor Carro" do youtube, que ele diz que o povo não sabe diagnosticar se o problema é no motor de passo, e vai logo trocando essa peça, é que tem que testar antes, com multímetro, outra peça: o posicionador da borboleta, porque normalmente ele dá uma leitura errada, informa a Central Eletronica errado, e esta por sua vez transmite uma ordem errada ao motor de passo, que também é chamado de atuador da lenta, que está correto, mas acaba não conseguindo sustentar a lenta.

MORAL DA HISTÓRIA: dá para tentar fazer um reset da Central em casa. Na pior das hipóteses, vai ficar igual.

Abs

PRECAUTIONS BEFORE SERVICE
LEARNING FUNCTION OF GDI ENGINE

1. Purpose

On the GDI engine equipped cars, when replacement of the ECU (for engine control) or resetting of the battery* has been performed, an idle learning function of the ECU (for engine control) will be required.

The idle learning function will be completed by running the engine at idle by the following procedure.

NOTE:
*: Disconnection of ECU (for engine control) battery backup power supply (disconnection of battery terminals or ECU connectors).

2. Idle Learning Procedure

(1) Start the engine, and warm up the engine until its coolant temperature reaches 85°C or higher. When the engine coolant temperature is 85°C or higher, you have only to turn the ignition switch to the ON position.

(2) Turn the ignition switch to the LOCK (OFF) position, and stop the engine.

(3) After lapse of ten or more seconds, restart the engine.

(4) Run the engine at idle for ten minutes under the following conditions.

Transmission: Neutral (P range for automatic transmission)

Air conditioner and heater: Not operational

Engine coolant temperature: 83°C or higher

(5) Stop the engine

(6) Restart the engine, and run it at idle for ten minutes under the following condition.

Transmission: Neutral (P range for automatic transmission)

• Air conditioner: Operational (Temperature set at “maximum cool”, fan at high speed,
and windows fully opened)

Engine coolant temperature: 83°C or higher

(7) Repeat steps (5) and (6).

NOTE
1) When the atmospheric temperature is 20°C or more and the air conditioner has continuously been operated, step (7) may be omitted.

2) During idling operation of the engine in steps (4) and (6), when engine operation switches from lean operation to stoichiometric operation, engine stall can occur. In this case, clean the throttle body (throttle valve) thoroughly, and then repeat step (1) and the subsequente steps.

antoniogeo
04/12/2013, 11:37
Pessoal, a minha TR4 AT 05 estava exatamente assim como descrevem. Trocados os coxins do motor por originais hidráulicos. Ficou zero.

Saulo,

Gostaria de saber se você fez esta troca aqui em BH, onde encontrou os coxins????... concessionária????... e quanto custou????...

Abraço!!!...

saulo_borges
05/12/2013, 23:07
Saulo,

Gostaria de saber se você fez esta troca aqui em BH, onde encontrou os coxins????... concessionária????... e quanto custou????...

Abraço!!!...

Antoniogeo,

Comprei no amayama.com. Vai com fé que funciona perfeito. Os dois custaram aproximadamente R$ 1.000,00 com impostos e frete. Depois leve para o seu mecânico. Você está em que região de BH?

antoniogeo
07/12/2013, 18:32
Antoniogeo,

Comprei no amayama.com. Vai com fé que funciona perfeito. Os dois custaram aproximadamente R$ 1.000,00 com impostos e frete. Depois leve para o seu mecânico. Você está em que região de BH?

Noroeste, moro no bairro Califórnia...

Já fez uns passeios bons com sua TR4???... tem uma turminha boa aqui que tá sempre marcando alguma coisa... trilhas leves, passeios, coisas mais pesadas, enfim... qualquer coisa te aviso!...

Matheushroli
18/02/2017, 20:38
Costalonga, tenho uma pajero sport 04/05 e esta trepidando so na marcha ré, pode ser isso tambem ou pode ser algo mais serio?

Yann TR4
13/03/2018, 23:20
Olá amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com essa tremedeira.
Troquei o atuador, mas não precisava, bastava limpar com um descarbonizante o original. Limpei o TBI com descarbonizante (CAR80..R$16,00) pra melhorar o fluxo, saquei os fios da bateria e horas depois executei o procedimento de reset da marcha lenta conforme manual.
Tudo isso é a tremedeira continuava quando parava no semáforo ou quebra-molas.
Levei em um novo mecânico, ele deu umas voltas e descobriu o problema:
FREIOS DIANTEIROS COM MAIS FLUXO DE ÓLEO DO QUR OS TRASEIROS, ou seja, as rodas traseiras empurravam por estar engatado e as dianteiras seguravam o carro..isso fazia o carro tremer como se fosse desmontar. Ele ajustou igualando a pressão de óleo sem me cobrar nada (rsrs), procedimento simples que resolveu de uma vez por todas o problema da tremedeira.

adriano84
14/03/2018, 15:41
Olá amigos,

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com essa tremedeira.
Troquei o atuador, mas não precisava, bastava limpar com um descarbonizante o original. Limpei o TBI com descarbonizante (CAR80..R$16,00) pra melhorar o fluxo, saquei os fios da bateria e horas depois executei o procedimento de reset da marcha lenta conforme manual.
Tudo isso é a tremedeira continuava quando parava no semáforo ou quebra-molas.
Levei em um novo mecânico, ele deu umas voltas e descobriu o problema:
FREIOS DIANTEIROS COM MAIS FLUXO DE ÓLEO DO QUR OS TRASEIROS, ou seja, as rodas traseiras empurravam por estar engatado e as dianteiras seguravam o carro..isso fazia o carro tremer como se fosse desmontar. Ele ajustou igualando a pressão de óleo sem me cobrar nada (rsrs), procedimento simples que resolveu de uma vez por todas o problema da tremedeira.

Jamais ia imaginar isso, a minha esta com essa tremedeira e o diagnostico foram os coxins dos motores. Vou trocar e posto o resultado. Vibra que nem carro veio.

Sérgio Rolim
29/07/2019, 22:58
Minha Pajero TR4 2004 Automática, quando eu parava no farol parecia que iria desmontar de tanto que tremia, ela tremia ainda mais quando ligava o ar condicionado, o problema foi resolvido quando troquei os coxins de motor, lado direito e esquerdo, de peças gastei R$ 600,00 e não de obra R$ 200,00, virou outro carro, ficou uma manteiga para dirigir...

alexjuliano
17/06/2020, 16:12
boa tarde pessoal,tenho uma parejo TR4 4x4 2003,estou sentindo vibração e um leve soco na hora de passar a alavanca do cambio de P para D ou R,no N e no P motor lisinho,quando troco para uma das duas opções alem de um tranco leve o o carro treme.....ja verifiquei os coxim e estão bons.....a alguns dias minha bateria amanheceu morta,tive que fazer uma chupeta pra ligar,e apos isso venho notando dia apos dia que esta acentuando ambos os sintomas....alguém pode me dar uma ajuda??,se é para fazer reset de injeção eletrônica,se pode ser óleo da caixa de cambio automático....fico grato desde ja