Ver Versão Completa : Vitarinha 1992 pra Machu Picchu
frmalheiros
18/10/2011, 19:01
Alô amigos!
Fui convidado a ir pra Machu Picchu agora em janeiro/2012 pra ver a final do Dakar em Lima. Detalhe, puxando uma carretinha pra moto.
Gostaria de receber dicas dos Vitaristas para algumas coisas:
1) São 9 mil km e gostaria de alongar a relação de marchas dos vitara. Pelo menos o meu a 3.000 RPM esta a apenas 100km/h. O que poderia ser feito? aumentar o diametro dos pneus, estou usando 215x75x15.
2) Pra amaciar um pouco o bicho. É duro d+. Molas do santana, que deixam mais alto, amaciam tbem a suspensão?
3) recomendação de peças sobressalentes: Velas, correias, bomba d´agua, etc. O que levar?????
4) Nunca viajei com ele e a capota ta detonada. sem os grampos dianteiros (só na pressão). Essa capota bate muito em estrada. Cordilheira dos andes faz muito frio e sem capota num tem condições.
5) Em relação à carreta de moto. Pesa muito pro vitarinha, força o motor do danado?
6) Será necessitario alguma adaptação devido ao ar rarefeito? O meu vitara é sistema de injeção eletronica, mas parece que o sistema é hibrido, meio injeção e meio carburador.
Qquer dica sera bem vinda, estou com esse vitarinha a 1 mes e não conheço o jeitão e manias dele ainda.
Abraços
Eduardo Alemão
18/10/2011, 19:20
Tenho certeza que o Vitara encara essa, mas o ideal era tu fazer algumas viagens menores antes pra sentir o carro e já ver possiveis problemas.
No mais deve ser uma bela viagem!
frmalheiros
18/10/2011, 23:44
Blz Alemão!
A viagem é espetacular, ja conheço de moto, alias ja tenho mais de 45 mil km estrada....agora de jeep é tudo novidade.
Só não quero fazer dessa viagem um sofrimento, por isso o interesse em amaciar o vitarinha e viajar com o motor folgado....Eu to achando a relação de marcha dele muito curta....isso por que tem 5 marcha.
Bração
www.amigoestradeiro.com (http://www.amigoestradeiro.com)
Inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!i nveja!inveja!inveja!inveja!:parede::parede::parede ::parede::parede::parede::parede:
Bricadeira!!!! O vit aguenta mole! ALguma revisão antes e tudo certo! Vai fundo, irmão!!!!
1º Oleos todos novos, freios, velas e cabos novos, revisa sistema de arrefecimento, alem de uma revisão geral;
2º Não recomento aumentar a relação, pois vai precisar de força para puxar a carreta e tbm subir a cordilheira;
3º Na altitude o recomendado é retirar o filtro de ar;
4º Não force a viatura quando cair o giro em subidas, etc! procure sempre diminuir uma marcha;
5º Suspensão: molas de santana frente e chevette atras, amortecedores do monza atras, deve de melhorar;
6º Capota nova ou pega uma emprestada
Quanto as peças, não sei dizer, mas anda bastante na viatura antes da viagem!
Mauricio Rossetto
19/10/2011, 13:39
Companheiro, tenho um Sidekick 92 (4 portas) e creio que deva ser a mesma "configuração" de mecanica que o seu. O meu é o motor 1.6 16 valvulas com injeção, se o seu for 8 valvulas creio que devam andar igual. O seu é mais leve, e creio que a carretinha não pese tanto. Vai gerar um consuminho maior de combustivel. Infelizmente é jipe, e jipe têm as relações curtas. Viajo com fequencia de Resende pra Bahia e outros estados como Goiás e não é tão confortável e ágil como um carro de passeio. Na estrada tenho que ter paciência e usar uma distância maior para ultrapassagens que de outros com carros de passeio, SUVs modernos e Pick-UPs, na verdade ele se comporta como um carro 1.0 dos atuais, sendo bastante otimista. A suspensão mais dura pode ser melhorada, não fiz isso ainda, mas creio que se consegue alguém no fórum com essa experiência, pois creio poder haver o risco da perda de estabilidade do carro, o que seria pior que ele ser duro. É isso mesmo, na prática é 100Km por hora. Com o pneu 225x75x15 ele faz exatamente 100,1 Km por hora. Se aumentar o diâmetro perde em força do motor proporcionalmente, ou seja, quanto maior o dâmetro, menos força final terá, por exemplo, se você precisa trocar de quinta para quarta no final de uma subida porque está perdendo velocidade, vai precisar fazê-lo antes, no meio da subida por exemplo, vai sentir que ele ficou mais fraco. Com os pneus 215x75x15 a velocidade real é 98,1 Km/h. Acho que está com pneus ideais já que está puxando uma carretinha. Se tiver que acompanhar outros carros, dependendo dos carros vão ter que te esperar ou você esguelar o bichinho.
Você pode levar de peças sobressalentes correias, a BOMBA DE GASOLINA, e outras bombas se puder. Coisas que podem ser revisadas e trocadas como pastilhas de freio, podem ser trocadas antes de ir, e você ficar tranquilo com elas. Outra coisa que vale a pena é levar a lista de peças que podem ser substituidas e o máximo de documentação do carro, como por exemplo esquema elétrico caso tenha alguma pane como relês.
O fato do ar rarefeito não deverá te trazer problemas, o seu carro é injeção eletrônica, não é carburado.
A capota com problemas é uma manutenção que deverá fazer, consertar o que não tiver com o funcionamento correto e ajustar para que não passe aborrecimentos ou até problemas. Isso é algo que já identificou e creio que deva se preocupar. Veja se têm algum capoteiro que seja bom ou indicado por alguma loja especializada em Vitara, tipo Suzucar que possa te dar alguma orientação. Eles também têm peças se estiver algo quebrado ou desgastado.
Ter o carro em perfeitas condições e o motor com funcionamento 100% é o que trará sucesso nessa aventura. Se algo acontecer fora do previsto será parte da aventura, e não algo a se arrepender.
Pode ajudar por exemplo, aditivos no motor e diferenciais como Molikote, que em Sampa não é difícil de encontrar e diminuem o desgaste das peças. Eu uso a anos e creio que ajudam, pois nunca tive problemas mecânicos com caixas, diferenciais e motor. E digo isso com experiência em Niva, que têm mecânica mais frágil que o Suzuki e eu já rodei quase o Brasil todo de Niva. De Suzuki tô nas nuvens, e olha que é "velinho" também. Não vejo nada que impeça de você ir e voltar tranquilo, rodo 3mil Km por mês com o meu sem problemas. Meu motor dá uma fumadinha de manhã, consome 1 litro de óleo a cada mil quilometros e tô tranquilo, nem sonho em mexer nele. Se fosse para eu ir com o meu, iria sem preocupações em relação a motor. Só que deve ser a 3mil RPMs, ou seja, a 100Km por hora de velocidade cruzeiro, assim não terá problemas. Outra coisa que deve revisar são as mangueiras de radiador, já vi Vitara parado na estrada Rio-Teresópolis com uma das mangueiras do radiador furada e a família chateada, condenando o carro, e tive que mostrar revistas 4x4eCIA para provar que eles estavam um um dos melhores jipes na mão. Feito esse check-up, pode ir sem medo, vai levar o veterano para mais uma aventura!
Mauricio Rossetto
19/10/2011, 14:30
Um esquema elétrico e procedimentos, creio que a única coisa que possa gerar surpresas (pelo menos é o que acontece comigo)
Maurício;
Gostaria do esquema elétrico assim para o meu Samurai 94
Vc sabe onde encontro? ou se vc tiver e puder mande para mim.
crangel19@hotmail.com
Um esquema elétrico e procedimentos, creio que a única coisa que possa gerar surpresas (pelo menos é o que acontece comigo)
frmalheiros
20/10/2011, 00:29
Blz Mauricio! :concordo:
O que não quero é esgoelar o bichinho. rs... Ele é injeção eletrônica então não preciso preocupar com o ar-rarefeito e não baixa nada de óleo.
Tinha por principio que “relação longa” era sinônimo de falta de força, porém, as vezes, mais velocidade final e “relação curta” ao contrario; menos velocidade final, porem mais força. O Vitarinha a meu ver esta fugindo a regra, pois:
a) tem relação curta;
b) Motor 1.6 8v (torque em baixa);
c) gasta muito pois o giro em estrada é alto.
No entanto tem pouca força em estrada, tanto que se não entrar forte na subida, terá que reduzir a marcha e velocidade de cruzeiro 100 ~ 110 km/h.:parede:
De fato estrada não é a praia dele, aliás, o negocio dele é praia. Rs...
Blz Mairo! :concordo:
Mesmo com injeção eletrônica vc acha necessário retirar o filtro ? Acho que vou aceitar sua sugestão de trocar as molas e os amortecedores traseiros, pois os dianteiro já vou trocar mesmo, estão os dois estourados.
Recomendado então:
LEVAR: Correias, bomba de combustível, bomba d´agua, velas, cabos de velas, reles, lista de peças alternativas, esquema elétrico
TROCAR: Todos os óleos, pastilhas de freio, jogo de pneus, filtro de gasolina, de oleo, de ar;
REVISAR: mangueiras, radiador, capota, sistema elétrico;
MELHORAR SUSPENSÃO: Molas de Santana na frente e de Chevette atrás, amortecedores do Monza atrás.
tem umas coisa que me preocupam, talvez por não conhecer bem o carro:
a) quando saio com ele, em baixa rotação, o carro da uma tremida, parece alguma coisa no câmcio ou na embreagem b) Tem uns estalos no diferencial, quando muda de marcha, que ja ouvi falar que é normal...sei la entende?!?!?
Obs: Se alguém tiver bomba d´agua, bomba de combustível, cabos de vela, de acelerador, de embreagem e tiver interesse em ceder, podemos fazer negocio. Não da pra comprar tudo, mas podemos fazer o seguinte: Eu levo os equipamentos, se usar, eu os compro, se não usar, eu devolvo. Já fiz isso com nas minhas viagens de moto e sempre funcionou.
Essa tremida pode ser sintoma de embreagem, tbm coxim de motor ou caixa!
A questão do giro não é uma regra, pois, qual situação gasta mais gasolina: numa subida puxando um reboque a 1500 RPM ou parado em neutro a 2500 RPM??? As vezes o giro ta baixo, mas o motor ta forçando tudo, gasta bastante e em outras o giro alto, mas com motor solto gasta menos! Então é importante vc não colocar pneus maiores para não perder o torque (força)
A bomba de combustível pode ser qualquer uma de 3 bar, hj em dia é universal! Quanto ao ar rarefeito, testa na hora, se começar a perder força, aquecer e/ou fumaça preta, vc para e tira o filtro!
"Estalos no diferencial" talvez sejam cruzetas do cardã com folga. Deite debaixo do carro e tente girar o cardã traseiro com a mão. Sinta a folga: >1mm=trocar cruzetas.
Imprime esses dois catálogos direto da fabrica suzuki e leva sempre no porta luvas!! rsrsrs
Vai te tirar de uma enrascada
frmalheiros
20/10/2011, 11:31
Vai ficar kra essa viagem!!!!
A folga na cruzeta foi confirmada...bem mais de 1mm :parede::parede::parede:....é kro pra arrumar esse negocio?
Em relação aos coxins não consegui observar...mas a lista de peças alternativas ja esta no porta-luva...inclusive compilei a lista numa planilha do excel, ta chick o negocio. :euforico:
Ta engrossando o check-list da viagem:
LEVAR: Correias, bomba de combustível, bomba d´agua, velas, cabos de velas, reles, lista de peças alternativas, esquema elétrico
TROCAR: Todos os óleos, pastilhas de freio, jogo de pneus, filtro de gasolina, de oleo, de ar;
REVISAR: mangueiras, radiador, capota, sistema elétrico, cruzeta (folga), embreagem pulando, coxins???;
MELHORAR SUSPENSÃO: Molas de Santana na frente e de Chevette atrás, amortecedores do Monza atrás, dianteiros ja estão fudidos.
minha opniao
deixe o carro o MAIS ORIGINAL POSSIVEL.. evite adapçoes, pois se der algum problema por lá pode ser mais complicado ainda p/ arrumar, já pensou se uma mola de chevette quebra? lá tem chevette?, amotecedor de monza, lá tem monza? entendeu o meu ponto de vista?
sobre a capota de lona, só se vc for muito doido ir numa viagem dessas com capota detonada. coloque uma capota nova e de boa qualidade se nao quizer passar frio e ter suas bagages ensopadas por chuvas
cuidado ao ficar levando peças sobressalentes demais, alem de ocupar espaço precioso, aumenta consideravelmente o peso ( que aumenta consumo, desgaste de amortecedor, freios etc..) procure levar apenas peças criticas do carro, que se estragar dificilmente terá nas autopeças locais... peças comuns como velas, oleo, filtros, etc.. qualquer autopeça tem.. procure levar peças que seja exclusivas do carro e cruciais a seu funcionamento, tipo, tampa e rotor do distribuidor, correia da bomba dagua/alternador, um bico injetor, um refil de bomba de combustivel, bobina, um rolamento de roda traseira e um de roda dianteira
vela por exemplo por exemplo, dificilmente as 4 vao queimar ao mesmo tempo.. se estragar uma, vc roda com 3 até chegar na autopeça mais proximo, idem p/ cabos de vela por exemplo..
muito importante antes da viagem é fazer uma revisao minunciosa no carro e trocar TUDO que estiver ruim ou 1/2 boca.. ou seja, eliminar ao maximo as possibilidades de quebra..
ferramentas é a mesma coisa, um kit basico com alicate, martelo e chaves das principais medidas usada no carro.
Lucas Kta
21/10/2011, 23:10
passou na minha cabeça de ir no meu Samuca pra Torres del Paines e Ushuaia ano que vem, mas desisti....acho que num vai aguentar. Quem sabe vendo aí o seu esforço eu num animo de novo?
Boa sorte na empreitada.
frmalheiros
26/10/2011, 11:19
Estive em Ushuaia em 2008 e a ventania é forte amigo, vai forçar e muito o motor...minha moto era uma xt660...forte pra caramba e a maquina não passava de 100km em determinados pontos...a chegada em Torres Del Paine por punta arenas é pior ainda. Os trechos de ripio são tranquilo pra carro. só alegria...a pista é plana...por esse lado acho que o vitara vai tranquilo tbem, meu problema pra janeiro é a cordilheira dos andes, "sobe e desce" do KCT e ainda puxando uma carretinha....putz.
Não vou usar meu vitrara em trilha, pelo pesada, alguem ja teve experiencia com amortecedor dianteiro RECONDICIONADO. sera que vale a pena? custa 150 dinheiros o par.
Ao invés de levar as bombas de oleo e agua, melhor levar refil???? É isso mesmo. Nem sabia que tinha isso.
Lucas Kta
26/10/2011, 13:28
pois eh rapaz, e justamente o motor que eu acho que não aguenta 15.000 km direto....
Estive em Ushuaia em 2008 e a ventania é forte amigo, vai forçar e muito o motor...minha moto era uma xt660...forte pra caramba e a maquina não passava de 100km em determinados pontos...a chegada em Torres Del Paine por punta arenas é pior ainda. Os trechos de ripio são tranquilo pra carro. só alegria...a pista é plana...por esse lado acho que o vitara vai tranquilo tbem, meu problema pra janeiro é a cordilheira dos andes, "sobe e desce" do KCT e ainda puxando uma carretinha....putz.
Não vou usar meu vitrara em trilha, pelo pesada, alguem ja teve experiencia com amortecedor dianteiro RECONDICIONADO. sera que vale a pena? custa 150 dinheiros o par.
Ao invés de levar as bombas de oleo e agua, melhor levar refil???? É isso mesmo. Nem sabia que tinha isso.
Caros,
em 2004 fui até Ushuaia, ida é volta pela Ruta 40 num Fiesta 1.0 ano 99, com 4 marmanjos gigantescos e bagageiro Thule.
Passamos pela Carretera Austral, Ruta 40, etc.. Naqueles tempos não rolava asfalto nestes trechos. NENHUM PROBLEMA, ZERO.
Vídeo:
Patagonia on Vimeo (http://vimeo.com/10397794)
Fotos:
Patagonia 04-05 (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/72157627497725476/)
Moral da história, (como bem disse o Fabil), vá com carro original e com a manutenção 100% em dia.
Retirar o filtro de ar é um crime. A poeira nos Andes é enorme (pela aridez), vai entupir tudo, além de destruir os cilindros. Jamais faça isso. Um filtro limpo não é impedimento.
Importante é sair com fluídos certos, sem vazamentos e com as mangueiras em dia. Se não tiver nada roncando vai ser tudo ok. Atenção ao fluído de arrefecimento, pois no Andes a temperatura à noite cai para até -20˚C. Se estiver com água, seu radiador e bloco vão estourar como lata de cerveja no freezer. O mesmo vale para o lavador do para-brisas, neste caso por lá vendem o líquido certo.
Motor 1.5? Faz com o pé nas costas. Minha primeira viagem para Ushuaia foi de Kombi e o cascalho começava em Bahia Blanca!
Abs
Clemente
pois eh rapaz, e justamente o motor que eu acho que não aguenta 15.000 km direto....
frmalheiros
26/10/2011, 15:15
check-list da viagem:
LEVAR: Bomba de combustível, bomba d´agua, velas, cabos de velas, reles, lista de peças alternativas, esquema elétrico;
TROCAR: Todos os óleos, pastilhas de freio, jogo de pneus, filtro de gasolina, de oleo, de ar, kit (correa + rolamento + tensor);
REVISAR: mangueiras do radiador, capota, sistema elétrico, cruzeta (folga), embreagem pulando, coxins???;
MELHORAR SUSPENSÃO: Molas de Santana na frente e de Chevette atrás, amortecedores do Monza atrás, dianteiros ja estão fudidos.
Atualizando...
frmalheiros
27/11/2011, 17:45
Pronto! um mes pra viagem começam os preparativos e gastos....KCTCAIPUTAQUEPARIU.
vitarinha ta com 106 mil km e as manutenções tem hora pra começar, pra acabar não:
* alternador - 600 reaus
* Gremalheira - 450 reaus
* mao de obra gremalheira - 250 reaus
* Recondicionamento na embreagem - 250 reaus
* 4 pneus Kumho 215x75x15 - 1.250 reaus
* Grauzinho nos detalhes da direção - 200 reaus
* amortecedores recondicionados - 170 reaus
tem mais...isso por enquanto.
Só quero ver se esse vitarinha vai dar pau quando eu subir as dunas atras desse povo do DAKAR :putz::putz::putz:
essa semana, arrumando os detalhes da direção vou fazer alinhamento e espero que PRONTO. Ei vou dar um rolé de 1.000 pra ver se esta tudo bem.
É esperar pra ver.
vou atualizar esse tópico e conforme for tendo tempo o meu site... www.amigoestradeiro.com . Fique a vontade pra dar uma ispiada.
Bração
frmalheiros
09/12/2011, 14:23
Vitarinha terminado.
Prontinho pra estrada...ispia o custo. talvez desencoraje alguem a fazer uma viagem dessa com o vitarinha. rs...
PRODUTO EFETUADO
alinhamento/balanceamento 10,00
Prisioneiro 10,74
filtro de ar 11,55
filtro de oleo 14,89
ventilador 40,00
coxim de cambio 94,00
Pastilha 120,00
Pivo suspensão 120,00
Bendix 124,00
Par disco Freio + m.obra 175,00
Amortecedor - par 170,00
mão de obra - gremalheira 250,00
recondic. embreagem 250,00
Barra direção - barra longa 300,00
Pneu 1240,00
Cambagem 200,00
mão obra - bendix 80,00
trocas de oleo 45,00
3255,18
Mas ta zeradinho...só falta o chero de novo :cool::cool::cool::cool::cool:
Blz, malheiros...
[]'s tristes com o preço da cambagem...:(
mauricio_silva
09/12/2011, 17:36
Olá.
Cara, que aventura você vai encarar!!! Parabéns!!!
Se me permitir, lá vai mais alguns "pitacos":
-Tire toda a água do sistema de arrefecimento do motor. Coloque anticongelante (no manual do carro deve ter as especificações). Só anticongelante.
-Com respeito ao limpador de para-brisas, tire toda água e coloque uma mistura de água e álcool isopropílico (não é difícil de achar; em farmácias especializadas tem, com certeza) na proporção de, no mínimo, 50/50. Pode aumentar a proporção de álcool, mas não da água. Para limpar o para-brisas, adicione a mistura um frasco do aditivo para limpador de para-brisas.
-Se possível, calibre e mantenha os pneus com nitrogênio.
-Leve, pelo menos, um pneu extra além do estepe.
-Verifique se o sistema de ar quente está funcionando bem.
-Ande com um par de óculos escuros e outro de lentes amarelas. Faz diferença.
-Leve uma folha com seus dados de saúde (tipo sanguíneo, alergias a remédios, etc). Previnir nunca é demais...
Aproveite a viagem!!!
[]s.
Vitarinha terminado.
Prontinho pra estrada...ispia o custo. talvez desencoraje alguem a fazer uma viagem dessa com o vitarinha. rs...
PRODUTO EFETUADO
alinhamento/balanceamento 10,00
Prisioneiro 10,74
filtro de ar 11,55
filtro de oleo 14,89
ventilador 40,00
coxim de cambio 94,00
Pastilha 120,00
Pivo suspensão 120,00
Bendix 124,00
Par disco Freio + m.obra 175,00
Amortecedor - par 170,00
mão de obra - gremalheira 250,00
recondic. embreagem 250,00
Barra direção - barra longa 300,00
Pneu 1240,00
Cambagem 200,00
mão obra - bendix 80,00
trocas de oleo 45,00
3255,18
Mas ta zeradinho...só falta o chero de novo :cool::cool::cool::cool::cool:
Pô malheiros, desencorajar o quê, kra... DÁ É VONTADE DE IR ATRÁS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vê se dá prá ir atualizando o teu site...prá gente acompanhar (babar!)
BOA VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:euforico::palmas:
telmopinheiro
09/12/2011, 18:59
Que dia você vai?
jorgeffn
10/12/2011, 16:54
A aventura de um mineiro que rodou pela América do Sul em dois Vitaras...
Onde couber o seu sonho - VRUM - Notícias (http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2011/11/13/interna_noticias,44842/onde-couber-o-seu-sonho.shtml)
abs
E aí malheiros???? Como foi a viagem? Desapareceu?