Ver Versão Completa : OM-364 ou 14B ?
Bom, não achei nenhum tópico do gênero, então, qual desses dois motores vai melhor tanto pra trilha leve e pesada como para estradas normais, qual vai melhor na 4x4 simples tanto na lenta, tanto na reta como na subida, preço de manutenção, retificação, etc. etc. ?
No aguardo att.:pipoca:
Agora vc mexeu num vespeiro hehehe :twisted:
Esse tema é controverso e costuma despertar paixões.
Vc não informou se está se referindo a bands ou para adaptar o motor em outro projeto. Para adaptação o 14b vai melhor pq é mais leve e versátil.
Agora vamos as perguntas :
Para trilhas : O 364 tem + torque em baixa e o 14b é + leve e dá mais giro. Na minha opinião um empate técnico com ligeira vantagem para o 364.
Estrada : Goleada do 14b. É mais suave e elástico, o que facilita muito em ultrapassagens por ex.
Manutenção : Ponto pro 364. Por compartilhar a mecânica com os caminhões MB vc encontra peças em qualquer lugar, já o 14B tem peças, mas nas lojas certas. Por ex. se vc precisar de um filtro de diesel no meio da transamazônica, com certeza vc acha pro 364 já o 14b vai ter dificuldade. O custo das peças do 364 tb é + barato embora as as do 14b não sejam nenhuma exorbitância .
Ambos motores se bem cuidados duram a vida toda.
Minha opinião pessoal ( me preparando p levar pedradas ) : Não trocaria o 14b por um OM.
Turbinados, ambos viram um monstrinho.
Abs
Fabiano
É tipo, em alguns meses provavel irei comprar uma bandeirante, já vo começa a pergunta hehe mas gostei da resposta Dimasi.
Bom se tiver mais alguma opinião, postei ai.
Abraço :)
junior888
18/10/2011, 12:34
Como disse nosso amigo Dimasi, vc mecheu em um vespeiro...esse tópico vai da o que fala, hehe....
Na minha opniao, OM 364 leva vantagem na trilha, mas perde um pouco na estrada, já o 14B leva vantagem na estrada e perde um pouco na trilha.
Não estou falando que nao da para andar na estrada com o OM 364, e que nao da para fazer trilha com 14B, agora, se turbinar um OM 364, te garanto que pega um 14B na estrada (experiencia própria).
Já dirigi uma MB e tambem uma 14B, o 14B é mais silencioso e elástico, o MB é um pouco mais barulhento e tem mais torque, cada um deles tem suas qualidades e seus defeitos....
Mas nao podemos esquecer das OM 314 tambem, que sao ótimas viaturas.
Abraço, qualquer coisa é só perguntar!!
RODRIGO TOMITÃO
18/10/2011, 15:28
eu comprei um 14b pra por no javali, ja que ja tinha o cambio 5m da band tambem, mais minha opinião é que os dois são otimos motores....
É, aqui na cidade tem duas toyotas a do Junior (acima) que é OM 364 e tem outra 14B, tanto uma quanto a outra vão muito bem.
Resolvi fazer este tópico por justa causa que em algum tempo provavelmente vo compra uma, ai fico uma duvida, tipo de gastos e tals...
Se tiver mais alguem, fico no aguardo, e obrigado ai vocês que postaram! :)
Abraço.
Mateus.
elmestizo
18/10/2011, 19:30
Resposta de quem já teve quase todos os motores em band: Se não for para trabalho pesado, 14b....
Procure andar nas bands e veja qual mais te agrada. Agora, mais importante que qual motor, é o histórico da viatura.
Abs
Procure andar nas bands e veja qual mais te agrada. Agora, mais importante que qual motor, é o histórico da viatura.
Abs
É Dimasi isso que to procurando fazer...
junior888
18/10/2011, 20:35
É Dimasi isso que to procurando fazer...
Se tu quiser, uma hora dessas quando agente for fazer trilha, te deixo dirigi.
Abraço
Se tu quiser, uma hora dessas quando agente for fazer trilha, te deixo dirigi.
Abraço
Haha pode dexa :D
Abraçs
A do júnior não serve. É ponto fora da curva, vai ser difícil axar outra ssim huahuauha.
A do júnior não serve. É ponto fora da curva, vai ser difícil axar outra ssim huahuauha.
Hahaha Tb acho que vai se dificil eu acha uma igual... Mas ja da pra senti o gostinho né :D
junior888
18/10/2011, 21:16
uhsauhsauh, tambem nao é pra tanto né gente, uahsuahsuh
Abraço ai !!
hercilio.neto
18/10/2011, 21:40
Comprei o meu jipe ha 40 dias.
Queria um motor 709, acho os motores Mercedes mais simples. Não é só questão do preço das peças, é a facilidade de encontra-las. Além dos mecânicos terem mais conhecimento sobre ele. Isso dá uma tranquilidade quanto a manutenção. É a essência do Bandeirante - Robustez e Simplicidade
Mas vi que não é fácil achar Band com motor OM364 e cambio de 5 marchas, para comprar. Essa configuração só existe 93 e alguns 94. São realmente raros.
Quando achei, não pestanejei. A carroceria, tapeçaria e pneus estão judiados, mas a mecânica está joia e já veio turbinada. Devagar vou arrumando tudo.
A realização de um sonho.
Meu voto. OM364.
estyvybeykr
18/10/2011, 22:08
Alem da complexidade que esse topíco vai gerar, ainda gerará controversias e discurções variadas.
Minha band velha de guerra quando a comprei, tinha câmbio de 04 marchas seco, direção queixo duro, freio a tambor nas quatro rodas e outras antiguidades que nem me disponho a escrever aqui.
Porem hoje ela esta quase do jeito que quero, Om 314 turbinado e intercoolado, câmbio de 05 marchas que vêio junto uma sinfõnia que não para de tocar, direção hidraulica originale, freio a disco nas quatro rodas originale, eixo trazeiro flutuante, eixo dianteiro com barra estabilizadora e etc etc etc e muitas outras perfumarias.
Ou seja, adquira uma band.
Seja ela com OM 314 ou Om 364 ou 14B ou ainda que seja sem motorização e faça dela seu hobby pessoal.
KKKKKKKKKKKK Acabei de F#$3R o juizo do amigão. KKKKKKKKKKKK
estyvybeykr
18/10/2011, 22:16
Falei tanta MERCADORIA que esqueci de dizer que estou usando hoje pneus 33" + Câmbio 05 marchas e relação 10x37
QUE ELASTICIDADEEEEEEEE, TEM HORA QUE FICA DIFICIL DE ATURAR.
bom vou dar minha opinião seguindo apenas a forma como utilizo minha toyota...trabalho duas vezes por semana em uma cidade que fica a 100km de distância, e não quero outra vida... só vou com minha toyota com motor 14b, super eficiente na estrada, responde bem nas ultrapassagens e é econômico.
para aproveitar o tópico pergunto aos mais experiêntes: de sexta feira pra cá minha band tá saindo uma fumaça mais escura pelo cano de descarga...pode ser a qualidade do diesel ou algo mais preocupante?
abraços a todos
hercilio.neto
18/10/2011, 23:13
...de sexta feira pra cá minha band tá saindo uma fumaça mais escura pelo cano de descarga...pode ser a qualidade do diesel ou algo mais preocupante?
Tubino,
é só quando liga, ou o tempo todo?
valeriano
19/10/2011, 11:00
Bom, não achei nenhum tópico do gênero, então, qual desses dois motores vai melhor tanto pra trilha leve e pesada como para estradas normais, qual vai melhor na 4x4 simples tanto na lenta, tanto na reta como na subida, preço de manutenção, retificação, etc. etc. ?
Tentou usar a busca?
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/17884-adaptacao-motor-709-x-14b.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54081-om364-x-14b.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/3907-motor-709-a.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/65417-bandeirantes-motorizacoes-e-ajuda.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/50280-como-escolher-uma-toyota-bandeirante.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/60226-qual-o-melhor-motor-p-bandeirantes.html
E eu nem olhei todos os resultados da busca. :concordo:
junior888
19/10/2011, 12:42
OM 364 tem 27mkgf de torque a 1400 RPM, é por isso que para trilha eu escolho ele, e já se vc turbinar entao, vai acompanhar o 14B na estrada.
Abraço...
hercilio, boa tarde.
quando eu ligo ou acelero sai um pouco mais, porém quando estou parado no sinal por exemplo percebo pelo retrovisor que ta saindo um pouco tb.
um abraço
gustavo tubino
Tentou usar a busca?
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/17884-adaptacao-motor-709-x-14b.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54081-om364-x-14b.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/3907-motor-709-a.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/65417-bandeirantes-motorizacoes-e-ajuda.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/50280-como-escolher-uma-toyota-bandeirante.html
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/60226-qual-o-melhor-motor-p-bandeirantes.html
E eu nem olhei todos os resultados da busca. :concordo:
Eu procurei e não achei, desculpa se vc achou! --'
hercilio.neto
19/10/2011, 22:28
Tubino
Veja se não é esse o caso
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/81987-fumaca-preta.html
Gustavo
O 14b regulado no padrão não solta fumaça preta em nenhuma situação, mas fica amarrado, então se solta um pouco de fumaça em acelerações pode ser considerado normal. Agora se fumaceia em lenta pode ser bico mijando ou bomba desregulada. Leva numa autorizada bosh que mexe com bicos e testa e só depois parte p bomba.
A minha soltava mta fumaça e tinha funcionamento irregular, tava com os lacres originais de fábrica após 16 anos :shock: Tive que trocar os 4 bicos e retificar a bomba. resultado da brincadeira 3K. Agora pode ficar 10 dias parada, no frio que pega no estalo e não solta fumaça. Em compensação ficou presa d+. Voi pedir o bombista para abrir um pouco a BI :evil:
esse tópico é uma aula : http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/94233-diagnostico-pela-fumaca.html
Abs
hercilio e dimasi,
obrigado pelas dicas. vou ler os dois tópicos e amanhã já marquei para levar a band em uma oficina especializada na minha cidade.
um abraço
gustavo tubino
pedro bonadio
20/10/2011, 20:31
Velho, ainda não vi nenhum motor MB andar junto com o 14B, nem em trilhas nem em asfalto. Aqui na minha região, metade dos carros de trilhas são band, e só uma é 14B.
As outras sejam 608/709 não aguentam, não giram, e quebram!
A 14B, é uma toyota muito mais dimensionada.
O dono da 14B, anda TODO final-de-semana, junto comigo(jeep/troller) e com um amigo que tem troller.
Ela, anda fazem 6 anos seguidos, e até hoje, só estragou Bomba Injetora(estava com mais de 100milKm) e os filtros foram trocados, somente isso! E ela já tombou.
Algum tempo atrás, ele abriu a bomba e alterou a rotação. Só nisso, ela está acompanhando Troller 2.8 e 3.0 com motor original na trilha, no asfalto perde pela falta do turbo. Porém fumaceia muito(como todo carro com bomba aberta)
Já as com motor mercedez(maioria), são horríveis(apesar de todas terem redução e câmbio 5/4 marchas), é um motor que não tem giro, não tem potência, o torque é muito lá embaixo, é um motor MUITO pesado. Todas elas só andam em 1ª reduzida em lama, erosões, etc... Colocar a 2ª reduzida, ela "xoxa" e não vai(1ª-ela esguela, coloca 2ª ela morre). Fiquei decepcionado. E além disso, 70% das MB já deram problema na bomba(igual à 14B, normal) e o custo? O mesmo.
O 14B, turbinado é um motor pra dar show(regulagem de bomba, turbo, intercooler, escape, filtro), ele chega perto de 150~160cv e 38kgfm de torque, e vira um saci, leva à band às alturas e continua muito confiável.
Não conseguem me fazer mudar de opnião, pra mim, quem tem Toy com motor MB, é porque nunca andou com uma 14B.
Abraços!
Velho, ainda não vi nenhum motor MB andar junto com o 14B, nem em trilhas nem em asfalto. Aqui na minha região, metade dos carros de trilhas são band, e só uma é 14B.
O dono da 14B, anda TODO final-de-semana, junto comigo(jeep/troller) e com um amigo que tem troller.
Ela, anda fazem 6 anos seguidos, e até hoje, só estragou Bomba Injetora(estava com mais de 100milKm) e os filtros foram trocados, somente isso! E ela já tombou.
Algum tempo atrás, ele abriu a bomba e alterou a rotação. Só nisso, ela está acompanhando Troller 2.8 e 3.0 com motor original na trilha, no asfalto perde pela falta do turbo. Porém fumaceia muito(como todo carro com bomba aberta)
Já as com motor mercedez(maioria), são horríveis(apesar de todas terem redução e câmbio 5/4 marchas), é um motor que não tem giro, não tem potência, o torque é muito lá embaixo, é um motor MUITO pesado. Todas elas só andam em 1ª reduzida em lama, erosões, etc... Colocar a 2ª reduzida, ela "xoxa" e não vai(1ª-ela esguela, coloca 2ª ela morre). Fiquei decepcionado. E além disso, 70% das MB já deram problema na bomba(igual à 14B, normal) e o custo? O mesmo.
O 14B, turbinado é um motor pra dar show(regulagem de bomba, turbo, intercooler, escape, filtro), ele chega perto de 150~160cv e 38kgfm de torque, e vira um saci, leva à band às alturas e continua muito confiável.
Não conseguem me fazer mudar de opnião, pra mim, quem tem Toy com motor MB, é porque nunca andou com uma 14B.
Abraços!
Bom, o que me falam sobre o OM-364 é totalmente diferente, pelo que sei bota um turbo e vai tranquilo junto com 14B, e 14B na lenta fica querendo morre, pedindo mais giro... Mas gostei da opinião, vamo ve se tem mais...
Abraço ai Pedro.
junior888
20/10/2011, 22:02
Abraços!
Tudo bem vc falar que um 14B anda mais no asfalto, e tal, mas agora vc querer falar que uma Band com motor MB nao tem potencia, que o torque é baixo, que ela quebra, que nao puxa 2ª na trilha e que nao acompanha uma 14B na trilha....Já é de mais, a minha é motor OM-364 (709), ela é turbo (0.7 + ou - de pressao), e acompanha a 14B na estrada tranquilo, nem forço ela para acompanhar, na trilha, é um trator, no barro, eu faço 3ª reduzida com ela, ela vai normal, 2ª reduzida, ela nem sente, para erosoes e lugares com muitas pedras, ela vai melhor que as 14B, por ter um pouco mais de força em baixas rotaçoes.
A OM-314 é a praticamente a mesma coisa que a OM-364, só tem um pouco menos de potencia, mas na trilha, elas sao praticamente iguais...
Amigo, acho que vc nao entende muito de Bands...
Aqui a pouco chega mais gente para falar um pouco mais.
Tava demorando.... huahuahua
Ano que vem meu 14b vai ganhar uma K16 + intercooler, escape dimensionado e outras cositas...
junior888
20/10/2011, 22:13
Tava demorando.... huahuahua
Ano que vem meu 14b vai ganhar uma K16 + intercooler, escape dimensionado e outras cositas...
hehe, belo presente pra criança eim...
Fe_jipeiro
20/10/2011, 23:51
Ae Dimasi...
Vai ouvir o tio aqui né ... ahuahuahuahuah ... to zuando ... vai ficar show ...
Zardo,
Meus dois cents, dirija novamente uma com ambos os motores em ambas situações(estrada/asfalto e trilha) e vê qual te anima mais e te deixa com mais tesão de dirigir ... Te falo uma coisa ... todas as motorizações da band são OTIMAS ... um 314 ou 364 com relação alongada, fica tão elastico quanto um 14b e com muitoooooooo mais torque ... principalmente turbinado(se for serviço de primeira então... ehehehe... sou suspeito em falar) e se colocar um 35" então... fica show...
Se vc gosta de motor que sente a puxada, q faz vc grudar no banco, vai de MB, se gostar de motor mais silencioso, vai de 14b ... Tudo é questão de configuração, gosto, $$$$ e PARA QUAL FINALIDADE SERÁ USADA... a minha ando a 120-140km/h economicamente e sem forçar, tudo isso graças a turbina + relação 12x35 + pneus 35" (OM 364)...
Enfim ... tudo é questão de opção, todos tem seus lados positivos e negativos ...
Pedro Bonadio,
Algo de errado tinha nessas toyotas com MB, principalmente com a pecinha entre o banco e o volante, desculpa mas não resisti...rsrs ... uma band com motor MB com menos torque q uma 14b, impossível ... somente se tiver com BI ou motor ruim ... e a quebra eh consequencia disso... com relacao ao giro do motor, vc pode compensar isso com relacao alongada e pneus maiores... e te garanto que vai fazer miséria....
Essa comparação sempre deu o que falar, com muito ibope... rsrsrs... Ainda bem que moramos num país de livre escolha e opiniões... mas MB é MB.. e TOYOTA é TOYOTA ... ou seja vai longe e pra qq lugar estando em qualquer TOYOTA em manutenção corretamente feita ... :violao:
Abss e boa noite a todos sem magoas... :pipoca:
Ae Dimasi...
Vai ouvir o tio aqui né ... ahuahuahuahuah ... to zuando ... vai ficar show ...
Zardo,
Meus dois cents, dirija novamente uma com ambos os motores em ambas situações(estrada/asfalto e trilha) e vê qual te anima mais e te deixa com mais tesão de dirigir ... Te falo uma coisa ... todas as motorizações da band são OTIMAS ... um 314 ou 364 com relação alongada, fica tão elastico quanto um 14b e com muitoooooooo mais torque ... principalmente turbinado(se for serviço de primeira então... ehehehe... sou suspeito em falar) e se colocar um 35" então... fica show...
Se vc gosta de motor que sente a puxada, q faz vc grudar no banco, vai de MB, se gostar de motor mais silencioso, vai de 14b ... Tudo é questão de configuração, gosto, $$$$ e PARA QUAL FINALIDADE SERÁ USADA... a minha ando a 120-140km/h economicamente e sem forçar, tudo isso graças a turbina + relação 12x35 + pneus 35" (OM 364)...
Enfim ... tudo é questão de opção, todos tem seus lados positivos e negativos ...
Pedro Bonadio,
Algo de errado tinha nessas toyotas com MB, principalmente com a pecinha entre o banco e o volante, desculpa mas não resisti...rsrs ... uma band com motor MB com menos torque q uma 14b, impossível ... somente se tiver com BI ou motor ruim ... e a quebra eh consequencia disso... com relacao ao giro do motor, vc pode compensar isso com relacao alongada e pneus maiores... e te garanto que vai fazer miséria....
Essa comparação sempre deu o que falar, com muito ibope... rsrsrs... Ainda bem que moramos num país de livre escolha e opiniões... mas MB é MB.. e TOYOTA é TOYOTA ... ou seja vai longe e pra qq lugar estando em qualquer TOYOTA em manutenção corretamente feita ... :violao:
Abss e boa noite a todos sem magoas... :pipoca:
Ótimo post Felippe, é isso mesmo que eu fico em duvida, pois até 18 anos vou usar mais na trilha, mas depois provavelmente vou usar como "carro principal" entende? Ai que eu fico apertado entre os dois motores. Mas valeu velho, abraço.:palmas::cavalo:
Fe_jipeiro
21/10/2011, 11:05
Zardo...
Qq coisa é só perguntar... esqueci de mencionar... é meu carro do dia-a-dia tb ... rsrsrs ... Essa config q deixei, é justamente para isso, ter um carro tanto para as brincadeiras pesadas, quanto para viajar longas distâncias e andar no asfalto...
O importante é ser feliz na escolha de config e na escolha da band. ...
Abs...
pedro bonadio
21/10/2011, 11:41
Amigos, não estou pensando errado.
Junior, sua bandeirantes é TURBO, estamos falando de motores diesel aspirados! Compare o seu MB com um 14B turbo, ai agente conversa!
Motor 14B morrer na marcha lenta? Você já viu a marcha lenta do motor 14B? Você sabe a diferença de peso do 14B e dos MBs?
Felippe, todas as band tem pneus 33"(VJ910, BFG, Toyo, VJ900) e relações originais, a MB tem torque, não falei em momento algum que ela não tem! Só que ela não sobe o giro, um torque lá em baixo. Já a 14B sobe.
Esses motores turbo, mudam da água pro vinho, o giro sobe, ela gira melhor, isso, tanto na 14B tanto na MB.
Não estou falando bobagem, estou falando o que eu vejo, e não estou puxando sardinha, até porque não tenho e nunca tive.
Motor MB é motor de caminhão, vai até 3200rpm original, é antigo, pesado, tem torque à 1600rpm, fora a tremedeira.
Já o 14B, é um motor moderno, vai até 3600rpm original, é leve(peso perto do MWM 2.8), tem torque baixo, mas sobe de giro, e tem um funcionamento muito mais suave.
Esse é a minha opnião. E estou com base em fundamentos!
A rotação do 14b vai até 4200 rpm com faixa vermelha apartir dos 4000. Em terceira vc consegue puxar até + de 80km p/h com relação original. É claro que não é para rodar assim, mas numa ultrapassagem ou subida de serra faz muita diferença.
Na minha opinião itens a serem observados na hora da compra de uma Band :
1º Estado de conservação e histórico de manutenção
2º Estado de conservação e histórico de manutenção
3º Estado de conservação e histórico de manutenção
4º upgrades e melhorias - 5 marcha, freio a disco, DH etc...
5º Motor... de preferência 14b huahuahuas
pedro bonadio
21/10/2011, 12:31
Igualmente, e der valor para carros com baixa km!
Lucas Nassif
21/10/2011, 13:54
Não troco o OM364 da minha Band por um 14B nem de graça. Na trilha o 364 é show, putsa torque em baixa. Essa de que ele não aceita 2a reduzida na lama é pura conversa fiada. Já cheguei a colocar 2a simples e o motor não nega fogo!
Band quebrando, só pode ser problema de PAV. A minha tem BF 33", C&P 37x10 e nunca quebrei nada. E pela foto já da pra ver como é o tipo de trilha aqui na região:
https://lh5.googleusercontent.com/-nHEmXvcFOc8/TEWsQPinVjI/AAAAAAAAA6k/9yQi7e2K18k/s640/DSC03543.JPG
Nesse dia aí tinha um cara com uma Band com 364 também, porém a dele tinha pneus 265/75/16. Nessa mesma subida o cara conseguiu moer o eixo dianteiro todo, não sobrou nada. É o tipo de cara que não sabe aproveitar a força que esse motor tem em baixa.
E antes que falem que nunca andei numa Band com 14B, eu digo que já fiz trilha com uma, e sinceramente, prefiro muito mais o Mercedão! IMHO, o 14B só leva vantagem na estrada (sendo ambos aspirados).
Sou OM364 enquanto ele ainda existir!
[]`s
pedro bonadio
21/10/2011, 14:17
Já eu não troco uma band 14B por uma mercedez.
M-Beltrame
21/10/2011, 14:46
Pessoal blz???
Eu não entendo muito de band mas gosto dela (principalmente da com farol redondo) e vou deixar aqui o meu relato.
A nossa turma faz muitos passeios de jipe (coisa de veio:mrgreen:) e em um desses muitos passeios q geralmente é pela serra da Cantareira resolvemos "desse" ate a Aparecida do Norte fomos por terra e na hora da volta como estava tarde resolvemos subir pelo asfalto. Uma porrada de Wiilys um troller (eu) um tracker e uma band ( que lendo o tópico acredito ser OM pelo barulho e tremedeira, mas ñ sei se era 608 ou 709...). Eu era o ultimo da fila e a band na minha frente, na reta foi tudo legal todos na mesma velocidade (até pq um wiilys ñ é nenhum corredor) mas na cerra o cara da band errou uma marcha (eu sei foi braçada, mas pode acontecer com qualquer um) e ai começo a saga os wiilys tudo subindo de boa a uns 80 e a band a uns 60~70 segurando todo mundo. Quando chegamos ao destino a zuação foi total "esses caras q tem medo de estrada fica enrrolando", "o acelerador é o da direita e ñ o do meio" enfim essas piadinhas" enfim essas piadinhas. Curioso pq do cara ñ ter andado no ritimo perguntei a ele o motivo e a resposta foi: eu errei a marcha la no pe da serra e ela ñ conseguiu recuperar mais, afundei o pe mas ñ ia.
E em um outro passeio tb pela serra foi outra band essa é certeza ser OM porem com turbo, ai a coisa mudou de figura a bixa era o capeta, ñ pegamos a mesmo serra mas deu para ver q a bixa andava mesmo.
O relato ñ é nada técnico mas é uq eu vi, então espero q ajude na decisão.:concordo:
T+
pedro bonadio
21/10/2011, 15:11
Exatamente isso, ela perdeu a força, o giro não sobe mais.
Fe_jipeiro
21/10/2011, 17:53
Pessoal,
Ai estamos entrando em casos específicos, que envolve muito a config e regulagem da band ...
Te garanto, uma band com pneus 33" com MB aspirado, se botar a 3ª na serra ela sobe que nem um avião e sobe bem rápido o giro do que o 14b, o torque do MB vem praticamente em marcha lenta até o fim de rotação... se o motor não estiver assim, está com algo errado. O que limita os motores MB, é o giro mais baixo do que o 14b, mas igual falei, se alongar o diferencial ou aumentar os pneus, ficam praticamente iguais quanto a elasticidade, porem o MB com mais torque... Não existe uma band com motor MB e BI bons com falta de torque em serra, esses motores foram feitos pra isso...
Mas enfim ... o importante é estar de Band... rsrs
Pessoal,
Ai estamos entrando em casos específicos, que envolve muito a config e regulagem da band ...
Te garanto, uma band com pneus 33" com MB aspirado, se botar a 3ª na serra ela sobe que nem um avião e sobe bem rápido o giro do que o 14b, o torque do MB vem praticamente em marcha lenta até o fim de rotação... se o motor não estiver assim, está com algo errado. O que limita os motores MB, é o giro mais baixo do que o 14b, mas igual falei, se alongar o diferencial ou aumentar os pneus, ficam praticamente iguais quanto a elasticidade, porem o MB com mais torque... Não existe uma band com motor MB e BI bons com falta de torque em serra, esses motores foram feitos pra isso...
Mas enfim ... o importante é estar de Band... rsrs
É concordo, mas ai vai uma duvida Felippe, no barro é melhor pneu mais fino pra cortar o barro ou é ladainha?
Abraço!
pedro bonadio
21/10/2011, 20:01
Eu creio, que em todas as situações que presenciei, as Toyota com motor MB, sim, precisam de uma força extra, PRINCIPALMENTE, as com pneu maior, mas isso, é o meu ponto de vista, não gosto de motor com torque em baixa, que treme igual os MB, que não tem força nem elasticidade(pra mim) e por isso, não troco um Toyota com 14B por uma MB. E se comparar MB preparado(aspirado ou turbo) com 14B original, não adianta, é jogo injusto.
pedro bonadio
21/10/2011, 20:05
Ah, e sobre o pneu, eu sei que a pergunta não foi pra mim, mais pneu fino é bom pra uma coisa e largo é bom pra outra. Do mesmo jeito que o pneu mais fino corta melhor a lama, ele afunda mais, pois sua área de contato é menor e ele afunda mais fácil, pneus finos são ótimos quando são altos e quando estão em lamas finas(subidas lisas, grama molhada), já em brejo, eles afundam muito.
Ah, e sobre o pneu, eu sei que a pergunta não foi pra mim, mais pneu fino é bom pra uma coisa e largo é bom pra outra. Do mesmo jeito que o pneu mais fino corta melhor a lama, ele afunda mais, pois sua área de contato é menor e ele afunda mais fácil, pneus finos são ótimos quando são altos e quando estão em lamas finas(subidas lisas, grama molhada), já em brejo, eles afundam muito.
hmm, mas não é o que parece pq aqui tem uma toy com pneu razoavelmente fino e vai muito bem...
Zardo
Parece que vc gosta de assunto polemico hehehe
Essa história de pneus dá pano pra manga. Leia o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes.html com paciência pois ele é grande e controverso.
Abs
Zardo
Parece que vc gosta de assunto polemico hehehe
Essa história de pneus dá pano pra manga. Leia o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes.html com paciência pois ele é grande e controverso.
Abs
Valeu ai Dimasi!
CARLOS SIQUEIRA
21/10/2011, 22:09
Amigo Dimasi e demais, não tenho e nunca tive Band, mas este debate ocorre também com os motores Perkins e Maxxions nos Engesas, sendo que, por ter mais opções de eixos (DANA 44 ou 30) e várias relações, além de tamanho de pneus, turbo e intercooleer, as preparações podem se aproximar. Mas, sem querer puxar brasa para a sardinha do 14B, já ví muitas Campers montadas com ele, e são o "cão chupando manga".
[]'s Carlos Siqueira
Valew siqueira :concordo:
Quero ver o Mulo andando p gente dar umas vorta.
Abs
Galera, vou aproveitar o tópico já que estou aprendendo muito com vocês, band Jipe muda alguma coisa no desempenho em relação a band Picape?
No aguardo.
Julio Militão
22/10/2011, 15:41
Muda a relação na picape (4,1:1), mais reduzida.
Quanto a discussão do tópico, realmente para fazermos comparações entre motores em veículos com configurações diferentes é dificil. Para mim a grande vantagem dos MB esta na manutenção mais barata, como já disseram antes. Na questão da potencia, vejam as implicações de um motor com maior desempenho com teras problemas para encontrar peças? Os 14B são mais modernos e otimizados, já o projeto dos OM da MB são mais velhos, porem, até hoje os motores como os 364LA com injeção eletrônica tem um amplo dominio no mercado de caminhões. O projeto do MB é muito bom e só quebram se não tiverem manutenção, mesmo assim, duram bem mais que os outros. A questão do peso, tem um tópico aqui que listam os pesos dos motores. O OM 314 pesa cerca de 397Kg, já o do 14B deve estar por volta dos 200 a 250Kg. Um dado importante para trilhas é o torque 24,4 kgf.m a 2.200 rpm para o14B e, salvo engano, 19Kgf.m a 1500rpm para o 314, vejam o do 364.
Resumindo, torques altos a baixa rotação e com a relação de diferencial adequada, melhor comportamento em trilhas.
Abraços
Galera, vou aproveitar o tópico já que estou aprendendo muito com vocês, band Jipe muda alguma coisa no desempenho em relação a band Picape?
No aguardo.
canzilao
22/10/2011, 17:46
Minha turbulenta é 314 aspirado, e eu poderia colocar um 364 porem como ia ter que mecher em documentos de novo eu preferi fazer um teste, vou fazer o jet cooler, vou trocar os pistões, uma K-16, o intercoller, e vou ver com o meca pra fazermos um cabeçote especial pra segurar a porrada, os diferencias são 12/35.
Utilização vai ser apenas asfalto, nada de trilhas ou atoleiros, e muitos colegas poderiam dizer que oque vou gastar daria pra colocar até um 14B, porem vou testar o 314 em uma configuração que ainda não vi igual a não ser a do Felippe, que tambem vai ficar inferior a minha preparação rsrsrs (desculpa Felippe mais não deu pra segurar a gozação)
Já andei muito de 14B na fazenda no Pará, situação de serviço extremo com abertura de picadas, estrada e acompanhando um esteira, e podem colocar peso no serviço, e não tenho nada a reclamar do 14B, porem como gosto pessoal vou de 314, com seu barulho caracteristico e seu balanço.
Mais oque mais interessa é se vc vai de Band, seja 314, 364, 14B, MWM, Cummins, ou um V8 rsrs.
hercilio.neto
23/10/2011, 18:55
É um grande paradoxo, mas no caso do Bandeirante o motor Mercedes é mais Toyota.
Om364 foi fabricado até o modelo 93 certo? e de 94 até 00 ou 01 era o 14B? (pequena duvida)
MB OM364 foi até o início de 94.
Sendo que em 93 e 94 sairam algumas com câmbio 5 marchas. Antes disso eram 4 marchas.
Aí do final de 94 até 2001 sairam as Bands com motor 14B e 5 marchas.
Luiz Alexandre
23/10/2011, 22:56
Esta pergunta nunca vai calar...
MB OM364 foi até o início de 94.
Sendo que em 93 e 94 sairam algumas com câmbio 5 marchas. Antes disso eram 4 marchas.
Aí do final de 94 até 2001 sairam as Bands com motor 14B e 5 marchas.
Valeu ai velho, abraço.
junior888
27/10/2011, 15:43
É, agora a escolha é tua...
O negócio mesmo é andar nas duas, ai tu decide o que quer fazer....
Sábado se agente for fazer trilha, te deixo da uma volta com a Toy....ok??
Abraço
na duvida,
compra uma de cada,
vc vai ver que cada dia da vontade de andar com uma diferente,e quando sai com uma fica pensando na que ficou na garagem,
o coisa doida,tem dia q vc quer acelerar ai vai de 14b,outro dia ta mais calmo ai vai de mb 608,outro dia quer houvir o barulho da turbina,ai vai de turbinada,isso é um vicio uma praga,
deveria ter algo do tipo viciados em band anonimos.
É, agora a escolha é tua...
O negócio mesmo é andar nas duas, ai tu decide o que quer fazer....
Sábado se agente for fazer trilha, te deixo da uma volta com a Toy....ok??
Abraço
Fecho, abraço :)
na duvida,
compra uma de cada,
vc vai ver que cada dia da vontade de andar com uma diferente,e quando sai com uma fica pensando na que ficou na garagem,
o coisa doida,tem dia q vc quer acelerar ai vai de 14b,outro dia ta mais calmo ai vai de mb 608,outro dia quer houvir o barulho da turbina,ai vai de turbinada,isso é um vicio uma praga,
deveria ter algo do tipo viciados em band anonimos.
O que?? 608? leu o tópico??? Ta bem?? por favor né! :putz:
M-Beltrame
29/10/2011, 18:06
zardo.
O um dos motores mb q a band usa é o mesmo do 608.
junior888
29/10/2011, 19:00
mas o que ele quis dizer é que o OM-314 (608), já esta descartado, ele esta em duvida se pega uma OM 364 ou uma 14B, certo??
canzilao
29/10/2011, 19:22
Junior sua band tem intercoller??
mas o que ele quis dizer é que o OM-314 (608), já esta descartado, ele esta em duvida se pega uma OM 364 ou uma 14B, certo??
Isso mesmo, correto!
junior888
30/10/2011, 22:42
Junior sua band tem intercoller??
Não, mas acho que vou botar no final do ano
dr.pedroramos
05/11/2011, 19:57
junior, estou vendo uma band com o motor: Motor M. Benz 709 Turbo com Intercooler ...o que acha? uma band longa 1990
meu uso será diário mesmo e estrada. trilhas leves no máximo. abraço
Como disse nosso amigo Dimasi, vc mecheu em um vespeiro...esse tópico vai da o que fala, hehe....
Na minha opniao, OM 364 leva vantagem na trilha, mas perde um pouco na estrada, já o 14B leva vantagem na estrada e perde um pouco na trilha.
Não estou falando que nao da para andar na estrada com o OM 364, e que nao da para fazer trilha com 14B, agora, se turbinar um OM 364, te garanto que pega um 14B na estrada (experiencia própria).
Já dirigi uma MB e tambem uma 14B, o 14B é mais silencioso e elástico, o MB é um pouco mais barulhento e tem mais torque, cada um deles tem suas qualidades e seus defeitos....
Mas nao podemos esquecer das OM 314 tambem, que sao ótimas viaturas.
Abraço, qualquer coisa é só perguntar!!
junior888
06/11/2011, 00:20
junior, estou vendo uma band com o motor: Motor M. Benz 709 Turbo com Intercooler ...o que acha? uma band longa 1990
meu uso será diário mesmo e estrada. trilhas leves no máximo. abraço
Opa, tudo certo?
Bom, se a band estiver boa, pode comprar de olhos fechados...é uma ótima viatura, como ela é turbo e intercooler, ela acompanha um 14B na estrada sem fazer força, a minha que nao é intercooler acompanha, entao pensa essa ai, hehe.
Agora, se vc quiser que ela ande mais mesmo, vc pode alongar diferencial ou botar uns pneus maiores, isso já muda bastante, a minha tem pneus 35, ela pega uns 120..130, mas ando normalmente a 100km/h...
só preste bem atenção, band por menos de 30mil é dificil achar, entao cuidado com golpes...
Resumindo, é uma ótima viatura, tanto para trilha quando para a estrada, se estiver boa, pode comprar sem medo...
Qualquer coisa pode perguntar, se eu nao souber responder, concerteza alguem vai saber, hehe
Abraço, e boa sorte na compra
dr.pedroramos
06/11/2011, 11:16
minha duvida é quanto a ruido e trepidação, pois como será para uso diário, precisava de algo mais confortavel...existe muita diferençca entre esse e o 14 b nesses quesitos?
Opa, tudo certo?
Bom, se a band estiver boa, pode comprar de olhos fechados...é uma ótima viatura, como ela é turbo e intercooler, ela acompanha um 14B na estrada sem fazer força, a minha que nao é intercooler acompanha, entao pensa essa ai, hehe.
Agora, se vc quiser que ela ande mais mesmo, vc pode alongar diferencial ou botar uns pneus maiores, isso já muda bastante, a minha tem pneus 35, ela pega uns 120..130, mas ando normalmente a 100km/h...
só preste bem atenção, band por menos de 30mil é dificil achar, entao cuidado com golpes...
Resumindo, é uma ótima viatura, tanto para trilha quando para a estrada, se estiver boa, pode comprar sem medo...
Qualquer coisa pode perguntar, se eu nao souber responder, concerteza alguem vai saber, hehe
Abraço, e boa sorte na compra
junior888
06/11/2011, 11:48
minha duvida é quanto a ruido e trepidação, pois como será para uso diário, precisava de algo mais confortavel...existe muita diferençca entre esse e o 14 b nesses quesitos?
Quanto ao ruido, é só vc nao deixar o cano reto (direto), e a trepidação, o OM 364 treme um pouco mais que o 14B, mas nao muito, a minha tem o cano reto, e nao me importo com o barulho, até acho bonito, hehe, mas cada um tem um gosto, boa sorte
Abraço
guilhermeabreu
06/11/2011, 11:55
DR.PEDRORAMOS
Qto ao barulho , existe pouca diferença entre o OM-364 e o 14B , qto a trepidação o 14B trepida menos , qto ao desempenho nesta configuração do OM-364 eles se equivalem , qto a algo mais confortável vai de SW4 .
Tive uma BAND aço curta 89/90 com tudo que tem direito e tudo de fábrica , só que com motor OM-314 sem turbo , bem lerdinha , MAS VC SE ENQUADRA NESTE MITO E NESTE MODO DE VIDA ( de andar na maciota sem pressa ) vai fundo , eu fazia tudo com ela como vc pretende tb fazer com a sua , até de uma competição de indoor eu fiz com ela e depois me arrependí pq vc judia muito , mas enfim adorava ela , fazia viagens longas como a Mangue Seco e com frequencia trilhas leves e moderadas , nunca quebrou ou me deixou na mão . Comprei ela por R$11.000,00 na época e depois de 4 anos vendí por R$25.000,00 , daí precisei de uma com maior espaço e tive dificuldade de achar uma longa , e acabei comprando uma SW4 93 por R$33.000,00 ha 11 anos atras na mesma época que vendí a BAND por R$25.000,00 para comprar esta SW4 . Hoje esta minha ex BAND esta valendo uns R$35.000,00 a R$40.000,00 e minha SW4 93 impecável vale R$28.000,00 , a SW4 desvaloriza muito pouco e a BAND supervalorizou , olha só o comparativo dos preços neste meu exemplo , mas o conforto da SW4 é bem maior , continuo gostando muito da BAND mas não voltaria para ela por causa do conforto , até compraria uma BAND de novo mas sendo o 2º 4x4 .
Espero ter ajudado com meu relato .
ABRAÇÃO
jaime_cj-5
06/11/2011, 22:39
essa resposta não é complicada! bem simples até:
SE TU FORES CARREGAR PESO, TONELADAS ATÉ, O MOTOR É O 364...
PRA QUALQUER OUTRA COISA, É O 14B....
tenho um 14 B na minha Bandeirante, é leve, silecioso e barato tmb... com muito mais giro... meu tio tinha uma band (para carregar banana) com motor 364... ele diz até hoje (aquilo era um exagero... podia ser bem menos)... e ele carregava toneladas morro acima
abraço
guilhermeabreu
06/11/2011, 22:53
essa resposta não é complicada! bem simples até:
SE TU FORES CARREGAR PESO, TONELADAS ATÉ, O MOTOR É O 364...
PRA QUALQUER OUTRA COISA, É O 14B....
tenho um 14 B na minha Bandeirante, é leve, silecioso e barato tmb... com muito mais giro... meu tio tinha uma band (para carregar banana) com motor 364... ele diz até hoje (aquilo era um exagero... podia ser bem menos)... e ele carregava toneladas morro acima
abraço
X2
Mas sou apaixonado no desempenho do 14B o pessoal que fala mal dele , NÃO SABE O QUE ESTA FALANDO , sem brigas em ??????????? Pelo amor de Deus .
OBS : Aí incluiria o 14B pra carregar peso tb , mas reconheço que o OM 364 sobra torque em baixo giro concordando com o tio do JAIME , este motor é de caminhão e esta num jipe não se discute ísto .
junior888
06/11/2011, 23:44
Agora...sem querer ofender ninguem, na minha opinião, quem fala que motor MB é ruim na estrada, que nao anda, é pq de certo modo, é ignorante em relação a esse tipo de band, só quem tem, ou teve as duas, pode falar isto, e isso vem de gosto para gosto, tem gente que prefere mais torque em baixa, tem gente que prefere motores que andam um pouco mais, mas enfim, nenhuma band é ruim, seja ela com motor MB quanto com motor 14B, mas na minha opniao, eu vou de motor MB, dá para alongar o diferencial para andar mais, e continuar com um torque absurdo, e turbinando entao, nem se fala.
Espero que eu nao tenha ofendido ninguem, desculpem qualquer coisa, só dei minha opniao.
Abraço
guilhermeabreu
06/11/2011, 23:57
Agora...sem querer ofender ninguem, na minha opinião, quem fala que motor MB é ruim na estrada, que nao anda, é pq de certo modo, é ignorante em relação a esse tipo de band, só quem tem, ou teve as duas, pode falar isto, e isso vem de gosto para gosto, tem gente que prefere mais torque em baixa, tem gente que prefere motores que andam um pouco mais, mas enfim, nenhuma band é ruim, seja ela com motor MB quanto com motor 14B, mas na minha opniao, eu vou de motor MB, dá para alongar o diferencial para andar mais, e continuar com um torque absurdo, e turbinando entao, nem se fala.
Espero que eu nao tenha ofendido ninguem, desculpem qualquer coisa, só dei minha opniao.
Abraço
X2
Comentário com total bom senso , não tem pq alguem ficar ofendido , PARABENS .
Tive uma BAND aço curta 89/90 por 4 anos , toda equipada de fábrica mas com motor OM 314 e andei em umacom o OM 364 e numa com 14B , cada uma com sua peculiaridade e todas elas EXCELENTES , só que para cada uma tem um modo de guiar , UM MODO DE SER , UM MODO DE VIDA .
EU GOSTO DO MODO DE VIDA ANDANDO NUMA BAND COM 14B SE TURBINAR ENTÃO VICHEMARIA .
feitosac
07/11/2011, 00:01
Dr Pedro Ramos,
Minha sugestão, anda nas duas com os dois motores e veja qual se sente melhor, nao se esqueça Band é Band nunca vai ser igual a carro de passeio, e mesmo assim depois voce se apaixona pelo "barulho" , a minha é com om-364 e alongada, não acho que o barulho seja algo insuportável.
Abs.
jaime_cj-5
07/11/2011, 12:05
Abraço
...
exato... alguns me criticam pois tenho um Cj-5 com motor BF 161, todo original, cambio de 3 curtíssimas marchas, etc, etc e tal... tem que gostar e pronto... o que eu disse apenas é: mais indicado para um tipo de uso é um, e para outro uso é outro! não que os dois não sejam excelentes motores... tem gente que não gosta de um V8 embaixo de um capô de um Maverick... tem gente que acha que eu tenho que tirar meu BF que está no meu Jeep 72... tem gente que me faz sair do escritório e ir ali ligar o motor só pra escutar meu jeep 6cc na lenta... sacudindo a suspensão, parecendo até que vai desligar...
...
abraço
X2
Comentário com total bom senso , não tem pq alguem ficar ofendido , PARABENS .
Tive uma BAND aço curta 89/90 por 4 anos , toda equipada de fábrica mas com motor OM 314 e andei em umacom o OM 364 e numa com 14B , cada uma com sua peculiaridade e todas elas EXCELENTES , só que para cada uma tem um modo de guiar , UM MODO DE SER , UM MODO DE VIDA .
EU GOSTO DO MODO DE VIDA ANDANDO NUMA BAND COM 14B SE TURBINAR ENTÃO VICHEMARIA .
Manutenção simples e barata, torque e robustez... não troco meu OM-314 por nada nesse mundo.Meu uso : 50 km de asfalto na cidade todos os dias e trilhas médias e viagens de 600 km eventuais. Na estrada mantenho na boa os 95-100km/h. Não tenho turbo, então, como já dito, tem que ter cuidado nas ultrapassagens. Só não posso falar do 14b pq não nunca dirigi uma Toyota com ele.
Boa noite, tenho uma band 90 curto+aço+turbinado+mud 33'', não tenho o que me queixar, mas gostaria de tirar uma dúvida com relação ao 14b, me disseram que existe diferença no motores fabricados nos anos 2000 e 2001 com relação aos motores 14b anteriores a estes anos, é verdadeiro? Se sim, quais diferenças? Obrigado.
Só completando meu motor é 314-s(708).
Boa noite, tenho uma band 90 curto+aço+turbinado+mud 33'', não tenho o que me queixar, mas gostaria de tirar uma dúvida com relação ao 14b, me disseram que existe diferença no motores fabricados nos anos 2000 e 2001 com relação aos motores 14b anteriores a estes anos, é verdadeiro? Se sim, quais diferenças? Obrigado.
sim de 94 a 99 o 14b era importado do japao de 99 a 01 foi fabricado pela mwm, existe uma diferença na bomba injetora de 94 a 99 tem 106 cv e adiante 96cv não sei bem o que foi mudado e não vejo diferença entre eles em desempenho...
ontem fui dar partida num ônibus equipado com motor 364 LA qu eestava párado a 6 meses foi só colocar a bateria e pronto dei umas volta se deu entrada de ar fui na bomba de transferencia depois de algumas bombadas pegou beleza... mas ô motor barulhento na minha opiniao o 14b é um motor muito mais adequado pra band
Gugu-Mairipa
09/03/2013, 04:00
Hoje andei em uma Band 91 com o motor mb 364, achei um canhão na cidade andava em 4ª á 30km/h sem engasgar e era só enfiar o pé q ela abria, depois desse rolezinho na cidade demos uma esticada na pista, achei ela muito barulhenta a 120 o motor implorava uma 5ª marcha mas creio q para viajar a 90 ou 100 é muito boa, depois levei o miltão dono da band 91 pra da um role na minha 98 com motor 14b e cambio 5 marchas (Toda original) na cidade acabei trocando muito mais de marcha com a minha do q com a dele já na pista percebemos q o motor 14b é muito mais elástico mais solto, ele ficou impressionado com a diferença de barulho e de velocidade 135 km/h...... Mas ambas são excelentes...... Obs: Sou loco pra ter um Bande 93 om364 e cambio 5 marchas:safari-rig:
hercilio.neto
09/03/2013, 22:17
O OM364 perde em elasticidade para o 14b, mas o torque é um espetáculo. É como você disse, sai de quase marcha lenta e enche o motor sem precisar reduzir.
Entre esses dois jipes que você dirigiu o câmbio faz muita diferença.
Muitos acham que o motor Mercedes é amarrado, mas é porque a maioria deles está com câmbio de 4 marchas enquanto os 14b já saíram todos com 5 marchas.
No meu caso, por exemplo, eu tenho o OM364 turbinado e câmbio de 5 marchas. Anda a 120 km/h na boa sem barulho exagerado e sem sofrimento.
Vc gosta de Loira ou Morena? De água de côco ou suco de laranja? De criar cachorro ou gato? prefere ser rico doente ou pobre com saúde?? êta questão dificil essa!!!
Jpx97
hercilio.neto
10/03/2013, 22:22
Vc gosta de Loira ou Morena? De água de côco ou suco de laranja? De criar cachorro ou gato? prefere ser rico doente ou pobre com saúde?? êta questão dificil essa!!!
Jpx97
Rararará!!!!!
É por isso que dizem que "gosto não se discute".
Wanderband
15/09/2016, 10:51
Pessoal, envio a ficha técnica do desejado OM364-LA (somente 47 mkgf a míseros 1.400 rpm)
ALVARO ANGELO
15/09/2016, 19:19
O OM364 perde em elasticidade para o 14b, mas o torque é um espetáculo. É como você disse, sai de quase marcha lenta e enche o motor sem precisar reduzir.
Entre esses dois jipes que você dirigiu o câmbio faz muita diferença.
Muitos acham que o motor Mercedes é amarrado, mas é porque a maioria deles está com câmbio de 4 marchas enquanto os 14b já saíram todos com 5 marchas.
No meu caso, por exemplo, eu tenho o OM364 turbinado e câmbio de 5 marchas. Anda a 120 km/h na boa sem barulho exagerado e sem sofrimento.
Meus 05 cents :
Para trabalho bruto e muito peso - Mercedes
Para ter que viajar e estradas ruins - 14 B
Alvaro Angelo
Sergioporto
15/09/2016, 21:07
Prefiro meu mercedão ,280 milkms sem mexer em bomba e bicos ,sem vazamentos ,á não ser que encha o cano no talo ai marca território.Viajo muito e mantenho 110/120 tranquilão.Milzinho pode me passar nas retas e descidas mas na subida busco eles tranquilo,tranquilo.lógico que não desmereço 14 b mas eu gosto e cada um teu seu gosto.
valmirjunior
16/09/2016, 14:15
Meus 05 cents :
Para trabalho bruto e muito peso - Mercedes
Para ter que viajar e estradas ruins - 14 B
Alvaro Angelo
Concordo Alvaro.
Acredito que o Bandeirante não tem motor melhor e sim mais adequado.
Mercedes despejando torque em baixa e 14b esticando na estrada.
Completo ainda dizendo que o melhor motor do Bandeirante é o TURBINADO. KKK
Sergio c
16/09/2016, 18:55
Motor Mercedes-Bens também anda muito bem no asfalto, tendo 05 marchas ou diferencial longo, e turbinado, patina a embreagem mas não apanha.
Renato Chaves
17/09/2016, 21:21
Olá amigos. Acabei de comprar uma band 78 carroceria de madeira. Motor OM314. Sou mecânico de navio. Kkkkk. Fiz bomba bicos e toda manutenção necessária quando se compra um carro q estava largado. Sem dono.
Bem não sei se há algo errado mas já q o amigo está falando sobre qual melhor motor eu gostaria de saber qual a melhor caixa.???
Meu carro não reduz marcha. Só consigo passar no tempo certo pra cima. Pra baixo só entra ja quase parando. Impossível reduzir. A caixa é com redução mas está desligado o sistema. Funciona 4x2.
Eu gostaria de trocar por uma caixa mais longa e leve e moderna. Que faço???? Obrigado e desculpem-me.
Bota uma caixa das 82 em diante com as 4 sincronizadas e redução. Se não trocar os eixos, os cardãns vão ficar enviesados. Como é picape com entre eixo maior, esse sintoma fica amenizado. Agora se quiser fazer o serviço completo, trocando os eixos, é melhor partir logo para a compra de uma mais nova, que sabe com 5m...
valmirjunior
21/09/2016, 07:30
Renato, seu cambio é seco na 1 e 2 marcha, 3 e 4 sincronizado.
Não tem redução neste ano (1 bem reduzida), já tive bandeirante 78 e supria minhas necessidades.
Se quiser mais conforto pode trocar por um cambio mais novo.
Fernando608
21/09/2016, 11:33
Tive band por uns anos e por isso viajei pelo Brasil inteiro. Sou Brasília e alguns reparos sempre apareceram em muitas viagens. Tive problema naquele copinho de vidro o mesmo trincou num sábado de carnval em Corretina Bahia outra vez tive problema na embreagem indo para Serra Capivara e tive q regulá-la em Bom Jesus no Piauí e outra vez tive problema com o motor de partida e uma mola trincada no Jalapão. Todas as vezes tive reparos o mais rápido possível e não foi caro. Meu único receio é de ter uma band com motor 14b e quebrar nesses lugares. Já andei por cidades q juro q não encontrei no mapa kkkk. Este receio é fundado ou é só cisma ? Anyone ?
Fernando608
21/09/2016, 11:38
Aliás. Coloquei esse nome de " fernando608" em homenagem a minha band q era o OM-314. Aonde eu ia sempre me perguntavam se era motor de 608. Deu trabalho pra entender no início já q a inscrição dizia OM-314 isso quando eu tinha 26 anos :smile:.
Em grande parte e cisma mesmo. Andando com as peças de reposição mais comuns ( correias, filtros, cabos ), o que pode pegar é alguma quebra tipo bomba d'agua, cilindro de embreagem etc... A maioria tem reparo fácil. Algumas coisas vc pode ter mais dificuldade para encontrar em lugares distantes, mas sinceramente acho que isso não é decisivo para a escolha. É uma mecânica que se feita manutenção correta, dificilmente dá problema e essas coisas sempre dão aviso antes de parar de vez.
abs