PDA

Ver Versão Completa : Molas para SW4.

Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8

Eduardo Cabral
17/10/2011, 20:53
Caros Srs.,

Comprei uma SW4 em Julho, e como apresentava um pequeno ruído ao sair de parada, e um pouco baixa na parte traseira, principalmente quando carregava pessoas no 3º Banco, resolvi trocar as molas. Fiz o serviço na Molas Carioca, mas o resultado não ficou bom, após meno de 2 meses, apesar do ruído ter sumido, a aparência voltou a ficar meio caída, e do mesmo modo com carga no 3º Banco.
Vcs tem experiência no assunto? Já ouvi dizer que instalam calços para elevar mais a suspensão, mas acho que este não é o caso.

Agradeço compartilhar o assunto com os amigos,

dpab
17/10/2011, 21:38
Eduardo,
Todas as nossas SW4 parecem ter a bunda caída, hehehe...
Mas as molas originais ainda são as melhores, espero que vc as tenha guardado...
Eu comprei no ebay o kit do link a seguir, estou aguardando chegar para instalar:

96-02 Toyota 4Runner Daystar 1-1/2" LIFT KIT KT09112BK | eBay (http://www.ebay.com/itm/96-02-Toyota-4Runner-Daystar-1-1-2-LIFT-KIT-KT09112BK-/290617131974?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3A4Runner&vxp=mtr&hash=item43aa2183c6)

Esse kit é o do melhor fabricante americano, chamado DAYSTAR, o site deles é o seguinte:

Daystar™ - Driven by Design (http://www.daystarweb.com)

E abaixo o link específico desse kit que comprei, no site do fabricante, o kit é chamado de "Confort Ride" e tem o código "KT09112BK" :

Daystar™ - Driven by Design (http://www.daystarweb.com/productdetail.php?productID=542)

Um abraço, Delfim.

Ezahn
17/10/2011, 21:42
Cara vc pois molas originais ou uma paralela?
Uma outra dica. Um colega trocou as molas traseiras em uma especializada em molas especiais e colocou molas para SW blindada. Ela ficou mais alta e mais firme atras.

Eduardo Cabral
18/10/2011, 22:24
Pois é, instalei Molas Paralelas, e não guardei as Supostas Molas Originais.
A idéia de Molas para SW Blindada parece legal.
Quanto a dica do Delfim parece bem interessante tb (No código 96-02 tem a ver com o ano do carro? ou devemos entrar com o Nº do Chassi para ter maior chance de acerto?)
Abs,

elmestizo
18/10/2011, 22:25
Ops..

Estou esperando chegar o meu kit encomendado.

- Molas
- Amortecedores
- Dropp kit
- Panhard

Abrass

Ezahn
18/10/2011, 22:42
Ops..

Estou esperando chegar o meu kit encomendado.

- Molas
- Amortecedores
- Dropp kit
- Panhard

Abrass

O que seria "Dropp kit" e " Panhard" ?

Quanto ao kit que o Dpab postou, parece que levanta a traseira mas não deve segurar mais quando poe peso. Deve abaixa igual, só parte de um nível mais alto, logo fica mais alta tb.
Abrass

elmestizo
18/10/2011, 22:46
O drop kit abaixa o diferencial dianteiro.

a mola é fodona, segura a bronca!

dpab
18/10/2011, 23:37
Ezahn,
O kit que comprei mantém as molas originais e os amortecedores, só dá um "up" na viatura.
A vantagem desse kit é que mantém o conforto e diferentemente dos calços de carroceria, não precisa de alongador da barra de direção, nem da alavanca de câmbio, nem precisa elevar o radiador, etc, etc...
Recebi um aviso do Ebay que o kit foi postado hoje no correio americano, quando chegar vou instalar e coloco as impressões e fotos.
Um abraço, Delfim.

jonhjp26
19/10/2011, 20:06
Amigos, coloquei calço na carroceria de 30mm acima dos calços originais

Não alterei radiador, apenas fiz uma "balaca" (borracha entre a barra e cx de direção) com 25m a mais e coloquei novos parafusos de aço 12.9 alen um pouco maiores

O restante ficou tudo igual

Andre Canario
19/10/2011, 21:49
Na minha coloquei esses calços More Information for RANCHO RS70079 (http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=1133039)
A traseira ficou mais alta q a frente, e olha q ando com 2 cilindros de gnv de 15m3 cada... sao bem pesados.

É facil colocar... nao leva 5 minutos com encolhedor de mola.

SandroGaúcho
19/10/2011, 22:09
Buenas

Gurizada, alguém tem fotos do "antes" e "depois" da gambiarras pra levantar o popozão da SW4?

Eu tô pesquisando aqui em Floripa, falei com cara do ramo 4x4 e a sugestão dele foi esquentar as molas e estendê-las novamente pra granhar uns 30mm na altura por $300 pilas.

O interessante é que ele comentou que a transeira cansada acaba prejudicando a estabilidade e a viatura se comporta como se estivesse com muito peso na traseira com perigo de sair de traseira nas curvas! hehehe

Será que procede? Vale a pena essa gambiarra?

Sorte & Sucesso a todos!

Ezahn
19/10/2011, 22:14
Na minha coloquei esses calços More Information for RANCHO RS70079 (http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=1133039)
A traseira ficou mais alta q a frente, e olha q ando com 2 cilindros de gnv de 15m3 cada... sao bem pesados.

Andre, vc só colocou este calço? Não mexeu nas molas certo? Diz uma coisa, comparando antes de colocar e agora, o tanto que o carro abaixa quando poe carga mudou?

TCHEIGOR
19/10/2011, 22:22

outra dúvida: vc tá usando o amortecedor original? se sim, não dá fim de curso no amortecedor? (abertura)
abraço
Igor

Andre Canario
19/10/2011, 22:46
Andre, vc só colocou este calço? Não mexeu nas molas certo? Diz uma coisa, comparando antes de colocar e agora, o tanto que o carro abaixa quando poe carga mudou?

Sim... só o calço com as mesmas molas.
Mudou sim, como tenho 2 cilindros pesados no porta malas, é como se eu andasse sempre carregado.
Antes se eu colocasse + 2 pessoas, eu sentia um soco qdo passava no quebra-molas (aqui tem muito)... agora, com 3 pessoas nao sinto mais.

Nao cheguei a medir em cm qto levantou, mas esse calço tem 2 polegadas...

Tenho foto do antes... assim q der tempo tiro uma agora q é o depois

Andre Canario
19/10/2011, 22:50
outra dúvida: vc tá usando o amortecedor original? se sim, não dá fim de curso no amortecedor? (abertura)
abraço
Igor

Amortecedor original Toyota comprado na America Auto Peças.

Rapaz... esse troço estica p/ kct... sei nao, mas acho q nunca cheguei no final de curso dele.

So tem um negocio... a minha é de shopping... ainda nao tive coragem de colocar no barro... de vez em qdo só uns morrinhos q subo, mas nada radical.

dpab
19/10/2011, 23:30
Sandro,
Não faça isso com as suas molas, vc vai se arrepender !!!
Um abraço, Delfim.

feitosac
19/10/2011, 23:56
Delfim,
Posta as fotos do antes e depois do Kit instalado, estou pensando em levantar a minha.
Abs.

dpab
20/10/2011, 00:03
Carlos,
O kit foi colocado no correio americano ontem e a expectativa é de que ele chegue em minhas mão em 2 semanas, provavelmente em torno do dia 01/11.
Assim que eu recebê-lo, mandarei instalá-lo, pois viajarei para o MS com o carro e o trailer no dia 04/11.
Vou fotografar toda a instalação, antes, durante e depois.
Também vou medir também a altura do chão até o centro dos paralamas e a altura do chão ao teto, antes e depois.
Um abraço, Delfim.

feitosac
20/10/2011, 00:10
Legal, trabalho completo, por sinal ja arrumou o conserto da caixa de direção ?????
Abs.

SandroGaúcho
20/10/2011, 10:05
Delfim, tudo bem?

Qual o ônus de fazer esse procedimento nas molas helicoidais?

Elas podem quebrar?

O mecânico que disse pra fazer isso tem um oficina especializada em 4x4 aqui em Floripa/SC.

Sorte & Sucesso!

Sandro,
Um abraço, Delfim.

CERCAL
20/10/2011, 13:07
Pessoal, voces sabem se as molas dianteiras tem lado certo para instalar? quando troquei os amortecedores dianteiros, após a instalação deles e das molas usadas, o carro ficou torto. após muita análise, deduzimos que as molas dianteiras deveriam ser trocadas de posição e deu certo. mas, fiquei com puga atras da orelha.

righi
20/10/2011, 13:23
2 semanas pra chegar um kit dos EUA???? esperei 45 dias pra mais...

dpab
20/10/2011, 13:43
Sandro,
Se vc fizer isso vai danificar irremediavelmente as suas molas, pois o calor afetará a têmpera do aço e enfraquecerá as molas.

Righi,
Recentemente comprei os amortecedores Rancho e o controle wireless dos mesmos, e chegaram em 15 dias. Por isso a minha expectativa.
Um abraço, Delfim.

Ezahn
20/10/2011, 22:33
Sim... só o calço com as mesmas molas.
Mudou sim, como tenho 2 cilindros pesados no porta malas, é como se eu andasse sempre carregado.
Antes se eu colocasse + 2 pessoas, eu sentia um soco qdo passava no quebra-molas (aqui tem muito)... agora, com 3 pessoas nao sinto mais.

Nao cheguei a medir em cm qto levantou, mas esse calço tem 2 polegadas...

Tenho foto do antes... assim q der tempo tiro uma agora q é o depois

Andre, este seu kit é praticamente a mesma coisa que o Delfim ta comprando. Achei tb para a minha desta marca (http://www.ebay.com/itm/Strut-Spacer-Kit-1-1-4-90-95-Toyota-4Runner-/260687897068?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item3cb235a1ec#ht_2030wt_905) que o Delfim recomendou. 50 doletas. Por quanto isto acaba saindo com frete, taxa de câmbio, imposto ..... ?? Alguém tem um palpite?

E pergunta de leigo, comprar no ebay é seguro, ou tem que avaliar como no mercado livre? Como se faz isto? Frete, imposto como é que paga?
Valeu

drezter
20/10/2011, 23:16
Para quem precisa trocar o conjunto de molas + amortecedores, recomendo o kit da Iron Man. O kit é plug & play, ou seja, não necessita de adaptações. Levanta o veículo 1,5" do tamanho original e mesmo estando mais alto, sentirá mais firmeza no asfalto e elasticidade na trilha. O conjunto com amortecedores Nitrogas dianteiros e Foamcell na traseira estão na faixa dos R$2.750,00. Mais detalhes em:
IRONMAN 4X4 (http://www.ironman4x4.com.br/Ironman/)
Abs.
Eduardo

drezter
20/10/2011, 23:37
Sandro,
Um abraço, Delfim.

X2
Esse mecânico que esquenta molas é ... :screwy:

Ezahn
20/10/2011, 23:52
X2
Esse mecânico que esquenta molas é ... :screwy:

Cara, este papo de esquentar as molas, eu conversei com uma firma que faz este trabalho. Na verdade eles fazem molas especiais para blindados e carros com gás. No processo a mola é temperada. Nesta firma que eu falei, eles falaram que tb fazem este retrabalhamento nas molas. No processo se esquentam a mola, remodela e tempera ela novamente. Este trabalho só da para ser feito se a mola estiver boa. O nome da firma é Maranto (http://www.maranto.com.br/servicos.php), fica na Casa Verde em Sampa. Tem depoimentos aqui no fórum falando bem deles. Parece uma empresa séria!

drezter
21/10/2011, 12:10
...remodela e tempera ela novamente...

Nova têmpera num produto usado pode ser feita, só que pra sair com durabilidade o processo ficará caro. Não acredito que por R$150,00 por mola, seja algo confiável. O tempo de garantia dado de no mínimo um ano, seria um bom indicador de qualidade.

Andre Canario
21/10/2011, 12:51
Andre, este seu kit é praticamente a mesma coisa que o Delfim ta comprando. Achei tb para a minha desta marca (http://www.ebay.com/itm/Strut-Spacer-Kit-1-1-4-90-95-Toyota-4Runner-/260687897068?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr&hash=item3cb235a1ec#ht_2030wt_905) que o Delfim recomendou. 50 doletas. Por quanto isto acaba saindo com frete, taxa de câmbio, imposto ..... ?? Alguém tem um palpite?

E pergunta de leigo, comprar no ebay é seguro, ou tem que avaliar como no mercado livre? Como se faz isto? Frete, imposto como é que paga?
Valeu

Nao, nao... coloquei somente esses calços na traseira... o kit do Delfim é bem mais completo, p/ traseira e dianteira.

Supercharger
21/10/2011, 13:35
a mola é fodona, segura a bronca!

Vai de OME ou Sonoran Steel?

Supercharger
21/10/2011, 13:37
Pessoal, voces sabem se as molas dianteiras tem lado certo para instalar?

Sim, se observar as duas, verá que os tamanhos são diferentes.

Supercharger
21/10/2011, 13:45
fica na Casa Verde em Sampa.

A minha SW4 tinha umas molas com este serviço, sei que era na Casa Verde, mas não sei o nome. O proprietário anterior, que tinha feito o serviço, não gostou e acabou colocando molas originais. Pelo menos foi o que ele me disse.

Falando em molas originais, pelo que dizem nos fóruns gringos, as originais mais altas são as do modelo 99.

niomarpm
21/10/2011, 23:26
Falando em molas originais, pelo que dizem nos fóruns gringos, as originais mais altas são as do modelo 99.[/QUOTE]

Essas molas da 99 dá certo na 95? ou tem que adaptar.

niomarpm
21/10/2011, 23:32
Supercharger!

Essas molas da 99 vc sabe se dá certo na 95 sem adaptações? Tô precisando trocar as molas e os amortecedores trazeiros e já q vou mexer, gostaria de levantar um pouco, coisa de + ou - 1".

Supercharger
22/10/2011, 09:49
Niomar, SW4 92 a 95 e SW4 96 a 2002 são dois bichos diferentes. As 92 a 95 (a sua incluída) os gringos chamam de 2a geração, e as 96 a 2002 chamam de 3a geração.

Sempre que precisar de peças e acessórios, serão específicos para o seu modelo/geração.

niomarpm
22/10/2011, 20:33
Niomar, SW4 92 a 95 e SW4 96 a 2002 são dois bichos diferentes. As 92 a 95 (a sua incluída) os gringos chamam de 2a geração, e as 96 a 2002 chamam de 3a geração.

Sempre que precisar de peças e acessórios, serão específicos para o seu modelo/geração.

Segundo o cara da toyota daqui no ano 95 foi q começou as mudanças de modelo então algumas peças da 96 serve na 95. Eu mesmo tô usando pivôs da 96 2.8 diesel.

guilhermeabreu
23/10/2011, 01:10
Tenho uma SW4 93 com a bunda arreada SÓ PRA VARIAR , mas no quesito MOLAS estou muito escolado , simplesmente pq tenho um ENGESA que fiz várias modificações inclusive na altura .

Inicialmente comprei MOLAS ESPECIAIS que de especiais não tinham nada , depois de 3 meses de uso ficaram iguais as originais , daí pesquisei , pesquisei e acabei encontrando várias fábricas de molas e mandei fazer molas com as medidas que eu calculei que ficassem boas , não deu outra ESTOU SUPERSATIFEITO com as molas que mandei fazer na MOLAS SRC .

Assim que puder irei tirar as molas originais cansadas que estão em minha SW4 e calcularei a grosso modo do tamanho que ficará bom para ela , pois não sei o tamanho das molas originais novas , na concessionária da minha cidade eles dizem que não tem molas no estoque para poder medir e perguntei a eles qual o tamanho das molas originais eles disseram que não sabem , que só podem saber se encomendar e para encomendar eu tenho que comprar , já viu né a boa vontade dos caras , MAS SE ALGUM DE VCS AQUI SABEM DAS MEDIDAS DAS MOLAS ORIGINAIS NOVAS ? Gostaria muito de saber pq vai ajudar não só a mim , mas a todos os proprietários destas SW4 .

Só pra vcs terem uma idéia ha 2 anos atras mandei fazer duas molas com 145mm de diametro e 40 cm de comprimento com espessura do fio de 16mm ficaram as duas molas por R$215,00 posto em casa .

O que esta fazendo eu demorar em pedir para fazer para mim é o tamanho da mola traseira , no pior das hióteses na próxima 2ªf vou levar a minha SW4 pra oficina para fazer uma revisão na supensão dianteira , trocar os pivôs e as buchas que comprei na AMERICA e vou aproveitar para o mecanico retirar uma mola traseira para eu poder medir e fazer um cálculo meio doido pq elas estão cansadas e com tamanho menor do que uma nova , mas vou dar um chute , e mandar fazer molas novas de tamanho maior do que as minhas uns 5 a 6 cm , talvez eu acerte nesta primeira vez , se ficarem grandes demais , corto elas e se ficarem pequenas , mando fazer outras maiores ou colocarei um calço nelas , acho que desta forma economizarei uma boa grana , acho que ficará bem mais em conta do que comprar estes KITS lá de fora .

Me ajudem quem souber das medidas das molas novas em postar aqui para todos nós .

Minha opinião e é o que vou fazer .

André 4Runner RJ
25/10/2011, 23:46
Fala Amigão,

Também já entrei nessa de fazer molas, e até algum tempo atrás, quando os donos da Molas Lobo eram vivos, fazia as minhas lá.
Passava um sábado inteiro cortando e temperando as molas ao meu gosto.
Hoje, são os filhos que estão no comando e só fazem molas reforçadas para carros à gás.
Se a empresa que está trabalhando tiver seriedade, com certeza terá um bom resultado.
Vou dar uma olhada nos manuais de manutenção que possuo, para lhe passar a informação.
Caso lhe interesse, possuo um jogo de originais para medir!?

Ney_Niteroi II
26/10/2011, 11:55
Ezahn,
O kit que comprei mantém as molas originais e os amortecedores, só dá um "up" na viatura.
A vantagem desse kit é que mantém o conforto e diferentemente dos calços de carroceria, não precisa de alongador da barra de direção, nem da alavanca de câmbio, nem precisa elevar o radiador, etc, etc...
Recebi um aviso do Ebay que o kit foi postado hoje no correio americano, quando chegar vou instalar e coloco as impressões e fotos.
Um abraço, Delfim.

Delfim,

Quanto cusotu seu kit?

abS

guilhermeabreu
26/10/2011, 12:43
Fala Amigão,

Também já entrei nessa de fazer molas, e até algum tempo atrás, quando os donos da Molas Lobo eram vivos, fazia as minhas lá.
Passava um sábado inteiro cortando e temperando as molas ao meu gosto.
Hoje, são os filhos que estão no comando e só fazem molas reforçadas para carros à gás.
Se a empresa que está trabalhando tiver seriedade, com certeza terá um bom resultado.
Vou dar uma olhada nos manuais de manutenção que possuo, para lhe passar a informação.
Caso lhe interesse, possuo um jogo de originais para medir!?

CARO AMIGO ANDRÉ 4RUNNER

Fico muito grato pela ajuda , como falei , já mandei fazer molas na SRC e ficaram muito boas e hoje a minha SW4 93 esta no macanico fazendo a suspensão dianteira , trocando pela 1ªvez as buchas esta com 316.000 e o mecanico vai tirar uma mola traseira para medir , mas como vc sabe estas molas já estão com tamanho diminuído , se este jogo de molas suas originais são 0K ou seja novas , seria ÓTIMO vc me passar as medidas , e se forem usadas , me passa as medidas de qualquer forma para eu poder comparar com as medidas da minha , para que eu chegue a uma conclusão final de que tamanho eu vou mandar fazer para mim , as medidas que interessa são : COMPRIMENTO , DIAMETRO EXTERNO , ESPESSURA DO FIO E NÚMERO DE ELOS .

Desde já agradeço mais uma vez .

ABRAÇO

dpab
26/10/2011, 15:20
Ney,
O kit que comprei custou US$168,00 + o frete de US$ 45,60, totalizando US$ 213,60.
Na cotação de hoje (26/10/2011), esse valor equivale à R$ 377,62.
Considerando o imposto de importação, soma-se 60% desse valor, ou seja + R$ 226,57, o que perfaz o TOTAL de R$ 604,19.

Supercharger
26/10/2011, 16:11
Faltou o ICMS...

SandroGaúcho
06/11/2011, 10:43
Pessoal,

E o colocar calços de tecnyl nas molas traseiras é eficaz?

guilhermeabreu
06/11/2011, 12:11
Pessoal,

E o colocar calços de tecnyl nas molas traseiras é eficaz?

CARO SANDROGAÚCHO

Eu havia pensado nesta possibilidade , mas acho melhor mandar fazer molas maiores , já retirei uma mola traseira para fazer as medições , e fiquei surpreso que ela é cônica , as minhas molas estão cansadas e lógico com tamanho menor do que as novas , mas para vcs terem uma idéia , a minha mola traseira da minha SW4 93 esta com estas medidas :

Comprimento .......................................360,0mm
Diametro inferior ..................................170,0mm
Diametro superior..................................130,5mm
Espessura do fio ...................................14,5mm
Número de espiras.................................06

Como a SW4 esta com a traseira mais arreada uns 3cm acho eu , vou mandar fazer as molas com 420mmm de comprimento , com fio de 15mm . Pois depois de uns 6 meses esta mola nova deve acomodar diminuindo o tamanho em uns 20mm , aconteceu ísto nas molas que mandei fazer para meu ENGESA e estou muito satifeito com o resultado , pena que ninguem me respondeu sobre as medidas originais das molas novas , daí fico com um pouco de dúvida se mais 60mm nestas molas que vou mandar fazer não seria muito para eu aumentar no tamanho das minhas molas velhas .

Nos ENGESAS e CAMPERS o fio da mola traseira é de 16mm , daí concluí do pq que as SW4 são bem macias , pois a espessura do fio da mola traseira é de 14,5 , por ísto vou mandar fazer com fio de 15mm um pouquinho só mais grosso para não tirar o conforto que tanto gosto dela e com ísto deve ficar um pouquinho mais firme com estas molas com espessura do fio um pouquinho mais grosso .

SandroGaúcho
06/11/2011, 14:02
Oi guilhermeabreu,

Antes de eu fazer qualquer alteração na suspenção traseira, vou na autorizada ver o valor de molas originais e se eles tiverem a pronta entrega dai vejo se consigo medilas pra termos um pararâmetro de quanto ela cançou,ok?

Até mais

sinval
06/11/2011, 14:05
CARO SANDROGAÚCHO

Eu havia pensado nesta possibilidade , mas acho melhor mandar fazer molas maiores , já retirei uma mola traseira para fazer as medições , e fiquei surpreso que ela é cônica , as minhas molas estão cansadas e lógico com tamanho menor do que as novas , mas para vcs terem uma idéia , a minha mola traseira da minha SW4 93 esta com estas medidas :

Como a SW4 esta com a traseira mais arreada uns 3cm acho eu , vou mandar fazer as molas com 420mmm de comprimento , com fio de 15mm . Pois depois de uns 6 meses esta mola nova deve acomodar diminuindo o tamanho em uns 20mm , aconteceu ísto nas molas que mandei fazer para meu ENGESA e estou muito satifeito com o resultado , pena que ninguem me respondeu sobre as medidas originais das molas novas , daí fico com um pouco de dúvida se mais 60mm nestas molas que vou mandar fazer não seria muito para eu aumentar no tamanho das minhas molas velhas .

Nos ENGESAS e CAMPERS o fio da mola traseira é de 16mm , daí concluí do pq que as SW4 são bem macias , pois a espessura do fio da mola traseira é de 14,5 , por ísto vou mandar fazer com fio de 15mm um pouquinho só mais grosso para não tirar o conforto que tanto gosto dela e com ísto deve ficar um pouquinho mais firme com estas molas com espessura do fio um pouquinho mais grosso .

Pessoal a minha SW97, melhorou muito com este calça que vende na propria toyota, veja a foto

guilhermeabreu
06/11/2011, 15:26
Oi guilhermeabreu,

Antes de eu fazer qualquer alteração na suspenção traseira, vou na autorizada ver o valor de molas originais e se eles tiverem a pronta entrega dai vejo se consigo medilas pra termos um pararâmetro de quanto ela cançou,ok?

Até mais

GRANDE SANDROGAÚCHO

Agradeço antecipadamente pela informação caso consiga , mas acho que eles não terão a pronta entrega , daí não ter como tirar as medidas que na realidade seria apenas o COMPRIMENTO delas pois as outras medidas temos pelas nossas usadas .

Na época que procurei cada mola custava R$510,00 , inviável , pois onde mando fazer as duas devem ficar em torno de R$280,00 , pois ha 2 anos atras mandei fazer pro ENGESA e ficou por R$215,00 posta em casa as duas molas .

Aguardo ancioso pelas noticias das medidas .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
06/11/2011, 15:30
Pessoal a minha SW97, melhorou muito com este calça que vende na propria toyota, veja a foto

CARO SINVAL

Agradeço demais pela ajuda , mas pela foto esta parecendo que este calço tem +- 10mm de espessura na aba de baixo e ísto é muito pouco pelo que ela esta arreada , precisaria de no mínimo de uns 3cm de espessura naquela aba de baixo . Eles não tem com outra altura maior ??? E qto vc pagou por este calço ????

ABRAÇO

SandroGaúcho
06/11/2011, 16:21
Pessoal

Falei denovo o mecânico e ele não recomenda com calços, pois disse que as molas podem bater facilmente e comentou que o melhor seria mesmo o "BANHO TÉRMICO", E AGORA?!?

Ezahn
06/11/2011, 23:20
CARO SANDROGAÚCHO

To acompanhando. Não passei as medidas porque não tenho. A minha tb deve estar cansada. Onde vc fez as molas eles enviam pelo correio? Fiquei interessado, passa o contato.

guilhermeabreu
06/11/2011, 23:50
To acompanhando. Não passei as medidas porque não tenho. A minha tb deve estar cansada. Onde vc fez as molas eles enviam pelo correio? Fiquei interessado, passa o contato.

AMIGO EZAHN

Comprei as molas , ou melhor mandei fazer as molas na www.srcmolas.com.br , na realidade quem mandou fazer foi o RODRIGO IELPO BASTOS daqui do forum , ele tem uma CAMPER e lendo meus relatos e soluções das molas do meu ENGESA me pediu orientações sobre que molas ele deveria cololcar na CAMPER dele , daí dei as dicas das medidas a ele e este endereço que consegui pesquisando aqui na internet , daí ele foi pedir para mandar fazer as molas para ele e aproveitei e pedí para ele fazer o pedido para mim tb .

O caso é que tem que ter firma , caso não tenha procura um amigo que tenha pois tem que ter CNPJ , daí eles mandam para qualquer lugar do Brasil , outra dica :é não dizer para que carro é pq se ficar sabendo talvez cobre pela marca do carro e não pelo material produzido , o RODRIGO disse que era para máquinas que ele tem .

Na semana passada qdo fui fazer o orçamento para ver por qto ficava o preço , no pedido eles pedem alem das medidas QUAL O MATERIAL A SER USADO aí me enrolei , pq existe uma gama de materiais muito grande , vou ligar pro RODRIGO pra saber com qual material que ele mandou fazer as nossas molas , qual a liga do aço .

Qualquer dúvida é só falar .

SANDROGAÚCHO , acho que este seu mecanico esta falando água , abobrinha pq as molas que estão cansadas arreadas , estão pelo excesso de uso fadiga de material e não por ter sido destemperada , e um BANHO TÉRMICO não faria ela voltar ao tamanho original , para mim BANHO TÉRMICO seria temperar ela de novo , mas ela não sofreu esquente suficiente para perder a TEMPERA ORIGINAL DO AÇO . Não sou conhecedor de laminação de aço e nem de teorias de ligas metálicas e temperas de materiais .

Vou mandar fazer molas novas com tamanho que seja nescessário para que minha SW4 não fique com a bunda arreada . Fiz ísto em meu ENGESA e estou muito satisfeito , o RODRIGO IELPO BASTOS tb esta satifeito com as molas que mandou fazer para a sua CAMPER tb .

sinval
07/11/2011, 10:35
CARO SINVAL

Agradeço demais pela ajuda , mas pela foto esta parecendo que este calço tem +- 10mm de espessura na aba de baixo e ísto é muito pouco pelo que ela esta arreada , precisaria de no mínimo de uns 3cm de espessura naquela aba de baixo . Eles não tem com outra altura maior ??? E qto vc pagou por este calço ????

ABRAÇO

guilhermeabreu, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/guilhermeabreu.html)

a especura da aba é só para fixar na mola, quando vc colocar peso no carro este calça encosta no eixo ajudando as molas,não fica sepando a trazeira qdo coloca peso, é um sistema original da toyota, vc pode fazer uma consulta com um tecnico da toyota que vai lhe explicar melhor, se precisar de mais detalhes pode solicitar

Ezahn
07/11/2011, 13:54
AMIGO EZAHN

Comprei as molas , ou melhor mandei fazer as molas na www.srcmolas.com.br , na realidade quem mandou fazer foi o RODRIGO IELPO BASTOS daqui do forum , ele tem uma CAMPER e lendo meus relatos e soluções das molas do meu ENGESA me pediu orientações sobre que molas ele deveria cololcar na CAMPER dele , daí dei as dicas das medidas a ele e este endereço que consegui pesquisando aqui na internet , daí ele foi pedir para mandar fazer as molas para ele e aproveitei e pedí para ele fazer o pedido para mim tb .

O caso é que tem que ter firma , caso não tenha procura um amigo que tenha pois tem que ter CNPJ , daí eles mandam para qualquer lugar do Brasil , outra dica :é não dizer para que carro é pq se ficar sabendo talvez cobre pela marca do carro e não pelo material produzido , o RODRIGO disse que era para máquinas que ele tem .

Na semana passada qdo fui fazer o orçamento para ver por qto ficava o preço , no pedido eles pedem alem das medidas QUAL O MATERIAL A SER USADO aí me enrolei , pq existe uma gama de materiais muito grande , vou ligar pro RODRIGO pra saber com qual material que ele mandou fazer as nossas molas , qual a liga do aço .

Qualquer dúvida é só falar .

SANDROGAÚCHO , acho que este seu mecanico esta falando água , abobrinha pq as molas que estão cansadas arreadas , estão pelo excesso de uso fadiga de material e não por ter sido destemperada , e um BANHO TÉRMICO não faria ela voltar ao tamanho original , para mim BANHO TÉRMICO seria temperar ela de novo , mas ela não sofreu esquente suficiente para perder a TEMPERA ORIGINAL DO AÇO . Não sou conhecedor de laminação de aço e nem de teorias de ligas metálicas e temperas de materiais .

Vou mandar fazer molas novas com tamanho que seja nescessário para que minha SW4 não fique com a bunda arreada . Fiz ísto em meu ENGESA e estou muito satisfeito , o RODRIGO IELPO BASTOS tb esta satifeito com as molas que mandou fazer para a sua CAMPER tb .

Fiquei interessado neste lance da mola feita sob encomenda. Quem sabe se medisse a mola traseira do kit ironmam ou outro destes e mandar fazer igual. Deve ficar bom. Quando tiver mais informações do material, se mandou fazer, ou orçamento posta aqui.
Quanto ao banho térmico, deve ser o que me falaram. Espicha a mola primeiro e depois tempera ela novamente.

guilhermeabreu
07/11/2011, 14:16
guilhermeabreu, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/guilhermeabreu.html)

a especura da aba é só para fixar na mola, quando vc colocar peso no carro este calça encosta no eixo ajudando as molas,não fica sepando a trazeira qdo coloca peso, é um sistema original da toyota, vc pode fazer uma consulta com um tecnico da toyota que vai lhe explicar melhor, se precisar de mais detalhes pode solicitar

SINVAL

Pelo que vc explicou este calço NÃO É CALÇO E SIM UM BATENTE , este BATENTE é para que a suspensão NÃO DÊ FIM DE CURSO e no meu caso , o meu problema é que a traseira esta arreada , EU PRECISO DE LEVANTAR A TRASEIRA , aí seria de 2 formas : 1º- COLOCANDO CALÇO EM BAIXO DA MOLA OU 2º- COLOCANDO MOLAS MAIORES .

Que é o que pretendo fazer .

sinval
07/11/2011, 18:33
SINVAL

Pelo que vc explicou este calço NÃO É CALÇO E SIM UM BATENTE , este BATENTE é para que a suspensão NÃO DÊ FIM DE CURSO e no meu caso , o meu problema é que a traseira esta arreada , EU PRECISO DE LEVANTAR A TRASEIRA , aí seria de 2 formas : 1º- COLOCANDO CALÇO EM BAIXO DA MOLA OU 2º- COLOCANDO MOLAS MAIORES .

Que é o que pretendo fazer .

Ok Guilherme, exatamento isso, no seu caso já vi comentario acho que aqui mesmo no forum, de colocar molas da SW blindada que é mais reforcada

renatofbarbosa
08/11/2011, 21:33
Coloquei esses batentes (BATENTE DA MOLA DA HILUX SW4 95 A 2004 (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-20264-)) e problema resolvido,
suspensãoo traseira ficou excelente.

Ezahn
08/11/2011, 22:14
Coloquei esses batentes (BATENTE DA MOLA DA HILUX SW4 95 A 2004 (http://www.eletrocarsp.com.br/loja/produto-184756-20264-)) e problema resolvido,
suspensãoo traseira ficou excelente.

O que mudou?

Não entendi bem, posso estar falando uma grande bobagem. Este é um batente extremamente cumprido. A mola encolhe um pouco e já tá pegando no batente. Ele então evita a batida seca. Será que isto vai durar? Isto não seria uma grande gambiarra?

renatofbarbosa
08/11/2011, 22:47
O que mudou?

Ele então evita a batida seca. Será que isto vai durar? Isto não seria uma grande gambiarra?

Justamente,
evita a batida seca e aquela traseira "bobona".

Também achei que era gambiarra, mas essa mesma peça venda nas autorizadas toyota,
a diferença é que na autorizada custa 880,00 cada.

Conversando com meu mecânico (MHS Service) ele falou que nos EUA a toyota convocou para um recall na suspensão traseira e colocou essa peça nas SW4 que tinham esse problema crônico de batida seca e suspensão traseira "mole".

abs,
Renato

guilhermeabreu
09/11/2011, 10:32
Justamente,
evita a batida seca e aquela traseira "bobona".

Também achei que era gambiarra, mas essa mesma peça venda nas autorizadas toyota,
a diferença é que na autorizada custa 880,00 cada.

Conversando com meu mecânico (MHS Service) ele falou que nos EUA a toyota convocou para um recall na suspensão traseira e colocou essa peça nas SW4 que tinham esse problema crônico de batida seca e suspensão traseira "mole".

abs,
Renato

CARO RENATOBARBOSA

Esta peça SÓ SERVE PARA EVITAR AS BATIDAS DE FIM DE CURSO ( batida seca ) , NÃO SERVE PARA LEVANTAR A TRASEIRA E NEM FAZER A SUSPENSÃO FICAR MAIS FIRME , o que faz a suspensão ficar mais firme : SÃO AMORTECEDORES MAIS DUROS OU MOLAS MAIS GROSSAS ( MAIS DURAS ) .

Insisto em dizer que esta peça só serve para quem tem a SW4 nivelada sem estar com a traseira arreada e quer evitar de dar batidas secas na suspensão traseira qdo passa por uma depressão maior , uma valeta ou um quebra molas .

A SOLUÇÃO CORRETA É COLOCAR MOLAS ORIGINAIS NOVAS OU MANDAR FAZER MOLAS MAIORES ( E MAIS GROSSAS=DURAS SE QUISER ) E SE QUISER COLOCAR ESTE ACESSÓRIO NÃO TERIA PROBLEMA ALGUM , ESTE ACESSÓRIO GARANTIRIA QUE A SUSPENSÃO NÃO DÊ AS BATIDAS SECAS .

Mas como no meu caso eu optei por fazer molas maiores e com fio ligeiramente mais grosso , tenho certeza que vou resolver todos os problemas com BAIXO CUSTO e DEFINITIVAMENTE .

Qdo tiver o orçamento das duas molas coloco aqui pra vcs .

OBS :

A minha SW4 com as molas originais esta apenas com a traseira arreada , NÃO TEM A TRASEIRA BOBONA , sou pé pesado , faço curvas com extrema facilidade , meus amigos que viajam comigo ficam impressionados com a estabilidade da mesma , e no seu caso este acessório resolveu o seu problema , ísto é que importa .

A minha mola cansada esta com as medidas colocadas logo acima , vou mandar fazer as novas com mais 6cm no comprimento ( 420mm ) as minhas estão com 360mm e o fio de 15mm ( o fio original tem 14,5mm ) apenas ísto , depois de colocadas , colocarei fotos de como esta e de como vai ficar .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
09/11/2011, 10:56
O que mudou?

Não entendi bem, posso estar falando uma grande bobagem. Este é um batente extremamente cumprido. A mola encolhe um pouco e já tá pegando no batente. Ele então evita a batida seca. Será que isto vai durar? Isto não seria uma grande gambiarra?

EZAHN

Como esta mais do que claro , este batente funciona como mola ( como sua decrição esta bem clara e evitando que a mola se comprima toda ) , mesmo esta solução estando sendo feita e orientada pela TOYOTA , não consigo assimilar em minha cabeça do pq que a TOYOTA não tenha pensado em colocar uma mola com ESPECIFICAÇÕES DIFERENTES ( mais firmes por exemplo com outra liga metálica , de têmpera diferente ? ) com as mesmas medidas ??? Faria um RECALL trocando apenas as molas , ESTA SOLUÇÃO PROPOSTA POR ELES ( TOYOTA ) , ESTÃO ACEITANDO A HIPÓTESE DE QUE AS MOLAS COLOCADAS NAS SW4 ESTÃO SUBDIMENCIONADAS ( mais moles do que deveriam ) E INVENTARAM UMA SOLUÇÃO QUE ME PARECE MAIS COMO UMA VERDADEIRA " GAMBIARRA " .

renatofbarbosa
09/11/2011, 21:06
Esta peça SÓ SERVE PARA EVITAR AS BATIDAS DE FIM DE CURSO ( batida seca ) , NÃO SERVE PARA LEVANTAR A TRASEIRA E NEM FAZER A SUSPENSÃO FICAR MAIS FIRME , o que faz a suspensão ficar mais firme : SÃO AMORTECEDORES MAIS DUROS OU MOLAS MAIS GROSSAS ( MAIS DURAS ) .

Só para complementar,
eu utilizei a peça citada e coloquei calços de 6 cm.
Neste caso levantei a traseira e a suspensão ficou bem mais firme, isso é fato.

Os calços eu mandei fazer sob encomenda.
Ficou tão bom, que a própria oficina passou a usar essa mesma configuração, batente + calço nas SW4 dos clientes que se queixavam da traseira.
Após ter colocado os calços ficou com 17cm o espaço entre o pneu e o frizo lateral (conforme foto). E com o batente que coloquei na mola a traseira abaixa apenas dois centímetros, ou seja, mesmo com o carro carregado a traseira se mantém alta.

O custo total que tive não foi alto:
batentes: paguei 340 o par,
calço: 200,00 o par
Mão de obra: 150

O batente e o calço são de poliuretano, ou seja, alta durabilidade.

Lembrando que minha SW4 é GNV, carrego um cilindro de 22m, que pesa aproximadamente 80 kg.

abs,
Renato

guilhermeabreu
09/11/2011, 22:45
Só para complementar,
eu utilizei a peça citada e coloquei calços de 6 cm.
Neste caso levantei a traseira e a suspensão ficou bem mais firme, isso é fato.

Os calços eu mandei fazer sob encomenda.
Ficou tão bom, que a própria oficina passou a usar essa mesma configuração, batente + calço nas SW4 dos clientes que se queixavam da traseira.
Após ter colocado os calços ficou com 17cm o espaço entre o pneu e o frizo lateral (conforme foto). E com o batente que coloquei na mola a traseira abaixa apenas dois centímetros, ou seja, mesmo com o carro carregado a traseira se mantém alta.

O custo total que tive não foi alto:
batentes: paguei 340 o par,
calço: 200,00 o par
Mão de obra: 150

O batente e o calço são de poliuretano, ou seja, alta durabilidade.

Lembrando que minha SW4 é GNV, carrego um cilindro de 22m, que pesa aproximadamente 80 kg.

abs,
Renato

CARO AMIGO RENATOFBARBOSA

Vc não havia falado que colocou este calço de 6 cm em baixo da mola , por ísto fiquei insistindo que este batente não resolveria o meu caso , mas a sua SW4 esta muito linda com a traseira empinadinha , a minha desde qdo comprei tem a frente bem alta , agora que troquei os pivôs e as buchas da balança , o mecanico colocou na mesma altura que estava e olhando na sua foto da a impressão que a minha esta com a frente muito alta , aproveitando a sua boa vontade , vc poderia me passar a distancia que o pneu dianteiro esta para o friso do paralama ?? Como vc postou a distancia do traseiro ??

Acho que deverei abaixar um pouco a frente da minha , mas vou esperar as molas traseiras ficarem prontas para coloca-las e ver o resultado , se a frente continuar mais alta , aí sim abaixarei um pouco a frente .

Fui lá agora e medí a minha :
Na frente o pneu esta a 15cm do friso do paralama .
E na traseira o pneu esta a 14cm do friso do paralama .

Mostrando claramente que a traseira da minha esta arreada e TENHO QUASE CERTEZA que a frente da minha esta muito alta .

ABRAÇÃO

Ezahn
09/11/2011, 22:55

Vc não havia falado que colocou este calço de 6 cm em baixo da mola , por ísto fiquei insistindo que este batente não resolveria o meu caso , mas a sua SW4 esta muito linda com a traseira empinadinha , a minha desde qdo comprei tem a frente bem alta , agora que troquei os pivôs e as buchas da balança , o mecanico colocou na mesma altura que estava e olhando na sua foto da a impressão que a minha esta com a frente muito alta , aproveitando a sua boa vontade , vc poderia me passar a distancia que o pneu dianteiro esta para o friso do paralama ?? Como vc postou a distancia do traseiro ??

Acho que deverei abaixar um pouco a frente da minha , mas vou esperar as molas traseiras ficarem prontas para coloca-las e ver o resultado , se a frente continuar mais alta , aí sim abaixarei um pouco a frente .

ABRAÇÃO

Caras, um cara que alinhou a minha SW acertou a regulagem das barras de torção, pois a SW tava meio torta pro lado. Agora ficou certo.

Agora o curioso é que ele media da parte de cima do aro até o friso do paralama para comparar entre os lados. Acho que tira alguma possível interferência do pneu mal calibrado, ou desgastado diferente. É só uma contribuição.

Agora minha dúvida / dilema: Fazer novas molas como o Guilherme ou colocar calços???

guilhermeabreu
09/11/2011, 23:11
Caras, um cara que alinhou a minha SW acertou a regulagem das barras de torção, pois a SW tava meio torta pro lado. Agora ficou certo.

Agora o curioso é que ele media da parte de cima do aro até o friso do paralama para comparar entre os lados. Acho que tira alguma possível interferência do pneu mal calibrado, ou desgastado diferente. É só uma contribuição.

Agora minha dúvida / dilema: Fazer novas molas como o Guilherme ou colocar calços???

EZAHN

Como vc deve saber , tenho um ENGESA todo reproduzido por mim , fui um dos pioneiros em muitas modificações neste jipe , e posto aqui todos os sucessos e insucessos para que os amigos aqui não gastem grana sem nescessidade .

Peço a vc para me aguardar um pouco e ver o resultado desta minha opção , como o RENATOFBARBOSA relatou : que na dele mesmo com peso na traseira ela não arreia , como ele colocou um calço de 6 cm para elevar a traseira ( este calço não tem molejo ) e aquele batente que não deixa a mola comprimir muito , acho que o carro dele perdeu muito as características originais da SW4 que é o grande conforto no guiar ( posso estar errado , pois é o RENATO que esta usando ) , então me espera um pouco para poder ter uma outra avaliação de outro método de solução para este caso de BUNDA ARREADA .

Não precisa de ficar neste dilema/dúvida .

Não cotei ainda o valor das duas molas , a despesa do RENATO foi de R$690,00 as duas molas não acredito que passe dos R$320,00 .

sinval
10/11/2011, 06:43
EZAHN

Como vc deve saber , tenho um ENGESA todo reproduzido por mim , fui um dos pioneiros em muitas modificações neste jipe , e posto aqui todos os sucessos e insucessos para que os amigos aqui não gastem grana sem nescessidade .

Peço a vc para me aguardar um pouco e ver o resultado desta minha opção , como o RENATOFBARBOSA relatou : que na dele mesmo com peso na traseira ela não arreia , como ele colocou um calço de 6 cm para elevar a traseira ( este calço não tem molejo ) e aquele batente que não deixa a mola comprimir muito , acho que o carro dele perdeu muito as características originais da SW4 que é o grande conforto no guiar ( posso estar errado , pois é o RENATO que esta usando ) , então me espera um pouco para poder ter uma outra avaliação de outro método de solução para este caso de BUNDA ARREADA .

Não cotei ainda o valor das duas molas , a despesa do RENATO foi de R$690,00 as duas molas não acredito que passe dos R$320,00 .

Pessoal veja este link bem mais barato que o original , só não sei a durabilidade
Batente Da Mola Traseira Hilux 3.0 Sw4 95 Em Diante - R$ 190,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209448306-batente-da-mola-traseira-hilux-30-sw4-95-em-diante-_JM)

sinval
10/11/2011, 06:44
Batente Da Mola Traseira Hilux 3.0 Sw4 95 Em Diante - R$ 190,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209448306-batente-da-mola-traseira-hilux-30-sw4-95-em-diante-_JM)

Ezahn
10/11/2011, 07:46
EZAHN

Estou aguardando com certeza. Mesmo porque ainda preciso me R$ecuperar!!
Minha SW não está tão arreada, mas quando poe peso abaixa muito. A minha ideia a princípio seria colocar molas para carro blindado, porem esta sua alternativa parece bem interessante.
Como não é para já, vou acompanhar o resultado na sua viatura, ok!

Abraços

Guiga Tostes
10/11/2011, 13:54
EZAHN

Salve Dr Guilherme!!!

Estou acompanhando todo o processo das molas te adianto que tenho interesse nas mesmas após os seus "testes de campo", OK?

Sucesso ai na empreitada!

Abrs

renatofbarbosa
10/11/2011, 23:37

Fui lá agora e medí a minha :
Na frente o pneu esta a 15cm do friso do paralama .
E na traseira o pneu esta a 14cm do friso do paralama .

ABRAÇÃO

Guilherme,
não sei se a calibragem e medida dos pneus influencia alguma coisa na distância.
Eu uso pneus de medida 275 70 R16 e calibro os pneus com 33 na dianteira e 35 na traseira.

Na minha, como mostrei na foto, a traseira está com 17 cm e a dianteira está com 13cm.
Então acho que os 14cm da sua deve ser normal. Basta erguer um pouco a traseira.

Eu uso GNV e carrego um peso extra, quando instalei o kit mandei fazer uma mola reforçada e etc, mas deu 4 meses e arreou, também tive dois colegas com a mesma experiência.
Então o calço no meu caso valeu muito a pena e eu indico. Já estou usando calço mais batente há quase dois anos.

Depois informe para a gente o resultado das molas e o custo (molas + m.o.), assim dá para comparar com o custo dos batentes + calço.

abs,
Renato

SandroGaúcho
11/11/2011, 11:37
Guilhermeabreu,

Cara, pesquisei aqui em Floripa e realmente tá dificil! Não consegui nem valor e muito menos a peça!

Mas liguei pra uma empresa lá na minha querência, Porto Alegre, e eles tem 01 unidade, original no valor de R$490,00.

Pedi por favor pra que eles medissem e entro em contato depois.

Tô quase mandando dar o banho térmico, mas quero ter um plano B se der errado.

Seria melhor eu achar o par de molas originais em ferro velho e fazer esse processo, dai eu guardo as minhas,ok

guilhermeabreu
11/11/2011, 13:28
Salve Dr Guilherme!!!

Estou acompanhando todo o processo das molas te adianto que tenho interesse nas mesmas após os seus "testes de campo", OK?

Sucesso ai na empreitada!

Abrs

GRANDE GUIGA TOSTES

Vc por aqui é o maior prazer , tenho estado sumido do FROTA 4X4 da sua maravilhos BAND CRUISER , mas pela minha experiencias com molas , tenho certeza que ficarei satisfeito vide meus " testes de campo no ENGESA " , mas vamos aguardar .

Na confecção de molas , vai muito do material empregado , as molas que foram feitas para o meu ENGESA foi a liga SAE 5160 que acredito ser a liga/têmpera da maioria das molas automotivas , daí o que faz ela ser mais firme ou não é a espessura do fio e nº de elos , pois molas do mesmo tamanho com mesma espessura de fio , uma tendo 12 elos e outra com 8 elos , a de 8 elos á mais dura do que a de 12 elos , e assim vai .

ABRAÇÃO e prazer em falar com vc .

guilhermeabreu
11/11/2011, 13:37
Guilherme,
não sei se a calibragem e medida dos pneus influencia alguma coisa na distância.
Eu uso pneus de medida 275 70 R16 e calibro os pneus com 33 na dianteira e 35 na traseira.

Na minha, como mostrei na foto, a traseira está com 17 cm e a dianteira está com 13cm.
Então acho que os 14cm da sua deve ser normal. Basta erguer um pouco a traseira.

Eu uso GNV e carrego um peso extra, quando instalei o kit mandei fazer uma mola reforçada e etc, mas deu 4 meses e arreou, também tive dois colegas com a mesma experiência.
Então o calço no meu caso valeu muito a pena e eu indico. Já estou usando calço mais batente há quase dois anos.

Depois informe para a gente o resultado das molas e o custo (molas + m.o.), assim dá para comparar com o custo dos batentes + calço.

abs,
Renato

ENTÃO AMIGO RENANTOJBARBOSA

O tamanho do pneu realmente influencia nestas medidas , pois tenho pneus 255x75x15 , estou com preguiça de fazer contas , mas acredito que seu pneu é mais alto do que o meu apesar dele ser 70 , logo as suas medidas teriam que ser menores do as do meu .

Mas acho que vc fez confusão nas minhas medidas , pois é a traseira da minha é que esta com 14cm e a dianteira 15cm , confirmando minha suspeita de que a frente da minha esta mais elevada do que deveria , vou levantar a traseira da minha primeiro e ver como vai ficar e depois então se precisar abaixo um pouco a frente , MAS JÁ ESTOU USANDO ELA COM A FRENTE MAIS ALTINHA DESDE QUE A COMPREI HA 11 ANOS , É PROVÁVEL QUE EU DEIXE A FRENTE ASSIM MESMO PQ SOU MEIO ABRUTALHADO PRA ANDAR E COM A FRENTE MAIS ALTINHA , NÃO CORRO O RISCO DE DAR PORRADAS NA FRENTE .

Então vamos aguardar as molas novas para poder colocar aqui pra todos observarem o que vão fazer com as suas e reafirmando o que falei antes , que no seu caso como vc fez vc esta satisfeito , ÍSTO É O QUE MAIS IMPORTA .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
11/11/2011, 13:42
Guilhermeabreu,

Cara, pesquisei aqui em Floripa e realmente tá dificil! Não consegui nem valor e muito menos a peça!

Mas liguei pra uma empresa lá na minha querência, Porto Alegre, e eles tem 01 unidade, original no valor de R$490,00.

Pedi por favor pra que eles medissem e entro em contato depois.

Tô quase mandando dar o banho térmico, mas quero ter um plano B se der errado.

Seria melhor eu achar o par de molas originais em ferro velho e fazer esse processo, dai eu guardo as minhas,ok

SANDROGAÚCHO

Vou aguardar para ver se vc consegue as medidas das molas novas antes que eu mande fazer as minhas , para que eu não faça uma medida muito diferente , mas caso não consiga e eu tenha que dar as medidas , VOU MANDAR FAZER COM + 6CM mesmo como havia já pensado em mandar fazer , estou na dúvida se mando fazer com + 6cm ou 5cm .

ABRAÇO

Guiga Tostes
11/11/2011, 15:25
GRANDE GUIGA TOSTES

Vc por aqui é o maior prazer , tenho estado sumido do FROTA 4X4 da sua maravilhos BAND CRUISER , mas pela minha experiencias com molas , tenho certeza que ficarei satisfeito vide meus " testes de campo no ENGESA " , mas vamos aguardar .

Na confecção de molas , vai muito do material empregado , as molas que foram feitas para o meu ENGESA foi a liga SAE 5160 que acredito ser a liga/têmpera da maioria das molas automotivas , daí o que faz ela ser mais firme ou não é a espessura do fio e nº de elos , pois molas do mesmo tamanho com mesma espessura de fio , uma tendo 12 elos e outra com 8 elos , a de 8 elos á mais dura do que a de 12 elos , e assim vai .

ABRAÇÃO e prazer em falar com vc .

Valeu Dr!

Sigo aqui acompanhando e torcendo para o resultado ser positivo!

Abração

righi
11/11/2011, 17:35
e qto aos amortecedores, talvez até alguém já tenha falado, mas, até qto podemos subir sem trocar??? estou no aguardo das medidas também, vou fazer na Casa Verde. Já liguei lá.

guilhermeabreu
11/11/2011, 18:57
e qto aos amortecedores, talvez até alguém já tenha falado, mas, até qto podemos subir sem trocar??? estou no aguardo das medidas também, vou fazer na Casa Verde. Já liguei lá.

Vc vai mandar fazer com quais medidas ?? Só por curiosidade .

Ezahn
12/11/2011, 21:23
Bom, medi a minha, ano 93, pneu 31x10,5x15. Distância do pneu no friso: Dianteira 14 cm e traseira 13 cm. Para tirar a dúvida quanto ao tamanho dos pneus, medi também do centro da roda (centro do cubo) até o friso do paralama: dianteira 51 cm e traseira 50 cm. Parece que a minha é das mais baixas aqui!!
Quem puder medir do centro da roda até o friso do paralama para podermos comparar seria legal. Ai não importa o pneu, a calibragem e etc...

guilhermeabreu
13/11/2011, 21:15
Bom, medi a minha, ano 93, pneu 31x10,5x15. Distância do pneu no friso: Dianteira 14 cm e traseira 13 cm. Para tirar a dúvida quanto ao tamanho dos pneus, medi também do centro da roda (centro do cubo) até o friso do paralama: dianteira 51 cm e traseira 50 cm. Parece que a minha é das mais baixas aqui!!
Quem puder medir do centro da roda até o friso do paralama para podermos comparar seria legal. Ai não importa o pneu, a calibragem e etc...

CARO EZAHN

Vc medindo do centro da roda a diferença será menor , mas o tamanho do pneu ainda continuará fazendo as medidas ficarem dieferentes , só que esta medida errará na metade da altura da diferença do tamanho do pneu , ÊITA LINGUA PORTUGUESA COMPLICADA SÔ , tentando explicar com outras palavras , Vc medindo da parte de cima do pneu , dependendo do tamanho do pneu , vc terá medidas diferentes , esta diferença é da diferença da altura do pneu , CASO VC FAÇA A MEDIÇÃO DO CENTRO DA RODA , esta diferença sera da metade da diferença da altura do pneu , pq vc medindo da parte de cima do pneu vc está medindo a diferença total da altura do pneu e vc medindo do centro da roda esta medida terá a diferença só da metade da altura do pneu que é do meio para cima .

Mas vc medindo a altura na parte de cima do pneu e vc dizendo qual o pneu que vc esta usando já da para termos uma noção , como exemplo cito nossos carros que são iguais , no meu esta com15cm na frente e 14cm atras MAS EU ESTOU COM PNEUS 255X75X15 , e vc esta com 14cm na frente e 13cm atras , MAS ESTA COM PNEUS 31X10,5X15 , logo , acho que nossos carros estão arreados na mesma proporção ou na mesma medida , pq os seus pneus são maiores do que o meu , entendeu ????

É por ísto que vou mandar fazer as molas maiores , me aguarde , tenha calma , calmaê amigo , fica frio .

ABRAÇÃO

Ezahn
13/11/2011, 21:45
CARO EZAHN

Vc medindo do centro da roda a diferença será menor , mas o tamanho do pneu ainda continuará fazendo as medidas ficarem dieferentes , só que esta medida errará na metade da altura da diferença do tamanho do pneu , ÊITA LINGUA PORTUGUESA COMPLICADA SÔ , tentando explicar com outras palavras , Vc medindo da parte de cima do pneu , dependendo do tamanho do pneu , vc terá medidas diferentes , esta diferença é da diferença da altura do pneu , CASO VC FAÇA A MEDIÇÃO DO CENTRO DA RODA , esta diferença sera da metade da diferença da altura do pneu , pq vc medindo da parte de cima do pneu vc está medindo a diferença total da altura do pneu e vc medindo do centro da roda esta medida terá a diferença só da metade da altura do pneu que é do meio para cima .

Mas vc medindo a altura na parte de cima do pneu e vc dizendo qual o pneu que vc esta usando já da para termos uma noção , como exemplo cito nossos carros que são iguais , no meu esta com15cm na frente e 14cm atras MAS EU ESTOU COM PNEUS 255X75X15 , e vc esta com 14cm na frente e 13cm atras , MAS ESTA COM PNEUS 31X10,5X15 , logo , acho que nossos carros estão arreados na mesma proporção ou na mesma medida , pq os seus pneus são maiores do que o meu , entendeu ????

É por ísto que vou mandar fazer as molas maiores , me aguarde , tenha calma , calmaê amigo , fica frio .

ABRAÇÃO

Pelas minhas contas o seu pneu tem 30', ou seja, é 2,5 cm menos que o meu. Então nossos carros estão iguais em termos de altura de mola.

O lance da medida do centro da roda até o paralama é para comparar SÓ O TAMANHO DA MOLA. Eu se que, se os nossos carros estão com a mola iguais, o meu deve estar 1,2 cm mais alto do chão por causa do pneu maior. Eu repito, se medir do meio da roda, ou seja, do centro do eixo, até o paralama, da para comparar a altura da suspensão. É como se o meu carro e o seu estivessem no cavalete sem as rodas. Esta altura não mudaria. Esta medida é só para comparar a altura da suspensão, a altura final do carro depende mesmo do pneu.

Deu para entender? Eita português complicado.
Abraços.

guilhermeabreu
13/11/2011, 22:51
Pelas minhas contas o seu pneu tem 30', ou seja, é 2,5 cm menos que o meu. Então nossos carros estão iguais em termos de altura de mola.

O lance da medida do centro da roda até o paralama é para comparar SÓ O TAMANHO DA MOLA. Eu se que, se os nossos carros estão com a mola iguais, o meu deve estar 1,2 cm mais alto do chão por causa do pneu maior. Eu repito, se medir do meio da roda, ou seja, do centro do eixo, até o paralama, da para comparar a altura da suspensão. É como se o meu carro e o seu estivessem no cavalete sem as rodas. Esta altura não mudaria. Esta medida é só para comparar a altura da suspensão, a altura final do carro depende mesmo do pneu.

Deu para entender? Eita português complicado.
Abraços.

EZAHN

hahahahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kk ESTA FOI ÓTIMA , HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA .

Desculpe pela minha burrice , realmente não importa o tamanho do pneu o CENTRO DA RODA PARA O PARALAMA ESTARÁ COM A MESMA MEDIDA SEMPRE ESTANDO VC COM A MESMA MOLA , é que embaralhou minha cabeça tantas palavras parecidas juntas , " ÊITA PORTUGUES DIFÍCIR " .

ABRAÇÃO

Ezahn
13/11/2011, 22:57
EZAHN

hahahahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kk ESTA FOI ÓTIMA , HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA .

Desculpe pela minha burrice , realmente não importa o tamanho do pneu o CENTRO DA RODA PARA O PARALAMA ESTARÁ COM A MESMA MEDIDA SEMPRE ESTANDO VC COM A MESMA MOLA , é que embaralhou minha cabeça tantas palavras parecidas juntas , " ÊITA PORTUGUES DIFÍCIR " .

ABRAÇÃO

hahahahahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

niomarpm
17/11/2011, 12:42
Amigos medi a minha

Na frente tá com 550mm e atraz tá com 490mm, medidas do centro do cubo até o frizo do paralama.

Comprei molas novas (paralelo R$ 320,00) que tem 405mm comprimento, 145 mm diametro, 122 mm diametro na volta menor, 7 voltas e fio 14,5 mm.

Ezahn
17/11/2011, 20:36
Amigos medi a minha

Na frente tá com 550mm e atraz tá com 490mm, medidas do centro do cubo até o frizo do paralama.

Comprei molas novas (paralelo R$ 320,00) que tem 405mm comprimento, 145 mm diametro, 122 mm diametro na volta menor, 7 voltas e fio 14,5 mm.

niomarpm, legal! Pelas medidas o seu carro está empinado!! 6 cm mais alto na frente. Estas medidas já são com as molas novas? E as medidas, não das molas fora do carro? V

Valeu!!

niomarpm
17/11/2011, 22:40
Ezahn

Aida não troquei as molas, assim que trocar posto as medidas das velhas (uma tá quebrada em 1 volta e meia), e as novas medidas com as molas novas montadas.

Ja notou que se olhar pela linha do friso lateral das portas, o buraco da caixa de roda dianteira é maior?

Supercharger
17/11/2011, 23:12
Melhor que só as medidas, tira uma boa foto de perfil com as molas velhas e depois com as molas novas.

guilhermeabreu
18/11/2011, 21:00
Amigos medi a minha

O que estou achando muito extranho é que o diametro é bem diferente das minhas , que são 170mm e 130,5mm ou será que nas gasolinas são diferentes mesmo , mas acho pouco provável , já pedí para fazer as minhas , só falta o meu meca ter medido errado . Pelo menos no comprimento mandei fazer com 410mm , ía mandar fazer com 420mm , mas na hora resolví em 410mm e acho que acertei melhor com esta medida e a espessura do fio mandei fazer com 15mm , logo deve ficar um pouco mais firme .

Vamos aguardar o NIOMARPM colocar as dele para ver se vai ficar certo .

A minha esta com 530mm na frente e 510mm na traseira , ou seja menos arreada do que a sua , mesmo assim me incomoda muito esta aparencia de bunda arreada .

niomarpm
19/11/2011, 21:42
Guilherme

Realmente vc está certo, fui trocar as minhas hoje e as molas que comprei são mais estreitas, vou na loja na segunda pra trocar. Comprei sem medir, fui pelo o que o vendedor me disse, era pra ser da sw4 2.8 diesel 92/95.

Pelo menos consegui trocar os amortecedores trazeiros que ficaram show.

guilhermeabreu
20/11/2011, 00:11
Guilherme

Realmente vc está certo, fui trocar as minhas hoje e as molas que comprei são mais estreitas, vou na loja na segunda pra trocar. Comprei sem medir, fui pelo o que o vendedor me disse, era pra ser da sw4 2.8 diesel 92/95.

Pelo menos consegui trocar os amortecedores trazeiros que ficaram show.

CARO NIOMARPM

Pensei que só os vendedores das autopeças daqui é que não conhecem nada do que vendem , mas aí é a mesma coisa .

Outra rata que ele cometeu , qdo ele falou que estas que vc comprou é para as DÍESEL 2.8 de 92 a 95 , ele jogou conversa fora , ou melhor falou merda , pq estas medidas que eu te passei são as medidas das molas da minha SW4 93 2.8 a DÍESEL .

LOGO : ELE NÃO SABE O QUE ESTA VENDENDO OU ESTA TENTANDO TE DAR UMA VOLTA , VENDENDO AQUILO QUE NÃO SERVE PRA VC .

Sugiro a vc tirar as medidas do DIAMETRO EXTERNO MAIOR E DO DIAMENTRO EXTERNO MENOR da sua mola e ír com estas medidas e lá no balcão vc conferir estas medidas , se não baterem , DEVOLVE A MOLA QUE VC COMPROU E PEGA SEU DINHEIRO DE VOLTA .

Como vc esta sabendo , estou mandando fazer as molas para a minha com as medidas que eu quero .

Ezahn
20/11/2011, 08:07
E ai Guilherme, Já tem o preço que vai sair o par de molas novas? Descobriu qual é a liga de metal que usa?
Estou acompanhando !!

guilhermeabreu
20/11/2011, 18:41
E ai Guilherme, Já tem o preço que vai sair o par de molas novas? Descobriu qual é a liga de metal que usa?
Estou acompanhando !!

AMIGO EZAHN

Ainda não tenho o preço , mas tenho a liga do material que é aço : SAE 5160

niomarpm
20/11/2011, 21:17
Vendedores de peças são um problema, eles nas maiorias das vezes não conhecem seus produtos, aliás, não só de peças e sim no geral.
São poucos que sabem as caracteristica e aplicação de seus produtos.

Algum tempo atráz comprei as pastilhas de freio eo cara achou dois modelos no catálogo e me passou preços diferentes, peguei um dos modelos e na hora que abri a caixa vi que simplesmente se tratava da pastilha do lado interno e externo num mesmo lado, uma delas tem um vinco no meio.

O mesmo aconteceu com os pivôs, disserão que da diesel não dava certo na a gasolina.

A homocinética todo mundo dizia que da gasolina era diferente, até que eu tirei fora e medi o comprimento e contei as estrias e provei que era a mesma das 2.8 diesel.

Nossa! Posso colocar uma lista enorme aqui, mas não é o tópico pra isso.

Então, espero que vocês tenhão mais sorte que eu, abraço a todos.

guilhermeabreu
21/11/2011, 00:08
Vendedores de peças são um problema, eles nas maiorias das vezes não conhecem seus produtos, aliás, não só de peças e sim no geral.
São poucos que sabem as caracteristica e aplicação de seus produtos.

Algum tempo atráz comprei as pastilhas de freio eo cara achou dois modelos no catálogo e me passou preços diferentes, peguei um dos modelos e na hora que abri a caixa vi que simplesmente se tratava da pastilha do lado interno e externo num mesmo lado, uma delas tem um vinco no meio.

O mesmo aconteceu com os pivôs, disserão que da diesel não dava certo na a gasolina.

A homocinética todo mundo dizia que da gasolina era diferente, até que eu tirei fora e medi o comprimento e contei as estrias e provei que era a mesma das 2.8 diesel.

Nossa! Posso colocar uma lista enorme aqui, mas não é o tópico pra isso.

Então, espero que vocês tenhão mais sorte que eu, abraço a todos.

CARO AMIGO NIOMARPM

Uma dica que te dou é SEMPRE que vc for comprar alguma peça para sua SW4 ? Vai com a peça na mão , aí não tem erro .

Nas concessionárias TODA A VEZ QUE VOU PERGUNTAR SE TEM ALGUMA PEÇA , A 1ª COISA QUE ELES ME PERGUNTAM É O NÚMERO DO CHASSI DO MEU CARRO , ísto não é a toa , pq existe uma infinidade de detalhes que mudam de ano para ano , mesmo sendo o carro da mesma marca , as vezes até dentro de um mesmo ano eles mudam o modelo da peça , daí a nescessiddade de nós qdo compramos peças no paralelo de levar a peça velha de amostra para não passarmos por estes dissabores .

ABRAÇO

niomarpm
21/11/2011, 23:22
Guilherme!

Concordo contigo, o problema é que raramente consigo deixar o carro parado na garagem pra tirar a peça e sair a procura, quando paro geralmente é com a peça em mãos pra trocar.
Eu uso no dia a dia e ainda é meu único carro, tenho uma moto, mas não consigo carregar nada nela, eu trabalho com pintura predial, e tenho que ter o carro sempre em dia.

Abraço.

niomarpm
21/11/2011, 23:29
Hoje fui na loja trocar as molas, o vendedor pegou as medidas que passei pra ele, e ainda assim, tava dizendo que as molas qu ele me deu eram da 2.8 diesel.
Disse que iria passar pra matriz em Porto Alegre, depois me ligava, até agora nada.
Amanhã vou lá denovo.

guilhermeabreu
22/11/2011, 01:27
Hoje fui na loja trocar as molas, o vendedor pegou as medidas que passei pra ele, e ainda assim, tava dizendo que as molas qu ele me deu eram da 2.8 diesel.
Disse que iria passar pra matriz em Porto Alegre, depois me ligava, até agora nada.
Amanhã vou lá denovo.

Tenta dar um soco dentro da boca dele e aí vc diz que é para a 2.8 díesel tb , que coube certinho .

niomarpm
23/11/2011, 21:52
Peguei meu dindin devolta.
Hoje cotei as molas na concessionaria R$ 880,00 a vista, não me passaram as medidas.
Acho que vou esperar os resultados das molas feitas sob medida.

Luizrb
24/11/2011, 20:43
Ai moçada, sou novo no grupo, mas meu problema é velho....molas, molas, mais molas....minha SW4-2002 bajança feito uma canoa n'água. Isso é problema de molas cansada ou amortecedor(novos)? Já troquei tudo que foi possível na suspensão dianteira e traseira, só não consigo tirar o "balanço de canoa". Troquei as molas tras. de lado, será que fiz bobagem?

dpab
24/11/2011, 21:45
Luiz,
Vc fez bobagem sim, as molas tem lado certo !
A mola direita tem o código 48231A e a mola esquerda o código 48231B.
O "balanço de canoa" ou saída de traseira, geralmente é provocado por folga nas barras de controle lateral da suspensão traseira, cujo nome em inglês é "ROD ASSY, REAR LATERAL CONTROL" e o código original Toyota é 48740‑35020 (com ABS) e 48740‑35030 (sem ABS).
Um abraço, Delfim.

niomarpm
24/11/2011, 21:50
Seja bem vindo Luizrb!
Sua pergunta:
"Troquei as molas tras. de lado, será que fiz bobagem?"
Não entendi.

Mas o balanço da canoa na minha resolvi com amortecedores novos na traseira, mas vamos ver o que o pessoal acha.

Logo mais alguém se manifesta.

niomarpm
24/11/2011, 21:57
Delfim as molas tem lado direito e esquerdo?

Achei que fosse só lado de cima e lado de baixo.

Abraço

guilhermeabreu
25/11/2011, 19:02
Ai moçada, sou novo no grupo, mas meu problema é velho....molas, molas, mais molas....minha SW4-2002 bajança feito uma canoa n'água. Isso é problema de molas cansada ou amortecedor(novos)? Já troquei tudo que foi possível na suspensão dianteira e traseira, só não consigo tirar o "balanço de canoa". Troquei as molas tras. de lado, será que fiz bobagem?

LUIZRB

Tenho uma SW4 93 com 318.000 km e comprei ha 11 anos atras com 143.000 km , só troquei os amortecedores dianteiros 1x os traseiros são ainda os que vieram nela , ela esta com a traseira arreada , MAS FAÇO CURVAS A 120 KM/H NUMA BOA , em estradas de terra anda que nem uma belezinha sem saír de traseira , no seu caso , pode ser amortecedores ruins , mas como vc relatou que já trocou , aí sim concordo com o amigo DELFIM qdo falou que são as barras traseiras que estão com folga .

A suspensão traseira de nossos carros é chamada de QUADRILINK pq tem 4 barras que seguram o eixo traseiro para fazer os movimentos da suspensão , para NÃO DEIXAR O EIXO ÍR PARA FRENTE OU PARA TRAS ( 02 barras ) E PARA NÃO DEIXAR O EIXO FAZER MOVIMENTOS NA LATERAL ( 02 BARRAS ) , é provavel que as buchas que fixam estas 4 barras estejam desgastadas e fazem com ísto a traseira balançar , estas buchas não são tão caras e SUGIRO CASO ESTEJAM COM FOLGA , COLOCAR ORIGINAIS TOYOTA .

Engels Kbça
08/12/2011, 17:36
Amigos medi a minha

Niomarpm

Onde comprou essas molas, e qual a empresa que fabricou ? Tenho as originais tem 415 mm comprimento, 119 mm diametro interno, fio de 13,5 mm e 7 voltas.
As medidas dessa mola que você comprou são interessantes.

Kbça

niomarpm
08/12/2011, 20:52
Amigo kbça

Comprei as molas na Topy Car aqui em Caxias do Sul-RS, a matriz é em Porto Alegre, Veio sem embalagem, só enrolada em plastico bolha, como estava novinha e com selo de garantia e me derão nota nem questionei a procedencia. (As medidas de diametro são externos).
Só que na hora de trocar, vi que não era das japas( 170mm diametro externo superior, 135mm diametro externo inferior, 7 voltas e fio 14,5mm) então as devolvi.

José Tito de Lima Neto
08/12/2011, 23:02
LUIZRB

Tenho uma SW4 93 com 318.000 km e comprei ha 11 anos atras com 143.000 km , só troquei os amortecedores dianteiros 1x os traseiros são ainda os que vieram nela , ela esta com a traseira arreada , MAS FAÇO CURVAS A 120 KM/H NUMA BOA , em estradas de terra anda que nem uma belezinha sem saír de traseira , no seu caso , pode ser amortecedores ruins , mas como vc relatou que já trocou , aí sim concordo com o amigo DELFIM qdo falou que são as barras traseiras que estão com folga .

A suspensão traseira de nossos carros é chamada de QUADRILINK pq tem 4 barras que seguram o eixo traseiro para fazer os movimentos da suspensão , para NÃO DEIXAR O EIXO ÍR PARA FRENTE OU PARA TRAS ( 02 barras ) E PARA NÃO DEIXAR O EIXO FAZER MOVIMENTOS NA LATERAL ( 02 BARRAS ) , é provavel que as buchas que fixam estas 4 barras estejam desgastadas e fazem com ísto a traseira balançar , estas buchas não são tão caras e SUGIRO CASO ESTEJAM COM FOLGA , COLOCAR ORIGINAIS TOYOTA .

Confirmo as informações postadas pelo guilherme, são duas peças conhecidas como tirantes fixadas por dois parafusos com duas buchas, estes tiranentes qd gastam desalinham o eixo trazeiro e o carro nai de lado. As buchasas não eram comercializadas pela toyota so a peça inteira e na época que identifiquei o problema na minha sw4 98 custavam 1600 reais. A alternativa que contrei foi colocar as buchas feitas de pneu de trator pela LONIL em Cuiabá. Depois fiz toda a suspensao da minha japa, na LONIL, foram trocads todas as buchas das bandejas, bieletas, e feito o embuchamento da coluna de direção. que qd gasta fica com uma folga.
Após este fato cheguei a rodar 80.000 km e tudo tranquilo.não bate nada em baixo. ainda devo ter as n.fs do serviço.

Engels Kbça
09/12/2011, 05:15
Confirmo as informações postadas pelo guilherme, são duas peças conhecidas como tirantes fixadas por dois parafusos com duas buchas, estes tiranentes qd gastam desalinham o eixo trazeiro e o carro nai de lado. As buchasas não eram comercializadas pela toyota so a peça inteira e na época que identifiquei o problema na minha sw4 98 custavam 1600 reais. A alternativa que contrei foi colocar as buchas feitas de pneu de trator pela LONIL em Cuiabá. Depois fiz toda a suspensao da minha japa, na LONIL, foram trocads todas as buchas das bandejas, bieletas, e feito o embuchamento da coluna de direção. que qd gasta fica com uma folga.
Após este fato cheguei a rodar 80.000 km e tudo tranquilo.não bate nada em baixo. ainda devo ter as n.fs do serviço.

Estas buchas já são vendidas separadas, comprei a dois meses.

Kbça

Luizrb
09/12/2011, 08:44
Guilhermeabreu!
Como está a função das molas que irias mandar fazer.
Abçs

Luizrb
09/12/2011, 08:48
Moçada
Mandei trocar as borrachas das 5 portas da minha SW. Por sugestão de um forum daqui coloquei as borrachas do gol nas portas laterais e da Blazer na traseira....resultado:está entrando pó em todas. Alguém sabe onde achar borrachas mais adequadas, que não seja em autorizada, pois o preço é absurdo?
Abç

Engels Kbça
09/12/2011, 09:48
Eduardo,
Mas as molas originais ainda são as melhores, espero que vc as tenha guardado...
Eu comprei no ebay o kit do link a seguir, estou aguardando chegar para instalar:

96-02 Toyota 4Runner Daystar 1-1/2" LIFT KIT KT09112BK | eBay (http://www.ebay.com/itm/96-02-Toyota-4Runner-Daystar-1-1-2-LIFT-KIT-KT09112BK-/290617131974?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3A4Runner&vxp=mtr&hash=item43aa2183c6)

Esse kit é o do melhor fabricante americano, chamado DAYSTAR, o site deles é o seguinte:

E abaixo o link específico desse kit que comprei, no site do fabricante, o kit é chamado de "Confort Ride" e tem o código "KT09112BK" :

Daystar™ - Driven by Design (http://www.daystarweb.com/productdetail.php?productID=542)

Um abraço, Delfim.

Delfim

Tem esse aqui também
Esse é para as 4Runner de 1996 a 2002, que são iguais às SW4 modelo anterior:
Air Lift 60743 - Air Lift 1000 Load Assist Rear Spring Kits - Overview - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/AIR-60743/)

O catálogo do fabricante é esse:
http://www.airliftcompany.com/pdf/appguide.pdf

Kbça

dpab
09/12/2011, 13:32
Engels,
Esse Air Lift eu também comprei e já está sendo tributado aqui na alfândega brasileira, espero recebê-lo no começo da próxima semana. Contudo, ele tem uma função diferente do Kit Suspension Lift da Daystar, que é a de compensar o peso colocado na viatura, ou seja, ele nivela a viatura, mas ao mesmo tempo torna a suspensão mais dura na medida que se aumenta a pressão de ar nas bolsas do Air Lift.
Para mim será muito útil, pois como viajo rebocando um trailer, com a suspensão levantada pelo Daystar a traseira da viatura fica muito baixa (foto anexa) e consequentemente o conjunto SW4 + Trailer desnivelado. Esse Air Lift compensará isso (espero).
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
10/12/2011, 02:17
Engels,
Esse Air Lift eu também comprei e já está sendo tributado aqui na alfândega brasileira, espero recebê-lo no começo da próxima semana. Contudo, ele tem uma função diferente do Kit Suspension Lift da Daystar, que é a de compensar o peso colocado na viatura, ou seja, ele nivela a viatura, mas ao mesmo tempo torna a suspensão mais dura na medida que se aumenta a pressão de ar nas bolsas do Air Lift.
Para mim será muito útil, pois como viajo rebocando um trailer, com a suspensão levantada pelo Daystar a traseira da viatura fica muito baixa (foto anexa) e consequentemente o conjunto SW4 + Trailer desnivelado. Esse Air Lift compensará isso (espero).
Um abraço, Delfim.

AMIGO DELFIM

Parabens sua SW4 é simplesmente LINDA .

guilhermeabreu
10/12/2011, 02:18
Guilhermeabreu!
Como está a função das molas que irias mandar fazer.
Abçs

CARO LUIZRB

Tenho estado muito atarefado , mas amanhã sem falta ligo para o RODRIGO IELPO BASTOS que ficou de encomendfar para mim , pelo tempo jpa deveria ter chegado , mas amanhã coloco aqui alguma informação nova sobre as molas .

dpab
10/12/2011, 11:02
AMIGO GUILHERME,
Obrigado pelo elogio à minha neguinha, hehehe...
Estou acompanhando o tópico e interessado na sua experiência com as novas molas traseiras.
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
10/12/2011, 19:34
AMIGO GUILHERME,
Obrigado pelo elogio à minha neguinha, hehehe...
Estou acompanhando o tópico e interessado na sua experiência com as novas molas traseiras.
Um abraço, Delfim.

DELFIM

Acabei de falar com o RODRIGO IELPO BASTOS e ele me disse que fez o pedido de orçamento por email e não teve retorno , daí ele ligou pro cara e o cara respondeu que em 24hs daria uma resposta e até agroa não respondeu , mas na 2ªf ele vai ligar de novo pro cara para ver o que esta ocorrendo , logo : só na 2ªf que terei notícias a respeito .

Engels Kbça
10/12/2011, 22:13
Engels,
Um abraço, Delfim.

Delfim

Esse snorkel é OGZ ??? A viatura tá arrumada. Parabéns !!!

Engels

dpab
11/12/2011, 08:38
Engels,
O snorkel é OGZ sim, o novo modelo redimensionado para as SW4 com motor 1KZT (1997-2002).
Estou muito satisfeito, tanto pelo lado funcional como pelo lado estético.
Parabenizo a OGZ por ouvir os seus consumidores e aperfeiçoar os seus produtos. Recomendo !!!
Um abraço, Delfim.

drezter
11/12/2011, 12:09
... o novo modelo redimensionado para as SW4 com motor 1KZT ...

Grande Delfim, pode me passar onde comprou e instalou?
Abs.
Eduardo.

dpab
11/12/2011, 13:24
Grande Eduardo,
Comprei direto na OGZ e aproveitei a minha passagem por Sampa para fazer a instalação com o profissional da própria OGZ, o qual executou um trabalho limpo e perfeito.
Me senti mais seguro dessa forma, mas creio que o snorkel pode ser instalado aqui no Rio e acho que a própria OGZ indica quem instale por aqui.
Um abraço, Delfim.

dorderf
11/12/2011, 19:16
Aproveitando o tópico, podem dizer por quanto está os amortecedores e molas originais da Toyota? E se o kit ironman tb vem com as molas.

Ezahn
11/12/2011, 22:57
DELFIM

Acabei de falar com o RODRIGO IELPO BASTOS e ele me disse que fez o pedido de orçamento por email e não teve retorno , daí ele ligou pro cara e o cara respondeu que em 24hs daria uma resposta e até agroa não respondeu , mas na 2ªf ele vai ligar de novo pro cara para ver o que esta ocorrendo , logo : só na 2ªf que terei notícias a respeito .

Guilherme, estou acompanhando o tópico mas me perdi nesta! Do que é este orçamento? Das suas molas sob encomenda? A quantas anda estas molas?

renatofbarbosa
12/12/2011, 22:04
Delfim

Tem esse aqui também
Esse é para as 4Runner de 1996 a 2002, que são iguais às SW4 modelo anterior:
Air Lift 60743 - Air Lift 1000 Load Assist Rear Spring Kits - Overview - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/AIR-60743/)

O catálogo do fabricante é esse:
http://www.airliftcompany.com/pdf/appguide.pdf

Kbça

Amigo,
desculpe, mas não entendi para quer serve e como funciona esse kit, poderia me explicar?

valeu,
Renato

guilhermeabreu
13/12/2011, 01:05
Guilherme, estou acompanhando o tópico mas me perdi nesta! Do que é este orçamento? Das suas molas sob encomenda? A quantas anda estas molas?

CARO AMIGO EZAHN

Não tem do que perder , vai lá : o orçamento são das duas molas traseiras feitas por encomenda com as medidas que achei melhor para solucionar o problema da traseira arreada .

Retirei uma mola traseira e tirei as medidas , as que mandei fazer são 5cm mais compridas e a espessura do fio da original é de 14,5mm e mandei fazer com 15mm , assim a grosso modo achei que é o suficiente para ter a minha SW4 93 com a traseira empinada por muito tempo . Mas estou aguardando notícias deste orçamento que ainda não tenho , MAS ASSIM QUE CHEGAR POSTO AQUI PARA TODOS , pois sei que tem um monte de amigos aqui agoniados para ver o resultado desta minha encomenda com fotos de como esta agora e depois de trocar as molas velhas pelas novas .

drezter
13/12/2011, 16:26
...Comprei direto na OGZ e aproveitei a minha passagem por Sampa para fazer a instalação com o profissional da própria OGZ...

Valeu. Se não tiver credenciado aqui, vou dar um pulo no Ipiranga.
Abs.
Eduardo.

Ezahn
14/12/2011, 22:39
CARO AMIGO EZAHN

Não tem do que perder , vai lá : o orçamento são das duas molas traseiras feitas por encomenda com as medidas que achei melhor para solucionar o problema da traseira arreada .

Retirei uma mola traseira e tirei as medidas , as que mandei fazer são 5cm mais compridas e a espessura do fio da original é de 14,5mm e mandei fazer com 15mm , assim a grosso modo achei que é o suficiente para ter a minha SW4 93 com a traseira empinada por muito tempo . Mas estou aguardando notícias deste orçamento que ainda não tenho , MAS ASSIM QUE CHEGAR POSTO AQUI PARA TODOS , pois sei que tem um monte de amigos aqui agoniados para ver o resultado desta minha encomenda com fotos de como esta agora e depois de trocar as molas velhas pelas novas .

Opa, Valeu

Elton Santos
17/12/2011, 11:48

Olá André. Notei que a sua SW é a GNV. Estou para instalar um kit na segunda feira. gostaria de saber se tem algo que vc julgue importante que eu deva saber. A sua viatura é automatica? vou instalar no lugar do estepe 2 cilindros de 7,5 cada e vou fazer um suporte dentro para o estepe. ele vai ficar de pé. Pois julguei que usará menos espaço na viatura.

Engels Kbça
17/12/2011, 21:57
Amigo,
desculpe, mas não entendi para quer serve e como funciona esse kit, poderia me explicar?

valeu,
Renato

Renato

Este kit é instalado dentro da mola original do carro, no lugar daquele batente. Basicamente é uma mola a ar, que evita que a traseira fique arreada com carga.

Kbça

dpab
17/12/2011, 22:41
Engels,
Muito bem explicado.
O Air Lift já está instalado na minha viatura, ficou ótimo !!!
Um abraço, Delfim.

Andre Canario
20/12/2011, 22:39
Olá André. Notei que a sua SW é a GNV. Estou para instalar um kit na segunda feira. gostaria de saber se tem algo que vc julgue importante que eu deva saber. A sua viatura é automatica? vou instalar no lugar do estepe 2 cilindros de 7,5 cada e vou fazer um suporte dentro para o estepe. ele vai ficar de pé. Pois julguei que usará menos espaço na viatura.

O mais importante de tudo, em qualquer carro, é que seja muito bem instalado, e com peças de qualidade.
Instalação é tudo p/ gnv funcionar bem... o resto é manutenção corriqueira... andar na gasolina ate o motor atingir a temperatura normal de trabalho, desligar sempre na gasolina tb é importante p/ lubrificação dos retentores. Velas e os cabos trocam-se com menor km q o normal. Detalhe... as velas originais da V6 sao com 2 eletrodos, com gnv tera que usar de apenas 1 eletrodo.
O meu kit é geração 3 com gerenciamento eletronico, e funciona maravilhosamente bem... ja rodou 105.000 km depois de instalado sem ter tido o menor problema q seja.
A minha é automatica sim.

Luizrb
28/12/2011, 14:55
Amigos
Com relação ao que postei dias atrás sobre a troca de lado das molsa traseiras, o parceiro "dpab" tinha razão, destroquei-as para suas posições originais e o balanço "feito canoa" desapareceu.
Que sirva de exemplo para outros desavisados.
Grato dpab.

dpab
28/12/2011, 15:43
Luizrb,
Não há o que agradecer, pois estamos todos no mesmo barco aqui no fórum, ou seja, ajudamo-nos uns aos outros.
Se hoje eu te ensino algo ou te passo alguma informação, amanhã é vc que vai me ajudar ou a algum outro companheiro.
Aqui trocamos experiências e conhecimentos e esse é o grande barato do forum.
Mas fiquei feliz por ter sido útil. Um abraço, Delfim.

luz
03/01/2012, 01:14
Eduardo,

Um abraço, Delfim.

Boa noite Delfim.

Lendo sua dica sobre esse kit acabei encontrando no site do fabricante esse modelo:
TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ).Acho que seria perto de uns 6cm.
Poderia me ajudar dando sua opinião se esse kit serviria para sw4 2001.Eu gostaria de ter mais uma alternativa para elevar a sw4.
O kit ironman alem de caro parece que deixa o carro um pouco mais duro e a opção feita pelo Dr. Guilherme parece muito interessante mas acho complexa essa encomenda.
Grato pela atenção, LUIZ

dpab
03/01/2012, 13:17
Boa noite Delfim.

Lendo sua dica sobre esse kit acabei encontrando no site do fabricante esse modelo:
TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ).Acho que seria perto de uns 6cm.
Poderia me ajudar dando sua opinião se esse kit serviria para sw4 2001.Eu gostaria de ter mais uma alternativa para elevar a sw4.
O kit ironman alem de caro parece que deixa o carro um pouco mais duro e a opção feita pelo Dr. Guilherme parece muito interessante mas acho complexa essa encomenda.
Grato pela atenção, LUIZ

Luiz,

O KT09106BK serve sim na sua SW4, mas não sei se com os calços de 2,5" nas molas vc necessitaria trocar os amortecedores da sua viatura ou se o curso dos atuais seria suficiente.

Optei pelo KT09112BK por 03 motivos:

- A questão do curso dos meus amortecedores Rancho.
- A altura limitada do meu portão de garagem.
- Não exagerar na mudança de ângulo da suspensão e dos cardãns, a fim de não diminuir a vida útil das cruzetas e buchas.

Mas estou super satisfeito com o resultado estético e com a qualidade dos produtos da Daystar, rodei 3.000Km na estrada, rebocando meu trailer, logo após instalar o kit. Na volta levantei a viatura para inspecionar e tudo estava perfeito !!!

Um abraço, Delfim.

luz
03/01/2012, 19:53
DELFIM,

Desculpa te fazer muitas perguntas mas acompanho suas dicas e do Dr Guilherme pelo forum e nessas horas os novatos tem que aprender com os mais experientes

O kit que voce colocou nivela a sw4 por igual ou voce so levantou a traseira?
A colocação foi simples? Precisou alterar alguma coisa na configuração original?
Os amortecedores Rancho são maiores que os originais? Poderia me dar a referencia deles?
Voce conhece alguem que tenha colocado o kit ironman e relatou que o carro perdeu em conforto pois ficou mais firme?

Todas essas dúvidas é porque eu quero levantar a sw4 mas não quero perder em conforto já que eu viajo muito com a família.

Grato pela atenção,luiz

dpab
03/01/2012, 23:25
Luiz,
Fique à vontade para fazer as perguntas, é sempre um prazer ajudar, afinal eu não sou nenhum expert e muitas vezes quem faz as perguntas sou eu, hehehe...
Vamos às respostas:
1. Sim, o Kit que eu coloquei levanta a viatura por igual, ou seja, 1,5" na dianteira e na traseira, mas se a viatura tem a "bunda caída", continuará assim, pois foi levantada por igual. Por isso eu instalei tb o Air Lift, para corrigir a "bunda caída" e nivelar a viatura.
2. Sim, a colocação é bastante simples, podendo ser executada por qualquer mecânico que tenha experiência com suspensão de automóveis.
3. Não, não precisou fazer nenhuma alteração na configuração original, salvo a colocação dos calços de poliuretano em si.
4. Os amortecedores Rancho tem o mesmo tamanho dos originais, mas não sei afirmar se tem o mesmo curso.
5. Os modelos dos amortecedores Rancho, série 9000 (com regulagem) para as SW4 de 1997 à 2002 são "RS999762XL" na dianteira e "RS999187XL" na traseira.
6. Sim, conheço algumas pessoas que colocaram o Kit Ironman e relataram que a viatura ficou mais firme e menos confortável, transmitindo mais as irregularidades do piso para o habitáculo e aumentando os ruídos internos, embora estivessem satisfeitas com o desempenho do kit.
7. Se vc não quer perder em conforto, assim como eu tb não quis, sugiro utilizar a combinação que usei, ou seja, Daystar + Rancho.
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
04/01/2012, 00:14
PESSOAL

O amigo Rodrigo Ielpo Bastos que fez os contatos com a SRC molas , não esta obtendo resposta .

Como estou de férias e voltei da praia pq Cardoso Moreira-RJ esta em baixo d'água e eu tenho uma casa alugada lá fui lá hoje para colocar as coisas da casa no terraço para não perder tudo , e na 5ªf estarei de plantão lá , único trampo que não tirei férias , logo : amanhã vou ficar por aqui , e já peguei telefones de 19 fabricantes de molas e vou ligar para todos para ver se consigo que algum deste possa fazer as molas ideais para ter a solução da traseira arreada da maneira mais fácil e barata .

Reafirmo aqui que a solução do amigo DELFIM ficou excelente , mas eu achei uma pouco caro demais , por apenas este motivo que estou insistindo em fazer as molas sob encomenda , por dar menos trabalho , menos mão de obra e menor custo , e sei que ficará bom por já ter tido experiencia qdo mandei fazer as molas do meu ENGESA , que me satisfez plenamente .

Amanhã postarei notícias novas sobre fabricantes de molas sob encomenda .

cacastro
04/01/2012, 07:24
Guilherme<

Tive uma SW 1997 com esse problema, era inesperiente nesse carro e queria resolver, foi aí que um mecanicuzinho me falou que eram os amortecedores, troquei-os e continuou a mesma coisa, bunda arriada e qualquer pessoa no banco de trás o carro cepava. Pesquisando aqui descobrí uma solução que resolveu meu problema de forma barata. Colquei molas para carro à gás natural. Ficou com a traseira mais alta e mais firme. Isso já faz uns 4 anos mas acho que gastei uns R$ 500,00 e se não me engano foi nas Molas Lobo no RJ.

Abraço!

Carlos.

guilhermeabreu
04/01/2012, 11:50
Guilherme<

Tive uma SW 1997 com esse problema, era inesperiente nesse carro e queria resolver, foi aí que um mecanicuzinho me falou que eram os amortecedores, troquei-os e continuou a mesma coisa, bunda arriada e qualquer pessoa no banco de trás o carro cepava. Pesquisando aqui descobrí uma solução que resolveu meu problema de forma barata. Colquei molas para carro à gás natural. Ficou com a traseira mais alta e mais firme. Isso já faz uns 4 anos mas acho que gastei uns R$ 500,00 e se não me engano foi nas Molas Lobo no RJ.

Abraço!

Carlos.

CACASTRO

Agradeço a atenção e dica , mas como falei , hoje tirei o dia para ligar para os 19 fabricantes de molas , e a MOLAS LOBO são uns tremendos de uns PICARETAS , pedí informação se fabricariam molas sob medidas , ELES ME RESPONDERAM QUE TERIA QUE LEVAR O CARRO LÁ , pq eles não fabricam molas maiores do as originais pq molas maiores quebram , daí falei que não tenho o tamanho da original e eles falaram que era só eu levar o meu carro lá que eles saberiam que tamanho teria as originais , MAS CONTRA-ARGUMENTEI COM ELES QUE MINHAS MOLAS ESTAVAM ARREADAS , eles responderam que não haveria problema pq que eles saberiam tirar as medidas das molas originais pelas minhas e resolveriam meu problema .

O QUE ELES IRIAM FAZER COM CERTEZA ?????? PEGAR MINHA MOLA ESQUENTAR ESTICAR , RETEMPERAR E ME VENDER COMO MOLAS NOVAS , SÃO UNS FDP .

Mas obrigado pela informação .

guilhermeabreu
04/01/2012, 12:13
AMIGOS como falei tenho já algumas informações :

Em primeiro lugar , MOLAS AUTOMOTIVAS não são todos os fabricantes de molas que fabricam . Qdo eles me perguntaram para que fins era , eu respondia : AUTOMOTIVA , na hora eles respondiam , automotiva não , um deles ainda falou MOLAS QUE REQUEREM SEGURANÇA NÃO FABRICAMOS . Conclusão que cheguei : MOLAS AUTOMOTIVAS SÃO ESPECIAIS , DE TRATAMENTO ESPECIAL , NÃO SÃO APENAS AÇOS ENROLADOS E TEMPERADOS .

Em segundo lugar , fui muito bem atendido pelos fabricantes ;

CASA VERDE MOLAS
MOLAS FALBO
COSMOL
WAMOLAS
MOLAS TIGRE

Destes 5 fabricantes , os CASA VERDE , MOLAS FALBO E MOLAS TIGRE foram atenciosíssimos , estou aguardando o retorno do orçamento .

As MOLAS SRC do qual havia comprado atravez do RODRIGO IELPO BASTOS e agora ele esta tendo dificuldade no retorno de informação das MOLAS SRC , acabei de ligar para eles e o INÁCIO que me atendeu e atendeu muito bem , muito atencioso falou que fabrica e pegou os dados da mola , o que me deixou mais a vontade é que ha 3 anos atras qdo o RODRIGO pediu para ele e para mim para o ENGESA meu e a CAMPER dele , as MOLAS SRC só vendia para pessoa jurídica e hoje o INÁCIO me falou que vendo para pessoa física tb , logo : facilitou pra todo mundo .

CONCLUSÃO :

Estou aguardando o orçamento de 06 fabricantes de molas .

Vamos aguardar um pouco agora , muita calma nesta hora me aguardem .

guilhermeabreu
04/01/2012, 13:17
AMIGOS como falei tenho já algumas informações :

Em primeiro lugar , MOLAS AUTOMOTIVAS não são todos os fabricantes de molas que fabricam . Qdo eles me perguntaram para que fins era , eu respondia : AUTOMOTIVA , na hora eles respondiam , automotiva não , um deles ainda falou MOLAS QUE REQUEREM SEGURANÇA NÃO FABRICAMOS . Conclusão que cheguei : MOLAS AUTOMOTIVAS SÃO ESPECIAIS , DE TRATAMENTO ESPECIAL , NÃO SÃO APENAS AÇOS ENROLADOS E TEMPERADOS .

Em segundo lugar , fui muito bem atendido pelos fabricantes ;

CASA VERDE MOLAS
MOLAS FALBO
COSMOL
WAMOLAS
MOLAS TIGRE

Destes 5 fabricantes , os CASA VERDE , MOLAS FALBO E MOLAS TIGRE foram atenciosíssimos , estou aguardando o retorno do orçamento .

As MOLAS SRC do qual havia comprado atravez do RODRIGO IELPO BASTOS e agora ele esta tendo dificuldade no retorno de informação das MOLAS SRC , acabei de ligar para eles e o INÁCIO que me atendeu e atendeu muito bem , muito atencioso falou que fabrica e pegou os dados da mola , o que me deixou mais a vontade é que ha 3 anos atras qdo o RODRIGO pediu para o meu ENGESA e para a CAMPER dele , as MOLAS SRC só vendia para pessoa jurídica e hoje o INÁCIO me falou que vendo para pessoa física tb , logo : facilitou pra todo mundo .

CONCLUSÃO :

Estou aguardando o orçamento dos 06 fabricantes de molas .

Vamos aguardar um pouco agora , muita calma nesta hora me aguardem .

luz
04/01/2012, 22:42
CARO SANDROGAÚCHO

Boa noite Dr Guilherme

Voce está pensando em trocar todas as molas ou só a traseira? E colocando essas molas maiores será preciso trocar os amortecedores originais por um de tamanho maior?

Obrigado, luiz

guilhermeabreu
04/01/2012, 23:29
Boa noite Dr Guilherme

Voce está pensando em trocar todas as molas ou só a traseira? E colocando essas molas maiores será preciso trocar os amortecedores originais por um de tamanho maior?

Obrigado, luiz

CARO AMIGO LUZ

Na realidade estarei tentando colocar molas do tamanho das originais , o caso é que as minhas molas usadas estão cansadas e por ísto estão com tamanho menor do que as originais novas , ,logo Não estou trocando por molas maiores , estou colocando molas novas do mesmo tamanho das originais , SÓ QUE NÃO TENHO COMO SABER O TAMANHO DAS MOLAS ORIGINAIS NOVAS , SÓ COMPRANDO QUE TEM PREÇO PROIBITIVOS .

No meu caso minha SW4 93 só tem molas na traseira , na frente é BARRA DE TORÇÃO .

ABRAÇÃO , qualquer dúvida é só falar .

guilhermeabreu
04/01/2012, 23:45
COMO FALEI ONTEM , " NOTÍCIAS BOAS E QUENTES "

Dos 19 fabricantes que contactei hoje , alguns me ligaram pedindo informações exdrúchulas que não tem nada a haver , que foi o caso da MOLAS TIGRE que queria que eu informasse se eu tenho KIT gás , falei que minha SW4 é de uso normal e a díesel , perguntou se é blindada e outras coisas a mais , e colocando muita dificuldade e dizendo que teria que levar o carro lá pq não sabe qto peso que vou colocar no carro , ví este filme com a MOLAS LOBO as duas do Rio de Janeiro .

Mas enfim , agora qdo ligo o computador ví a resposta da MOLAS SRC que foi a fábrica que fez as molas do meu ENGESA .

Ele o Inácio falou que faz e me deu o orçamento :

1- Cada mola R$150,00 + IPI = R$172,50

2- As duas molas R$345,00 + FRETE que pedí para fazer o orçamento .

Ele me pediu para que eu mandasse a minha mola para fazer com o cônico igual , mas relatei que estou de férias e estou usando o carro , e confio neles em fazer com as medidas que mandei .

Ele relatou que um cliente do Rio de Janeiro mandou fazer uma para a SW4 96 dele e ele informou que a altura da mola original ( segundo o cliente ) que ele fez foi de 405mm e a medida da minha que mandei fazer foi de 410 mm , vou deixar assim mesmo .

O caso é o seguinte , o INÁCIO me atendeu muito bem e já pedí para ele mandar os dados bancários para que eu possa fazer o depósito , incluíndo o frete que ainda não sei o valor , mas não deve ser muito caro .

Amanhã estarei de plantão em Cardoso Moreira que esta em baixo d'água , vou de ENGESA . Só na 6ªf que terei o retorno da notícia do valor do frete e os dados bancários para que eu já possa fazer a minha encomenda .

No caso de vcs , acho melhor esperar para ver o meu resultado , QUE TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE FICARÁ BOM e com um FINAL FELIZ e resolvido tb o problema de todos vcs a um custo de R$345,00 + FRETE no par de molas traseiras para nossas SW4 .

TINHA CERTEZA ABSOLUTA QUE VALIA A PENA ENCOMENDAR AS MOLAS SOB MEDIDA .

Qto aos outros fabricantes NEM VOU ESPERAR PARA VER A COTAÇÃO , pois acho que mais barato do que esta da SRC não encontrarei .

ABRAÇÃO A TODOS

TCHEIGOR
05/01/2012, 10:12
Beleza Guilherme, a tua é 93 certo? Avisa os caras da SRC pra manter essas medidas das molas que mandaste fazer no catálogo deles, daí se outros quiserem aproveitar (incluindo eu) já compra direto, sabendo que o resultado é garantido!
abração
Igor

guilhermeabreu
06/01/2012, 12:08
Beleza Guilherme, a tua é 93 certo? Avisa os caras da SRC pra manter essas medidas das molas que mandaste fazer no catálogo deles, daí se outros quiserem aproveitar (incluindo eu) já compra direto, sabendo que o resultado é garantido!
abração
Igor

CARO TCHEIGOR

Com certeza , hoje cheguei do plantão e ví o orçamento da MOLAS SRC de um par de molas + frete , ficou as duas mais o frete por R$380,00 .

Estou saindo agora para fazer o depósito bancário .

Qdo chegar do banco mandarei um email para eles informando do depósito e já informarei para eles colocarem estas medidas no catálogo deles que já tem outros interessados .

Os outros cinco fabricantes que contactei e ficaram de mandar o orçamento , nenhum deles deram respostas até hoje .

ABRAÇÃO

TCHEIGOR
06/01/2012, 13:18
valeu Guilherme, depois posta teu parecer quando receber as molas, to querendo dar uma 'erguida na bunda' da minha kkkkk
valeu pelo teu trabalho de pesquisar e tirar medidas etc...
abraço
Igor

Eduardo Schaefer
06/01/2012, 13:41
Vou ficar no aguardo do resultado dessas molas,se ficarem como o esperado pelo Dr Guilherme, encomendo para mim também, minha japa tá precisando desse "presente"
Valeu Dr

guilhermeabreu
06/01/2012, 14:25
Vou ficar no aguardo do resultado dessas molas,se ficarem como o esperado pelo Dr Guilherme, encomendo para mim também, minha japa tá precisando desse "presente"
Valeu Dr

CARO AMIGO EDUARDO SCHAEFER

Vc não imagina as dúvidas finais das medidas que gostaria de fazer para ficar bom , ao conversar com o INÁCIO ( MOLAS SRC ) ele me perguntou se 06 espiras não seria pouco , pois sei que qto maior o número de espiras mais macia fica uma mola , em se tratando de molas de mesma espessura de fio , como mandei fazer com espessura do fio mais grossa , concordei com ele e pedí para fazer com mais uma espira , ou seja 07 espiras ou elos e agora qdo confirmei o pagamento perguntei a ele pq ainda restou uma dúvida minha qto a altura da mola , pois a minha mola cansada esta com 360mm= 36cm e havia pedido pra fazer com 410mm=41cm , 05cm a mais , e fui lá na minha SW4 e coloquei 5 cm acima de onde esta , e achei alto demais para retirar minha dúvida perguntei a ele qtos mm as molas dele abaixaria com 6 meses de uso , ele falou que costuma abaixar +- 3mm=0,3cm , daí refiz o pedido para fazer com 400mm e 07 elos .

Vamos ver no que vai dar , pois achei que se ficar alta demais ficaria mais difícil de consertar e se ficar um pouco baixa demais , colocar um calço de 1cm é fácil , mas como a espessura do fio será um pouco mais grossa de 14,5mm para 15,0mm , acredito que ela cederá menos e ficará bom , como não me importo de ser cobaia , vamos esperar que tudo dê certo e ficaremos com um FABRICANTE DE MOLAS SRC que nos atende muito bem e resolveremos nossos problemas em definitivo a um preço JUSTO E REAL .

Como tenho um ENGESA , lá no tópico dos ENGESAS tb sou pioneiro em mandar fazer adaptações que ninguem havia feito , ERREI EM MUITAS VEZES , MAS NO FINAL CHEGUEI ONDE QUERIA e passei as infromações corretas para o restante da turma , SÓ ERRA QUEM QUER ERRAR DEPOIS DISTO .

VAMOS AGUARDAR , o INÁCIO falou que normalmente o prazo de entrega é de 15 a 20 dias , ME AGUARDEM , vou providenciar fotos de como esta agora para depois então mostrar como vai ficar .

ABRAÇÃO A TODOS .

Guiga Tostes
06/01/2012, 14:32

Vc não imagina as dúvidas finais das medidas que gostaria de fazer para ficar bom , ao conversar com o INÁCIO ( MOLAS SRC ) ele me perguntou se 06 espiras não seria pouco , pois sei que qto maior o número de espiras mais macia fica uma mola , em se tratando de molas de mesma espessura de fio , como mandei fazer com espessura do fio mais grossa , concordei com ele e pedí para fazer com mais uma espira , ou seja 07 espiras ou elos e agora qdo confirmei o pagamento perguntei a ele pq ainda restou uma dúvida minha qto a altura da mola , pois a minha mola cansada esta com 360mm= 36cm e havia pedido pra fazer com 410mm=41cm , 05cm a mais , e fui lá na minha SW4 e coloquei 5 cm acima de onde esta , e achei alto demais para retirar minha dúvida perguntei a ele qtos mm as molas dele abaixaria com 6 meses de uso , ele falou que costuma abaixar +- 3mm=0,3cm , daí refiz o pedido para fazer com 400mm e 07 elos .

Vamos ver no que vai dar , pois achei que se ficar alta demais ficaria mais difícil de consertar e se ficar um pouco baixa demais , colocar um calço de 1cm é fácil , mas como a espessura do fio será um pouco mais grossa de 14,5mm para 15,0mm , acredito que ela cederá menos e ficará bom , como não me importo de ser cobaia , vamos esperar que tudo dê certo e ficaremos com um FABRICANTE DE MOLAS SRC que nos atende muito bem e resolveremos nossos problemas em definitivo a um preço JUSTO E REAL .

Como tenho um ENGESA , lá no tópico dos ENGESAS tb sou pioneiro em mandar fazer adaptações que ninguem havia feito , ERREI EM MUITAS VEZES , MAS NO FINAL CHEGUEI ONDE QUERIA e passei as infromações corretas para o restante da turma , SÓ ERRA QUEM QUER ERRAR DEPOIS DISTO .

VAMOS AGUARDAR , o INÁCIO falou que normalmente o prazo de entrega é de 15 a 20 dias , ME AGUARDEM , vou providenciar fotos de como esta agora para depois então mostrar como vai ficar .

ABRAÇÃO A TODOS .

Muito bom Dr! Sigo acompanhando e na torcida para que consiga os resultados desejados pois em breve precisarei de novas molas para a traseira da minha Japa!

:pipoca: :pipoca:

Abrs

guilhermeabreu
06/01/2012, 14:45
Muito bom Dr! Sigo acompanhando e na torcida para que consiga os resultados desejados pois em breve precisarei de novas molas para a traseira da minha Japa!

:pipoca: :pipoca:

Abrs

CARO E GRANDE AMIGO GUIGA TOSTES

Vc por aqui novamente havia até esquecido que vc tb tem uma JAPINHA , mas agora descí lá na garagem para olhar a mola traseira , pois como tenho trabalhado demais , pedí ao meu mecanico para retirar a mola do carro para fazer as medidas e agora ao chegar lá embaixo , deitei no chão e ví que a mola não é CÔNICA e sim paralela sendo que : SOMENTE O ÚLTIMO ELO INFERIOR É QUE TEM A MEDIDA MENOR DO QUE O ELO SUPERIOR . se desta vez o INÁCIO não chutar o balde , pois já liguei para ele várias vezes , vai ficar boa esta mola sofrida pra mandar fazer .

E olha que ele me pediu para eu mandar a minha para ele ver de perto como é a minha mola .

ABRAÇÃO

Guiga Tostes
07/01/2012, 19:02
CARO E GRANDE AMIGO GUIGA TOSTES

Vc por aqui novamente havia até esquecido que vc tb tem uma JAPINHA , mas agora descí lá na garagem para olhar a mola traseira , pois como tenho trabalhado demais , pedí ao meu mecanico para retirar a mola do carro para fazer as medidas e agora ao chegar lá embaixo , deitei no chão e ví que a mola não é CÔNICA e sim paralela sendo que : SOMENTE O ÚLTIMO ELO INFERIOR É QUE TEM A MEDIDA MENOR DO QUE O ELO SUPERIOR . se desta vez o INÁCIO não chutar o balde , pois já liguei para ele várias vezes , vai ficar boa esta mola sofrida pra mandar fazer .

E olha que ele me pediu para eu mandar a minha para ele ver de perto como é a minha mola .

ABRAÇÃO

Salve Dr!

Eu estou sempre corujando e aprendendo com seus posts!

Parabéns pelo empenho e critério em tudo que faz por suas viaturas, e que sempre beneficiam muitos aqui do forum!

Sigo de olho!

Sorte ai na empreitada!

Abrs

luz
07/01/2012, 20:44

ABRAÇÃO A TODOS .

Boa noite Dr Guilherme

A minha sw4 está com 15cm na frente e 12cm na traseira (medida do pneu ate o alargador do paralama ).Com certeza está com as molas traseiras cansadas de guerra.

Com essa altura de mola que voce encomendou ( 41 ou 40 cm ) será preciso trocar o amortecedor por um maior? Pergunto porque no inicio do topico voce estava com dúvida e dificuldade em descobrir o tamanho original da mola.

LeoZon
08/01/2012, 21:15
Eduardo,

Estava com o mesmo problema seu (acho que todos os donos de sw4 tem tb). Como a minha já estava chegando nos 120.000 Km, e teria que trocar os amortecedores mesmo, resolvi colocar o kit da IronMan de molas + amortecedores. Ficou muito bom o resultado. Segue duas fotos com algumas medidas do Antes e Depois. Qualquer dúvida estou a disposição.

Caros Srs.,

Comprei uma SW4 em Julho, e como apresentava um pequeno ruído ao sair de parada, e um pouco baixa na parte traseira, principalmente quando carregava pessoas no 3º Banco, resolvi trocar as molas. Fiz o serviço na Molas Carioca, mas o resultado não ficou bom, após meno de 2 meses, apesar do ruído ter sumido, a aparência voltou a ficar meio caída, e do mesmo modo com carga no 3º Banco.
Vcs tem experiência no assunto? Já ouvi dizer que instalam calços para elevar mais a suspensão, mas acho que este não é o caso.

Agradeço compartilhar o assunto com os amigos,

luz
09/01/2012, 00:00
Eduardo,

Estava com o mesmo problema seu (acho que todos os donos de sw4 tem tb). Como a minha já estava chegando nos 120.000 Km, e teria que trocar os amortecedores mesmo, resolvi colocar o kit da IronMan de molas + amortecedores. Ficou muito bom o resultado. Segue duas fotos com algumas medidas do Antes e Depois. Qualquer dúvida estou a disposição.

Boa noite Leozon

Estou a algum tempo colhendo informações sobre esse kit, principalmente pós colocação,pois estou querendo resolver o problema das molas cansadas ( a minha na traseira está com 12 cm entre pneu e o alargador do paralama ) e ao mesmo tempo elevar um pouco a sw4.Por isso gostaria de saber um pouco mais sobre a colocação desse kit:

1- a colocação do kit é simples ou precisa alterar alguma configuração original da sw4?
2- a sua sw4 ficou mais firme (sem aquele balanço caracteristico das sw4 ) porem mais dura com menos conforto ?
3- as molas e amortecedores são maiores que os originais?
4- com esse kit é possivel colocar um pneu maior?

Desde já obrigado pela sua ajuda e parabens pela sw4.Ela ficou muito boa com o kit
Obrigado luiz

LeoZon
11/01/2012, 18:08
Boa noite Leozon

Estou a algum tempo colhendo informações sobre esse kit, principalmente pós colocação,pois estou querendo resolver o problema das molas cansadas ( a minha na traseira está com 12 cm entre pneu e o alargador do paralama ) e ao mesmo tempo elevar um pouco a sw4.Por isso gostaria de saber um pouco mais sobre a colocação desse kit:

1- a colocação do kit é simples ou precisa alterar alguma configuração original da sw4?
2- a sua sw4 ficou mais firme (sem aquele balanço caracteristico das sw4 ) porem mais dura com menos conforto ?
3- as molas e amortecedores são maiores que os originais?
4- com esse kit é possivel colocar um pneu maior?

Desde já obrigado pela sua ajuda e parabens pela sw4.Ela ficou muito boa com o kit
Obrigado luiz

Bom vamos lá:

A colocação é simpes, plug and play. É uma troca normal de amortecedores e molas como outra qualquer. Vc só tem que observar que as molas possuem "lado" ou seja, nelas vem marcado quais são do lado do motorista (DS) e as outras, obviamente, são do lado do carona. Os amortecedores não tem essa preocupação.

A SW4 ficou mais firme mesmo. Acabou aquele balanço molengo. O conforto não mudou tanto. O que ocorre é que a resposta aos buracos/ondulações da pista é muito mais rápida, dando um efeito de perda de conforto. Por exemplo, ao passar por um quebra molas, ANTES ela descia e voltava devagar, chegando as vezes a abaixar novamente (balanço). Agora, ela Abaixa e volta rapidamente e fica, sem o balanço. Naturalmente vc dentro do carro sente essa volta rápida e dá uma sensação de falta de conforto, que realmente é.

AS molas e amortecedores são um pouco maiores sim. Mas o que predomina é que as molas possuem um coeficiente elasticidade maior, ficando mais "ariscas". Os amortecedores também são de Nitrogás, que confere a volta mais rápida e fica.

Como não é alterado nada na parte mecânica do carro, não é possível colocar pneu maior não. Ela fica apenas mais alta e firme (a minha ficou mais alta 8 cm). Eu uso o 265/75 R16 BF sem problemas. É uma medida ótima. Já testei um 33x12,5 R15 e não coube. Pegava quando esterçava.

guilhermeabreu
11/01/2012, 18:32
Eduardo,

Caro EDUARDO CABRAL

Vc poderia colocar as medidas de antes e depois entre o pneu e o paralama ????

ABRAÇÃO

luz
11/01/2012, 23:39
Bom vamos lá:

A colocação é simpes, plug and play. É uma troca normal de amortecedores e molas como outra qualquer. Vc só tem que observar que as molas possuem "lado" ou seja, nelas vem marcado quais são do lado do motorista (DS) e as outras, obviamente, são do lado do carona. Os amortecedores não tem essa preocupação.

A SW4 ficou mais firme mesmo. Acabou aquele balanço molengo. O conforto não mudou tanto. O que ocorre é que a resposta aos buracos/ondulações da pista é muito mais rápida, dando um efeito de perda de conforto. Por exemplo, ao passar por um quebra molas, ANTES ela descia e voltava devagar, chegando as vezes a abaixar novamente (balanço). Agora, ela Abaixa e volta rapidamente e fica, sem o balanço. Naturalmente vc dentro do carro sente essa volta rápida e dá uma sensação de falta de conforto, que realmente é.

AS molas e amortecedores são um pouco maiores sim. Mas o que predomina é que as molas possuem um coeficiente elasticidade maior, ficando mais "ariscas". Os amortecedores também são de Nitrogás, que confere a volta mais rápida e fica.

Como não é alterado nada na parte mecânica do carro, não é possível colocar pneu maior não. Ela fica apenas mais alta e firme (a minha ficou mais alta 8 cm). Eu uso o 265/75 R16 BF sem problemas. É uma medida ótima. Já testei um 33x12,5 R15 e não coube. Pegava quando esterçava.

Muito obrigado pelas informações Leozon.Poder ter o relato de quem usa o kit é muito importante.

guilhermeabreu
13/01/2012, 12:14
NÃO ENTENDÍ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como sabem , estou de férias , mas esta semana acho que na 4ºf estive aqui e postei uma mensagem e não estou vendo mais , é com relação a cotação de MOLAS para a SW4 93 de outro fabricante , a MAKER MOLAS com o seguinte orçamento :

Preço unitário : R$105,00 + 15% de IPI = 120,72 + FRETE

Par : 241,44 + FRETE

Logo : este fabricante tem preço melhor do que o da MOLAS SRC que mandei fazer . Sendo que já mandei fazer para o ENGESA com a SRC MOLAS e estou muito satisfeito com o resultado , vamos aguardar as molas para a SW4 93 para postar pra vcs o resultado .

ABRAÇÃO A TODOS

Ezahn
20/01/2012, 23:23
Guilherme, continuo de olho e torcendo pelo sucesso!!:torcendo:

gram
26/01/2012, 15:09
Pegando uma corona no tópico...

Vou para EUA em Março e pretendo trazer um 'kit' da OME ou da Sonoran Steel para meu SW4 '98. Alguem tem experiência com um ou outro nas ruas e trilhas do Brasil?

Abs.,

Graham

Supercharger
26/01/2012, 15:44
Graham, são muito comentados no T4R.org no fórum das 3rd gen. Por aqui nunca ouvi ninguém comentar de ter importado o kit.

Saudações,
Gustavo.

Ezahn
17/02/2012, 00:24
E ai Guilherme, tem noticias das molas????

guilhermeabreu
17/02/2012, 18:07
E ai Guilherme, tem noticias das molas????

EZAHN

Sim amigo , hoje ao chegar do plantão minha esposa falou que a MOLAS SRC ligou para confirmar o endereço para o envio das molas , bom esta chegando a hora das fotos do ANTES e DEPOIS de ter trocado as molas .

Engels Kbça
18/02/2012, 18:27
EZAHN

Sim amigo , hoje ao chegar do plantão minha esposa falou que a MOLAS SRC ligou para confirmar o endereço para o envio das molas , bom esta chegando a hora das fotos do ANTES e DEPOIS de ter trocado as molas .

Guilherme

Qual o ano da sua SW4 ???

Kbça

guilhermeabreu
20/02/2012, 15:16
Guilherme

Qual o ano da sua SW4 ???

Kbça

GRANDE ENGELS KBÇA

Esta sumido daqui em ???? A minha SW4 é 93 , mas a SRC molas fabrica a mola que vc precisar , com as medidas que vc quizer , assim que colocar na minha e ficar com uma altura boa , direi para eles padronizarem com estas medidas para as SW4 de 93 a 95 , e assim por diante , se vc quizer fazer a sua , acho que eles já tem as medidas , pq ele me falou que fez uma para um cara do Rio de Janeiro , a SW4 deste cara é 98 acredito que deva ser igual a sua , mas a minha pedí na orelhada , pois tirei as medidas da minha que estão arreadas e mandei fazer maior e com fio mais grosso , a original minha tinha 360mm de comprimento e fio de 14,5mm , mandei fazer com 400mm e fio de 15mm , vamos ver como vai ficar .

Sugiro a vc fazer o mesmo , mas espera um pouco a minha ser colocada para ver se 40mm foi suficiente para alinhá-la , caso ainda fique arreada , vc faria com um comprimento maior do que os 40mm do que a sua que esta cansada/arreada , eu fiz por tentativa do erro e acerto , espero que tenha acertado na primeira .

ABRAÇO

Ezahn
22/02/2012, 14:17
Guilherme, estou ansioso pelo resultado da sua mola. Boto uma fé que vai ficar boa. Será que alguém sabe as medidas desta mola do kit da Irom Man para nossa viatura? Você acha que a que vc mandou fazer deve ficar mais próximo da original ou de uma destas iron Man?

Lembre-se de tirar fotos e medir antes e depois, e se possível, na hora da troca, tirar uma foto com uma ao lado da outra.

Abraços

guilhermeabreu
22/02/2012, 15:54
Guilherme, estou ansioso pelo resultado da sua mola. Boto uma fé que vai ficar boa. Será que alguém sabe as medidas desta mola do kit da Irom Man para nossa viatura? Você acha que a que vc mandou fazer deve ficar mais próximo da original ou de uma destas iron Man?

Lembre-se de tirar fotos e medir antes e depois, e se possível, na hora da troca, tirar uma foto com uma ao lado da outra.

Abraços

CARO AMIGO EZAHN

Tambem estou numa agonia só , cheguei hoje do plantão e as molas ainda não chegaram , é o tal do carnaval no meio desta encomenda , vamos aguardar que elas devem estarem próximas , mas vou tirar fotos sim pode deixar , estas medidas que mandei fazer seria minha intenção de ficarem com as medidas da SW4 93 0K original de fábrica , mas como não existe mais elas 0K só no olhar dará para ver se ficou bom ou não ,TENHO QUASE CERTEZA QUE FICARÁ SHOW .

guilhermeabreu
22/02/2012, 22:56
EZAHN

Finalmente as molas chegaram , só que estarei de plantão amanhã e volto na 6ªf e a SW4 esta na oficina esperando chegar a turbina que foi recondicionar , a turbina só chega na 6ªf e no mesmo dia vou para a praia e volto no domingo e na 2ªf o mecanico estará ocupado colocando a turbina , na 3ªf estarei de plantão novamente e na 4ªf de madrugada , estarei indo para Corrientes - AG de SW4 para pescar o REI DO RIO o DOURADO em Passo de La Patria , só voltando dia 11/03 , UUUUFA .

LOGO : SÓ PODEREI COLOCAR AS MOLAS DEPOIS DO DIA 11/03/12 .

Ezahn
23/02/2012, 22:26
Legal. Boa viagem!!!!

Engels Kbça
27/02/2012, 09:57
GRANDE ENGELS KBÇA

Esta sumido daqui em ???? A minha SW4 é 93 , mas a SRC molas fabrica a mola que vc precisar , com as medidas que vc quizer , assim que colocar na minha e ficar com uma altura boa , direi para eles padronizarem com estas medidas para as SW4 de 93 a 95 , e assim por diante , se vc quizer fazer a sua , acho que eles já tem as medidas , pq ele me falou que fez uma para um cara do Rio de Janeiro , a SW4 deste cara é 98 acredito que deva ser igual a sua , mas a minha pedí na orelhada , pois tirei as medidas da minha que estão arreadas e mandei fazer maior e com fio mais grosso , a original minha tinha 360mm de comprimento e fio de 14,5mm , mandei fazer com 400mm e fio de 15mm , vamos ver como vai ficar .

Sugiro a vc fazer o mesmo , mas espera um pouco a minha ser colocada para ver se 40mm foi suficiente para alinhá-la , caso ainda fique arreada , vc faria com um comprimento maior do que os 40mm do que a sua que esta cansada/arreada , eu fiz por tentativa do erro e acerto , espero que tenha acertado na primeira .

ABRAÇO

Grande Guilherme.

Atualmente minha SW 4 está equipada com molas e amortecedores IRONMAM, que tem a mesma altura da mola original, mas tem fio de 15,5 mm, contra 13,5 da original. Com isso o carro ficou 40 mm mais alto, e acabou com o problema da "bunda caída", mas o carro ficou um pouco duro, quando está descarregado, e por isso queria uma mola com a mesma altura da original, mas com fio de 15,0 mm. que usaria com amortecedores RANCHO. Também vou testar os RANCHO, numa regulagem intermediária, com as molas IRONMAN. Com o carro carregado os IRONMAN são fantásticos.

Kbça

guilhermeabreu
27/02/2012, 13:47
Grande Guilherme.

Atualmente minha SW 4 está equipada com molas e amortecedores IRONMAM, que tem a mesma altura da mola original, mas tem fio de 15,5 mm, contra 13,5 da original. Com isso o carro ficou 40 mm mais alto, e acabou com o problema da "bunda caída", mas o carro ficou um pouco duro, quando está descarregado, e por isso queria uma mola com a mesma altura da original, mas com fio de 15,0 mm. que usaria com amortecedores RANCHO. Também vou testar os RANCHO, numa regulagem intermediária, com as molas IRONMAN. Com o carro carregado os IRONMAN são fantásticos.

Kbça

ENGELS

Estou nos preparativos da viagem , assim que chegar colocarei as fotos de antes e depois com as molas novas de fio 15mm , vc falou que as molas da IRONMEM são do tamanho das originais , mas não falou a medida , vc ainda se lembra da altura destas molas ???????????

guilhermeabreu
11/03/2012, 21:24
Cheguei da pescaria na Argentina , amanhã já vou tirar as fotos dela com as molas velhas e já trocar as velhas pelas novas e tirar as fotos com as molas novas .

Ezahn
12/03/2012, 23:20
ENGELS

Estou nos preparativos da viagem , assim que chegar colocarei as fotos de antes e depois com as molas novas de fio 15mm , vc falou que as molas da IRONMEM são do tamanho das originais , mas não falou a medida , vc ainda se lembra da altura destas molas ???????????
A medida é interessante para os outros, mas a SW do Engels é 2000. Tudo diferente das nossas!
E vamos às molas novar!!!!
Abraços

guilhermeabreu
13/03/2012, 01:05
A medida é interessante para os outros, mas a SW do Engels é 2000. Tudo diferente das nossas!
E vamos às molas novar!!!!
Abraços

EZAHN

Mesmo a SW4 do ENGELS sendo 2000 , o negócio é só medir a mola velha e acrescentar no comprimento , a minha dúvida maior foi o qto que teria que aumentar da mola velha , com a minha experiencia já vai dar para ter a noção correta , pois eu aumentei 40mm no comprimento e engrossei o fio de 14,5mm para 15mm .

Fui lá hoje e o mecanico não botou a mão no carro , é só agonia que passo , parece que esta novela não tem fim . Pelo menos já tirei as fotos de como esta agora com as molas velhas .

Ney_Niteroi II
13/03/2012, 11:53
Guilherme,

posta as fotos com as velhas (molas... rsrsrs) logo!

abs!

Ney

EZAHN

Mesmo a SW4 do ENGELS sendo 2000 , o negócio é só medir a mola velha e acrescentar no comprimento , a minha dúvida maior foi o qto que teria que aumentar da mola velha , com a minha experiencia já vai dar para ter a noção correta , pois eu aumentei 40mm no comprimento e engrossei o fio de 14,5mm para 15mm .

Fui lá hoje e o mecanico não botou a mão no carro , é só agonia que passo , parece que esta novela não tem fim . Pelo menos já tirei as fotos de como esta agora com as molas velhas .

guilhermeabreu
14/03/2012, 00:20
Estão aí a fotos da SW4 93 com as molas cansadas

sinval
16/03/2012, 07:41
Delfim,
Este kit 96-02 Toyota 4Runner Daystar 1-1/2" LIFT KIT KT09112BK | eBay (http://www.ebay.com/itm/96-02-Toyota-4Runner-Daystar-1-1-2-LIFT-KIT-KT09112BK-/290617131974?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3A4Runner&vxp=mtr&hash=item43aa2183c6) é para DIANTEIRA ou TRAZEIRA vc já instalou ?

Abraço
Sinval

Eduardo,

Um abraço, Delfim.

sinval
16/03/2012, 07:47
Olá amigo bom dia,
Vc comprou esses calços no EBAY ?

Abraço
Sinval

dpab
16/03/2012, 11:55
Delfim,
Este kit 96-02 Toyota 4Runner Daystar 1-1/2" LIFT KIT KT09112BK | eBay (http://www.ebay.com/itm/96-02-Toyota-4Runner-Daystar-1-1-2-LIFT-KIT-KT09112BK-/290617131974?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Model%3A4Runner&vxp=mtr&hash=item43aa2183c6) é para DIANTEIRA ou TRAZEIRA vc já instalou ?

Abraço
Sinval

Sinval,
Esse é exatamente o kit que instalei na minha SW4 e fiquei muito satisfeito.
Ele é completo, para a traseira e dianteira.
Um abraço, Delfim.

luz
16/03/2012, 13:25
[QUOTE=dpab;1600658]Luiz,

O KT09106BK serve sim na sua SW4, mas não sei se com os calços de 2,5" nas molas vc necessitaria trocar os amortecedores da sua viatura ou se o curso dos atuais seria suficiente.

Optei pelo KT09112BK por 03 motivos:

- A questão do curso dos meus amortecedores Rancho.
- A altura limitada do meu portão de garagem.
- Não exagerar na mudança de ângulo da suspensão e dos cardãns, a fim de não diminuir a vida útil das cruzetas e buchas.

Mas estou super satisfeito com o resultado estético e com a qualidade dos produtos da Daystar, rodei 3.000Km na estrada, rebocando meu trailer, logo após instalar o kit. Na volta levantei a viatura para inspecionar e tudo estava perfeito !!!

Um abraço,

Delfim após tirar essa duvida com voce e com o forum 4runner americano optei pelo modelo TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ).Comprei o kit por $159,00 + $45,00 pelo envio e a taxa de 60% da importação. Esse kit é muito usado pelos americanos.Estou aguardando a chegada para instalar e ver o resultado.Espero conseguir uma boa elevação no final.

Um abraço, luiz

luz
16/03/2012, 13:33
Olá amigo bom dia,
Vc comprou esses calços no EBAY ?

Abraço
Sinval

sinval,

o meu kit ( TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ) comprei pelo ebay pagando 159,00 dolares + 45,00 dolares pelo envio e vou pagar mais 60% pela taxa de importação referente ao valor do kit.Estou aguardando a chegada para instalar em seguida.

Um abraço luiz

sinval
16/03/2012, 13:47
Muito obrigado Delfim e Luiz,
A MINHA TA COM ALTURA NORMAL, MAS QUANDO COLOCO GENTE NO 3º BANCO FICA CEPANDO
SW4 97 3.0 TD

sinval,

o meu kit ( TOYOTA 4-RUNNER 96-02 2/4WD 2.5" LIFT KIT KT09106BK( CONFORT RIDE ) comprei pelo ebay pagando 159,00 dolares + 45,00 dolares pelo envio e vou pagar mais 60% pela taxa de importação referente ao valor do kit.Estou aguardando a chegada para instalar em seguida.

Um abraço luiz

Engels Kbça
19/03/2012, 08:05
ENGELS

Abreu

As molas tem 415 mm de altura, e 150 mm de diametro externo, fio de 13,5 mm.

Kbça

Engels Kbça
19/03/2012, 08:49
Pegando uma corona no tópico...

Vou para EUA em Março e pretendo trazer um 'kit' da OME ou da Sonoran Steel para meu SW4 '98. Alguem tem experiência com um ou outro nas ruas e trilhas do Brasil?

Abs.,

Graham

Alguém conhece, ou sabe de alguém que usa/usou molas OME (Australianas) em Toyota SW 4. Recebí esse endereço e achei interessante essas molas. Mola OME 890 - Suspensão - Toyota - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/toyota/suspensao/mola-ome-890.html)

Kbça

Eduardo Schaefer
19/03/2012, 12:06
Fala Engels, meu irmão usa na SW dele e outro amigo também( as 2 ano 2000),as camionetes mudaram bastante,firmes e não duras e quando coloca peso, não abaixa quase nada, encomendei para a minha SW (94) as mais "macias" e junto com os amortecedores Rancho com regulagens que uso, tem tudo para terminar com o problema de bunda arriada e balanço demasiado.
Em tempo, acho que nos falamos em Salta (AR) ano passado,estavamos em uma SW branca

Newton Guerra
19/03/2012, 15:05
Alguém conhece, ou sabe de alguém que usa/usou molas OME (Australianas) em Toyota SW 4. Recebí esse endereço e achei interessante essas molas. Mola OME 890 - Suspensão - Toyota - Off-Road (http://www.sobperformance.com.br/offroad/toyota/suspensao/mola-ome-890.html)

Kbça

Fala Engels, tudo bem? Tô aqui tentando frequentar o fórum das Toyotas. O vício sempre me leva pros Suzukis, hehehe.

Essa loja virtual é do Alexandre X aqui do fórum. Gente finíssima e manja muito de suspensões.
A mola 890 é para "heavy load". A "medium load" é a 906. Para a traseira a OME não fabrica a "stock - light load". Talvez você prefira a 906, pelo que conversamos.

Tem só uma coisa errada no site, nas especificações da mola. Fala que serve para a Prado. Pelo que vimos, elas são diferentes, né? Essa aí serve na sua Hilux e nas Prados antigas, série 90, que não vieram pro Brasil. Vou avisar o X.

Abração

guilhermeabreu
19/03/2012, 18:07
Abreu

Kbça

CARO ENGELS KBEÇA

Obrigado pelas informações , éhhhhhh o negócio de molas não é tão simples qto parece , pelas minhas experiencias , tenho quase certeza absoluta que minha opção vai dar certo pelas experiencias anteriores de ter já mandado fazer molas nesta mesma fábrica SRC MOLAS .

As molas originais tem fio de 14,5mm mandei fazer de 15mm e estas da IRONMAN com fio de 13,5 , COM CERTEZA ESTAS MOLAS TEM TÉPERA DIFERENTE DAS MOLAS ORIGINAIS E DAS QUE MANDEI FAZER , pois é difícil de entender se tivesse a mesma têmpera com esta espessura de fio 13,5 mm teria que ficar muito mole e arrearia logo e não é o que vcs relatam com o uso destas molas da IRONMAN .

Como a medida que tomei foi caseira ( Brasil ) e bem mais barata , vamos aguardar mais uns poucos dias para verificar como a minha vai ficar , hoje fui na oficina ver se estaria pronto a minha SW4 e ainda não , fiz o recondicionamento da turbina e ficou passando óleo e o mecanico achou melhor fazer o retorno da turbina independente do retorno da bomba hidráulica , pois minha turbina foi adaptada e colocaram o retorno da turbina junto com o da bomba , e o cara que fez o recondicionamento sugeriu que o retorno poderia estar sendo bloqueado na passagem do óleo e assim retornando pra turbina e saindo do lado quente .

Mas amanhã acredito que eu pegue ela já com as molas novas .

gram
20/03/2012, 09:17

Kbça

Estou indo para EUA em alguns dias, pretendo trazer um jogo de suspensão da OME para meu SW4 - no caso com molas 881 (dianteiro) e 906 (traseiro).

Creio que a mola 890 vai dar muito 'lift' alem de ser duro, é usado em kits de 3" a 4" nos EUA. Precise ver um amortecedor que combina com as caracteristicas da mola também....

Newton Guerra
20/03/2012, 09:30
Estou indo para EUA em alguns dias, pretendo trazer um jogo de suspensão da OME para meu SW4 - no caso com molas 881 (dianteiro) e 906 (traseiro).

Creio que a mola 890 vai dar muito 'lift' alem de ser duro, é usado em kits de 3" a 4" nos EUA. Precise ver um amortecedor que combina com as caracteristicas da mola também....

Gram, tome cuidado com compras do exterior. É proibido trazer autopeças na bagagem. Não tem a opção de pagar imposto, está sujeito a apreensão e perda da mercadoria, tomando um baita prejuízo. Só pode trazer acessórios, como som e gps.

Dá uma olhada nos itens 1.2 e 1.7 do "conceito de bagagem" nesse link:

Conceito de Bagagem (http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm)

Abraços

Engels Kbça
20/03/2012, 17:53
Fala Engels, meu irmão usa na SW dele e outro amigo também( as 2 ano 2000),as camionetes mudaram bastante,firmes e não duras e quando coloca peso, não abaixa quase nada, encomendei para a minha SW (94) as mais "macias" e junto com os amortecedores Rancho com regulagens que uso, tem tudo para terminar com o problema de bunda arriada e balanço demasiado.
Em tempo, acho que nos falamos em Salta (AR) ano passado,estavamos em uma SW branca

Eu queria as molas mais macias da OME essas OME 890, depois que ví as dimensões, que são tão duras quando as Ironman tipo C, elas tem 9,7 voltas e fio de 14,5, as Ironmam tem 8,0 voltas e fio de 15,0 mm e as originais tem 7 voltas fio de 13,5 m.
Lembro sim, em Salta, vcs estavam indo e nós voltando de Atacama, e aí como foi sua viagem ?

Engels

Engels Kbça
20/03/2012, 18:02
CARO ENGELS KBEÇA

Obrigado pelas informações , éhhhhhh o negócio de molas não é tão simples qto parece , pelas minhas experiencias , tenho quase certeza absoluta que minha opção vai dar certo pelas experiencias anteriores de ter já mandado fazer molas nesta mesma fábrica SRC MOLAS .

As molas originais tem fio de 14,5mm mandei fazer de 15mm e estas da IRONMAN com fio de 13,5 , COM CERTEZA ESTAS MOLAS TEM TÉPERA DIFERENTE DAS MOLAS ORIGINAIS E DAS QUE MANDEI FAZER , pois é difícil de entender se tivesse a mesma têmpera com esta espessura de fio 13,5 mm teria que ficar muito mole e arrearia logo e não é o que vcs relatam com o uso destas molas da IRONMAN .

Como a medida que tomei foi caseira ( Brasil ) e bem mais barata , vamos aguardar mais uns poucos dias para verificar como a minha vai ficar , hoje fui na oficina ver se estaria pronto a minha SW4 e ainda não , fiz o recondicionamento da turbina e ficou passando óleo e o mecanico achou melhor fazer o retorno da turbina independente do retorno da bomba hidráulica , pois minha turbina foi adaptada e colocaram o retorno da turbina junto com o da bomba , e o cara que fez o recondicionamento sugeriu que o retorno poderia estar sendo bloqueado na passagem do óleo e assim retornando pra turbina e saindo do lado quente .

Guilherme

Acho que entendeu errado. Vou esclarecer.
Molas originais : 150 mm de diametro externo, fio 13,5, altura 415 mm - bunda arriada.
Molas IRONMAN : 150 mm de diametro externo, fio 15,0 altura 415 mm o carro ficou 45 mm mais alto.
Procuro um mola com a mesma altura da original com fio de 14,0 ou 14,5 mm. A OME tem algo parecido ?

Engels

Engels Kbça
20/03/2012, 18:14
Fala Engels, tudo bem? Tô aqui tentando frequentar o fórum das Toyotas. O vício sempre me leva pros Suzukis, hehehe.

Essa loja virtual é do Alexandre X aqui do fórum. Gente finíssima e manja muito de suspensões.
A mola 890 é para "heavy load". A "medium load" é a 906. Para a traseira a OME não fabrica a "stock - light load". Talvez você prefira a 906, pelo que conversamos.

Tem só uma coisa errada no site, nas especificações da mola. Fala que serve para a Prado. Pelo que vimos, elas são diferentes, né? Essa aí serve na sua Hilux e nas Prados antigas, série 90, que não vieram pro Brasil. Vou avisar o X.

Abração

Newton
Pelo que entendi as molas da Prado series 90/95 fabricadas de 1996 a 2002, são iguais as molas da SW 4 de 1996 a 2002.
Qual o site da loja do Alexandre ??

Engels

Eduardo Schaefer
20/03/2012, 18:16
Engels,a viagem foi fantastica (mesmo com alguns probleminhas), mesmo assim estamos nos preparando para ir de novo,agora um pouco mais preparados e experientes em viagens e mecanica, de Salta fomos para Cafayate (2 dias conhecendo as cercanias).
Voltando as molas,vou ver com meu irmão qual é o modelo que usa na sw dele, mas dura não ficou, nem da aquele "seco" de fim de curso,meso sem peso ficou muito boa de andar.
Resolvi encomendar para a minha , depois de me assustar com o preço das originais

Newton Guerra
20/03/2012, 18:24
Newton
Pelo que entendi as molas da Prado series 90/95 fabricadas de 1996 a 2002, são iguais as molas da SW 4 de 1996 a 2002.
Qual o site da loja do Alexandre ??

Engels

É isso mesmo. As Prado aqui do Brasil (série 120) têm molas iguais às da SW4 modernas.

O site do X é esse: ..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br/)

Se quiser falar com ele: Ver Perfil: Alexandre X - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/alexandre-x.html)

Abraços

guilhermeabreu
20/03/2012, 18:36
Guilherme

Acho que entendeu errado. Vou esclarecer.
Molas originais : 150 mm de diametro externo, fio 13,5, altura 415 mm - bunda arriada.
Molas IRONMAN : 150 mm de diametro externo, fio 15,0 altura 415 mm o carro ficou 45 mm mais alto.
Procuro um mola com a mesma altura da original com fio de 14,0 ou 14,5 mm. A OME tem algo parecido ?

Engels

CARO AMIGO ENGELS KBEÇA

Não vamos discutir , rsrsrsrsrsrsrsrs , mas acho que foi vc que me deu a resposta errada , pois qdo vc falou que estava com molas e amortecedores IRONMAM , falou que as molas eram da mesma altura das originais e perguntei quais as medidas pois vc não falou a altura e espessura do fio e vc me respondeu depois desta forma :

" Abreu

Kbça "

Por ísto respondí daquela maneira pois entendí que 13,5mm eram as molas da IRONAM , com ísto fui ler as respostas anteriores e vc numa delas relatou que as molas originais tinha fio 13,5 e da IRONMAM 15,5 .

Com ísto ficou bem claro , acabou as dúvidas e confusões .

Logo :

As suas molas da IRONMAM TEM FIO DE 15,5MM e vc esta achando que ficou meio dura qdo vazia e quer uma mola de fio de 15mm .

Estas molas de fio 15mm são as que mandei fazer na SRC MOLAS , com seu relato que as da IRONMAN ficou um pouco dura , ACHO QUE AS MINHAS FICARÃO BOAS , digo acho , pq ainda não coloquei , estou vindo do mecanico agora e ele ficou de me entregar o carro na próxima 5ªf QUE AGONIA .
mas o visual pode até ficar bom mas terei que dar um tempo usando para poder passar as impressões mais corretas do comportamento se ficou boa a altura ( mandei fazer com 400mm ) , se vai ficar macia qdo vazia e sem arrear muito a traseira ao colocar carga máxima, só com o tempo que terei estas informações mais acertadas a falar , mas primeiro será o visual , se vai ficar com uma altura boa ou ainda um pouco baixa ou um pouco alta demais .

Vamos aguardar até 5ªf pelas fotos com as molas novas .

Eduardo Schaefer
20/03/2012, 19:19
Engels, o modelo de mola OME que meu irmão usa, é a 906 e não levanta em quase nada( se é que levanta, pois não conhecia alguma que não estivesse arriada de traseira)

Ezahn
21/03/2012, 11:42
CARO ENGELS KBEÇA ........................

................... , hoje fui na oficina ver se estaria pronto a minha SW4 e ainda não , fiz o recondicionamento da turbina e ficou passando óleo e o mecanico achou melhor fazer o retorno da turbina independente do retorno da bomba hidráulica , pois minha turbina foi adaptada e colocaram o retorno da turbina junto com o da bomba , e o cara que fez o recondicionamento sugeriu que o retorno poderia estar sendo bloqueado na passagem do óleo e assim retornando pra turbina e saindo do lado quente .

Meio forra do tópico, mar como vai ser feito este retorno do óleo da turbina sem ser unindo ao retorno da bomba hidráulica? Depois coloque fotos no tópico certo. (pode responder lá tb)

guilhermeabreu
21/03/2012, 12:33
Meio forra do tópico, mar como vai ser feito este retorno do óleo da turbina sem ser unindo ao retorno da bomba hidráulica? Depois coloque fotos no tópico certo. (pode responder lá tb)

EZAHN

Retirei o cárter fiz um furo nele e soldei um caninho nele , daí ficou separado do retorno da bomba , foi muito simples de fazer , o cara me cobrou R$40,00 . Do jeito que estava a mangueira que servia para os dois retornos vivia dobrada o que fazia com que o óleo da turbina não retornasse e passava para o motor queimar ou jogava fora pelo lado quente e saía pelo escapamento , fazendo baixar o óleo do motor .

gram
21/03/2012, 12:46
Gram, tome cuidado com compras do exterior. É proibido trazer autopeças na bagagem. Não tem a opção de pagar imposto, está sujeito a apreensão e perda da mercadoria, tomando um baita prejuízo. Só pode trazer acessórios, como som e gps.

Dá uma olhada nos itens 1.2 e 1.7 do "conceito de bagagem" nesse link:

Conceito de Bagagem (http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm)

Abraços

Newton, obrigado pela informação, sabia que existem restrições mas nunca vi a reulamentação. Porém, com um kit Ironman custando US$ 640 nos EAU e 3 x este preço aqui, ou um kit OME custando por volta de US$ 900, acho que vale a pena arriscar.

Graham.

guilhermeabreu
22/03/2012, 17:59
Vim do mecanico agora e o carro esta pronto só que não pude pegar pq tem uns 6 carros desmontados na frente dele , só mais tarde que irei pegar , MAS SÓ DE OLHAR GOSTEI DA ALTURA QUE FICOU , NÃO MEDÍ MAS ASSIM QUE PEGAR LÁ HOJE AINDA TIRAREI FOTOS E COLOCAREI AQUI .

ESTOU MUITO SATISFEITO COM O QUE VÍ , AGORA VOU TER QUE ANDAR PARA DAR AS IMPRESSÕS FINAIS , sentí que o melejo ficou maior dando a impressão que os amortecedores traseiros estão ruins , e acho que estão pois desde que a comprei ainda não troquei os amortecedores traseiros , rodei 157.000km com ela .

Me aguardem com as fotos .

guilhermeabreu
23/03/2012, 01:27
337542337543337544
Vim do mecanico agora e o carro esta pronto só que não pude pegar pq tem uns 6 carros desmontados na frente dele , só mais tarde que irei pegar , MAS SÓ DE OLHAR GOSTEI DA ALTURA QUE FICOU , NÃO MEDÍ MAS ASSIM QUE PEGAR LÁ HOJE AINDA TIRAREI FOTOS E COLOCAREI AQUI .

ESTOU MUITO SATISFEITO COM O QUE VÍ , AGORA VOU TER QUE ANDAR PARA DAR AS IMPRESSÕS FINAIS , sentí que o melejo ficou maior dando a impressão que os amortecedores traseiros estão ruins , e acho que estão pois desde que a comprei ainda não troquei os amortecedores traseiros , rodei 157.000km com ela .

Me aguardem com as
fotos .

Finalmente as fotos com as molas novas .

Com as molas velhas , a distancia entre o pneu e o paralama eram de : 15cm na frente e 14cm na traseira , e agora com as molas novas , a distancia ficou com 15cm na frente e 18cm na traseira .

As molas velhas estavam com 36cm de comprimento e as novas 40cm de comprimento , logo levantou os 4cm a mais do que era . O mecanico reclamou que deu muito trabalho para colocar as molas novas , teve que retirar a barra estabilizadora e os tirantes .

titanium
23/03/2012, 17:47
Caros amigos,

Acompenhei as discussões e pelo que vi, Acho que sou o único que NÃO gostaria de levantara traseira da minha hilux! rsrs..
Claro que gosto não se discute.. mas o design dela foi pensado para "aparentar" a traseira mais baixa que a dianteira!
Basta comparar a diferença de altura do friso da porta em relação ao topo do friso da roda (cromado), tanto na parte traseira quanto na parte dianteira.
Segue a mesma idéia do Ômega, onde a caixa de roda é menor na traseira, que na dianteira.

PS: não estou criticando, estou apenas comentando!

By the way, guilherme, a mola foi uma solução interessante para levantar a traseira!

Como ficou o conforto?
Quanto custou tudo mesmo (com mão de obra)?
Trocou o amortecedor?

Abraços,

guilhermeabreu
23/03/2012, 18:16
Caros amigos,

Acompenhei as discussões e pelo que vi, Acho que sou o único que NÃO gostaria de levantara traseira da minha hilux! rsrs..
Claro que gosto não se discute.. mas o design dela foi pensado para "aparentar" a traseira mais baixa que a dianteira!
Basta comparar a diferença de altura do friso da porta em relação ao topo do friso da roda (cromado), tanto na parte traseira quanto na parte dianteira.
Segue a mesma idéia do Ômega, onde a caixa de roda é menor na traseira, que na dianteira.

PS: não estou criticando, estou apenas comentando!

By the way, guilherme, a mola foi uma solução interessante para levantar a traseira!

Como ficou o conforto?
Quanto custou tudo mesmo (com mão de obra)?
Trocou o amortecedor?

Abraços,

TITANIUM

Aceito seu argumento , mas não concordo , nunca ví uma SW4 93 0K , não acredito que ela tenha saído com a traseira mais baixa , ela ficou mais baixa com o decorrer dos 19 anos de uso , ou seja as molas arrearam , e vc esta pensando que ela foi projetada assim NESTE ASPECTO QUE NÃO CONCORDO COM SEU ARGUMENTO . Sei que vc não esta criticando APENAS COMENTANDO A SUA OPINIÃO .

Como falei anteriormente , ainda não deu para avaliar pq deixei ela no cara do ar condicionado , pq qdo fiz o motor desconectaram a mangueira do ar , logo só daqui a alguns dias que poderei informar como ficou o rolar da mesma .

Custou R$348,00 o par de molas posto aqui em casa + R$60,00 de mão de obra pela troca = TOTAL : R$408,00 . Não acredito que haja uma solução mais barata do que esta sem mexer em muita coisa apenas trocando as molas .
Agora da pra saber o qto a pessoa vai querer levantar , pois a mola velha tinha 36cm , mandei fazer molas com 40cm e levantou 4 cm , fica fácil agora de vcs todos saberem o qto querem levantar , é só mandar fazer a mola com tantos cm que forem nescessários para atender ao gosto de cada um .

Apesar de que depois que madei fazer as molas com 40cm veio a informação de que as molas originais tem 415mm = 41,5cm , mas gostei da altura que ficou a minha .

Qto ao amortecedor , nunca havia trocado e estava realtivamente bom ,mas ao colocar as molas nvas , tive a impressão que os amortecedores estão ruins , pois pisei e soltei a traseira e a traseira balançou mais do que devia , vou comprar amortecedores novos , ELA MERECE E EU TB , SEGURANÇA EM 1º LUGAR . E como gosto de pisar bem e com estas molas novas não saberei como a SW4 se comportará em curvas de alta velocidade , LOGO : AMORTECEDORES NOVOS .

Ezahn
24/03/2012, 16:00
Guilherme, parabéns!! Ficou legal, bem alta. Agora é usar e ver como se comporta, com peso quanto vai abaixar, enfim, depois vc passa as impressões.
Titanium e Guilherme, eu entendo o que cada um disse e realmente parece que o recorte do paralama dianteiro é mais alto (maior), isto é normal pois a roda dianteira esterça e precisa mais espaço. Na foto, olhando o friso lateral de borracha em relação ao chão, realmente parece que a traseira ficou erguida com a mola nova, mas olhando a mesma linha antes de trocar a mola parece que estava com a traseira caída mesmo. Pode até deixar assim. A minha pretendo trocar a mola traseira para erguer um pouco e na frente dá para erguer mexendo na regulagem da barra de torção. Tem um parafuso de regulagem na extremidade da barra onde fixa no chassi. Se mexendo só no parafuso não for o suficiente ai então dá para para tirar a barra de torção e girar ela um ponto. Bom, primeiro experimenta o carro assim depois vc pensa nisto. No meu caso penso em erguer o carro todo, sendo que a traseira um pouco mais mesmo.

Gilherme, outra coisa, o Engels Kbeç disse que a mola tem 415 mm mas a SW dele é ano 2000. É maior mesmo. A mola das nossas é mais larga e mais curta mesmo, já comparei com a 98 do meu cunhado. A das 93 deve ser por volta de 360 mesmo, mas ficando cansada abaixa mais com o peso ficando com a bunda caída. A sua ficou bem levantada.

Guilherme, diz outra coisa. Você reparou se a mola original é realmente maior de um lado em relação ao outro? Olhando ela no local dá a impressão que no lado de cima o fio da mola parece encostar, sendo até meio chanfrado, ficando quase plano o encosto da mola. E do lado de baixo parece que não, o assento da mola no eixo tem até um degrau. Como ficou o encaixe da mola nova no chassi e no eixo. Você guardou a mola velha? Poste umas fotos dos detalhes das duas extremidades da mola velha. Vou aguardar mais um pouco para ver como se comporta a sua experiência e depois conto com a sua ajuda/contribuição para ajustar o que for necessário. Caso você concorde, poderia até emprestar a sua mola velha para os caras da fábrica tirarem o modelo das extremidades para que o assento fique perfeitamente igual a da original, só que com as medidas alteradas como a sua. O que você acha?

Abraços e bons testes!!

guilhermeabreu
24/03/2012, 16:50
Guilherme, parabéns!! Ficou legal, bem alta. Agora é usar e ver como se comporta, com peso quanto vai abaixar, enfim, depois vc passa as impressões.
Titanium e Guilherme, eu entendo o que cada um disse e realmente parece que o recorte do paralama dianteiro é mais alto (maior), isto é normal pois a roda dianteira esterça e precisa mais espaço. Na foto, olhando o friso lateral de borracha em relação ao chão, realmente parece que a traseira ficou erguida com a mola nova, mas olhando a mesma linha antes de trocar a mola parece que estava com a traseira caída mesmo. Pode até deixar assim. A minha pretendo trocar a mola traseira para erguer um pouco e na frente dá para erguer mexendo na regulagem da barra de torção. Tem um parafuso de regulagem na extremidade da barra onde fixa no chassi. Se mexendo só no parafuso não for o suficiente ai então dá para para tirar a barra de torção e girar ela um ponto. Bom, primeiro experimenta o carro assim depois vc pensa nisto. No meu caso penso em erguer o carro todo, sendo que a traseira um pouco mais mesmo.

Gilherme, outra coisa, o Engels Kbeç disse que a mola tem 415 mm mas a SW dele é ano 2000. É maior mesmo. A mola das nossas é mais larga e mais curta mesmo, já comparei com a 98 do meu cunhado. A das 93 deve ser por volta de 360 mesmo, mas ficando cansada abaixa mais com o peso ficando com a bunda caída. A sua ficou bem levantada.

Guilherme, diz outra coisa. Você reparou se a mola original é realmente maior de um lado em relação ao outro? Olhando ela no local dá a impressão que no lado de cima o fio da mola parece encostar, sendo até meio chanfrado, ficando quase plano o encosto da mola. E do lado de baixo parece que não, o assento da mola no eixo tem até um degrau. Como ficou o encaixe da mola nova no chassi e no eixo. Você guardou a mola velha? Poste umas fotos dos detalhes das duas extremidades da mola velha. Vou aguardar mais um pouco para ver como se comporta a sua experiência e depois conto com a sua ajuda/contribuição para ajustar o que for necessário. Caso você concorde, poderia até emprestar a sua mola velha para os caras da fábrica tirarem o modelo das extremidades para que o assento fique perfeitamente igual a da original, só que com as medidas alteradas como a sua. O que você acha?

Abraços e bons testes!!

CARO AIGO EZAHN

Desde que comprei a minha SW4 achava que ela tinha a frente mais erguida do as outras SW4 de meus amigos apesar de que a SW4 deste amigo ser uma 98 , qdo viajamos juntos paramos num hotel um do lado do outro daí com os dedos medí a distancia entre o pneu e o paralama , na minha a frente era 2 dedos mais alta do que a dele e na traseira a minha era 2 dedos mais baixa do que a dele .

CONCLUSÃO : ví que a minha estava com a traseira arreada , apesar de só em olhar dava para ver ísto conforme as fotos que postei , e agora esta alinhada como gastaria que ficasse .

ACHO QUE A MINHA O DONO ANTERIOR DEVE TER DADO UM GRAU A MAIS NA BARRA DE TORÇÃO PARA A FRENTE FICAR MAIS ALTA DO QUE É DE FÁBRICA , pois como já citei a distancia do pneu ao paralama dianteiro é de 15cm .

Qtos cm tem esta distancia na sua SW4 ?

Qto a medida da SW4 do ENGELS KBEÇA sei que a dele é 2000 , por ísto que fiquei na dúvida de que tamanho faria as minhas molas e dei um chute , havia mandado fazer com 41cm , depois em cima da hora mandei fazer com 40cm , pq se ficasse um pouco baixa colocaria um calço de 1cm ou 2cm , mes se ficasse mais alta do que gostaria , ficaria mais difícil de resolver pq teria que cortar a mola e as extremidades não ficariam boas . MAS GOSTEI DO TAMANHO QUE MANDEI FAZER .

Qdo mandei fazer as molas o fabricante me pediu as molas velhas para ele ver como eram as extremidades para que ele não fizesse as molas erradas , COMO ESTAVA TÃO ANSIOSO mandei ele fazer sem as minhas molas lá pq estava usando o carro não podia parar para mandar as molas , e outra o mecanico me falou que as molas eram cônicas mas a noite aqui em casa descí lá e fui ver as molas e ví que as molas são paralelas e não cônicas e só com o último elo menor e não cônica como o mecanico falou , QUASE NÃO DEU TEMPO DE FAZER A CORREÇÃO NA FÁBRICA , e falei com o fabricante que assumiria a responsabilidade se as molas viessem errada , ele fez as molas e ficaram boas e coube certinho , segundo o mecanico deu um pouco de trabalho para colocá-las .

Como retirei o carro no mecanico a noite , e logo levei para o cara do ar cond . não peguei as molas velhas , elas estão lá ainda , logo não ví se tem diferença de comprimento entre as duas , mas na 2ªf pego lá e vejo .

Qto a emprestar as molas velhas para vc mandar para o fabricante ou eu mandar direto para o fabricante ? Sem problema algum , amigo é para estas coisas , será só vc pagar o correiopelo PAC que é mais barato , sem problema algum .

Como já falei , mandei fazer na MOLAS SRC : www.molassrc.com.br , falar com Inácio , pessoa muito boa , muito atencioso .

Só que depois que mandei fazer as molas descobrí outro fabricante que fez um orçamento mais barato ainda , o orçamento da MOLAS SRC ficou o par em R$380,00 ( R$150,00 cada mola + IPI 15% r$45,00 + frete R$35,00 = TOTAL R$380,00 o par posto em casa ) e na outra fábrica MAKER MOLAS : www.makermols.com.br ficava o par em R$276,50 ( R$105,00 cada mola + IPI 15% = R$120,75 cada mola , o par R$241.50 + o frete R$35,00 TOTAL = 276,50 o par posto em casa ) como já havia mandado fazer na SRC MOLAS não tive outra alternativa , ainda mais que já mandei a SRC MOLAS fazer molas para o meu ENGESA e gostei muito do resultado , por ísto fiquei bem tranquilo como estou agora , embora tenha pago um pouco mais caro , mas comparando com o preço das molas originais ficou o valor do par menos do que a metade do preço das molas originais .

Na MOLAS SRC ,pode dizer que foi eu que te recomendei e que fiz as molas lá com eles recentemente .
E nas MAKER MOLAS , vc pode dizer que eu fiz um orçamento com eles recentemente só que não mandei fazer , eles devem ter o meu email lá do pedido do orçamento .

Estou a sua disposição

FORTE ABRAÇO

luz
24/03/2012, 20:17
337542337543337544

Com as molas velhas , a distancia entre o pneu e o paralama eram de : 15cm na frente e 14cm na traseira , e agora com as molas novas , a distancia ficou com 15cm na frente e 18cm na traseira .

As molas velhas estavam com 36cm de comprimento e as novas 40cm de comprimento , logo levantou os 4cm a mais do que era . O mecanico reclamou que deu muito trabalho para colocar as molas novas , teve que retirar a barra estabilizadora e os tirantes .

Parabéns Dr, ficou muito bom.

Por esse preço ficou até barato pelo ótimo resultado alcançado.

Dr Guilherme 2 perguntas:

1ª-As molas das sw4 são todas do mesmo tamanho quando vindo de fábrica?Pergunto porque eu gostaria de fazer o mesmo.Eu posso pedir as 4 molas com o mesmo tamanho para nivelar por igual a sw4 ?

2ª- Amortecedores são do mesmo tamanho das molas ou eles são maiores?Fazendo molas 415mm basta trocar os amortecedores com as mesmas medidas originais de fábrica?

Obrigado pela sua bela iniciativa.Essa sua tentativa contribuiu muito para o forum e trouxe uma boa alternativa para resolver a "bunda caida"das sw4.

Um grande abraço,luiz

dpab
24/03/2012, 20:46
Caro amigo Guilherme,
Parabéns !!! A sua bonequinha ficou espetacular de salto alto, hehehe...
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
24/03/2012, 21:00
Parabéns Dr, ficou muito bom.

Por esse preço ficou até barato pelo ótimo resultado alcançado.

Dr Guilherme 2 perguntas:

1ª-As molas das sw4 são todas do mesmo tamanho quando vindo de fábrica?Pergunto porque eu gostaria de fazer o mesmo.Eu posso pedir as 4 molas com o mesmo tamanho para nivelar por igual a sw4 ?

2ª- Amortecedores são do mesmo tamanho das molas ou eles são maiores?Fazendo molas 415mm basta trocar os amortecedores com as mesmas medidas originais de fábrica?

Obrigado pela sua bela iniciativa.Essa sua tentativa contribuiu muito para o forum e trouxe uma boa alternativa para resolver a "bunda caida"das sw4.

Um grande abraço,luiz

CARO LUIZ

Em primeiro lugar , minha SW4 é 93 , PORTANTO SÓ TEM MOLAS ESPIRAIS NA TRASEIRA .

Como minha experiencia foi de que : as molas originais velhas tinham 36cm de comprimento , mandei fazer molas com 4cm a mais , ou seja : mandei fazer molas com as mesmas medidas externas porem com 40cm de comprimento , O RESULTADO FOI QUE ELEVEI A TRASEIRA EM 4CM .

Assim sugiro a vc retirar as suas molas e mandar fazer acrescentando qtos cm vc quizer para ficar na altura que vc quer , se a sua estiver com a traseira arreada sugiro a vc aumentar mais no comprimento das molas traseiras do que nas dianteiras , se sua SW4 tiver molas na frente e atras .

Se vc retirar as suas molas velhas e ver que elas são do mesmo tamanho porem se a traseira esta arreada , ASSIM MAIS UMA CONFIRMAÇÃO DE QUE AS MOLAS TRASEIRAS TERÃO QUE SEREM MAIORES DO AS DIANTEIRAS .

Lembrando a vc que as minhas molas traseiras originais tem espessura de fio de 14,5mm , MANDEI FAZER AS MOLAS COM FIO DE 15mm , ou seja : Mandei fazer molas um pouco mmais grossas do que as originais ESPERO QUE NÃO FIQUE DURO DEMAIS , POIS O PONTO FORTE DAS SW4 É SUA MACIEZ AO ROLAR , mas mandei fazer mais grossa simplesmente pq a maioria das SW4 TEM A BUNDA ARREADA .

Lembrando mais uma vez que o aumento no comprimento em 4cm que mandei fazer nas molas novas com relação as molas velhas , aumentou a mesma distancia de 4cm na altura da traseira da SW4 . Assim fica mais fácil de vc saber o qto que vc quer levantar a traseira de sua SW4 .

Qto aos amortecedores , colocarei os amortecedores originais , pois acho que o que fiz foi APENAS COLOCAR A TRASEIRA DA SW4 NA MESMA ALTURA DE QDO ELA ERA 0K . Acho eu que não levantei nada , APENAS RECOLOQUEI ELA NA MESMA ALTURA DE TRASEIRA DE QDO ERA 0K .

Supercharger
25/03/2012, 18:50
As molas das sw4 são todas do mesmo tamanho quando vindo de fábrica?

Luz, você não mencionou o ano da sua SW4, então o que vou dizer não necessariamente te ajude. Além da diferença óbvia entre as molas dianteiras e traseiras que todo carro tem, a SW4 terceira geração (96-01) tem, nas molas dianteiras, diferença de esquerda e direita.

Saudações,
Gustavo.

guilhermeabreu
25/03/2012, 19:31
Caro amigo Guilherme,
Parabéns !!! A sua bonequinha ficou espetacular de salto alto, hehehe...
Um abraço, Delfim.

AMIGO DELFIM

Obrigado pelos elogios , o preço é muito animador , mas vamos aguardar mais um pouco para ver o comportamento do carro em uso , ficará bem fácil para mim pq trabalho em locais a 50km da cidade e tem um trampo que tem estrada de terra que estou bem acostumado a andar a 80 a 100km/h e as vezes bastante esburacadas , logo , TEREI O VEREDITO FINAL EM BREVE , se continua macia/confortável , boa estabilidade , se vai saír ou não de traseira ou de frente pois antes andava bem sem nenhum problema , vai dar para fazer uma avaliação bem criteriosa em breve , só estou esperando ela sair da oficina do ar cond.

Engels Kbça
26/03/2012, 11:31
AMIGO DELFIM

Obrigado pelos elogios , o preço é muito animador , mas vamos aguardar mais um pouco para ver o comportamento do carro em uso , ficará bem fácil para mim pq trabalho em locais a 50km da cidade e tem um trampo que tem estrada de terra que estou bem acostumado a andar a 80 a 100km/h e as vezes bastante esburacadas , logo , TEREI O VEREDITO FINAL EM BREVE , se continua macia/confortável , boa estabilidade , se vai saír ou não de traseira ou de frente pois antes andava bem sem nenhum problema , vai dar para fazer uma avaliação bem criteriosa em breve , só estou esperando ela sair da oficina do ar cond.

Guilherme

Pelo que vi nas fotos ficou legal, mas vc teveria medir a distancia entre a borda do paralamas e o chão e não do pneu, já que pneu da sua SW4 é aro 15. A altura ficou +ou- igual a minha que tem molas e amortecedores IRONMAN,da até pra ver o chassi. Quando aos amortecedores, os originais não vão aguentar por muito tempo porque aumentou a resistência da mola e com isso a descompressão da mola é mais forte, minha sugestão seria colocar os Ranchos (Ironman são bons mas não vendem separados das molas) ou os originas da Prado, caso as fixações sejam iguais ao da sua SW4.(as fixações da Prado é igual a minha)

Kbça

guilhermeabreu
26/03/2012, 14:00
Guilherme

Pelo que vi nas fotos ficou legal, mas vc teveria medir a distancia entre a borda do paralamas e o chão e não do pneu, já que pneu da sua SW4 é aro 15. A altura ficou +ou- igual a minha que tem molas e amortecedores IRONMAN,da até pra ver o chassi. Quando aos amortecedores, os originais não vão aguentar por muito tempo porque aumentou a resistência da mola e com isso a descompressão da mola é mais forte, minha sugestão seria colocar os Ranchos (Ironman são bons mas não vendem separados das molas) ou os originas da Prado, caso as fixações sejam iguais ao da sua SW4.(as fixações da Prado é igual a minha)

Kbça

ENGELS KBEÇA

Valeu , qdo pegar o carro na oficina do ar cond. vou fazer estas medições e coloco aqui , vou cotar os amortecedores .

Supercharger
26/03/2012, 18:13
mas vc teveria medir a distancia entre a borda do paralamas e o chão e não do pneu, já que pneu da sua SW4 é aro 15.

Na verdade, a maneira de tornar a medida mais comparável para qualquer outra pessoa, é medir da borda do paralamas até o centro da roda/roda-livre/eixo. Com isso você mede apenas o efeito da mola, eliminando o tamanho do pneu.

guilhermeabreu
26/03/2012, 19:15
Na minha opinião , como fiz a medição com as molas velhas do pneu ao paralama e depois com as molas novas com a mesma referencia da tudo no mesmo , ou seja o que foi elevado , será a mesma medida tendo como base as mesmas referencias de antes e depois de ter trocado as molas .

As medidas serão diferentes se tomar como referencia outros pontos como do paralama ao chão ou do paralama ao centro da roda , se fizesse a medição com estas referencias , a diferença das medidas com as molas velhas para as medidas com as molas novas SERIA OS MESMOS 4CM que foram elevados após ter trocado as molas e tendo como referncia do paralama ao pneu .

Como medí do paralama ao pneu que era de 14cm com as molas velhas e 18cm com as molas novas , O QUE FOI AUMENTADO NA ALTURA DA TRASEIRA FOI 4CM E ESTOU SATISFEITO COM ESTA DIFERENÇA , NO VISUAL DEU PARA VER CLARAMENTE , só resta saber como esta agora o andar da minha BONEQUINHA .

Ela ainda esta na oficina do ar cond. , falei com o cara que é sogro do meu filho , que por duas vezes já colocou gas e com 3 meses o gas vazou , ele hoje me falou que não viu vazameento algum , falei com ele para desmontar o painel e verificar se tem vazamento lá dentro do carro na caixa evaporadora ou outro lugar qualquer , pois se deixar como esta , com certeza daqui ha 3 meses estarei sem gas novamente , vamos aguardar , não vejo a hora de pegar para testar as molas novas .

Outra coisa são os AMORTECEDORES :

O ENGELS KBEÇA me sugeriu em colocar os amortecedores da PRADO ou RANCHO e concordo com o raciocínio dele , como as molas novas fizeram retornar a altura original do carro e as MOLAS QUE MANDEI FAZER FOI COM FIO MAIS GROSSO APENAS 0,5mm , AS MOLAS ORIGINAIS TEM 14,5mm de espessurade fio e AS MOLAS NOVAS QUE MANDEI FAZER TEM 15mm de espessurade fio , ACHO QUE NÃO FARÁ MUITA DIFERENÇA NA DUREZA DA SUSPENSÃO e acabei de cotar os amortecedores traseiros na FERRAÇO de Ponta Porã , o par de marca japonesa do paralelo R$290,00 e ACREDITEM o par original TOYOTA R$260,00 , encomendei e vou colocar .

Caso não dure muito , sigo o caminho que o ENGELS deu a dica .

Eduardo Schaefer
26/03/2012, 22:37
Dr Guilherme,os amortecedores das SW 2005/6 para cima, também servem, são estes que uso na minha(Rancho) e agora quando chegarem as minhas molas novas vamos ver como vai ficar, em tempo, ficou muito bacana a altura da "bonequinha"

guilhermeabreu
27/03/2012, 00:53
Dr Guilherme,os amortecedores das SW 2005/6 para cima, também servem, são estes que uso na minha(Rancho) e agora quando chegarem as minhas molas novas vamos ver como vai ficar, em tempo, ficou muito bacana a altura da "bonequinha"

EDUARDO SCHAEFER

Obrigado pela dica do amortecedor , mas como falei já encomendei os originais por R$260,00 o par .
E obrigado pelo elogio do visual da BONEQUINHA , tb gostei muito .

Só por curiosidade , qto foi as molas novas da OME que vc comprou ???

ABRAÇÃO

Eduardo Schaefer
27/03/2012, 09:24
Dr Guilherme, paguei R$ 800,deve chegar até o fim de semana aqui em casa,decidi por estas depois de receber o valor de R$ 500 cada na America(isto no fim do ano passado) e meu irmão e um amigo usarem nas SW deles, ficaram outros veiculos, com e sem carga.
Abraço

guilhermeabreu
27/03/2012, 11:28
Dr Guilherme, paguei R$ 800,deve chegar até o fim de semana aqui em casa,decidi por estas depois de receber o valor de R$ 500 cada na America(isto no fim do ano passado) e meu irmão e um amigo usarem nas SW deles, ficaram outros veiculos, com e sem carga.
Abraço

EDUARDO

Obrigado pela informação , valeu .

Eduardo Schaefer
29/03/2012, 10:05
Depois de tanta espera, chegaram as molas OME, erradas, me mandaram a do modelo 906 que é do ano 97 para cima, êta fase braba que tô passando, é pepino para tudo quanto é lado, se alguém quiser, vendo pelo mesmo que paguei R$ 800, vou a cata para umas do ano da minha

Alexandre X
29/03/2012, 10:38
Que zebra! A correta é a OME 901

Eduardo Schaefer
29/03/2012, 10:59
Alexandre, esperei por 5 meses a encomenda e chegaram agora erradas,depois que estavam chegando, é que descobri que a SOB estava trazendo as molas para o ano da minha (94), agora é tentar vender, devolver ou ter que andar mais um tempo até recuperar $$$$ e comprar a certa

guilhermeabreu
29/03/2012, 18:15
Alexandre, esperei por 5 meses a encomenda e chegaram agora erradas,depois que estavam chegando, é que descobri que a SOB estava trazendo as molas para o ano da minha (94), agora é tentar vender, devolver ou ter que andar mais um tempo até recuperar $$$$ e comprar a certa

É por esta e por outras que detesto comprar numa língua que não entendo , como vc esta enrolado , e vai ter a coragem de esperar vender a sus e pedir novamente , AÍ MEU DEUS não sei se eu aguentaria tanta espera e agonia , ainda mais que poderá vir errado de novo .

COM ÍSTO SUGIRO A VC MANDAR FAZER NA SRC MOLAS ONDE FIZ AS MINHAS , FICOU POR R$380,00 POSTO AQUI EM CASA , e coloca a sua para vender .

Só uma idéia .

Eduardo Schaefer
29/03/2012, 19:51
Pois é Dr Guilherme,tô com a japa na oficina fazendo uma revisão e já queria sair com molas novas e um pouco mais alta, mas deu no que deu,as molas foram encomendadas pela mesma pessoa que trouxe para meu irmão e outro amigo, só que a deles é ano 2000 e não tem nem como adaptar na minha.
As molas já estão a venda,um amigo me disse que um amigo quer(que confusão), se ele não ficar, vou anunciar aqui no fórum.
O pior é que vou fazer uma viagem daqui a 3 semanas e não vou ter molas até lá,o negocio é levar menos uma pessoa e menos peso
Agonia é pouco, tô é doente mesmo,mas amanhã a japinha dorme em casa e eu me acalmo(assim espero )
Vou fazer umas contas e entro em contato com essa SRC MOLAS
Abraço

guilhermeabreu
29/03/2012, 22:59
Pois é Dr Guilherme,tô com a japa na oficina fazendo uma revisão e já queria sair com molas novas e um pouco mais alta, mas deu no que deu,as molas foram encomendadas pela mesma pessoa que trouxe para meu irmão e outro amigo, só que a deles é ano 2000 e não tem nem como adaptar na minha.
As molas já estão a venda,um amigo me disse que um amigo quer(que confusão), se ele não ficar, vou anunciar aqui no fórum.
O pior é que vou fazer uma viagem daqui a 3 semanas e não vou ter molas até lá,o negocio é levar menos uma pessoa e menos peso
Agonia é pouco, tô é doente mesmo,mas amanhã a japinha dorme em casa e eu me acalmo(assim espero )
Vou fazer umas contas e entro em contato com essa SRC MOLAS
Abraço

O WILSON VACCARO já encomendou as 4 molas para o ENGESA dele lá na SRC MOLAS tb .

Engels Kbça
31/03/2012, 22:40
Depois de tanta espera, chegaram as molas OME, erradas, me mandaram a do modelo 906 que é do ano 97 para cima, êta fase braba que tô passando, é pepino para tudo quanto é lado, se alguém quiser, vendo pelo mesmo que paguei R$ 800, vou a cata para umas do ano da minha

Eduardo

Onde vende essas molas OME 906 ??

Engels

Eduardo Schaefer
01/04/2012, 15:41
Fala Engels,eu tinha encomendado com o Gustavo da TECMIN,ele é revendedor da ARB e é bom de negociar.

Engels Kbça
02/04/2012, 11:37
Valeu Eduardo, mandei uma mensagem para a TECMIN solicitando orçamento.

Engels

guilhermeabreu
04/04/2012, 21:54
PESSOAL FINALMENTE POSSO DIZER COMO FICARAM AS MOLAS QUE MANDEI FAZER NA SRC MOLAS

Fui trabalhar com ela hoje em outra cidade perto daqui com 5km de estrada de terra com costela de vaca e tudo mais , ficou 10.000% superou minha expectativa , FICOU MACIA , CONFORTÁVEL E ALTINHA , antes qdo passava por uma depressão o amortecedor batia no fundo , agora sem sinal disto e sem fazer ela pular , qdo passava por uma lombada alta ao sair da lombada a traseira batia fim de amortecedor e agora nada , logo :

APROVADO .

VALEU CADA CENTAVO DOS R$380,00 PAGOS PELO PAR DE MOLAS TRASEIRA DA MINHA " BONEQUINHA " SW4 93 .

Ezahn
04/04/2012, 22:58
PESSOAL FINALMENTE POSSO DIZER COMO FICARAM AS MOLAS QUE MANDEI FAZER NA SRC MOLAS

Fui trabalhar com ela hoje em outra cidade perto daqui com 5km de estrada de terra com costela de vaca e tudo mais , ficou 10.000% superou minha expectativa , FICOU MACIA , CONFORTÁVEL E ALTINHA , antes qdo passava por uma depressão o amortecedor batia no fundo , agora sem sinal disto e sem fazer ela pular , qdo passava por uma lombada alta ao sair da lombada a traseira batia fim de amortecedor e agora nada , logo :

APROVADO .

VALEU CADA CENTAVO DOS R$380,00 PAGOS PELO PAR DE MOLAS TRASEIRA DA MINHA " BONEQUINHA " SW4 93 .

Legal Guilherme. Parabéns pela investida nesta "pesquisa" que vai ajudar a muitos amigos.
A única coisa que acho que ainda pode ser aperfeiçoado no seu projeto é tentar copiar o mais fiel possível as pontas destas molas originais. Digo isto porque pelo aspecto, olhando ela montada, e pelos relatos que apareceram aqui as pontas não são retas, ao menos do lado de baixo. Você pegou as molas velhas? Tem como medir a diferença entre os lados e postar fotos.

guilhermeabreu
04/04/2012, 23:38
Legal Guilherme. Parabéns pela investida nesta "pesquisa" que vai ajudar a muitos amigos.
A única coisa que acho que ainda pode ser aperfeiçoado no seu projeto é tentar copiar o mais fiel possível as pontas destas molas originais. Digo isto porque pelo aspecto, olhando ela montada, e pelos relatos que apareceram aqui as pontas não são retas, ao menos do lado de baixo. Você pegou as molas velhas? Tem como medir a diferença entre os lados e postar fotos.

EZAHN

Tem sim , qdo peguei o carro lá achei que estivesse deixado lá , qdo fui lá pegar o mecanico falou que deixou na mala do carro , hoje eu ví elas na mão , as que mandei fazer tem as extremidade iguais , ou quase iguais .

As extremidades das originais são " retificadas em dois sentidos " :
1- Elas são retificadas , não são anguladas como as espirais da mola e
2- Elas são serradas ficando a metade das pontas em meia lua .

As molas que mandei fazer são apenas " retificadas " ou seja as pontas são retificadas , não são anguladas como as espiras da mola , são cilindricas como o fio do aço da mola e não serradas e não ficando com a extremidade em meia lua .

Não sei se me fiz entender , mas assim que puder posto as fotos da mola original e as novas , posso tirar das molas que tenho aqui do ENGESA que tem o mesmo acabamento da extremidade .

Ezahn
05/04/2012, 09:49
EZAHN

Tem sim , qdo peguei o carro lá achei que estivesse deixado lá , qdo fui lá pegar o mecanico falou que deixou na mala do carro , hoje eu ví elas na mão , as que mandei fazer tem as extremidade iguais , ou quase iguais .

As extremidades das originais são " retificadas em dois sentidos " :
1- Elas são retificadas , não são anguladas como as espirais da mola e
2- Elas são serradas ficando a metade das pontas em meia lua .

As molas que mandei fazer são apenas " retificadas " ou seja as pontas são retificadas , não são anguladas como as espiras da mola , são cilindricas como o fio do aço da mola e não serradas e não ficando com a extremidade em meia lua .

Não sei se me fiz entender , mas assim que puder posto as fotos da mola original e as novas , posso tirar das molas que tenho aqui do ENGESA que tem o mesmo acabamento da extremidade .

Guilherme, não sei entendi muito bem.

Quando vc diz "1- Elas são retificadas , não são anguladas como as espirais da mola", quer dizer que a ultima volta da mola o fio da mola vai se aproximando da volta anterior e então a ponta praticamente encosta na volta anterior? Nas duas extremidades? Isto a sua ficou igual a original.

E quando vc diz "2- Elas são serradas ficando a metade das pontas em meia lua", quer dizer que a original, no final da ultima volta, o fio deixa de ter secção redonda e passa a ser "achatado" do lado de fora, ficando com a secção em forma de meia lua. E isto a sua nova é diferente da original. ( Se for isto, na original pode até ser desgaste)

O que gostaria que vc fizesse é medir a original para ver se tem diferença de tamanho entre um lado e o outro, e se possível mandar as fotos das molas com detalhes das extremidades. Não tem pressa, quando der.

O que importa mesmo é que a sua ficou boa. O assentamento ficou 100%? Não "geme", não tem nenhum jogo? Isto é o que interessa.
Boas

guilhermeabreu
06/04/2012, 15:06
Guilherme, não sei entendi muito bem.

Quando vc diz "1- Elas são retificadas , não são anguladas como as espirais da mola", quer dizer que a ultima volta da mola o fio da mola vai se aproximando da volta anterior e então a ponta praticamente encosta na volta anterior? Nas duas extremidades? Isto a sua ficou igual a original.

E quando vc diz "2- Elas são serradas ficando a metade das pontas em meia lua", quer dizer que a original, no final da ultima volta, o fio deixa de ter secção redonda e passa a ser "achatado" do lado de fora, ficando com a secção em forma de meia lua. E isto a sua nova é diferente da original. ( Se for isto, na original pode até ser desgaste)

O que gostaria que vc fizesse é medir a original para ver se tem diferença de tamanho entre um lado e o outro, e se possível mandar as fotos das molas com detalhes das extremidades. Não tem pressa, quando der.

O que importa mesmo é que a sua ficou boa. O assentamento ficou 100%? Não "geme", não tem nenhum jogo? Isto é o que interessa.
Boas

EZAHN

100% correto as suas explicações , vc entendeu certinho .

Qdo vc diz :

Quando vc diz "1- Elas são retificadas , não são anguladas como as espirais da mola", quer dizer que a ultima volta da mola o fio da mola vai se aproximando da volta anterior e então a ponta praticamente encosta na volta anterior?
Resposta : correto

Qdo vc diz :

Resposta : correto , só que as originais não estão gastas para ficarem assim , elas foram fabricadas assim ficando a secção no final delas em meia lua .

Qdo puder fazer as medições coloco aqui pra vc .

O assentamento ficou 100% , sem jogo e não geme SIMPLEMENTE PQ AS MEDIDAS INTERNAS E EXTERNAS FICARAM IGUAIS AS ORIGINAIS, ou melhor com uma diferença de 0,5mm pois as originais tem fio de 14,5mm e as novas 15mm , ficando portanto 0,25mm menor por dentro e 0,25mm maior por fora , ha de convir que´esta diferença não faz diferença no acentamento .

luiz eduardosh
10/04/2012, 19:16
Primeiramente parabéns pela viatura e principalmente em partilhar sua conquista com todos... Neste post você falou que o mecânico teve que retirar a barra estabilizadora e os tirantes para instalar as novas molas. A retirada foi definitiva ou após a colocação da mola ele recolocou a barra e os tirantes?

Será que nesta altura dá para colocar pneus 33 sem pegar em nada?

Desde já obrigado pelos esclarecimentos.

337542337543337544

guilhermeabreu
11/04/2012, 23:58
Primeiramente parabéns pela viatura e principalmente em partilhar sua conquista com todos... Neste post você falou que o mecânico teve que retirar a barra estabilizadora e os tirantes para instalar as novas molas. A retirada foi definitiva ou após a colocação da mola ele recolocou a barra e os tirantes?

Será que nesta altura dá para colocar pneus 33 sem pegar em nada?

Desde já obrigado pelos esclarecimentos.

CARO LUIZ EDUARDOSH
A retirada destas peça foi apenas para facilitar a colocação das molas novas , todas as peças retornaram para os devidos locais .

Com certeza absoluta , mesmo com estas molasna traseira não da pra colocar pneus 33" , eu uso o 255x75x15 e na frente qdo exterço tudo para um lado saindo da garagem as vezes roça um pouquinha na frente , acho que no máximo um 31 caberia , pois se não me engano as 98 já saíram com estes pneus 31x10,5x15 .

gram
12/04/2012, 08:52
Coloquei umconjunto de molas e amortecedores da OME no meu SW4 ’98 ontem, no caso molas própriaspara 4Runner - 881 dianteira e 906 traseirae amortecedores para Prado - 90004 dianteira e 60028 traseira. Posto aqui umavez que eu tive a oportunidade de andar um pouco mais com o carro, mas aprimeira impressão é muito boa, ficou muito mais estável nas curvas.

Engels Kbça
16/04/2012, 09:45
Coloquei umconjunto de molas e amortecedores da OME no meu SW4 ’98 ontem, no caso molas própriaspara 4Runner - 881 dianteira e 906 traseirae amortecedores para Prado - 90004 dianteira e 60028 traseira. Posto aqui umavez que eu tive a oportunidade de andar um pouco mais com o carro, mas aprimeira impressão é muito boa, ficou muito mais estável nas curvas.

Gram

Sabia que os amortecedores traseiros da Prado servem nas SW4, mas tinha dúvida sobre os dianteiros, foi necessário alguma adaptação ?
Onde comprou as molas 906 ? quanto custou $$$$

Engels

gram
17/04/2012, 09:03
PrezadoEngels,

As peçassão de um Prado 90, não conheço este modelo de carro, e na sei se tem algo aver com o Prado vendido no Brasil.

Comprei o ‘kit’de molas e amortecedores em uma loja de acessórios 4x4 em Nova Jersey, OK4WD. Fica+/- 1 hora de NYC de carro. A loja é revendedor autorizado da OME. Custou US$800 para o kit, mas eu paguei mais US$ 70 para peças para montagem + US$ 70 mãode obra para montar as molas dianteiras no amortecedor. Como sempre nos EUA, sevocê pega as peças na loja, tem que pagar imposto estadual também.

Somente amola 906 é US$ 161 o par + impostos.

Este kit é popularnos EUA para 4runner, não necessita de adaptação nenhum. Com o amortecedordianteiro já montado, levou uns 60 minutos para o mecânico instalar.

Site daloja: OK Auto, 4WD & Tire (http://ok4wd.com/)
Kit 4runner:Old Man Emu Suspension System for 1996-02 Toyota 4Runner - Old Man Emu (http://ok4wd.com/old-man-emu/old-man-emu-suspension-system-for-1996-02-toyota-4runner.html)

Obs: elesnão enviam para Brasil devido a alguns calotes no passado.

Abs.,

Graham

Ezahn
23/05/2012, 23:26
Guilherme, repito aqui minha pergunta que estava fora do tópico,

Qual a medida que ficou sua SW com as molas novas. Medindo colocando a unha da trena sobre o friso de alumínio do paralama até o centro da ponta de eixo na traseira (no meio da roda). Não achei esta medida aqui!

A do Eduardo Scheafer com as molas OME 901 ficou com 60 cm. A minha com molas originais está com 53 cm.

Valeu

guilhermeabreu
25/05/2012, 14:52

Qual a medida que ficou sua SW com as molas novas. Medindo colocando a unha da trena sobre o friso de alumínio do paralama até o centro da ponta de eixo na traseira (no meio da roda). Não achei esta medida aqui!

A do Eduardo Scheafer com as molas OME 901 ficou com 60 cm. A minha com molas originais está com 53 cm.

Valeu

EZAHN

Desculpe pela demora na resposta , mas minha SW4 esta no mecanico esperando o KIT TURBO SPA chegar , mas vou lá agora para pegar o CORSA da esposa e faço a medição e mais tarde coloco aqui .

ABRAÇO

titanium
26/05/2012, 00:01
Isto muito me interessa!! :pipoca:

Nobre Guilherme, se não for pedir muito, você saberia relacionar (listar) as medidas das molas ORIGINAIS, OME e das SUAS???
(só para facilitar consultas posteriores!?)
:D

Valeu!

Abraços,

guilhermeabreu
26/05/2012, 11:36
Isto muito me interessa!! :pipoca:

Nobre Guilherme, se não for pedir muito, você saberia relacionar (listar) as medidas das molas ORIGINAIS, OME e das SUAS???
(só para facilitar consultas posteriores!?)
:D

Valeu!

Abraços,

AMIGO TITANIUM

As molas que mandei fazer da minha SW4 93 na SRC MOLAS foi com as seguintes medidas :

Molas : automotivas
Aço : SAE 5160
Comprimento : 400mm
Diametro externo inferior : 171mm
Diametro interno superior : 101,5mm ou 131,5mm de diametro externo
Espessura do fio : 15mm
Número de elos : 06
Extremidades : fechada não retificada

Estes são os dados das molas novas que mandei fazer , e o resultado foi excepcional , GOSTEI DEMAIS , já as molas da OME eu não sei as medidas .

Ontem o NEY_NITERÓI ligou para mim para tirar dúvidas sobre estas molas da SRC MOLAS , e convecí para que ele comprasse tb , e acabou acatando minha opinião .

Logo a seguir que o NEY ligou para a MOLAS SRC , o INÁCIO gerente das MOLAS SRC me ligou me agradecendo a indicação deles para o NEY e afirmei a ele que o mercado Brasileiro é carente destas molas para reposição e qdo mandei fazer pedí a ele que guardasse no arquivo deles as medidas que eu mandei fazer pq iria aparecer outros proprietários destes carros que iriam procurar por ele referendado por mim , e ele me afirmou que já estava nos arquivos o modelo da mola que eu mandei fazer com todas as medidas , logo : ele tem estas informações de medidas para a MOLA DA SW4 DE 92 A 95 , O VALOR UNITÁRIO É DE R$150,00 , R$300,00 O PAR + FRETE .

titanium
26/05/2012, 15:00
Nobre Guilherme Abreu!!
Mais uma vez, MUITOOOO obrigado pela sua enorme Ajuda!!!

Essa Consolidação de dados realmente não deixa dúvidas!
Vou fazer uma cotação com uma fábrica de molas aqui perto de casa, que fabrica para blindados....
Se a diferença não for muito grande, mando pegar da SRC Molas!
;)

Valeu meu amigo!

Forte abraço!

Engels Kbça
28/05/2012, 10:53
PrezadoEngels,

As peçassão de um Prado 90, não conheço este modelo de carro, e na sei se tem algo aver com o Prado vendido no Brasil.

Comprei o ‘kit’de molas e amortecedores em uma loja de acessórios 4x4 em Nova Jersey, OK4WD. Fica+/- 1 hora de NYC de carro. A loja é revendedor autorizado da OME. Custou US$800 para o kit, mas eu paguei mais US$ 70 para peças para montagem + US$ 70 mãode obra para montar as molas dianteiras no amortecedor. Como sempre nos EUA, sevocê pega as peças na loja, tem que pagar imposto estadual também.

Somente amola 906 é US$ 161 o par + impostos.

Este kit é popularnos EUA para 4runner, não necessita de adaptação nenhum. Com o amortecedordianteiro já montado, levou uns 60 minutos para o mecânico instalar.

Site daloja: OK Auto, 4WD & Tire (http://ok4wd.com/)
Kit 4runner:Old Man Emu Suspension System for 1996-02 Toyota 4Runner - Old Man Emu (http://ok4wd.com/old-man-emu/old-man-emu-suspension-system-for-1996-02-toyota-4runner.html)

Obs: elesnão enviam para Brasil devido a alguns calotes no passado.

Abs.,

Graham

Obrigado Graham

PS Só agora vi a sua resposta.

Ezahn
23/06/2012, 16:15

Valeu

Dr Guilherme, agora que a Bonequinha esta em casa novamente, veja se consegue passar as medidas. Unha da trena sobre o friso de alumínio do paralama até o centro da ponta de eixo (centro da roda) traseira. Só para confirmar, a Bonequinha não tem Body Litf, certo?
Estou avaliando se sua mola nova ficou mais próxima da original ou algo mais semelhante às molas OME 901. Quero mandar fazer uma meio grande tipo a OME.
Abraços

guilhermeabreu
23/06/2012, 17:21
Dr Guilherme, agora que a Bonequinha esta em casa novamente, veja se consegue passar as medidas. Unha da trena sobre o friso de alumínio do paralama até o centro da ponta de eixo (centro da roda) traseira. Só para confirmar, a Bonequinha não tem Body Litf, certo?
Estou avaliando se sua mola nova ficou mais próxima da original ou algo mais semelhante às molas OME 901. Quero mandar fazer uma meio grande tipo a OME.
Abraços

CARO AMIGO EZAHN

Tudo bem , estou saindo agora para ír a Cardoso Moreira , e amanhã tiro as medidas e mais fotos dela , agora ela esta mais limpa , e vou até abrir o tópico no FROTA 4X4 .

Qto a altura vc faz o que vc quer , se a medida da que eu mandei fazer vc achar que ficou um pouco baixa ainda , vc SABERÁ O QTO MAIS ALTA VC VAI MANDAR FAZER A SUA , POIS A MINHA ESTA NOVA AINDA E NO LUGAR , se vc quizer mais alta 4 cm , é só mandar fazer 4cm mais alta do que a minha , AGORA FICA MOLE PRA TODO MUNDO FAZER A ALTURA QUE QUIZER , pois já tem a minha como base , uma base real pq eu tenho a medida que mandei fazer e com que altura ficou no lugar , e com que altura que ficou do CENTRO DA RODA A BEIRADA DO PARALAMA .

CONCLUÍNDO :

HOJE TODOS VCS TEM A POSSIBILIDADE DE MANDAR FAZR UM PAR DE MOLAS TRASEIRAS POR R$300,00 E DA ALTURA QUE ACHAR MELHOR , POIS TEM A MINHA COMO BASE .

ABRAÇO

Ezahn
23/06/2012, 20:59
CARO AMIGO EZAHN

Tudo bem , estou saindo agora para ír a Cardoso Moreira , e amanhã tiro as medidas e mais fotos dela , agora ela esta mais limpa , e vou até abrir o tópico no FROTA 4X4 .

Qto a altura vc faz o que vc quer , se a medida da que eu mandei fazer vc achar que ficou um pouco baixa ainda , vc SABERÁ O QTO MAIS ALTA VC VAI MANDAR FAZER A SUA , POIS A MINHA ESTA NOVA AINDA E NO LUGAR , se vc quizer mais alta 4 cm , é só mandar fazer 4cm mais alta do que a minha , AGORA FICA MOLE PRA TODO MUNDO FAZER A ALTURA QUE QUIZER , pois já tem a minha como base , uma base real pq eu tenho a medida que mandei fazer e com que altura ficou no lugar , e com que altura que ficou do CENTRO DA RODA A BEIRADA DO PARALAMA .

CONCLUÍNDO :

HOJE TODOS VCS TEM A POSSIBILIDADE DE MANDAR FAZR UM PAR DE MOLAS TRASEIRAS POR R$300,00 E DA ALTURA QUE ACHAR MELHOR , POIS TEM A MINHA COMO BASE .

ABRAÇO

É isto mesmo mestre! Vc fez e nós copiamos personalizando. A medida que eu tirei, que é da forma que eu entendi que o chara tirou tb, é da parte de cima do friso até o centro da roda. Lembrando que a minha não tem BL, e acho que a sua tb não, pois isto mudaria a referência.
Abraços

guilhermeabreu
24/06/2012, 13:25
Abraços

EZAHN

Acabei de tirar as medidas :

1- Do centro da roda DIANTEIRA até a parte superior do friso do paralama deu 55cm .

2- Do centro da roda TRASEIRA até a parte superior do friso do paralama deu 56cm .

Quais são estas medidas de quem colocou molas OME 901 ????

Lembrando , minha BONEQUINHA não tem body lift , esta original .

Ezahn
24/06/2012, 17:16
EZAHN

Acabei de tirar as medidas :

1- Do centro da roda DIANTEIRA até a parte superior do friso do paralama deu 55cm .

2- Do centro da roda TRASEIRA até a parte superior do friso do paralama deu 56cm .

Quais são estas medidas de quem colocou molas OME 901 ????

Lembrando , minha BONEQUINHA não tem body lift , esta original .

Valeu Guilherme. A sua está com a altura exatamente entre a da minha e do Eduardo Scharfer. Ele postou esta informação no tópico "Fotos Hilux" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/21039-fotos-de-hilux-25.html#post1695238)

"Ezahn, estou usando as molas OME 901 e a SW ficou na altura que eu queria, tive que fazer uma "gambiarrinha de 3 pol"nos amortecedores,pois ficaram curtos,mas por uns tempos vai ficar assim, outra coisa que fiz foi uma peça para alinhar a barra panhard, senão o eixo fica para o lado.
A distancia ficou (calçando a unha da fita na parte cromada em volta do para lama) 60 na traseira e 58 na dianteira,mas quero igualar a dianteira,gosto delas retas
Valeu"

Abraços

guilhermeabreu
24/06/2012, 17:53
Valeu Guilherme. A sua está com a altura exatamente entre a da minha e do Eduardo Scharfer. Ele postou esta informação no tópico "Fotos Hilux" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/21039-fotos-de-hilux-25.html#post1695238)

"Ezahn, estou usando as molas OME 901 e a SW ficou na altura que eu queria, tive que fazer uma "gambiarrinha de 3 pol"nos amortecedores,pois ficaram curtos,mas por uns tempos vai ficar assim, outra coisa que fiz foi uma peça para alinhar a barra panhard, senão o eixo fica para o lado.
A distancia ficou (calçando a unha da fita na parte cromada em volta do para lama) 60 na traseira e 58 na dianteira,mas quero igualar a dianteira,gosto delas retas
Valeu"

Abraços

EZAHN

Se o EDUARDO SCHAEFER igualar a altura da frente com a traseira como ele gosta , NO VISUAL DARÁ A IMPRESSÃO QUE A FRENTE ESTARÁ MAIS ALTA por causa do recorte maior do paralama diantiro , a meu ver ficará com a impressão de bunda arreada .

Se vc quiser que a sua fique com a altura da SW4 do EDUARDO seria só vc mandar fazer as molas com 44cm de comprimento , as minhas foram de 40cm e ficou com 56cm , e vc só gastaria R$300,00 + frete .

Ezahn
24/06/2012, 18:07
EZAHN

Se o EDUARDO SCHAEFER igualar a altura da frente com a traseira como ele gosta , NO VISUAL DARÁ A IMPRESSÃO QUE A FRENTE ESTARÁ MAIS ALTA por causa do recorte maior do paralama diantiro , a meu ver ficará com a impressão de bunda arreada .

Se vc quiser que a sua fique com a altura da SW4 do EDUARDO seria só vc mandar fazer as molas com 44cm de comprimento , as minhas foram de 40cm e ficou com 56cm , e vc só gastaria R$300,00 + frete .
É isto mesmo Guilherme, 300 contos resolve. Ainda vou pensar um pouco, mas acho que vou de mola com 42 cm.

Agora quanto ao altura da frente, acho que é justamente o contrario. Pelo fato de o recorte ser maior a medida deveria ser maior e não menor. Sera???? O que importa é olhar ela de lado e ela estar alinhada.
Abraços

Eduardo Schaefer
24/06/2012, 18:41
Esqueci de relatar,mas não levantei mais a frente com espaçadores maiores( ainda estão no lugar os de 1 pol), só dei uma apertada nas barras de torção e ficou como eu queria, quase reta, com a traseira um pouquinho mais alta, gostei bastante,espero não pensar em molas por um bom tempo

guilhermeabreu
24/06/2012, 19:46
Esqueci de relatar,mas não levantei mais a frente com espaçadores maiores( ainda estão no lugar os de 1 pol), só dei uma apertada nas barras de torção e ficou como eu queria, quase reta, com a traseira um pouquinho mais alta, gostei bastante,espero não pensar em molas por um bom tempo

CARO EDUARDO SCHAEFER

Pois é , como a minha esta com 55cm na frente e 56cm na traseira , e a sua com 58cm e 60cm respectivamente , eu gostei da altura da minha e vc da sua , TEMOS É QUE FICAR SOSSEGADO MESMO POR UM BOM TEMPO .

Vou tirar mais fotos da minha e abrir um tópico no FROTA , daí vcs irão ver com mais nitidez .

E acho que a opção do EZAHN em mandar fazer molas com 42cm , acho que ficará um pouco mais alta do que a minha e um pouco mmais baixa do que a sua , com ísto teremos 3 medidas diferentes de altura em nossas viaturas .

ABRAÇO