PDA

Ver Versão Completa : Reforma de assoalho do Jeep Willys.



Luis Assis
21/03/2003, 23:31
PessoALL,

Alguem ai tem idéia de como fazer um assoalho de CJ em chapa chadrez??? Vi isso no Engesa do Adriano, e ficou show! Se bem que aquelas curvas todas do CJ, vai ser meio dificil de fazer...
Alguem ja viu isso??? As vezes tem isso pronto e eu não to sabendo!
[]'s
Gustavo

phmatheus
24/03/2003, 15:04
Chapa Xadres ??? que tipo de chapa é essa ???

No meu CJ, por questão de praticidade e limpeza, instalei uma passadeira com o desenho do assoalho de onibus


Cordialmente
CJ5 1973 "JJ" Joinha Joinha, Agora com a Junta do Cabeçote nova... :D

gvogetta
24/03/2003, 21:16
E aí galera??!!


Acho que a tal "chapa xadrez" que nosso amigo Gustavo está dizendo é aquela mesma de alumínio que equipa nossos queridos "coletivos" :) e provavelmente é a masma que equipa o CJ do nosso colega "phmatheus".

Vi as fotos do Engesão do Adriano (porreta de jipe :!: ) e as chapas do assoalho são as mesmas usadas em ônibus, feitas de alumínio escovado com desenhos (ranhuras) estampados. São muito práticas para limpeza e ao contrário do que parece são relativamente fáceis de "moldar" e cortar para adaptação em jipes. São utilizadas também para confeccionar apoios de pé para proteção de pára-lamas nas Land Rover e Toyotas.

São encontradas em lojas e oficinas especializadas em peças e acessórios de carrocerias de ônibus e eventualmente em desmanches.

Saudações

Luis Assis
24/03/2003, 23:08
São estas mesmo..
Alguns preparadores estão fazendo tapetes dos carros mexidos com esta chapa...
Ficam bem praticos para limpeza.
[]'s
Gustavo

bernardão_57
21/10/2007, 21:42
Peço ajuda a quem puder me ajudar. Preciso trocar o assoalho completo do meu cj6, inclusive parede corta fogo, gostaria de usar a chapa de todo o assolho + parede corta fogo com chapa recalcada "aquelas iguais de assoalho de ônibus". Alguém me indicaria alguém (tel. ou endereço...) em SP que faria está empreitada?? Obrigado.

OPC+JR
21/10/2007, 23:11
Olha o Elmer aí influenciado mal a rapaziada...

Seguinte, nem imagino se os caras fazem, mas, creio que uma tentativa é falar com o pessoal da Iron parts, veja com eles se podem fazer este trabalho, ou pelo menos, recortar a chapa no formato certinho, aí qualquer mecanico bom faz a solda.

Dá uma olhada no site http://www.ironparts.com.br/


[]´s

Cacá
21/10/2007, 23:44
Peço ajuda a quem puder me ajudar. Preciso trocar o assoalho completo do meu cj6, inclusive parede corta fogo, gostaria de usar a chapa de todo o assolho + parede corta fogo com chapa recalcada "aquelas iguais de assoalho de ônibus". Alguém me indicaria alguém (tel. ou endereço...) em SP que faria está empreitada?? Obrigado.

Boas Bernardão, td legal?
Olha, eu acredito que essa chapa recalcada que vc se refere seja de alumínio. A carroceria do CJ é de lata. Já pensou na parte prática disso? Como vc vai soldar o alumínio à lata? Existe liga para isso? Eu não sei nada sobre isso, só li o seu post e essa foi a primeira dúvida que me veio à cabeça. Vou acompanhar para ter essa resposta também. :concordo:


[s] e boa semana.

OPC+JR
22/10/2007, 00:18
cacá td bem?

Seguinte o mais comum, em razão dos tunning da vida, é vermos este tipo de chapa em alumino mesmo.

Porém existe este tipo de chapa em aço, só não sei dizer se é facil de encontrar.

Não sei se esta foi a inspiração do Bernardão, mas, o Elmer aqui do forum está construindo o jeep dele e está usando estas chapas, dá uma olhada no tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=7


[]´s com um problema a menos

Osmir

Cacá
22/10/2007, 07:58
Porém existe este tipo de chapa em aço, só não sei dizer se é facil de encontrar.

Grande Osmir, td bem e vc? Agora sim, dá pra imaginar :palmas: Não sabia que havia de ferro, vi o topico do Elmer e achei muito legal essa carroceria. Valeu a dica!


[s] e boa semana.

GBarros
22/10/2007, 12:31
Eu fiz todo o assoalho do meu jipe com essa chapa (ferro). Alguns revendedores a chamam de "usipiso".

bernardão_57
24/10/2007, 13:16
Segue em anexo como está meu assoalho. Pretendo refaze-lo todo em #aço carbono recalcada e galvanizada a fogo ou eletroliticamente. Estou fazendo os desenhos para corte e dobras das peças para orçarem a brincadeira.

GBarros
24/10/2007, 14:33
Segue em anexo como está meu assoalho. Pretendo refaze-lo todo em #aço carbono recalcada e galvanizada a fogo ou eletroliticamente. Estou fazendo os desenhos para corte e dobras das peças para orçarem a brincadeira.


Aí, meu assoalho tava bem ruinzin no inicio, foi um bom trabalho que tive que fazer pra restaurá-lo. (foto 01 e 02). No final de reformar as laterias, que são geralmente as primeiras a dar maresia, coloquei a chapa antiderrapante (foto 03). Fica aí a dica. A caixa de ferramentas vou colocar depois de comprar os bancos, e também vou fazer as dobras dela para soldar no piso.

bernardão_57
24/10/2007, 17:36
Tá ficando bem melhor!!! Parabéns
Qual a espessura da chapa que usou, 2mm??
Soldou tudo com MIG?

GBarros
24/10/2007, 19:46
Mandei cortar as chapas aonde comprei. A espessura não sei bem lhe dizer, mas acho que apresenta a espessura que eles julgam 12 ou 14. è bem grossa, acaba o jipe primeiro e depois acabará ela. O jipe ficou um pouco mais pesado, mas compensou o serviço. A solda foi feita no inicio com solda eletrica mesmo, com eletrodo grosso, apenas pra dar pontos de sustentação. A solda da lataria com o assoalho foi feita com MIG. A carroceria já esta em fase de pintura.:palmas: Valeu:concordo:

ortiz
24/10/2007, 21:03
Caro colega, vi que na sua reforma vc acabou deixando o assoalho todo reto, retirando aquela curvatura existente no meio (acima do cambio e t-case). Com este tipo de assoalho como vc fara para assentar a carroceria no jeep? Irá usar calços maiores? e a manutenção do cambio? terá sempre que retirar a carroceria? pergunto isto pois estou justamente nesta fase e "adoraria" poder retirar aquela lombada do meio do jeep........
abraços

Mauricio(chilly wyllis68)
26/10/2007, 23:26
colega quando reformei o meu já passado willys comprei tudo q precisei na estribex procura no google q c acha sei q fica na rua barra funda sp a chaparia é boa e os caras já foram ou sao jipeiros e sabem o que vendem, não enganam, tudo gente boa.

GBarros
27/10/2007, 14:29
Caro colega, vi que na sua reforma vc acabou deixando o assoalho todo reto, retirando aquela curvatura existente no meio (acima do cambio e t-case). Com este tipo de assoalho como vc fara para assentar a carroceria no jeep? Irá usar calços maiores? e a manutenção do cambio? terá sempre que retirar a carroceria? pergunto isto pois estou justamente nesta fase e "adoraria" poder retirar aquela lombada do meio do jeep........
abraços

Na verdade, a foto foi tirada quando se estava fazendo a lanternagem. a pintura está em fase de finalização, e quando a carroceria vier pra minha casa, instalo ela no chassi e vou medir aonde terei que cortar no assoalho. Comprei a tampa do assoalho de fibra, mas vou ter que fazer uns ajustes pra alavanca de cambio e da reduzida ficarem bem certas. Portanto, cortarei o assoalho sim, na medida certa, mas só depois de instalado o cambio e a reduzida (que ainda não instalei) e colocar a carroceria no local, pra evitar erros, pois uma vez cortado, já era.

ortiz
04/07/2008, 22:22
qual a espessura da chapa usada no assoalho? 12,14 ou 16? Qual os pros e os contra de cada uma das espessuras?
abraços
ivan paulo

GBarros
05/07/2008, 11:26
qual a espessura da chapa usada no assoalho? 12,14 ou 16? Qual os pros e os contra de cada uma das espessuras?
abraços
ivan paulo
Ortiz, a chapa eu acredito que seja 14 (tem 2 mm de espessura) e ficou bastante resistente. É um serviço que vai ficar pra toda vida, portanto vale a pena fazer. Em relação a espessura, se utlilizar muito grossa, terá que cortar bem certo as medidas, pois se precisar cortar em casa, terá um pouco mais de trabalho. Como fiz em casa mesmo, ficou tranquilo pra mim nessa medida. O salto do assoalho que liga a parte da frente com o assoalho traseiro, deve ser dobrado em uma loja que faça calandragem (acho que é esse o nome) de chapas pra dobrar no tamanho certo. Se precisar, tiro fotos pra mais detalhes.

Cláudio Brasília
05/07/2008, 19:24
Acho que ficou bom, se puder postar mais fotos, com mais detalhes, principalmente por baixo e pela tampa traseira, ficaremos muito gratos; também tenho uma caixa e, algum dia penso em fazer alguma coisa igual.

GBarros
06/07/2008, 01:40
Acho que ficou bom, se puder postar mais fotos, com mais detalhes, principalmente por baixo e pela tampa traseira, ficaremos muito gratos; também tenho uma caixa e, algum dia penso em fazer alguma coisa igual.

Claudio, vc está em brasilia cara, se quiser ver pessoalmente, o jipe está a disposição. Em relação as fotos, terei que tirar pra colocar posteriormente.

valmor
06/07/2008, 01:53
Eu fiz todo o assoalho do meu jipe com essa chapa (ferro). Alguns revendedores a chamam de "usipiso".

No ramo de chapas de aço ela tbem é popularmente conhecida como "Chapa pé de galinha" ou antiderrapante.
É usada em piso de maquinas pesadas, pisos de acesso de pondes rolantes , degraus de escada , etc...
Estas sao de chapa de aço SAE1020 diferente das "piso de onibus" que sao de aluminio.

[]´s

Bichero
22/07/2009, 22:53
Salve galera do 4x4 Brasil, queria a opinião de vocês sobre a reforma do meu CJ, comecei há pouco tempo e a primeira medida foi dar uma geral na lata.

Optei por reforma-la ao invés de colocar fibra, pois não estava tão ruim assim.

Porém alguns amigos jipeiros que já reformaram a lataria me avisaram que precisa ser muito bem feita e reforçada, ou volta a ceder.

Estou trocando todo o assoalho, a chapa do assoalho vai ser de 3mm antiderrapante, e as travesas de pelo menos 4 ou 5mm.

A pergunta é:

:arrow: É demais??
:arrow: Isso pode prejudicar alguma coisa ou me beneficia?
:arrow: Qual a espessura recomendada?

Obrigado desde já

Abraços!

Robertux
23/07/2009, 00:01
Eu sou partidário de manter a originalidade. Eu compraria as peças prontas, são mais leves e com vincos nos lugares certos para dar resistência e manter a estrutura. Cuidado com chapas muito grossas, peso excessivo faz o Jeep afundar na lama. Uma das vantagens do CJ sobre muitos 4x4 mais novos é exatamente o peso menor.

Bichero
23/07/2009, 02:48
Eu sou partidário de manter a originalidade. Eu compraria as peças prontas, são mais leves e com vincos nos lugares certos para dar resistência e manter a estrutura. Cuidado com chapas muito grossas, peso excessivo faz o Jeep afundar na lama. Uma das vantagens do CJ sobre muitos 4x4 mais novos é exatamente o peso menor.

Fala Robertux, pois é cara eu até procurei o assoalho pronto, porém o custo beneficio não era bom, comprando a chapa e o latoeiro fazendo vai sair bem mais em conta, e o serviço de primeira :concordo:

A questão do peso não me preocupa muito pelo seguinte, as chapas pesam 48kg deve ser uns 25 a mais que a original, então acredito que não faça muito diferença.

O que eu queria saber mesmo é se aguenta o tranco, e se não vai ficar muito rígida, podendo comprometer o restante da carroceria, sei lá.. :pensativo:

Valew!! :mrgreen:
[]s

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 05:17
Optei por reforma-la ao invés de colocar fibra, pois não estava tão ruim assim.

Porém alguns amigos jipeiros que já reformaram a lataria me avisaram que precisa ser muito bem feita e reforçada, ou volta a ceder.

Estou trocando todo o assoalho, a chapa do assoalho vai ser de 3mm antiderrapante, e as travesas de pelo menos 4 ou 5mm.

chapa antiderrapante por acaso é aquela "xadrez"? essa que tu vai usar é de aço mesmo ou vai fazer daquelas de alumínio??? invariavelmente manda zincar tudo, e caso essa chapa xadrez seja de alumínio não deixa entrar em contato direto com as partes em aço, usa uma cola de silicone industrial para manter isolados e evitar a corrosão galvânica...:concordo:

Bichero
23/07/2009, 12:02
chapa antiderrapante por acaso é aquela "xadrez"? essa que tu vai usar é de aço mesmo ou vai fazer daquelas de alumínio??? invariavelmente manda zincar tudo, e caso essa chapa xadrez seja de alumínio não deixa entrar em contato direto com as partes em aço, usa uma cola de silicone industrial para manter isolados e evitar a corrosão galvânica...:concordo:

---------------

Opa! CRiPpLe_ROoStEr blza?

A chapa é aquela que tem um xadrez em um dos lados sim, mas vou colocar a de aço ..

Valeu a dica, :mrgreen:

[]s

GBarros
23/07/2009, 20:57
Salve galera do 4x4 Brasil, queria a opinião de vocês sobre a reforma do meu CJ, comecei há pouco tempo e a primeira medida foi dar uma geral na lata.

Optei por reforma-la ao invés de colocar fibra, pois não estava tão ruim assim.

Porém alguns amigos jipeiros que já reformaram a lataria me avisaram que precisa ser muito bem feita e reforçada, ou volta a ceder.

Estou trocando todo o assoalho, a chapa do assoalho vai ser de 3mm antiderrapante, e as travesas de pelo menos 4 ou 5mm.

A pergunta é:

:arrow: É demais??
:arrow: Isso pode prejudicar alguma coisa ou me beneficia?
:arrow: Qual a espessura recomendada?

Obrigado desde já

Abraços!

Bichero, é o seguinte cara: Quando estava reformando a carroceria do meu jeep, eu optei por essa chapa antiderrapante de 3mm, e sabe qual a minha opinião: não me arrependo de jeito nenhum. Questoes de peso, torção da carroceria, etc etc etc, um monte de coisas que inventam por aí, não afetam em nada no jeep. Pelo contrário, é capaz que a carroceria acabe com o tempo e o assoalho fique intacto. E sai muito mais barato e duradouro. Agora te digo uma coisa: fique atento para as travessas de sustentação que ficam na parte de baixo do assoalho. Mande dobrá-las em "U", com as pontas curvas para os lados, igual as originais. Solde com pontos de MIG, e faça sustentações nas laterais da carroceria em forma de "L" para sustentar a chapa. Por fim, pontei-a com MIG, pois evita empenamento da chapa do assoalho com a da carroceria. Pronto. Vc tem assoalho pra muito tempo. Passe antiferrugem antes de pintar. Abração!:concordo:

Bichero
31/07/2009, 21:52
Bichero, é o seguinte cara: Quando estava reformando a carroceria do meu jeep, eu optei por essa chapa antiderrapante de 3mm, e sabe qual a minha opinião: não me arrependo de jeito nenhum. Questoes de peso, torção da carroceria, etc etc etc, um monte de coisas que inventam por aí, não afetam em nada no jeep. Pelo contrário, é capaz que a carroceria acabe com o tempo e o assoalho fique intacto. E sai muito mais barato e duradouro. Agora te digo uma coisa: fique atento para as travessas de sustentação que ficam na parte de baixo do assoalho. Mande dobrá-las em "U", com as pontas curvas para os lados, igual as originais. Solde com pontos de MIG, e faça sustentações nas laterais da carroceria em forma de "L" para sustentar a chapa. Por fim, pontei-a com MIG, pois evita empenamento da chapa do assoalho com a da carroceria. Pronto. Vc tem assoalho pra muito tempo. Passe antiferrugem antes de pintar. Abração!:concordo:


GBarros, brigadão cara, era tudo que eu queria saber hehehe essa sustentação em "L" tu teria alguma foto do teu p eu ter uma base???

Abraços!! Té+ :concordo:

GBarros
03/08/2009, 19:01
GBarros, brigadão cara, era tudo que eu queria saber hehehe essa sustentação em "L" tu teria alguma foto do teu p eu ter uma base???

Abraços!! Té+ :concordo:

è simples: debaixo do assoalho, existem sustentações para que a chapa dele não entorte com peso colocado sobre ele. Essas chapas em L que falei nada mais são que reforços, pois essa chapa ao qual eu fiz o assoalho é um pouco pais pesada e mais rigida, então, nada que um reforço não caia bem. Vou tirar algumas fotos e depois coloco aqui!:concordo:

Bichero
04/08/2009, 20:52
è simples: debaixo do assoalho, existem sustentações para que a chapa dele não entorte com peso colocado sobre ele. Essas chapas em L que falei nada mais são que reforços, pois essa chapa ao qual eu fiz o assoalho é um pouco pais pesada e mais rigida, então, nada que um reforço não caia bem. Vou tirar algumas fotos e depois coloco aqui!:concordo:

Ahh, sim sim, acho que até já sei como ficou =)
Mas se tiver fotinhos da viatura tb não vai mal hehehe

valeu cara []s

GBarros
05/08/2009, 12:45
Pediu, tá aí. Se tiver duvidas sobre as fotos, posta aí que a gente tenta explicar ok. Abração!

GBarros
05/08/2009, 12:50
Mais fotos....Atente principalmente para as sustentações que ficam na parte inferior do assoalho. E outra: a travessa do meio, que une o assoalho da frente com o traseiro, e que são em níveis diferentes, essa travessa deve ser dobrada na medida certa, em forma de "Z" reta, e dê pontos de solda pra fixar os dois assoalhos. Bom, tá aí meus 2 cents...

Bichero
08/08/2009, 20:56
Mais fotos....Atente principalmente para as sustentações que ficam na parte inferior do assoalho. E outra: a travessa do meio, que une o assoalho da frente com o traseiro, e que são em níveis diferentes, essa travessa deve ser dobrada na medida certa, em forma de "Z" reta, e dê pontos de solda pra fixar os dois assoalhos. Bom, tá aí meus 2 cents...

Po bacana cara, deu pra tirar uma base de como se deve fazer... aquele reforço em "L" com certeza vou adicionar ao meu projeto, parabéns pela trabalho realmente parece ter ficado muito bom :concordo:

Obrigado pelas fotos e pela força!!!

Grande abraço!!

Otávio S. Neto

PredadorRJ
04/10/2009, 21:58
Salve tropa!
Desculpem ressuscitar o tópico, mas preciso de auxílio em relação à tampa do cambio. Já comprei duas em fibra, e não encaixam nem com reza braba. Perguntei hoje (04/10/09) em outros tópicos aqui se alguem tem pra vender, e estou esperando resposta.
Algum de vcs chegou a fazer essa maldita tampa? Se sim, poderiam postar umas fotos pra eu poder me orientar?
Agradeço bagaray!!

Abraços sem tampa...

fabio camargo
27/11/2010, 22:22
galera.
quero refazer o assoalho do meu velho cj5 1974.
estou comecando a procurar a chapa e me sugeriram chapa de 1,2 mm.
e' isso mesmo? eu achei um pouco fina, obviamente q terao o reforco da barra de aco.
penso em colocar a de 3 mm xadrez ... e' exageiro?

rubensx
28/11/2010, 01:07
não sei se é o caso, mas procure no www.garra4x4.com.br tem assoalho pronto já pra soldar, pelo preço da chapa, no final ver o assoalho com travessas original vale mais a pena...

eu acho

fabio camargo
28/11/2010, 10:22
RUBENSX, valeu a dica, mas na verdade foi um dos primeiros lugares q procurei.
Porem esse assoalho custa r$ 500,00 mais a capa do cambio r$ 108,00 (total 608,00).
A placa 1,2 mm com 1,20 x 2,00 m custa r$ 83,00 e a barra para reforco de 6,00 m custa r$ 23,00 na sedisa de sao jose dos campos (total r$ 106,00).
Certamente q fazer porcaria p economizar nao e' o caso. Porem eu queria saber se alguem j'a construiu assoalho.

Valeu.

alexrs1610
28/11/2010, 14:23
Ola Fabio,
Já tentou ver direto com a Estribex? acho que o preço é bem melhor direto com eles...

Extribex Auto Partes Ltda - Rua Barra Funda 469/479 - CEP:01152-000 SP - Tel: 011.852.2040 Fax 011.3667.3309


Abração
Alex

fabio camargo
28/11/2010, 20:40
Ola Fabio,
Já tentou ver direto com a Estribex? acho que o preço é bem melhor direto com eles...

Extribex Auto Partes Ltda - Rua Barra Funda 469/479 - CEP:01152-000 SP - Tel: 011.852.2040 Fax 011.3667.3309


Abração
Alex



Valeu alex,

vou ver sim com eles...

alia's, se vc nao for atleticano parabe'ns pelo coxa...:palmas:

Charles_Curitiba
29/11/2010, 00:06
galera.
quero refazer o assoalho do meu velho cj5 1974.
estou comecando a procurar a chapa e me sugeriram chapa de 1,2 mm.
e' isso mesmo? eu achei um pouco fina, obviamente q terao o reforco da barra de aco.
penso em colocar a de 3 mm xadrez ... e' exageiro?

dá uma olhada no www.ironparts.com.br (http://www.ironparts.com.br) e no www.cinfel.com.br (http://www.cinfel.com.br), este ultimo vc consegue comprar direto com eles. Não tem necessidade de por uma carroceria com assoalho tão grosso, as travessas (longarinas) é que vão dar a sustentação e reforço necessario, ai sim ponha um perfil mais grosso se for fazer vc mesmo. Mas acho que não vale a pena.

Paulo Bidoli
12/12/2010, 11:56
Bom dia Fabio. Só para orientar, a chapa do assoalho do jeep é 1,5 mm (16) a da carroceria é que tem 1,2 (18). Abraços.

rossirr
12/12/2010, 19:22
RUBENSX, valeu a dica, mas na verdade foi um dos primeiros lugares q procurei.
Porem esse assoalho custa r$ 500,00 mais a capa do cambio r$ 108,00 (total 608,00).
A placa 1,2 mm com 1,20 x 2,00 m custa r$ 83,00 e a barra para reforco de 6,00 m custa r$ 23,00 na sedisa de sao jose dos campos (total r$ 106,00).
Certamente q fazer porcaria p economizar nao e' o caso. Porem eu queria saber se alguem j'a construiu assoalho.

Valeu.

É o que sempre digo. Só pq é pra Jeep, preço estratosférico... Ja ouvi um monte por causa de uma discussão que postei esses tempos, sobre isso... mas tá aí: 498 reais de diferença... contra fatos...

gui-haddad
12/12/2010, 22:33
Na reforma do meu CJ eu comprei uma chapa 16 e mandei fazer as chapas dobradas de reforço em baixo. Mas o ilustrissimo funileiro conseguiu cortar aquele tunel no meio do assoalho errado e acabou com tudo. Comprei um da CINFEL completo com tunel e tudo, peguei outro funileiro e ficou mto bom, so aproveitei duas vigas dobradas que sobrou do assoalho estragado para reforçar.

Tem que tomar cuidado em cortar o assoalho e fazer novo pois depois nao da alinhamento junto com o chassis, é bom medir o jeep em X. Da ponta Esquerda do painel ate a curva traseira do lado direito. Meça os dois lados e tem q estar igual pois quando retirar o assoalho voce vai perceber q a carcaça fica mole demais.

Abraço!

CJ 60
13/12/2010, 18:01
Ola Fabio,
Já tentou ver direto com a Estribex? acho que o preço é bem melhor direto com eles...

Extribex Auto Partes Ltda - Rua Barra Funda 469/479 - CEP:01152-000 SP - Tel: 011.852.2040 Fax 011.3667.3309


Abração
Alex

Amigo se quiser preço e qualidade a dica ja foi dada.. qdo fiz esse serviço no meu cj com o valor q compraria nas lojas só o assoalho dianteiro, compreio o dianteiro, o traseiro e a travessa do meio da carroceria do jepp e ainda sobrou uns trocados..

nos downloads postei o "catálogo" da extribex, não se assuste o catalogo é assim mesmo.. rsrsrs os valores estão bem desatualizados sao de mar/04

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2271

Boa sorte !!