Ver Versão Completa : Câmbio 4 marchas moído
Pessoal, tenho um câmbio Ford 4 marchas original, num Ford OHC 4 cilindros.
Fiz o câmbio no ano passado porque a terceira estava ruim.
Raspava muito para engatar.
Um ano depois, a terceira voltou a dar problemas e, quando abrimos o câmbio, tanto a engrenagem como os sincronizadores estavam esmerilhados.:?
Será que dei azar, ou esse câmbio costuma apresentar esse tipo de problema? :freaking:
Esse cambio é muito fraquinho mesmo. Tinha um destes num maverick meu OHC, internamente é o mesmo cambio do Jeep, em 2 anos mexi duas vezes e já tá ruim denovo e eu não ou KCT no carro, imagina quem faz trilhas.
Vou usar agora com cambio Clark.
Dodger, você já viu como é a adaptação? É plug & play? Ou precisa mexer muito para colocar o Clark? Ele vem com 4 ou 5 marchas?
rodrigo.hoffman
17/10/2011, 22:27
Dodger, você já viu como é a adaptação? É plug & play? Ou precisa mexer muito para colocar o Clark? Ele vem com 4 ou 5 marchas?
A adaptação na capa seca nao deve ser nada muito complicado.. Talvez só refazer a furação na cx e provavelmente alongar o eixo-piloto.. Pra reduzida vai precisar de uma flange, mas acha facil por ai..
A minha tb é 4 marchas e por enquanto anda guentando bem.. Já tenho uma cx aqui guardada de chevette, e é bem provavel que ela seja a substituda da velha qd abrir o bico..
[ ]´s
Robertux
17/10/2011, 22:49
Eu reformei o meu este ano, pus tudo novo, nada Willparts, tudo de 1ª, mantive apenas o carretel que estava bom. Não gostei do resultado, está ruim de engatar, não escapa nem ronca, mas pra reduzir de 3ª p/ 2ª á horrivel, não entra, não é que raspa, simplesmente não entra, a alvanca chora e não entra. É preciso aliviar a pressão na alavanca e puxar novamente para segunda, aí dá um tranco e entra. Não sei se é o câmbio ou a embreagem, que também é nova. Estou começando a pensar em um de Chevette Jr.
No meu caso a adaptação é só na parte da frente já que não tenho reduzida, ehehe, mas é como o Rodrigo falou, já tem as flanges prontas. Pra motor maio e mais torcudo dá pra usar até caixa de 3 marchas da C-10, pro OHC fica legal a 4 marchas e melhor ainda a de 5 , mas são caras.
Eu tô montando outro Maverick vai usar motor Falcon 3.6 E-Max que inicialmente usaria a caixa 3 marchas, mas ganhei uma Clark 4 marchas de c-10, no falcon encaixa pereitamente na capa seca, adaptação quase nenhuma, só embreagem que tamos colocando tudo da C-10.
A minha caixa original quando peguei o carro tava uma porcaria, num entrava nada direito, quando entrava escapava... troquei os sincronizadores, macaquinhos, reparos, fresei engrenagens, etc, ficou bom por 3 meses, depois ficou uma bela M.
Ai fiz como o Robertux falou, levei em outro cara especialista desmontou tudo, trocou tudo engrenagens, reparos, sicronizadores, etc, etc, gastei uma bela grana. Achei que iria ficar zero e num ficou lá grandes coisa, com alguns meses voltou a escapar a 1ª, arranhava pra reduzir de 4ª pra 3ª, pra reduzir pra segunda tinha que dar uma acelerada e forçar a alavanca senão num entrava nem fud$#@$...
Ou seja, joguei fora uns 1200 reais que poderia ter investido numa caixa melhor...essa caixa Willys é osso...
Então, Dodger, acabo de receber o orçamento: R$ 1.050,00. Isso porque eu já tinha gasto R$ 1,5 mil no ano passado (incluindo a reduzida). Vou trocar a terceira, dois sincronizados, capa dos sincronizados, macaquinhos....etc, etc, etc... ah, e ainda tem uma freza em algum lugar lá. Achei no Mercado Livre o câmbio da C-10 4 marchas por 1,5 mil. Fui falar com o mecânico e ele me aconselhou a ficar o meu mesmo ( o mecânico só mexe com 4x4). Vou arriscar. O mecânico é bom e tem crédito comigo. Mas valeu a dica. Espero não precisar usá-la, rs! Boas trilhas para todos! (Pro Dodger, apenas "boa aceleração", rs!)
Um negocio que esqueci de falar e foi o que os dois caras que mexeram no meu cambio me disseram foi que o que mata mexer nestes cambios hj em dia é a qualidade das peças que agente acha hj em dia.
Da primeira vez que mexi troquei os macaquinhos e sincronizadores, o cara reclamou das peças, mas em 3 lojas que vi eram todas do mesmo tipo/Marca. Quando abri pela segunda vez nem sinal dos macaquinhos, tudo mastigado, os sincronizadores todos gastos em menos de 1 ano de uso, lá fui eu e troquei tudo outra vez...ai é fodis...Pelo jeito que o cambio tava quando vendi o carro já devia tar tudo mastigado denovo.
Na minha opinião mexer neste cambio é gastar vela boa com defunto ruim.
Um negocio que esqueci de falar e foi o que os dois caras que mexeram no meu cambio me disseram foi que o que mata mexer nestes cambios hj em dia é a qualidade das peças que agente acha hj em dia.
Da primeira vez que mexi troquei os macaquinhos e sincronizadores, o cara reclamou das peças, mas em 3 lojas que vi eram todas do mesmo tipo/Marca. Quando abri pela segunda vez nem sinal dos macaquinhos, tudo mastigado, os sincronizadores todos gastos em menos de 1 ano de uso, lá fui eu e troquei tudo outra vez...ai é fodis...Pelo jeito que o cambio tava quando vendi o carro já devia tar tudo mastigado denovo.
Na minha opinião mexer neste cambio é gastar vela boa com defunto ruim.
Dodger, com certeza suas considerações foram muito importantes. O Roberto, mecânico aqui de Campinas que está montando o câmbio, também me alertou sobre a má qualidade das peças nacionais. De qualquer forma, eu tinha que montar esse câmbio, mas já vou guardando grana e pesquisando preços de câmbios melhores, como o da C-10 4 marchas, ou o da D-20. O mecânico não aconselhou a colocar o câmbio do Chevette nesse motor (OHC 2.3).
Robertux
21/10/2011, 13:11
Eu estou pensando seriamente num câmbio do Chevette Jr (1.0), que tem a primeira bem reduzida e as demais tem as relações parecidas com as do câmbio original 4 marchas, além da 5ª over drive. Eu tenho sentido um pouco de falta de potência para sair em 1ª simples na subida, tenho que queimar um pouco de embreagem, então acho que a 1ª mais curta deve ajudar e a 5ª Over Drive deve melhorar o desempenho e economia nas rodovias.
A vantagem do câmbio do Chevette é que a Deeptec fabrica a flange do câmbio para o motor OHC e do câmbio p/ a reduzida Willys. : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default.asp)
Se o meu câmbio quebrar novamente vou partir para o Chevette.
Não tenho dúvidas que o Clark 5 marchas da F 1000(alcool) ou A20 é melhor, mas é muito caro além de ter que desenvolver a flange do câmbio para o motor que não existe pronta (pelo menos eu não conheço).
Dodger, com certeza suas considerações foram muito importantes. O Roberto, mecânico aqui de Campinas que está montando o câmbio, também me alertou sobre a má qualidade das peças nacionais. De qualquer forma, eu tinha que montar esse câmbio, mas já vou guardando grana e pesquisando preços de câmbios melhores, como o da C-10 4 marchas, ou o da D-20. O mecânico não aconselhou a colocar o câmbio do Chevette nesse motor (OHC 2.3).
OK, eu já sabia que vc tinha decidido pela reforma do cambio, só alertei pra ver se vc consegue achar peças de melhor qualidade ou originais de estoque antigo. Já que vc tá em SP e não aqui neste fim de mundo, deve ser mais facil garimpar peças de boa qualidade.
Quanto ao cambio de chevette, todo mundo usa e fala que guenta o tranco, além de custar uma merreca.
mas sei lá, vc pega a tabela Clark que fabrica estes cambios e vê que o limite de torque recomendado pro cambio do chevas num aguenta nem o OHC. mas pelo custo, se durar só 1 ano já tá pago...
Abraço e boas trilhas
Peguei o Viagra hoje (o azulzinho que me deixa duro). O câmbio ficou muito bom. Não raspa, não solta, tá perfeito. Vamos ver até quando... enquanto isso, poupança para um câmbio mais parrudo!
Sydney66
22/10/2011, 23:25
Eu estou pensando seriamente num câmbio do Chevette Jr (1.0), que tem a primeira bem reduzida e as demais tem as relações parecidas com as do câmbio original 4 marchas, além da 5ª over drive. Eu tenho sentido um pouco de falta de potência para sair em 1ª simples na subida, tenho que queimar um pouco de embreagem, então acho que a 1ª mais curta deve ajudar e a 5ª Over Drive deve melhorar o desempenho e economia nas rodovias.
A vantagem do câmbio do Chevette é que a Deeptec fabrica a flange do câmbio para o motor OHC e do câmbio p/ a reduzida Willys. : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default.asp)
Se o meu câmbio quebrar novamente vou partir para o Chevette.
Não tenho dúvidas que o Clark 5 marchas da F 1000(alcool) ou A20 é melhor, mas é muito caro além de ter que desenvolver a flange do câmbio para o motor que não existe pronta (pelo menos eu não conheço).
Roberto, boa noite. Cara não acho que a ford/willys da época iria projetar um cambio ruim para um jeep, sabendo o uso que daríamos, mesmo considerando as trilhas e pneus de hoje, nos 20 anos que tenho o meu já abri algumas vezes e todas com mecânicos diferentes, teve casos do jeep só rodar 500km e já ter que abrir de novo, depois de tanto apanhar a conclusão é a seguinte, esse cambio nem todo mecânico sabe mexer, como meu pai trabalhou na ford chegamos a conhecer mecânicos da época que foram treinados lá e foi quando descobri alguns segredos desse cambio, o último que meteu a mão nele foi um mecânico do exército que tinha uma oficina aqui em recife, já andei no jeep dele, que utilizava nessas trilhas pesadas, ele fez coisas como acelerar e trocas as marchas como se fosse um cambio moderno e nem um arranhão, só acreditei porque estava do lado e vi.
Minha conclusão: a qualidade das peças que hoje é difícil, willparts não presta, e a falta de mecânicos com experiência neste cambio.
Esse cara morreu ano passado, ainda tive sorte de na época comprar peças desse cambio originais, o problema agora é quem vai mexer nele quando precisar???? rsrsrs:shock:
Vou ter que aprender mecânica!!!, :confused:Mas vou continuar com o cambio!!:)
Para quem se cansou a Willparts, a Jipebras, em São Paulo, tem peças do câmbio das marcas IPAB, IMCE e engrenagens da Microgear. Só descobri isso depois que fechei o câmbio com as peças da Willparts. Infelizmente.
antonio umino
26/10/2011, 13:48
Flaibam. As peças que vc colocou em comparação com estas outras marcas dá muita diferença? ou ficam bem mais caras?
Cada vez mais está deixando a desejar as peças de reposição, tem acabamento ruim e qualidade duvidosa.
Tenho Rural e Pickup a restaurar, e pelo visto as peças estão deixando a desejar.. Mas enquanto tem peças vamos levando..
Ok. um abraço.
Me metendo na resposta do Flaiubam,
como estou reformando um cambio tambem,
olhei os preços da jipebras para as engrenagens do cambio 3 marchas com 1º seca e na maioria dos itens as da microgear estão mais baratas que as wilparts aqui em curitiba.
Obrigado pela dica da loja !
Pessoal, não comparei preços, muito menos qualidade. Só meu testemunho de que as peças da Willparts estão se desfazendo no meu jeep.
Essas outras marcas eu não conheço, mas surgem como opção.
Como eu sei que a Willparts está sem qualidade, eu arriscaria outras marcas, sem dúvida.
Mas preço varia de acordo com a distância entre o fabricante e o distribidor..., entre outros fatores.
No meu caso, ainda não paguei o mecânico e não vi a nota com os valores das peças.
Surgiu uma emergência (o circuito de freio estourou) e a viatura voltou pro estaleiro.
Vou ver se consigo o valor da engrenagem da terceira, que foi a peça trocada, e informo, pra quem quiser comparar.
inaciocm
12/03/2012, 23:57
Tava falando com meu mecanico esses dias sobre peças de cambio, cambio de chevette e etc, e ele disse que "essas peça cinzenta não presta, tem que ser daquelas mais escura, que guenta mesmo!!!". Conhecidencia ou não, todas as peças de cambio da Willparts possuem a cor meio cinzenta.
O cambio do meu cj ta zuado demais: o carretel foi remendado 3 vezes, esta sem os sincronizados da 3ª e 4ª (saiu na ultima troca de oleo e quando tirei a tampa de cima do cambio...), algumas engrenagens estão com muitos dentes quabrados, mas tudo funciona perfeitamente, só uma arranhadinha quando reduzo da terceira para segunda, nada demais... ah, ele passa o oleo para a reduzida e nao pega de volta!!! solidário ele né..... enfim... acho que vou acabar colocando o do chevette mesmo, pois é o que mais tem em ferro velho por aqui...
Não sei se vale o comentário mas veja qual óleo foi utilizado na montagem do seu cambio. Os oleos modernos SAE 90 de hoje GL-4 ou GL-5 possuem aditivos detergentes que detonam os sincronizadores de bronze do cambio por isso não aguentam mais. Eu estou testando o Ursa LA3 SAE 40 para motores diesel no cambio pois os outros óleos estavam engripando o cambio 3 marchas sincronizados do meu jeep. Fui ler a respeito no forum e quando fiz a troca tinha limalha no parafuso dreno com imã. Se tivesse deixado o óleo GL4 GL5 já ia ter travado!
Abç Luiz.
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