Ver Versão Completa : A reforma do Bob Esponja
Dudu-JCER
17/10/2011, 08:33
Resolvi reformar o Bob, um CJ5 ano 1964 que adiquiri a pouco tempo, de inicio seria uma reforma meia boca, depois de revisar toda mecânica ainda original dei um tapa na carroceria e comprei alguns acessorios tipo santo antonio, toldo, retrovisores e outros detalhes pequenos. So que um serio problema aconteceu, quando fui encaixar o conjunto do motor e caixa veio a surpresa, a carroceria estava com a frente caída e o conjunto nao entrava, quebrei a cabeca por varias vezes ate resolver encostar o Jeep.
Com vocês o Bob Esponja....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=316192&stc=1&d=1318847518
Dudu-JCER
17/10/2011, 08:49
Passados 2 meses com esse Jeep me atrapalhando na oficina resolvi transforma-lo, vai virar um super Jeep:
Comprei uma carroceria de friba que ja esta guardada a espera.
Comprei uma Caixa de chevete de 5 marchas já com o adaptador pra reduzida.
Ganhei um motor 4 cilindros de opala que desmanchei e vai precisar retificar o eixo que de 0,25mm vai pra 0,50mm e só brunir o bloco.
Já comprei a suspensão de toyota, falta chegar.
Comprei o Kit pedaleira suspensa e Hidrovacuo já com o reservatório de oleo, cabo e tudo mais.
As demais notícias irei postando aqui....
Marcelo.CJ5
17/10/2011, 11:51
Bom demais!!!
Parabéns pela restauração... vou acompanhar pra tirar idéias pro meu!!!
Muito bom!!!
vavarusso
18/10/2011, 16:29
Meu caro, vale apena retificar um bf161? Voce fez o que no seu BF? E gastou quanto? Ficou bom? Quais foram as dificuldades?
Estou começando desmontar meu Cj65 e tenho muitas dúvidas. Troco o motor por um de opala? A Diesel? Retifico?
Dudu-JCER
18/10/2011, 18:21
Meu caro, vale apena retificar um bf161? Voce fez o que no seu BF? E gastou quanto? Ficou bom? Quais foram as dificuldades?
Estou começando desmontar meu Cj65 e tenho muitas dúvidas. Troco o motor por um de opala? A Diesel? Retifico?
Vavá, a revisão da mecânica do Bob foi na caixa que estava com sincronizada ruim e sem macaquinho, na suspensão que estava com as buchas todas estouradas e bucha de amortecedor também, por isso foi uma revisão meia boca. Já o motor não, ele ta em cima, isso que me animou no Jeep quando fui olhar pra comprar pois já conhecia o Jeep de trilhas e sabia que, motor ele tinha. Até mesmo a lata eu não lanternei, só joguei uma tinta, a intenção não era gastar, só que depois descobri o defeito que ela tinha, e como Jeep uma coisa puxa a outra, animei comprar a de fibra e dae foi o motor e depois a caixa e por ae vai até........:putz::putz::putz:hehehe
Bom, sua pergunta é complicado te responder, se não quer gastar muito com o Jeep retifica o Bf e vai ser feliz, agora se tem grana disponível ae já muda, vai compensar sim colocar um de Opala ou até um a diesel, mas lembre o motor depende de outros componentes, tipo caixa, cardan, eixos reforçados e nisso o dim dim vai embora.....
Valeu
Dudu-JCER
24/10/2011, 22:03
Novidades para o Bob, chegou a suspensao de Toyota, entao maos a obra, retirei a carroceria, a mecanica e os eixos....
Dudu-JCER
24/10/2011, 22:07
Virei o chassi ao contrario para facilitar a adaptacao, amanha comeco o trabalho...:dance:
Rodrigotche
24/10/2011, 23:26
vou ver como vc vai adaptar a caixa de chevette no motor de opala eu também quero fazer isto sucesso na empreitada
Yuri Trevisol
25/10/2011, 23:33
Olá gostei desse kit de suspensao, gostaria de colocar o mesmo no meu cj3, acho que ele e mais curto que esse seu, será que vou ter que alongar o chassi?
Yuri Trevisol
25/10/2011, 23:36
eu uso caixa de chevette 4 marchas a uns 4 anos ja, no meu jeep, ele tem motor ap 2.0 turbo troquei só uma ves, (quebro.) realmente e bem forte.
Dudu-JCER
26/10/2011, 08:20
Olá gostei desse kit de suspensao, gostaria de colocar o mesmo no meu cj3, acho que ele e mais curto que esse seu, será que vou ter que alongar o chassi?
Yuri, você falou tudo, vai ter que alongar mesmo, o Cj5 não é preciso mas o Cj3 tem que alongar. Fiz isso na minha Rural também, alonguei e coloquei um reforço por dentro, ficou show... Se quizer saber como fiz....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/55937-reforma-da-land-willys-19.html
Dudu-JCER
26/10/2011, 08:30
Ontem conseguí adiantar alguma coisa, a traseira ta quase pronta, medí tudo, pontiei com solda e montei os feiches com os suportes, deu certinho, agora só furar e cravar, o difícil já foi e difícil mesmo foi rancar os suportes originais, brincadeira, deu trabaio demais.....:putz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317633&stc=1&d=1319624795
Yuri Trevisol
26/10/2011, 11:02
Yuri, você falou tudo, vai ter que alongar mesmo, o Cj5 não é preciso mas o Cj3 tem que alongar. Fiz isso na minha Rural também, alonguei e coloquei um reforço por dentro, ficou show... Se quizer saber como fiz....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/55937-reforma-da-land-willys-19.html
dudu, e se eu fazer por fora do chassi tipo, fazer a solda na lateral do chassi mesmo assim teria que alongar
alguns amigos que fizeram em cj3, fizeram por fora e deu certo.
Dudu-JCER
27/10/2011, 07:59
dudu, e se eu fazer por fora do chassi tipo, fazer a solda na lateral do chassi mesmo assim teria que alongar
alguns amigos que fizeram em cj3, fizeram por fora e deu certo.
Você não pode jogar o suporte pros lados por causa do pino de centro do diferencial, a não ser que seu diferencial seja de Rural, mas creio que mesmo assim seria necessário alongar pois o suporte precisa ter um apoio por baixo ou seja apoio no chassi.
Valeu
Eduardo Meira
27/10/2011, 09:33
Fala Dudu, tdo certo cara? Me chamo Eduardo, tenho uma casa em Entre Rios de Minas, porém atualmente estouu morando em SC. Tô pensando em começar um projeto de uma "F" pra trilha e toda opnião será bem vinda, acompanhei o seu tópico da "land Willys" e agora tô dando uma olhada no tópico do "Bob Esponja", só não sei teve o tópico da da sua "F" , teve? Gostaria de saber detalhes de qto corto no chassi, se foi somente na ponta etc... Abraço Eduardo Meira.
Dudu-JCER
27/10/2011, 13:20
Fala Dudu, tdo certo cara? Me chamo Eduardo, tenho uma casa em Entre Rios de Minas, porém atualmente estouu morando em SC. Tô pensando em começar um projeto de uma "F" pra trilha e toda opnião será bem vinda, acompanhei o seu tópico da "land Willys" e agora tô dando uma olhada no tópico do "Bob Esponja", só não sei teve o tópico da da sua "F" , teve? Gostaria de saber detalhes de qto corto no chassi, se foi somente na ponta etc... Abraço Eduardo Meira.
Fala Xará, hahahaha Entre Rios.... por acaso se lembra de uma Rural jogada numa rua descendo a direita da praça da Igreja??? A Rural do Renato da cooperativa??? É a minha Land Willys, busquei ela em 2004, hoje virou essa monstra....heheheeee
Eduardo, na verdade a Raylux eu só troquei a caixa, coloquei uma original 3 marchas, estava com uma de D10, uma gambiarra que dava até medo, ajustei pequenas coisas e coloquei pra rodar, agora o chassi eu cortei 30 cm + ou -, cortei bem depois do jumelo, ficou bacana e pra ficar com um charme coloquei essas rodas e pneus....
Pretendo reformá-la logo que acabar com o Bob, devo repetir o que estou fazendo no Bob, mesma meca e suspa, e colocar uma carroceria de lata tipo Hot.
Nas fotos você consegue observar o quanto encurtei....
Bração
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296006&d=1307224267 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296006&d=1307224267)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296005&d=1307224267 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296005&d=1307224267)
Eduardo Meira
27/10/2011, 16:44
Fala Xará, hahahaha Entre Rios.... por acaso se lembra de uma Rural jogada numa rua descendo a direita da praça da Igreja??? A Rural do Renato da cooperativa??? É a minha Land Willys, busquei ela em 2004, hoje virou essa monstra....heheheeee
Eduardo, na verdade a Raylux eu só troquei a caixa, coloquei uma original 3 marchas, estava com uma de D10, uma gambiarra que dava até medo, ajustei pequenas coisas e coloquei pra rodar, agora o chassi eu cortei 30 cm + ou -, cortei bem depois do jumelo, ficou bacana e pra ficar com um charme coloquei essas rodas e pneus....
Pretendo reformá-la logo que acabar com o Bob, devo repetir o que estou fazendo no Bob, mesma meca e suspa, e colocar uma carroceria de lata tipo Hot.
Nas fotos você consegue observar o quanto encurtei....
Bração
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296006&d=1307224267 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296006&d=1307224267)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296005&d=1307224267 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/attachment.php?attachmentid=296005&d=1307224267)
Cara lembro sim da Rural, mas não era vermelha, acho que era sai e blusa né (duas cores) se não me engano azul e branca, é isso? Mas tô pra fechar o negócio da minha "F" esse fim de semana, qquer dúvida que eu tiver vou encomodar vc aí, hehehehe... Aí em São João, tá girando em torno de qto uma "F"? Abração
Marcio Rossetto
27/10/2011, 21:46
amigo, tem um mecanico em Betim MG , chamado Guilherme que adapta a injeção eletronica do Tempra nesse motor de opala e, no Jipe do nosso amigo ficou Show !!!!
ADS
Passados 2 meses com esse Jeep me atrapalhando na oficina resolvi transforma-lo, vai virar um super Jeep:
Comprei uma carroceria de friba que ja esta guardada a espera.
Comprei uma Caixa de chevete de 5 marchas já com o adaptador pra reduzida.
Ganhei um motor 4 cilindros de opala que desmanchei e vai precisar retificar o eixo que de 0,25mm vai pra 0,50mm e só brunir o bloco.
Já comprei a suspensão de toyota, falta chegar.
Comprei o Kit pedaleira suspensa e Hidrovacuo já com o reservatório de oleo, cabo e tudo mais.
As demais notícias irei postando aqui....
Fábio Alexandre
27/10/2011, 23:13
Ontem conseguí adiantar alguma coisa, a traseira ta quase pronta, medí tudo, pontiei com solda e montei os feiches com os suportes, deu certinho, agora só furar e cravar, o difícil já foi e difícil mesmo foi rancar os suportes originais, brincadeira, deu trabaio demais.....:putz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317633&stc=1&d=1319624795
Olá Dudu, legal seu trabalho. Parabéns!!!!!!
Estou querendo instalar um kit de molas desse também e gostaria de saber de você. Como saber a posição de soldagem dos novos suportes? Você tira como referência a posição de ums dos suportes originais?
Desde já agradeço.
Dudu-JCER
28/10/2011, 07:59
Cara lembro sim da Rural, mas não era vermelha, acho que era sai e blusa né (duas cores) se não me engano azul e branca, é isso? Mas tô pra fechar o negócio da minha "F" esse fim de semana, qquer dúvida que eu tiver vou encomodar vc aí, hehehehe... Aí em São João, tá girando em torno de qto uma "F"? Abração
Xará, era saia e blusa sim, só que vinho e branca, isso por baixo porque tava na cor de folhagem com pueira, aquilo deu uma camada por cima da pintura que acabou protegendo a tinta original e quando fiz a primeira reforma estava ainda com a tinta viva por baixo e alguns lugares aqueles podres...heheheeee
Pode vir sim, sem problemas. Aqui esses carros já estão ficando difícies de achar mas varia dependendo do estado na faixa de 15 k pra lá.
Valeu
Dudu-JCER
28/10/2011, 08:02
amigo, tem um mecanico em Betim MG , chamado Guilherme que adapta a injeção eletronica do Tempra nesse motor de opala e, no Jipe do nosso amigo ficou Show !!!!
ADS
É um caso a pensar né Marcio, quem sabe.....:pensativo: Tem o telefone dele ae?
Valeu
Dudu-JCER
28/10/2011, 08:18
Olá Dudu, legal seu trabalho. Parabéns!!!!!!
Estou querendo instalar um kit de molas desse também e gostaria de saber de você. Como saber a posição de soldagem dos novos suportes? Você tira como referência a posição de ums dos suportes originais?
Desde já agradeço.
Fala Fabio, beleza?!!!
Isso mesmo, a referencia é os jumelos originais pois eles já estão centrados, alinhados e no esquadro. Então vamos lá, primeiro saber a medida do feiche da Toy e o original, vamos pegar de exemplo o traseiro do CJ5. O feiche original tem 1,13m e o de Toy 1,06m então a diferença dá a menos 7 cm e com isso tem que recuar 3,5 cm de cada suporte. Então pode-se fazer uma marca no chassi marcando o centro do suporte original antes mesmo de arrancá-lo e dae marca 3,5cm pra dentro do chassi achando assim o centro do suporte da Toy. Depois disso pra centra-lo você tem de chassi 5 cm de largura então você faz um risco no meio e pelos dois furos do suporte você consegue alinhá-lo atraves do risco que foi marcado no chassi e depois com um esquadro você esquadreja para não ficar torto e pode pontear com solda antes de furar.
Espero ter ajudado.
Valeu
Fábio Alexandre
28/10/2011, 10:37
Valeu pela explicação Dudu, completamente entendido. Muito obrigado e sucesso total ai na reforma do Bob.
Abraços!!!!!!!!!!
Marcelo.CJ5
31/10/2011, 14:12
E aee dudu?
Bão demais da conta?
Como anda essa empreitada?? Tem fotos aí pra gente acompanhar???
Dudu-JCER
16/11/2011, 21:44
E aee dudu?
Bão demais da conta?
Como anda essa empreitada?? Tem fotos aí pra gente acompanhar???
Pessoal, tava bom demais o inicio da reforma do Bob pra ser verdade, fiz a parte de traz rapidinho e quando peguei pra fazer a parte da frente..........:putz: Deus me livre, a ponta do chassi fechada e torta, empenada, e tudo de ruim, o meio do chassi aberto, tava dano desanimo.....:semideia:semideia:semideia
O que fiz, fui por partes, achei melhor aproveitar e alongar 5 centimetros na ponta do chassi dae aproveitava e reforcava porque a situacao do mesmo estava critica.... cortei primeiro a parte menos pior, o lado direito, dei algumas soldas nela, alonguei os 5 centimetros e depois soldei no lugar, com isso consegui alinhar um lado. Depois foi o lado esquerdo, mesericordia, dava ate medo, tive que cortar, depois fiz alguns cortes nela e na bigornia fui melhorando a peca com uma marreta de 3 kilos e na prensa com 15 mil libras de pressao, o trabalho foi artesanal, depois de alinhada soldei, alonguei e finalmente emendei no chassi. Depois em ambas as partes corri uma chapa de 5 mm por baixo, ficou show de bola.
Depois disso voltei a me preocupar com a adaptacao das molas, primeiro pontiei os suportes do olhal e depois de obedecer os 1,06 m do feicho prendi com o sargento o suporte dos jumelos, dae foi a vez de conferir as medidas, e quando conferi a medida do pino de centro deu pala, o que deveria ter 69 cm tava com 73 cm....:putz::putz::putz: Peguei uma barra de rosca passando por dentro do chassi e "chamei no braco", apertei ate "sair agua", e consegui uma medida do pino de centro de 68 cm. Isso foi agora a noite, amanha vou dar mais uma apertada e desafrochar, e vou medir o quanto ele desempenou, espero que chegue no lugar.
O luta, ja deve ter mais de duas semanas nessa briga, mas pelo menos estou descobrindo os problemas e conseguindo resultados...
Assim que der tiro fotos e posto aqui.
Valeu
Eduardo Meira
27/01/2012, 21:31
Fala Dudu, tudo certinho cara, sou o Eduardo de Entre Rios de Minas, lembra? e essa reforma que não anda cara, oquê aconteceu, hehehehe... desisti da 75, apareceu um cj5 bem no jeito e não teve como fugir dele, hehehehe... pois bem, agora começam os trabalhos, ele é um 74, canela grossa, freios á disco na 04 rodas e direção hidráulica. o motor é um AP 1.6 à diesel (inclusive no doc.), mas estamos com um 1.8 a gas injetado proto pra colocar. a suspenção é original e eu quero colocar uma suspenção da toyota bandeirante (o kit), onde vc comprou, são sérios, entregam rápido, qual o contato? no mais é isso, na medida que for andando te incomodo aí, hehehehe, abraço.
chinelao4x4
27/01/2012, 21:49
[QUOTE=. o motor é um AP 1.6 à diesel (inclusive no doc.), [/QUOTE]
kr, não da pra aproveitar que ta nos docs diesel e por um motor turbo diesel moderno ? com susp. toy que vc pretende , da´!
juleymar73
27/01/2012, 22:52
Fala Dudu, tudo certinho cara, sou o Eduardo de Entre Rios de Minas, lembra? e essa reforma que não anda cara, oquê aconteceu, hehehehe... desisti da 75, apareceu um cj5 bem no jeito e não teve como fugir dele, hehehehe... pois bem, agora começam os trabalhos, ele é um 74, canela grossa, freios á disco na 04 rodas e direção hidráulica. o motor é um AP 1.6 à diesel (inclusive no doc.), mas estamos com um 1.8 a gas injetado proto pra colocar. a suspenção é original e eu quero colocar uma suspenção da toyota bandeirante (o kit), onde vc comprou, são sérios, entregam rápido, qual o contato? no mais é isso, na medida que for andando te incomodo aí, hehehehe, abraço. Ola amigo , vc disse que comprou um jeep com motor AP DIESEL , como e o desempenho dele , ja quis por um motor desse mais ele e muinto fraco, vc disse que e de MINAS , em MINAS legaliza motor diesel em jeep, sou de minas tambem, mais se quer um conselho num poe gasolina nele nao se nao gosta desse motor compra um mais fote, abraço.