Ver Versão Completa : Relação coroa e pinhão engesa
Osvaldo L T Moraco
15/10/2011, 19:47
Tenho um Engesa e utilizo relação 9:44 e com pneus 35x12,5 r15 e motor silverado 4.1 . Gostaria de saber se a relação não é longa e nas trilhas força demais o diferencial??? Alguem pode me ajudar???
guilhermeabreu
16/10/2011, 02:08
Tenho um Engesa e utilizo relação 9:44 e com pneus 35x12,5 r15 e motor silverado 4.1 . Gostaria de saber se a relação não é longa e nas trilhas força demais o diferencial??? Alguem pode me ajudar???
OSVALDO
Acho que a relação esta boa para estes pneus , agora é vc dar uma experimentada para ver se esta longa ou não , mas com certeza não estará forçando nada .
Osvaldo L T Moraco
16/10/2011, 08:19
Bom dia...Guilherme, na ultima trilha quebrou as engrenagens da caixa satelite (planetaria e demais). As rodas trazeiras patinaram muito. Será que foi infelicidade e/ou marinheiro de primeira viagem?
Opa
Segue arquivo para você "testar" a velocidade x rotação do motor em função da relação de diferencial, tamanho dos pneus e caixa de marchas.
Divirta-se.:concordo:
guilhermeabreu
16/10/2011, 13:34
Bom dia...Guilherme, na ultima trilha quebrou as engrenagens da caixa satelite (planetaria e demais). As rodas trazeiras patinaram muito. Será que foi infelicidade e/ou marinheiro de primeira viagem?
CARO OSVALDO
Tudo indica que vc fez mal uso ,ou provavelmente vc teve a infelicidade de quebrar por causa de má sorte , ou seja , qdo vc esta acelerando bem e patinando e se por um acaso vc tiver o azar da roda pegar num ponto de resistencia , ex: uma pedra firme e travar a roda , VAI QUEBRAR COM CERTEZA , neste caso foi infelicidade , azar , ou qualquer outro nome que queira dar .
Mas ainda acho que esta relação é boa para este pneu , vamos aguardar mais opiniões de outros por aqui com maior experiencia neste tamanho de pneu , pq eu na realidade nunca usei pneus 35" , uso os 33" e com relação 13x46 muito longa para trilhas , mas tenho a T-CASE da BAND daí uso a reduzida e com esta relação e tamanho de pneu me atende bem , mas como vc usa mais para trilhas e não tendo reduzida , acho que esta relação esta boa , mas como já disse , vamos aguardar mais opiniões de outros .
Osvaldo L T Moraco
16/10/2011, 19:48
Legal. Obrigado pelas respostas. Na realidade temos que entender que se trata de veiculo antigo no qual comprei recentemente e as engrenagens do diferencial ainda eram originais. Vamos ver como fica depois de pronto. Logico que tenho que aprender a tocar pq td depende do pé e da forma de dirigir. DIgo isso pq qdo o problema apareceu eu estava fazenda trilha sem o 4x4 ligado, ou seja, toda a fo0rça e tração somente atrás. Abraço.
guilhermeabreu
16/10/2011, 22:20
Legal. Obrigado pelas respostas. Na realidade temos que entender que se trata de veiculo antigo no qual comprei recentemente e as engrenagens do diferencial ainda eram originais. Vamos ver como fica depois de pronto. Logico que tenho que aprender a tocar pq td depende do pé e da forma de dirigir. DIgo isso pq qdo o problema apareceu eu estava fazenda trilha sem o 4x4 ligado, ou seja, toda a fo0rça e tração somente atrás. Abraço.
CARO OSVALDO
Aí vc confirma o mal uso , pq estando fazendo uma trilha por mais leve que seja , usando seu jipe em 4x2 e tendo que acelerar bem patinando só as rodas traseiras , aí é pedir pra quebrar , e não é pq o jipe é velho não , até um 4x4 zerado fazendo o uso de forma errada quebra tb .
Só pra ter uma idéia , qdo eu vou ajudar alguem em dificuldades como tive o prazer de ARRASTAR UM ONIBUS COM O EIXO TRASEIRO TRAVADO que estava atrapalhando o transito dentro da cidade numa via expressa no horário de rush , a 1ª coisa que fiz foi acionar a tração e redução , arrastei o onibus em marcha lenta , não quebrei nada , se tivesse feito em 4x2 sem reduzida o mínimo que eu poderia fazer era queimar minha embreagem , logo , a tração foi feita para usar qdo for nescessário , mas é assim mesmo , serve como aprendizado , pq tenho um conceito comigo que diz : SÓ APRENDE TENTANDO FAZER , E COM OS ERROS APRENDE MAIS RÁPIDO AINDA , pq ele fica na memória e no bolso$$$$$$$$$ .
Tenho 58 anos e 12 anos de jipe e trilhas , ainda erro e continuo aprendendo .
ABRAÇO
Osvaldo L T Moraco
19/10/2011, 19:15
Guilherme, vc apenas confirma o que eu desconfiava. A trção e reduzida foram feitas para serem usadas. Agora aprendi mas como vc mesmo disse, depois de gastar uns bons trocados. Grande abraço.