Ver Versão Completa : Folga na direção
Companheiros,
Tenho um Land Rover Defender 110 ano 1998. Sempre (desde que comprei há 4 anos) tinha uma pequena folga na direção que não corrigi. Hoje estou viajando e a folga aumentou bastante. Tenho que voltar amanhã o que vocês me aconselham verificar antes e durante a viagem.
Obrigado
Francisco
BETO_110
19/12/2011, 22:11
Olá Francisco. Estou com o mesmo problema e gostaria de saber como fez para tirar esta folga. Já troquei o braço pitman e melhorou, mas logo depois voltou.
Obrigado.
Beto 110
A Cx de direção está ok? Tem vazamentos??
Eu troquei as buchas da panhard, o Pitman e as buchas dos tensores dianteiros e traseiros...
Pessoal,
Na minha o problema estava nas "cruzetas" da direção. São duas e uma delas perdeu as estrias e estava rodando gerando uma folga enorme.
um abraço
Francisco
Marcelo-HPE
21/12/2011, 22:41
Olá meu amigos, Permita-me invadir respeitosamente a prosa de vcs. !!!
Nesse sistema de direção de esferas recirculantes, em cima da caixa de direção existe um parafuso que regula a folga da direção tem que folgar a contra porca e dar um leve aperto nesse parafuso , não muito ,cerca de 1/4 de volta e reapertar a contra porca.
a direção vai ficar mais justa .
vale apena dar uma checada .
abs
Djalma Inoue
10/06/2012, 23:59
Boa noite companheiros, minha Land acredito que também esta com folga pois, se ando em uma estrada irregular como a avenida Brasil no Rio, sinto a viatura dar uma ligeira saida lateral quando passa em algumas irregularidades sem no entando mover o volante, será que apertando este parafuso irá resolver?? Quando eu tinha um fusquinha; ele também tem este parafuso na caixa, tentei apertar o parafuso mas não adiantou muito tive que trocar a caixa, se alguem já passou por isso da uma força ai.
Olá meu amigos, Permita-me invadir respeitosamente a prosa de vcs. !!!
Nesse sistema de direção de esferas recirculantes, em cima da caixa de direção existe um parafuso que regula a folga da direção tem que folgar a contra porca e dar um leve aperto nesse parafuso , não muito ,cerca de 1/4 de volta e reapertar a contra porca.
a direção vai ficar mais justa .
vale apena dar uma checada .
abs
scadufax
13/06/2012, 00:19
Djalma,
o aperto do parafuso tem que ser realizado com uma certa prudência, pois aperto demasiado pode estourar a caixa (maior atrito entre Eixo Sem Fim e Setor) - se nunca ninguém mexeu 1/4 de volta não tem problema, agora se não sabe melhor levar para pessoal especializado.
Eu tirei a minha fora, desmontei, montei novamente, sem ter grandes conhecimentos mecânicos, nem mesmo ter consultado os manuais de serviço ... rodou mais 2 anos, até importar uma nova.
Djalma,
Pode antes dar uma olhada na porca do braço Pitman...
Costuma folgar e dá a impressão de folga na direção.
Abraço!
Djalma Inoue
13/06/2012, 23:40
Primão e Hailton obrigado pelas informações, quando eu chegar em casa vou verificar isso e depois informarei aqui no forum as novidades.
Um abraço,
rafaelfernandez
14/06/2012, 00:10
Boa noite companheiros, minha Land acredito que também esta com folga pois, se ando em uma estrada irregular como a avenida Brasil no Rio, sinto a viatura dar uma ligeira saida lateral quando passa em algumas irregularidades sem no entando mover o volante, será que apertando este parafuso irá resolver?? Quando eu tinha um fusquinha; ele também tem este parafuso na caixa, tentei apertar o parafuso mas não adiantou muito tive que trocar a caixa, se alguem já passou por isso da uma força ai.
Djalma,
Para mim isso é sintoma de amortecedor de direção sem efeito/cansado. Minha 110 tinha esse mesmo sintoma e após a troca do amortecedor de direção (optei pelo OME) o mesmo desapareceu.
Caso verifique que não há folgas em nenhum dos componentes do sistema de direção (convêm olhar os terminais de direção também) apostaria minhas fichas no amortecedor de direção.
Depois posta ai o resultado...
[]´s
Rafael
Djalma,
Para mim isso é sintoma de amortecedor de direção sem efeito/cansado. Minha 110 tinha esse mesmo sintoma e após a troca do amortecedor de direção (optei pelo OME) o mesmo desapareceu.
Caso verifique que não há folgas em nenhum dos componentes do sistema de direção (convêm olhar os terminais de direção também) apostaria minhas fichas no amortecedor de direção.
Depois posta ai o resultado...
[]´s
Rafael
O meu tinha o mesmo sintoma...
Troquei todas as buchas, amortecedor de direção OME, barras de direção e quase troquei a cx de direção. O mecânico me garantiu que ela estava boa e continuei procurando.
Quando troquei o baço pitman, piorou ... Quando freiava era um Deus nos acuda ...
Aí voltei lá e reapertaram a porca que "por sorte" tinha ficado frouxa (só encostaram e esqueceram de fazer o aperto final).
O carro ficou 100% na mão.
*Já voltei para refazer o serviço de aperto da porca ... rsrsrrs e agora, se folgar novamente, estou preparado! comprei uma auto-travante e outra na medida para fazer contra-porca se necessário!!! rsrsrsrs
Abraço!
Tem uma arruela lá que voce rebate para travar o parafuso.
Alguem sabe qual a medida do parafuso que da o encosto no ajuste da folga na caixa?? O que trava é chave 11 estrela e o que gira para encostar?? é Torx ou Alen??? que medida??
Valeu!!!
Djalma Inoue
14/06/2012, 22:57
Pessoal eu levei a Land para fazer um alinhamento e balanceamento de direção e qual não foi minha surpresa o amortecedor de direção estava com o embuchamento todo ruido, basicamente a borracha tinha ido toda embora e aqueles batentes de borracha e metálico que fica na outra estremidade também estava ruim, o amortecedor segundo o mecânico estava bom então ele conseguiu uma bucha para que demos um pequeno desbaste e ela entrou no local e na outra extremidade ele fez uma gambiarra pois não tinha o material apropriado. Pergunto a vcs qual o nome destas buchas para que eu venha comprar a original e, onde eu encontro este material?
rafaelfernandez
14/06/2012, 23:51
O meu tinha o mesmo sintoma...
Troquei todas as buchas, amortecedor de direção OME, barras de direção e quase troquei a cx de direção. O mecânico me garantiu que ela estava boa e continuei procurando.
Quando troquei o baço pitman, piorou ... Quando freiava era um Deus nos acuda ...
Aí voltei lá e reapertaram a porca que "por sorte" tinha ficado frouxa (só encostaram e esqueceram de fazer o aperto final).
O carro ficou 100% na mão.
*Já voltei para refazer o serviço de aperto da porca ... rsrsrrs e agora, se folgar novamente, estou preparado! comprei uma auto-travante e outra na medida para fazer contra-porca se necessário!!! rsrsrsrs
Abraço!
Fale Hailton,
Blz!?
Como falei anteriormente, caso não haja nenhuma folga nos componentes do sistema de direção, o problema poderá ser o amortecedor. Obviamente que com a porca do pitman folgada todo o sistema estará comprometido, uma vez que lá é o ponto de ligação entre a caixa e a barra de direção.
Muita sorte não ter ocorrido nada mais serio, pois de ela se soltar de vez, vira-se passageiro da viatura. :shock: :parede:
[]´s
Rafael
P.S: Outro local a ser verificado, que só agora me veio a memoria, é a carga dos rolamentos do munhão. Que alem do famigerado shimmy, pode também ocasionar esse sintoma.
rafaelfernandez
15/06/2012, 00:00
Pessoal eu levei a Land para fazer um alinhamento e balanceamento de direção e qual não foi minha surpresa o amortecedor de direção estava com o embuchamento todo ruido, basicamente a borracha tinha ido toda embora e aqueles batentes de borracha e metálico que fica na outra estremidade também estava ruim, o amortecedor segundo o mecânico estava bom então ele conseguiu uma bucha para que demos um pequeno desbaste e ela entrou no local e na outra extremidade ele fez uma gambiarra pois não tinha o material apropriado. Pergunto a vcs qual o nome destas buchas para que eu venha comprar a original e, onde eu encontro este material?
Djalma,
A bucha que vai no olhal é a NTC1775. A que vai do outro lado acredito ser a QEM500020, porem seria bom confirmar esse segundo código.
[]´s
Rafael
Tem uma porca 19mm com um alen 6mm sobre a tampa da caixa de direção. Lá voce consegue soltar a porca 19mm(contra aperto trava) e apertar com a alen 6mm ate encostar pede para alguem ir mexendo o volante de vagar. Não aperta muito a 6mm só encosta.
Segura a alen na posição e trava com a 19mm. A minha D110 acabou a pequena folga que tinha.
Ao lado desse parafuso tem um de sangria do sistema. Logo mais vou sangrar tudo, e colocar óleo da especificação certa. Muitas vezes o óleo que foi utilizado não é o certo e a direção range um pouco, mesmo sem vazamento ou folga! Pode ser que a troca do óleo não acabe com o rangido!!! Mas é uma alternativa!
Djalma Inoue
17/06/2012, 23:39
Valeu Rafael obrigado pela dica, eu peguei este núnero e coloquei no Google e vi neste site Bucha olhal amortecedor de direção - Suspensão - Defender Peças para Land Rover (http://www.seventysix4x4.com.br/defender/defender-suspensao/qem500020.html) que a QEM500020 é a que substirui a NTC1775.
Se alguem souber qual a especificação da outra bucha do amortecedor de direção eu agradeço.
Djalma,
A bucha que vai no olhal é a NTC1775. A que vai do outro lado acredito ser a QEM500020, porem seria bom confirmar esse segundo código.
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
18/06/2012, 00:23
Valeu Rafael obrigado pela dica, eu peguei este núnero e coloquei no Google e vi neste site Bucha olhal amortecedor de direção - Suspensão - Defender Peças para Land Rover (http://www.seventysix4x4.com.br/defender/defender-suspensao/qem500020.html) que a QEM500020 é a que substirui a NTC1775.
Se alguem souber qual a especificação da outra bucha do amortecedor de direção eu agradeço.
Djalma,
Consultei o Microcat, e se na 2005 for igual a minha (01/02), o que acredito que seja, segue abaixo relação das buchas e foto com o esquema de montagem mostrado no Microcat. A NTC1775 está correta.
Part Number / Qte Necessaria / Numero referencia foto
568858 / x2 / (27)
595199 / x1 / (26)
543819 / x2 / (28)
90575597 / x2 / (29)
WJ110007L / x1 / (30)
AFU4214 x2 (31)
353865
Espero ajudar.
[]´s
Rafael
Djalma Inoue
18/06/2012, 12:38
Valeu Rafael só mais uma pergunta vc acha mais viavel importar estas peças ou aqui no Brasil achamos com facilidade e que não seja um absurdo.
mouramares
18/06/2012, 16:36
Djalma, bem-vindo, qto a peças acho que vc deveria cotar aqui, por ex:bearmach (cotia sp), e conforme o valor deles vc olha no sites de fora, se for algo que possa aguardar poderá valer a pena, mas vá com calma que tem de tudo por aí. Eu comprei farois e difusores de ar na paddock e valeu a pena.
abçs
joao
Carlos A Paim Jr
18/06/2012, 18:42
Pessoal boa noite, estou trocando o amortecedor da direção de minha 110 2004, o da marca BRITPART é bom? Não entendo, encontrei ele na land sul e na tor off road, encontrei também da rancho mas é bem mais caro, uso minha viatura exclusivamente e unicamente em asfalto. Quando passo de 100 e caio em um buraco ele treme muito, então resolvi começar a eliminar os problemas pelo amortecedor da direção. Abração a todos...
Eduardo Tescarollo
19/06/2012, 08:33
Pessoal boa noite, estou trocando o amortecedor da direção de minha 110 2004, o da marca BRITPART é bom? Não entendo, encontrei ele na land sul e na tor off road, encontrei também da rancho mas é bem mais caro, uso minha viatura exclusivamente e unicamente em asfalto. Quando passo de 100 e caio em um buraco ele treme muito, então resolvi começar a eliminar os problemas pelo amortecedor da direção. Abração a todos...
Coloquei na minha, amortecedor e os terminais, sem problemas algum, comprei direto no revendedor da Britpart, TEKCOM 11 29052100.
Abs
Pessoal, boa noite. Tive o mesmo problema da maioria do forum... Percebi um folga na direção e levei a Land para uma breve revisão no setor de direção. Levei um susto!!! O diagnóstico foi troca do amortecdor e pitman. A caixa estava com vazamento e levamos para uma troca das juntas... Outro susto! O diagnostico foi a condenação da caixa. Eixo folgado no rolamento (acho que é isso). Ainda não entendi direito porque a caixa esta condenada! Vou postar uma fotos para compartilhar com os amigos e os especialistas, se for isso...
Enfim, vamos a luta!
Alguém tem ideia de valores de uma caixa nova? É possível apenas trocar as peças danificadas?
Abs and Keep Rovering!
Sayegh
Pessoal,
Seguem as fotos do eixo sem fim da caixa de direção. Estas estrias realmente o condenam? É possivel alguma recuperação, troca dos rolamento? Ou é preciso trocar a caixa toda? Preciso de ajuda! Numa cotação rápida na Bearmach uma caixa nova sai por R$4.100,00!
377005377010377008377006
Abs.
Sayegh
Ops,
Foram umas fotos do forro de EVA que fiz no assoalho... fica para os interessados!
Abs.
Sayegh
scadufax
23/10/2012, 20:54
VSayegh,
como anda nossa PVH?? é claro que está calor .... morei 11 anos por ai, mas vamos lá .... qual o sintoma que acontece ???
A minha também estava com problema na "pista do rolamento no semfim", muito parecido com as fotos que você postou, comigo não tinha folga apenas apresentava SHIMMY (chacoalhava a direção) na velocidade de +/- 95km/h, acima de 100 km/h não dava.
Fiquei uns 3 anos assim, eu mesmo cheguei a desmontar e montar a bendita, até importar uma caixa de direção completa.
Alexandre Tietsche
23/10/2012, 23:45
Pessoal,
na Bearmach uma caixa nova sai por R$4.100,00!
377005377010377008377006
Abs.
Sayegh
Corre da Bearmach amigo. Lugar mais caro para comprar peças no Brasil
Vai pro Ebay, compra, senta e relax!
Abs
Ps: Ficou show o interior. Que EVA é esse?
Será que se der um banho de cromo duro ali onde esta desgastado não pode melhorar ia acabar com o desgaste?? Trocar tudo somente por causa deste desgaste... e por hora pode não resolver e ficar na mesma só que R$4.100,00 a menos no banco!!!
VSayegh,
como anda nossa PVH?? é claro que está calor .... morei 11 anos por ai, mas vamos lá .... qual o sintoma que acontece ???
A minha também estava com problema na "pista do rolamento no semfim", muito parecido com as fotos que você postou, comigo não tinha folga apenas apresentava SHIMMY (chacoalhava a direção) na velocidade de +/- 95km/h, acima de 100 km/h não dava.
Fiquei uns 3 anos assim, eu mesmo cheguei a desmontar e montar a bendita, até importar uma caixa de direção completa.
Nossa PVH continua a mesma e crescendo desordenada... O trevo do Roque continua o mesmo, ou melhor piorou... Só mesmo de Land para escapar dos buracos da BR!!!
Olha só, sinto as duas coisas, a folga na direção e a vibração ao dirigir perto dos 80-90 km/h. Vou trocar os pneus, pitman e o amortecedor de direção, o que tá me matando é esta caixa... Muito caro! Será que este estriado na ponta do sem fim condena tudo? É comum recuperação de eixo ou ponta de eixo, será que não existe algum tratamento para este caso? Vou dar um pulo na Amazonia Hidraulica e conversar com a turma de lá para ver se há a possibilidade de recuperação. Depois posto o resultado.
Abs,
Sayegh
Corre da Bearmach amigo. Lugar mais caro para comprar peças no Brasil
Vai pro Ebay, compra, senta e relax!
Abs
Ps: Ficou show o interior. Que EVA é esse?
Alexandre,
Você sabe qual é o part number desta peça?
Em relação ao EVA, utilizei um de 4mm e apliquei fita VEDACIT para fechar todos os possiveis buracos. Forrei o assoalho todo e banco de tras. Forrei toda a caixa de bateria e a parte de baixo dos bancos da frente e cubby. Ficou faltando o assoalho na frente, mas esta parte fica para uma próxima...
Abs.
Sayegh
Alexandre Tietsche
24/10/2012, 12:39
Alexandre,
Você sabe qual é o part number desta peça?
Sayegh
Me passa o ano do seu carro pra eu dar uma olhada no microcat. Pelo preço eu acho que vc esta falando de uma caixa para o 200tdi.
Nelson Defender 110
24/10/2012, 16:24
Sayegh,
tive um problema identico ao seu.
Depois de muito tempo com a caixa de direção pingando e baixando, um dia começou a vazar bastante.
Então levei em uma oficina autorizada da ZF para fazer uma revisão geral (embora a nossa caixa seja Adwest)
O serviço com as peças custaria R$ 700,oo aprox.
Quando abriram o Sem Fim estava comprometido (estava identico a sua foto)
No Brasil custaria R$ 2.500,00.
Resumindo comprei a peça no L. R. Series - specialists in land rover, land rover series and range rover - gearbox, axle, transmission parts, spares and major units (http://www.lrseries.com)
Com frete + imposto ficou em uns R$ 700,00.
A caixa ficou perfeita.
Hoje o Sem fim defeituoso decora a minha mesa do trabalho !!! Ahahahaha
Acho que vale a pena repara a sua caixa.
Nelson Defender 110
24/10/2012, 16:38
Sayegh,
os part number são:
Sem Fim - RTC4406
Rolamento Associado - RTC4409
A verdade seja dita,
a caixa de direção do Defender é uma M. Todas uma hora começam a mugir, depois parecem que estão moendo por dentro e finalmente começam a vazar por todos os retentores.
Em razão destes problemas utilizo o sistema de direção com muito cuidado; por ex:
1) sempre evitar de virar o volante com o carro parado. Se tiver que manobrar, sempre faça com um pouco de movimento.
2) manter os pneus calibrados
3) não forçar a direção uma vez que esta encostou no batente. Segundo o manual de oficina, bastam pouco mais de 30s para esta esquentar a tal ponto, que termina por comprometer os retentores.
4) ao esperar para virar uma esquina, costumo relaxar o volante aliviando assim a pressão hidráulica.
5) para quem faz trilha, evitar o máximo utilizar de força no volante para sair de facões, erosões e atoleiros. Difícil né!? rsrs
Será que é tão difícil fazer uma caixa que não vaze ou se destrua, como nas velhas Hi-Lux de eixo rígido e demais japoneses?
Até hoje dei sorte, mas meu 90 às vezes fazia um "mooooouuuhh" quando virava o volante...
Abraços
Clemente
Sayegh,
tive um problema identico ao seu.
Depois de muito tempo com a caixa de direção pingando e baixando, um dia começou a vazar bastante.
Então levei em uma oficina autorizada da ZF para fazer uma revisão geral (embora a nossa caixa seja Adwest)
O serviço com as peças custaria R$ 700,oo aprox.
Quando abriram o Sem Fim estava comprometido (estava identico a sua foto)
No Brasil custaria R$ 2.500,00.
Resumindo comprei a peça no L. R. Series - specialists in land rover, land rover series and range rover - gearbox, axle, transmission parts, spares and major units (http://www.lrseries.com)
Com frete + imposto ficou em uns R$ 700,00.
A caixa ficou perfeita.
Hoje o Sem fim defeituoso decora a minha mesa do trabalho !!! Ahahahaha
Acho que vale a pena repara a sua caixa.
Me passa o ano do seu carro pra eu dar uma olhada no microcat. Pelo preço eu acho que vc esta falando de uma caixa para o 200tdi.
Alexandre,
Defender 110 ano 2000. 300tdi.
Obrigado pelo apoio.
Abs.
Sayegh
Sayegh,
os part number são:
Sem Fim - RTC4406
Rolamento Associado - RTC4409
Nelson,
obrigado. Em fevereiro vou para miami, vou ver se encontro por la... Com certeza mais em conta do que aqui.
Abs.
Sayegh
Alexandre Tietsche
25/10/2012, 09:24
Amigo, vou ficar devendo essa porque meu conhecimento em mecânica é só aqui do forum. Se você tiver um olho melhor que o meu, acesse o seguinte endereço Landrover Parts Catalog (http://lrparts.net.ru/) se der uma mgs de erro clique sobre o link que aparece. Na página que vai abrir em russo, desce a barra inteira e na no final clica na opção do meio "spare parts catalogue" -> Defender 1987-2006->Desenho da letra P "steering" ->
Pelo que eu olhei o RTC4406 foi substituido pelo QAF500120.
Nelson Defender 110
25/10/2012, 10:23
Sayegh,
comprar nos EUA é uma opção.
Porém a ADWEST que é o fabricante da nossa caixa é Inglês, então vc talvez tenha dificuldade de achar lá.
Dei uma olhada da internet e no site lrseries.com é onde está mais barato (aprox 240 libras hoje, paguei mais barato na epoca: acho 140 libras). A peça é OEM, isto é, do fornecedor original para a LR.
Outros sites só tem a peça original Land Rover por 850 libras ou mais !!!! :shock:.
Nelson,
obrigado. Em fevereiro vou para miami, vou ver se encontro por la... Com certeza mais em conta do que aqui.
Abs.
Sayegh
scadufax
25/10/2012, 22:44
Sayegh,
em Miami vai ser difícil encontrar ... a dica do Nelson é muito boa, tenta ver se acha o semfim na Inglaterra mesmo - pena que no site a peça está cotada em 266 libras = r$ 870,00 só o sem fim + frete + imposto.
Outra opção é Land Rover Parts | Range Rover Spares - Accessories | Paddock (http://www.paddockspares.com/) a minha comprei com eles, vai sair +/- 350 libras + frete + imposto
Ou procurar no ebay.co.uk - Land Rover Defender LHD 90 110 Steering box STC8684E | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Defender-LHD-90-110-Steering-box-STC8684E-/140838866272?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item20caa68d60)
Realmente temos algumas opções para escapar dos abusos nacionais. Estou na duvida entre a caixa do Ebay e o eixo da Lrserires.
Hoje foi na ofiina e pedi para fechar a caixa com o mesmo eixo e troquei apenas os reparos. Deu uma olhada no pitman e não vi nada de errado, pelo contrario... O reparo estava novo! Pois é, não dá para acreditar em tudo que dizem... Escapi de uns reais!
Agora é deixar tudo pronto para o final de semana, testar se melhorou e postar aqui.
Abs.
Sayegh
Comentei anteriormente e acho que não fui levado a sério. Mas antes de fechar, tu deveria ter mandado dar uma cromada na peça somente onde esta desgastado, depois dava uma boa polida e montava.... ia desaparecer o estriado e parte do seu seu problema. Não seria a solução definitiva, mas teria a direção firme por mais muitos e muitos KM
O cromo também não é barato e difícil achar quem tenha paciência para cromar só aquele pedaço, mas resolveria por hora com poucos $$$.
Nelson Defender 110
26/10/2012, 09:53
Aproveitando o tópico, alguém sabe como identificar na caixa de direção se a mesma tem "3 bolts", "4 bolts" ou 6 bolts".
Na www.paddock (http://www.paddock)spares.com tem esta 3 opções.
No site do ebay informado pelo Scadufax, manda verificar pois estão vendendo a "4 bolts".
ebay.co.uk - Land Rover Defender LHD 90 110 Steering box STC8684E | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Defender-LHD-90-110-Steering-box-STC8684E-/140838866272?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item20caa68d60)
Eduardo Tescarollo
26/10/2012, 10:10
Heresia!!! Nunca pesaram em apartar uma caixa nacional??
Abs.
Nelson,
basta olha a caixa por cima. Se a tampa for fechada por 4 parafusos é a 4 bolts.
Ainda assim, não se preocupe, por aqui só chegou a caixa de "4 bolts" LHD (left hand drive).
Abs
Clemente
Aproveitando o tópico, alguém sabe como identificar na caixa de direção se a mesma tem "3 bolts", "4 bolts" ou 6 bolts".
Na www.paddock (http://www.paddock)spares.com tem esta 3 opções.
No site do ebay informado pelo Scadufax, manda verificar pois estão vendendo a "4 bolts".
ebay.co.uk - Land Rover Defender LHD 90 110 Steering box STC8684E | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Defender-LHD-90-110-Steering-box-STC8684E-/140838866272?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item20caa68d60)
scadufax
26/10/2012, 12:23
Lucar,
no meu semfim tentei dar um banho de cromo, fui em vários lugares e o pessoal disse que não dava para fazer - a alegação foi que por ser uma parte circular o cromo ficaria desigual .... vai saber ..
Foi o que eu disse.... difícil achar um lugar que queira dar o banho de cromo. ..kkkkk Tem que ver com quem restaura antigos, estes sim te contatos que não fazem C* doce na hora do serviço.
Luke Schrauwers
28/10/2012, 00:50
Ola
Caixa da direçao: Adwest Lightweigt 4 parafusos LHD - Numero LR QAF000150
Existem kit de reparo's mas nao adiante pra concertar, e pq?
Tem uma eixa central que enquando desgaste vai ficar oval, porem ele nunca mais vai ficar sem vasamente de oleo.
Para evitar extrorar sei caixa de direçao: Nunca deixa sei volante fica parade mais de 5 segundos nos puntos finais.
Folga da direçao em geral:
Causas:
- folga nas terminais
- Folga nas rolamentos das rodas
- Folga na braço pittman
- Folga nas cruzeitas da barra de direcao
As mais communs somos as folga na Braço Pitman e nas cruzeitas da barra da direçao (no barra da direcao QME 500031 ) barra completo incl cruzeitos - nao existem só as cruzeitos)
luke
É bom verificar antes de comprar uma nova. Muitas vezes é só o retentor!
Ola
Caixa da direçao: Adwest Lightweigt 4 parafusos LHD - Numero LR QAF000150
Existem kit de reparo's mas nao adiante pra concertar, e pq?
Tem uma eixa central que enquando desgaste vai ficar oval, porem ele nunca mais vai ficar sem vasamente de oleo.
Para evitar extrorar sei caixa de direçao: Nunca deixa sei volante fica parade mais de 5 segundos nos puntos finais.
Folga da direçao em geral:
Causas:
- folga nas terminais
- Folga nas rolamentos das rodas
- Folga na braço pittman
- Folga nas cruzeitas da barra de direcao
As mais communs somos as folga na Braço Pitman e nas cruzeitas da barra da direçao (no barra da direcao QME 500031 ) barra completo incl cruzeitos - nao existem só as cruzeitos)
luke
Luke Schrauwers
28/10/2012, 21:18
Clemente....
Vasamente da caixa SEMPRE e pq tem um retentor quebrado........!
Questou e.....PQ esse retentor e quebrada?
resposte pq o eixo e oval
Assim trocando só a retentor nao adiante pra nada e logo vai vaza denovo
outra coisa; e bem dificil encontraram aqui na mercado do brasil as retentores e o-rings certo pra recupera a caixa.....
Abriram a caixa sem comprar pelo menos um jogo de reparo.........ja era, e vc tem um problemo maior de um vasamente só
boa sorte e vai com deus pq vc precise!
Luke
Luke Schrauwers
28/10/2012, 21:28
Aproveitando o tópico, alguém sabe como identificar na caixa de direção se a mesma tem "3 bolts", "4 bolts" ou 6 bolts".
Na www.paddock (http://www.paddock)spares.com tem esta 3 opções.
No site do ebay informado pelo Scadufax, manda verificar pois estão vendendo a "4 bolts".
ebay.co.uk - Land Rover Defender LHD 90 110 Steering box STC8684E | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Land-Rover-Defender-LHD-90-110-Steering-box-STC8684E-/140838866272?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item20caa68d60)
Attencao !!!
Primeiro: cuidado com esse numero "STC8684E"...A "E" significam "exchange" disendo vc manda a seu caixa velho pra fornecedor, mais um valor em dinheiro e vc vai recerber uma caixa recuperado devolta!
Segundo: esse numero e ERADO: A numero certo e: QAF000150
Luke
Luke, eu discordo!
Existem muitos casos de retentores estourados em razão de sujeira, ressecamento ou por forçar a direção no batente por tempo demasiado.
Meu 90 teve um vazamento aos 40mil Km em razão de sujeira, lama nos lábios do retentor do eixo do Pitman. Foi resolvido com substituição do retentor, nclusive fiz o job in loco e permaneceu seco até a venda do veículo com 150mil Km.
Compreendo que você trabalha com peças de LR, mas não acho justo induzir os demais foristas a um julgamento precoce da situação. Ninuém pode dizer que "SEMPRE" é desgaste sem ver a caixa antes.
Abraços
Clemente
Clemente....
Vasamente da caixa SEMPRE e pq tem um retentor quebrado........!
Questou e.....PQ esse retentor e quebrada?
resposte pq o eixo e oval
Luke
Luke Schrauwers
28/10/2012, 22:34
Clemente.....
Assumo vc e Dono e Moderator da forum aqui.........
Pene vc accabei até apagar algumas reações meu aqui e edeitou algumas outras.
Estou apenas tentando pra ajudar as pessoas aqui, mas parece se vc nao concorde comigo vc resolve pra apagar o editar postings
Até mexendo com meu perfil!
Se vc nao concorde comigo, ou se eu faz alguma coisa aqui que nao e permitado ...tudo bem, mas pelo menos me manda um messagem ou mail privado
Denovo estave apenas tentando pra ajudar pessoas aqui
Um pena mesmo ! :(
Luke
Luke,
não tenho nenhum poder. Não sou moderador e tampouco deletei coisa alguma que escreveste.
Provavelmente seus post foram apaagados em razão do anúncio de venda das peças. Não pode.
Abraços
Clemente
Clemente.....
Assumo vc e Dono e Moderator da forum aqui.........
Pene vc accabei até apagar algumas reações meu aqui e edeitou algumas outras.
Estou apenas tentando pra ajudar as pessoas aqui, mas parece se vc nao concorde comigo vc resolve pra apagar o editar postings
Até mexendo com meu perfil!
Se vc nao concorde comigo, ou se eu faz alguma coisa aqui que nao e permitado ...tudo bem, mas pelo menos me manda um messagem ou mail privado
Denovo estave apenas tentando pra ajudar pessoas aqui
Um pena mesmo ! :(
Luke
Luke Schrauwers
28/10/2012, 22:54
Luke,
não tenho nenhum poder. Não sou moderador e tampouco deletei coisa alguma que escreveste.
Provavelmente seus post foram apaagados em razão do anúncio de venda das peças. Não pode.
Abraços
Clemente
Clemente
Nesse caso , e perdir desculpas
Sinte muito
(sei nao e desculpa mas ficei pouco irritado pra descubrir bastante coisas foram apagados
abraço
Luke
No stress!
Já aconteceu comigo! ;)
Abs
Clemente
Clemente
Nesse caso , e perdir desculpas
Sinte muito
(sei nao e desculpa mas ficei pouco irritado pra descubrir bastante coisas foram apagados
abraço
Luke
Comentei anteriormente e acho que não fui levado a sério. Mas antes de fechar, tu deveria ter mandado dar uma cromada na peça somente onde esta desgastado, depois dava uma boa polida e montava.... ia desaparecer o estriado e parte do seu seu problema. Não seria a solução definitiva, mas teria a direção firme por mais muitos e muitos KM
O cromo também não é barato e difícil achar quem tenha paciência para cromar só aquele pedaço, mas resolveria por hora com poucos $$$.
Lucar, até tentei, mas aqui em PVH é dificil encontrar alguém que faça este tipo de serviço. Optei por remontar até chegar uma cx nova.
Abs,
Sayegh
Nelson Defender 110
30/10/2012, 21:09
Valeu Clemente !
Nelson,
basta olha a caixa por cima. Se a tampa for fechada por 4 parafusos é a 4 bolts.
Ainda assim, não se preocupe, por aqui só chegou a caixa de "4 bolts" LHD (left hand drive).
Abs
Clemente
Lucar, até tentei, mas aqui em PVH é dificil encontrar alguém que faça este tipo de serviço. Optei por remontar até chegar uma cx nova.
Abs,
Sayegh
Fiz a primeira viagem após a troca dos reparos da cx de direção, troca do amortecedor de direção e substituição dos pneus (optei pelo Wrangler 235/85/R16 RT da Goodyear). O resultado foi ótimo! o carro ficou sem folga na direção e sem o Shimmy! Senti uma enorme diferença nos pneus, muito mais macios e silenciosos. Ao todo rodei 700km de PVH até a Bolivia.
Apesar de novas coisinhas apareceram.... a viagem foi ótima!
Abs.
Sayegh
"Apesar de novas coisinhas apareceram.... a viagem foi ótima!"
Adoro essa parte ....kkkkkk
sempre tem algo. Não sei onde eu li que o negocio é cair na estrada pois nunca seu veiculo vai estar 100% pronto ou do jeito que voce quer. E muitas coisas que se penduram nos jeeps servem somente como efeito placebo pois de nada influenciam seu desempenho!
Carlosmnb
09/11/2012, 20:53
Aqui no Rio de Janeiro tem uma empresa especializada em recuperação de caixa de direção, é a ZF ZF do Brasil (http://www.zf.com.br/site/zf/pt/home/home.aspx) .
Pessoal,
Seguem as fotos do eixo sem fim da caixa de direção. Estas estrias realmente o condenam? É possivel alguma recuperação, troca dos rolamento? Ou é preciso trocar a caixa toda? Preciso de ajuda! Numa cotação rápida na Bearmach uma caixa nova sai por R$4.100,00!
377005377010377008377006
Abs.
Sayegh
tiofinhojr4x4
09/11/2012, 21:20
Boa noite pessoal.
Estou precisando de ajuda.]
Tenho um amigo meu que teve que abrir a caixa de marchas da defender 110 95, alguém tem a imagem explodida para ver as peças para montar corretamente???
e qual é o modelo e marca desta caixa??
Muito obrigado a todos....
Boa noite pessoal.
Estou precisando de ajuda.]
Tenho um amigo meu que teve que abrir a caixa de marchas da defender 110 95, alguém tem a imagem explodida para ver as peças para montar corretamente???
e qual é o modelo e marca desta caixa??
Muito obrigado a todos....
Se o motor for 300tdi a caixa é R380 . Aqui tem alguma coisa :
http://www.retroanaconda.com/landrover/parts_books
Abs
Esse é o da Caixa R380 :
R380 Gearbox Overhaul Manual pdf free ebook download from landiesrus.com (http://ebookbrowse.com/r380-gearbox-overhaul-manual-pdf-d344289666)
Abs
Carlosmnb
18/01/2013, 21:23
Caro amigo, tenho uma defender 110 ano 2001 que está apresentando uma folga na direção que foi apertada a porca do braço ptimam por duas vezes mas fui orientado a trocar a caixa de direção. Gostaria de saber se na compra do sem fim e rolamento você pagou algum imposto? Se puder entrar em contato, meu email é carlosmnb@gmail.com.
Um abraço.
Boa Tarde, tenho uma 110 2000/2001 e estou com problema na caixa de direção, semelhante ao Carlos aqui em cima. Me informaram que o eixo está gasto e recomendaram a troca. Não apresenta vazamento, só uma grande folga. É bom trocar a caixa toda ou só o eixo e rolamento já resolve?
zegotinhacpv
13/02/2013, 21:58
Acredito que seja possivel recuperar a caixa dando um passe no eixo danificado e substituindo os rolamentos de agulha do kit de reparo por buchas de bronze feitas sob medida,ai seria só ir em uma loja especializada em retentores e achar os retentores de medida externa igual ao original e interna igual ao eixo torneado!Deve durar muito mais que com os rolamentos de agulha!! Se eu conseguir uma caixa nova que um amigo me falou que tem vou fazer este serviço na minha que esta ruin e ver no que dá.flwae.
Conforme postado acima, estava com problema na caixa pelo fato do eixo estar gasto.
Com indicação do Nelson aqui nesse tópico, comprei no LR Series os seguintes itens:
Sem Fim - RTC4406
Rolamento Associado - RTC4409
Chegou essa semana e pra minha surpresa eles me mandaram uma caixa nova completa, inclusive com braço pitman! Fiz a instalaçao e ficou perfeito.
Só não entendi porque eles mandaram a caixa completa que custa o dobro do que eu paguei pelo eixo sem fim e rolamento associado.
Djalma Inoue
09/05/2013, 20:13
Rhuann, onde vc comprou e quanto saiu o preço deste material, poderia nos informar, acredito que terei que comprar também.
Djalma, comprei no L. R. Series - specialists in land rover, land rover series and range rover - gearbox, axle, transmission parts, spares and major units (http://www.lrseries.com), códigos de peça:
RTC4409 - Rolamento - 52.59 Libras
RTC4406 - Eixo sem fim - 277.44 Libras
Porém como descrevi, não recebi essas peças e sim uma caixa nova. Eu não sei o código da peça, esqueci de anotar antes de instalar.
Se quiserem eu dou uma olhada la no carro e vejo se consigo o numero.
Djalma Inoue
11/05/2013, 19:34
Valeu Rhuann se vc conseguir vai ser uma boa te agradeço.
Djalma,
Minha Cx de direção tinha muita folga... mas não vazava óleo.
Levei em alguns mecânicos e todos me garantiam que a Cx estaria boa enquanto não vazasse... mas a folga persistia.
*Resolvi o problema com uma porca nova no aperto do braço pitman. Em viagem para Ushuaia a folga reapareceu. Agora adicionei uma arruela antes da porca e zerou o problema...
Fica a dica do reparo, pois pode ser beeeem mais barato esta verificação antes de comprar uma peça cara.
Abraço!
Djalma Inoue
13/05/2013, 10:08
Show de bola estes dias quando cheguei de Criciuma andei dando um reaperto nos parafusos pois, andei em uma área cheia de costela de vaca e isso é uma "M" para afrouxar tudo mas não reapertei o ptmam e seus afins, me diga uma coisa será que seria legal usar trava rosca da loctite nos farafusos para evitar isso??
Uso loctite trava-rosca e a porca agora é parloc...
Pra tirar vai ter que chamar o He-man!
Djalma Inoue
14/05/2013, 20:54
Show de bola vou comprar o loctite e vou reapertar todos os parafusos novamente e vou passar loctite em tudo, vc sabe o número do loctite apropriado para isso?
Uso loctite trava-rosca e a porca agora é parloc...
Pra tirar vai ter que chamar o He-man!
Alcides Freire
14/06/2013, 12:48
Djalma, comprei no L. R. Series - specialists in land rover, land rover series and range rover - gearbox, axle, transmission parts, spares and major units (http://www.lrseries.com), códigos de peça:
RTC4409 - Rolamento - 52.59 Libras
RTC4406 - Eixo sem fim - 277.44 Libras
Porém como descrevi, não recebi essas peças e sim uma caixa nova. Eu não sei o código da peça, esqueci de anotar antes de instalar.
Se quiserem eu dou uma olhada la no carro e vejo se consigo o numero.
Amigo, também enfrento problemas na caixa da minha 110, inclusive com vazamento. Desta forma, caso tenha conseguido o numero, nos passe. Como este material foi despachado? Obrigado!
Carlosmnb
10/02/2014, 21:40
Se for do interesse de alguém segue os tipos de LOCTITE.
Um abraço a todos.
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