Ver Versão Completa : 4x4 é para mim? (3x semana 80km asfalto +3km estrada chão esburacada)
Olá a todos do fórum. Estive olhando as mensagens para iniciantes aqui, no entanto o foco é sempre qual 4x4 comprar. Pois bem, minha pergunta é: preciso de um 4x4?
Eu faço um trajeto de +-80Km de asfalto, seguido por +-3km de uma estrada de chão muito ruim. Tenho um Peugeot 307, e em cerca de 1 ano fazendo esse trajeto, o carro está sendo destruído (para-choque caindo e alguns problemas de suspensão)
Então, vale a pena investir num 4x4? Seria um cenário para um Cross? Confesso que não sei qual o cenário mínimo que se justifique o investimento, pensando em consumo de combustível, preço do veículo e custo de manutenção.
hercilio.neto
15/10/2011, 01:08
É que esse forum é de 4x4.
Aqui, mais do que necessidade, os participantes são apaixonados por veiculos 4x4 e por off road.
No seu caso, uma S10 normal já atenderia sua necessidade. Mas se voce quiser ter um 4x4, pelo seu uso, recomendo um Suzuki Jimny, um ótimo carro. Mas olha, sinceramente, só se voce quiser um 4x4. .
Off road é um universo apaixonante, envolve muito mais do que o uso propriamente dito, é um exercício de amizade e companheirismo. Quem gosta, procura equipar a viatura, se reunir com os amigos e testar as habilidades.
resposta perfeita!!!!
4x4 é um estilo de vida.
aconselho vc a andar primeiro em um 4x4 para ver se é isso mesmo que vc quer. se for simplesmente pelos 3km de terra que vc anda, existem vários carros que aguentam o tranco numa boa...não precisa ser um 4x4.
agora se o bichido do 4x4 morder vc...se prepara... vc vai querer andar 80km de terra e 3km de asfalto todo dia.
um abraço
gustavo
rafaelfernandez
16/10/2011, 10:29
Olá a todos do fórum. Estive olhando as mensagens para iniciantes aqui, no entanto o foco é sempre qual 4x4 comprar. Pois bem, minha pergunta é: preciso de um 4x4?
Eu faço um trajeto de +-80Km de asfalto, seguido por +-3km de uma estrada de chão muito ruim. Tenho um Peugeot 307, e em cerca de 1 ano fazendo esse trajeto, o carro está sendo destruído (para-choque caindo e alguns problemas de suspensão)
Então, vale a pena investir num 4x4? Seria um cenário para um Cross? Confesso que não sei qual o cenário mínimo que se justifique o investimento, pensando em consumo de combustível, preço do veículo e custo de manutenção.
Alem da questão de estilo de vida, tem que se considerar a parte pratica da coisa:
Já ficastes atolado alguma vez nesses 3km de chão? Caso positivo, então podes considerar o 4x4.
Caso negativo, qualquer veiculo mais alto e resistente te serve.
[]´s
Rafael
Amigo, compre um 4x4 e seja feliz. Ai vc vai desviar de casa e vai andar + 15, +50 Km só pelo prazer de andar.
Obrigado a todos pelas respostas. Eu já conhecia o Jimny de vista, não de nome. Comecei a ler sobre ele, pareceu ser uma excelente opção para um primeiro jipe/4x4.
O carro possivelmente servirá também como carro de família, então não sei o quanto poderei me deixar levar pelo "estilo de vida" :-)
Uma S10 eu acho muito grande, como não serei o único dirigir certamente está fora de questão.
Em todo caso, é bom saber minhas opções. Irei avaliar nos próximos meses se quero um hatch cross, um jipe ou uma suv (+- as 3 categorias de meu interesse, se entendi direito).
fabioabe
17/10/2011, 02:08
Uma pergunta, se o carro for somente para esse trecho ruim, qualquer carro reforçado da conta, ate mesmo 4x2.
Eu desaconselho comprar um "cross" como ecosport, crossfox, etc pois não possuem uma estrutura "reforçada".
Creio q o jimny eh uma boa opcao, a nao ser q a familia seja maior, pois o carro eh pequeno.
TR4 eh uma boa opcao pois eh 4x4, robusto e tem um tamanho bom.
Um SUV ira dar conta do recado tbm como CRV, RAV4, OutLander.
Tudo depende de quanto vc quer gastar. E se consegue "manter" o carro. Como os expert falam, nao existe almoço gratis. Quer um carro 4x4 com motor acima de 2.0 e fazer 10km/l de gasosa na cidade, esqueca.
Att
Fabio
Fabio3010
17/10/2011, 15:59
Só uma dica... leve sua família junto para fazer um teste drive! Evita a dor de cabeça por reclamações futuras, pois neste caso irão sentir diferença de conforto interno entre os veículos!!! Minha esposa achava nossa Pajero Sport 4x4 um tanto grande e desconfortável (em relação a nossa antiga Scenic), mas depois que começou a dirigi-la....ham.... a história mudou competamente... é como o pessoal falou, se for só por necessidade acho que um veículo menor e com uma estrutura reforçada resolveria seu problema... no meu caso, como eu e minha esposa surfamos, considerando que sempre sonhei em ter uma Pajero Sport 4x4, essa SUV é perfeita para nosso estilo de vida!!! Tanto no dia a dia, quanto em nossas viagens!!!
Essa Pajero me fez falta quando fui pro Farol de Santa Marta - Laguna/SC (vc deve conhecer).... meu falecido golzinho GIII ficou naquela duna que tomou conta da estrada!!!rs... logo farei outras trilhas diferentes!!!
Mas é isso aí, penso que se adquirir um 4x4 sua vida terá algumas mudanças!!!
Uma obs.: suspenção de carro francês não aguenta muito tempo as estradas brasileiras!!
Abraço e boa sorte na escolha!
cara pelo o que percebi de vc ...
vai de tr4,ou ate mesmo aquele suzuki sx4 que lanço a poco tempo,ja que nao vai fazer trilha pesada mesmo,e esses carros nao sao grandes,te atende
Uma obs.: suspenção de carro francês não aguenta muito tempo as estradas brasileiras!!
Abraço e boa sorte na escolha!
X2!!! :concordo:
rafaelfernandez
19/10/2011, 22:20
Lá vem pedra... :tomate:
Pra esse tipo de uso, um UNO MILLE é uma excelente pedida:
Relativamente alto, suspensão bem resistente e caso quebre, com 500 latinhas tu refaz a suspa inteira.
Excelente custo/beneficio e manutenção facil e barata.
[]´s
Rafael
Concordo !!!
No Jalapão, os locais que não tem grana para comprar e manter uma pick up vão de Uno.
Abs
Fabiano
hercilio.neto
20/10/2011, 19:50
Mesmo para quem não quer gastar muito existem muitas opções de usados - samurai, vitara, tracker, TR4, SW4, terios e outros.
Mas concordo com o rafael. Um Uno vai bem e pode ser o segundo carro da família.
Pra ser o único carro da família, vai outra sugestão: Doblo Adventure.
guilhermeabreu
24/10/2011, 13:55
Minha opinião ;
Não sei qto quer ou pode gastar mas eu tenho uma SW4 93 a díesel , valor de mercado R$28.000,00 , é um trator , baixíssima manutenção , pau pra toda obra , é o veículo de melhor custo/benefício que já tive em toda minha vida , sugiro em vc fazer um teste driving com a família para ver se cola , baixo preço de aquisição e dura a vida toda . E estas SW4 não tem ano , qualquer uma se achar em bom estado dura a vida toda , a minha esta na base de menor preço , ou seja é a mais barata , mas tão resistente e confortável qto uma 98 , 2000 ou 2002 sendo que as do modelo novo 2005 em diante são mais confortáveis ainda , mas aja grana para adquirir .
Mas se vc não quiser , tb concordo que o UNO veio para ocupar o lugar do GOL depois que este mudou de visual ficou baixo e o UNO continua bem altinho e vejo frotas de UNO pelo Brasil a fora , não é a toa , ele realmente é muito resistente e olha que não sou fã da FIAT , mas ha de se respeitar o velho e VALENTE UNO , é uma boa opção tb e para o amigo que achou que levaria pedradas ? Errou , não levou e tem mais outros apoios como o meu .
Caso queira gastar mais grana tem o JIMNY , TR4 , TRACKER que são excelentes mas acho eles muito duros e pequenos demais .
Espero ter ajudado em alguma coisa e boa compra .
E carro FRANCÊS é ísto aí , é igual a leite NINHO , DESMANCHA SEM BATER .
Meu irmão comprou um C4 PALLAS 0k fez uma viagem de 700km com 4 pessoas no carro + bagagens de 3 dias , foi e voltou batendo o amortecedor traseiro o tempo todo , QDO CHEGOU DEVOLVEU E PERDEU R$7.000,00 . Ele tinha um COROLA e se arrependeu amargamente pela troca de marca .
cerberosph
06/11/2011, 11:59
Só um adendro: Carro francês sim, mas exclua os Renault, principalmente os que são DNA Dacia (Romenos) que aguentam melhor que muitos das 4 grandes.
Minha opinião:
Se a $$ esta curta ou o consumo for fator determinante vai de Mille com kit Way.
Se tiver um pouco mais de grana pega um Sandeiro Stepway.
Se tiver mais um pouco de $$ vai de Duster (seria a minha escolha), não precisa ser o 4x4 o 4x2 vai lhe atender muito bem.
Leo Maluf
08/11/2011, 10:38
Em defesa do Renault: Tive um Scenic 1.6 16V por oito anos e durante tres anos fiz o trajeto Copacabana > Vargem Grande seis vezes por semana; posso garantir que para aturar as ruas do Rio de Janeiro só o Renôzão ( kkkkk ) ou um 4 x 4 !!! O bicho fazia 12 Km/L na estrada! Acontece que ,em parte graças a economia que fiz ficando oito anos sem trocar de carro, pude construir em uns terrenos que tenho em zona rural....Ai o cenario mudou: Precisei de mais espaço, mais força e da economia do preço do diesel X preço da gasolina, fora que fiquei encrencado com o Scenic que é muito baixo , em estradas de terra, e tambem algumas deslizadas em subidas.
Estou há tres meses com a Pajero e muito feliz , ainda me habituando ao cambio AT e a diferença de "performance" diesel x gasolina, mas, como disse antes, a tudo a gente se habitua, e com o plus da diferença de preço na hora de abastecer.
E, p'ra falar a verdade, no RJ/Capital só um 4 x 4 bem reforçado p'ra aturar mesmo !!!!!
P.S.: A unica coisa que me desagrada é essa estoria de bombista; um negocio meio "capa preta" que favorece a cobrança de valores desproporcionais e muita enrolação ; no maia, as peças MIT não são mais caras que as do Renault, e as mesmas eram até barats se comparadas com as de outros automoveis.
Leo Maluf
08/11/2011, 12:27
.....Agora tem tb a opção de um Fusca ou uma Brasilia com pneus lameiros:
Há uns trinta anos atrás em Trindade / RJ um dos unicos carros que venciam a temida ladeira "Deus me livre " , porta de entrada de Trindade, era o meu Fusca aro 15 com pneus lameiros e em casos extremos - quando chovia uma semana sem parar - com correntes nos pneus :cool:; senão, só o camarada que ganhanva a vida puxando os demais carros com seu trator.:twisted:
Das respostas acima, o Rafael foi o mais objetivo.
Concordo com ele.
Você já sentiu falta do 4x4 alguma vez? Nessa estrada de chão muito ruim, você consegue passar em carros 4x2 mesmo na chuva?
Se afirmativo, você não precisa de 4x4. Você precisa apenas de um carro mais alto.
A mesma lógica se aplica aos outros veículos em mente.
Você precisa de espaço? Para pessoas ou para bagagem?
Dependendo da resposta, sua necessidade é um SUV ou uma pick up.
4x4 é reforçado sim... mas tem manutenção mais cara, consumo elevado e assim talvez o custo benefício não seja tão atraente.
Os usados tem bom preço... mas manutenção mais frequente. Além de ser muito demorado encontrar algo "inteiro" a venda.
Uma boa dica seria o Suzuki SX4. Do tamanho do Peugeot que possui... um pouco mais alto e 4x4!!! E ainda existem kits no mercado que elevam um pouco mais a suspensão.
Abraço,
Leo Maluf
09/11/2011, 11:48
O negocio é o seguinte: " Mais vale um gosto que dez vintens" Se vc está a fim de um 4 x 4 , vai fundo, satisfaz seu desejo que a vida é curta!
Supercharger
09/11/2011, 12:07
O negocio é o seguinte: " Mais vale um gosto que dez vintens" Se vc está a fim de um 4 x 4 , vai fundo, satisfaz seu desejo que a vida é curta!
Concordo.
Mas ainda acho que recomendar carro francês é uma puta sacanagem, rsrsrs. :mrgreen:
Leo Maluf
09/11/2011, 17:05
Concordo.
Mas ainda acho que recomendar carro francês é uma puta sacanagem, rsrsrs. :mrgreen:
Nada a reclamar do meu valente Scenic.:cool: