Ver Versão Completa : Roda livre pajero tr4 / pajero io
Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.
Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.
Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.
Espero ter contribuído
Abraço
Queiroz
autodemolidora
15/05/2012, 22:52
Boa noite Queiroz.
Estou montando um prototipo 4x4 com diferenciais Pajero Sport, e como o vacuo esta desconectado, deveria estar desengatado e esta engatado, sua explicação esta me sendo muito util, amanha vou dar uma olhada melhor no sistema.
Abraço.
RicTedesco
22/05/2013, 14:51
Tens os codigos destas duas peças? Quero trocar na minha 2004 pois está a pouco até soltava a roda (roda-livre). Achei que a minha havia sanado deste problema pois tinha voltado a soltar a roda e agora nao mais e voltou a piscar o 4x2.
lagatixa
09/12/2015, 12:24
Talvez isso explique uma situação.
Eu levantei o carro (com motor desligado) e girei a roda dianteira esquerda. Pra isso precisei de muita força e cheguei a conclusão de que poderia ter algo errado. Como você falou que com o carro desligado não tenho vácuo e a roda fica engatada, agora vou fazer o mesmo teste porém com o motor do carro ligado e sentir se ela continua pesada.
O meu carro para empurrar na garagem é um peso da porra, eu estava achando que estava com problemas. Já examinei freios e não é o problema da roda pesada.
lagatixa
23/12/2015, 16:26
Realmente as rodas dianteiras ficam pesadas ao desligar o carro pois não há vácuo para manter as rodas dianteiras livres, daí elas se conectam ao diferencial e demais partes do sistema de transmissão.
Fiz o teste de girar as rodas com o carro ligado e suspenso, o que revelou que elas estão bem livres mesmo.
Luanacanal
29/07/2016, 15:01
Boa tarde!
Estou lendo essa postagem e me questiono se pode ter alguma correlação com o problema que estou tendo na minha TR4 2009 AT.
Ela faz um barulho, acima de 30km/h, parecido com quando damos ré, mas apenas quando acelera. Sempre que tiro o pé do acelerador, o barulho para. Acelero novamente e som volta "de onde parou", pois a intensidade do barulho aumenta proporcional à velocidade.
Junto disso, reparei hoje um vazamento embaixo do carro, na frente. E, ainda, a luz da reserva do combustível está acendendo, depois de um tempo apaga, mesmo com 1/4. Troquei as duas boias tem umas duas semanas.
Estou pesquisando sobre esse barulho, vi mta gente com o mesmo problema e ninguém achou solução. Achei que fosse diferencial, mas alguns até abriram e constataram estar tudo perfeito.
Sei que a postagem é bem antiga, mas alguém que acompanha aqui sabe dizer se pode ser algo haver com a postagem? Vou levar pro mecânico especializado em Mit pra trocar o motor (azar no carro, sorte no amor?? Kkkk) e ver tudo isso.
Espero que alguém possa ajudar a encontrar a solução, pois esquenta a cabeça de muuuita gente aqui no forum rsrs
Se for preciso, posto fotos aqui do vazamento. Se desse, enviada audio do barulho do carro.
Boa tarde!
Estou lendo essa postagem e me questiono se pode ter alguma correlação com o problema que estou tendo na minha TR4 2009 AT.
Ela faz um barulho, acima de 30km/h, parecido com quando damos ré, mas apenas quando acelera. Sempre que tiro o pé do acelerador, o barulho para. Acelero novamente e som volta "de onde parou", pois a intensidade do barulho aumenta proporcional à velocidade.
Junto disso, reparei hoje um vazamento embaixo do carro, na frente. E, ainda, a luz da reserva do combustível está acendendo, depois de um tempo apaga, mesmo com 1/4. Troquei as duas boias tem umas duas semanas.
Estou pesquisando sobre esse barulho, vi mta gente com o mesmo problema e ninguém achou solução. Achei que fosse diferencial, mas alguns até abriram e constataram estar tudo perfeito.
Sei que a postagem é bem antiga, mas alguém que acompanha aqui sabe dizer se pode ser algo haver com a postagem? Vou levar pro mecânico especializado em Mit pra trocar o motor (azar no carro, sorte no amor?? Kkkk) e ver tudo isso.
Espero que alguém possa ajudar a encontrar a solução, pois esquenta a cabeça de muuuita gente aqui no forum rsrs
Se for preciso, posto fotos aqui do vazamento. Se desse, enviada audio do barulho do carro.
Com a alavanca em 4x2 as rodas dianteiras do painel piscam?
Verifique se o cardan dianteiro gira com o carro ligado em 4x2
Luanacanal
04/08/2016, 08:31
Com a alavanca em 4x2 as rodas dianteiras do painel piscam?
Verifique se o cardan dianteiro gira com o carro ligado em 4x2
Não pisca. Se for levar em consideração apenas as luzes, o 4x4 está funcionando 100%. Engata todas as modalidades muito rapido, apenas quando volto pra 4x2 que eu preciso dar ré pra desengatar.
O carro está na oficina agora, vamos ver o que o mecânico vai dizer.
Alexandre monteiro
16/08/2017, 20:21
Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.
Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.
Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.
Espero ter contribuído
Abraço
Queiroz
Socorro!!!!!!
Minha viatura uma tr4 2005 está com o problema inverso, ou seja, qdo eu engato o 4x4 as rodas dianteiras permanecem livres e as luzes referente a elas no painel ficam piscando .....aí eu tenho q ficar indo pra frente e pra traz pra ver se engata...as vezes da certo e engata as luzes ficam acesas e o carro funciona normalmente....mas as vezes isso não acontece e eu desisto de botar na areia....por favor se alguém puder ajudar eu vou deixar meu email aki....cicero.a@hotmail.com....aguardo contato dos amigos....obg
Olá a todos...
Comprei recentemente uma TR4 2007 automática e já fiz a revisão geral, com troca preventiva de todos os fluidos, correias e várias peças de suspensão e freio. Motivado pelo tópico dos pneus, também já comprei um jogo de BFG 235/70 r16 que ainda não chegou.
Observei um defeito no 4x4 dela. O manual e o adesivo na porta informam que a mudança entre 4x2, 4x4 hi e 4x4 hi/lock pode ser feita a até 100 km/h, desde que aliviando o acelerador. Pois bem, ao engatar a 4x4 hi e voltar para a 4x2 andando, após cerca de 30s escuto um barulho muito alto, e noto que não consigo acionar a 4x4 high lock (a alavanca da tração não sobe). O problema só é resolvido parando o carro e andando um pouco de ré (menos de 1 m já resolve). Resumindo, ao passar de 4x2 para 4x4h e retornar para 4x2, não consigo subir a alavanca para a 4x4hl e aparece um barulho de ronco. Ao pesquisar no fórum e na internet em geral, não achei o mesmo problema, apenas uns similares falando que poderia ser o atuador da roda livre. Vale ressaltar que, com o carro parado, todas as opções de tração acoplam sem problemas, inclusive a reduzida (com o câmbio em N).
Alguém já passou por isso ou tem ideia do que pode ser? O mecânico suspeitava das buchas da alavanca do seletor de tração, mas como o problema não acontece com o carro parado, não vejo muito sentido...
Além disso, notei que ao andar na 4x4 hi/lock (na areia), escuto um pequeno ronco, que creio vir do diferencial central. Isso é normal?
Ninguém tem ideia do que pode ser? Levei no mecânico de novo hj, que disse ter olhado tudo e não ter achado nenhum problema... inclusive que o roncado ao andar com o diferencial bloqueado era normal. Falei com um amigo que já teve uma outra TR4 e pelo que ele lembra, não era normal roncar... como é na de vcs?
diogofalcomer
14/12/2019, 13:07
Ninguém tem ideia do que pode ser? Levei no mecânico de novo hj, que disse ter olhado tudo e não ter achado nenhum problema... inclusive que o roncado ao andar com o diferencial bloqueado era normal. Falei com um amigo que já teve uma outra TR4 e pelo que ele lembra, não era normal roncar... como é na de vcs?
Na minha não da nenhum ronco ou tranco. Procura um grupo no facebook nação tr4 e posta lá, no facebook tem mais gente e o pessoal responde mais rápido, se der até pra filmar.
Valeu amigo! No sábado levei em outro mecânico, tb especialista em 4x4, e ele disse que suspeitava serem os pneus de medida diferentes em cada eixo (o carro tava com Pirelli ATR 225/70 na frente e Kumho street 235/70 atrás... vai saber o que passava na cabeça do dono antigo em fazer isso em carro 4x4). Dito e feito... hj montei os 4 BFG AT 235/70 r16, testei e tá tudo normal. Engatando e desengatando e sem roncar quando bloqueia.
Depois atualizo no tópico de pneus, mas no teste rápido de girar o volante ao máximo não ficaram raspando em nada. Talvez se esterçar tudo em uma descida... mas depois testo.
diogofalcomer
16/12/2019, 13:28
especialista em 4x4, e ele disse que suspeitava serem os pneus de medida diferentes em cada eixo (o carro tava com Pirelli ATR 225/70 na frente e Kumho street 235/70 atrás... vai saber o que passava na cabeça do dono antigo em fazer isso em carro 4x4).
Cara que perigo... não se pode utilizar de forma nenhuma pneus diferentes... é bom até tu agendar na revisão pra verificar todo o sistema.
Pneu 235/70 pega se esterçar tudo, mas bem pouco só tomar um cuidado na hora de manobrar e não ir até o final, mas eu já usei, fica muito bom. Agora to usando 215/80 ganha uma altura legal.
PORTOLAN
07/01/2020, 17:32
Perfeitíssima a explanação do Queiroz: muito clara e didática e com o esclarecimento final interessante.
Para complementar, qquer site (Youtube, p. ex.) oferecerá imagens do sistema (solenóide, mangueiras, cuíca e reservatório de vácuo)
Toda TR4/PAJERO IO tem roda livre, acionada por um sistema de cuíca a vácuo, localizada atrás do diferencial/eixo dianteiro. (foto anexo1)
Tal cuíca é acionada pelo vácuo , e libera a roda livre. O eixo e cardã dianteiros, só devem funcionar com o 4x4 ligado, e em velocidades até 100km/h.
Acontece que o controle desse vácuo é feito eletricamente por alguns sensores, dentre eles, os solenóides da foto (anexo2).
A função do solenóide é de liberar ou interromper o vácuo. Quando ele estraga (queima ou entope), no caso da TR4/IO, ele não manda mais vácuo, logo a cuíca perde a força para acionar a roda livre. Com da roda livre desligada, todo o conjunto gira conforme as rodas dianteiras rodam. A consequência é que o eixo dianteiro fica acionado todo o tempo, o que gera desgaste precoce da tração, aumento significativo do consumo de combustível, diminuição do desempenho (o carro fica mais "pesado"), desgaste prematuro dos pneus, e em velocidades acima de 100km/h, compromete rapidamente a caixa de transferência e diferencial dianteiro. A corrente da tração (que só deveria funcionar em 4x4), passa a rodar todo o tempo, e com o desgaste, ela começa a afrouxar e roçar na carcaça da caixa de transferência (barulho e perfuração). O diferencial dianteiro(que também deveria funcionar somente no 4x4), começa a esquentar, estragar os retentores, e dar vazamentos.
Então, se aquela luz do painel começar a dar problemas (acender e piscar indevidamente), verifique a roda livre, pois acho que ela é responsável por boa parte dos relatos de problemas nas TR4/IO, digo, excesso de consumo, frouxa para andar, barulho na caixa de transferência, luz piscando no painel, estalos na dianteira, dentre outros.
Na prática, se estivermos em um atoleiro, e a cuíca perder o vácuo, não perderemos a tração na dianteira. Porém no uso diário urbano ou rodoviário, isto é um sério agravante.
Observação importante: Nas L200, PAJERO SPORT, o sistema de vácuo é invertido, ou seja, quando pára o vácuo, a roda livre fica liberada. A cuíca trabalha na função inversa.
Espero ter contribuído
Abraço
Queiroz
gustavo piovesan
18/09/2023, 11:43
ola pessoal sou novo no forum tenho oficina e adquiri a pouco tempo uma tr4. seu sistema de 4x4 perfeito porem parou de funcionar quando desegatado a tração o 4x4 fica piscando... ela aciona perfeitamente todas as seleçoens porem nao solta o cardan dianteiro no dia em que parou de funcionar vi que quebrou fio de um dos sensores que vao na reduzida mas mesmo apos a troca do mesmo nao resolveu o problema.... fui me aprofundar ao assunto e comecei a conferencia de todos os componentes vou passar pra voces tudo que fiz.
**conferi ordem e vi se nao tinha furo nas mangueiras esta tudo ok
** troquei atuador roda livre (peça orginal)
** troquei duas valvulas solenoides (peça origial)
Porem o problema persiste sem solução conferi o eixo da roda livre ali esta bem leve em perfeitas condiçoens oque notei estranho foi que mesmo fazendo a seleção na alavanca da reduzida o as duas solenoides ficam ativas o tempo todo sinal direto nas duas inclusive em alguns momentos ela fica com dois positivos ao inves de um positivo e um negativo.
após um bom tempo de pesquisa descobri que existe um modulo uma especie de rele que fica embaixo do banco e é responsavel pelos sinais que vao ate as solenoides.. acredito que problema esteja nele se caso alguem ja passou por isso e puder me ajudar fico muito agradecido
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