Ver Versão Completa : Câmbio Automático da XJ não engata a primeira marcha!!!
Renato Fraga
12/10/2011, 21:55
Olá a todos, estou com um problema chato na minha XJ automática 97.
Vez ou outra ela não engata a primeira, e ao sair o carro fica amarrado parecendo que está sem força.
Se puxo a alavanca na posição 1 a marcha engata normalmente.
Certas vezes, tudo volta ao normal sem motivo aparente.
Gostaria de saber se alguém por aqui tem ou teve esse problema e o que devo fazer para resolver.
Abraços
Belarmino
17/10/2011, 13:41
Oi renato,
a minha XJ apresentou o mesmo problema, ela funciona normalmento quando esta fria apos alguns quilometros o oleo do cambio esquenta e
volta o problema , o jeito foi desmontar e trocar o Kit Master do cambio, ainda esta na oficina, assim que ficar pronta lhe digo se resolveu o problema.
Valeu
Renato Fraga
17/10/2011, 14:36
Pois é o curioso é que se u puxo na posição 1/2, ela engata normalmente. Quando apresenta o problema, ao parar, eu puxo na tal posição e depois de perceber o tranquinho comum do engate da marcha, levo em D e tudo volta ao normal.
Um mecânico que consultei por aqui me disse que isso é eletrônico ou apenas regulagem da alavanca. Se o módulo encontra alguma dificuldade para trabalhar, deixa em modo de segurança engatando apenas a segunda e terceira marchas.
Abraços e me mantenha informado a respeito da sua XJ
Belarmino
26/10/2011, 17:22
E ai Renato,
ja resolveu o problema do cambio,
eu troquei os solenoides do meu cambio o o problema sumiu,
voce precisa medir a resistencia dos solenoides para saber se eles estão trabalhando nas condições ideais.
Me mande noticias.
ABS
Renato Fraga
27/10/2011, 00:25
Poxa Belarmino, que ótima dica.
Ainda não consegui levar o carro na oficina, e tem dia que o problema nem manifesta, entretanto, outros dias não tem cristo que o faça funcionar direito.
Assim que conseguir levar à oficina, provavelmente semana que vem vou falar essa dica para o mecanico.
Obrigado e os manterei informados
abraços a todos
Théo_Augusto
29/10/2011, 22:13
Olá Renato.
Tenho um Wrangler e este problema apareceu no meu carro.
Mesmo sabendo que os câmbios são diferentes, escrevo este post, vai que ajuda, né ;-)
No meu caso era sujeira (o filtro de óleo estava muito sujo :-( ) no corpo do governador de velocidade (qua acho que teu carro não tem...). O sistema é muito melindroso (molinhas para todo o lado... ) e qualquer coisa pode fazer o pistonzinho não deslizar e abrir o fluxo certo das marchas... Abri troquei o filtro, limpamos o governador e todo o corpo de válvulas.
Só que ainda fico com uma pulguinha: na mesma manutenção troquei o sensor de velocidade (que estava ruim). Tem gente jurando que era isto que estava causando o problema da troca!
Abraços
Théo
Wrangler 4.0 2000/TJ
Joinville
andretomasi
04/11/2011, 21:31
Théo e Renato; faz sentido o causador ser o sensor de velocidade, no problema do Renato também.
Um problema comum nas Cherokees (aqui no fórum mesmo já apareceram vários) é de ela não passar da 1a marcha quando está em reduzida, que é causado pelo sensor de velocidade emperrado. Ele pode fazer o inverso também, emperrar mais "pra cima" e não deixar ela baixar a marcha. E é mais barato do que abrir o câmbio pra revisar.
[ ]'s
Renato Fraga
06/11/2011, 22:23
Ok, e esse sensor fica onde?????
Alguém pode me Ajudar????
É na saída do câmbio?????
Agradeço quem puder colaborar.
Abraços a todos
andretomasi
06/11/2011, 23:09
Ok, e esse sensor fica onde?????
Alguém pode me Ajudar????
É na saída do câmbio?????
Agradeço quem puder colaborar.
Abraços a todos
Dá uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/39808-cherokee-nao-troca-marcha-com-reduzidz-engatada-2.html#post1541632
[ ]'s
Renato Fraga
07/11/2011, 07:33
Bem onde eu imaginava ser.....
Obrigado pela dica.
Imagino ser uma grande probabilidade......
Certa vez, tava tudo bonitinho com o câmbio, bastou eu precisar dar uma freiada brusca, daquelas de travar as rodas, e pronto, já danou tudo com o câmbio. O curioso é que o painel marca certo, não vejo oscilação alguma no velocímetro.
E depois que comecei a reparar melhor, com o motor/câmbio frio, funcionava corretamente. Depois que esquenta, esquece, só puxando a alavanca para a posição 1/2 para o carro arrancar.
Abraços a todos
andretomasi
07/11/2011, 13:45
Dá uma olhada no TPS também, dá pra testar ele separado com um multímetro.
[ ]'s
Renato Fraga
07/11/2011, 14:12
TPS?????
Mas o sendor da borboleta tem haver com isso????
Referente ao motor vai muito bem....
Por outro lado, um amigo meu tinha um Wrangler e andou mais de ano sem o TPS e o câmbio funcionava perfeitamente.
Abraços
andretomasi
07/11/2011, 15:52
TPS?????
Mas o sendor da borboleta tem haver com isso????
Referente ao motor vai muito bem....
Por outro lado, um amigo meu tinha um Wrangler e andou mais de ano sem o TPS e o câmbio funcionava perfeitamente.
Abraços
No câmbio do Wrangler a troca de marchas é mecânica, não tem todas as solenóides controladas por um TCU como no AW4 da XJ; como o módulo da transmissão usa um monte de dados pra fazer as trocas, inclusive a posição do TPS, é possível que ele dê problema sem ser perceptível em outro lugar.
[ ]'s
Renato Fraga
16/11/2011, 15:11
Pois é amigos, minha saga continua....
Levei minha XJ a um mecânico, especialista em parte eletrônica da minha cidade.
O cara examinou o que conseguiu, e não encontrou nada relevante. O câmbio curiosamente volta a funcionar corretamente vez ou outra. Chegou a ficar uma semana funcionando certinho.
Diante disso, encarei uma viagem de 1500km e notei algumas coisas curiosas:
*Sem qualquer esforço, o câmbio sempre procurava o LockUp, por volta dos 80km/h
*Se andando a 120km/h, eu aliviasse um pouco o acelerador, afim de manter a velocidade diminuindo o consumo, o lockUp desarmava deixando o giro mais alto.
*Ao fazer uma ultrapassagem, o câmbio demorava demais para reduzir, e quase nunca puxava a segunda marcha.
*Andando de boa, sempre que o contagiros atingia as 2000RPM começava uma sucessão de trancos, algo parecido com falha de ignição, e simultaneamente o ponteiro do contagiros ficava pulando, mas a rotação do motor não se alterava. Esses trancos eram fortes, parecia até que alguma coisa estava travando o movimento da transmissão. Sempre acontecia quando o câmbio estava em quarta marcha, 2000rpm e aparentemente em LockUp.
*Acelerando forte, o motor não desenvolvia, e quando chegava perto das 4000rpm o ponteiro do tacômetro ficava oscilando absurdamente apesar do motor falhar.
*Ao passar por buracos ou defeitos na pista, que davam impactos na carroceria, a luz CHECK ENGINE piscava no painel.
Fiz um vídeo do painel, tentarei postar por aqui mais tarde.
Se alguém puder me ajudar, acredito que todos os problemas possam estar relacionados.
Abraços a todos
andretomasi
16/11/2011, 22:01
Renato, já fizeste o teste do painel pra ver os códigos de erros que ela tá acusando?
[ ]'s
alexandre nunes marreiros
16/11/2011, 22:05
desculpa eu falar de um assunto que não tem nada haver com o post, mas como vi que estão on line e preciso de resposta... alguem sabe a pressão normal de uma bomba de combustivel(gasolina) de uma gran cherokee 4.7 v8???
vou medir amanhã e preciso de um parâmetro
andretomasi
16/11/2011, 22:14
3.5 bar (na verdade em torno de 49 psi, ou 3.37 bar)
[ ]'s
Renato Fraga
16/11/2011, 22:20
Renato, já fizeste o teste do painel pra ver os códigos de erros que ela tá acusando?
[ ]'s
Pois é André, a primeira coisa que fiz foi fazer o teste do painel.
Nada acusou....
Na minha Dakota, já teve ocasião de estar com várias alterações no funcionamento, precisando trocar sonda lambida, TPS entre outros e o painel também não acusava nada.
Abraços
andretomasi
16/11/2011, 22:26
Engraçado, a minha acende o Check Engine até quando abre algum furo no escapamento.
Fez um stall test no câmbio? O que acontece?
[ ]'s
Renato Fraga
16/11/2011, 22:47
Stall Test seria acelerar o carro engatado com o pé no freio???
Caso positivo, sim, e sem forçar muito, as rodas trazeiras patinam. Se engato a tração, o freio não dá conta de segurar o motor.
Referente aos problemas citados, fiz um vídeozinho durante a viagem. Não tem qualidade, mas dá pra ver o que relato referente ao ponteiro do tacômetro.
SAM 0895 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=6pl13dYh8yw)
Abraços
alexandre nunes marreiros
17/11/2011, 00:02
andré... muito obrigado.
Belarmino
17/11/2011, 09:03
Renato, pede pro seu mecanico testar a resistencia dos solonoides, eles devem trabalhar entre 8 e 12 ohms de resistencia, um dos meus estava com 30 ohms e por conta disso não funcionava corretamente,
acho que vai ajudar a eliminar possibilidades de defeitos
valeu
andretomasi
20/11/2011, 23:59
Renato, saca fora o sensor de velocidade e o CPS, limpa e testa eles com um multímetro que eu ainda desconfio que a origem dos problemas pode estar aí. Se não for, aí tu parte pra investigações mais "agressivas".
Outras coisas que poderia fazer pra eliminar possibilidades é testar a bateria, conferir os terminais de bateria e dar uma limpada neles, e conferir o aterramento da bateria na carroceria.
[ ]'s
Renato Fraga
22/11/2011, 00:23
Ok, bateria trocada recentemente, entretanto o problema já existia.
Vou verificar o aterramento.
CPS seria o tps????
Farei essa revisão neste próximo fim de semana.
Abração
andretomasi
22/11/2011, 00:31
Vê se não enferrujou o ponto onde parafusa o terra da bateria na carroceria, ou se não quebrou o cabo por dentro.
TPS é o sensor da borboleta (Throttle Position Sensor), CPS é o sensor de rotação ou sensor do virabrequim (Crankshaft Position Sensor), aquele na esquerda da carcaça da transmissão. Eu apostaria minhas fichas que o problema pode estar nesses dois sensores, pelos "sintomas" que tens visto até agora.
[ ]'s
Renato Fraga
22/11/2011, 00:58
Ok, vou verificar !!!!
Obrigado mais uma vez
Abração
MARCELOLUCHESI
22/11/2011, 09:14
Oi Renato, Engasgo com RPM pulando, aconteceu no meu TJ quando fui troquei o sensor de rotação. O mesmo tem uma minima regulagem que se não ficar correto, fica parecendo como se o motor tivesse fora de ponto (falhando 1 ou 2 cilindros e o RPM enloquece).
Só se no seu caso afrouxou aquele parafuso que prende o sensor de rotação na capa seca (que eu acho difícil de ter acontecido).
Normalmente quando da PAU no sensor o motor não pega.
MARCELOLUCHESI
22/11/2011, 09:20
Agora olhando o seu video veio uma pergunta, E na lenta, falha e pula o RPM também?
No caso meu caso não cheguei a andar com o veiculo, percebi essa falha logo que liguei o carro na lenta.
Renato Fraga
22/11/2011, 12:10
Marcelo, na lenta fica tudo certo, acelerando pouco também tudo certo, motor funciona redondinho!!!!
O problema é quando pisa fundo....
Abração
MARCELOLUCHESI
22/11/2011, 15:41
Renato mesmo a sua XJ falhando, pelo video nota-se que elas (XJs) andam bem mais solta que os TJ, principalmente o meu que tem pneu maior e relação mais reduzida. A Aerodinamica do TJ é um tijolo mesmo.
lucas.brondani
22/11/2011, 20:40
Pessoal, estou com um problema parecido, nao quero abrir outro topico podendo aproveitar esse. Entao peço desculpa por me meter no topico do amigo. Mas é o seguinte, minha cheroka sport 2000 quando na posição 1/2 nao muda de marcha, ficando apenas na 1a marcha. Alguem tem um palpite, pois do resto tudo funciona perfeitamente.
andretomasi
23/11/2011, 02:01
Lucas, tem certeza que ela não troca? Quando está em 1-2 ela estica mais a marcha mesmo, só passa pra segunda quando está bem embalado. Quando não troca mesmo, 99% das vezes esse problema acontece por causa do sensor de velocidade defeituoso. Dá uma limpada e uma revisada nele. Pode ser o TPS também, se ele falhar ela não passa as marchas corretamente.
[ ]'s
lucas.brondani
23/11/2011, 10:19
Andre... Coloquei quase 4.000 giros e nada de trocar, o resto funciona tudo direitinho... Acho que vou ter que levar em alguma ofina especializada em CA. Obrigado pela dica.
andretomasi
23/11/2011, 12:02
Lucas, pode atacar direto no sensor de velocidade na transferência ou no sensor da borboleta que o problema deve estar aí, leva em um mecânico ou auto-elétrico de confiança e pede pra testar esses sensores com um multímetro, é fácil e rápido.
[ ]'s
lucas.brondani
23/11/2011, 14:52
Andre... Obrigado pela dica, fiz um outro teste... em velocidade quando o cambio esta em terceira marcha quando passo pra posição 1-2 ela entra segunda... é só na transição do 0km/h na posição 1-2 que ela fica em 1ª... Mas vou ver isso obrigado.
Renato Fraga
06/12/2011, 17:12
Olá amigos, venho trazer notícias da minha XJ.
Na verdade péssimas notícias !!!!!
Levei meu carro a uma oficina que me recomendaram e depois de fazer o diagnóstico eletrônico, o mecânico me garantiu que meu carro não tem problema algum de eletrônica. Portanto, disse que só resolve abrindo e trocando o master kit.
Não pude acompanhar esse diagnóstico e por isso não posso afirmar se foi feito com critério, mas admito que pela justificativa do mecânico, ele está apenas querendo matar o pardal com um tiro de canhão, ou seja, por bem ou por mau, vai resolver o problema.
O que me deixa mais encucado, é que em certos momentos o câmbio funciona perfeitinho, troca todas as marchas e não dá demonstração de patinar em marcha alguma. No stall test, perfeito. Com a alavanca na posição 1/2, arranca perfeitamente, e se faço o comando manual, tudo funciona corretamente.
Diante do diagnóstico dele, o conjunto de embreagem das marchas altas é que está desgastado, fazendo assim a dificuldade em reduzir as marchas.
Me passou um orçamento compatível com o serviço, valor alto, mas fico na dúvida se o motivo principal vai ser realmente resolvido. Me dá apenas 3 meses de garantia do serviço e precisará de cerca de 30 dias para receber as peças e efetuar o reparo.
Agora fico com outro problema, fim de ano, viagem, etc etc etc, sem esse carro, tô na roça. Esquece viagem, esquece tudo.
Andar dessa forma ele me garante que vai terminar de estragar, podendo comprometer mais coisas.
Fico aqui com o relato do problema e pedindo referências de oficinas conceituadas onde eu possa enviar meu câmbio para o devido reparo com o máximo de garantia de sucesso.
Abraços a todos
andretomasi
06/12/2011, 18:50
Reli todo o tópico pra ter certeza se não tinha perdido nenhuma mensagem. Renato, afinal, foi testado os principais sensores? (de velocidade da transf, o TPS e CPS)? Só li uma mensagem que disseste que levou em um cara "especialista em eletrônica".. Será que ele testou os sensores ou só olhou o módulo?
Antes de gastar R$ 3000 abrindo o câmbio tenha certeza que eles estão funcionando mesmo pra não te darem uma facada e depois o problema continuar.
[ ]'s
Renato Fraga
06/12/2011, 19:11
Pois é André, como disse, eu levei o carro à oficina e solicitei que fizesse tal teste que você me sugeriu.
Infelizmente não pude acompanhar o serviço. Amanhã levarei o carro em outro lugar para tentar fazer esse diagnóstico. O meu maior problema é tempo....
Colocando mais uma informação, o mecânico que consultei hoje me disse que meu câmbio está sempre querendo sair em terceira marcha quando no D. Eu achei um pouco improvável, pois percebo a passagem de todas as marchas entre segunda, terceira e quarta marcha além daquela quedinha básica do giro quando entra o Lock Up.
Me disse que está sempre operando em modo de segurança, e fica assim, entre terceira e quarta. Eu imaginava que nessa situação, engatava apensas segunda e terceira.
Não gostei muito do que ouvi, vou insistir mais um pouco, o pior que pode ocorrer é o carro parar de vez na rua. Como você citou, corro o risco de o motivo de todo o problema ainda estar presente, e derreter mais um câmbio. Só que isso não acontece rápido, demora, e os 90 dias que ele me dá de garantia passam rapidinho antes de tudo manifestar novamente.
Abraço e obrigado pela ajuda.
Belarmino
06/12/2011, 19:30
Renato, se voce continuar andando com o carro voce pode criar um problema que ainda não esta acontecendo que é detonar o kit master do cambio, como eu ja disse antes a minha teve o mesmo sintoma da sua e meu mecanico disse as mesmas coisas que voce ouviu do seu, "modo de segurança, terceira e quarta, sensores, etc", leve em uma oficina especializada em Cambio automatico e peça para medirem a resistencia dos solenoides, que são tres, se um deles estiver com mais resistencia que o recomendado ele bloqueia a pressão do oleo e ai entra sim em modo de segurança e tudo vira uma bagunça, para testar os solenoides não precisa desmontar o cambio, só precisa ter o esquema eletrico do cambio e medir nos fios que ligam o modulo do cambio aos solenoides, o modulo fica montado embaixo do painel um pouco acima do pedal do acelerador, se o mecanico tiver conhecimento do esquema ele faz os testes em menos de 30 minutos. Atenção recomenda-se testar a resistencia com o cambio frio e quente.
Se forem os solenoides, fica facil de resolver, é só tirar a tampa do carter do cambio e o filtro e substituir as peças.
Valeu
Renato Fraga
06/12/2011, 21:04
Opa, obrigado por mais esse relato. Mas te pergunto:
No teu caso confirmou problema com solenoides ou era coisa mais séria mesmo????
O esquema elétrico será difícil de encontrar????
Alguém pode dar uma luz onde procurar tal informação????
Obrigado por enquanto
Belarmino
06/12/2011, 23:38
No meu caso, eu optei por abrir o cambio e revisar inteiro, no meio do caminho o mecanico achou que não precisaria mais trocar os solenoides, então trocou o Kit master e montou o cambio sem trocar os solenoides, e o problema continuou, então eu consegui um kit de solenoides emprestado de outro cambio que estava desmontado e só foi trocar os solenoides que o problema sumiu.
Resumindo o caso eu gastei bem mais do que precisava, mas agora o meu cambio esta zerado, e deve durar avida toda.
A resistencia de um dos meus solenoides era de 30 Ohms, e os que coloquei no carro tem 8,5 ohms de resistencia.
Valeu
andretomasi
07/12/2011, 00:25
Renato, eu acho que deveria procurar alguém que entenda do câmbio. Esse aí tá me parecendo enrolação.
E esclarecendo algumas coisas:
1. Modo de segurança: O modo de segurança do câmbio AW4 da XJ, ou "limp mode", funciona da seguinte maneira: quando o módulo do câmbio (TCM) detecta algum problema no câmbio, ou quando ele perde a comunicação com o ECU, ele passa a funcionar como um câmbio manual; a posição 1-2 na alavanca é a 1a marcha, a 3 é a segunda marcha, e a D é a terceira marcha. Ele anda de 1a a 3a, só não engata a 4a. E é o motorista quem tem que engatar as marchas como um câmbio manual. No modo de segurança ela não troca de marcha nenhuma, fica sempre na marcha da posição correspondente na alavanca como citado acima.
Então:
- Se ele parece estar arrancando em terceira em D, pode ser porque está entrando em modo de segurança e quando se engata o D ela tenta sair de terceira.
- Se ele passa as marchas quando está em D, como o Renato disse, da segunda pra terceira e quarta, além de ativar lock-up, é porque ele não está em modo de segurança.
As possibilidades são:
1. Ou ela não está em modo de segurança, e tem algum sensor fazendo ela se perder nas trocas de marcha, o que já aconteceu com muita gente aqui mesmo no fórum, por problemas no sensor de velocidade geralmente, e às vezes problema no TPS ou no CPS, etc. Como o câmbio usa os parâmetros do motor pra se orientar, ele é muito sensível a dados errados de algum sensor.
2. Ou ela está com algum curto que conforme está andando, ela fica entrando e saindo do modo de segurança, o que é bem possível de acontecer também, o modo de segurança pode ser ativado a qualquer instante bem como pode ser desativado quando o módulo volta a funcionar, mesmo com o carro em funcionamento e rodando. Alguns posts atrás tu disseste que quando passava em buracos piscava a luz do Check Engine? Ela pode ter piscado quando dava o curto e perdia a comunicação com o TCM. O código de erro de perda de comunicação com o TCM é o 66. Podia conferir as conexões nos plugs do ECU, se os chicotes estão inteiros, se não tem algum corte em algum fio encostando na lata, etc.
Eu levaria pra alguém que realmente testasse todos os sensores, solenóides, etc, antes de querer abrir o câmbio. Pra começar, o tal mecânico usou o scanner de câmbio? Se não usou, leve em uma oficina especializada em CA que tenha o scanner pra ler os códigos de erro específicos do câmbio. Assim pode descobrir os erros, e andar com o carro com o scanner conectado pra acompanhar o que acontece na hora que dá o problema.
[ ]'s
Renato Fraga
07/12/2011, 13:55
Pois é, obrigado por mais esse post, minha opinião é igualzinha a sua, meu raciocínio é semelhante.
Hoje procurei outra oficina, que acredito ser capaz de fazer o que eu desejo, testar os sensores eletrônicos. O problema é que o cara tá lotado de serviço, fim de ano, sabe como é né, e o dia que ele pode mexer, eu é que não poderei acompanhar.
Amanhã verei um último mecânico, e tomarei minhas decisões.
Trarei informações assim que tiver novidades.
Abraços a todos
Théo_Augusto
08/12/2011, 18:35
Oi Renato,
quais são as oficinas especializadas que você está levando? São só de câmbio? São em Jaraguá?
Preciso de um diagnóstico para o câmbio do meu TJ que há tempos vem me deixando maluco....
[]´s
Théo
Wrangler 4.0 Auto TJ 99/00
Joinville/SC
Renato Fraga
24/02/2012, 20:30
Olá a todos, espero não estar cantando vitória antes da hora, mas acho que o meu problema com o câmbio da minha XJ foi resolvido.
Depois de ouvir de todos os especialistas que tinha que abrir, trocar o pacote de embreagem, etc etc etc, aparentemente encontramos o problema.
Primeiramente, aplausos pra quem disse que o problema estava em algum sensor, acertou, mas não era o sensor propriamente dito, e sim o chicote dele, o sensor de velocidade, que não estava devidamente preso e acabou encontrando o escapamento. Com isso os fios perderam o isolamento e começou a apresentar mau funcionamento. Chicote devidamente reparado, e até agora tudo voltou ao normal.
Fica a dica.
Abração a todos
andretomasi
26/02/2012, 17:11
Primeiramente, aplausos pra quem disse que o problema estava em algum sensor, acertou, mas não era o sensor propriamente dito, e sim o chicote dele, o sensor de velocidade, que não estava devidamente preso e acabou encontrando o escapamento. Com isso os fios perderam o isolamento e começou a apresentar mau funcionamento. Chicote devidamente reparado, e até agora tudo voltou ao normal.
Ahh, a gente chuta mas de vez em quando acerta uma! Hahaha
Que bom que resolveu! Tomara que ajude algum dos colegas com problemas parecidos também ou quem tiver problemas similares no futuro.
[ ]'s
Renato Fraga
28/02/2012, 11:53
Pois é, agora só me resta um outro probleminha chato !!!
Um fuzível, o da bomba de combustível, insiste em queimar...
A solução para eu terminar minha viagem foi colocar um clip de papel para fazer um JUMP.
O curioso é que ao queimar o fuzível, além do motor morrer, o painel todo fica inoperante e a ventoinha elétrica liga.
Algumas vezes aconteceu sem motivo paparente, mas 4 vezes que queimou o fuzível durante a viagem foi quando passei por ondulações, tipo cabeçeira de ponte. Depois de jumpear, ao passar por essas ondulações, o motor dava uma engasgada e acendia a luz CHECK ENGINE, mas logo voltava ao normal.
Deve ter algum mau contato ou mais alguma coisa em curto.
Abração a todos
andretomasi
28/02/2012, 12:12
Ah, os gremlins elétricos da XJ :D
Na minha, apesar de dizerem que não poderia, e não sei todas são assim mas pelo jeito a tua também acontece o mesmo: Se eu retiro o relé da ventoinha, ela fica ligada direto.
E quem controla esse relé, e o relé da bomba de combustível é o relé ASD.
E coincidentemente, o fusível do relé ASD é o mesmo da bomba de combustível, que é o mesmo da ECU e do TCM. Fusível número 11 do PDC, acho que é um de 20 amperes. Confere na tampa.
Qual fusível tem na tua, é da amperagem correta? Eu daria uma conferida no relé ASD também, o meu já deu curto uma vez e fiquei empenhado até trocar ele, não conseguia ligar a XJ e a ventoinha ligou direto. E faz sentido com a tua situação de dar curto quando "sacode" a XJ.
Tem um fio que leva corrente do pós-chave pro relé ASD, e dele vai pros relés da bomba e ventoinha, e ele é bem isolado, então eu apostaria que o problema está na caixa de fusíveis ou no relé ASD mesmo.
[ ]'s
lucas.brondani
28/02/2012, 13:45
Ah, os gremlins elétricos da XJ :D
Na minha, apesar de dizerem que não poderia, e não sei todas são assim mas pelo jeito a tua também acontece o mesmo: Se eu retiro o relé da ventoinha, ela fica ligada direto.
E quem controla esse relé, e o relé da bomba de combustível é o relé ASD.
E coincidentemente, o fusível do relé ASD é o mesmo da bomba de combustível, que é o mesmo da ECU e do TCM. Fusível número 11 do PDC, acho que é um de 20 amperes. Confere na tampa.
Qual fusível tem na tua, é da amperagem correta? Eu daria uma conferida no relé ASD também, o meu já deu curto uma vez e fiquei empenhado até trocar ele, não conseguia ligar a XJ e a ventoinha ligou direto. E faz sentido com a tua situação de dar curto quando "sacode" a XJ.
Tem um fio que leva corrente do pós-chave pro relé ASD, e dele vai pros relés da bomba e ventoinha, e ele é bem isolado, então eu apostaria que o problema está na caixa de fusíveis ou no relé ASD mesmo.
[ ]'s
André, como sou de porto alegre, tomei a liberdade de te adicionar no msn para trocar umas ideias sobre minha XJ.
Quero tambem parabenizar por este tópico ter sido resolvido sem o gasto de 3.000 em um CA novo. Uma das coisas que estão me deixando muito p*** é a falta de praparo de algumas oficinas para fazer um diagnostico preciso.
Abraços
andretomasi
28/02/2012, 14:00
Lucas, não sei qual msn tá aqui no fórum, faz tempo que não atualizo, mas me adiciona no andretomasi@live.com
Obrigado pelo elogio. Quanto à oficinas, realmente é um problema, 99% não tem interesse em resolver um pequeno problema, e sim em condenar o câmbio e querer cobrar uma fortuna pra abrir e refazer o câmbio inteiro. Pelo menos as que conheço de Porto Alegre, todas sempre foram assim. No interior é a mesma coisa. O único lugar onde vi o pessoal ser honesto foi em uma oficina especializada em CA, perto de Lages, em SC.
[ ]'s
Renato Fraga
28/02/2012, 16:00
Ah, os gremlins elétricos da XJ :D
Na minha, apesar de dizerem que não poderia, e não sei todas são assim mas pelo jeito a tua também acontece o mesmo: Se eu retiro o relé da ventoinha, ela fica ligada direto.
E quem controla esse relé, e o relé da bomba de combustível é o relé ASD.
E coincidentemente, o fusível do relé ASD é o mesmo da bomba de combustível, que é o mesmo da ECU e do TCM. Fusível número 11 do PDC, acho que é um de 20 amperes. Confere na tampa.
Qual fusível tem na tua, é da amperagem correta? Eu daria uma conferida no relé ASD também, o meu já deu curto uma vez e fiquei empenhado até trocar ele, não conseguia ligar a XJ e a ventoinha ligou direto. E faz sentido com a tua situação de dar curto quando "sacode" a XJ.
Tem um fio que leva corrente do pós-chave pro relé ASD, e dele vai pros relés da bomba e ventoinha, e ele é bem isolado, então eu apostaria que o problema está na caixa de fusíveis ou no relé ASD mesmo.
[ ]'s
Putz, me perdoe a ignorância, mas pode me explicar o que seria ASD??? ECU e TCM não são a mesma coisa???
O fusível que insiste em queimar é um de 15 amp mas ainda não consegui ver qual é o seu número.
Mais tarde eu confirmo e posto por aqui.
Grande abraço
andretomasi
28/02/2012, 16:30
Renato,
ASD = Automatic Shutdown relay
ECU = Electronic Control Unit (ou PCM - Powertrain Control Module)
TCM = Transmission Control Module
ASD é um relé "geral", que é ligado pela ignição, e a partir dele é ligada a bomba de gasolina, os módulos, etc.. esse relé basicamente tem a função de desligar todo o veículo no caso de uma colisão ou algum problema grave na viatura, já que os outros sistemas essenciais de funcionamento são atrelados a ele. É como uma "chave geral" da XJ.
ECU (ou PCM) é o módulo principal, o popular "módulo da injeção"
TCM é o módulo da transmissão, que controla o câmbio, fica escondido embaixo do painel
Confere qual é o fusível que insiste em queimar que eu confirmo no manual de manutenção. A XJ é 97 ou 98?
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Renato Fraga
21/05/2012, 01:01
Poxa, o problema foi aparentemente resolvido e eu esqueci de postar aqui. Agora manifestou novamente e estou aqui relatando mais uma vez o ocorrido.
Na primeira ocorrência, quando o fuzível da bomba de combustível insistia em queimar, depois de muito investigar, meu mecânico disse que o problema estava no chicote da bomba que apresentava um fio com o isolamento esfolado. Reparou e 3 meses após, ontem no caso, o problema se repetiu. Sem fuzível reserva, apelei logo para o jump. Minha surpresa foi que o curto estava fechado, tanto que o clip ficou incandescente numa fração de segundos queimando severamente meus dedos.
Minha suspeita está na bomba de combustível ou mesmo na boia do tanque.
Nas primeiras ocorrências, aconteceu somente com o tanque cheio.
Desta vez, com o tanque quase vazio, estava a caminho de um posto.
Amanhã o carro volta para a oficina na tentativa de corrigir o problema....
Prometo relatar aqui o diagnóstico.
Abraços a todos
Renato Fraga
24/05/2012, 16:51
Pois bem, o problema com a queima persistente do fusível parece que foi resolvido.
Depois de muito quebrarmos a cabeça, achamos uma solução: Fazer um circuito paralelo do relê da bomba até ela.
O fato foi que ao rastrearmos o trajeto do fio que sai do relê, notamos que ele se desvia e em baixo do painel entra em mais de uma caixinha. Suspeitamos que seria algum dispositivo de corte de alimentação da bomba, coisa de alarme, etc etc etc...
Como o alarme original não opera mais, e foi adaptado um POSITRON, temo que alguma gambiarra esteja provocando o curto que insiste em queimar o fusível.
Pode parecer uma solução grosseira, mas o que eu quero é o carro funcionando de forma confiável.
Aproveitando os testes feitos com o carro, o mecânico pôde verificar com mais eficiência a minha antiga queixa a respeito da primeira marcha que insistia em não engatar quando a alavanca estava em DRIVE.
O diagnóstico foi rápido e direto: Válvula do governador !!! Mais uns R$1200,00 e espero ter o câmbio funcionando perfeitamente, afinal por conta da troca dessa válvula, óleo e filtro do câmbio também serão trocados.
Abraços a todos e volto trazendo mais relatos
andretomasi
24/05/2012, 17:25
Como já falei no outro tópico, acho que fizeram gambiarra pra instalar esse teu Positron e fizeram gato no security, deve ter algum curto aí no meio do caminho. Se assim vai ficar mais confiável, tem todo meu apoio! :D
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Renato Fraga
21/06/2012, 01:18
Trazendo mais notícias, a Cheroka tá bala agora !!!
O problema de queimar fuzíveis, não ocorreu mais. Espero ter resolvido.
Quanto ao câmbio, o nosso AW4 não tem solenoide do governador, tal como o A500 das Grand Cherokee.
Em nossas cherokas, existem 3 válvulas solenoides. Uma para comandar a 1ª e 2ª marcha, outra para comandar a 3ª e 4ª marcha, e uma terceira que comanda o LockUp do conversor.
O diagnóstico do meu mecânico foi falho, pois não era válvula do governador que provocava a falha, mas independente de tudo, as 3 solenoides estavam apresentando resistência anormal. Trocamos as 3.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=354421&d=1340251946
Desde o início eu já suspeitava disso, mas finalmente está resolvido. Foi trocado o óleo e o filtro aproveitando o serviço.
Uma dica legal é que existe um kit de válvulas, diferente das originais, que substituem perfeitamente as originais. Externamente são bem diferentes, e no kit vem uma série de bracinhos para prender ela em seu decido local. A referência é para o câmbio A340 que equipa alguns modelos Toyota.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=354419&d=1340251890
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=354420&d=1340251917
O curioso foi que eu cheguei com as válvulas e o mecânico disse que não serviriam. Achei que tinha recebido peças erradas. Liguei para o vendedor e ele me explicou a compatibilidade.
Instalamos e tá tudo certo.
Abraços a todos
Brimo Renato, coloca o prezinho das peças pra Salim zaber, caso precise no futuro.
Salamaleiko!:concordo:
Renato Fraga
21/06/2012, 07:28
O kit com as 3 solenoides eu paguei R$700,00.
Abraços
Belarmino
23/06/2012, 22:16
LA no inicio do topico eu disse que o problema eram os solenoides, eu tive o mesmo problema, e se alguem precisar de um kit de solenoides eu tenho um pra vender.
Renato Fraga
23/06/2012, 23:35
Pois é, eu preferi eliminar todas as possibilidades de problemas periféricos, antes de abrir o câmbio !!!!
Abraços
LUISDAUDT
26/06/2012, 08:33
Fala pessoal ... Gostaria de saber se podem me ajudar . Minha xj é 99 e vem apresentando um problema estranho, quando saio principalmente pela manhã ela sai trocando de marchas normalmente e tal mas, passando um um buraco cai para primeira marcha e ai so acelerando acima de 4000 pra trocar novamente ... Comprei ela a pouco tempo e ja tive problemas no TPS(que coloquei paralelo) e no cps(que coloquei Mopar). Alguem sabe o que pode ser ?
andretomasi
26/06/2012, 10:03
Confere o sensor de velocidade na caixa de transferência, Luis.
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LUISDAUDT
26/06/2012, 11:31
Valeu a dica Andre ! Sabe me informar como realizo o teste ?
andretomasi
26/06/2012, 22:07
Testa com um multímetro se o sinal cai quando mexe nos fios dela. Normalmente é mal-contato em algum fio ou o conector solto/sujo, ou o próprio sensor estragado.
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gabriel junior
13/05/2013, 22:19
boa noite galera
to com uma sport 98 ela tem vezes que nao entra e ré, troquei o oleo dela e continuou do mesmo jeito horas entra horas nao ?!??! o que será isso?!?!?!
Cássio A R
03/07/2023, 19:27
LA no inicio do topico eu disse que o problema eram os solenoides, eu tive o mesmo problema, e se alguem precisar de um kit de solenoides eu tenho um pra vender.
Ola Belarmino, a minha cheroke XJ 4.0 sport 98 esta com o mesmo problema, vc ou algué do grupo tem os solenoides para ela ou sabe aonde posso comprar?
Ola Belarmino, a minha cheroke XJ 4.0 sport 98 esta com o mesmo problema, vc ou algué do grupo tem os solenoides para ela ou sabe aonde posso comprar?
no ALIexpress tem, tbm tou querendo comprar. Tenho esse problema tbm há uns 3 anos. Hora fica normal, hora não engata primeira, aí resolve sozinho e fica bom... passa 6 meses volta a dar problema, loucura!
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