PDA

Ver Versão Completa : Luz apaga "quando aquece"

CésarR
12/10/2011, 19:09
Boa noite pessoal,

Estou com um problema na minha viatura. Aconteceu já algumas vezes de estar rodando nela à noite e do nada o farol\lanterna desligar sozinho e sem que eu fizesse nada, momentos depois voltasse. Alguém sabe o que pode ser? Coloquei "quando aquece", em aspas, pois foi o que consegui pensar.

Outras informações:
- Achei que fosse problema elétrico (alternador, bateria), pois estava com esses problemas antes. As escovas do alternador foram trocadas e a bateria também - a anterior estava ruim. Até achei que fosse problema da bateria, mas voltou a acontecer com essa nova.

- Às vezes que aconteceu eu estava com o carro parado em engarrafamentos. Após voltar a andar normalmente, pareceu normalizar. A temperatura, pelo que pude ver pelo termômetro estava ok, entre 60 e 80 se não me engano.

- Pelo que lembro, acho que o farol de milha funcionava ok, mas ele está isolado da ligação do farol e com fusível moderno dentro do carro. A ligação que cai está o farol, lanterna, luz do velocímetro e luz da placa.

Obrigado a quem puder ajudar ou dar alguma dica! :cool:

PS. Fiz a busca por palavras chaves e não achei algum tópico.

Waldir Rodrigues de Lima
12/10/2011, 19:28
Boa noite pessoal,

Estou com um problema na minha viatura. Aconteceu já algumas vezes de estar rodando nela à noite e do nada o farol\lanterna desligar sozinho e sem que eu fizesse nada, momentos depois voltasse. Alguém sabe o que pode ser? Coloquei "quando aquece", em aspas, pois foi o que consegui pensar.

Outras informações:
- Achei que fosse problema elétrico (alternador, bateria), pois estava com esses problemas antes. As escovas do alternador foram trocadas e a bateria também - a anterior estava ruim. Até achei que fosse problema da bateria, mas voltou a acontecer com essa nova.

- Às vezes que aconteceu eu estava com o carro parado em engarrafamentos. Após voltar a andar normalmente, pareceu normalizar. A temperatura, pelo que pude ver pelo termômetro estava ok, entre 60 e 80 se não me engano.

- Pelo que lembro, acho que o farol de milha funcionava ok, mas ele está isolado da ligação do farol e com fusível moderno dentro do carro. A ligação que cai está o farol, lanterna, luz do velocímetro e luz da placa.

Cesar tudo bem??

Não acho que o defeito tem haver com o "aquecimento"...:?
Tá parecendo mais coisa de "mal contato" !!!:confused:
Tente pilotar a viatura de dia com ao menos a lanterna acessa!! E verifique sempre condição dela ( se está acessa mesmo!!! ).:idea:
Ao que parece existe algum mal contato na distribuição de alimentação na viatura!
Teste e veja como se sai???:-o

PS: o carro não morre quando falha a alimentação nele?!??!!:semideia:semideia

CésarR
12/10/2011, 20:24
Tudo e vc? Obrigado pela resposta!

Waldir, pensei nisso, no fato da trepidação. Mas foi estranho que em todas as ocasiões fiquei engarrafado.

Vou fazer esse teste de dia e ver no que dá!

Não, em todas as vezes que aconteceu, foram poucas, o carro não morreu. A alimentação parece conitnuar ok, pelo que lembro, acho, o farol de milha ainda funciona nesse caso.

Abraços!

Angelo Avelar
12/10/2011, 21:34
observe que na chave de farol se for original tem um interruptor termico, circulado na foto, que substitui fusivel que quando aumenta a corrente aquece e desliga o que for alimentado por ela, geralmente, trocão as lampadas dos farois por uma de maior potencia e causa o defeito, farois de milha instalado apos ela tambem causa esse defeito ou lampadas de posiçao das lantenas traseiras. veja tambem se nao tem algum fio descascado causando curto circuito intermitente

Edemar
12/10/2011, 22:49
Se ainda tem o comutador de farois no pé verifique seu funcionamento. As vezes ele também fáz algums "fantasmas".

Rafaminc
13/10/2011, 10:39
Boa noite pessoal,

Outras informações:

Se for problema de superaquecimento nos contatos vc pode colocar um relê de R$5,00 para aliviar a corrente na chave do farol.
Se tiver a troca alto/baixo no pé ainda, verifique o estado das ligações, limpando e reapertando os parafusos que fixam os fios.

CésarR
23/10/2011, 22:13
Pessoal, só consegui ver hoje no final da tarde, final de semana tumultuado.

Angelo Avelar:
É esse mesmo! Não entendo tanto de elétrica, não sei qual é a potência das lâmpadas do farol. De repente a corrente esteja aquecendo.
Tá meio soneado de fio, alguns eu vi que estão desligados, vou ver se retiro ele.

O farol de milha tava ligadado antes, mas foi desfeito e a ligação foi isolada! Vi rápido e não pareceu ter fio em curto.

Edemar:

É no pé ainda! Eu olhei em baixo as ligações e parecem estar ok! Limparei melhor próximo final de semana (só quando tenho tempo pra mexer). Mas não acho que seja daqui...

Rafaminc:

Pode ser o aquecimento na chave que o Angelo falou. Colocaria o relê aonde? Antes da chave?

Obrigado pela ajuda!!

georgevalle
24/10/2011, 07:39
CesarR o meu cj tambem fez isso algumas vezes e resolvi o problema colocando um fusivel auxiliar, se não me engano de 5A (destes comuns de vidro com suporte encontrado em auto peças/auto eletrica) em paralelo com o fusivel termico da chave desta forma se ocorrer algum curto o fusivel queima e o fusivel termico desarma mantendo a segurança do sistema, ja vi algumas gambi que retiram o fusivel termico por este "defeito" não é recomendado pois vai estar tirando a proteção em caso de sobrecarga (curto).

CésarR
24/10/2011, 08:45
GeorgeValle, eu sei que é um lugar ruinzinho, mas teria foto? porque eu não saco tanto de elétrica, mas se não fosse complicado fazer, eu faria! Do contrário pedirei a um eletricista!

obrigado!!

Rafaminc
24/10/2011, 11:00
GeorgeValle, eu sei que é um lugar ruinzinho, mas teria foto? porque eu não saco tanto de elétrica, mas se não fosse complicado fazer, eu faria! Do contrário pedirei a um eletricista!

obrigado!!

César, o relê vai depois da chave. Se vc colocar fusível no meio da jogada, provavelmente não vai mudar nada se o problema estiver na chave do farol.
Acredito que seu problema não seja nada em curto, mas sim contatos velhos e desgastados, então vc teria duas alternativas:
Trocar a chave ou colocar relês auxiliares para diminuir a carga sobre os contatos dela.
Nunca abri a chave do farol, mas se vc tiver a oportunidade de revisa-la, reapertar os parafusos que fixam os fios e dar uma lixada nos contatos se necessário, pode ser que tudo volte ao normal.

georgevalle
24/10/2011, 12:48
Rafaminc para colocar um relê você vai precisar colocar um fusivel na linha (existe alguns modelos de relês auxiliares que tem no interior dele o fusivel que é o mais indicado para estas adaptações) no caso eu sugeri colocar um porta fusivel ligado em paralelo nos terminais do fusivel termico original da chave (a lógica é que ao se fazer um desvio da corrente que iria passar pelo fusivel termico este não irá aquecer), não é teoria e sim pratica ja fiz isso no meu jeep e tinha feito tambem em uma C-10 que havia apresentado o mesmo problema, basta ligar os fios do suporte de fusivel (figura anexa) aos terminais da proteção termica da chave de luz figura anexa e realça de vermelho no post do amigo Angelo, que o problema estará resolvido e caso venha a ocorrer um curto na linha tanto o fusivel como a proteção irão proteger a fiação.

Rafaminc
24/10/2011, 12:59
Rafaminc para colocar um relê você vai precisar colocar um fusivel na linha (existe alguns modelos de relês auxiliares que tem no interior dele o fusivel que é o mais indicado para estas adaptações) no caso eu sugeri colocar um porta fusivel ligado em paralelo nos terminais do fusivel termico original da chave (a lógica é que ao se fazer um desvio da corrente que iria passar pelo fusivel termico este não irá aquecer), não é teoria e sim pratica ja fiz isso no meu jeep e tinha feito tambem em uma C-10 que havia apresentado o mesmo problema, basta ligar os fios do suporte de fusivel (figura anexa) aos terminais da proteção termica da chave de luz figura anexa e realça de vermelho no post do amigo Angelo, que o problema estará resolvido e caso venha a ocorrer um curto na linha tanto o fusivel como a proteção irão proteger a fiação.

Sua lógica do fusível é proteger a ligação entre a chave e o relê ou entre o relê e as lâmpadas?

georgevalle
24/10/2011, 16:05
Rafaminc esta ligação vai desviar um pouco a corrente quando as luzes estiverem acesas, desta forma não vai sobrecarregar o protetor termico, você não vai precisar utilizar o relê, mantem a ligação original do jeep, outra opção é refazer a fiação e colocar uma caixa de fusiveis com fusiveis independente para as luzes das lanternas esq. e dir. alta e baixa e eliminar o protetor, mas no meu ver o mais facil, rapido e barato e você mesmo faz em casa é colocar em paralelo com o protetor o fusivel, ou pode tentar trocar o protetor existe só ele a venda em auto peças, o principio dele é o mesmo dos disjuntores resindeciais que com o tempo desarmam com uma corrente menor.

Rafaminc
24/10/2011, 16:24
Rafaminc esta ligação vai desviar um pouco a corrente quando as luzes estiverem acesas, desta forma não vai sobrecarregar o protetor termico, você não vai precisar utilizar o relê, mantem a ligação original do jeep, outra opção é refazer a fiação e colocar uma caixa de fusiveis com fusiveis independente para as luzes das lanternas esq. e dir. alta e baixa e eliminar o protetor, mas no meu ver o mais facil, rapido e barato e você mesmo faz em casa é colocar em paralelo com o protetor o fusivel, ou pode tentar trocar o protetor existe só ele a venda em auto peças, o principio dele é o mesmo dos disjuntores resindeciais que com o tempo desarmam com uma corrente menor.

Amigo, um fusível não desvia corrente, ele somente evita a queima de componentes como fios, chaves, contatos e fornece uma proteção adicional em um eventual curto circuíto.
Esse desviar a corrente que vc fala deve ser algum resistor cerâmico de alta potência colocado em série, que na verdade aumenta a resistência no circuíto diminuindo a amperagem e consequentemente a potência das lâmpadas (farol mais fraco).
O relê serve para diminuir a corrente que circula pelos contatos da chave, sendo que em um carro normal, temos em média uma corrente de +- 10A circulando pela chave quando os farois e sinaleiras estão ligados, e com a colocação do relê, essa corrente baixa para 0,15A na chave preservando e aumentando a vida útil destes contatos.
Se possível coloque um esquema elétrico da sua ligação...

georgevalle
25/10/2011, 07:55
Colega, você não esta me entendendo, você não vai eliminar a proteção termica original e sim instalar um "desvio" de corrente (o fusivel que no caso de curto vai queimar) entendeu agora, quanto a relês você não reduz a carga de corrente que passa pela chave você praticamente anula a corrente pois onde passava o consumo de duas lâmpadas de 55W + 4 de 5W mais algumas de 2W do painel totalizando +/ 80W (considerando a voltagem de 12 V temos uma corrente nominal de 9,6 Amperes ao instalar um relê toda essa carga irá passar pelos contatos do relê e o novo sistema e pela chave irá passar somente a carga da bobina do relê que deve ser em torno de 200mA ou seja por onde passava quase 10 Amperes irá passar muito menos de 1 Ampere portanto claro que o relê resolve a situação mas terá que fazer toda a ligação nova desde a bateria (ou melhor ainda ligando o positivo do relê no terminal de carga do alternador como fiz para instalar os faróis auxiliares da Sportage que o dono anterior mandou instalar e os "burros" dos eletricistas instalaram os relês sendo alimentados pelo sistema original do carro), mas no jeep como é para solucionar o problema da idade do protetor termico basta colocar o fusivel como descrevi antes ou trocar o protetor, entenda bem, sempre que instalamos um fusivel ou um fio em paralelo com outro a corrente que passa pelo circuito é divido por eles desta forma como citei antes o fusivel de 5 Amperes não vai queimar pois tem metade da corrente passando tanto pelo protetor termico (aprox. 4,8 A) quanto pelo fusivel (tambem 4,8 A), veja bem o fusivel é o mais facil e rapido mas claro que o ideal é redimencionar e refazer a instalação da viatura caso você tenha farois auxiliares, etc...

CésarR
30/10/2011, 13:14
Pessoal,

Obrigado pela ajuda! Ontem consegui ver um pouco melhor o ninho de mafagatos que é a fiarada que está no painel (acho que tem fio demais pra equipamento de menos...).

Mexendo em alguns fios acho que soltei sem querer um dos cabos, desligando a lanterna. Ao contrário da imagem enviada pelo Angelo, além dos 3 engates pra conectores, ele tem mais dois entre o os 3 da frente e o interruptor térmico. O que aconteceu foi que meu relógio de combustível é separado e um dos fios (sem conector) estava preso em um desses 3 conectores e outro conector estava meio frouxo - talvez seja mal contato, talvez. O fio do relógio do combustível tava na gambiarra mesmo...e mantive assim por enquanto.

Embora não acho que seja somente isso, só vendo o bicho na rua agora.

Georgevalle e Rafaminc, preciso comer muito arroz com feijão para entender completamente o que falaram...sou uma negação em elétrica.

Voltando ao assunto do fusível em paralelo...como instalaria esse fusível moderno? Na imagem que o Angelo Avelar mandou, tenho apenas um cabo conectado no interruptor térmico, no último parafuso. O fusível entraria como?