PDA

Ver Versão Completa : Câmbio 5 marchas

ramil2007
06/10/2003, 13:10
Olá galera...
O câmbio 5 marchas do opala com a ré para frente, é o mesmo câmbio clarck 5 marchas?

Grato RAmil

Américo
06/10/2003, 13:43
E aí Ramil, te mandei uma MP a respeito do carburador, dá olhada no seu correio.
Não tenho certeza mas acho que o câmbio do Opala não é igual ao Clarck.

Pedro Américo

Marcelo
06/10/2003, 14:39
Ramil,

Até o que sei, o câmbio dos Opalas é produzido pela própria GM, enquanto os Clarcks são de uma empresa (Clarck, obviamente :P ) que produz câmbios para diversas montadoras: Ford, GM etc, ou seja, são diferentes. :wink:

[s]

ramil2007
06/10/2003, 15:12
Olá,
Blz?
Mas eu posso adaptar esse câmbio 5 marchas do opala com o motor 4 cilindros a alcool ano 90, e fica ótimo?
Pois eu encontrei um desses por 500 reais, o q acham?

Se alguem souber de algo, me avise...

Grato

Ramil

EduardoLang
06/10/2003, 17:01
Ramil,

Realmente nos opalas 1992 6cc foram utilizados câmbios CLARK de 5 marchas. Só que são cinco marchas para frente e uma para trás. Pelo que vc está falando, esse câmbio é de opala 6cc mas com quatro marchas à frente e uma para trás, não é???? Tenho um diplomata 6cc 1988 com esse câmbio. O câmbio é da marca GM e tem 4 marchas. Se for esse câmbio, ele aguênta o torque do motor 4cc e do motor 6cc, pois ele foi feito para o motor 6cc. Não sei quanto à adaptação ao jeep, incluido a reduzida. Para se identificar melhor um câmbio clark de cinco marchas para o OPALA, o centro do câmbio é feito em um material na cor VERMELHA e ainda tem uma chapetinha, olha que eu disse CHAPETINHA escrita CLARK. Para os opalas, esse é o melhor câmbio que existe.

Não sei quanto à aplicação desse câmbio no jeep!!!!!!!

Pelo que sei, o pessoal fala do câmbio clark, mas é o câmbio da C20 e da A20. Nestes câmbios, a relação é diferente da relação do opala, esses câmbio são mais reduzidos devido ao fato que o diferencial é mais longo que o do opala.

Será que eu confundi mais do que espliquei?????????

sds jeepeiras........

Marcelo
06/10/2003, 17:22
...Realmente nos opalas 1992 6cc foram utilizados câmbios CLARK de 5 marchas...
Essa foi novidade... :shock: :shock: :shock:

[s]

ramil2007
06/10/2003, 17:25
E ae Eduardo,
Blz?

Não complicou nõa, eu entendi, mas o câmbio que eu encontrei é de 5 marchas para frente e uma de ré, a ré é para frente, a pessoa de quem estou pretendendo comprar, me disse que é um câmbio do motor 4 cilindros do opala e não do 6, pois ele esta vendendo pq vai colocar o 6 cilindros no opala dele e disse que esse câmbio não aguentaria, achei estranho, mas não questionei, amanhã volto a ligar apara ele, e irei solucionar essa dúvida...

Mas na verdade acho que é furada...

Mas.....?

Valew Fiiii

Ramil

EduardoLang
06/10/2003, 17:35
então, Ramil,

Realmente esse câmbio do opala 4cc NÃO AGUÊNTA O MOTOR DO 6CC é só vc dar uma arrancada um pouco mais forte e ele vai estourar todo! ! ! ! !

O torque do motor 4.1 é animal em relação ao do 4 cc (2,5).

De qualquer forma, acho que se o proço for de R$ 500,00 só pro câmbio, tá pra l´pa de caro ! ! ! ! !

Forte abraço,

sds jeepeiras.

Marcelo
06/10/2003, 17:36
Ramil,

Precisa verificar se esse clarck é igual ao da C-20 (e outras), senão acho que será difícil encontrar as flanges de adaptação da reduzida (se é que existe algum :roll: ). Seria interessante também verificar a relação de marchas desse câmbio, senão seu Jeep pode ficar xoxo :? nas trilhas. :wink:

[s]

ramil2007
06/10/2003, 18:47
Olá pessoal,

è realmente preciso ver isso com a pessoa que quer me vender, pois eu estava pensando que iria fazer um ótimo negócio...
Agora não estou gostando nada desse câmbio, eu queria um câmbio que fosse bem robusto, tipo o original...

Vou voltar para as pesquisas...

Muito grato de vcs...

Ramil

ramil2007
06/10/2003, 18:50
Saudações...

Então o câmbio certo para o motor 4 cilindros de 5 marchas para frente, seria o clarck da C20 e não o câmbio do opala?
Eu que me comfundi todo, eu pedi o câmbio do opala...

Vou verificar melhor...

Valeu

du
06/10/2003, 22:02
Pessoal,

Pelo que eu saiba, existiram opalas 6 cilidros com câmbio manual de 5 marchas, modelos 1991 e 1992, mas o dito popular é que para "esmirilhar" mesmo, o câmbio de 5 não aguentava, tinha que trocar pelo de 4. Diziam até que o câmbio de 5 sempre foi do 4 cilindros, e mesmo assim eles colocaram no 6 cilindros para melhorar o consumo.

Abraços Du.

Terada
06/10/2003, 22:29
Ramil

O cambio clarck do opala é diferente do clarck da C-20.

Terada
Cj-5/58

dptucunduva
08/10/2003, 17:11
Ramil

O cambio clarck do opala é diferente do clarck da C-20.

Terada
Cj-5/58

Complementando o que o Terada falou...

O 5 marchas do opala 4 canecos não tem nada a ver com o clark que se coloca no jeep. Que dá dá, pque vc sabe que jipeiro ninguém segura :D, mas se vale a pena............ aí são outros............ :D

O clark que todo mundo põe no jipe é o 2205 (ou 2215, com ré sincronizada), e saiu no opala 1992 6 canecos a álcool. O mesmo câmbio da F1000, C20, etc. Só que esse custa lá pros 1 e meio mesmo. Na lista dos opaleiros, esse câmbio é o supra sumo pro opala 6 canecos.

Se vc colocar esse 5 marchas aí, que é o do 4 cilindros e saiu em váááários anos, depende do pé. Todos opaleiros que conheço falam que ele não aguenta nem dirigindo na boa, se o motor for forte.

Overland
10/02/2008, 01:15
Complementando o que o Terada falou...

O 5 marchas do opala 4 canecos não tem nada a ver com o clark que se coloca no jeep. Que dá dá, pque vc sabe que jipeiro ninguém segura :D, mas se vale a pena............ aí são outros............ :D

O clark que todo mundo põe no jipe é o 2205 (ou 2215, com ré sincronizada), e saiu no opala 1992 6 canecos a álcool. O mesmo câmbio da F1000, C20, etc. Só que esse custa lá pros 1 e meio mesmo. Na lista dos opaleiros, esse câmbio é o supra sumo pro opala 6 canecos.

Se vc colocar esse 5 marchas aí, que é o do 4 cilindros e saiu em váááários anos, depende do pé. Todos opaleiros que conheço falam que ele não aguenta nem dirigindo na boa, se o motor for forte.

Errado, o câmbio CL-2205 não saiu no Opala a álcool, só a gasolina. Esse câmbio suporta torque líquido máximo de 30,4kgfm, o motor a álcool tem 31kgfm em 1991 e 1992, de fábrica esse câmbio só saiu nos modelos a gasolina, sendo o modelo CL-2205B. Outra é que câmbio de 5 marchas GM no 4 cilindros não dá problema, só dá se você coloca ele no 6 cilindros.

Os câmbios que equiparam as pick-ups A20/C20/Bonanza/Veraneio (todos álcool e gasolina) são CL-2205A ou CL-2215A. Nas F-1000 (álcool, gasolina e diesel aspirado) o câmbio era o CL-2205E e CL-2215E e nas Bonanza a diesel (aspirado) também saiu o CL-2205E e CL-2215E.

Opalas 4 cilindros também saíram com câmbio CL-2205, mas era o C que suporta torque líquido máximo de 19,4kgfm.

Já nos Chevette 1.6 saiu o câmbio CL-2205D que suporta torque de 12,9kgfm e nos Chevette 1.0 saiu o câmbio CL-2205F que suporta torque líquido máximo de 11kgfm.

Carlos Bernardo
10/02/2008, 16:07
O que vira é o Clark da C-20.

Tem na Dep Tech.

Spina4x4
27/02/2008, 07:59
Saudações...

Então o câmbio certo para o motor 4 cilindros de 5 marchas para frente, seria o clarck da C20 e não o câmbio do opala?
Eu que me comfundi todo, eu pedi o câmbio do opala...

Vou verificar melhor...

Valeu
Caro colega..
Com certeza o cambio mais forte é o clark da C-20 !!
Com um motor 4 cilindros vai ser praticamente impossível quebra-lo !! (experiência própria!!! rs)..quebrei umas 18 vzs cambio de jeep, depois do clark, nunca mais deu dor de cabeça ! agora é a reduzida que quebra !
...Já alguns colegas optam pelo cambio do chevette para jeeps com relação 43:8 e motor opala 4cilindros fica uma relação excelente de marchas ! Dependendo do seu pé acho uma boa opção ! levando em consideração que os que montamos ainda não quebraram (tanto nos motores de opala e nos motores ap, inclusive turbinado)!

Boa sorte !!!

Priscila Martins
21/09/2015, 11:19
Bom dia!
Sou nova aqui no fórum.
Estou com um Jeep Willys 62.
Gostaria de mudar o câmbio para 5 marchas, mas como não entendo nada de mecânica estou um pouco perdida.
Tem como colocar um de 5 marchas, sem perder a tração 4x4?
E qual câmbio devo procurar?

Obrigada!!

RogérioNunes
21/09/2015, 14:53
Seja bem vinda Priscila!
O melhor custo benefício é instalar o câmbio de 5m do chevete e diferencial com relação 8x43. Tem kit no mercado para fazer toda adaptação mantendo a tração.Qual motor está usando?
Procure ajuda com o pessoal do jeep clube da sua região ou algum amigo que tenha conhecimento para te ajudar. Não se aventure sozinha nessa empreitada e se precisar, consulte o pessoal daqui do fórum.

Fernandolc
19/11/2015, 05:26
Bom galera estou com um problema qual cambio usar para um motor perckins q20b q estou colocando numa F75