PDA

Ver Versão Completa : Câmbio Invecs II quebrado na Pajero Sport!

ric945
12/10/2011, 09:15
Galera, tô no desepero e numa situação inusitada. Já nemme preocupo com o que pode ter causado, mas sim, o que vou fazer!!
Minha Pajero é DIESEL 2002 e tem o famoso câmbio Invecs II, considerado o melhor de todos.
Bom, cuido pessoalmente do meu carro e sou bem crítico a tudo que aparece nele, fazendo manutenções regulares e a cada 5.000km. O carro já está comigo há quase 60 mil Km.
Semana passada, andando normalmente pela trânsito de Recife, depois de sair de um semáforo, o carro não tocou de 1ª para 2ª e depois pulou para 3ª, piscando a luz N do painel, com o carro em D. Não vou entrar no detalhe disto, pois já foi amplamente debatido e é uma situação "prevista" até no manual do carro. Enfim, não é windows, mas ele entra em modo de segurança, se algo estiver errado. Geralmente trata-se aquecimento de óleo (carro a gasolina ou com GNV, ou nos diesel, são ralacionados a problemas com óleo velho, ou filtros entupidos, etc.). No meu caso, meu carro tem 118 mil Km rodados e faço as manutenções no câmbio conforme manual, ou seja, a cada 40 mil Km. Aos 80 mil troquei óleo e filtro. O problema foi que após aprecer o N, a ré não funcnionava. Entrava, mecanicamente falando, mas não tracionava.
Após levar para Oficina, começamos a verificar tudo: óleo em dia, nível normal, não havia cheiro de queimado, enfim, nada que levasse a uma parada dessas. Tiramos o cárter e o pior começava a se constatar. Havia limalhas de ferro misturados ao óleo, mau sinal. Ao trocar idéias com as oficinas da cidade, todos são uniânimes, ao dizer que se estava em modo de segurança e não entra ré, o câmbrio quebrou internamente e não há conserto, ou seja, jogar no lixo. Começamos a desmontar ontem e ao que tudo indica, quebrou o planetário (não sei muito bem como funciona, mas é uma das poucas ngrenagens do câmbio AT, que é quem faz o engate da ré).
Bom galera, tô no desepero! :cry: Não sei o que fazer. Amo meu carro, que está novinho, acabei de por 4 pneus novos e só me restam 3 alternativas:

* Achar um câmbio usado Invecs II de outra Pajero 2001-2003, e que não esteja ruim (muito raro, mas fácil ganhar na megansena)
* Vende-la ao ferro velho (que dor!!), mas acho que não compensa...
* tentar por outro câmbio AT (adaptar para MT até daria, mas iria gastar muito e não compensaria). Começamos a pesquisar e parece que o câmbio da L200 Triton é muito similar e com pequenas adpatações serviria (apesar do ser o mesmo das pajero 2.5 nacionais, o bloco do motor é o mesmo - triton x pajero sport 2002). Ainda não sei quanto custa, nem onde conseguiria.

Bom pessoal, tô pondo isso aqui para ver se alguém tem uma idéia ou alguma ajuda!!

SAPO-BOMBA
12/10/2011, 12:14
Meu caro, basta ligar para as empresas especializadas em câmbio AT. Levar isso em oficina não vai resolver teu problema, vão ficar chutando soluções e preços e não vão resolver tua vida.

Dá uma pesquisada com calma, pois tem gente que recebe teu câmbio em base de troca pra vc pegar outro igual, aí vc leva pra dar uma revisada antes de botar na Pajero e tá resolvido...

LGVM
12/10/2011, 16:22
Fiz o câmbio AT do meu Honda Passport ano 95 que tinha ido p/ o saco e gastei 4mil. Ficou zerado. Mande retificar em uma oficina especializada, não gastará mais do que isso!! Quem fez o serviço foi a mecanica aurelio import na zona norte de SP.

vendicto
11/02/2015, 20:22
Boa noite, sou novo no site e veio na pajero sport 2.8 diesel aut. 2003 que acabou de quebrar o cambio. alguem sabe se o cambio invecs II da pajero sport 2003 é o mesmo da pajero dakar 2009 que tambem é invecs II?. Valeu.

pissini
16/02/2015, 23:28
A minha acabou de pifar tambem! Estou muito decidido a por uma caixa mecanica mesmo! Chega de sustos e medos e oleo caro etc e tal! Fazer oque? Vou abrir mao do conforto e charme do cambio aut. para ter segurança e menores gastos!

pliniodemarco
18/02/2015, 00:26
O problema desses câmbios é a falta de manutenção, tive problemas e quando abrimos o câmbio estava tudo ferrado, o óleo estava mais pra graxa, desmontamos e trocamos todas as engrenagens e componentes, gastei mais mais de 9 mil pra arrumar e ficou perfeito, vai fazer 3 anos agora e é só alegrias, e claro, sempre cuidando do carro.
Boa sorte com a Pajero de vocês.

pissini
18/02/2015, 01:28
Bza irmao! Mas eu sou m cuidadoso e a primeira coisa que fiz foi gastar 700 oleo original mit, tqm3, acho q e isso msm,e o original comprado na mit, e mais 150 do filtro, agora acabou minha paciencia, vou por uma transmissao mecanica, estou certo de minha decisao sabe. Vc por acaso sabe qual a numeraçao das cxs. mecanicas das pajeros sport? Pretendo gastar uns 3 mil numa cx dessas seminovas, sera q da l200 serve tbem?

pliniodemarco
25/02/2015, 14:33
Não sei ao certo, mas acredito que a caixa da L200 deve ser igual, o que pode mudar é a relação de alguma marcha, talvez não seja tão significativo.