Ver Versão Completa : Gaiola motor boxer TURBO
lucasfellini
11/10/2011, 21:47
Fala aew galera, estou com uma ideia que vem a bastante tempo já, de usar o kit Turbo (1600 R$) meu motor está em ótimo estado (taxado 10:1, comando 286, carbura solex40 (opala 4cc)), mas conversei com um mecânico que me disse que pode ocorrer falta de combustível na câmara de combustão e ocasionar furamento do pistão, não acreditei muito na história e também não achei nada na internet sobre isso, gostaria da opinião de vocês (desculpe se já houver algum tópico com esse assunto), se alguém já utilizou este kit turbo... e por ai vai, está aberta a discussão...:cool:
Bom cara, acho que dependendo da pressão que você por pra encher na turbina e do seu coletor de adimissão, não dá falta não. Se der, sim, vai furar o pistão. Mas eu acho difícil faltar sabe... quem sabe, se a pressão estrapolar você precise colocar uma bomba elétrica pra abastecer a cuba do carburador e por um regulador de pressão (não esses de injeção, nem sei explicar direito) pra não transbordar a cuba né, e nem dar falta. Mas isso é só palpite, não tenho experiência alguma com turbina que não seja em AP injetado =/
lucasfellini
11/10/2011, 22:17
Eu já tinha pensado na bomba elétrica, quando a isso também é barata e já substitui a original mecânica do fusca que não sou muito fan, mas creio que com uma pressão tipo 0,8 a 1 bar nada exorbitante, principalmente com o solex 40... creio que seja difícil faltar Gasosa para queimar... Mas a solução então seria uma bomba elétrica...
Sim sim, com a bomba original, usando 0.8 provável que falte se você andar em alta. Aí aconselho a elétrica...
Mas desviando um pouco o assunto e aproveitando o tópico... que tipo de "preparação" fez no seu motor pra ele ficar forte (durável)? Ou apenas refez ele, com caprixo e dentro dos torques de aperto, e cuida da manutenção dele? Boxer é um motor resistente...
lucasfellini
11/10/2011, 22:30
Boxer é um motor muito resistente, (motor Porche) O meu motor tem uma preparação leve e ideal para trilha, bastante resistente, bloco novo (kombi torke), aquela com prisioneiros finos, para aguentar muito, sem nunca espanar os prisioneiros... cabeçote rebaixado para taxa de compressão 10;1... que poderia rodar até mesmo a alcool (antes com 2 carburadores eu rodava a alcool)... Comando de válvula 286... ótimo, mantém a lenta estável a 1000RPM... As "chupetas" do cabo de vela AP são melhores e impermeáveis, Mantive o aquecedor de coletor (muito bom), adaptei o Solex40 do Opala 4cc... Alternador no lugar do Dínamo... está muito bom, e durável... está dando 6200 RPM... único cuidado que tenho é que não entre com o motor muito quente na água... motor de fusca na água é foda (não que o meu falhe, pois está bem isolado, dá para cobri-lo com água) mas pelo motivo de ocorrer choque térmico e já vi acontecer de estourar cabeçote e até mesmo o bloco...
Bacana cara =) Coletor original com carburação alterada, dá muito ganho de desempenho?
lucasfellini
11/10/2011, 22:38
Posso te dizer o seguinte... O carburador que eu tenho em cima (escolha minha por o Solex 40 ao invés do Weber 40) ele te dá ganho em várias áreas... a primeira com certeza é potência tanto em baixa quanto em alta... com o carb original n chegava a 6000 o motor.... outra é que ele tem uma mistura muito mais homogênea, muito melhor por ser muito mais moderno também.... ele não da manutenção alguma, possui um filtro muito prático, que é só tirar limpar e recolocar questão de 30s... e como eu suspeitava antes mesmo de por ele, a minha gaiola se tornou mais econômica andando na boa... (comparando antes (solex 30) com agora (solex 40) tornou-se mais econômico)... CLARO que se pisar tudo, vai descer bastante gasolina... mas ando só no findi o mesmo, não preciso de economia na trilha...