PDA

Ver Versão Completa : Convertendo a Suspensão (IFS para Dana 44)



DanOnTuba
19/06/2005, 11:58
Não querendo vendê-la, tenho em mente fazer uma mudança completa da fraca suspensão de uma S10 -- trocando a suspensão dianteira independente por um eixo rígido Dana 30 ou 44 e convertendo o Dana 44 traseiro para SPOA, instalando uns 33x10.50 R15, etc.

Tecnicamente, já vi que é possível. Gostaria de abrir espaço para comentários e dicas. Onde conseguir o eixo? Qual é a melhor opção? Custos?

veja fotos de umas S10 que foram modificadas (note as duas opções de molas):

http://mypeoplepc.com/members/voet/billss10/id4.html
http://www.s10extremist.org/tech_articles/sfa_first_gen_s10.htm
http://pg.photos.yahoo.com/ph/cowee_s/album?.dir=a6c1&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//photos.yahoo.com/ph//my_photos

Nando
19/06/2005, 14:24
Cheguei a cogitar fazer isso na Hilux antes de trocar ela pela Band. É uma manobra bem comum la nos EUA de pessoas que querem botar as Pickups pra ralar. Para Hilux existem alguns kits la fora por uns US$2000,00 sem o eixo, para S10 não sei. Essa ai que vc mostra é bem mais complicada que as que eu tenho conhecimento, geralmente eles colocam feixes na frente, com crossover steering ou hi-steer. O maior problema que vc vai ter vai ser achar (ou fazer) as peças necessarias para a mudança, ja que não existe no Brasil uma chevy com eixo rígido na frente (coisa que na Hilux é bem mais facil por ela ser feixes até 1996). Vai ter muito chute, alinhar a bagaça vai ser um inferno, as quebras vão ser bem frequentes e reposição de peças vai ser complicadíssimo.

O que estou dizendo é o seguinte, se quiser partir para uma dessas, vai ser diversão pro resto da vida (ja que vc nunca mais vai vender o carro) e pelo menos 1 ano com o carro na garagem. Pode ficar animal, pode ficar uma merda, vai depender muito do empenho que vc colocar no projeto, mas uma coisa é certa, a S-10 nunca mais vai ser a mesma.

Acho besteira fazer isso só pra colocar 33, um body lift de 1000 reaus ja resolve isso, se for fazer essa zueira toda parte pra algo maior, tipo 35, 36 ou 37.

Os exos vc arruma de Troller ou de Rural, ou até de Toyota. Vira e mexe alguem ta vendendo por ai, vai gastar uns R$2000 em um bom (de rural é bem mais barato). Eu faria com feixes (bem mais simples e robusto), os melhores são os de Hilux, ou de Band. Manda trazer um esquema de crossover steering la de fora e u novo jogo de coroa e pinhão mais reduzido e ai se virando com o resto. Troca uma ideia com o Mr Bill e compra um Gol pra não ter que andar um ano de taxi ou lotação.

DanOnTuba
19/06/2005, 15:33
Nando, estendo perfeitamente o seu ceticismo. Também acho que seria um projeto bem difícil e realmente não sei se será viável fazê-lo com boa probabilidade de êxito. (cogitei trocar por uma picape mais robusta: Band, Land Rover...mais gosto bastante da S10 e do motor MWM)

A offroad Unlimited de Burbank, CA, oferece kits para os modelos maiores, por enquanto. http://www.offroadunlimited.com/store/

Agradeço as idéias. não conheço o tal Mr Bill, mas vou procurá-lo.

CLAUDIO-RIECK
21/06/2005, 01:04
Prezados, outro problema que seria encontrado nesse ambicioso projeto é achar rodas adequadas para instalar os pneus 33 ou 35.

Não existem rodas com off set negativo e tala de 10' com a furação para a S10 de 5 furos. Estou sofrendo isso na pele pois instalei um body lift na minha com a intenção de rodar com os pneus 33, mas fui surpreendido por esse problema.

Estou pensando em comprar umas rodas de ferro originais da S10 e modificar o off set pra que os pneus 33 não raspem no chassis quando torcer a direção, mas não gosto do design delas......

Não entendo porque a Mangels não faz aquelas rodas de ferro pra pneus off road com a furação da S10. Só tem pra Ranger.

Wallace
22/06/2005, 18:23
Também não acho interessante a modificação.
Mas não é algo impossivel.
Rodas pode importar... :D ... eu vendo.... :D

CLAUDIO-RIECK
22/06/2005, 20:11
Caro Wallace, tu tem como importar essas rodas?

Quanto custaria um jogo de 4 rodas com o off-set bem negativo para usar com os pneus 33 ? Lembrando que a minha S10 é de 5 furos.

Acho que teria que ser 15x8 para usar na S10...........E que marca seria ??

Eu gostaria de comprar as rodas iguais as das fotos postadas pelo colega acima.

Aguardo a tua resposta.

Abraço.

Wallace
22/06/2005, 20:52
Eu precisaria cotar para ter o preco.
Voce quer de ferro certo?
Só para sua referencia, uma roda de Duraluminio Polida 15x8 custa US$ 265,00 cada.

Nando
22/06/2005, 22:57
Não querendo desmerecer o business nosso caro Mallace, mas não acho que é muito viavel importar rodas, muda o offset que sai muuuuuuuito mais em conta. O que vale a pena importar é o que não rola por aqui, como um kit de corssover ou hi steer, relações mais curtas, etc.

Wallace
23/06/2005, 16:55
O Nando, em principio sim.
Mas se voce simplesmente mudar o off-set pode gastar mais que uma roda de ferro e não vai agregar valor.
Uma roda de duraluminio custa mais certamente.
Mas tem um valor maior se for vender depois.
Fora que sendo mais leve ajuda a poupar o conjuto todo.

Théo_Augusto
26/06/2005, 11:40
Dan,

este projeto já foi meu um dia!!!!
Uma das grandes dificuldades que seriam encontradas é o desenho do chassi das "nossas" s-10's.

Tentando "traduzir", ele vem muito largo até a frente onde começa a estreitar para o suporte da suspensão. (veja foto). Inclusive esta é uma das limitações da puck-up quando se pensa em colcoar pneus mais largos: eles raspam no chassi.

Então se vc quisesse colocar os links (pra mim só valeria a pena se fosse uma suspensão multi-link, pois feixe pra mim é uma ótima solução para carroças!!!! - mas tem muita gente que gosta ) por fora do chassis eles certamente seriam a limitação para a direção, lhe forçando a ter eixos muito largos, estimei em aproximadamente 30cm a mais para cada lado. Ficaria horrível!!!!

Se vc colocasse os links por baixo do chassis na parte mais larga mesma coisa, só que com estimativa de 18cm para cada lado (ficando ainda com a mesma limitação das s-10)

talvez um sub-frame ou 4-link, mas aí era necessário surtar!!! :lol: :lol:

então desisti :(

Abraços
Théo

DanOnTuba
26/06/2005, 12:56
Incluo fotos para inspiração. Creio que o fator decisivo seria custo...aí se torna uma discussão subjetiva. Theo, o amigo aqui está usando pneus 36". :shock:

Théo_Augusto
26/06/2005, 18:36
Dan,

2 coisas:

1o.-Este chassi me parece diferente das s-10's brasileiras
2o.-Este cara, como disse, "surtou" !

Mas ficou um tezão.

Como lhe disse na mp cheguei a comprar um chassis sucata de s-10 para estudar e projetar a suspensão, mas desisti pelos pontos colocados acima. Se decidir pelo eixo rigido sugiro fazer a mesma coisa. Fica tudo mais fácil.

Abraços
Théo
Fpolis

Théo_Augusto
28/06/2005, 13:16
Incluo fotos para inspiração. Creio que o fator decisivo seria custo...aí se torna uma discussão subjetiva. Theo, o amigo aqui está usando pneus 36". :shock:

Olá Dan

Ainda prefiro esta daqui, olha só....

Abraços
Théo

Théo_Augusto
26/08/2005, 16:02
Dan.... isto aqui está sendo feito em Floripa!!! Que sirva de inspiração!!! :lol: :lol:

O carro já andou mas os munhões ficaram invertidos com a mudança da bola do diferencial e também muito dura... Mas em pouco tempo teremos a "receita"...


Abraços
Théo

DanOnTuba
26/08/2005, 16:25
Théo, muito legal! :concordo: Seria possível sondar o custo e as especificações de eixo, etc? Teve oportunidade de conversar com o dono dessa S10 nas fotos? Achei interessante essa caçamba curta. Obrigado pela inspiração.

Juneca
26/08/2005, 18:49
:shock: Muito loko!! :palmas:
A merda é que no Brasil ninguém te apóia pra nada....a gente q tem q "pôr a cara" pra fazer as coisas, enquanto lá fora (pra não falar EUA) esses kits são vendidos igual coca-cola!
Aí vem um ou outro engraçadinho e diz que é contra a lei ter pneus pra fora, suspensão mais alta,etc..enquanto a turma do "xuning" faz o que quiser e tem acessório à venda até no supermercado!!!
É f....... :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

CLAUDIO-RIECK
05/09/2005, 22:54
Pessoal, pelo que observei nas fotos o chassis dessa S10 foi alterado na dianteira pra que haja espaço pro esterçamento dos pneus . O chassis original da S10 faz uma curva nas caixas de rodas dianteiras que impossibilita a colocação de qualquer pneu maior que 31.

Eu tenho uma e instalei um body lift de 3' pensando em rodar com os pneus 33, mas na frente é impossivel de colocá-los devido à essa maldita curva do chassis.

Então um dia desses vi uma S10 aqui em Porto Alegre usando os pneus 33 na frente, e nem body lift tinha. Então parei e perguntei pro dono como ele havia feito pro pneu entrar ali. O cara fez uma reentrância no chassis bem no ponto onde o pneu encosta. Esquentou o chassis e afundou na base da força acho, e disse que ficou perfeito.

Aguardo opiniões de todos e desde já agradeço.

Pergunto aos colegas então o que acham de tal procedimento? Não há o risco de prejudicar o chassis da viatura permanentemente? Ou entortar algo que prejudique todo o conjunto?

Fiquei com vontade de fazer isso pra poder usar os 33x12,50 na frente da S10, mas confesso que achei o procedimento meio arriscado.....

Théo_Augusto
06/09/2005, 10:42
Pessoal, pelo que observei nas fotos o chassis dessa S10 foi alterado na dianteira pra que haja espaço pro esterçamento dos pneus . O chassis original da S10 faz uma curva nas caixas de rodas dianteiras que impossibilita a colocação de qualquer pneu maior que 31.

Eu tenho uma e instalei um body lift de 3' pensando em rodar com os pneus 33, mas na frente é impossivel de colocá-los devido à essa maldita curva do chassis.

Então um dia desses vi uma S10 aqui em Porto Alegre usando os pneus 33 na frente, e nem body lift tinha. Então parei e perguntei pro dono como ele havia feito pro pneu entrar ali. O cara fez uma reentrância no chassis bem no ponto onde o pneu encosta. Esquentou o chassis e afundou na base da força acho, e disse que ficou perfeito.

Aguardo opiniões de todos e desde já agradeço.

Pergunto aos colegas então o que acham de tal procedimento? Não há o risco de prejudicar o chassis da viatura permanentemente? Ou entortar algo que prejudique todo o conjunto?

Fiquei com vontade de fazer isso pra poder usar os 33x12,50 na frente da S10, mas confesso que achei o procedimento meio arriscado.....

Pois é, Claudio.

As suas dúvidas são minhas também. O pior é que o chassi desta S-10 foi recortado para fazer aquela reentrância. É claro que foi suficientemente (será???) reforçado pelo lado de dentro, em cima e embaixo do chassi.

Já vi também duas Blazer´s compneu 33 e o mesmo trabalho, e fazem trilha hard!!!

É claro que vc pode (se bem que já vi sua luta procurando uma) trabalhar um pouco com o off-set de roda... Um bem negativo. Se eu não achar eu vou mandar fazer uma com pelo menos un -40.

Sempre existe o alargador também... É claro que não existe almoço grátis!! :discordo:

A pergunta que eu faço é se as barras de direção tem comprimento que me permita usar todo o "grande" espaço conseguido (recorte no chassi + offset + alargador)?????

Abraços, também cheio de dúvidas
Théo

Nando
06/09/2005, 11:50
Caras,

Nesses casos não fica muuuuuito mais facil e barato trocar de viatura??? Compra uma Ranger ou uma Hilux que aguentam os 33 numa boa sem muitas modificações.... pelo amor de deus vai empenar o chassi pra colocar pneu 33?????
Fora o fato de que acho bem difícil que o eixo da s10 IFS aguente pneus grandes+offset muito negativo+alargadores... vai ser um festival de quebradeira de braços pitmans, coroa, pinhão, semieixo... coisas que podem fazer da viatura um carro muito perigoso.