PDA

Ver Versão Completa : Buracos no asfalto



Ashidani
19/06/2005, 11:30
Pessoal,

Quando comprei meu Troller 2003, o dono da concessionária disse que poderia esquecer dos buracos no asfalto que o carro aguentaria, que era feito pra isso.
De início fiquei receoso, mas com o tempo vi o quanto era bom andar sossegado sem ter que reclamar do governo que não arruma as estradas. Principalmente as daqui de Minas Gerais.
Só que ao cruzar na estradas com outros donos de Troller andando devagar nos buracos me questiono: será que estou fazendo errado ?
Ás vezes tenho que frear pra não bater com um caminhão que vem na contra-mão desviando de buracos, mas que dá gosto passar pelas "crateras" a 100 km/h deixando outros motoristas "impressionados" pra trás, isso dá.
Nunca tive um pneu cortado ou dano na suspensão. O máximo que acontece é ter que realinhar a direção.
Será que essa forma de conduzir provocará algum dano maior a longo prazo ???
Existe alguns macetes ( pneus maiores, calibragem, suspensão, etc ) pra quem frequentemente enfrenta esse tipo de percurso ?
Agradeceria qualquer orientação.

Jun Takahashi
20/06/2005, 20:31
Ashidani

pneu cortado independe do carro... pneus ST são mais delicados que os MT, se vc comparar as laterais verá do que estou falando.

Entrar a 100km/h num buraco no mínimo é imprudência, mas acho que o meu conceito de buraco é diferente do seu... no sul do país eu passei por buracos a menos de 30km/h com dor no coração, isso calçando MTR31", sentindo bater tudo... claro que a 100km/h nesse buraco o resultado seria outro... um acidente com certeza.

O melhor macete é andar devagar para preservar o conjunto pois entrar em buracos muito significa forçar os pivôs, braços, amortecedores... dependendo do buraco vc pode rasgar um pneu... a maior prova de que força é o fato de vc precisar realinhar a direção, pois se não forçasse, não provoraria o desalinhamento.

Vai com calma que o bichin é bão, mas não é hovercraft não.

Ashidani
20/06/2005, 21:29
Jun

Meu carro já está com 115.000kms ( terceiro jogo de pneus ) e ainda não precisei trocar terminal nenhum. Bem, pelo menos ainda não apresentaram folgas. Troquei as buchas e amortecedores com 100.000kms por desencargo de consciência pois meu mecânico disse que poderia esticar mais. Ah, começou mês passado a apresentar um folguinha no acoplamento da direção tb. A 30km/h realmente o carro pula muito podendo até sair de traseira. O engraçado é que em altas velocidades vc parece que nem sente o baque. Concordo plenamente no quesito imprudência pois ninguém imagina que um cara vai te cortar numa buraqueira em alta velocidade ( relembro das vezes que tive que passar pelo acostamento da contra-mão pra evitar uma colisão :oops: ). Apenas naquelas "crateras" em que se entra com o carro todo dentro é que precisa aliviar o pé senão :shock:
Obs: Nesses 115 Mkm precisei alinhar a direção apenas três vezes, mas checo a cada 10 mil.
Conclusão: O carro realmente aguenta muito.
Conclusão2: É o carro ideal pra nossas estradas mal conservadas.
Conclusão3: É o carro ideal pra quem está com pressa e tem que enfrentar essas estradas.
Aguardo mais opiniões :D

Ricardão4x4
11/10/2005, 14:23
:) Pessoal,

Aproveitando o ensejo, meu bugão tem Escorpio 33" AT e mesmo com 22 lbs de pressão, o bicho é muito duro em estradas esburacadas ou de macadâme. :pensativo:
:putz: Um amigo comentou que o jipão no asfalto ou estrada de chão transmite a sensação de estar num carro "rebaixado". Procede? Há algo para fazê-lo menos pulador ou duro? Sei que o Mud seria uma solução mas no asfalto ele balança muito, piorando a estabilidade em curvas.

Um abraço,

Ashidani
11/10/2005, 21:03
Pneus Mud creio serem mais duros que os outros por terem uma lateral mais reforçada e resistente, portanto menos flexível. O mesmo ocorre com pneus mais largos, ( sendo o peso do veículo e calibragem a mesma, a flutação aumenta diminuindo o "trabalho" de amortecimento dos pneus ) o que só é amenizado pelo tamanho destes ( o tamanho sim, ajuda ).
Quer o máximo de conforto?
Segundo o dono da concessionária que me vendeu meu Troller é muito simples: adapte bancos com suspensão a ar no seu carro. É isso mesmo; aqueles usados em cavalos mecânicos ( carretas ) Scania, Volvo, etc. Se tiver sorte pode achar um usado num ferro velho especializado e pode adaptar até dois de uma vez ( motorista/passageiro ) e regular pro seu peso ( dispensa compressor adaptando uma válvula de pneu ). Segundo relatos fica muito macio e barato.
Mexer na suspensão talvez não seja muito recomendável, vc pode ganhar em maciez e curso mas perde em estabilidade e capacidade de carga ( com quatro pessoas já começa a bater a suspensão ).
Pros curiosos meu T4 já lá vai com 127.000kms.
Não consigo tirar o pé nos buracos ( acho que preciso de um analista :lol: ).
Toda paciência oriental que tenho desaparece diante dessas malditas panelas.
Tive problemas no setor (quebrou uma molinha que regula a válvula de retorno do fluxo de óleo) e num dos pivôs ( só reapertei ) dias atrás. Quem me vê passando pelos buracos do jeito que passo fica logo querendo ter um Troller tb ( ou querendo me por num hospício :shock: )
Vamos ver até onde ele aguenta...
abçs