Ver Versão Completa : Rolamento dianteiro Ranger 4x4
RGamaJr_4x4
10/06/2010, 12:08
Em breve trocarei o rolamento dianteiro direito.
Alguém já ouviu falar em cubo de roda PARCIAL para Ranger?? Encontrei por R$ 169,99 no ML e queria saber se serve.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141346726-cubo-de-roda-parcial-com-rolamento-ranger-98-4x4-2-4x2-_JM
Pequeno jr
10/06/2010, 12:17
Não dura nem 20.000 km!
Quer apostar???? Eu tentei por duas vezes colocar este .. numa das vezes em menos de 15.000 mandei para o saco.
Rogério .. essa é uma economia que não vale a pena. Compre no mínimo um INA que é na casa de R$ 400,00 ou então veja a dica do Fox e compre os originais Tinken.
Você vai pagar por duas mão de obras em pouco tempo e já poderia utilizar esse dinheiro para fazer uma só troca e rodar mais 200.000 sem problemas de rolamento.
Daniel.Shimomoto
10/06/2010, 12:30
X2!!!
É o mesmo rolamento.
X3!!!!
E por incrivel que pareça, aqui na região, o rolamento da Ranger COM ABS é mais barato que o rolamento da Ranger SEM ABS!
Ai o pessoal compra da Ranger COM ABS e fecha o furo com silicone.
Abs!!!!
è exatamente isso...se for comprar pede da 2006 que é mais barato..aqui em minha cidade sai por 580,00 na autorizada...acho que não conpesa pedir lá da alvorada ford...com o frete ia acabar saindo a mesma coisa...
valeu pessoal...:razz::razz::razz:
RGamaJr_4x4
10/06/2010, 13:01
Valeu a dica, Pequeno... vou ver esse INA então, ou de repente o original.
Daniel.Shimomoto
10/06/2010, 15:51
Valeu a dica, Pequeno... vou ver esse INA então, ou de repente o original.
Rogério;
Vai de Timkem. Sem pensar. O IMA na minha durou 50 mil km.
Abs!!!
Walter L. L. Casitta
10/06/2010, 16:23
Rogério;
Vai de Timkem. Sem pensar. O IMA na minha durou 50 mil km.
Abs!!!
Tem IMA e tem INA, um deles não presta...
Daniel.Shimomoto
10/06/2010, 20:10
Tem IMA e tem INA, um deles não presta...
IMA é o fabricante do cubo duvidoso e INA é fabricante de rolamentos diversos de primeira linha.
A INA acho que não fabrica o rolamento/cubo da Ranger.
Um abraço
Pequeno jr
11/06/2010, 07:37
Shammpoo ..... o rolamento que eu indiquei é o INA ... é este que eu uso na Ranger.
Vou postar a foto da caixa mais tarde.
Daniel.Shimomoto
11/06/2010, 09:33
Shammpoo ..... o rolamento que eu indiquei é o INA ... é este que eu uso na Ranger.
Vou postar a foto da caixa mais tarde.
Petit Jr;
Tem que tomar cuidado, como falei porque existe os dois. O IMA e o INA. O INA é do mesmo grupo que faz as embreagens LUK e os rolamentos FAG e o IMA faz um cubo/rolamento que na minha Ranger durou 50 mil km. Ele não aguenta muita pancada....
Abs!!!!
Pequeno jr
12/06/2010, 11:20
Não consegui a imagem, Mas consegui o link de um deles
IMA - O que não presta:
http://loja.tray.com.br/loja/produto-131299-1647-rolamento_roda_dianteira_ranger_4x4__apos_2001__ro da_livre__sabs__ccubo__ima___al_41
Vou tirar a foto do INA e posto
Adiei o que pude a troca do rolamento da minha ranger...rsss mas acabei trocando...comprei na concessionária Center Ford, 550,00 com desconto para oficinas...parcelado em 4 vezes no cartão, minha surpresa foi ver que a peça que estava não era original..e sim uma com graxeta...pedi para desmontar os dois lados para verificação...a original se mantinha intacta sem vazamento ou mancha de oleo, bem sequinho, a outra com graxeta estava toda lambusada de graxa e vazando...se eu soubesse tinha engraxado e quem sabe adiado a troca...vou desmontar a com graxeta e ver se consigo trocar os rolamentos e retentores , colocar primeira linha..e deixar de reserva...porque logo o outro lado deva abrir o bico...minha ranger já passa dos 140.000 km e o antigo dono usava ela no sitio...eu judio um pouco...mas não chega a trabalhar na terra todo o tempo..o que eu não esperava e ter que trocar a embreagem junto...rsss como estou apurado...só troquei o atuador que sai 280,00 da SKF dizem ser primeira linha...só fiz isso por não aguentar mais colocar oleo no reservatorio...rsss e por estar apertado ...o certo seria a troca do kit todo...mas para minha surpresa...achei até que barato a troca do atuador da embreagem...170,00 de mão de obra + 280,00 da peça....torcer para durar uns dias a mais e ai sim trocar tudo novo...
agradeço as dica de todos no post.:concordo:
demorou um pouco assim cheguei de viagem fui trocar rolamento pra minha supresa custou 600r$ avista com mo achei preco justo.. porem tive um problema acendeu luz de abs apos troca de rolamento e cabo de abs novo acendeu e mecanico colocou no scaner apagou luz de abs hj de manha quando fui trabalhar advinha q aconteceu? luz abs acesa de novo porem depois de 30min ele apagou... quando cheguei no posto pra abastecer ele acendeu de novo e n apagou alquem sabe q poderia ser?
Minha experiência não foi muito boa com a SUPERPEÇAS. Nada demais, mas eu não compro mais dele.
Pessoal cuidado na hora de tampar o sol com a peneira.
O Sergio da superpeças ele manda o rolamento original na caixa da ford, com adesivinho motorcraft e etc. O preço do rolamento se nao me engano foi 800 reais, contra os mais de 2000,00 aqui na autorizada.
E recondicionar não sei se seria uma boa, só em casos de garagistas anti eticos que querem "tocar o carro pra frente"
Outra coisa, tenho um relatorio de peças para fazer o motor da ranger 2.8 t. d. i. 2005
Valor das peças deu 1000 reais, juntas, aneis, bronzinas, correia.... Aqui no brasil seriam milhares de reais.
Abs
Edintruder
30/06/2010, 14:00
Eu muito comprei com o Sergio Aquino, sempre 100%!
A última vez eu estava no MS e a Ranger no RS, ele mandou pro mecânico sem nenhum problema.
Hotclassic
28/02/2011, 00:33
a minha tem, um problema cronico com rolamentos.
ela está com uns 170mil km e já troquei umas 6x de rolamentos.
Já coloquei vober que realmente são ruins, ja coloquei sem marca mas com graxeiro ( mecanico que vendeu dizendo ser original ) e na última vez coloquei o tal de ina, se brincar tem uns 6 meses que coloquei e já está roncando.
Lembrando que o ina é o dobro do valor dos outros.
a minha tem, um problema cronico com rolamentos.
ela está com uns 170mil km e já troquei umas 6x de rolamentos.
Já coloquei vober que realmente são ruins, ja coloquei sem marca mas com graxeiro ( mecanico que vendeu dizendo ser original ) e na última vez coloquei o tal de ina, se brincar tem uns 6 meses que coloquei e já está roncando.
Lembrando que o ina é o dobro do valor dos outros.
tenho o mesmo problema que vc na minha explo v8, em 5 mil km o Ina ja começou a roncar...
Edintruder
28/02/2011, 19:56
Nesse caso é só colocar os rolamentos originais pra acabar com esse problema. Caso não tenha $$ pra isso, sugiro trocar a Ranger numa F1000 como eu fiz e esquecer de vez que oficina existe!
Emanuel Lago
10/05/2011, 16:19
Quando comorar o rolamento com abs seja ele para ranger sem abs é muito fácul fazer a lubrificação dele.... Basta colocar graxa especial para rolamento atrás do buraco do sensor do abs retirnado o sensor aplicando a graxa e rolando .., não tenho mais minha ranger mas fiquei com os rolamentos velhos dela e vou tentar troca-los com uma presa e maçarico para efeito de dilatação caso consiga vou postar aqui foto a foto !
Cleber - Dragão Vermelho
22/11/2011, 20:19
Amigos
Estou com um problema na roda dianteira esquerda da minha Ranger XLT 2001 4x4, ela está com um barulho tipo pneu com defeito, já fui em tres mecanicos e nenum disse o problema exato, porém acreditasse que seja o rolamento. Queria uma ajuda do pessoal no sentido de me indicarem onde encontro esse Rolamento + Cubo para comprar, que seja de qualidade máxima.
Moisés S.M
22/11/2011, 23:08
Pra saber se é rolamento basta levanta-la no macaco e girara-la,se ouvir um ronco é rolamento!Como já troquei 2x em caminhonetes diferentes e sempre coloquei o da marca IMA,recomendo ,mto bom e a durabilidade é excelente.
Daniel.Shimomoto
23/11/2011, 20:42
Minha Ranger está com 135 mil km e já troquei 3 vezes o rolamento.
O IMA sinceramente eu não gostei. Atualmente não sei a procedência da peça que está na minha (não sei se veio de autorizada ou de autopeças comum) pois foi o mecanico que apareceu com eles mas verifiquei que os rolamentos são Timkem (grafados em baixo rlevo). Colocados com 90 mil km e estão ok até hoje.
Walter L. L. Casitta
23/11/2011, 21:11
A minha Ranger agora na mão do meu irmão já vai com 250.000Km e com os rolamentos originais...
Pequeno jr
13/02/2012, 15:14
Minha Ranger está com 135 mil km e já troquei 3 vezes o rolamento.
O IMA sinceramente eu não gostei. Atualmente não sei a procedência da peça que está na minha (não sei se veio de autorizada ou de autopeças comum) pois foi o mecanico que apareceu com eles mas verifiquei que os rolamentos são Timkem (grafados em baixo rlevo). Colocados com 90 mil km e estão ok até hoje.
A Timkem é quem fabrica os rolamentos para a FORD.
IMA é Solução barata que dependendo um dia vai dar problema, mas ele é o melhor rolamento de 2º que existe.
Daniel.Shimomoto
17/02/2012, 23:00
A minha Ranger agora na mão do meu irmão já vai com 250.000Km e com os rolamentos originais...
Walter;
Vc pegava muita "pauleira" com a sua Ranger ou era só asfalto?
ABs!!!
Desenterrando, os rolamentos IMA com cubo na Altese Ford no Rio / PENHA por 350 mangos...
A minha Ranger faz uma vibração estranha quando está a 40 e 60 km/h, depois dos 100 quando faço curva que alivia o peso da roda afetada o barulho some, quando levantei o carro constatei a folga... agora vamos rezar pra durar...
A pergunta é, alguém sabe onde arruma aquela borracha que pareçe um defletor de pó? Vai algum retentor ali atrás do rolamento ou ele fica voando mesmo?!
[]'s
Pequeno jr
29/01/2013, 19:35
Desenterrando, os rolamentos IMA com cubo na Altese Ford no Rio / PENHA por 350 mangos...
A minha Ranger faz uma vibração estranha quando está a 40 e 60 km/h, depois dos 100 quando faço curva que alivia o peso da roda afetada o barulho some, quando levantei o carro constatei a folga... agora vamos rezar pra durar...
A pergunta é, alguém sabe onde arruma aquela borracha que pareçe um defletor de pó? Vai algum retentor ali atrás do rolamento ou ele fica voando mesmo?!
[]'s
Não entendi muito bem aonde fica o local não ... tem como tirar uma foto????
Edintruder
30/01/2013, 13:45
Esse retentor deveria ficar justinho, mas ele dura muito pouco que não compensa trocá-lo. É melhor retirar ele.
thécio ferraz
16/05/2016, 12:54
boas atrde! como é esta de questão de com ou sem roda livre!? na ranger xlt 2006 4x4 como é? obrigado
Edintruder
17/05/2016, 12:28
Thecio, As Rangers até 2000 usavam o sistema de rodas livres acionadas à vácuo, e a partir de 2001 passaram a usar homocinéticas e cubos de rodas comuns sem o sistema da roda livre. A diferença é que com a RL o sistema dianteiro fica parado, e sem as RL o sistema vira direto. Na prática diária não muda nada no consumo e nem na dirigibilidade. Muda apenas que é menos coisas para te deixar na mão num momento que necessita usar o 4x4, e com um sistema que funciona com vácuo, uma mangueira ressecada te deixa atolado no meio do nada...
É uma peça de R$1,00 que tinha o potencial de deixar uma picape de 40.000,00 atolada. Sendo assim, a mecânica da Ranger partilhada com as explorers, a Ford optou por usar o sistema dianteiro da Explorer 4x4 AT com CT BW4405 que não usavam as RLs pois a tração dianteira era acionada por demanda, como ocorre nos ecosports awd.
As Rangers 98/00 usavam o sistema dianteiro das Explorers 4x4 manuais com CT BW1354.
Múcio Luiz
17/05/2016, 17:10
Thecio, As Rangers até 2000 usavam o sistema de rodas livres acionadas à vácuo, e a partir de 2001 passaram a usar homocinéticas e cubos de rodas comuns sem o sistema da roda livre. A diferença é que com a RL o sistema dianteiro fica parado, e sem as RL o sistema vira direto. Na prática diária não muda nada no consumo e nem na dirigibilidade. Muda apenas que é menos coisas para te deixar na mão num momento que necessita usar o 4x4, e com um sistema que funciona com vácuo, uma mangueira ressecada te deixa atolado no meio do nada...
É uma peça de R$1,00 que tinha o potencial de deixar uma picape de 40.000,00 atolada. Sendo assim, a mecânica da Ranger partilhada com as explorers, a Ford optou por usar o sistema dianteiro da Explorer 4x4 AT com CT BW4405 que não usavam as RLs pois a tração dianteira era acionada por demanda, como ocorre nos ecosports awd.
As Rangers 98/00 usavam o sistema dianteiro das Explorers 4x4 manuais com CT BW1354.
Edin, não entendi direito. Nesse caso, minha Explorer manual tem ou não tem RL?
[]s!
mauroxavier
24/06/2016, 11:18
Edin, não entendi direito. Nesse caso, minha Explorer manual tem ou não tem RL?
[]s!
Tenho uma Ranger 2000 XL 4x4 2.5 EURO II, não sei ao certo, pois na minha ranger todo o conjunto gira, como nas mais novas, se eu tentar girar o cardan dianteiro ele está travado, ao girar as rodas o cardan gira junto, não sei se isso o dono anterior deva ter feito alguma adaptação para ficar como nas mais novas ou se veio assim de fábrica, sei que a fabricação dela é mais para o final do ano de 2000.
Estou até com problemas que acredito ser o rolamento, o carro faz um barulho de roncar porém só faz o barulho ao curvar para direita, em linha reta ou para esquerda está normal, o carro está com 250.000 comprei com uns 170.000, e acredito que o rolamento ainda seja o original.
Vou tentar desmontar esse final de semana a roda do lado do motorista de onde acredito que venha o barulho e vou tentar engrachar. Será que no meu caso consigo colocar o rolamento das rangers mais novas? Alguma dica para verificar já que vou aproveitar e desmontar esse final de semana?
Sou curioso e não gosto de levar em mecanico, costumo fazer tudo em casa mesmo, tenho algumas ferramentas e foi a melhor coisa que fiz na minha vida foi compralas, pois já me tirou de vários sufocos, a única coisa que acho que preciso comprar é um adaptador medidor de torque digital, para parar que apertar demais os parafusos e quebrar ou explanar a rosca.
Edintruder
24/06/2016, 16:47
Mauro, se a homocinética tem parafuso aparente no meio da roda, a tua ranger não tem roda livre. É direto. Mas se for à vácuo e estiverem travadas, não tem problema em deixar assim. Sobre o cubo de roda, se tiver roda livre só dá para colocar cubo com roda livre. Se quiseres colocar um cubo das Rangers até 2012, tens que trocar a homocinética junto para a da 2001 em diante.
Danilo Garcia
07/08/2017, 20:06
Quer dizer que as ranger 3.0 nao tem rolamento dianteiro? Troca-se todo o conjunto da peça blindada? O mecanico me disse isso hje qusndo pedi para ele desmontar as 4 rodas e conferir/lubrificar os rolamentos.
Edintruder
11/08/2017, 20:49
Danilo, atualmente quase todos os veículos modernos são assim. F250, Dodge Ram,etc usam o sistema de cubo de roda. Troca o cubo completo. Os Unos desde 84 também são assim, mas um Uno o cubo custa 50,00, o cubo de uma Ranger custa 1500,00!
O cubo em si não é ruim, é uma forma de otimizar a manutenção e reduzir a quantidade de peças em linha de montagem e estoques de concessionárias. Mas no Brasil, as peças ainda são caras demais. Se troca um cubo desses em 30 minutos, e um par de rolamentos, com o devido ajuste se leva pelo menos uma hora e meia para trocar.