PDA

Ver Versão Completa : Timer para desligar o motor MWM



Mauricio Mei
06/10/2003, 09:34
Voces sabiam que a Troller disponibilizou um timer para desligar o motor Diesel de seus carros ??? De acordo com eles se estamos utilizando o Turbo, em uma estrada por exemplo, e paramos e desligamos o motor subitamente, ocorre que a turbina por uma fracao de segundos funciona sem receber a devida lubrificacao promovida pelo motor....isso com o tempo pode danificar a turbina.....$$$$$

Este timer faz com que o motor funcione em marcha lenta de 30s a 1 min mesmo depois que "desligamos" ele tiramos a chave e ate disparamos o alarme. O custo de instalacao do dispositivo eh em torno de R$200,-

Acho uma boa opcao para que quer garantir maior sobrevida a seu motor.

Unica coisa ruim: Para quem tem o modelo 2001 (com tambor traseiro) nao da para utilizar o cambio como freio.

Duvida: Nem a GM que tem uma escala "um pouco maior" providencia tal dispositivo.....ou detectou tal problema.....

Sei la, o seguro morreu de velho, eu vou instalar no meu....semana que vem na revisao dos 5.000kms

[]'s

Eduardo Chaves
06/10/2003, 15:09
Grande Mauricio...

Realmente, em motores turbinados, deve-se não apenas ao desligar o motor aguardar entre 30 seg. e 1 min., mas também, ao ligar o veículo, deve-se aguardar o mesmo tempo antes de colocá-lo em movimento, e evitar acelerações desnecessárias, para que a turbina já esteja lubrificada e não ocorra o mesmo problema.

Agora, L$ 200 :shock: :shock: , eu pensei em instalar um esquema parecido e conversando com meu mecânico, me explicou tratar-se de um relê, ainda não fui ao eletricista para um orçamento, mas com certeza vai ser beem mais em conta... :wink:

[]'s economizando... :lol: :lol: :lol:

Mauricio Mei
06/10/2003, 17:06
Eduardo

concordo que R$ 200, nao eh pouco dinheiro, mas meu Troller esta com 4.000km e nao estou a fim de perder a garantia. Fora que para economizar R$ 100,...acho que nao vale a pena o risco. Concordo que se for em um motor ja fora da garantia e voce tiver um bom mecanico para isto nao ha porque pagar mais para tal servico.

[]'s

walter.andreis
06/10/2003, 22:05
De acordo com eles se estamos utilizando o Turbo, em uma estrada por exemplo, e paramos e desligamos o motor subitamente, ocorre que a turbina por uma fracao de segundos funciona sem receber a devida lubrificacao promovida pelo motor....isso com o tempo pode danificar a turbina.....$$$$$

Mauricio,
Oque acontece também é que o óleo da turbina pode "cozinhar" (e criar uma película dentro da turbina que torna a refrigeração cada vez mais deficiente) dentro da mesma se desligado o motor de uma hora pra outra, ainda mais se a turbina estava sendo EXIGIDA momentos antes...
Com este timer o óleo fica circulando dentro da turbina e refrigerando-a, para quando desligar não ocorrer o problema citado acima.. :wink:
[]´s

06/10/2003, 23:46
Ola pessoal,

Esse dispositivo é muito conheco e usado aqui no Brasil pela comunidade Tuning, e portanto não é nenhuma novidade.

O nome que geralmente se dá, chama-se "Turbo Lag" ou "Turbo Timer" e é facilmente encontrado em lojas de preparação. Ele, ao desligar o motor, ainda deixa ligado o carro por cerca de 30 segundos (alguns são regulaveis), justamente para evitar os efeitos já falados aqui no tópico e também "esvaziar" a turbina.

Esse recurso só é realmente necessário quando você frequentemente desliga o carro após vários periodos usando rotação alta, como no supracitado exemplo da estrada. Mas cuidados como deixar o motor ligado em ponto morto por 30 segundos já resolvem esse problema.

Seria somente um caso de se avaliar a necessidade de tal dispositivo, até para evitar um outro dispositivo que pode ocasionar um mal funcionamento. Como no caso de você voltar de uma trilha com barro até no teto (afinal, nos queremos jipe para que, não é mesmo? :)) e então no meio da noite o dispositivo entrar em ação, ou ainda, voce desligar o carro e um mal funcionamento não o desliga depois de 30 segundos.

[]s!

walter.andreis
07/10/2003, 00:30
Seria somente um caso de se avaliar a necessidade de tal dispositivo, até para evitar um outro dispositivo que pode ocasionar um mal funcionamento. Como no caso de você voltar de uma trilha com barro até no teto (afinal, nos queremos jipe para que, não é mesmo? :)) e então no meio da noite o dispositivo entrar em ação, ou ainda, voce desligar o carro e um mal funcionamento não o desliga depois de 30 segundos.
[]s!

Osvaldo,

Se o dispositivo "entrar em funcionamento no meio da noite" não acontecerá nada demais, já que ele não é ligado ao motor de arranque do carro, e atua somente como uma espécia de "corta corrente"...
Já a questão dele não desligar pode ser possível que aconteça, mas dentre o pessoal que utiliza este dispositivo eu NUNCA ouvi falar deste ocorrido... :D
[]´s

07/10/2003, 06:58
Seria somente um caso de se avaliar a necessidade de tal dispositivo, até para evitar um outro dispositivo que pode ocasionar um mal funcionamento. Como no caso de você voltar de uma trilha com barro até no teto (afinal, nos queremos jipe para que, não é mesmo? :)) e então no meio da noite o dispositivo entrar em ação, ou ainda, voce desligar o carro e um mal funcionamento não o desliga depois de 30 segundos.
[]s!

Osvaldo,

Se o dispositivo "entrar em funcionamento no meio da noite" não acontecerá nada demais, já que ele não é ligado ao motor de arranque do carro, e atua somente como uma espécia de "corta corrente"...
Já a questão dele não desligar pode ser possível que aconteça, mas dentre o pessoal que utiliza este dispositivo eu NUNCA ouvi falar deste ocorrido... :D
[]´s

Mas se ele funcionasse no meio da noite, ele poderia gastar toda a corrente do carro, deixando a bateria zerada. Foi isso o que eu quis dizer, mas esqueci de dizer.

Quanto ao pessoal que usa, só tinha relatos de gente que usa com o carro que anda somente na cidade, vamo ver agora com os Trollers =)

Danniel Pizatto
11/10/2003, 00:12
Alguém poderia me explicar como que funciona o dispositivo de "desligamento" de um motor diesel??

à gasolina e a álcool é fácil, só cortar a corrente da bobina.. mas no diesel??

Quanto ao tempo para desaceleração e lubrificação do Turbo, pelo menos nas D-20 vinha um adesivo atentando para esse detalhe.. Mas na F-250 não..

Pavani
13/10/2003, 19:07
Eu acho desnecessário isso.....
Na hora de ilga-lo, basta vc deixar ele funcionando um min. pra lubrificar a turbina.... E quando desligar, faça o mesmo.... É simples não?!? :wink: :wink: :wink:
Abraço....
Pavani

Luis Assis
13/10/2003, 23:09
... pode até funcionar, mas que é estranho sair do carro, bater a porta e afastar-se dele, com o motor ainda funcionado, isso é... E Muito !!! :shock: :shock:
[]'s
Gustavo

Mauricio Mei
31/10/2003, 16:46
Amigos

o timer esta instalado e funcionando muito bem. So tenho que me acostumar em sair andando e deixar o carro ligado e tambem de ter que gastar algum tempo explicando o que rola para manobristas....isso eh o pior...eles sempre olham com cara de :?:

So uma dica de quem ja teve o Troller com freio a tambor e ate mesmo aos 2002 primeira geracao com disco fino nas rodas traseiras...: nao instalem tal dispositivo.... Ate 2001 o freio de mao do Troller simplesmente nao existia, entao nao vale a pena ja que voce tera que usar o cambio como freio...tendo que ficar dentro do carro ate desligar ja que a marcha devera ser deixada engatada... :wink: Neste caso vale usar o timer manual...ou seja...esperar....

[]'s

Nuvo
21/12/2003, 14:55
Alguém sabe de algum lugar em Curitiba que venda e instale estes timers???
Já tinha conhecimento disto antes de adquirir um Troller (semprei gostei de carros mexidos), e desde que comprei tava pensando em alguma coisa assim.... acho um saco ter que ficar dentro do carro ligado parado...

LeoHodgson
22/12/2003, 15:01
Hoje passei na Trilha Master SP e vi que eles ja instalam um alarme da Positron que vem com um modulo de temporizacao do motor, ao acionar o alarme ele mantem o motor ligado por um tempinho. O alarme mais o modulo 450 :shock: ...
Agora tambem sou da opiniao que prefiro esperar um tempinho com o carro ligado antes de desligar a gastar isso...

Abracos
Leonardo
T4/2004/Verde

Nuvo
23/12/2003, 02:29
Hoje passei na Trilha Master SP e vi que eles ja instalam um alarme da Positron que vem com um modulo de temporizacao do motor, ao acionar o alarme ele mantem o motor ligado por um tempinho. O alarme mais o modulo 450 :shock: ...
Agora tambem sou da opiniao que prefiro esperar um tempinho com o carro ligado antes de desligar a gastar isso...

Abracos
Leonardo
T4/2004/Verde

eu instalei um Positron no meu... será que daria para instalar só o temporizador? vc saberia me dizer?

LeoHodgson
23/12/2003, 09:03
Oi Nuvo
Eu na verdade nao sei se é possivel, acredito que sim, uma vez que é apenas um modulo adicional conectado ao alarme Positron. Vc acha que vale a pena o alarme com esse dispositivo? Eu devo instalar o Positron essa semana ainda.

Abraco
Leonardo

Nuvo
24/12/2003, 02:32
Oi Nuvo
Eu na verdade nao sei se é possivel, acredito que sim, uma vez que é apenas um modulo adicional conectado ao alarme Positron. Vc acha que vale a pena o alarme com esse dispositivo? Eu devo instalar o Positron essa semana ainda.

Abraco
Leonardo

Acho que vale sim.... as vezes a impaciência conta bastante.... parece que 1 min sentado com o carro ligado e não fazendo nada é uma eternidade... se não for muito caro e tiver como fazer vou instalar....