Ver Versão Completa : Cambio que arranha ao engatar as marchas, normal/problema:
Noto que ao trocar as marchas da minha noventinha, as vezes da uma raspada? Isto é normal ou é problema? Se é problema o que pode estar acontecendo?
_portela
18/06/2005, 21:38
Petry,
Não é normal, mas pode não ser problema...
Pode ser simplesmente o "tempo" câmbioXaceleradorXembreagem...
O Defender não admite "falhas" neste aspecto...Tem que ser dosado com pé bem suave...
No mais...
:arrow: O nível do fluido está OK?
:arrow: Está usando as especificações ATF DEXRON II ou ATF DEXRON III ou ainda o TEXACO MTF94???
:arrow: O fluido está na validade de 1 ano ou 20mil km?
Depois de respondidas e verificadas todas estas questões, aí comece a pensar em um possível problema...
Abraço,
Edintruder
18/06/2005, 22:23
Podes começar dando uma boa revisada na embreagem, quando o platô começa a apresentar problemas as marchas ficam duras e costumam raspar. Se o platô estiver com as molas sem pressão ou o disco desgastado é comum ocorrer esse tipo de falhas. Se a embreagem estiver ok daí pode ser problemas dos sincronizados que não estão (freando) as rodas dentadas como deveriam ou algum garfo com desgaste. Mas antes de partir para a caixa, vai numa oficina e pede para o mecânico dar uma avaliada na embreagem.
_portela
19/06/2005, 15:39
Petry,
Quando eu quiz dizer "possível problema", comece pela dica do Edintruder...
Abraço
Sandro Tannuri
19/06/2005, 18:07
Antes de fazer qualquer dessas coisas experimente trocar as marchas somente apos 2500 RPM, se a "raspada" parar seja bem vindo a LR.
Ja tive duas, comprei ambas 0KM e a segunda e terceira marchas só entram "sempre perfeitas" se acima de 2500 RPM. Consigo trocar sem raspar em qualquer RPM mas depois dos 2500 nunca raspa.
Abraços,
isaianet
20/06/2005, 21:45
As raspadas ao engate da 2ª e 3ª marcha são "normais" nas defender's.
Uma dica para não arranhar é entre a troca de marchas dar uma pisadinha no acelerador com o pé na embreagem... como todos os camioneiros fazem... funciona perfeitamente e não arranha nada...
Abs
_portela
21/06/2005, 08:22
Eu fico com a dica do Tannuri e, traduzindo os 2500RPM para o ouvido, é quando a turbina enche de vez...
Abraço,
isaianet
21/06/2005, 10:54
Portela, concordo com vc e com o tannuri, mas nem sempre precisamos fazer trocas de marcha acima dos 2500, por isso segue a dica.
Abs
_portela
21/06/2005, 11:06
OK Isaia!
Todas as alternativas são verdadeiras :D
Abraço,
Testei a troca de marchas acima dos 2500 RPM e realmente notei que a noventinha parou de raspar. Estou aliviado, pensei que ia ter uma grande dor de cabeça $$$$$ :D :D :D . Outra coisa que noto na Land é que ao pisar na ebreagem para passar da terceira para a quarta marcha as vezes dá um pequeno estalo, isto acontece mesmo? Existe alguma dica para isto não acontecer? :?:
_portela
26/06/2005, 21:18
ao pisar na ebreagem para passar da terceira para a quarta marcha as vezes dá um pequeno estalo, isto acontece mesmo? Existe alguma dica para isto não acontecer?
Petry,
Que bom que não é nada demais, somente manha de Defender :D
O pequeno estalo pelo jeito também é mais um dengo do bicho :lol: Tenta tirar o pé da embreagem com um pouco mais de suavidade e não tirar e nem enfiar o pé do acelerador de vez.
Abraço
Dalter Pelissoni Salvador
08/07/2005, 12:27
Eu tenho uma Defender 90 e estou com um problema!! Ao engatar
a 1ª marcha ela enrosca e não entra, para eu conseguir fazer ela entrar,
eu tenho que colocar 2ª e depois voltar para a 1ª marcha.
Isso e normal ou pode ser um defeito????
_portela
08/07/2005, 15:55
Dalter,
Normal não é...Comece verificando o nível do fluido e vai postando aqui para a gente...
Tá com o fluido certo ATF DEXRON ou TEXACO MTF94???
Sempre foi assim, começou de repente, foi se agravando????
A embreagem tá legal?
A alavanca do câmbio tá legal, tá firme?
Abraço
Dalter Pelissoni Salvador
09/07/2005, 09:34
Portela,
Acabei de fazer revisão, troquei a minha embreagem com 40mil km porque ela quebrou, nao tenho certeza se foi sempre assim e a alavanca de câmbio ta firme!!!! mas tenho um pequeno vazamento de fluido na caixa de câmbio(minimo).
Depois que voltou da revisão, ela veio fazendo um barulho estranho que quando solto a embreagem é como se o barulho do motor ficasse mais alto!!
O que pode ser??????
_portela
09/07/2005, 15:45
Mistério :roll:
A embreagem é original ou Valeo (que é quem fabrica a original)????
Os cilindros da embreagem estão legais e o mestre está com fluido no nível certo?
Este problema se dá em todas as circunstâncias ou só quando a viatura está fria?
O vazamento chega a pingar?
O pedal da embreagem está regulado direitinho? Nem muito alto e nem muito baixo...Você tem que pisar a té o fundo para passar as marchas ou pisando até o meio já dá para passar????
Não faço a menor idéia deste barulho...Só estou tentando juntar um maior número de peças para o quebra-cabeças...De onde vem este barulho, do motor ou da embreagem??? Você trocou tudo...Disco, platô e rolamento???
Abraço e vai postando...
Dalter Pelissoni Salvador
11/07/2005, 11:57
Troquei o conjunto inteiro!!! o barulho acontece sempre!!! os fluidos estão todos ok!!! o pedal ta alto e não precisa aperta-lo inteiro para fazer as mudancas de marcha!!! o vazamento chega a pingar no maximo 4 gotas e depois para de pingar!!!! Acho que a embreagem e original porque paguei muito caro no conjunto inteiro! ($1600 instalada), não sei se os cilindros estao ok... mas começou a fazer após a troca do conjunto de embreagem!!! a minha land saiu da revisão não faz nem um mês!!!!
_portela
11/07/2005, 12:10
Dalter,
Mistério :pensativo:
Volta lá onde você trocou, é o melhor que tens a fazer, já que tudo começou com a troca...Com certeza está na garantia. Briga lá :mrgreen:
Será que este pedal não tá alto demais????
Cara, aí em São Paulo eu iria na The Specialist para fazer qualquer coisa...
Abraço
Portela,
Quando mencionou se o cambio esta firme, quis dizer que pode ser um problema? Isto porque o cambio da minha noventinha nao parece tao firme assim! :!: :!: :?: :!: :!:
_portela
12/07/2005, 08:47
Petry,
A alavanca de câmbio tem uma mola ajustável na sua base, por baixo da capa de borracha.
O câmbio do Defender é justo, firme e se estiver meio mole pode atrapalhar a troca de marchas...
Mas, contudo, não é um "problema", mas algo simples que pode levar a um problema, como a dificuldade de passar marchas.
Abraço,
Dalter Pelissoni Salvador
12/07/2005, 12:52
fiz a troca da embreagem com o luiz da The Specialist ele é meu mecanico e ontem mande o carro para lá!!!! vamos ver o que acontece!!!
Brigado pela atencão agradeço muito!!!
Um grande Abrço!!!
_portela
12/07/2005, 13:59
Pô Dalter,
Você está nas melhores mãos do mercado. Desencana e deixe a cargo do Luiz :D
O que ele fizer ou disser eu assino embaixo.
Mande um grande abraço em meu nome e depois poste aqui para sabermos o que foi.
Abraço
_portela
20/07/2005, 09:15
Daaaaaaalteeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrr!!!!
E aí? Que fim levou?
Abraços curiosos.
Luiz Antonio
21/07/2005, 19:44
_portela, outra vez te perguntando.....
nas land o acionamento do conj. de embreagem tbm. tem o auxilio do atuador de embreagem como nas ranger ?? será que num é esse o vazamento que pinga bem pouquinho óleo, comigo aconteceu exatamente o mesmo problema e resolvido após a troca do famigerado..... :pensativo:
_portela
22/07/2005, 08:35
Luiz,
Boiei no tal do atuador, desculpe :oops: :roll: Traduz aí...Será o cilindro escravo, se for, tem sim...
Se tá perguntando do vazamento do Chacal...É na t-case, nada a ver com embreagem. Ele vaza pelo contato entre o eixo das engrenagens intermediárias com a carcaça da t-case. É um "pobrema" mais ou menos comum em Defender e eu fui sorteado :cry:
Abraço,
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.