Conectar

Ver Versão Completa : Transplantando motor 3.0 ngd para uma explorer 1994

Vinicius Hauagge
09/10/2011, 15:20
Caros amigos, boa tarde!
Ontem eu e meu mecânico começamos a desmontar a ranger 3.0 "doadora" da mecânica que será instalada na explorer... A idéia é instalar motor, caixa, painel completo, pedaleiras, acelerador eletrônico, escape, abs, cilindro de freio, embreagem e coluna de direção da ranger para a explorer...
Ao que parece, vai dar certo, pois a padaleira, painel, cilindro de freio, hidrovácuo, pedal de acelerador quase que encaixam perfeitamente na explorer (excecao da pedaleira, mas o ajuste é pequeno)... O painel não encaixa nos suportes originais, mas a adaptação não será dificil...
Quero instalar o painel da ranger, para ter todos os instrumentos funcionando perfeitamente (conta giros, hodometro, velocimetro, marcador de combustivel e sensor de água no diesel)... ainda não sei se o sensor de velocidade vai casar com o da explorer, depois posto informações...
Também não tenho certeza que a caixa de transferencia da explorer servirá no cambio da range, mas ao que parece, o modelo é o mesmo (borg warner 1354)... tenho duvidas se o motor de acionamento da explorer funcionará, pois ao que parece, o modelo da ranger é mais moderno... se alguém tiver tais informações, por gentileza repassar!
Acredito que em aproximadamente uns 30 dias a tarefa estará pronta (isso se não surgir nenhum imprevisto).
Abraço,
Vinicius!

Seguem abaixo algumas fotos do que fizemos sábado!

Vinicius Hauagge
09/10/2011, 15:22
Apenas para explicar.... na primeira foto, explorer com o painel desmontado, na segunda, motor que será adptado, na terceira, foto da ranger doadora e finalmente, na última, parafernália que será colocada na explorer!

Alessandro,
09/10/2011, 20:42
Vinicius, parabéns pela investida.
Creio que seja um grande achado, conseguir um doador tão completo.

Será muito bom ter o painel funcional e confiável. O sensor de velocidade geralmente vem da caixa de câmbio (não sei se é o caso da Ranger) e como já está vindo junto com o câmbio, deve ficar 'redondo'.

Não deixe de postar o andamento do trabalho e principalmente o teste de cada componente.

Vinicius Hauagge
17/10/2011, 00:09
Amigos, o serviço segue...
Mais algumas fotos da explorer já sem motor e com a parte interna desmontada, para adaptar o painel e demais periféricos da ranger 3.0.

Carlos A. C. Azevedo
17/10/2011, 00:15
Rapaiz, isso sim é uma transformação em nivel viu, hehe, parabéns mesmo, mas os diferenciais da explorer e da ranger são iguais? por que vai ter que mexer no diferencial ou não?

Vinicius Hauagge
17/10/2011, 09:50
Carlos, bom dia... a relação do diferencial da explorer é 3.74 e da ranger (não tenho certeza, mas acho que é 3.54), ou seja, é apenas 5% mais longa.... acho que não dará muita diferença, pois a explorer com o motor original e caixa originais (V6 e caixa automática) anda tranquilo, sem forçar... E o torque do motor 3.0 é bem maior que do a gasolina, então acho que vai ficar bom (isso sem falar que a relação da caixa manual é mais curta - to falando da primeira marcha).
Obrigado,
Vinicius.

Vinicius Hauagge
17/10/2011, 15:51
Atualizando o tópico....
A reduzida original da explorer (bw 1354) é plug and play no cambio da ranger 3.0 (eaton FS0 2405-A).
Atenciosamente,
Vinicius!

Carlos A. C. Azevedo
19/10/2011, 21:55
Carlos, bom dia... a relação do diferencial da explorer é 3.74 e da ranger (não tenho certeza, mas acho que é 3.54), ou seja, é apenas 5% mais longa.... acho que não dará muita diferença, pois a explorer com o motor original e caixa originais (V6 e caixa automática) anda tranquilo, sem forçar... E o torque do motor 3.0 é bem maior que do a gasolina, então acho que vai ficar bom (isso sem falar que a relação da caixa manual é mais curta - to falando da primeira marcha).
Obrigado,
Vinicius.

Ah, tá beleza, pensei que a da explorer era na casa das 4 vezes.. esse negocio vai ficar muito bom hein.
Só mais outra progunta, tu abandonou o cambio AT por que ? dificuldade da conversa do motor<->caixa?

Esse negocio vai ficar show hein, :dance::dance::dance: :concordo:

Jayme Lage Rocha
23/10/2011, 21:18
Que ano e modelo é a Ranger doadora do motor?

Vinicius Hauagge
24/10/2011, 16:33
Jayme, boa tarde... é uma ranger limited, 2006....

PAULO CARECA
24/10/2011, 16:50
Parabens Vinicius, e boa sorte pela empreitada, depois de montado, e se tiver alguma dúvida quanto ao "motor", estamos aí, são mais de cinco anos de experiencia com este motor em um troller 2006, já conseguimos decifrar algumas manhas, mais de uma cabeça pensando junto pensa melhor.:concordo:

RHL
24/10/2011, 19:47
Legal!!!!!!

CARLOS-BSB
25/10/2011, 10:48
Acompanhando a empreitada.
.

hugocsl
25/10/2011, 11:23
Acompanhando tb... afinal quem sabe no futuro não sigo a receita com a minha Xplo tb...

dudu83
25/10/2011, 23:22
isso sim que é adaptaçao coisa fina...um amigo meu tem uma ex 94 novissima ver esse topico me deixou tentado... todas as peças do ngd 3,0 voce encontra nas revendas mwm a preços excelentes fiz um motor desses troquei tudo e gastei R$11.000 tudo original... a minha foi fabricada em junho de 2006 e na tampa de distribuiçao ja tem o lugar pra escorer agua... qual a kilometragem desse motor? qualqer duvida é so chamar eu e meu macanico fizemos esse motor num fundo de quintal rsrsrs deu pra aprender bastante sobre ele...

Vinicius Hauagge
06/11/2011, 12:09
Bem, atualizando o tópico... O mecanico pegou valendo no serviço e o motor e a caixa já estão no lugar... as adaptações nao foram muitas, sobretudo refazer alguns furos... o motor praticamente encaixou perfeitamente no local, foi necessário apenas fazer um suporte deixando ele um pouquinho mais alto...
Foi necessário mudar um pouco o carter (ficou muito perto do diferencial) e o pescador, mas coisa fácil... os pedais (freio, embreagem e acelerador) praticamente encaixaram perfeitamente no local.. foi necessário apenas fazer alguns furos...
O interessante é que a caixa serviu direitinho... também foi necessário fazer alguns outros furos, mas conforme mostra a foto, o encaixe foi perfeito... inclusive da tampa...
Os cardãs também não precisaram de alteração, deu certinho...
A coluna de direção da ranger deu certo, foi preciso mudar apenas a ponteira...
O que será mais complicado vai ser o radiador, intercooler e filtro de ar... mudamos o suporte de bateria de lado - vai para o esquerdo e do lado direito ficará o filtro de ar, caixa de ar e compressor do ar condicionado...
Tendo novidades, informo voces!
Abraço,
Vinicius.

Vinicius Hauagge
06/11/2011, 12:27
Mais algumas fotos...

PAULO CARECA
07/12/2011, 21:17
:news-coffee: "NOVIDADES???":pipoca:

Vinicius Hauagge
08/12/2011, 17:24
Paulo, o serviço tá indo, mas o mecânico tá meio devegar... hoje completou dois meses da empreita... vou providenciar umas fotos para atualizar o tópico!
O bacana é que deu tudo certinho... não precisou mexer no cardã e vou colocar o painel da ranger doadora... vai ficar bem bacana!
Abraço,
Vinicius!

Celsogvs
17/01/2012, 13:57
Vinicius,

Como está seu transplante?

Terminou?

Mande noticias.

Abs,

papa
20/01/2012, 14:41
Vinicius, me tire uma duvida vç só aplicou o motor 3.0 na caixa da Explorer? teve dificuldades nos coxins para adptar o novo motor?, estou analisando uma adptação semelhante porém só tenho o motor 3.0.

Celsogvs
20/01/2012, 16:13
Vinicius e ALL,
Neste caso é possivel alterar o documento da explorer para diesel?

Abs,

Barret
20/01/2012, 19:38
Vinicius e ALL,
Neste caso é possivel alterar o documento da explorer para diesel?

Abs,
Boa tarde Se o documento estiver 4X4 sim

Vinicius Hauagge
31/01/2012, 10:56
Bem, depois de uma longa ausência (estive fora do Brasil em razão do meu doutorado), vou passar algumas informações sobre a adpatação...
01 - A explorer ainda não está pronta (o mecânico trabalha sozinho e quando pedi para ele fazer o serviço disse que não tinha muita pressa), mas tá com mais de 90% do serviço pronto (o motor já funcionou e tudo)...
02 - Foi praticamente plug and play... o motor deu certo, a caixa de direção precisou mexer so na coluna, a caixa deu certinho (até a furação é a mesma), a alavanda ficou numa posição ótima... Nem nos cardãs precisei mexer!
03 - Como sou meio enjoado (e o mecânico também) fizemos algumas pefumarias, dentre as quais posso citar as seguintes... foi colocada toda a parte eletrica da ranger doadora, tudo mesmo... lanternas, farois, pisca, limpador de parabrisa e até o abs dá para ligar (ainda estou em duvida se vou ligar ele ou não).
04 - Também colocamos o painel da ranger na explorer... tudo foi ligado direitinho, ficou muito bonito... esse serviço foi mais chato, em razao da caixa de ar... Entao, chave de pisca, limpador, botao da tracao, velocimetro, hodometro, sensor de diesel, tudo funcionará como da ranger 2006 (e nao da explorer 1994)...
05 - O intercooler da ranger quebrou na batida, dai comprei um no ebay, por menos de 70,00 USS... foi feito um suporte na dianteira, depois posto fotos...
06 - Depois que a adaptacao estar pronta, vou levar a explorer para instalar os bloqueios elocker na dianteira (já tem na traseira) e provavelmente para pintar de preto fosco... Ainda estou na duvida se faço plotagem ou se pinto de preto e passo verniz fosco...
07 - Fico devendo as fotos, nas até o fim de semana coloco no topico.
Obrigado e abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
31/01/2012, 10:58
Esqueci de dizer... os freios (inclusive com abs), embreagem e acelerador também sao da ranger... deu tudo certinho, precisou apenas fazer alguns furos na parede corta-fogo...

Vinicius Hauagge
31/01/2012, 14:10
A traçao e reduzida também serão acionados pelo botão da ranger... A caixa da ranger (ela era 4x2) deu certinho na reduzida da explorer...

mbaldasso
03/02/2012, 13:32
Como anda a adaptação?

Estou estudando a viabilidade de um D4D 3.0 na minha 94.
Algum dos motores que tu olhou encaixava na caixa original da EX?

lcdalzoc
03/02/2012, 13:50
Vinicius,
Põe muitas fotos aí pra gente se deliciar...
E parabéns pelo Overhauling na Explo...

Vinicius Hauagge
03/02/2012, 23:19
Bem, conforme prometido, seguem algumas fotos.....

Vinicius Hauagge
03/02/2012, 23:21
A ultima....

Vinicius Hauagge
03/02/2012, 23:25
Bem, vou tentar explicar as fotos... a primeira é a visao superior do motor.... no buraco do lado direito, ficará o filtro de ar (ainda nao sei de que carro, pq o da ranger quebrou na batida)... Notem que do lado esquerdo ficou a bateria, o suporte do reservatorio do hidraulico, a caixa de fusivel e o abs.... Na quarta foto, tá o intercooler... o da ranger tb quebrou... comprei no ebay, por 70 uss... Na quinta, o hodometro, registrando a quilometragem do motor e na ultima, o painel da ranger instalado na explorer, com tudo funcionando..

Vinicius Hauagge
03/02/2012, 23:28
O unico problema que temos para solucionar é o motor da tracao... o da explorer, tinha fiacao diferente do da ranger.... e o modulo gem nao reconhece o motor da explorer, dá mensagem que o mesmo está em curto... alem disso, o da ranger tem menos fios que o da explorer.. alguem tem alguma ideia de como fazer funcionar o motor? Ou terei que comprar um da ranger?

lcdalzoc
04/02/2012, 08:18
Vinicius,
Vai uma dica sobre o acionamento da tração: www.easy-traction.com (http://www.easy-traction.com)
Eu instalei na minha. É caro, mas vale a pena.

Edintruder
04/02/2012, 12:32
Não adianta usar o motor da ranger apenas, pois a CT da explorer tem diferenças para o da Ranger após 2000. Quando a Ford tirou as RLs, trocou o modelo da CT para um sem a embreagem magnética. Se a tua explorer tiver com as RLs funcionando, para acionar essa CT tem que manter o sistema de embreagem funcionando, caso contrário terás que parar para engatar o 4x4. Se tiver as RLs manuais, poderás bloquear essa embreagem.

Vinicius Hauagge
04/02/2012, 19:51
Edintruder, desculpa, mas nao entendi... tem uma embreagem dentro da ct? A explorer tá com a roda livre manual... Pode esclarecer um pouco seu comentário?
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
04/02/2012, 19:54
Lc, já tinha pensado nesse kit mecanico... já sendo indiscreto, quanto vc pagou?

lcdalzoc
06/02/2012, 21:40
Vinicius,
Paguei 1,7k mas repito que vale a pena. Adeus tranqueiras elétricas.

Abraço,

Vinicius Hauagge
07/02/2012, 15:03
E foi plug and play? Como ficaram o cabo e a alavanca de acionamento?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
07/02/2012, 19:22
Atualizando as informacoes... meu pai tem uma ranger 2006 e tiramos o motor da 4x4 dela e colocamos na tcase da explorer (já com tudo do 3.0 instalado) e o motor funcionou perfeitamente... engatou 4x2, 4x4 e 4x4l e as luzes acenderam e apagaram no painel...

Edintruder
07/02/2012, 20:01
Edintruder, desculpa, mas nao entendi... tem uma embreagem dentro da ct? A explorer tá com a roda livre manual... Pode esclarecer um pouco seu comentário?
Obrigado,
Vinicius!
Sim, é uma embreagem multidiscos banhada à óleo que é acionada por um eletro-imã que desloca um colar de esferas que por sua vez comprime os discos. Então para acionar o 4x4 é só colocar positivo no fio que alimenta essa embreagem. O motor serve apenas para passar para 4x4 low.

Orleans
08/02/2012, 00:12
Ed,
Salvo engano essa caixa de transferência da Explorer quadrada é a BW1354 e não tem os discos. Na minha (redonda) é BW4405, esse sim tem esse pacote de discos.

Vinicius Hauagge
08/02/2012, 09:40
Pois é Orleans, tava quebrando a cabeça com essa informação...
Dai, apos fuçar no site, achei esse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/43031-tracao-4x4-da-ranger-4.html que na pagina 04 tem o catalogo da tracao da minha explorer (é um bw 1350)...
Então, acho que nao tem discos mesmo....

Vinicius Hauagge
08/02/2012, 09:41
corrigindo, é uma bw 1354...

Orleans
08/02/2012, 10:38
Vinicius,
A BW1354 é uma excelente T Case. A função principal desse sistema com discos é acionar o chamado Control Trac ou Track, como alguns chamam, que deveria ser Control Traction.
Quem vai usar isso na trilha? Você está bem servido.

Vinicius Hauagge
08/02/2012, 10:58
Eu mesmo.... depois de muito sofrer com o cambio automatico, resolvi radicalizar...
Transplantei tudo de uma ranger 3.0 para a explorer... acho que vai ficar bom, estou nos ajustes finais!

mbaldasso
08/02/2012, 15:23
Vinicius

te perguntei se nas tuas buscas algum dos motores encaixava no cambio original da EX.
Chegou a tentar? Tenho uma 94 manual e penso em colocar um 2.8 ou um igual ao teu.

Quem sabe um D4D com CA :evil:

Vinicius Hauagge
08/02/2012, 15:45
Desculpa, esqueci de responder...
Eu ate pensei em colocar a mecanica da hilux (seria completa, caixa, motor, etc), mas teria que mexer em cardã e mais um monte de coisa e por isso acabei optando pela explorer...
Ao que parece, a caixa da manual é parecida com a da ranger v6 (caixa mazda) mas nao sei dizer se dá certo a ct da explorer... se bem que tenho uma ranger v6 4x4, então deve dar... mas nao tenho certeza...

mbaldasso
09/02/2012, 14:25
Me referia aos motores diesel...será que o 2.8 ou mesmo o teu 3.0 "encaixam na caixa"?

Consegui o D4D para colocar com CA...
Pediram 1500 de adaptação e 750 de elétrica.

Só não queria perder o piloto.

Celsogvs
09/02/2012, 14:49
Me referia aos motores diesel...será que o 2.8 ou mesmo o teu 3.0 "encaixam na caixa"?

Consegui o D4D para colocar com CA...
Pediram 1500 de adaptação e 750 de elétrica.

Só não queria perder o piloto.

1500,00 de adaptação, tô achando muito barato hein, será se o mecânico tem experiencia em adaptação?

Só um alerta.

Vinicius Hauagge
09/02/2012, 18:21
A ranger diesel tem caixa eaton... E a gasolina, tem caixa mazda... Pelo que entendi, sua explorer é gasolina e manual, entao ela deve ter caixa mazda... Mas sinceridade, nao sei se essa caixa é plug and play nos motores diesel (2.8 e 3.0).
Achei esse preço da adaptacao muito barato.... a minha faz tres meses que tá no mecanico (ta certo, ele ta fazendo devagar, mas muito bem feito) e deu um trabalho do cão....

Vinicius Hauagge
13/02/2012, 13:53
Atualizando o tópico... A explorer tá quase pronta, mas apareceu um problema que o mecânico não tá conseguindo resolver... Não está dando embreagem... ele sangra o sistema a embreagem funciona um pouco e logo depois some... será que os problemas estão nos atuadores? Eles pareciam estar em bom estado e funcionando direitinho...

Vinicius Hauagge
14/02/2012, 10:30
O problema da embreagem foi resolvido, era o disco que estava colado... foi dado um pequeno tranco e ficou tudo certo...
Hoje dei a primeira volta com a explorer... PQP, ficou um espetáculo, melhor do que eu esperava... Mesmo com os pneus 35, o carro ficou muito forte e ligeiro... Faltam vários detalhes para termiar a viatura (tudo coisa pequena), mas o pior já foi...
O proximo passo será levar a mesma para o latoeiro tirar os amaçados e arrumar os paralamas... Depois não sei se vou pintar a mesma de preto fosco ou fazer a plotagem com esse materia aqui
TUDOLIVRE.COM - Sua melhor opção de compras no Paraguai (http://www.tudolivre.com/produtos/ler/3368/3d-fibra-de-carbono-boxster-dinoc--cor-preto-fosco.html)
Abraço
Vinicius!

Vinicius Hauagge
23/02/2012, 17:13
Bem, apareceram alguns problemas na explorer (na verdade pequenas coisas, detalhes que sempre aparecem com o uso do carro após adaptações).
Fiz o questionamento no tópico da ranger 3.0, mas como não obtive respostas, vou fazer aqui novamente.
Obrigado!
Mais uma vez peço a ajuda de voces... sai com a explorer ontem (ficou ótima) mas deu problema na embreagem.. o pedal literalmente ficou mole e baixou (ficou encostado na parede corta-fogo)...
Isso ocorreu pq quebrou uma aste metalica (acho que é de aluminio) que liga o pedal ao cilindro superior da embreagem....
Será que a ford vende apenas essa peça? Liguei na ford da minha cidade, mas por telefone não entenderam que peça era...
Outra coisa, o preço da embreagem completa (atuador, disco e plato) passa de R$ 2.000,00
Na Fasa Auto Peças, tudo, fica por R$ +ou- 950,00.
Abraço,
Vinicius!

BRAVOECONOVEMBER
23/02/2012, 17:42
Esta peça por acaso não vem junto com o cilindro mestre da embreagem? Já pesquisaste isso? Na pior das hipóteses pede pro teu meca magaiver fazer uma...
Só me bate uma dúvida: como estás fazendo com os documentos dela?

Londrinense
02/03/2012, 09:20
Lc, já tinha pensado nesse kit mecanico... já sendo indiscreto, quanto vc pagou?

Muito legal seu projeto!!!

Quanto ao acionamento já comprei 4 com esta empresa, www.emtcarraro.com.br (http://www.emtcarraro.com.br) alem de confiável é barato!!!

Abraços!

Gimac
09/03/2012, 09:09
Vincius, primeiro parabéns. Veja se pode me ajudar, estou trocando o cambio automatico da minha explorer 94 por um mecanico da ranger 98, sabe me falar se necessário mexer no diferencial ?

Barret
09/03/2012, 09:24
Vincius, primeiro parabéns. Veja se pode me ajudar, estou trocando o cambio automatico da minha explorer 94 por um mecanico da ranger 98, sabe me falar se necessário mexer no diferencial ?

Bom dia Gimac fiz a mesma troca que vc esta fazendo só que em uma 95 não precisa mexer não só vai mudar o cardã ok

Fábio Britto
09/03/2012, 23:52
Olá Vinicius, essa aste é de ferro mesmo e o acabamento que pega no pedal é de plástico que reveste está aste formando uma só peça. Não vende ela nova separada do cilindro.
2 alternativas:
1ª Fazer outra aste (não é dificil, retire a quebrada pra conferir medidas).
2ª Em oficinas que trabalham com camionetes ou mesmo na autorizada Ford mais perto de vc, eles trocam esse cilindro direto e sobra essa aste na sucata, é bem provavel que vc encontre. Abraço.

Zepi
11/03/2012, 11:21
Fantástico!!!!Show de bola o projeto!!!
Uma pergunta...por que não pegaste uma explorer mais nova..tipo as 98/99?
Eu acho mais bonitas...
Boa sorte na empreitada!
Vou acompanhar!

Abraços

Vinicius Hauagge
12/03/2012, 11:24
Bem, o bracinho da embreagem foi reparado... mandei fazer um novo, de ferro...
Pelo que pesquisei, o cambio da ranger é plug and play na explorer, sendo necessário poucas adaptações...essa era uma das minhas alernativas, antes de fazer essa adaptação...
E finalmente, optei pela 1994 pois já tinha esse carro.. adquiri a mesma pq de acordo com as informações levantadas, essa é melhor para trilha, em razão de haver pouca eletrônica embarcada e também pela suspensão dianteira...
Abraço,
Vinicius!

Zepi
13/03/2012, 13:06
Certo meu caro!Imaginei isso!
Estou acompanhando...muito legal a idéia

Abraços

JoãoRB
13/04/2012, 15:41
Boa Tarde Pessoal! Primeiramente que parabenizar-lhe Vinícius pelo seu projeto e dizer que estou no mesmo projeto que o seu, porém com algumas complicações a mais, estou transplantando o mesmo conjunto que vc porém em uma Explorer 2001 Limited. Já instalei toda a parte mecânica, agora estou na Complicada parte elétrica e eletrônica. Optei por deixar a Fuse Box (caixa de Fusíveis), a central de inteligência, ar condicionado, sistema de som, air bag e outras coisas originais do carro. Agora estou ligando a fiação da ignição, painel, sistema de tração da Ranger na fiação da original da Explorer. Confesso que está dando trabalho, mas no fim acredito que vai dar tudo certo. Se alguém tiver alguma dúvida que eu possa ajudar ou alguma dica que possa me auxiliar nesta parte estamos aí.

Abraço!

Vinicius Hauagge
14/04/2012, 12:24
João, parabéns pela iniciativa! Caso precise de alguma ajuda, estou ao seu dispor!
Abraço,
Vinicius!

mbaldasso
04/05/2012, 12:53
Grande Vinicius
acho que estou próximo de colocar um 2.8 na minha 94...como foi a documentação da tua.Já Fizestes?
E estão faltando as fotos de como ficou com o painel e tudo mais.

[]'s Curiosos

Vinicius Hauagge
04/05/2012, 13:46
Então, m baldasso, ainda não documentei a minha... na verdade, minha ideia inicial era colocar o 2.8, mas como nao consegui encontrar nenhum, fui para o 3.0 (com adptação muito mais complicada).
Tive problemas com a bomba de alta, (a explorer deve sair hoje da oficina) e depois disso vou providenciar a papelada..
Segundo o despachante que é meu conhecido, não há problema algum para fazer a transferencia de motor, desde que passe pela vistoria e sejam apresentadas notas do serviço e do motor! Aqui no paraná, acho que gastarei uns R$ 1.000,00 com tudo!
Abraço,
Vinicius!

mbaldasso
09/05/2012, 13:37
Não quero fugir do tópico mas acho que tu podes me ajudar.Não encontrei o teu tópico de venda das peças da tua EX então...sabe aquela moldura do painel de instrumentos? Tu poderias mostrar uma foto da parte de trás dela? Tenho que remover a minha pois está com alguns grampos quebrados e parecendo uma bateria de escola de samba então se souber a posição dos grampos fica mais fácil um pouco.

[]'s do painel sambista.

Vinicius Hauagge
09/05/2012, 13:55
Então, tenho meio que tudo da explorer e vendo baratinho... vou providenciar a foto, mas pode ser para depois do dia 21? Vou casar no sabado, to numa correria sem tamanho... dai viajo e retorno no dia 20!
Abraco,
Vinicius!

mbaldasso
10/05/2012, 10:16
Dois casamentos: um com a Explorer e um com a patroa hehe
Claro que pode.Não tenho muito tempo disponível ultimamente mesmo.
Aproveita bem estes dias!

Abraço

mbaldasso
26/07/2012, 11:18
Bom dia Vinicius!

consegue aquela foto da moldura do painel que havia lhe pedido?

Vinicius Hauagge
26/07/2012, 12:47
Esqueci totalmente, me desculpe!
Qual moldura vc precisa? Do painel dianteiro interno?
Abraço,
Vinicius!

mbaldasso
26/07/2012, 15:02
Opa!
Sabe aquela moldura do painel de instrumetos? Ela contorna o painel passando pelo rádio...
Preciso de uma foto da parte de trás dela para identificar onde ficam os grampos que a seguram.
A minha está solta próxima a luz do abs e no top logo acima das saidas de ar centrais...

abraço e obrigado pela atenção

Vinicius Hauagge
14/08/2012, 10:13
Segue uma foto da explorer pronta....

Imperador!
14/08/2012, 10:23
Você tem como mandar uma foto de como ficou o cofre do motor com o NGD instalado?

Abraços!

Vinicius Hauagge
14/08/2012, 12:49
Pode deixar Imperador, posto sim!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
22/08/2012, 16:53
Imperador, to devendo as fotos para voce, mas mais tardar amanhã eu tiro!
Seguem algumas fotos da explorer com os alargadores fabricados pelo Marcel (equipeminas4x4) e também da nova roda livre (é para a cherokee e segundo os foruns americanos, mais robusta).
Abraço,
Vinicius!

dudu83
23/08/2012, 02:06
um amigo meu instalou um sprint numa explorer... ja ficou otimo imagina com o ngd... cara se nao for pedir muito poste fotos bem detalhadas da adaptaçao do motor e do painel, ja comprei duas band pra deixar de trilha e no final acabo deixando original e top..a ex mais mecanica ngd seria otima e barata....

Imperador!
23/08/2012, 09:00
Imperador, to devendo as fotos para voce, mas mais tardar amanhã eu tiro!
Seguem algumas fotos da explorer com os alargadores fabricados pelo Marcel (equipeminas4x4) e também da nova roda livre (é para a cherokee e segundo os foruns americanos, mais robusta).
Abraço,
Vinicius!

Essa tua Explorer tá muito bruta!
Parabéns!

cataclism2
23/08/2012, 09:53
Tá loco, Vinicius, essa Explo tá MUITO MASSA!
:concordo:

Perfeita, ainda mais diesel.

Hora dessas, se tu não te importar, eu também gostaria da sugestão de onde conseguiste esses defletores "cegos" transparentes, nos faróis. Não consegui encontrar por aqui; acho que só mandando vir dos EUA, né?

Vinicius Hauagge
23/08/2012, 10:58
Até o fim de semana, providencio as fotos...
E o farol, comprei no ebay...
São esses aqui:89 90 91 92 93 94 Ford Black Housing 1PC DRL LED Headlight Lamp Amber Reflector | eBay (http://www.ebay.com/itm/89-90-91-92-93-94-Ford-Black-Housing-1PC-DRL-LED-Headlight-Lamp-Amber-Reflector-/261086795556?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3cc9fc5724&vxp=mtr)

Alessandro,
24/08/2012, 13:33
Aê Vinicius, bela viatura.

Reparei que fizeste um bagageiro.
Poste umas fotos pra gente. Sem querer abusar, um detalhe da fixação do bagageiro com o trilho no teto.
;)

Rei da Terra
07/10/2012, 21:32
Amigo penso em colocar um dia esse motor em uma F-1000 XLT HSD que eu tenho. Vc acha que seria muito complicado essa instalação? Será que por ser um motor electrónico eu encontraria muitos problemas para adaptar ele a meu carro? Por volta de quantos eu acho um motor desse? E na adaptação qual cambio vc acha que ficaria melhor, ou posso utilizar o meu Mazda MR-II? Abç

Fernando Assis
08/10/2012, 09:18
Por curiosidade, quanto pagou na ranger doadora?

Vinicius Hauagge
09/10/2012, 12:55
Bem, a adaptação da parte eletronica é um tanto chato, pois há sensores na chave, no freio, na embreagem, no acelerador... Para o motor funcionar, é necessário ter a chave e o painel da ranger doadora...
Quanto ao preço, motor, caixa e toda a parte eletronica, incluido painel, chicotes e tudo o que precisou para fazer funcionar, paguei R$ 15.000,00

tiorico
11/05/2013, 17:44
Vinicius,

Conseguiu fazer o velocimetro funcionar? Ainda não consegui acertar o meu... parece que tem um outro modulo só pro sensor de velocidade que se conecta no modulo geral. Você sabe se é isso mesmo?

Obrigado

Vinicius Hauagge
13/05/2013, 09:29
O velocimetro depende do abs para funcionar, sem o abs ele não funciona...
Tanto que na minha explorer, quando vou para a trilha desligo o abs (fica muito ruim com ele ligado) e o velocimetro para de funcionar tb...

tiorico
13/05/2013, 09:37
O velocimetro depende do abs para funcionar, sem o abs ele não funciona...
Tanto que na minha explorer, quando vou para a trilha desligo o abs (fica muito ruim com ele ligado) e o velocimetro para de funcionar tb...

Você usou o ABS da Ranger ou da Explorer?

Vinicius Hauagge
13/05/2013, 11:11
Usei o abs da ranger... na verdade, tirei toda a parte eletronica da ranger e adaptei na explorer...
Agora to estudando uma forma de isolar o abs para ficar com o velocimetro funcionando, mas ainda nao tenho uma solucao concreta.
Atenciosamente,
Vinicius.

ferraz
27/11/2013, 15:46
Boa tarde, como o amigo vez a documentação ela já esta documentada no diesel?

Xédão
18/03/2014, 23:28
Revivendo o tópico! Belo projeto! Como anda a Explo xará???

Estou estudando adquirir um motor 3.0 pra colocar em uma f100 78 minha. Só com o módulo e o chicote já consigo fazer tudo funcionar ou vou ter que arrumar mais coisas? Conseguiu resolver o problema do velocimetro?

Abraços!

tiorico
19/03/2014, 08:08
Xedão,

Vai precisar do chicote, modulos (modulo do motor e modulo VSS - velocidade), painel de instrumentos e chave codificada.

O módulo VSS faz a conversão dos pulsos elétricos do sensor de rotação que vai no diferencial traseiro da Ranger (não sei aonde fica no Troller) e joga para o modulo principal que, por sua vez, repassa para o velocimetro...

papa
21/03/2014, 11:40
Revivendo o tópico! Belo projeto! Como anda a Explo xará???

Estou estudando adquirir um motor 3.0 pra colocar em uma f100 78 minha. Só com o módulo e o chicote já consigo fazer tudo funcionar ou vou ter que arrumar mais coisas? Conseguiu resolver o problema do velocimetro?

Abraços!

A resposta do tiorico esta certa mas os 3.0 podem rodar também com um modulo do Pantanal que não tinha chave codificada, eu comprei um motor completo do leilão do pantanal e estou usando o motor na ranger (o velho to arrumando para reserva)sobrou então o módulo e o comando de valvulas que é diferente da ranger também.

Vinicius Hauagge
21/03/2014, 15:34
A explorer ficou muito boa, mas nesse tempo fiz mais algumas adaptações... coloquei relação de diferencial mais curta, isolei o abs (agora o velocímetro funciona) mas ela está parada na oficina pq deu problema na bomba de alta...
Peça já comprada, mas ainda não trocada...

FORD V6 LOKO
12/06/2014, 13:03
Pessoal, aproveitando esse post, sou novo no fórum, tenho uma Ranger 4.0 V6 com o motor fraco http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon13.png e queria trocar esse motor por um diesel. :pensativo: A duvida é terei que trocar apenas o motor, o motor e a caixa ou o motor a caixa e todo o trem de força ??? PS: Essa ranger é só pra rodas no sitio não vou regularizar no documento.