PDA

Ver Versão Completa : Problema reduzida Samurai 97

mvitavares
09/10/2011, 01:22
Pessoal,

Boa Noite!
Recentemente atolei num lamaçal e na vontade de sair acho que forcei demais a
reduzida.
Quando coloco a reduzida o Samurai começa a andar e trava como se tivesse pisado
no freio. Alguém poderia me dar uma luz?

Obrigado,

Marcelo

Juliano Nitsch
10/10/2011, 21:59
Só na reduzida ou no 4x4 simples também ??

Se for no simples também, tente tirar o cardan dianteiro e veja oque acontece. Se parar pode ser o diferencial dinteiro e não a reduzida.

Até mais.

Drummond
10/10/2011, 22:17
Marcelo a idéia do Juliano é boa, mas antes de sacar o cardam tente ver oq acontece desligando a roda livre c ele já engatado no 4x4. Isso ocorre c carro em linha reta ou quando esterça?

Abs

DMD

mvitavares
11/10/2011, 13:43
Beleza,
Vou tentar nesse feriado.

Drummond,
Acontece tanto em linha reta quanto em curva.

Abs

Fabil
13/10/2011, 12:00
e ai? testou? trava só em 4x4 Low ( reduzida) ou trava tambem em 4x4 High?

rogeriomasih
16/10/2011, 11:20
e aí, já descobriu o problema?

mvitavares
18/10/2011, 20:43
Pessoal,

Não consegui fazer o teste, mas aconteceu algo que muda um pouco.
Coloquei em 4x4, dei uma ré e depois fui para frente. Ele andou uns 1km, de repente o bicho travou que o carro saiu até de lado. Achei estranho o carro ter saído de traseira.
Destravei a roda livre e repeti o teste, aconteceu a mesma coisa. Isso me levou a pensar na transfer case.
O que acham?
O mecânico que levo está meio enrolado, o que está me atrapalhando pesquisar melhor.

Valeu!

mvitavares
18/10/2011, 20:44
Ah Fabil,

Ele trava tanto em high quanto na reduzida.

Fabil
18/10/2011, 20:59
para de tentar andar no carro e desmonta logo a tcase antes que o estrago seja pior...

Drummond
18/10/2011, 21:55
Como disse o Fabil para tudo já! Antes de desmontar a t-case verifique se ñ é problema no diferencial tras (coroa e pião).

Abs

SMS

mvitavares
26/10/2011, 21:21
Enfim vi o problema. Uma das engrenagens do diferencial dianteiro quebrou e fez uma lambança. de vez em quando um pedaço dela entrava no meio das outras e travava tudo.
Alguém tem peças aí?

Valeu

Fabil
26/10/2011, 21:36
qual engrenagem quebrou? satelites? planetarias? pinhao? coroa? posta uma foto das peças quebradas ai

mvitavares
26/10/2011, 23:22
Oi Fabil,

Não conheço muito o nome dessas peças. Tirei algumas fotos, mas não ficaram boas. Vou tentar tirar com mais calma.
No desenho fica mais fácil. Pelo que vi essas que foram pro saco.

317742

317738

317739

317740

Fabil
27/10/2011, 09:09
moeu satelites/planetarias/caixa..

a coroa e pinhao quebrou dente tb?

mvitavares
27/10/2011, 10:34
Não entendo muito de mecânica, mas creio que não houve quebra da coro e pinhão (coroa e pinhão é o que estão no desenho?). Apenas ficaram um pouquinho machucadas.
317795

Fabil
27/10/2011, 11:55
coroa e pinhao é a peça 11 no desenho

mvitavares
27/10/2011, 13:42
Era isso mesmo que pensei. Então não houve quebra da coroa e pinhão apenas da engrenagens menores que têm umas arruelas. Itens 21 a 25 do desenho.
É fácil de conseguir essas peças?

317816

Fabil
27/10/2011, 13:50
a parte interna da carcaça da caixa de satelites nao sofreu danos nao?

mvitavares
10/12/2011, 23:08
Finalizado. O problema era mesmo na caixa satélite que havia quebrado uma das satélites. Valeu Fabil pela ajuda.

Abção

TylerNTL
20/12/2011, 23:07
Aproveitando o tópico. Meu pai anda em um Samurai 1997 já bem usado e recentemente eu quis utilizar ele 4x2 reduzido para manobrar um barco (colocar e tirar da água em um rampa de concreto) e a alavanca da tração simplesmente não ia para a direita!
Tentei o macete de andar um tantinho para frente e ir tentando mover a alavanca e nada! Tentei para trás também e fiz mais umas 4 tentativas em outros momentos ao longo do dia todas sem sucesso...

A tração dessa viatura é muito pouco usada, na verdade só quem usa a tração dele sou eu muuuito eventualmente, pelo que lembre a redução foi usada pela última vez a uns 06 meses. O acionamento do 4H FUNCIONA perfeitamente (até acende a luzinha no painel!)

Por onde começo a tentar resolver o problema?
Tem alguma coisa para lubrificar ali por baixo daquela coifa da alavanca da CT?

Drummond
20/12/2011, 23:18
Amigo isso é bem simples de resolver, olhe por baixo do carro onde vai a alavanca, ela é presa na t-case por fora e em dois pontos, em uma extremidade vai um pino c uma cupilha, e na ponta uma bola c uma buchinha, veja se a bucha ñ escapou ou desceu um pouco, tbm veja se o coxim da t-case ñ quebrou e ela está deslocada isso faria a alavanca pegar na carroceria, princpalmente se tem body lift. Caso seja bucha esteja mesmo gasta ou deslocada c um pouco de criatividade e criatividade vc resolve tudo.

Abs

DMD

Aproveitando o tópico. Meu pai anda em um Samurai 1997 já bem usado e recentemente eu quis utilizar ele 4x2 reduzido para manobrar um barco (colocar e tirar da água em um rampa de concreto) e a alavanca da tração simplesmente não ia para a direita!
Tentei o macete de andar um tantinho para frente e ir tentando mover a alavanca e nada! Tentei para trás também e fiz mais umas 4 tentativas em outros momentos ao longo do dia todas sem sucesso...

A tração dessa viatura é muito pouco usada, na verdade só quem usa a tração dele sou eu muuuito eventualmente, pelo que lembre a redução foi usada pela última vez a uns 06 meses. O acionamento do 4H FUNCIONA perfeitamente (até acende a luzinha no painel!)

Por onde começo a tentar resolver o problema?
Tem alguma coisa para lubrificar ali por baixo daquela coifa da alavanca da CT?

TylerNTL
20/12/2011, 23:58
Abrigado pela dica!

A Viatura não tem BL, no fim de semana vou para baixo da viatura...