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Ver Versão Completa : Tração: Roda quente/Barulho de raspando Pajero GLS/Full



kleberbianchi
08/10/2011, 20:16
Olá! Comprei recentemente uma Pajero Full 2001. Estava na garagem fazendo alguns retoques na pintura. Hoje peguei ela pra rodar pra valer. Engatei a 4x4 normal rodei um pouco, ok. Depois engatei com o bloqueio de diferencial, ok andei alguns metros e engatei a reduzida, aparentemente ok. Quando fui reduzir para 4x2 a luz do Lock ficou piscando. Parei, desliguei e quando liguei novamente parou de piscar. Acionei a 4x4 normal e peguei a estrada. Rodei uns 6 km a 120km/h e começou um barulho do lado esquerdo!

Fui olhar e a roda estava super quente! Ela faz um barulho estranho quando em movimento, como se estivesse pegando em algo, como se fosse algo encavalado, tipo um rolamento travando ou debulhando. Levantei ela no macaco e pude constatar que está bem duro de girar a roda diferente da do lado direito que está ok.

O que pode ser? O que posso checar aqui em casa mesmo??

Carlos A. C. Azevedo
08/10/2011, 22:01
Cara, pode ser a roda livre que não esteja acoplando direito, e quando liga a tração o ronco aumenta e se os rolamentos tiverem ruins eles vão roncar ainda mais..
quando tu levantou no macaco, a traçao ainda tava ligada?

kleberbianchi
08/10/2011, 22:30
Olha, não sei se são os rolamentos porque antes estava tudo ok. Não diria que é um ronco, não é constante, é como se as vezes rangesse, como se fosse uma engrenagem que hora enrosca hora não enrosca...

Quando rodei com a 4x4 na estrada o carro ficou puxando para a esquerda.

O que eu achei mais estranho e não vi relatos iguais até agora é o fato de esquentar a roda (não é o freio) Será que tem alguma engrenagem que pode estar com problemas entre a homocinética e a roda em sí?

Sem Loção
08/10/2011, 22:54
Olha, não sei se são os rolamentos porque antes estava tudo ok. Não diria que é um ronco, não é constante, é como se as vezes rangesse, como se fosse uma engrenagem que hora enrosca hora não enrosca...

Quando rodei com a 4x4 na estrada o carro ficou puxando para a esquerda.

O que eu achei mais estranho e não vi relatos iguais até agora é o fato de esquentar a roda (não é o freio) Será que tem alguma engrenagem que pode estar com problemas entre a homocinética e a roda em sí?

Então vc já testou o freio? Não é pinça travada?

Homocinético normalmente estala, principalmente em curvas...

Vc checou o diferencial dianteiro, se há algum vazamento, coifas, juntas... alguma coisa rasgada?

No 4x2 ela não faz barulho nem esquenta?

kleberbianchi
08/10/2011, 23:10
Visualmente está tudo ok. Não tem nada rasgado, nem vazando.
Ela está fazendo barulho e esquenta mesmo em 4x2 e estala tbm. Fiz umas curvas pra ver se fazia mais barulho mas não fez.

A sensação que dá é que depois de ter desengatado a 4x4 a roda esquerda ainda ficou engatada só que pela metade, se enroscando e fazendo barulho.

Eu não sei se foi só uma impressão minha, mas, a parte que estava mais quente parecia ser a de trás do cubo, onde a homocinética é acoplada. Isso guiando-me pelo calor, que pode ser pista falsa de repente.

kleberbianchi
09/10/2011, 09:47
Estava pensando: Os mecanismos da tração devem ser todos antes da homocinética, certo? A partir da homocinética é apena transferência do movimento para roda e mais nada... Se o barulho é na roda esquerda e ela está esquentando, talvez o problema não tenha relação com a tração.

Estou certo? Ou algum problema na tração em si poderia estar afetando a roda?

Sem Loção
09/10/2011, 10:05
Estava pensando: Os mecanismos da tração devem ser todos antes da homocinética, certo? A partir da homocinética é apena transferência do movimento para roda e mais nada... Se o barulho é na roda esquerda e ela está esquentando, talvez o problema não tenha relação com a tração.

Estou certo? Ou algum problema na tração em si poderia estar afetando a roda?

Em princípio está certo....

Mas um problema gerado no diferencial e semi-eixo poderia por condução transmitir o calor para as partes mais externas... mas não creio que seja o caso....

roda travada, puxando... acho que se torna obrigatório dar um olhada no cubo/rolamento, e claor, homocinética...

abs...

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2011, 10:29
Já foram trocados esses rolamentos?? o ajuste dele foi bem regulado?? por que se apertou muito o ajuste, a roda vai pesar esquentar, fritar a graxa, queimar o rolamento e essas coisas..

Sim, a solenoide controla o acionamento todo dentro do diferencial, mas pode ter alguma coisa errada que esteja fazendo parte disso, espero que não.

Onde foi esse lugar que tu pegou 120 com a tração ligada, estrada(terra mesmo) ou asfalto?

kleberbianchi
09/10/2011, 10:54
Acabei de tirar a roda e desmontar a pinça. Nada com o freio.

Acho que o meu raciocinio estava errado, pois, girando a roda e sentindo onde ela trava parece que é dentro do diferencial!!! Penso que alguma coisa dentro do diferencial está meio travado e segura a homocinética e com o movimento do carro, a roda faz tensão pra ela girar, daí o calor sentido no cubo e na roda.

Resta saber o que dentro do diferencial pode estar enroscado ou mal acoplado.

Há testes que eu possa fazer?

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2011, 11:25
Como é que tá o cubo isolado, tá bem leve? sem folga? perguntei antes onde tu pegou os 120 pela idade do carro, sem a manutenção correta tu podes ter quebrado alguma engrenagem do "diferencial", ou ainda alguma coisa no diferencial central... Mas se fosse por isso, seria todo a dianteira e não apenas uma roda...

kleberbianchi
09/10/2011, 11:46
Como é que tá o cubo isolado, tá bem leve? sem folga? perguntei antes onde tu pegou os 120 pela idade do carro, sem a manutenção correta tu podes ter quebrado alguma engrenagem do "diferencial", ou ainda alguma coisa no diferencial central... Mas se fosse por isso, seria todo a dianteira e não apenas uma roda...

O Cubo está sem folga. Os 120km foram em estrada e praticamente em linha reta. Com o diferencial bloqueado e a reduzida foram uns 500 metros só pra ver se estava engatando mesmo e devagar. Abri a tampa do nivel do diferencial, parece ter pouco óleo, só não sei como medir o nível dele. Sabe como faço?

A roda direita está livre e normalzinha. Só a esquerda mesmo que parece estar enroscada no diferencial.

kleberbianchi
09/10/2011, 11:52
Só pra ver se dá pra eliminar alguns pontos: Se fosse a Solenoide daria problema nas duas rodas?

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2011, 12:11
A solenoide controla as duas ao mesmo tempo, mas ai tem que ver como que ta o sistema de roda livre no diferencial, quando tu rodou em 4x4 ela roncou muito?

Pra medir o óleo ele tem que ta só um pouco abaixo da porca, quase pra vazar quando se tira o tampão...

kleberbianchi
09/10/2011, 12:48
Muito obrigado pela ajuda!

Então, não ronca na verdade, e a viatura parece que sempre foi muito bem conservada.

Ela andou normal no estrada com 4x4, a unica diferença é que puxou um pouco a direção p/ esquerda (nessa hora talvez já tivesse algo errado) e logo depois começou esse barulho do lado esquerdo.

Ela está desengatando e engatando direito pelo que pude ver pelo eixo cardã. O que talvez ajude a eliminar a selenoide. A coisa parece estar concentrada mesmo entre diferencial e homocinética.

Como é esse sistema de roda livre? Será que tem chance de ser um acoplamento defeituoso por ter pouco óleo? Mecanicamente falando, isso é possível?Poderia tentar completar o nivel e dar uma volta...

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2011, 14:13
Muito obrigado pela ajuda!

Então, não ronca na verdade, e a viatura parece que sempre foi muito bem conservada.

Ela andou normal no estrada com 4x4, a unica diferença é que puxou um pouco a direção p/ esquerda (nessa hora talvez já tivesse algo errado) e logo depois começou esse barulho do lado esquerdo.

Ela está desengatando e engatando direito pelo que pude ver pelo eixo cardã. O que talvez ajude a eliminar a selenoide. A coisa parece estar concentrada mesmo entre diferencial e homocinética.

Como é esse sistema de roda livre? Será que tem chance de ser um acoplamento defeituoso por ter pouco óleo? Mecanicamente falando, isso é possível?Poderia tentar completar o nivel e dar uma volta...

Já viu se os pivos estão em ordem ?? tem alguma coisa sobre roda livre aqui nessa pagina, dá pra ter uma ideia. ( http://www.facatrilha.com.br/curiosidadesedicas/Tutorial%20Sobre%20Rodas%20Livre.pdf?v=_PoocIsiV2c&feature=related )

Mas creio que o sistema da mitsubishi seja diferente do acionamento que apresenta ai nesse pdf, por que ela não tem o acionamento feito na ponta do eixo, é feito dentro do diferencial, Mas se o nivel de óleo não tiver nem perto da borda do tampão, pode ser que completando possa dar um jeito quem sabe, tens esse óleo ai? algum 75w90? só pra efeito de teste?

kleberbianchi
09/10/2011, 19:41
Troquei o óleo do diferencial, mas o barulho continuou... Ao que tudo indica só abrindo ele mesmo e ver o que passa.

Enfim, levarei no mecânico amanhã. espero que não seja muito difícil de mexer na tração/suspensão desse carro.

Alguém sabe se há muita dificuldade? Se ela compartilha peças ou o sistema com outras viaturas?

Estou preocupado de o cara não entender direito e ficar caçando o problema e mexer demais onde não precisa.

Sem Loção
09/10/2011, 20:02
Troquei o óleo do diferencial, mas o barulho continuou... Ao que tudo indica só abrindo ele mesmo e ver o que passa.

Enfim, levarei no mecânico amanhã. espero que não seja muito difícil de mexer na tração/suspensão desse carro.

Alguém sabe se há muita dificuldade? Se ela compartilha peças ou o sistema com outras viaturas?

Estou preocupado de o cara não entender direito e ficar caçando o problema e mexer demais onde não precisa.

É.... acho que não escapas de abrir este diferencial... :-?

pensando aqui com meus botões, se acaso vc tiver um problema na planetária esquerda, pela própria ação das satélites, vc teria uma compensação na rotação da planetária direita, que rodaria mais e empurraria o carro para a esquerda.... não sei se viajei... :semideia

Vamos aguardar.... se vc mora em Sampa, tem um monte de oficinas que sabem mexer com 4x4 sem te causar problemas com mexãnicos...

sds,

SL

Carlos A. C. Azevedo
09/10/2011, 20:12
Mas se considerar um problema, no minimo o que deveria aparecer era um barulho de "moencia" vindo do diferencial, e isso não aparece, fora que as duas rodas dianteiras iriam ficar presas, por que o que pode ser é ou quebra do apoio das satelites e também quebra dos dentes das engrenagens, ai é só abrindo mesmo...

Esse é o problema de não se ter nenhum mecanico confiavel...

kleberbianchi
13/10/2011, 09:58
O mecanico mexeu nela agora de manhã, era só rolamento... ufa!

Agora, procurando aqui na internet a peça fiquei com outra dúvida: O rolamento dela só vem com o cubo????? Ou tem só o rolamento mesmo pra vender?

Carlos A. C. Azevedo
13/10/2011, 18:24
Cara, na internet tu só vai ter raiva, procura nessas casas de rolamento por ai que tu acha sim, não é possivel que só venda o cubo completo, no caso da ranger, parece que é só trocando tudo e ainda por cima é caro pa caraio. não quero nem ver o preço pra full...

awffx
15/10/2011, 17:58
caro amigo espero q ja tenha comprado o rolamento, caso ainda ñ tenha encontrado vou lhe dar uma dica, eu conheci o melhor mecanico diesel da cidade q moro, ele conseguiu me causar 6.000,00 de prejuiso apenas com rolamentos, ele abriu os cubos dianteiros da f250 4x4 procundo um barulho semelhante ao q vc explica. alem de ñ trocar apenas rolamento somente o cubo completo com valor de 1.980,00 cada lado demontou tambem os traseiro p lubrificar detalhe traseiro é lubrificado pelo olho do diferencial.
O MELHOR MECANICO DIESEL DA CIDADE.
resultou em uma longa procura por solução, a ford ñ tinha reposição peça importada, 2 viagem ate territorio 4x4 em tatui, mta procura, uma dica q possa ajudar ve a marca do rolamento procura um distribuidor original ele provavelmente terá o rolamento, no caso dos traseiros eu comprei original de fabrica importado pela tinkem.
espero ter ajudado.

kleberbianchi
18/10/2011, 17:35
Olá! Problema resolvido. Infelizmente o rolamento da Pajero full vem junto com o cubo, tive que comprar um importado (cobra) por 500 pra não pagar os mil e poucos da concessionária.

Agora, criei um tópico para compartilhar apenas informações sobre marcas alternativas (e confiáveis sobretudo) de peças Mitsubishi para quando houver algum problema saber quais podemos comprar sem ter o risco de quebrar depois de um mês.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97056-marcas-de-pecas-boas-para-mitsubishi.html#post1549758