Conectar

Ver Versão Completa : RURAL E F 75 . CAMBIO DO CHEVETTE. 5 MARCHAS alavanca na coluna sem furo no assoalho.

antonio umino
08/10/2011, 12:33
Alguem já fez, ou pretende colocar cambio do chevette 5 marchas sem furar o assoalho para colocar a alavanca, e fazer o comando das marchas por cabo de aço. mudando do assoalho para a coluna ou painel?.. Imaginando. que o engate das marchas se faz pela alavanca. De algum modo no lugar da alavanca adaptar um sistema que a cabo possa engatar as marchas na coluna de direção ou mesmo no painel (sistema do doblô ou da ducato). será que é possivel??

Fica o topico aberto para discussão. Ok. Muito obrigado a quem tiver alguma idéia a respeito.

antonio umino
10/10/2011, 10:54
Tem um site sobre isto no

AUTOentusisastas: ENTENDENDO A ALAVANCA
ou http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/01/entendendo-alavanca.

interessante o assunto.Ok....

cangu
22/10/2011, 22:14
vc poderia cortar a alavanca bem curta para não chegar perto do assolho e prender um cabo em uma lateral e outro cabo na trazeira do cambio ou até furar uma caixa na direção do cabo que aciona o cambio e fazer o mesmo so que internamente. Se num intender diz que eu tento dezenhar algo eu andei pesnado nessa hipotese tb outra hipoetse seria adquirir um over drive para adptar na caixa original

antonio umino
22/10/2011, 22:23
Como o cambio willys, de uma certa maneira é um pouco delicado. e parece ter dado muita dor de cabeça, estava optando pela caixa do chevette 5 marchas. E como não queria colocar a alavanca no assoalho. Andei pesquisando, e achei o site acima. Como vc descreve realmente é possivel adaptar cabo no cambio do chevette. Tal como vc diz fazer um furo na esfera da alavanca, colocar um cabo e outro que ainda não sei onde. mas com certeza impossivel não é. Por favor poste o seu desenho aqui Ok. obrigado...

cangu
09/03/2012, 22:47
olha pro cambio e pensa vc pode por os cabos acima ou abaixo da esfera se for acima vai ficar com uma peq alavanca aonde prederia um cabo na transversal e outro para engate de 1 e 2 marcha por exenplo

Gui86
11/01/2013, 10:56
Aproveitando o tópico...Coloquei o cambio do cheva na minha F75, gostaria de saber se tem que passar o suporte do cambio para tras ou tem algum modo de fixar o cambio com o suporte na posição original?
Desde já agradeço

antonio umino
09/11/2014, 11:41
Reabrindo o tópico.....procurando achei um video, mas não sei como colar o video do you tube no forum. alguém pode me ensinar????
Bom consegui colar uma foto....
483179
Esta foto é de um video que tem no You Tube.
é uma adaptação de motor e cambio do chevette em um towner...
Pela foto e no video dá pra ver o sistema de cabo acoplado à alavanca de cambio para fazer o engate pelo painel ou da coluna...

grande abraço.

Leonardo Raffi
09/11/2014, 12:03
acompanhando....

antonio umino
09/11/2014, 14:21
Na foto...
alavanca de cambio cortado.... e nela um cabo de comando.
Outro cabo para o movimento lateral....
Uma alavanca de cambio no painel ou na coluna.....
Não parece dificil de fazer a tal adaptação.
abçs

Ian Jeep
10/11/2014, 21:40
Reabrindo o tópico.....procurando achei um video, mas não sei como colar o video do you tube no forum. alguém pode me ensinar????
Bom consegui colar uma foto....
483179
Esta foto é de um video que tem no You Tube.
é uma adaptação de motor e cambio do chevette em um towner...
Pela foto e no video dá pra ver o sistema de cabo acoplado à alavanca de cambio para fazer o engate pelo painel ou da coluna...

grande abraço.

Só anexar o link direto Antonio.

https://www.youtube.com/watch?v=7LPAnYKKDFw

Abraços

cangu
17/11/2014, 22:08
Não era bem assim que eu tinha imaginado, eu tinha pensado por baixo num sei como explicar agora.
olha a imagem para ver se entende.

antonio umino
17/11/2014, 22:53
Hoje troquei o caximbo de engate das marchas....
Já que estava sem o conjunto cambio e reduzida...
Mas pensando na alavanca original. em que tem dois movimentos. um para o engate das marchas e o outro para a seleção das marchas 1 e 2 e 3 e 4 e mais a marcha a ré.
No video não mostra o movimento dos cabos, mas dá para entender...
Um dos cabos faz a seleção (digamos a letra H.... e mais a ré)... então temos através da alavanca a seleção do ponto morto.
No cambio de 4 marchas alavanca na coluna. a marcha ré é junto ao volante.. onde tem uma trava em que se não apertar o botão não engata...... nas marchas normais 1 e 2 e abaixando 3 e 4.....
No cambio de 5 marchas... teria como fazer... 1 e 2 abaixando 3 e 4. e mais um pouco a 5 e a ré....

Não sei a altura do cambio do chevette com a alavanca cortada... mas tanto pode ser tal como no video ou como o Cangu mostra no desenho.... Pois neste copo tem uma bola (esfera)..Como não tenho em mãos o cambio do chevette fica um pouco dificil de fazer a comparação... Mas seguindo a idéia dos cabos no lugar dos tirantes de engate deve ser possivel tal adaptação.

Uma Rural com cambio de 5 marchas deve ficar mais economico.. mesmo com o motor BF....
Estou refazendo a caixa de cambio (escapa a marcha ré). mas já descobri o defeito...e agora a montagem é com um cambio de 4 marchas do maverick ohc... com a primeira mais reduzida..
E vamos que vamos.

abçs

georgevalle
18/11/2014, 07:47
Ja que é para mexer, ligaria direto no eixo seletor, não na alavanca, pois na alavanca vai ficar uma gambiarra muito proxima ao assoalho, além de ser mais fácil fazer um "bracinho" que já tenha as fixações dos cabos para substituir o original da caixa.

cangu
06/12/2014, 13:34
Hoje troquei o caximbo de engate das marchas....
Já que estava sem o conjunto cambio e reduzida...
Mas pensando na alavanca original. em que tem dois movimentos. um para o engate das marchas e o outro para a seleção das marchas 1 e 2 e 3 e 4 e mais a marcha a ré.
No video não mostra o movimento dos cabos, mas dá para entender...
Um dos cabos faz a seleção (digamos a letra H.... e mais a ré)... então temos através da alavanca a seleção do ponto morto.
No cambio de 4 marchas alavanca na coluna. a marcha ré é junto ao volante.. onde tem uma trava em que se não apertar o botão não engata...... nas marchas normais 1 e 2 e abaixando 3 e 4.....
No cambio de 5 marchas... teria como fazer... 1 e 2 abaixando 3 e 4. e mais um pouco a 5 e a ré....

Não sei a altura do cambio do chevette com a alavanca cortada... mas tanto pode ser tal como no video ou como o Cangu mostra no desenho.... Pois neste copo tem uma bola (esfera)..Como não tenho em mãos o cambio do chevette fica um pouco dificil de fazer a comparação... Mas seguindo a idéia dos cabos no lugar dos tirantes de engate deve ser possivel tal adaptação.

Uma Rural com cambio de 5 marchas deve ficar mais economico.. mesmo com o motor BF....
Estou refazendo a caixa de cambio (escapa a marcha ré). mas já descobri o defeito...e agora a montagem é com um cambio de 4 marchas do maverick ohc... com a primeira mais reduzida..
E vamos que vamos.

abçs

qual adaptação seria necessario para por um motor de 4 cil da ford no cambio de 4 marchas para motor bf 161?

antonio umino
06/12/2014, 17:28
Cangu.

Para colocar o cambio do 6 cil no motor de 4 cil ohc
Tem que trocar o eixo piloto
tem que pedir o eixo piloto do cambio 6 cil para o motor ohc
Outra tem que trocar a caixa seca.
abcs