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Ver Versão Completa : Qual tipo de graxa para cardãns?



SandroGaúcho
06/10/2011, 17:46
E então, tô mais uma vez pedindo ajuda!

Galera, segundo o manual, a graxa tem que ser de sabão de Lítio e Bisulfureto de Molibdenio, mas além de muito difícil de achar ela é muito cara, só vi na internet da Bardahl.

Eu gostaria de saber se vocês usam essa só de sabão de Lítio, pois o preço/Kg é +/- uns 15,00, será que pode ser essa?

Ah... já comprei uma bomba/graxeira.

Até mais

Sandro Gaúcho

dpab
06/10/2011, 22:01
Sandro,
Pode ser a de sabão de lítio, aliás, é ótima tb.
Só fuja das que colocam nos postos, pois é sabão de cálcio.
Um abraço, Delfim.

SandroGaúcho
07/10/2011, 08:37
Oi Delfim,

Muito obrigado pela dica, o pote de 1kg de sabão de Lítio tá uns 15pilas e com o Bissulfureto tá uns 50pilas, é uma grande diferença$$$$$.

Até mais...

Ezahn
10/10/2011, 19:26
Caras, minha XLX 250 R também pede a tal graxa de bisulfero de molibdênio. Tenho ela desde 2000 e já tinha procurado em muitos lugares sem sucesso.

Hoje entrei em uma loja de peças para indústria e achei a tal graxa a R$11,00 o pote de 500g :p. É da marca Karter (http://www.karter.com.br/) e a especificação é exatamente a da hilux.

Tá ai a dica. Procurem em loja de peças industriais. Se eu achei aqui em Registro, em cidades maiores deve ter tb.

Ezahn
10/10/2011, 19:28
Completando.....

Pelo que eu estudei, a diferença de graxa de bissulfeto de molibdênio é que ela é mais resistente a água.

sinval
14/10/2011, 08:10
Olá bom dia pessoal,
A GRAXA USADA PARA CARDÃNS E A MOLYKOTE BR-2 PLUS

Feld
14/10/2011, 11:05
Não é essa Molykote não.. veja a descrição dela nos PDFs da fabricante (MOLYKOTE® BR-2 PLUS MULTI-PURPOSE GREASE (http://www.dowcorning.com/applications/search/default.aspx?R=3178EN)) ela é só sabão de lítio... ponto de gota 174C.... enquanto a da Karter acima é 194C... eu sou cagão mesmo.. uso tudo igual está no manual, mesmo que seja mais caro.. aliás, a diferença de preço 3x mais.. 4x mais... com certeza não é apenas por causa de "marca"... esse bissulfeto com certeza deixa a composição química mais cara, e deve ter alguma propriedade importante nele, senão já teria sido "aposentado".

[EDIT]
Encontrei da Bardhal o MO-1, MO-2 e MO-3...
Aqui: Bardahl - Produtos (http://www.bardahl.com.br/site/produtos.php?aplicacao=34&id=204)
Enviei um email tirando a duvida entre esses 3 tipos.. estou no aguardo.

Encontrei a venda nesse site o MO-2 por R$37 (Graxa a base de sabao de litio com bissulfeto de molibdenio MAXLUB MO - 2 1kg - R$ 37.38 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4002/32/377/graxa-a-base-de-sabao-de-litio-com-bissulfeto-de-molibdenio-maxlub-mo---2--1kg)) e na loja da propria fabricante por R$55 (MAXLUB MO - 2 (http://www.lojabardahl.com.br/loja/index.php/maxlub-mo-2.html)) o pote de 1kg.

Trotta.79
14/10/2011, 12:15
A mais resitente à água é com sabão de lítio.

Bissulfeto de molibidenio é para pressões extremas e altas temperaturas, que não é o caso do cardan.

Põe a com sabão de lítio, economize e fique tranquilo.

Valeu

Feld
14/10/2011, 13:57
E não é o caso da SW4 não?

Trotta.79
14/10/2011, 15:32
E não é o caso da SW4 não?

Não! Vc consegue por a mão no cardan, mesmo tendo rodado 100km. Então não é alta temperatura. É um preciosismo da Toyota exigir bissulfeto. Mas como eles gostam de prezar pela qualidade pedem essa graxa. Não acho nescessário, mas cada um tem um bolso, né?

Valeu

TCHEIGOR
15/10/2011, 15:45
eu to usando uma bomba manual, e tenho a impressão de que a graxa mais vaza pelo encaixe entre o bico graxeiro e a bomba do que entra no bico, é normal isso? me dá a impressão de estar botando graxa fora e não conseguir expulsar a velha...

dpab
15/10/2011, 15:59
TCHEIGOR,
Isso acontecia com a minha graxeira tb, mas no meu caso foi só apertar a rosca do bico da graxeira que resolveu.
É necessário ajustar bem na hora de encaixar o bico na graxeira.
Um abraço, Delfim.

Ezahn
15/10/2011, 20:07
eu to usando uma bomba manual, e tenho a impressão de que a graxa mais vaza pelo encaixe entre o bico graxeiro e a bomba do que entra no bico, é normal isso? me dá a impressão de estar botando graxa fora e não conseguir expulsar a velha...

Sair um pouco para fora entre o bico e a bomba é normal, mas não pode ser muito. Tem que apertar o encaixe firme e bem reto. Se a sua bomba for aquela que fica tudo na mão (não tem o tambor e o flexivel) cuidado na hora de apertar para não quebrar o cano no pé onde rosqueia no cilindro de por graxa. A minha já quebrei assim.
Agora, se mesmo assim a graxa não tiver entrando, as vezes tem que trocar o bico de graxa. Na pontinha do bico tem uma esfera, aperte ela com a quina de uma chave de fenda para ver se ela não esta travada.
Abraços

TCHEIGOR
15/10/2011, 21:36
Beleza Delfim e Ezahn, dúvida sanada!
Já tinha checado as esferas dos bicos e estão livres. E eu comprei uma mangueira flexível pra usar na bomba pois o aplicador que veio é rígido e em alguns bicos eu não alcançaria. Até testei com o bíco rígido original mas ele também vaza, aí fiquei na dúvida se não era eu que tinha dois aplicadores ruins, mas to achando que o ruim sou eu mesmo rsrsrs
muito obrigado, um abraço
Igor

jorge.duarte
15/10/2011, 22:53
Pessoal,
Tem essa engraxadeira no link abaixo, que achei muito interessante. Ela tanto é manual como pneumática, completinha.

Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 99.81 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)

Abs

Feld
17/10/2011, 14:55
Jorge eu estou vendo de comprar essa aí.. só estou vendo se não acho a mesma mais barata.. ela vem com diversos bicos e possui mangueira flexivel também. Dá pra usar com aqueles compressores 12V também ou na mão.

Sobre a graxa da Bardhal, eles responderam meu email. E a graxa "MO-" cada final numerico 1, 2 ou 3, é o grau do NGLI (que quanto maior for mais consistente (dura) a graxa é. Para nosso carro é indicado NGLI-2, logo a Bardhal MO-2 é indicada, pois é graxa a base de sabão de lítio com bisulfeto de molibdenio. Conversando com o pessoal do Rei do Oleo, falaram a mesma coisa que o colega acima, que usando uma graxa a base de sabao de litio NGLI-2 já é suficiente (ex:graxazul)... eu vou ver o preço das 2, se não for muita diferença, compro a MO-2.

abs

Ezahn
17/10/2011, 22:07
A mais resitente à água é com sabão de lítio.

Bissulfeto de molibidenio é para pressões extremas e altas temperaturas, que não é o caso do cardan.

Põe a com sabão de lítio, economize e fique tranquilo.

Valeu

Caras como já citei antes, suspensão traseira da minha XLX250R 89 tem 4 bicos de graxa e no manual pede a graxa de bissulfeto de molibdênio. Ali não esquenta mesmo, é só trabalho de articulação da balança. A questão deste componente não é só de temperatura do ponto de gota, o que a torna mais indicada tanto na XL como na hilux é a ALTA RESISTÊNCIA A ÁGUA. Por isto eu acho que deve ser melhor usar esta graxa, principalmente se usar no barro e travessias molhadas. Agora que só usa no asfalto ai acho que não deve fazer muita diferença.
Segue link de especificações de 2 fabricantes descrevendo as suas características.


primeira (http://www.lubrificantes.net/fgr-006.htm)

segundo (http://www.cosan.com.br/mobil/web/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=26351&conta=45&id=69698)

Zani
17/10/2011, 22:55
Pergunta minha de ignorante, mas estou acompanhando o tópico: agora que já definimos a graxa adequada, qual a quantidade que compramos para engraxar todos os bicos do carro, contando que teremos que expulsar a graxa antiga (no meu caso de posto de gasolina)....???
Abraço.

Feld
18/10/2011, 12:47
Vende-se no mínimo em 1kg (nos lugares que vi) e as engraixadeiras pequenas são de 1/2kg ou 1kg... pode comprar de latas de kilo em kilo ou daquelas maiores.. afinal, vai ter que engraixar a cada 1.500km ou 5.000km... é algo tão necessário (se não mais) que óleo do motor (que eu mesmo compro de 20 em 20lts).

Ezahn
18/10/2011, 22:25
Eu comprei 1/2kg. Ainda não usei. No manual da minha 93 fala em engraxar o cardã a cada 6 meses ou 10.000km.
Tem um macete lá no manual da 93. Tem um local na homocinética ( 2 locais em cada roda dianteira, melhor dizendo, 4 locais então) que tem que engraxar mas não fica com o bico lá. Tem que tirar um tampão, rosquear um bico, engraxar, e depois tirar o bico e por o tampão de novo. Quando levamos no posto, ou em um mecanico que não seja especialista (digo especialista mesmo e caprichoso) estes 4 pontos ficam sem engraxar mesmo. Isto porque examinando não tem bico, ai fica sem engraxar. Estas homocinéticas devem ser engraxadas a cada 1 ano ou 20.000km. Segue foto do manual
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/ezahn-albums-sw4-picture310702-graxa-1.html

Ezahn
18/10/2011, 22:26
Agora a foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=310703&d=1315346286

Feld
19/10/2011, 10:37
No caso da SW4 2001/02 isso não ocorre mais. No manual da minha diz que em alguns tipos de uso o engraxe deve ser feito a cada 1.500km, "estradas poeirentas". Eu faço a cada 5mil km (acabei de andar meus primeiros 6mil km com a viatura nova) pois na média faço 1mil km por mes. Logo fica muito próximo do prazo de "6 meses" também. A graxa é barata, é o tipo de coisa que não custa nada precaver, afinal, manutenção (não preventiva) desse carro, é cara. ;)

SandroGaúcho
19/10/2011, 17:07
Gurizada...

Isso aqui não é um forum! É um centro de pesquisas e desenvolvimento da Toyota! hehehe

Muito obrigado pelas orientações, acabei comprando$$$$ a de sabão de lítio mesmo.

Esse detalhe que Ezahn mostrou, um cara tinha me comentado que dificilmente eles engraxam esses pontos próximos a ponta de eixo.
Tô na angústia de ter um tempinho pra fazer o serviço, pois não tenho ideia de quando foi feito pela última vez, dai já viu né...

Sorte & Sucesso a todos!

SandroGaúcho
20/10/2011, 21:34
Buenas

Hoje a tarde fui fazer a lubrificação do cardã e homocinéticas, e vou dizer o seguinte... que lambança hehehe

Mas depois peguei o jeito e ficou faltando 3 pontos:

02 pivos da homocinéticas
01 cruzeta do cardã

Para poder injetar graxa nesses 3 pontos vou ter que comprar um biqueira pequena com angulo de 90º,não sei se existe.

A quantidade que se usa é pouca desde que tenha a prática.

Ao injetar, saiu uma graxa preta e quase líquida.

Até mais

Ezahn
20/10/2011, 22:59
Buenas

Hoje a tarde fui fazer a lubrificação do cardã e homocinéticas, e vou dizer o seguinte... que lambança hehehe

Mas depois peguei o jeito e ficou faltando 3 pontos:

02 pivos da homocinéticas
01 cruzeta do cardã

Para poder injetar graxa nesses 3 pontos vou ter que comprar um biqueira pequena com angulo de 90º,não sei se existe.

A quantidade que se usa é pouca desde que tenha a prática.

Ao injetar, saiu uma graxa preta e quase líquida.

Até mais


HHHHUUUUGGGGAAAAA !!!!!!!!!!!!! Que nojo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Feld
21/10/2011, 14:59
Sandro, por isso que é indicado comprar uma engraxadeira manual que tenha um bico "flexivel", ou seja, em forma de mangueira, para poder chegar até esses bicos mais difíceis...

SandroGaúcho
24/10/2011, 14:39
Gurizada, seguinte...

A minha "Japa" ja está com a biqueira nos pontos próximo as homocineticas e não como voces falam desse parafuso.

O interessante que até no manual diz que tem que se retirar o parafuso e rosquear a biqueira para lubrificar.

Tô tentando achar biqueira em angulo de 45° e 90° para ter melhor acesso, mas depende do tipo de rosca dessa biqueira.

Notei que mesmo sendo uma haste flexivel, não chegaria ao ponto certo.

Até mais

Feld
24/10/2011, 17:42
Sandro, já está com bicos? Isso pode expulsar a graxa quando rodando com o carro, além de abrir caminho para sujeira entrar e/ou agua... abre o olho. ;)


Esse fds fui em alguns postos, inclusive no "Rei do Oleo" e ninguem trabalha com "Sabao de Litio" na engraxadeira/graxeira... logo, terei que comprar uma manual, comprar oleo a parte, e fazer "eu mesmo".

Ezahn
24/10/2011, 22:59
Sandro, já está com bicos? Isso pode expulsar a graxa quando rodando com o carro, além de abrir caminho para sujeira entrar e/ou agua... abre o olho. ;)

.

Sair graxa ou entrar sujeira eu acho difícil. Tem uma válvula. Não sei se o bico não pega em algo com o movimento da susp?

SandroGaúcho
27/10/2011, 15:32
Feld

Acho que sair graxa não sai não! Até porque ainda tem graxa nas homocinéticas.

Comprei os bicos com dois tipos de rosca, acho uma delas deva servir, porque não deu tempo pra retirar e levar na loja.

Eu comprei a graxeira manual porque não pra confiar que tipo de graxa que colocam em posto de combustível.


Sandro, já está com bicos? Isso pode expulsar a graxa quando rodando com o carro, além de abrir caminho para sujeira entrar e/ou agua... abre o olho. ;)


Esse fds fui em alguns postos, inclusive no "Rei do Oleo" e ninguem trabalha com "Sabao de Litio" na engraxadeira/graxeira... logo, terei que comprar uma manual, comprar oleo a parte, e fazer "eu mesmo".

Feld
29/10/2011, 20:15
Hoje chegou minha "Chiaperini" que comentamos acima... fui no Rei do Oleo, comprei 1kg de Bardahl MO2 (R$23,80) e colocamos nos 6 bicos da SW4 2001/02. No cardã da frente precisou de bastante força para expulsar a graxa da luva. Nas cruzetas foi mais tranquilo. O que me assustou foi no cardã traseiro, não havia NENHUMA graxa na luxa... e nas cruzetas a graxa esava mais do que velha.. ainda bem que não ando no 4x4 muito tempo. Só tenho rodado aqueles "16km" por mes para menter o sistema funcionando.

A Chiaperini recebeu elogios pelo kit, e pelo preco (aprox R$100).. eles possuiam uma vendendo por 50dilmas, mas apenas manual, e com bico rigido apenas tambem.

#ficaadica

Zani
25/11/2011, 23:08
Encontrei a venda nesse site o MO-2 por R$37 (Graxa a base de sabao de litio com bissulfeto de molibdenio MAXLUB MO - 2 1kg - R$ 37.38 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4002/32/377/graxa-a-base-de-sabao-de-litio-com-bissulfeto-de-molibdenio-maxlub-mo---2--1kg)) e na loja da propria fabricante por R$55 (MAXLUB MO - 2 (http://www.lojabardahl.com.br/loja/index.php/maxlub-mo-2.html)) o pote de 1kg.[/QUOTE]

Alguém encontrou em alguma loja física essa graxa para comprar aqui em SP, já procurei em vários lugares sem sucesso. Nem no site da Bardahl eles me responderam onde eu poderia encontrar...só achei em lojas que vendem pela internet.
Aguardo a ajuda dos amigos que encontraram.
Abraço.

Feld
30/11/2011, 13:01
Eu comprei a minha da Bardahl na "Rei do Oleo" bem mais barato do que vendem na "Lojadomecanico"... dá uma ligada lá e pergunte se eles tem lá... provavelmente.

Av. Jaguaré, 460/462 Sao Paulo, 05346-000, Brazil
(0xx)11 3763-2321

Zani
30/11/2011, 13:13
Valeu Feld, vou tentar. Obrigado.
Abraço.

Rodolfo40c
03/12/2011, 23:54
Algum amigo pode tirar a foto dessa rosca das homocinéticas para substituir por bico da graxeira, identificando na foto? Ja tem uns 20mil km que nao a lubrifico, nunca mais achei um meca que consiga, eles dizem que nao tem bico :evil: sendo que ja lubrifiquei em outros postos. Tenho uma bomba manual. todos os bicos são a mesma bitola? grato.

Ezahn
05/12/2011, 22:56
Algum amigo pode tirar a foto dessa rosca das homocinéticas para substituir por bico da graxeira, identificando na foto? Ja tem uns 20mil km que nao a lubrifico, nunca mais achei um meca que consiga, eles dizem que nao tem bico :evil: sendo que ja lubrifiquei em outros postos. Tenho uma bomba manual. todos os bicos são a mesma bitola? grato.

Todos os bicos são da mesma grossura. Estes 4 pontos que tem que tirar um parafuso e colocar o bico, na verdade são nos pivôs e não na homocinética. Posto uma foto amanha.

Ezahn
05/12/2011, 23:20
A foto tá tosca pois tirei de um vídeo agora. Mas da para ver. É a vista da bandeja superior (sem a roda). Aparece os 4 parafusos de fixação do pivô e no meio, apontado pela seta, o tal parafuso que tira e coloca o bico de graxa.
Se não der para entender diz ai!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323860&d=1323134249

jorge.duarte
05/12/2011, 23:50
A foto tá tosca pois tirei de um vídeo agora. Mas da para ver. É a vista da bandeja superior (sem a roda). Aparece os 4 parafusos de fixação do pivô e no meio, apontado pela seta, o tal parafuso que tira e coloca o bico de graxa.
Se não der para entender diz ai!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323860&d=1323134249

Ezahn,
O pessoal aqui do forum afirmou que os pivos originais, não possuem graxeira! Esse da foto é original?

Ezahn
06/12/2011, 22:30
Ezahn,
O pessoal aqui do forum afirmou que os pivos originais, não possuem graxeira! Esse da foto é original?

Jorge, este da foto eu tirei do vídeo que o Titaniun postou, porem os meus são originais e tem este parafuso na cabeça. Tira-se o parafuso e coloca o bico no local. Ai é só colocar a engraxadeira e bombar, a graxa enche a coifa de borracha do pivô e vasa por um orifício. A minha eu já engraxei e é exatamente assim. No manual da minha inclusive tem esta orientação e esta no Post #21 deste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/96555-qual-tipo-de-graxa-para-cardans-2.html#post1550051). Lá fala em homocinética mas acho que é erro de tradução pois as setas apontam claramente para os pivôs, alem do que não tem 2 homocinéticas em cada roda sendo uma em cima e outra em baixo.
Posso postar uma foto melhor do meu mas este está sem a roda ai o ângulo para a foto tica mais fácil.

jorge.duarte
06/12/2011, 22:38
Jorge, este da foto eu tirei do vídeo que o Titaniun postou, porem os meus são originais e tem este parafuso na cabeça. Tira-se o parafuso e coloca o bico no local. Ai é só colocar a engraxadeira e bombar, a graxa enche a coifa de borracha do pivô e vasa por um orifício. A minha eu já engraxei e é exatamente assim. No manual da minha inclusive tem esta orientação e esta no Post #21 deste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/96555-qual-tipo-de-graxa-para-cardans-2.html#post1550051). Lá fala em homocinética mas acho que é erro de tradução pois as setas apontam claramente para os pivôs, alem do que não tem 2 homocinéticas em cada roda sendo uma em cima e outra em baixo.
Posso postar uma foto melhor do meu mas este está sem a roda ai o ângulo para a foto tica mais fácil.

Obrigado Ezahn,
Não sabia desse detalhe.

Abs

dpab
06/12/2011, 22:55
Jorge,
Só as japas mais antigas possuem pivôs originais com graxeiras, nas mais novas (96/02) os pivôs originais não possuem graxeiras.
Um abraço, Delfim.

jorge.duarte
06/12/2011, 23:01
Jorge,
Só as japas mais antigas possuem pivôs originais com graxeiras, nas mais novas (96/02) os pivôs originais não possuem graxeiras.
Um abraço, Delfim.

Delfim,
Recebeu o link da graxeira? te mandei por MP.

Abs

titanium
07/12/2011, 23:17
Ezahn!!! Cadê os direito$ autorai$ sobre o vídeo???
kkkkkkk..


Brincadeiras a parte, sua dica foi oportuna!
Acabei de olhar para o pivo TRW que comprei e já entendi como tem que ser feito o "engraxamento"!


Abraços,
Titanium

cacastro
08/12/2011, 11:18
Pessoal, falando em engraxar os bicos, quantos bicos no total tem a SW4 2002? quando vou engraxar a minha o meca diz que só engraxa os cardãns(cruzetas) e nada nas homocinéticas ou pivôs. Obg!

Carlos Castro

Ezahn
09/12/2011, 21:32
Ezahn!!! Cadê os direito$ autorai$ sobre o vídeo???
kkkkkkk..


Brincadeiras a parte, sua dica foi oportuna!
Acabei de olhar para o pivo TRW que comprei e já entendi como tem que ser feito o "engraxamento"!


Abraços,
Titanium

Cara, é pura pirataria. Não pago !!!KKKKKKKKKKKKKKk

Então para a nossa japa tem todos pivôs TRW. Isto é bom, dizem que estes TRW são muito bons. E diz ai, então estes TRW tem até o orifício para engraxar?

titanium
10/12/2011, 09:02
Cara, é pura pirataria. Não pago !!!KKKKKKKKKKKKKKk

Então para a nossa japa tem todos pivôs TRW. Isto é bom, dizem que estes TRW são muito bons. E diz ai, então estes TRW tem até o orifício para engraxar?

Fala Ezahn!!
Olhe, rapaz!! Que Pirataria é Crime (já dizia a propaganda nos Cinemas - "DVD Só Original")!! kkkkkkkkkkkk
:D

Os Pivôs que comprei são TRW.
E pelo que vi, ainda desmontados, eles tinha os bicos pra engraxar dentro do saquinho...
Logo, acredito que ao montar, ele terá, sim, local para efetuar este procedimento!
;)

Quando Mariposa estiver pronta, dou uma olhada e se lembrar eu posto aqui!
hehehe.

Abração a Todos!

renatofbarbosa
11/12/2011, 14:23
Pessoal, falando em engraxar os bicos, quantos bicos no total tem a SW4 2002? quando vou engraxar a minha o meca diz que só engraxa os cardãns(cruzetas) e nada nas homocinéticas ou pivôs. Obg!

Carlos Castro

Amigo,
a minha é 1997, acredito que deva ser o mesma esquema da sua.
Engraxo em todo troca de óleo (a cada 5 mil km)
São 8 bicos no total. Lá onde engraxo os caras fazem um serviço bacana.
Uso graxa de litio, marca Unilit.

abs,
Renato

Rodolfo40c
11/12/2011, 18:12
Fale amigo Ezahn!
Meio ruin de indentificar a foto, mas por acaso um dia que estiver fazendo algo embaixo do seu carro, pegue seu celular e tire uma foto de dia para agt melhor identificar, e com roda mesmo :)
de frente, de tras, de lado.. Vou ver se tiro a foto do que eu imagino que seja, e vocês confirma daí..
abração!

EduQxQ
07/01/2014, 13:05
Bom dia Pessoal,
Estou precisando executar a lubrificação da vtr.
Li em vários tópicos a indicação de graxa à base de sabão de lítio.
Gostaria da opinião de voces se esta graxa da SKF atende os requisitos:
SKF Graxa GS (http://www.skfcommunity.com.br/catalogoautomotivo/Banners/Graxas/html/Catalogo_Graxa_especificacoes.asp)

Um abraço,
Edu

Freitag
07/01/2014, 22:35
Atende sim amigo ela é NLGI-2. Uso no meu carro a mesma sendo que lubrax. O importante é engraxar a cada 5.000km ou 6 meses. Faça isso sempre etera cruzetas por um bom tempo. Forte abraço.

EduQxQ
08/01/2014, 09:35
Olá Freitag,
Obrigado amigo, vou hoje mesmo comprar esta graxa.

73!
Edu

sendthelima
19/04/2014, 17:38
Que material técnico é esse? EU QUERO! HAHAHA... alguem tem para divulgá-lo?

Comprei a minha sw4 td 2001 agora em janeiro. andei só 2mil km. preciso conhecê-la melhor e estou querendo começar pela suspensão, inclusive dando uma engraxada na criança!


Agora a foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=310703&d=1315346286

Mantiqueira
20/04/2014, 10:57
Então pessoal,
Para os amigos que possuem Hilux CD japa. Qual é a graxa que vcs usam nos Munhões?

AlonsoFausto
28/04/2014, 10:21
Que material técnico é esse? EU QUERO! HAHAHA... alguem tem para divulgá-lo?

Comprei a minha sw4 td 2001 agora em janeiro. andei só 2mil km. preciso conhecê-la melhor e estou querendo começar pela suspensão, inclusive dando uma engraxada na criança!

Sendthelima, a partir das 1997 a lubrificação é apenas nos cardans, homocinéticas blindadas, não necessitam de lubrificação.
Abraço.

Clandio
28/04/2014, 11:24
Concordo que as homocinéticas são blindadas, mas a lubrificação (a cada 5000 km) não é só nos cardans. Tem pontos de lubrificação também no sistema de direção e suspensão dianteira.

calhiandro
28/04/2014, 11:40
Clandio, os pontos de lubrificação da suspensão creio que você se refere ao pivôs superior e inferior. Agora onde fica os pontos de lubrificação da direção?????

guilhermeabreu
28/04/2014, 13:42
Uso nas homocinéticas qdo rasga a coifa a graxa MOLIKOTE com bissulfeto de molibdênio e nas cruzetas uso a MARFAK .

Clandio
28/04/2014, 14:19
Clandio, os pontos de lubrificação da suspensão creio que você se refere ao pivôs superior e inferior. Agora onde fica os pontos de lubrificação da direção?????

Calhiandro
Sim na suspensão me referia aos pivôs. no sistema de direção tem pelo menos dois pontos no braço auxiliar. Veja a foto na minha VTR.

Mantiqueira
28/04/2014, 20:05
Então pessoal,
Para os amigos que possuem Hilux CD japa. Qual é a graxa que vcs usam nos Munhões?
E aí pessoal ninguém com uma japa pra tirar essa dúvida não?

AlonsoFausto
28/04/2014, 21:02
Calhiandro
Sim na suspensão me referia aos pivôs. no sistema de direção tem pelo menos dois pontos no braço auxiliar. Veja a foto na minha VTR.

Oi Clandio,

Desculpa a ignorância, ainda não entendo muito de mecânica e não sei identificar qual é tal peça apenas pelo nome... Você poderia marcar na foto onde aplica a graxa? Há ponto graxeiro ou você aplica de outra forma? Como?

Obrigado,
Abraço,

Clandio
28/04/2014, 22:36
AlonsoFausto

Não tem que pedir desculpa de nada. Ignorante todos nós somos nuns ou noutros assuntos. Na foto a seguir destaquei com círculo vermelhos os pontos. Eles possuem graxeiras tradicionais. Essa peça fica presa ao chassi na parte da frente e esquerda da VTR.
Qualquer coisa é só perguntar. Sempre tem alguém que sabe responder.

Clandio
28/04/2014, 22:37
Ops. É lado direito, entre o chassi e a roda dianteira

AlonsoFausto
28/04/2014, 23:47
AlonsoFausto

Não tem que pedir desculpa de nada. Ignorante todos nós somos nuns ou noutros assuntos. Na foto a seguir destaquei com círculo vermelhos os pontos. Eles possuem graxeiras tradicionais. Essa peça fica presa ao chassi na parte da frente e esquerda da VTR.
Qualquer coisa é só perguntar. Sempre tem alguém que sabe responder.


Muito obrigado Clandio, vou dar uma olhada amanhã e tentar identificar.... Mas acho que tem algo diferente entre as pick-ups e as SW: na foto o amortecedor está "só" e acho que na SW o amortecedor é montado dentro da mola.

abração

Carter
01/05/2014, 12:58
Olá pessoal,

Comprei uma graxa para lubrificação das cruzetas e dos jumelos. A graxa é a base de 'complexo de lítio', com boa resistência a altas temperaturas e a água, classificação NLGI-2. Na embalagem não consta nada a respeito de molibidenio. Observei que a graxa que foi colocada na concessionária é esverdiada e essa que comprei é vermelha.

Estou com dificuldade para engraxar os jumelos, parece que a graxa não percorre toda á buxa, não vi sair muita graxa velha.

Parece que nas hilux mais novas somente as cruzetas têm ponto de lubrificação.

AlonsoFausto
01/05/2014, 21:23
Olá pessoal,

Comprei uma graxa para lubrificação das cruzetas e dos jumelos. A graxa é a base de 'complexo de lítio', com boa resistência a altas temperaturas e a água, classificação NLGI-2. Na embalagem não consta nada a respeito de molibidenio. Observei que a graxa que foi colocada na concessionária é esverdiada e essa que comprei é vermelha.

Estou com dificuldade para engraxar os jumelos, parece que a graxa não percorre toda á buxa, não vi sair muita graxa velha.

Parece que nas hilux mais novas somente as cruzetas têm ponto de lubrificação.


Oi Carter, não sei te ajudo, mas na minha (Sw4 2002) apenas cardãns e cruzetas possuem pontos graxeiros e são 7 ao todo.

abraço

Carter
01/05/2014, 21:53
Oi Carter, não sei te ajudo, mas na minha (Sw4 2002) apenas cardãns e cruzetas possuem pontos graxeiros e são 7 ao todo.

abraço

AlonsoFausto, na minha hilux achei 05 pontos. Meus jumelos são engraxaveis, mais 2 pontos cada, mas não vieram na hilux.

Alixandru
07/11/2015, 00:11
Boa noite amigos! Estava olhando minha sw4 2001/2002 por baixo hoje, e vi um pequeno vazamento de graxa do cardan dianteiro, pouca coisa, mas usei o 4x4 há poucos dias numa estrada de cascalho e dá pra ver até que respingou em outras partes próximas. A pergunta é: é normal esse vazamento de graxa no cardan? Estou com o carro a pouco tempo e não tinha percebido tal coisa, só verifiquei isso hoje sendo que utilizei o 4x4 três dias atrás.

Agradeço desde já pelas explicações dos amigos.

dpab
07/11/2015, 20:45
Alixandru,
Fique tranquilo, certamente quando engraxaram os pinos do cardan ficou um excesso de graxa nas cruzetas e juntas do mesmo. Ao girar, o cardan espalha esse excesso e suja tudo em volta. Relaxa, é absolutamente normal. Um abraço, Delfim.

Alixandru
19/11/2015, 19:11
Valeu Delfim! Estou muito satisfeito com o carro! O forum me ajudou muito enquanto estava buscando o carro. Seguem algumas fotos da minha sw4!516918516919516920516921

Renatopami
11/02/2018, 15:33
555911Tenho uma Hilux 2006,gostaria da ajuda dos colegas em relação ao engraxamento:
1- Verificando o carro por baixo,identifiquei 5 pontos para engraxar somente(3 no cardã traseiro e 2 no cardã dianteiro)....é isso mesmo?
2- No cardã dianteiro,os bicos parecem que são internos,no meio da junta/cruzeta....com o bico normal da graxeira,não conseguirei engraxar,correto? Precisarei de adptadores? Qual o tipo?
3- Referente à graxa,comprei dois cartuchos no WalMart,em viagem aos States....lí na embalagem lítio/Molibdênio e não tive dúvidas....comprei dois refis....rsrs....coloco foto em anexo,será que está correto?
Enfim,é isso....