PDA

Ver Versão Completa : Reservatório de água potável



fabiano soriano
06/10/2011, 00:15
Buenas, Srs.

Estou preparando minha band para 2014 realizar uma viagem passando pelo deserto do atacama até tierra del fuego.

Fabriquei um bagageiro e instalei na lateral dele um suporte para prender um macaco hi lift e um farol auxiliar para luz de ré com escada etc.

Porém, vi em algumas viaturas esse tubo de 3 polegadas (aproximadamente) na lateral de alguns bagageiros e não tive a curiosidade de perguntar.

Mas agora que estou montando o meu, gostaria de saber, pra que serve?:pipoca:

segue foto anexo

Obrigado

Abrass

Fabiano

ROAD TECH
06/10/2011, 08:41
Buenas, Srs.

Estou preparando minha band para 2014 realizar uma viagem passando pelo deserto do atacama até tierra del fuego.

Fabriquei um bagageiro e instalei na lateral dele um suporte para prender um macaco hi lift e um farol auxiliar para luz de ré com escada etc.

Porém, vi em algumas viaturas esse tubo de 3 polegadas (aproximadamente) na lateral de alguns bagageiros e não tive a curiosidade de perguntar.

Mas agora que estou montando o meu, gostaria de saber, pra que serve?:pipoca:

segue foto anexo

Obrigado

Abrass

Fabiano

Olá Fabiano.

Normalmente tubos de PVC como os da montagem são reservatórios de água. São fechados em ambas as extremidades e dotados de um bujão para enchimento na parte superior e uma torneirinha na parte inferior.

Os inconvenientes desse tipo de montagem é a concentração de peso extra em um ponto elevado da carroceria prejudicando a estabilidade e a possibilidade de surgimento de trincas na junções da capota e na aberturas das janelas, dependendo de quanto peso será adicionado ao bagageiro.

Fique atento ao peso total que vc irá transportar no teto da seu Band. O ideal seria adotar a tal gaiola interna que vc estava pretendendo instalar de modo a distribuir a carga do teto sobre a tal gaiola.

Sds,

Octávio

fabiano soriano
06/10/2011, 20:19
Octávio, como vai?

Estou esperando vc me dizer quando e como iremos fazer a gaiola interna....

Mandei mais alguns exemplos para vc no e-mail, já faz um tempo..

Fico no aguardo

Abrass

Fabiano

Alexandre Vaz Ferreira
07/10/2011, 21:59
eu usava um assim, feito por mim, para carregar varas de pesca...

[]s

Bira IJC
18/10/2011, 15:20
Alem das duas hipóteses (equipo de pesca e reservatório de água), arrisco dizer que pode ser tb um compatimento para levar as ferragens para montar um toldo lateral.

Abraços,
Bira.

Giovani
19/10/2011, 01:52
Um amigo meu achou uma solução similar para transportar água, sem elevar muito o centro de gravidade.
Além da praticidade da torneira.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=316590&stc=1&d=1318995826

O tubo era de 150mm. Não lembro da capacidade, mas era água bragarai...

[]'s

jeisonk
19/10/2011, 08:27
Giovani, legal isso.

Agora, precisa de um suporte bacana, esses tubos não devem aguentar demais.

Um dos meus medos de reservatórios externos de água é o livre acesso "dos alheios" á algo que vai ingerir.

Abs

Giovani
19/10/2011, 08:46
Giovani, legal isso.

Agora, precisa de um suporte bacana, esses tubos não devem aguentar demais.

Um dos meus medos de reservatórios externos de água é o livre acesso "dos alheios" á algo que vai ingerir.

Abs
Nesse caso o tubo ficou apoiado sobre o para-choque, com um EVA embaixo. Duas cintas metálicas nas pontas prendiam ele. Depois duns 300km de chão batido ele afrouxou e vazou um pouco de água, mas nada difícil de resolver.
A tampa fica bem no alto e não seria muito complicado bolar uma trava, mas a água era usada para outras coisas. Água de consumo ia dentro da VTR em garrafas PET.:concordo:

Abraço!

Alex Roloff
22/10/2011, 00:50
Muito interessante esta solucao vertical, a parte serve para abastecer o reservatorio do climatizador que tenho no jipe.

DieselPower
18/11/2012, 14:17
Contribuindo,
Aqui nos sul temos alguns amigos que montam tubos de PVC com uma mangueira fina de um lado com um registro e um bico de encher pneu do outro. Você enche o tubo de água e depois passa no posto e coloca pressão de ar.
Quando abre o registro fica praticamente um "lava-jato" e rende bem devido limpara melhor.
Não existe nada melhor para limpar botas sujas de lama!

André-4WD
19/11/2012, 08:24
Salve,
Contribuindo com o reservatório de água:
O Alfonse daqui do fórum tem um esquema bem interessante. Ele pegou um daqueles cilindros de refrigerante (que já em com as tubulações) e usa como reservatório de agua. Só que pelo fato de ser metal, dá para meter UMA pressão medonha ali. Por outro lado, tem a questão de peso (tara) do cilindro, que é maior que o tubo feito de PVC.
abraço
andre

jeisonk
19/11/2012, 08:57
Salve,
Contribuindo com o reservatório de água:
O Alfonse daqui do fórum tem um esquema bem interessante. Ele pegou um daqueles cilindros de refrigerante (que já em com as tubulações) e usa como reservatório de agua. Só que pelo fato de ser metal, dá para meter UMA pressão medonha ali. Por outro lado, tem a questão de peso (tara) do cilindro, que é maior que o tubo feito de PVC.
abraço
andre

Verdade, lembro de ter visto lá no Lago do Manso essa engenhoca dele, funcionava bem.

Abraços

hugocsl
19/11/2012, 14:45
Será que não pode ser um Toldo Retrátil! Tipo essas telas de projetor que ficam enroladas em um "canudo" e vc puxa para baixo como telo do projetor... Acho que já até vi um toldo da Camping Word nesse formato....

Gugu-Mairipa
31/03/2013, 02:00
Quantos quilos posso levar(com segurança) no bagageiro de um Bande curta????

Maikon Mukai
20/05/2013, 16:31
Acredito que seja reservatório de agua ou tbm pode ser o que nosso amigo disse ... toldo enrolado, mas ja vi video no youtube que era reservatório de agua.

Nilton J
20/05/2013, 17:26
Fabiano, este tubo na lateral pode ser um compartimento para um toldo retrátil.

Estou usando um similar, da Sumatra, na carreta q estou construindo.

link : Toldo Lateral tipo Asa de Morcego - Sumatra4x4 Produtos para Off Road (http://sumatra4x4.com.br/toldos_1007/_/toldo-lateral-tipo-asa-de-morcego_3807)

Saúde !

Nilton
PU2NBU / PX2Z1865
Troller 2011 azul capota prata

Nilton J
31/10/2013, 10:17
Buenas, Srs.

Estou preparando minha band para 2014 realizar uma viagem passando pelo deserto do atacama até tierra del fuego.

Fabriquei um bagageiro e instalei na lateral dele um suporte para prender um macaco hi lift e um farol auxiliar para luz de ré com escada etc.

Porém, vi em algumas viaturas esse tubo de 3 polegadas (aproximadamente) na lateral de alguns bagageiros e não tive a curiosidade de perguntar.

Mas agora que estou montando o meu, gostaria de saber, pra que serve?:pipoca:

segue foto anexo

Obrigado

Abrass

Fabiano


Pesquisando melhor, apresento duas possibilidades:

1. Tubo para armazenar varas de pesca, geralmente em pvc e fabricação caseira:

437439

2. Tubo para armazenamento de água, abaixo foto do "road shower", mais uma invenção americana, um fácil, útil e inteligente dispositivo para se fabricar aqui no Brasil, resolvendo de vez o importante e problemático assunto "chuveiro externo":

437440


Vídeos e site do road shower, estou analisando importar via paypal por 210 GWS para instalar no rack de meu Troller; reparem na genial idéia da bombinha de ar para pressurizar a linha d'água:

Road Shower - The Pressurized Rack Mounted Solar Shower (http://www.roadshower.com/)


http://www.youtube.com/watch?v=nYEAbElfw7s


http://www.youtube.com/watch?v=WFPibsBmHMc

neitor
31/10/2013, 22:37
O centro de gravidade fica muito prejudicado com esse peso de água no rack de teto do veículo, além de atrapalhar o acesso às coisas que nele ficam amarradas, portanto, para chuveiro considero melhor a "ducha portátil da Quechua". Aliás, serve muito bem, também, como "torneira da pia de camping".

Nilton J
31/10/2013, 23:17
O centro de gravidade fica muito prejudicado com esse peso de água no rack de teto do veículo, além de atrapalhar o acesso às coisas que nele ficam amarradas, portanto, para chuveiro considero melhor a "ducha portátil da Quechua". Aliás, serve muito bem, também, como "torneira da pia de camping". Eu tenho este quechua que cabe cerca de 8 litros de água, tenho tb um elétrico que cabe 15 litros...funcionam bem mas são mais tralhas para carregar...este roadshower cabe 20 litros de água, 20 kilos, não vejo como este nível de peso chegar a afetar o centro de gravidade de qualquer tipo de viatura, mesmo o pequeno Susi Jimmy que pesa 1060 kilos. Também não vejo o mesmo atrapalhar em nada o acesso ao rack para manusear outras cargas. Para mim este chuveiro é uma sacada de mestre.