Ver Versão Completa : F-75 com cambio silverado e reduzida hillux
Alexandre Scarfi
04/10/2011, 23:44
Boa noite a todos! PRECISO DE AJUDA. Em minha F 75 q estou montando, desmontei uma Silverado comprada em leilão e usei muita coisa dela, onde usei motor 6cc silverado, cambio silverado vermelho (eaton 2305B), mandei fazer o flange de adaptação com o Afonso da TT4, usando uma T case de hillux de engrenagem, tudo montado, mas demorou quase 2 anos para andar,(até ajeitar tudo pois só usei chassis e cabine da F 75), ai a surpresa, cambio fazendo barulho que parecia que ia encavalar as engrenagen, estourar tudo, quando tira o pé em 3, 4 e 5 marchas. Abrimos o cambio para conferir, trocamos os sincronizados, o anel sincronizador da 5 e ré, e nada (R$ 2.000,00), desmontamos levamos para um senhor experiente em cambios Clark, usamos calços, comprei outra t case hillux, achando poder ser ela (pois meu mecnico abriu a mesma e disse que as engrenagens são folgadas, mas o mesmo não tem conhecimento e experiencia com esta t case, fiz os diferenciais, ja aproveitei troquei a relação para 12 x 47 com tudo novo + flutuantes ensimec, andei só no cardã dianteiro, só no cardã traseiro e o meu mecanico afirma que é a reduzida (ja é a segunda igual comprada usada) e eu desconfio do cambio, pois em contato com a EATON e tambem alguns distribuidores, me disseram que este cambio realmente tinha alguns barulhos (97 a 99) (2000 e 2001 não), tanto que a EATON fabricou um kit de engrenagens de 5 e ré, para reduzir os barulhos. Estou tentando fazer uma adaptação para andar com ela 4x2, digo adap pois na ponta da saida do cambio, foi cortado a rosca onde prende a porca da luva de saida do cambio para o cardã. Tenho que comprar uma luva para o cambio e arrumar uma mola par colocar no estriado do cardã (onde corre e compensa os movimentos da suspensão) para compensar o movimento e andar uns Km para saber se só com o cambio sem t case não faz barulhos, como quando tira o pé, como engrenagem roçando, querendo encavalar, estourar, as vezes mantendo a aceleração parece que escapou marcha, quase roçando tudo e volta ao normal. Alguem sabe me dizer se há algum descompasso entre este cambio e esta t case reduzida? Será que é o flange de adaptação? Não sei mais o q fazer, não corri atras das engrenagens do kit de reparo de barulho da eaton, pois são 3 engrenagens e rolamento o valor deve ser alto, alem de dificil de achar, pois a EATON não fornece mais peças para este cambio. Tem que achar nos distribuidores estoque antigo. No aguardo de toda ajuda possivel.Obrigado Alexandre :parede:
mpozzer78
08/10/2011, 12:11
Olá Alexandre , eu ja tive uma silverado com essa cx mas funcionava redondinho , acredito que esse barulho q vc se refere talvez seja algum descompasso entre a cx e a reduzida com vc mencionou ja que a cx foi toda revisada , agora depois disso td resolvido vai ficar o bixo hem ....
um abraço e boa sorte !!
Marco-Maga
08/10/2011, 22:54
:roll:..hummmmm
Não pode ser a flange?? :confused:
Alexandre Scarfi
16/10/2011, 19:02
Cheguei a pensar nela vagamente. Mas como ela pode influir nesta barulheira que parece que ta roçando tudo.
Davi Gonçalves
16/10/2011, 19:06
Parece loucura, mas....
EU desmontaria e montaria novamente.
Nãoa tendo sucesso trocaria o cambio.
E o principal, deixaria p alguem q entende de veiculos 4x4.
abraços
Cheguei a pensar nela vagamente. Mas como ela pode influir nesta barulheira que parece que ta roçando tudo.
Marco-Maga
16/10/2011, 19:31
Parece loucura, mas....
EU desmontaria e montaria novamente.
Nãoa tendo sucesso trocaria o cambio.
E o principal, deixaria p alguem q entende de veiculos 4x4.
abraços
Davi,
X 2 eu faria o mesmo....
RogérioNunes
17/10/2011, 17:28
"ai a surpresa, cambio fazendo barulho que parecia que ia encavalar as engrenagen, estourar tudo, quando tira o pé em 3, 4 e 5 "
Se fosse problema no flange não faria barulho, poderia ter vazamento causado por falta de paralelismo entre as faces ocasionado por usinagem incorreta ou mesmo a quebra da carcaça.
Se fosse na t-case faria barulho em todas as marchas e não nas 3 que vc menciona.
Por eliminação e baseado no que vc relatou não resta dúvida que o problema está no cambio.
"Abrimos o cambio para conferir, trocamos os sincronizados, o anel sincronizador da 5 e ré, e nada (R$ 2.000,00),"
Sincronizados e anéis sincronizadores podem estar desgastados que não fazem esse barulho, deixam as marchas difíceis de engrenar e/ou escapando.
E as engrenagens como estavam? Qdo traciona faz barulho ou só qdo folga o pé?
"mas o mesmo não tem conhecimento e experiencia com esta t case"
Pelo visto o seu mecânico não tem experiência em tcase nem em cambio, procure outro se for o caso.
abraço
Londrinense
17/10/2011, 20:15
Olá Alexandre;
Tenho um amigo com motor AP2.0 com flange e cambio do chevete, faz exatamente este barulho, chega a dar medo de andar;
Trocou cambio e não resolveu; Será que não pode ser a Flange, que pode desalinha o conjunto?
Espero que resolva, Abraços
Alexandre Scarfi
04/12/2011, 23:39
Boa noite pessoal !!!
Mais um capitulo da novela, pois com viagens constantes a trabalho a F 75 fica em segundo plano. Consegui usar um "recurso técnico" e por a F 75 para andar 4 x 2 novamente, comprei a luva do cambio e como não temos mais como colocar a porca de fixação, dei um pontinho de solda e fiz um novo cardan provisorio, onde depois de andar com ela constatei que não faz barulho algum só com o cambio. Estaca zero de novo, pois será que as duas reduzidas de Hilux de engrenagem (compradas) com correntes podem estar com o mesmo tipo de problema? Seráo Flange? Alguem conhece algum mecanico com experiencia nesta reduzida de Toyota? O duro que tudo vai grana, pensei até em deixar td de lado e investir num casal pronto, mas tudo exige mais adaptações conforme a configuração (eixo, embreagem, outros) ai vai longe (tempo e dinheiro). Obrigado
Alexandre vi uma resposta sua a outro colega que você tem uma silverado no serviço com entre eixo de 3 metros de comprimento. E que teve problemas com a lubrificação dos rolamentos das pontas de eixo, qual solução vocês encontraram para resolver o problema?