Conectar

Ver Versão Completa : Alerta da Válvula termostática

Ezahn
04/10/2011, 22:37
Amigos, tenho uma SW4 93 aspirada. Ela nunca me deu problema de superaquecer. Demorava um pouco para que o ponteiro da temperatura chegasse no meio e quando tava frio, ou chovendo, o ponteiro da temperatura se mantinha bem abaixo do meio. Recentemente coloquei aquele líquido para limpeza do radiador antes de trocar o fluido de arrefecimento. É obvio que começou a vazar na bomba d'água. Aquele limpa radiador sempre estraga alguma coisa e eu teimei em colocar :oops:, não recomendo.
Enfim, troquei a bomba d'Água e por via das dúvidas já troquei também a válvula termostática, tudo peça original. Minha surpresa foi que a SW passou a esquentar bem mais rápido, o ponteiro chega logo no meio e não abaixa disto nem com frio e chuva.
Conclusão: a válvula termostática estava ruim a tempos. O mecânico me disse que ela não estava fechando bem, estava meio aberta. Isto faz com que o carro trabalhe com a temperatura do motor abaixo do que é adequado. Não é recomendável.
Ai então vai o alerta: se na sua viatura o ponteiro da temperatura fica no meio em dias quentes e fica bem abaixo do meio quando esta um dia mais frio ou chovendo acredito que a válvula termostática não esteja funcionando. Resolvi postar esta informação pois já li em alguns tópicos o pessoal descrevendo que o carro anda com o ponteiro da temperatura bem abaixo do meio, e na minha agora isto só ocorre quando acabo de ligar, ando por 3 minutos e já tá no meio.

Zani
05/10/2011, 00:16
Ezahn, só como informação, a minha CD tem motor 3.0 aspirado (5L), pode chover, gear, nevar o que for, depois de uns 3 minutos o ponteiro da temperatura sempre está um pouquinho abaixo do meio, dali ele não sai, nem pra baixo, nem nunca passou do meio.
Abraço.

Ney_Niteroi II
05/10/2011, 10:03
Prezados,

Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....

Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???

Abs
Ney
SW4-Japa

Eduardo Schaefer
05/10/2011, 11:02
A minha japa (SW 94) o ponteiro esta sempre no meio(também depois de + ou - 3 min), no inverno perto de 0 grau ou no verão com ar ligado, não muda nada,o ponteiro esta sempre quieto no meio

Ezahn
05/10/2011, 13:47
Prezados,

Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....

Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???

Abs
Ney
SW4-Japa

Ai que tá, amigo. Pelo que ocorreu com a minha, e pelos relato dos outros acho que sua válvula termostática não esteja boa. A minha agora o ponteiro chega no meio com +/- 3 minutos e dali não sai. Desci serra com chuva e ele ali no meio.
Abraços

Dimasi
05/10/2011, 15:36
Na minha Band ( 14b ) o ponteiro ficava sempre baixo, somente quando era muito exigida chegava a 1\4 da escala. Achei que estava sem a válvula. Quando fui instalar uma... surpresa, ela estava lá. Não devia estar vedando nada. Agora funciona sempre perto de 1/2 em qq situação.

Jorlex
05/10/2011, 22:30
Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?

Ney_Niteroi II
06/10/2011, 08:56
Jorlex,

Mande varetar o radiador... na oficina que fizer o "varetamento", já ponha água nova com um bom aditivo (Bardhal ou similar)... vc terá água limpa por um bom tempo...

Abs!

Ezahn
06/10/2011, 12:36
Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?
Jorlex vc esta drenando a aguá do bloco também? Tem um bujão no bloco para drenar esta água.

feitosac
06/10/2011, 17:07
Pessoal,
Minha experiencia, ano passado, comprei minha SW4 e revisei geral, troquei a válvula termostática, varetei radiador e troquei o liquido, rodei a Patagônia inteira, peguei até -2°C , e o ponteiro SEMPRE FICA NO MEIO, afinal é a função da válvula reter a água no bloco para manter a temperatura constante (em 82°C), e por aqui já peguei engarrafamento de 2:00 h na baixada do RJ com o ar ligado e ele ta la no meio, portanto cuidado com ponteiros que ficam um pouco abaixo ou um pouco acima do meio, já indica o começo de algum futuro problema.
Abs.

Ney_Niteroi II
06/10/2011, 17:33
Prezados,

Na SGA em Niterói: a válvula custa R$ 69,24. Entrega em 04 dias. Tel: 21 3611-3514

Abs!

Ezahn
06/10/2011, 22:16
Paguei 80 conto mais sedex na America a válvula original

Ney_Niteroi II
07/10/2011, 09:07
Ezahn,

A SGA é concessionária TOYOTA... não perguntei, mas acho que essa de R$ 69,00 tb deve ser original...

Abs!

feitosac
07/10/2011, 09:48
A SGA, só vende peças originais.
O que tenho notado, é que ultimamente alguns preços da Américas nao compensam, tem que cotar preço tambem nas autorizadas do RJ antes de comprar na Americas.
Abs.

Ezahn
07/10/2011, 22:48
Opa!! Bom saber. Apesar que aqui em Registro não tem concessionária toyota:-(

guilhermeabreu
08/10/2011, 11:27
A minha SW4 93 desde que comprei com 143.000 km o ponteiro anda 1mm abaixo do meio , e qdo desço serra fica 3mm abaixo do meio , e qdo subo serra forçando ( pé no fundo ) passa um pouco do meio , fiz o motor qdo tinha 217.000 km e o comportamento ficou o mesmo e fiz o motor agora novamente ( dei bobeira com radiador vazando , dei vários esquntes por falta d'água ) e o comportamento do ponteiro continua o mesmo .

Na minha opinião estas variações um pouco para menos nas descidas de serra e um pouco para mais nas subidas de serra com pé no fundo ESTÃO DENTRO DOS PADRÕES NORMAIS pois a VÁLVULA TERMOSTÁTICA foi feito para manter a temperatura dentro dos limites da normalidade que cada motor tem uma temperatura própria de serviço , ex: o MWM 2.8 a temperatura de serviço é de 80ºC a 87ºC , logo : não é uma temperatura fixa , acho eu na minha santa ignorância que se o ponteiro fica fixo em qualquer regime de trabalho do motor aí sim que pode estar com problema . Nenhuma VÁLVULA TERMOSTÁTICA consegue manter a temperatura do motor fixa em determidado grau , ficando o motor trabalhando em regime de trabalho diferente como em descida de serra e subida de serra forçando o motor .

Lembrando aqui que esta é minha opinião pela experiencia que tenho e estudo a respeito . Esta experiencia verifico hoje em minha SW4 93 , no meu ENGESA com MWM 2.8 e no CORSINHA 1.0 da minha esposa , em nenhum deles o ponterio de temperatrua fica fixo numa posição qdo estou em regime de funcionamento diferente , tem sempre pequenas variações na posição do mesmo .

DICA : NUNCA RETIRA A VÁLVULA TERMOSTÁTICA DE SEU CARRO NÃO IMPORTANDO QUAL MARCA E NEM ONDE VC MORA E QUAL REGIME DE TRABALHO QUE VC USE .