Ver Versão Completa : Alerta da Válvula termostática
Amigos, tenho uma SW4 93 aspirada. Ela nunca me deu problema de superaquecer. Demorava um pouco para que o ponteiro da temperatura chegasse no meio e quando tava frio, ou chovendo, o ponteiro da temperatura se mantinha bem abaixo do meio. Recentemente coloquei aquele líquido para limpeza do radiador antes de trocar o fluido de arrefecimento. É obvio que começou a vazar na bomba d'água. Aquele limpa radiador sempre estraga alguma coisa e eu teimei em colocar :oops:, não recomendo.
Enfim, troquei a bomba d'Água e por via das dúvidas já troquei também a válvula termostática, tudo peça original. Minha surpresa foi que a SW passou a esquentar bem mais rápido, o ponteiro chega logo no meio e não abaixa disto nem com frio e chuva.
Conclusão: a válvula termostática estava ruim a tempos. O mecânico me disse que ela não estava fechando bem, estava meio aberta. Isto faz com que o carro trabalhe com a temperatura do motor abaixo do que é adequado. Não é recomendável.
Ai então vai o alerta: se na sua viatura o ponteiro da temperatura fica no meio em dias quentes e fica bem abaixo do meio quando esta um dia mais frio ou chovendo acredito que a válvula termostática não esteja funcionando. Resolvi postar esta informação pois já li em alguns tópicos o pessoal descrevendo que o carro anda com o ponteiro da temperatura bem abaixo do meio, e na minha agora isto só ocorre quando acabo de ligar, ando por 3 minutos e já tá no meio.
Ezahn, só como informação, a minha CD tem motor 3.0 aspirado (5L), pode chover, gear, nevar o que for, depois de uns 3 minutos o ponteiro da temperatura sempre está um pouquinho abaixo do meio, dali ele não sai, nem pra baixo, nem nunca passou do meio.
Abraço.
Ney_Niteroi II
05/10/2011, 10:03
Prezados,
Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....
Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???
Abs
Ney
SW4-Japa
Eduardo Schaefer
05/10/2011, 11:02
A minha japa (SW 94) o ponteiro esta sempre no meio(também depois de + ou - 3 min), no inverno perto de 0 grau ou no verão com ar ligado, não muda nada,o ponteiro esta sempre quieto no meio
Prezados,
Também não recomendo em caso algum o uso daqueles "limpa-radiador"... uma vez usei na Band (OM-314) e dois dias depois a bomba dágua estava vazando....
Minha SW-4 fica com o ponteiro da temperatura um pouco abaixo do meio e do meio nunca passa... mas ao descer uma pequena serra (2km +/-) o ponteiro despenca... é assim mesmo? ou a válvula já não está 100%???
Abs
Ney
SW4-Japa
Ai que tá, amigo. Pelo que ocorreu com a minha, e pelos relato dos outros acho que sua válvula termostática não esteja boa. A minha agora o ponteiro chega no meio com +/- 3 minutos e dali não sai. Desci serra com chuva e ele ali no meio.
Abraços
Na minha Band ( 14b ) o ponteiro ficava sempre baixo, somente quando era muito exigida chegava a 1\4 da escala. Achei que estava sem a válvula. Quando fui instalar uma... surpresa, ela estava lá. Não devia estar vedando nada. Agora funciona sempre perto de 1/2 em qq situação.
Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?
Ney_Niteroi II
06/10/2011, 08:56
Jorlex,
Mande varetar o radiador... na oficina que fizer o "varetamento", já ponha água nova com um bom aditivo (Bardhal ou similar)... vc terá água limpa por um bom tempo...
Abs!
Falando em "Limpar radiador" aconteceu comigo tambem. Meu sonho é ver minha agua do radiador limpinha com aditivo. Já tirei o radiador, lavei e troquei varias águas, mas quando a agua passa pelo bloco, lá vem sujeira de ferrugem. Seguindo a ideia de um "grande amigo". Rodei dois dias com um copo de querosene misturado na agua. Realmente soltou muita sujeira, mas minha bomba dágua foi pro saco e começou a vazar. Troquei a bomba mas a agua continua enferrujada. Alguem me da uma ideia para essa limpeza de uma forma menos destrutiva?
Jorlex vc esta drenando a aguá do bloco também? Tem um bujão no bloco para drenar esta água.
feitosac
06/10/2011, 17:07
Pessoal,
Minha experiencia, ano passado, comprei minha SW4 e revisei geral, troquei a válvula termostática, varetei radiador e troquei o liquido, rodei a Patagônia inteira, peguei até -2°C , e o ponteiro SEMPRE FICA NO MEIO, afinal é a função da válvula reter a água no bloco para manter a temperatura constante (em 82°C), e por aqui já peguei engarrafamento de 2:00 h na baixada do RJ com o ar ligado e ele ta la no meio, portanto cuidado com ponteiros que ficam um pouco abaixo ou um pouco acima do meio, já indica o começo de algum futuro problema.
Abs.
Ney_Niteroi II
06/10/2011, 17:33
Prezados,
Na SGA em Niterói: a válvula custa R$ 69,24. Entrega em 04 dias. Tel: 21 3611-3514
Abs!
Paguei 80 conto mais sedex na America a válvula original
Ney_Niteroi II
07/10/2011, 09:07
Ezahn,
A SGA é concessionária TOYOTA... não perguntei, mas acho que essa de R$ 69,00 tb deve ser original...
Abs!
feitosac
07/10/2011, 09:48
A SGA, só vende peças originais.
O que tenho notado, é que ultimamente alguns preços da Américas nao compensam, tem que cotar preço tambem nas autorizadas do RJ antes de comprar na Americas.
Abs.
Opa!! Bom saber. Apesar que aqui em Registro não tem concessionária toyota:-(
guilhermeabreu
08/10/2011, 11:27
A minha SW4 93 desde que comprei com 143.000 km o ponteiro anda 1mm abaixo do meio , e qdo desço serra fica 3mm abaixo do meio , e qdo subo serra forçando ( pé no fundo ) passa um pouco do meio , fiz o motor qdo tinha 217.000 km e o comportamento ficou o mesmo e fiz o motor agora novamente ( dei bobeira com radiador vazando , dei vários esquntes por falta d'água ) e o comportamento do ponteiro continua o mesmo .
Na minha opinião estas variações um pouco para menos nas descidas de serra e um pouco para mais nas subidas de serra com pé no fundo ESTÃO DENTRO DOS PADRÕES NORMAIS pois a VÁLVULA TERMOSTÁTICA foi feito para manter a temperatura dentro dos limites da normalidade que cada motor tem uma temperatura própria de serviço , ex: o MWM 2.8 a temperatura de serviço é de 80ºC a 87ºC , logo : não é uma temperatura fixa , acho eu na minha santa ignorância que se o ponteiro fica fixo em qualquer regime de trabalho do motor aí sim que pode estar com problema . Nenhuma VÁLVULA TERMOSTÁTICA consegue manter a temperatura do motor fixa em determidado grau , ficando o motor trabalhando em regime de trabalho diferente como em descida de serra e subida de serra forçando o motor .
Lembrando aqui que esta é minha opinião pela experiencia que tenho e estudo a respeito . Esta experiencia verifico hoje em minha SW4 93 , no meu ENGESA com MWM 2.8 e no CORSINHA 1.0 da minha esposa , em nenhum deles o ponterio de temperatrua fica fixo numa posição qdo estou em regime de funcionamento diferente , tem sempre pequenas variações na posição do mesmo .
DICA : NUNCA RETIRA A VÁLVULA TERMOSTÁTICA DE SEU CARRO NÃO IMPORTANDO QUAL MARCA E NEM ONDE VC MORA E QUAL REGIME DE TRABALHO QUE VC USE .