PDA

Ver Versão Completa : GV/Tracker: Solução para as Bieletas?

Pescador4x4
04/10/2011, 07:53
Senhores,

Pelas pesquisas que fiz no fórum, não achei solução definitiva para o problema das bieletas quando são instalados calços de suspensão de 2".

Algumas soluções encontradas:

- Tirar a barra estabilizadora (solução que não atende a todos);
- Colocar as bieletas do vitara (necessário adaptação);
- Adicionar um calço no suporte de fixação da barra (sem comentários adicionais sobre o resultado);

Medidas paleativas:

- Ficar trocando pelas do Honda Civic(aterior a 2000 - durabilidade baixa);
- Comprar uma bieleta do Chevete e utilizar somente as borrachas(durabilidade baixa).

O tópico foi aberto para concentrar informações e tentarmos encontrar um solução definitiva para o problema. :parede:

Abs,

Eric.

Elisson
04/10/2011, 10:23
Vou assinar o tópico Eric, pois meu mecânico deu a idéia de prolongar a posição das bieletas adicionando a HASTE DA EMBREAGEM DA MERCEDEZ. Ele acha que vai acabar com o problema de ficar batendo. Vou fazer o teste em breve e assim que tiver algum resultado volto a postar... ;)

Pescador4x4
04/10/2011, 14:17
Blz Elisson,

Se possível, tira fotos...Abs!

Eric.

Vou assinar o tópico Eric, pois meu mecânico deu a idéia de prolongar a posição das bieletas adicionando a HASTE DA EMBREAGEM DA MERCEDEZ. Ele acha que vai acabar com o problema de ficar batendo. Vou fazer o teste em breve e assim que tiver algum resultado volto a postar... ;)

Bandinho
04/10/2011, 20:40
Transfiro pra cá o questionamento que fiz no tópico Gran Vitara:
Pessoal, coloquei os calços de 2", amortecedor da suprema na trazeira e pneus 235x70x16 no meu GV 3P, ficou muito bom só que as bieletas estouraram as borrachas aí, achei que poderiam estar na hora de trocar mesmo, comprei e coloquei as do honda civic 98, deu certinho. Com 15 dias rodando estouraram, novamente, as borrachas isso tem haver com os calços? Tem alguma solução?
Agradeço as informações. Abs

Giovanni Morano
04/10/2011, 21:21
Troquei as borrachas da bieleta, em uma loja que fabrica borrachas resistentes! Até agora! Filé!

Mas conheço muita gente que tirou a BARRA ESTABILIZADORA!

Pescador4x4
04/10/2011, 22:05
Troquei as borrachas da bieleta, em uma loja que fabrica borrachas resistentes! Até agora! Filé!

Mas conheço muita gente que tirou a BARRA ESTABILIZADORA!

O calço de 2" força as borrachas das bieletas, elas não aguentam muito tempo...

Giovanni,
Quanto tempo faz que trocou as borrachas? Qual foi o preço? Abs!

Giovanni Morano
06/10/2011, 07:37
O calço de 2" força as borrachas das bieletas, elas não aguentam muito tempo...

Giovanni,
Quanto tempo faz que trocou as borrachas? Qual foi o preço? Abs!

Vai completar um ano agora! :)

OFICINA DA BORRACHA - AVENIDA AGUANAMBI, Foratelza CE

Pescador4x4
06/10/2011, 07:49
Um ano já está de bom tamanho...kkkk, sabe dizer se eles utilizaram um modelo já pronto ou fizeram sob medida? Abs!

Elisson
06/10/2011, 09:05

Giovanni, quanto tu pagou nas 4???

Endereço
Av Aguanambi, 1330 Fátima
CEP: 60.055-403

Telefones
Tel: (85) 3257-2257

gustavopereiradacosta
06/10/2011, 21:55
tira que resolve .. hehe ...

7 meses em, lift 2'', pneus remold e 80 km/h no asfalto ... de boa (só um pouco surdo)

Giovanni Morano
06/10/2011, 22:42
Um ano já está de bom tamanho...kkkk, sabe dizer se eles utilizaram um modelo já pronto ou fizeram sob medida? Abs!

Maxu! eu fui la para colocar meus calços que são de borracha! ai o cara perguntou...;"EI CHAPA ESSAS TUAS BIELETAS ESTAO QUENGADAS, ME DÉ DEZ CONTO QUE RESOLVO ISSO" dialeto cearez é muito bom... pronto! NUNCA NUNCA NUNCA mais tive problemas com isso! eles fazem com uma borracha de pneus de trator... eles deixam do mesmo molde da original, mas um material muito duro e borracha! hehe:cool:
tiver duvida moranogp@hotmail.com ai explico direitim!

Giovanni Morano
06/10/2011, 22:43
10 - real!

giovanni, quanto tu pagou nas 4???

endereço
av aguanambi, 1330 fátima
cep: 60.055-403

telefones
tel: (85) 3257-2257

Elisson
07/10/2011, 09:10
Huummm...sendo assim acho que vou mandar o kra fazer de pneu de caminhão!!!! :D

Giovanni Morano
09/10/2011, 10:51
meu carro, hoje em dia esta com calcos de mola... e as bieletas resistem bem!

Elisson
25/10/2011, 19:36
Bom, barra estabilizadora retirada. Passei 3 dias sem ela e o resultado é. O carro fica macio pacas e perigoso pacas. Deita muito a frente levantando a roda traseira por qq coisinha. Isso eu testei entrando nas esquinas da cidade.

Mas a retirada foi pra reabrir o furo da barra para adaptação. Meu mecânico pegou a bieleta da estrada, conforme foto, serrou a nova deixando uns 1 cm +/- e soldou na outra parte onde ficam as duas borrachas da bieleta original do GV/Tracker. O resultado é que parou de bater e já estou há uma semana só de alegria. Vamos ver quanto tempo vai durar né? :cool: O certo é eu tirar fotos da bixinha no lugar né? Vou v se me lembro e assim que tirar eu posto aqui como ela está no local.

Vitor Monteiro
25/10/2011, 22:25
Senhores,

Pelas pesquisas que fiz no fórum, não achei solução definitiva para o problema das bieletas quando são instalados calços de suspensão de 2".

Algumas soluções encontradas:

- Tirar a barra estabilizadora (solução que não atende a todos);
- Colocar as bieletas do vitara (necessário adaptação);
- Adicionar um calço no suporte de fixação da barra (sem comentários adicionais sobre o resultado);

Medidas paleativas:

- Ficar trocando pelas do Honda Civic(aterior a 2000 - durabilidade baixa);
- Comprar uma bieleta do Chevete e utilizar somente as borrachas(durabilidade baixa).

O tópico foi aberto para concentrar informações e tentarmos encontrar um solução definitiva para o problema. :parede:

Abs,

Eric.

Estou utilizando as buchas da bieleta do Astra 95 fabricadas em PU encontradas no site da Vip Racing, podem observar que a bieleta do Astra 95 é muito parecida com a do GV e Tracker.

Elisson
27/10/2011, 11:47
Segue fotos em anexo da "armação" do meca. Pelo visto ele inverteu a posição das bieletas além da "mutreta" feita!.. e a receita foi como disse logo acima. Até agora, nada de bieleta batendo!!! :dance:

dcamp
02/11/2011, 10:23
Bom dia pessoal,

acabei de comprar uma Tracker 08/09 e sou novato na área. Minha Tracker está dando um bate muito seco na parte da frente quando passo em buracos, quebra-molas, etc.

Esse bate seco pode ser o problema nas bieletas de que vcs estão falando?

Obrigado.

Danilo Campos

Elisson
02/11/2011, 14:52
Se não for as bieletas pode ser as borrachas da barra estabilizadora. O tracker do meu pai 2009 com 35 mil km teve que trocar. Pode colocar as buchas da barra estabilizadora do classic caso seja esse o problema. Mas para ter o diagnóstico exato, leva num mecânico e pede pra ele ver as bieletas e as buchas da barra estabilizadora como estão, pois assim não há como ele querer te dar um golpe!!! ;) E ainda assim se ele disser que está tudo ok, vai pra outro pra ter 2 opiniões caso não tenha nenhum de sua confiança. Todavia aposto em 70% ser as borrachas da barra estabilizadora. As borrachas com R$ 10,00 reais + mão de obra do mecânico você resolve.

Pescador4x4
02/11/2011, 20:39
Segue solução de outro forista...Abs!

"Pessoal,

Para todos aqueles que tiveram problemas com o desgaste prematuro das buchas de borracha das bieletas da Tracker.
Solucionei meus problemas utilizando as buchas das bieletas do Astra 95 fabricadas em PU pela VIP Racing."

dcamp
04/11/2011, 09:34
Elisson,

muito obrigado pelas informações. Levei meu carro num mecânico de minha confiança, mas ele disse que na verdade os amortecedores dianteiros estão dando fim de curso.

A questão é a seguinte: comprei a Tracker recentemente e não sei quais as modificações foram feitas nele. Mas pelo que li no forum ele foi modificado porque está com pneus 245/70/16. Meu mecanico sugeriu por um calço de borracha abaixo das molas dianteiras.

O que vc acha disso tudo?

Obrigado desde já pela atenção.

Danilo Campos

Elisson
04/11/2011, 10:03
Elisson,

muito obrigado pelas informações. Levei meu carro num mecânico de minha confiança, mas ele disse que na verdade os amortecedores dianteiros estão dando fim de curso.

A questão é a seguinte: comprei a Tracker recentemente e não sei quais as modificações foram feitas nele. Mas pelo que li no forum ele foi modificado porque está com pneus 245/70/16. Meu mecanico sugeriu por um calço de borracha abaixo das molas dianteiras.

Danilo Campos

Tem foto do teu carro ae???? Se tá com pneu 245 70 16 e sem calços ele tá topando em cima, no paralama e não era pra tá dando fim de curso. Com o calço de borracha a probabilidade de ele dá fim de curso é maior do que sem o calço. Se ele tá dando fim de curso com facilidade é pq eles estão cansados. Tenta com os calços de borrachas pra v se resolve, com mais ou menos 40 reais vc resolve a questão, mas leva pra um mecânico bom, de preferencia um que já tenha manha de 4x4 pra não levar prejuízo!!!!

Agora veja direitinho, pq pode ser os amortecedores estourados e/ou batentes dos amortecedores já que seu carro tá com pneus 245 70 16.

Pedroso
04/11/2011, 17:17
essa história ta estranha dcamp, fica esperto. Fim de curso daria se ele tivesse curso suficiente para chegar ao fim, o que não deveria ser o caso pois os pneus maiores bateriam no paralamas antes disso acontecer. Leva em outro mecânico pra conferir isso. Já confere tb se os amortecedores são originais.

Não esquece que se vc colocar calço na frente é interessante colocar atrás também pra não ficar desproporcional e de qualquer forma se o carro está andando com 245/70 o pneu deve estar pegando bastante atrás quando passa em quebra mola e desnível.

Fabil
05/11/2011, 09:29
Elisson,

Danilo Campos

tira uma foto da sua tracker ai e das molas p/ gente ver o que tem ai na suspa

dcamp
06/11/2011, 15:01
Tá aí as fotos da minha Tracker.

Obrigado pessoal pela atenção.

Danilo Campos

Fabil
06/11/2011, 19:43
nao tem calço nenhum nas molas...

dcamp
08/11/2011, 09:02
Bom dia,

resolvi meu problema: meu mecânico colocou um calço nas molas dianteiras e o bate seco acabou.

Não sei se foi a melhor solução pois a frente ficou um pouco mais elevada e a traseira na mesma altura. Mas resolveu meu problema por enquanto. O mecânico só pediu para alinhar e fazer cambagem pra ficar tudo beleza.

Obrigado pela atenção de todos.

Danilo Campos

Grand Vinicius
11/11/2011, 15:34
Muito estranho isso...
Não saberia dizer que molas são essas?

nanito
11/11/2011, 15:59
Tá aí as fotos da minha Tracker.

Obrigado pessoal pela atenção.

Danilo Campos

Isso tá parecendo com um limitador do batente só! Justamente o que vou fazer na traseira do meu Vitarão que corta o pneu nas abas internas dos paralamas traseiros toda vez que faço um X.

Pitombeira
15/11/2011, 09:05
E ai gente...o meu GV arrebentou a borracha da bieleta,meu mecânico colocou a do Honda Civic 98...calçou direitinho,e esta com uns sei meses e ate agora esta tudo certo...

Giovanni Morano
15/11/2011, 09:34
Funciona legal... vai depender de como tu usa o carro...! se for trilhinhas leves aguenta bem... do contraril, vai ter que trocar com mais frequencia!

E ai gente...o meu GV arrebentou a borracha da bieleta,meu mecânico colocou a do Honda Civic 98...calçou direitinho,e esta com uns sei meses e ate agora esta tudo certo...

dirceuximenes
03/01/2014, 12:48
Ressuscitando o tópico, Giovanni, as borrachas aguentaram bem?

RogerGeo
07/01/2014, 22:48
Olá pessoal,

após sofrer do mal das bieletas, e passar 3 anos sem a bendita barra, resolvi recolocá-la.
Pedi a um torneiro daqui de Curitiba (na Linha Verde, NB Tornearia) para fazer um par de calços para a barra, iguais aos vendidos na FTS4x4 (ver item GV903 - Grand Vitara Front Stabilizer Drop Brackets). O pessoal da FTS te responde super rápido, mas preferi fazer por aqui.
As medidas são (cm): 2,54(h) x 2,54(L) x 10,50(C). Fácil de ser medida com a barra fora do lugar.
Já faz um tempo um amigo postou fotos (não me lembro se era por outro fórum, ô memória do cão!) com as medidas. Foi daí que copiei as medidas e vi as fotos para esboçar num papel e levar ao torneiro, que acertou de primeira e me cobrou algo em torno de R$140,00 (mão de obra + material).
Depois disso, faz 1 mês que rodo sem problemas. Se não der certo eu aviso. Por enquanto está uma beleza!

Opa, de mudança para Fortaleza agora em janeiro e levo comigo meu Tracker. Espero encontrar o pessoal "Trackeiro" do Ceará para uns passeios.

Grande abraço!

dirceuximenes
08/01/2014, 07:15
Olá Roger, bacana sua vinda para cá, estou começando agora neste mundo 4x4 e com a minha Tracker, mas vai ser um prazer receber você, ok.

Em relação a bieletas troquei as borrachas por umas mais resistentes, mandei fazer aqui em Fortaleza, sai R$ 15,00 cada.

446147

446148

Vamos ver se aguenta mesmo.

abçs...

Dirceu

RogerGeo
08/01/2014, 16:30
Olá Dirceu!
Obrigado pelas boas vindas.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png
Legais essas buchas hein? Se somente os meus calços não funcionarem, vou recorrer à elas!
Por enquanto, os calços mantém as bieletas na posição correta, sem forçá-las, aparentemente.

CORREÇÃO: a largura do calço é em torno de 3,5cm, a mesma da alça de fixação da barra. Tentei corrigir o meu post anterior mas não consegui http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png.
Seguem fotos extraídas do site da FTS4x4. Os calços que foram feitos para mim são idênticos, mas não são azuis...

446199446200446201446202

Abraço!

Chuva
08/01/2014, 16:41
oi Roger, q show esses calços hein?
Qto q sai a brincadeira toda? Grato

RogerGeo
08/01/2014, 20:05
Então Chuva,

os que mandei fazer e ficaram idênticos a estes azuis saíram por 140,00 (mão de obra + material).
Foram feitos por um torneiro mecânico... são muito simples.
Peguei os parafusos originais e comprei numa loja de parafusos mais 4 com o dobro do comprimento dos originais e 4 iguais aos originais mas também com a fenda tipo halen.
Os 4 parafusos mais curtos fixam o suporte à barra (nestes pontos os calços necessitam ter rosca) e os 4 parafusos longos atravessam os calços, fixando-os no chassi. Nestes pontos não há rosca. Os parafusos apenas atravessam os calços.
É necessário que as cabeças dos parafusos menores fiquem niveladas com a superfície dos calços para o suporte da barra ficar justo.
Não sei se expliquei direito. Não encontrei as fotos que tirei dos meus calços mas se encontrar eu posto aqui. O esboço que fiz está encaixotado com minha mudança que já segue para Fortaleza...
Seguem as fotos do nosso amigo que infelizmente não anotei o nome. Grande alma que postou as fotos (se não me engano no Clube do Tracker do Yahoo) com o metro ao lado. Os créditos destas fotos que seguem agora são dele e espero que não fique chateado por eu ter postado aqui.
Nelas é possível ver a distância entre os furos. Coisa fácil de ser medida com os suportes da barra na mão.
Algumas vezes o metro está em polegadas e outras em centímetros.
446224446223446225446226446227
Continuo a disposição para ajudar no que puder.

Abraço!

kn0b
08/01/2014, 20:43
Então Chuva,

os que mandei fazer e ficaram idênticos a estes azuis saíram por 140,00 (mão de obra + material).
Foram feitos por um torneiro mecânico... são muito simples.
Peguei os parafusos originais e comprei numa loja de parafusos mais 4 com o dobro do comprimento dos originais e 4 iguais aos originais mas também com a fenda tipo halen.
Os 4 parafusos mais curtos fixam o suporte à barra (nestes pontos os calços necessitam ter rosca) e os 4 parafusos longos atravessam os calços, fixando-os no chassi. Nestes pontos não há rosca. Os parafusos apenas atravessam os calços.
É necessário que as cabeças dos parafusos menores fiquem niveladas com a superfície dos calços para o suporte da barra ficar justo.
Não sei se expliquei direito. Não encontrei as fotos que tirei dos meus calços mas se encontrar eu posto aqui. O esboço que fiz está encaixotado com minha mudança que já segue para Fortaleza...
Seguem as fotos do nosso amigo que infelizmente não anotei o nome. Grande alma que postou as fotos (se não me engano no Clube do Tracker do Yahoo) com o metro ao lado. Os créditos destas fotos que seguem agora são dele e espero que não fique chateado por eu ter postado aqui.
Nelas é possível ver a distância entre os furos. Coisa fácil de ser medida com os suportes da barra na mão.
Algumas vezes o metro está em polegadas e outras em centímetros.
446224446223446225446226446227
Continuo a disposição para ajudar no que puder.

Abraço!

RogerGep,

essa grande alma é o LFC , por favor depois passe mais detalhes sobre quais parafusos comprou e das medidas das rocas e etc..

abs,

RogerGeo
09/01/2014, 19:19
Kn0b,

obrigado por referenciar o LFC. As fotos dele foram determinantes para a confecção dos calços. Putz, só tem mais uma CORREÇÃO na minha descrição: os parafusos maiores é que precisam ficar "nivelados" ou embutidos pois, um deles ficará sob a borracha da fixação da barra.
Como disse, infelizmente meu esboço ficou na mudança e só conseguirei resgatá-lo em torno de 20 a 25 dias.... mas pelo que lembro, o parafuso é chamado de M8. Levei os originais e pedi ao vendedor da loja de parafusos uns iguais, mas com encaixe halen, sendo que 4 (2 para cada calço) seriam o dobro do comprimento. Na verdade, os originais podem ser mantidos, pois irão fixar a barra ao calço. Os mais longos vão fixar o calço à carroceria. Esses sim precisam ser comprados.
Mas não tem segredo, chegando na loja de parafusos os caras acham fácil o que você quer...

De posse dos parafusos, fui ao torneiro e pedi para fazer a rosca (no calço) para eles. Em cada calço serão feitos 2 furos com rosca (para os parafusos menores e 2 furos sem rosca (para os parafusos maiores).
Encontrei uma foto (nada boa) dos que mandei fazer. Um dos calços (o que está a esquerda) está com os parafusos ao lado na sequencia correta, sendo 1 longo, 1 curto, 1 longo e 1 curto. Abandonei as arruelas... ficavam travando dentro dos furos do calço pois eram de pressão...
446345
Ficarei off por uns dias durante meu deslocamento para Fortaleza, mas depois volto para dar mais um auxílio, se necessário.
Olha, minha impressão é que resolveram mesmo o problema das bieletas...

Grande abraço!

Chuva
09/01/2014, 19:49
Vlw Roger!! Vou guardar essas infos pra assim q minhas bieletas estourarem colocar esses calços na barra estabilizadora!! Vlw de novo! [ ]s

RogerGeo
01/04/2014, 12:46
Olá a todos!

Segue o esboço que mostrei ao torneiro mecânico para confecção dos calços da estabilizadora.
Fiz "na mão" mesmo... espero que esteja claro.

457364

Depois que instalei os calços, as bieletas não quebraram mais e apenas 1 vez as borrachas partiram do lado esquerdo. Acredito que isso deve ter ocorrido por excesso de aperto na montagem. Troquei as borrachas por outras que tinha guardado e tudo certo... Mas ainda quero instalar as borrachas mais resistentes que o Dirceu mandou fazer.
Usei um bom tempo o carro sem a barra, inclusive pegando estrada direto. Achava tranquilo ficar sem, mas confesso que o carro fica mais "na mão" com ela, mergulhando menos a frente em curvas fechadas.

Grande abraço!

LFC
01/04/2014, 15:01
Só hoje vi que as minhas fotos forem úteis. Sem essa de grade alma, ok?
Eu estou usando esses calços no TK há bastante tempo. Acho que já rodei uns 10 mil km (rodo pouco) e fiz umas trilhas, algumas bem exigentes, e as bieletas estão lá firmes. O que desgastou, mas eu acho que foi um desgaste normal, foram as buchas da barra estabilizadora. Meu mecânico passou uma camada de tecido jeans (isso, de calça jeans velha) por fora da bucha, fixada com cola, e colocou no lugar já faz um tempo; o barulho que fazia sumiu. As buchas do Corsa não funcionaram. Comprei um par na Suzucar mas ainda nem usei.
Abs,
LFC

RogerGeo
01/04/2014, 15:49
Sim LFC, para mim foi a grande alma que me ajudou a solucionar o problema.
Suas fotos foram determinantes para a confecção das peças, como disse anteriormente.
Muito bom saber que funcionaram mesmo para você, inclusive em trilhas.
Mas sempre tive uma dúvida, qual material você usou? Mandei fazer em aço, por via das dúvidas...
Para mim, estão ótimas.
Abraço!

LFC
01/04/2014, 16:18
Sim LFC, para mim foi a grande alma que me ajudou a solucionar o problema.
Suas fotos foram determinantes para a confecção das peças, como disse anteriormente.
Muito bom saber que funcionaram mesmo para você, inclusive em trilhas.
Mas sempre tive uma dúvida, qual material você usou? Mandei fazer em aço, por vias das dúvidas...
Para mim, estão ótimas.
Abraço!
Acho que foram feitas em aço tb.
Abs,
LFC

Digao
08/04/2014, 00:09
Amigos, tomei a liberdade de surrupiar esse gabarito e entreguei na mão do torneiro, que falou que não precisa de nenhuma outra informação para confeccionar a peça. Ele cobrou R$ 90 pelas duas em aço. Pego essa semana e repasso como ficou. Obrigado pelas dicas!

LeandroNV
08/04/2014, 11:08
Uma solução que vi em outro fórum (não lembro em qual) é usar as bieletas do Hyundai Accent.
Elas tem diametro de 10mm (igual a dos GV/TK) e pelo que fui informado são 2" maiores, o que resolveria o problema pra quem tem lift 2".
PS: pelo que percebi das imagens, é a bieleta da barra estabilizadora traseira do Hyundai Accent que serve, mas pra tirar a prova o melhor é ir em uma casa de peças e comprar com as do GV/TK.

Bieleta Barra Estab Accent 99/.. Tras - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549669362-bieleta-barra-estab-accent-99-tras-_JM)

PS2: Não posso ajudar muito mais pois o meu já veio sem barra estabilizadora, e consequentemente sem esse problema.

Angelo RJ
08/04/2014, 13:06
Olá pessoal,

Esse problema das bieletas vai sempre acontecer após o carro sofrer um lift de 2 polegadas ou isso vai depender de como o carro for usado e aonde (trilhas) ?

grato

LFC
08/04/2014, 14:26
Uma solução que vi em outro fórum (não lembro em qual) é usar as bieletas do Hyundai Accent.
Elas tem diametro de 10mm (igual a dos GV/TK) e pelo que fui informado são 2" maiores, o que resolveria o problema pra quem tem lift 2".
PS: pelo que percebi das imagens, é a bieleta da barra estabilizadora traseira do Hyundai Accent que serve, mas pra tirar a prova o melhor é ir em uma casa de peças e comprar com as do GV/TK.

Bieleta Barra Estab Accent 99/.. Tras - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549669362-bieleta-barra-estab-accent-99-tras-_JM)

PS2: Não posso ajudar muito mais pois o meu já veio sem barra estabilizadora, e consequentemente sem esse problema.

Talvez funcione, mas a altura desse calço que está nas fotos é 1 polegada, que é o quanto a barra teria que baixar para chegar no lugar certo, mesmo usando o kit de levantamento de 2 polegadas. Então, a bieleta teria que ser 1 polegada maior também. Só experimentando para ver.
Abs,
LFC

LFC
08/04/2014, 14:28
Olá pessoal,

Esse problema das bieletas vai sempre acontecer após o carro sofrer um lift de 2 polegadas ou isso vai depender de como o carro for usado e aonde (trilhas) ?

grato

As bieletas do Tracker e do GV são fracas mesmo com o carro original. Levantando o carro, provavelmente vc vai encurtar bastante a vida delas mesmo em uso apenas nas ruas.
Abs,
LFC

dirceuximenes
08/04/2014, 16:34
Eu coloquei as do honda civic e até que tem durando, uns 3 meses de trilha e estão como novas.

LeandroNV
09/04/2014, 13:41
Talvez funcione, mas a altura desse calço que está nas fotos é 1 polegada, que é o quanto a barra teria que baixar para chegar no lugar certo, mesmo usando o kit de levantamento de 2 polegadas. Então, a bieleta teria que ser 1 polegada maior também. Só experimentando para ver.
Abs,
LFC

LFC,
Realmente, só comparando com a original e com ela no lugar para fazer algum ajuste que seja necessário, mas de certa forma, é mais sim ples do que fazer esse calço da barra estabilizadora. Só não faço os testes eu mesmo pois o meu GV veio sem barra estabilizadora quando comprei.

Digao
09/04/2014, 23:31
Aí estão os calços de aço feitos a partir do gabarito postado pelo RogerGeo, na fase de pintura. Essa semana instalo a barra com as bieletas do Civic, pois mesmo com o carro baixo as originais já estavam com as borrachas rasgadas.

MarceloBlum
10/04/2014, 14:53
Aí estão os calços de aço feitos a partir do gabarito postado pelo RogerGeo, na fase de pintura. Essa semana instalo a barra com as bieletas do Civic, pois mesmo com o carro baixo as originais já estavam com as borrachas rasgadas.

E ai Digão!
também estou partindo para esta solução..
porém a barra estabilizadora ficará mais baixa, logo fica mais fácil de "enroscar" em banhados ou bater em pedras..

ninguém achou uma solução melhor que esta?

OBS: tirar a barra estabilizadora está fora de cogitação :concordo:

[]'s

Chuva
10/04/2014, 17:30
Esses calços são bem legais e eu faria tb, mas por hora achei a ideia da bieleta do Accent bem interessantel! a primeira coisa que eu testaria pelo cumprimento um pouco melhor e diâmetro grosso igual da tracker/gv.

[ ]s

MarceloBlum
10/04/2014, 20:54
Esses calços são bem legais e eu faria tb, mas por hora achei a ideia da bieleta do Accent bem interessantel! a primeira coisa que eu testaria pelo cumprimento um pouco melhor e diâmetro grosso igual da tracker/gv.

[ ]s

E aí Chuva...
segundo as ideias que troquei com meu mecânico, ele disse que não adianta a bieleta ser mais comprida. quanto mais comprida mais forçado o pivô irá ficar...

NO final de semana vou estudar uma solução de tentar deixar as bieletas na posição original (acima da bandeja) crianço um calço para compensar o angulo deixado pelo lift... se tiver noticias boas tiro fotos e deixo as medidas do molde para vcs!

[]'s

Digao
11/04/2014, 07:58
Quando fui comprar as bieletas do civic comparamos com outras da loja, mas só tinha bem maiores como a da Hilux. Se aumentar a bieleta for solução é pegar essas grandes e diminuir a haste pro tamanho que quiser.

dirceuximenes
11/04/2014, 09:09
E se entortar as bieletas para acompanhar as bandejas, será que daria certo, ou acabaria forçando mais ainda?

MarceloBlum
11/04/2014, 09:19
E se entortar as bieletas para acompanhar as bandejas, será que daria certo, ou acabaria forçando mais ainda?
E aí Dirceu..
dei esta sugestão a meu mecânico também, porém ele falou que as bieletas perderiam a função delas, que é de estabilizar o carro....

ele cogitou "empenar" a barra estabilizadora, criando o angulo necessário para voltar a posição original, porém descartamos, devido a perder a tempera do aço..

RogerGeo
11/04/2014, 09:36
Marcelo,

sim, este calço que postei as medidas abaixa um pouco a barra, mas nada muito significativo.
Ele é semelhante aos usados "lá fora" (vide FTS 4x4 e semelhantes)... quem testou até agora tem aprovado...
Para mim, foi uma solução simples que funcionou perfeitamente, embora eu acredite que existam outras.
Já andei sem a barra, mas não gostei do comportamento do carro e não pretendo retirá-la novamente...
Vou ver se tiro umas fotos das bieletas com o calço, mas já adianto que elas ficam como nas fotos do site da FTS.

Grande abraço!

MarceloBlum
11/04/2014, 13:22
Marcelo,

sim, este calço que postei as medidas abaixa um pouco a barra, mas nada muito significativo.
Ele é semelhante aos usados "lá fora" (vide FTS 4x4 e semelhantes)... quem testou até agora tem aprovado...
Para mim, foi uma solução simples que funcionou perfeitamente, embora eu acredite que existam outras.
Já andei sem a barra, mas não gostei do comportamento do carro e não pretendo retirá-la novamente...
Vou ver se tiro umas fotos das bieletas com o calço, mas já adianto que elas ficam como nas fotos do site da FTS.

Grande abraço!

Legal Roger!! já começo a gostar da possibilidade... se tiver como postar fotos, ajuda muito!
entrei no site da FTS e me deparei com uma barra feita por eles
f5 ? FTS ??We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories?-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005-GV905 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005 > Grand Vitara Modified Front stabilizer for 3 inch lift kits a (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=691)

será que se torna muito complicado fazer esta barra?
estou começando a pensar na hipótese de "empenar a barra" :pensativo:

Digao
11/04/2014, 14:28
Seguem as fotos da barra instalada com os calços e bieletas novas de civic. Aparentemente deu uma aliviada no ângulo delas. O volante tá todo virado pra esquerda e dá uma esticada nelas, mas é isso aí segundo o mecânico. Se ficar com folga não tem finalidade nenhuma.

RogerGeo
11/04/2014, 15:24
Legal Roger!! já começo a gostar da possibilidade... se tiver como postar fotos, ajuda muito!
entrei no site da FTS e me deparei com uma barra feita por eles
f5 ? FTS ??We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories?-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005-GV905 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 1998-2005 > Grand Vitara Modified Front stabilizer for 3 inch lift kits a (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=691)

será que se torna muito complicado fazer esta barra?
estou começando a pensar na hipótese de "empenar a barra" :pensativo:

Marcelo,

acredito que não seja muito complicado ajustar a barra. Mas repare que esta da FTS é para 3" de lift. Para 2" o ajuste deve ser menor.
Um colega daqui de Fortaleza fez isso e disse que funcionou perfeitamente.
Eu só não fiz porque queria preservar a barra original...

RogerGeo
11/04/2014, 15:28
Digao,

acho que é isso mesmo. Bom saber que meu esboço ajudou!
As minhas também torcem quando exigidas, mas como você disse, " se ficar com folga não tem finalidade nenhuma".
Eu mantive as bieletas do Tracker mesmo.

Depois você dá um retorno sobre suas impressões, com o passar do tempo, para mantermos o registro da busca pela solução das bieletas x lift?
Abraço!

mas.marco
11/04/2014, 17:48
o empenar não diminuiria a resistencia? :pensativo:

MarceloBlum
12/04/2014, 15:56
o empenar não diminuiria a resistencia? :pensativo:

E aí Marco..
este é o ponto que eu estou pensando como fazer.. acho que o ideal seria tentar refazer esta barra com o angulo compensatório..

alguém tem noção que tipo de aço é este?
acredito que ele seja algum aço de mola ou algo do gênero, visto que a função da barra é ser uma "mola"

Digao
12/04/2014, 21:28
Rodando ontem e hoje com a barra digo que não pretendo mais retirá-la.Estranho muitos falarem que não sentiram diferença. Pra mim foi clara a instabilidade sem a barra. Com ela as suspensões amarram melhor o carro nas curvas.Espero que os calços poupem as bieletas, caso contrario sempre gastarei para substituí-las. E antes de virem com o papo de que jipe é pra andar devagar, Adianto que a instabilidade aparecia em qualquer curva de média que precisamos fazer acompanhando o fluxo.

RogerGeo
13/04/2014, 21:32
Rodando ontem e hoje com a barra digo que não pretendo mais retirá-la.Estranho muitos falarem que não sentiram diferença. Pra mim foi clara a instabilidade sem a barra. Com ela as suspensões amarram melhor o carro nas curvas.Espero que os calços poupem as bieletas, caso contrario sempre gastarei para substituí-las. E antes de virem com o papo de que jipe é pra andar devagar, Adianto que a instabilidade aparecia em qualquer curva de média que precisamos fazer acompanhando o fluxo.

Digao,
faço minhas as suas palavras....
Também não pretendo andar sem a barra novamente e para mim também foi nítida a perda de estabilidade sem ela. Havia uma curva de baixa velocidade que eu fazia diariamente, em declive, que sem a barra o Tracker mergulhava a frente, fazendo a roda traseira de dentro da curva quase sair do chão...
Fora que tive a impressão de que a cambagem perdia a regulagem mais facilmente... depois que recoloquei a barra, pode até ser coincidência e não ter nada a ver, mas a cambagem tem se mantido firme desde a última regulagem...

Abraço!

Digao
13/04/2014, 22:04
Digao,
faço minhas as suas palavras....
Também não pretendo andar sem a barra novamente e para mim também foi nítida a perda de estabilidade sem ela. Havia uma curva de baixa velocidade que eu fazia diariamente, em declive, que sem a barra o Tracker mergulhava a frente, fazendo a roda traseira de dentro da curva quase sair do chão...
Fora que tive a impressão de que a cambagem perdia a regulagem mais facilmente... depois que recoloquei a barra, pode até ser coincidência e não ter nada a ver, mas a cambagem tem se mantido firme desde a última regulagem...

Abraço!

Roger, há quanto tempo você usa os calços? Já trocou as bieletas?

RogerGeo
14/04/2014, 07:22
Roger, há quanto tempo você usa os calços? Já trocou as bieletas?

Digao,

uso os calços desde novembro de 2013. Antes, sem os calços, as bieletas duravam praticamente 2 meses... agora, só precisei trocar as borrachas de uma delas, que desconfio que estouraram por causa de excesso de aperto na colocação porque as borrachas do outro lado estão ok.
Considero que ainda estou em "período de testes" mas, bem satisfeito com o resultado até o momento...

Digao
23/04/2014, 19:23
Voltando com o feedback. Mesmo com o calço as bieletas de civic trabalham forçadas. As hastes empenaram e forçavam as borrachas, mais do lado do motorista. Mandei fazer buchas de nylon e já parei na rua três vezes para apertar enquanto elas se acomodam. Vejam o empeno... vamo ver se dura.

Chuva
24/04/2014, 07:35
kralho!!! ta entortando demais.. vai quebrar. kkk

não é possível isso.. vou ver minhas bieletas originais e ver se entortaram tanto assim já.. se não entortaram, tem alguma coisa errada nessa montagem da galera.. umbelieveble essa curva!!!

[ ]

dirceuximenes
24/04/2014, 08:10
As minhas já estão com uns 4 meses e até agora tudo ok, entortaram um pouco mais nada como isso ai....

Digao
24/04/2014, 08:34
Eu to usando os calços na barra. Será que vale tirar pra testar?

dirceuximenes
24/04/2014, 09:03
Mas acredito se o aço conseguir suportar essa dobra e as borrachas aguentarem, vai durar é muito assim, auto-adaptação, rsrsrsrsr

Chuva
24/04/2014, 09:14
Pessoal,

Espero que ajude, e estão ai algumas fotos que fiz agora das minhas bieletas originais. Nunca quebraram e não estão tortas.

Pela posição delas estercei pros dois lados pra ver se entortavam ou se tinham folga nas borrachas e nada. Tão bem firmes.

Será que minha barra estabilizadora é um pouco diferente em curvatura pra não quebrar? Pra por for difícil, e consegui com aqueles macaquinhos pqnos jacaré. Ou seja, a montagem foi meio forçada mas nada impossível.

As fotos tem os nomes das posições da câmera.

[ ]s

460301460302460303460304460305460306

Chuva
24/04/2014, 09:24
Analisando de novo a foto do amigo,

As fotos abaixo mostram que PARECE que o ângulo entre a bandeja e a barra são diferentes.

Não sou mecânico e não sei o que mais poderia fazer essa possível diferença de ângulo. Alguem saberia?

Parece que a ponta da minha barra estabilizadora tb é mais curvada pra dentro, ajudando o ângulo na bieleta, será?

[ ]s

460308

Digao
25/04/2014, 12:38
Vamo lá às atualizações... a bieleta quebrou ontem, como previsto. Não dá pra usar buchas rígidas como essas de nylon que mandei fazer, pois a bieleta tem que trabalhar em cima e embaixo. Procurei em várias lojas a da tracker, mas não encontrei. Recorri então a outra do civic, mas de outro fabricante. A haste dessa é mais grossa e vai dificultar o empeno. A porca da quebrada era 13mm, o da nova é 15mm, além do tratamento dessa mais grossa parecer diferenciado devido à cor. Como temos problemas com as borrachas, corri atrás de umas maiores e encontrei a dianteira e traseira dos amortecedores do opala, bem mais robustas que as que acompanham as bieletas. Essas duas têm tamanhos diferentes, o ideal seria caber a maior em cima e embaixo, mas só coube a maior embaixo e a menor em cima, o que ainda é bem melhor que as originais. Tentamos montar as bieletas invertidas, com o carro elevado parece melhor, mas no chão ficam forçadas, então voltamos à posição original e ficou legal. Lembro que estou usando o calço da barra estabilizadora. Por enquanto tá tudo redondo, mas vamos avaliando.

Chuva
25/04/2014, 12:50
duas coisa q reparei tb:

- a minhas borrachas são cônicas e não cilíndricas. Acredito que pela vida útil (velhas), mas isso deve ajudar no movimento e a não quebrar;
- a haste da bieleta original é maior que a da foto torta, ou pelo menos aparafusada de uma forma que fique mais comprida. Isso tb deve interferir..

Vamos trocando figurinha sim, agradeço as fotos, pq se as minhas estourarem já tenho o know-how da brincadeira.. kk

[ ]s

Digao
25/04/2014, 13:08
Isso aí Chuva, vamos nos ajudando. E o barulho que reclamei na traseira era folga na porta traseira. Ajustei a borracha e ficou legal, mas se passar rápido numa lombada e fechar a suspensão de vez o batedor com prolongador dá a pancada. Sem o prolongador temos mais curso, mas acho que pode comprometer o amortecedor. Se não comprometer, penso em tirar o prolongador.

Abs,

Chuva
25/04/2014, 18:06
Acho q pode comprometer o amortecedor sim.. se bater forte uma vez no fim de curso do amortecedor acho q entorta e começa a vazar.. a diferença da borracha é justamente a diferença entre os amortecedores gbl1024 suprema e originais. Se estiver usando os gbl1024 talvez não tenha muito problema, mas se estiver usando os originais com prolongadores ai ferra msm..

460524

Digao
25/04/2014, 18:11
Tô usando GBL1024 e mola maior. Rodei uns dias sem o prolongador do batente e era legal o grande curso. Coloquei o prolongador e agora sinto que bate fácil se desço uma lombada mais rápido.

Arildo MT
30/04/2014, 22:20
Pessoal,

Espero que ajude, e estão ai algumas fotos que fiz agora das minhas bieletas originais. Nunca quebraram e não estão tortas.

Pela posição delas estercei pros dois lados pra ver se entortavam ou se tinham folga nas borrachas e nada. Tão bem firmes.

Será que minha barra estabilizadora é um pouco diferente em curvatura pra não quebrar? Pra por for difícil, e consegui com aqueles macaquinhos pqnos jacaré. Ou seja, a montagem foi meio forçada mas nada impossível.

As fotos tem os nomes das posições da câmera.

[ ]s

460301460302460303460304460305460306

ola a todos do fórum, já colhi muitas informações por aqui, então ninguem me chamou na conversa, mas vou dar meu palpite, teoricamente pela logica, deveria diminuir o comprimento da haste da bieleta e não aumentar o comprimento, isso faria o mesmo efeito dos causos na bucha da barra estabilizadora, mas não sei se há espaço suficiente sobrando p/ encurtar a bieleta cortando e ressoldando ou talvez tenho algum outro modelo de outra aplicação compatível e com comprimento menor, desculpe se digitei besteira, mas pela logica teoricamente daria certo.

simtesch
05/05/2014, 15:55
Estou acompanhando o tópico, em Fevereiro de 2014 troquei as bieletas da minha Tracker pelas do Civic 00/01, achei da Marca COFAP no Mercado Livre...Minha suspensão é original e devo ter rodado uns 3.000km.
Tem Marcas muito ruins nos autopeças...Não vale a pena...

Abs
Simtesch

pacosancas
06/05/2014, 08:30
Vamo lá às atualizações... a bieleta quebrou ontem, como previsto. Não dá pra usar buchas rígidas como essas de nylon que mandei fazer, pois a bieleta tem que trabalhar em cima e embaixo. Procurei em várias lojas a da tracker, mas não encontrei. Recorri então a outra do civic, mas de outro fabricante. A haste dessa é mais grossa e vai dificultar o empeno. A porca da quebrada era 13mm, o da nova é 15mm, além do tratamento dessa mais grossa parecer diferenciado devido à cor. Como temos problemas com as borrachas, corri atrás de umas maiores e encontrei a dianteira e traseira dos amortecedores do opala, bem mais robustas que as que acompanham as bieletas. Essas duas têm tamanhos diferentes, o ideal seria caber a maior em cima e embaixo, mas só coube a maior embaixo e a menor em cima, o que ainda é bem melhor que as originais. Tentamos montar as bieletas invertidas, com o carro elevado parece melhor, mas no chão ficam forçadas, então voltamos à posição original e ficou legal. Lembro que estou usando o calço da barra estabilizadora. Por enquanto tá tudo redondo, mas vamos avaliando.

Também pode achar buchas para as bieletas aqui: Anti-Roll Bar Drop Link Bushes - VITARA / X90 - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/vitara-/-x90/anti-roll-bar-drop-link-bushes/prod_106.html)

Digao
08/05/2014, 01:27
Bieletas, capítulo 3246. As borrachas maiores que relatei anteriormente não suportaram. As de baixo seguram bem, mas as de cima, principalmente do lado do motorista, estragam rápido. Dessa vez fiz umas borrachas de pneu de caminhão pra teste e removi os calços da barra. O mecânico analisou a posição da barra com e sem os calços e falou que sem ela o angulo de encaixe das bieletas fica melhor. As bieletas em si estão perfeitas, sem empenos. Amanhã toco de Balneário Camboriú ao Rio e vamos ver se aguentam.

MarceloBlum
10/10/2014, 15:14
Bieletas, capítulo 3246. As borrachas maiores que relatei anteriormente não suportaram. As de baixo seguram bem, mas as de cima, principalmente do lado do motorista, estragam rápido. Dessa vez fiz umas borrachas de pneu de caminhão pra teste e removi os calços da barra. O mecânico analisou a posição da barra com e sem os calços e falou que sem ela o angulo de encaixe das bieletas fica melhor. As bieletas em si estão perfeitas, sem empenos. Amanhã toco de Balneário Camboriú ao Rio e vamos ver se aguentam.

Bieletas, capítulo 3247.... kkkk
digão,
como estão as bieletas e as buchas?
acredito que em 5 meses passados desde a ultima postagem possa ter uma noção melhor..

[]'s, bom final de semana!

dirceuximenes
10/10/2014, 15:48
As minhas que são as do Civic e com borrachas que mandei fazer já estão uns 8 meses, e até agora parecem normais.

MarceloBlum
10/10/2014, 16:59
Então Dirceu..
o meu problema não está exatamente nas buchas, e sim na própria bieleta..
já quebrei duas bieletas no mesmo lugar, e ambas foram a do carona.

normalmente é quando estou andando em estrada de chão.
foi muito estranho, na primeira vez acreditei ser falha de fabricação, pois quebrou bem próximo a solda.
na segunda vez foi igual.. então acabei descartando esta possibilidade..

480125
é sempre neste ponto.

Digao
10/10/2014, 17:37
Bieletas, capítulo 3247.... kkkk
digão,
como estão as bieletas e as buchas?
acredito que em 5 meses passados desde a ultima postagem possa ter uma noção melhor..

[]'s, bom final de semana!

Já rodei uns 6 mil KM com essas bieletas e borrachas e a suspensão está excelente. De qualquer forma tenho mais um par de borrachas reservas pra quando essas se forem. As bieletas são as do Civic, mas tem que ver qual é o fabricante, pois a que quebrou antes era bem mais frágil, só ver as fotos na página anterior.
Próximo mês irei de SC ao RN com a Tracker. Vou fazer uns passeios pelas praias e depois posto se deu alguma alteração.

abraços.

MarceloBlum
10/10/2014, 17:44
show de bola digão! vou tentar seguir a mesma receita..
o pior é que minhas bieletas parecem ser fortes, tanto que não empena a haste, e sim quebra.
(também utilizo as do civic)

Baita viagem hein.. é chão pela frente! mas com certeza será muito legal..
boa viagem e boa sorte

Abraços

dirceuximenes
11/10/2014, 08:56
Não sei qual é o fabricante das minhas, mas elas são daquele aço escuro, elas até entortaram um pouco para se adaptar, rsrsrsr.... mas não quebraram.

MarceloBlum
12/10/2014, 00:00
sabe que as minhas nem chegam a entortar..
elas quebram direto!

olha a foto:
obs: esta eram as bieletas originais, mas ocorreu o mesmo com as bieletas do civic.
480259

simtesch
24/10/2014, 19:25
Senhores, comprei as bieletas do Honda Civic 98-2000 acho da marca Cofap, já estou rodando a quase 01 ano e sem problemas...asfalto ruim direto e estradinhas de chão!!!!Estão intactas ainda!!!!Acho que depende muito da marca e do tipo de uso....
Abs
Simtesch

RogerGeo
21/05/2015, 15:14
Prezados,
estive afastado do debate e vi que evoluiu bastante. Muito bom.
Continuo com os calços e as bieletas tem durado mais mas, as borrachas estão rasgando.
Troquei uma ontem mesmo.
Chuva,
acredito mesmo que existam barras com ângulos diferentes... só isso pode explicar porque uns sofrem tanto com o problema e outros não.
Digao,
muito bom o teu feedback. Vou providenciar umas buchas iguais as suas, de pneu. E na próxima substituição das bieletas usarei as COFAP do Civic.
Vi no catálogo da COFAP que as do Tracker e do Civic são muito parecidas mas o código delas é diferente.
Assim que tiver novidades eu posto aqui.
Abraços!

Ricardo78
26/11/2015, 08:39
Revivendo o topico....

Vejam isso....

https://m.facebook.com/CLUBEDOTRACKER/posts/888535937894520

Ricardo78
27/11/2015, 09:55
Fala pessoal, ontem instalei o terminal da barra de direção do Gol, no lugar da frágil bieleta que rendeu tantos comentarios nesse post....e eu acho que resolveu, vou testar agora e ver o que vai dar...segue fotos...517447517448

Chuva
27/11/2015, 12:26
Boa xará! Tomara q dure sim!

Pelo q reparei nas fotos a do gol parece ser de metal mais grosso que a original da Tracker, confere?

Se for isso pode durar mais sim!! Tem a do vectra, astra, civic etc q tb dão, mas tem a haste mais delicadinha/fina q a original..

[ ]

LFC
27/11/2015, 13:03
Fala pessoal, ontem instalei o terminal da barra de direção do Gol, no lugar da frágil bieleta que rendeu tantos comentarios nesse post....e eu acho que resolveu, vou testar agora e ver o que vai dar...segue fotos...517447517448

A parte inferior da bieleta não deveria estar voltada para a traseira do carro?
Abs,
LFC

netuno
27/11/2015, 13:27
Abs,
LFC

Tens razão LFC, está invertida a posição da bieleta!

LFC
27/11/2015, 15:01
Pois é. Eu acho que é por isso que algumas quebram e outras não. Do jeito que está ela vai fazer alavanca. Ou quebra ou arrebenta as borrachas.
Eu estou com as que vieram no carro quando comprei. Rodei mais de 20 mil km, entre estradas asfaltadas, de terra, trilhas leves, médias e até algumas bem cascudas. Até as buchas são as mesmas. Depois de levantar o carro baixei a barra estabilizadora. Quando fui alinhar, o alinhador viu que as bieletas estavam na posição igual à das fotos e inverteu. Vejam a foto abaixo.
Abs,
LFC

netuno
27/11/2015, 15:35
LFC, pelo que entendi vc rodou 20 mil km com elas invertidas e não quebraram?

Na minha, com lift de 2" uma vez colocaram as bieletas invertidas e numa viagem pra Argentina no meio do nada quebrou tudo. Mandei arrancar a barra, amarrei ela no bagageiro e nunca mais me incomodei com bieletas. Isso foi em 2012. Hoje rodo pouco com a TK, mas com cuidado não vejo problemas. Agora pra quem tem o pé um pouco pesado nāo recomendo sacar a barra.
Abs.

LFC
27/11/2015, 18:29
O meu carro é o da foto e está assim desde o primeiro alinhamento feito logo após levantar o carro, o que ocorreu logo após a compra. Nenhuma quebra até hoje. Só troquei as buchas da barra estabilizadora, não as das bieletas.
Abs,
LFC

julianoaccioly
11/01/2016, 12:26
Para o calço na barra estabilizadora é obrigatório mexer na proteção do cambio? Será que se fizer o calço um pouco mais "baixo", não terá a interferência da barra na proteção?

Abs

Juliano

LFC
11/01/2016, 14:44
Para o calço na barra estabilizadora é obrigatório mexer na proteção do cambio? Será que se fizer o calço um pouco mais "baixo", não terá a interferência da barra na proteção?

Abs

Juliano

Não é obrigatório, mas aí vc vai ter que baixar um pouco a proteção e vai perder distância livre do solo. Mesmo sem o calço a barra fica muito perto da proteção.
Abs,
LFC

Fabio Almeida GrandVitara
13/01/2016, 14:15
"Bieletas invertidas"
Aconteceu comigo o mecânico instalou as bieletas do honda civic invertidas e não aguentaram 15 dias.Outro mecânico que percebeu e arrumou,procurei umas buchas parecidas e encontrei de polietileno aquelas amarelas ficou show,o cara falou que é da Bandeirantes!!!

Ricardo78
20/01/2016, 07:24
Abs,
LFC

Sim, o mecanico falou que assim força ainda menos.....esta aguentando bem, agora estou tendo problemas com a borracha da barra estabilizadora.....esta rasgando......

Ricardo78
20/01/2016, 07:26
Trocou as Buchas......as minhas tb estao estragando....

RogerGeo
26/02/2016, 14:35
Olá pessoal,
para atualizar minha situação.
Os calços não funcionaram para mim. Amenizaram a quebra constante mas as borrachas continuam rasgando.
Como onde moro as ruas tem mais remendo que asfalto, cansei e estou novamente sem a barra, andando na boa.
Abraço!

Leiom
26/02/2016, 20:24
Fiz o de 2'' antes do carnaval e as buchas não aguentaram nem até a quarta de cinzas, com costelas de vaca, dunas, praia e barro.

Sinceramente não sei exatamente o que aconteceu, pois no lift troquei as bieletas por uma que nem me lembro a marca, talvez a borracha dessas eram de baixa qualidade.

523541

Depois disso continuei com a mesma bieleta e comprei buchas mais resistentes, teoricamente usadas em carros blindados. Não eram exatamente do mesmo tamanho e ficaram meio brutas quando instalei, ainda por cima não achei tão baratas, mas como deram 3 meses de garantia resolvi testar. Até agora esta tudo ok.

523542

Diego 4x4
16/06/2016, 16:54
Prezados, esse é meu primeiro post aqui no fórum e digo que estou muito feliz com minha Tracker. Confesso que nem sabia que o carro era tão foda! Rsrs Fiz o Lift 2" da RC, com substituição dos amortecedores (Suprema) e das molas (mais longas) na parte traseira da suspensão. Na dianteira, o kit vem com calço. Complementando a transformação, troquei os pneus pelos Bf Goodrich All-Terrain 235/70 R16. Na prática, o carro ganhou aproximadamente 11cm a mais na altura livre do solo e ficou muuuuito melhor! De início, o mecânico me convenceu a deixar o carro sem a barra estabilizadora para melhor desempenho em trilhas e para evitar trocas constantes de bieletas. De fato, com a suspensão dianteira trabalhando de forma independente, o desempenho na trilha ficou melhor, mas senti o carro muito solto nas curvas no asfalto. Diante disso, seguindo as dicas do fórum, resolvi recolocar a barra estabilizadora, substituindo as bieletas originais pelos terminais de direção do gol (peça muito mais robusta). Instalei hoje e senti o carro muito mais seguro com a barra mesmo! As "novas bieletas" tiveram que ser instaladas invertidas, mas me parece que ficou top, mas ainda é o primeiro dia, né? rsrs Vou testar por algum tempo essa configuração e depois posto a percepção aqui. Abraços!

Diego 4x4
30/06/2016, 18:15
Gente, conforme combinado, posto aqui minha percepção.
531786

Vejam que, além da bucha não ter sido uma boa escolha (muito grande e muito macia), a montagem invertida se mostrou um lixo. Olha a angulação de trabalho dessa bieleta!!!:shock:

Acabei optando por fazer eu mesmo. Comprei umas buchas feitas de pneu e dois terminais de direção do GOL (até geração IV) e resolvi instalar eu mesmo. Deu um puta dum trabalho retirar as bieletas instaladas invertidas. Havia muita pressão e tive que fazer alavanca para soltar da balança. Depois de muito custo, deu certo e percebi que a melhor forma de instalar as bieletas novas era:
1) Rodas na posição normal de trabalho (sem estarem suspensas);
2) Soltar um lado da barra, instalar a bieleta e prender a barra de novo. Depois, repetir no outro lado.

Vejam só:
531787

Acho que ficou bem bom. Os barulhos acabaram. Vamos ver com o uso. Vou postando. Abraços!

Chuva
30/06/2016, 19:04
oi amigo,

obrigado por compartilhar essas super bieletas!!

Num tópico meu a pouco tempo troquei as buchas das minhas bieletas, recolocando as originais que estão bem melhor q as compradas a parte.. kkk por parível que incresça.

E lá eu tb senti exatamente essa super dificuldade e tb conclui que para mexer nas bieletas o esquema é ter o carro no chão. Vc pode usar um pqno macaco de pistão pra ajudar a posicionar a manga de eixo e a barra estabilizadora em momentos diferentes de aperto do parafuso. Mas é tb mais fácil fazer com o pneu virado, volante virado totalmente para o lado que melhor der acesso as bieletas. Ah, e detalhe, mais fácil tb fazer uma de cada vez.

gilmar prestes
27/07/2016, 14:28
Boa tarde Moçada, tudo bem?

Fiz meu Kit Lift de 2", coloquei os pneus Jk Tyre 235/70 r16. O Carro ficou muito bacana, porém cai no velho problema das bieletas.

Confesso que também não li até a ultima pagina deste tópico e gostaria de saber dos amigos se a melhor solução ainda são os calços projetados pelo "RogerGeo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/37878-rogergeo.html)" na 4ª pagina deste tópico (link do projeto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/457364d1396367190-gv-tracker-solucao-para-bieletas-calcos_estabilizadora_tracker0001.jpg))?

Se positivo, vou executar... Porém só tenho duas dúvidas:

1º) Este calço vai parafuso nos furos originais do carro hoje, com os parafusos alen embutidos e posteriormente as abraçadeiras da barra de direção vão parafusadas no calço?

2º) As bieletas mais robustas ainda são as COFAP BTC04118?

Importante: Gostaria de frisar que não utilizo o carro em trilha, apenas em cidade e nas pescarias alguns trechos de estrada de chão.

De antemão agradeço a atenção dos amigos.

Abração,

Gilmar

Leiom
28/07/2016, 08:25
Boa tarde Moçada, tudo bem?

Fiz meu Kit Lift de 2", coloquei os pneus Jk Tyre 235/70 r16. O Carro ficou muito bacana, porém cai no velho problema das bieletas.

Confesso que também não li até a ultima pagina deste tópico e gostaria de saber dos amigos se a melhor solução ainda são os calços projetados pelo "RogerGeo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/37878-rogergeo.html)" na 4ª pagina deste tópico (link do projeto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/457364d1396367190-gv-tracker-solucao-para-bieletas-calcos_estabilizadora_tracker0001.jpg))?

Se positivo, vou executar... Porém só tenho duas dúvidas:

1º) Este calço vai parafuso nos furos originais do carro hoje, com os parafusos alen embutidos e posteriormente as abraçadeiras da barra de direção vão parafusadas no calço?

2º) As bieletas mais robustas ainda são as COFAP BTC04118?

Importante: Gostaria de frisar que não utilizo o carro em trilha, apenas em cidade e nas pescarias alguns trechos de estrada de chão.

De antemão agradeço a atenção dos amigos.

Abração,

Gilmar

Gilmar, eu não utilizaria esses calços, você vai criar forças cisalhantes e consequentemente um momento na minha opinião desnecessários na base da sua barra estabilizadora. Como você disse que nao usa o carro em trilha estou assumindo que usará sempre a barra, desse modo você tem que aproveitar o máximo de segurança que ela pode te dar, e quanto melhor fixada e mais perto do chassi melhor.

Olhe os posts número 109 e 111 (meu e do Diego), a barra está sem calço e as bieletas não estão em uma posição ruim, o problema é que se as buchas originais não trabalharem numa posição perfeita como projetadas elas estouram. Logo compre buchas melhores e você não terá problemas. Isso acontece porque as borrachas são as primeiras a sofrerem a força exercida pela bandeja quando a suspa trabalha.

Comprei as minhas em fevereiro e estão perfeitas até hoje, não estouraram, sem barulho. As minhas são usadas em carros fortes e carros blindados e a do Diego foram feitas de pneu, procure qual você acha na sua cidade!

Abraço.

LFC
29/07/2016, 13:59
Só para constar, as minhas bileletas e buchas são as mesmas desde que comprei o carro (levantei imediatamente após) e são as originais. O carro está com os calços na barra (as fotos são do meu carro). Já viajei, rodei no asfalto, velocidades altas, baixas, estradas de terra, trilhas leves e médias e só troquei as buchas da barra estabilizadora. Acho que rodei uns 20-25 mil km desde então.
Abs,
LFC

Arildo MT
30/07/2016, 03:02
As originais aguentam muito, estou com + 1,5'' s/ calço e nem sinal de cansaço, curiosidade esse terminal do gol encaixa/assenta perfeitamente a parte cônica no furo da barra e o outro lado na balança/bandeja sem adaptação?

Diego 4x4
01/08/2016, 15:43
As originais aguentam muito, estou com + 1,5'' s/ calço e nem sinal de cansaço, curiosidade esse terminal do gol encaixa/assenta perfeitamente a parte cônica no furo da barra e o outro lado na balança/bandeja sem adaptação? Caro Arildo, o terminal do Gol encaixa perfeitamente. Ele é muuuuito mais robusto que as bieletas originais. Estou bem satisfeito com o resultado! Abraço! Diego

Arildo MT
02/08/2016, 01:13
Caro Arildo, o terminal do Gol encaixa perfeitamente. Ele é muuuuito mais robusto que as bieletas originais. Estou bem satisfeito com o resultado! Abraço! Diego

Obrigado, bom saber, vai que precise uma hora dessa, valeu.

thomasck
10/08/2016, 19:19
Fiz a troca das bieletas ontem, hoje já estourou. Ainda comentou com o mecânico, "cara, essas buchas não estão MUITO apertadas? - estavam praticamente esmagadas, diferente do que vejo por aí. Resultado, coloquei ontem, hoje não tem mais nenhuma bucha no lugar.

Em tempos, a antiga estava instalada com o pino que fica na horizontal para fora (sentido para fora do carro), ele instalou as novas com o pino sentido para dentro. Não sei se isto influenciou.

gilmar prestes
17/08/2016, 11:20
Gilmar, eu não utilizaria esses calços, você vai criar forças cisalhantes e consequentemente um momento na minha opinião desnecessários na base da sua barra estabilizadora. Como você disse que nao usa o carro em trilha estou assumindo que usará sempre a barra, desse modo você tem que aproveitar o máximo de segurança que ela pode te dar, e quanto melhor fixada e mais perto do chassi melhor.

Olhe os posts número 109 e 111 (meu e do Diego), a barra está sem calço e as bieletas não estão em uma posição ruim, o problema é que se as buchas originais não trabalharem numa posição perfeita como projetadas elas estouram. Logo compre buchas melhores e você não terá problemas. Isso acontece porque as borrachas são as primeiras a sofrerem a força exercida pela bandeja quando a suspa trabalha.

Comprei as minhas em fevereiro e estão perfeitas até hoje, não estouraram, sem barulho. As minhas são usadas em carros fortes e carros blindados e a do Diego foram feitas de pneu, procure qual você acha na sua cidade!

Abraço.

Diego,

Vou mexer com isto neste final de semana, tem idéia aonde procuro estas buchas mais resistentes?

Abração,

Gilmar

Mauricio Rossetto
18/08/2016, 17:47
Vejam essa bieleta e bucha da barra estabilizadora: OBS: Têm que aumentar o buraco na barra....53464453464553464653464753464853464953465 1

JesusMenj
02/03/2017, 17:38
Gente, conforme combinado, posto aqui minha percepção.
531786

Vejam que, além da bucha não ter sido uma boa escolha (muito grande e muito macia), a montagem invertida se mostrou um lixo. Olha a angulação de trabalho dessa bieleta!!!:shock:

Acabei optando por fazer eu mesmo. Comprei umas buchas feitas de pneu e dois terminais de direção do GOL (até geração IV) e resolvi instalar eu mesmo. Deu um puta dum trabalho retirar as bieletas instaladas invertidas. Havia muita pressão e tive que fazer alavanca para soltar da balança. Depois de muito custo, deu certo e percebi que a melhor forma de instalar as bieletas novas era:
1) Rodas na posição normal de trabalho (sem estarem suspensas);
2) Soltar um lado da barra, instalar a bieleta e prender a barra de novo. Depois, repetir no outro lado.

Vejam só:
531787

Acho que ficou bem bom. Os barulhos acabaram. Vamos ver com o uso. Vou postando. Abraços!

Diego, Blz? Meu carro está no mesmo esquema que o seu, com as bieletas de ponteira do gol. As buchas que coloquei são para caminhonete e estouraram. Coloquei umas mais fortes, de batente de amortecedor, e em menos de uma semana estouraram. As buchas de pneu que você colocou estão boas? Qual a referência para comprar, ou seja, são destinadas a que peças/veículo?

gilmar prestes
02/03/2017, 17:56
Diego, Blz? Meu carro está no mesmo esquema que o seu, com as bieletas de ponteira do gol. As buchas que coloquei são para caminhonete e estouraram. Coloquei umas mais fortes, de batente de amortecedor, e em menos de uma semana estouraram. As buchas de pneu que você colocou estão boas? Qual a referência para comprar, ou seja, são destinadas a que peças/veículo?

Boa tarde Guri,

As minhas eu fui em uma recapadora de pneus e peguei uma sobra de recape e fiz as buchas iguais as que o Digão fez na pagina 8 deste tópico.

Estão firmes e fortes à 6 meses.

Antes as originais, não duravam 20 dias.

Abração,

Diego 4x4
08/03/2017, 09:03
Meu caro,
Eu coloquei buchas feitas de pneu. Ficou muito top! Já rodei mais de 10 mil Km. Comprei no mercado livre a seguinte peça só pra usar as buchas: BIELETA ESTABILIZADOR DIANT S10/BLAZER 97/ (PNEU) Cód: JJ204. A loja é a Renavi Loja (https://www.renaviautopecas.com.br/loja/?s=Bieleta+s10&post_type=product)

Abraço!
Diego

batistars
03/02/2018, 00:34
Maxu! eu fui la para colocar meus calços que são de borracha! ai o cara perguntou...;"EI CHAPA ESSAS TUAS BIELETAS ESTAO QUENGADAS, ME DÉ DEZ CONTO QUE RESOLVO ISSO" dialeto cearez é muito bom... pronto! NUNCA NUNCA NUNCA mais tive problemas com isso! eles fazem com uma borracha de pneus de trator... eles deixam do mesmo molde da original, mas um material muito duro e borracha! hehe:cool:
tiver duvida moranogp@hotmail.com ai explico direitim!
Poderia colocar aqui pra.nos o contato deste lugar? Quando eu precisar gostaria de pôr uma coisa boa assim como esta.obrigado! Abs

Alexasf
27/10/2020, 14:08

Fantástico! Obrigado, mas acho que bieletas maiores piora o conjunto, não?

Rodrigo Ferreira Oliveira
14/12/2020, 16:45
10 - real!

Eu resgatei essa solução, de manufaturar as bieletas iguaizinhas, porém com borracha de pneu de trator. E aí, procede ainda ou foi uma solução derrubada?

Alexasf
23/04/2021, 21:53
Olá a todos!

Segue o esboço que mostrei ao torneiro mecânico para confecção dos calços da estabilizadora.
Fiz "na mão" mesmo... espero que esteja claro.

457364

Depois que instalei os calços, as bieletas não quebraram mais e apenas 1 vez as borrachas partiram do lado esquerdo. Acredito que isso deve ter ocorrido por excesso de aperto na montagem. Troquei as borrachas por outras que tinha guardado e tudo certo... Mas ainda quero instalar as borrachas mais resistentes que o Dirceu mandou fazer.
Usei um bom tempo o carro sem a barra, inclusive pegando estrada direto. Achava tranquilo ficar sem, mas confesso que o carro fica mais "na mão" com ela, mergulhando menos a frente em curvas fechadas.

Grande abraço!

Obrigado, Rogergeo. Fiz e deu certo.

pehhhhh
12/02/2025, 17:14
Comprei a um mês um Gran Vitara 2p 1998 e tive esse problema e consegui resolver copiando a forma de trabalho da suspensão da Strada. Utilizei dois olhais do amortecedor traseiro do gol, duas buchas novas de PU, dois parafusos M14 pra fixar na bandeja e M12 por 80 pra fixar na barra estabilizadora. Lembrando que está no lift de 2". Alinhei as rodas, pontiei tudo no Anglo carro no chão. Resolvido, testado e aprovado. Espero ter ajudado. Estou procurando onde coloco as fotos na postagem.