PDA

Ver Versão Completa : 14B TURBO - Informações, Dicas, Impressões



Páginas : [1] 2 3

fabricio barra andrade
17/06/2005, 00:05
Oi pessoal, mais um novato no fórum :D , tenho um toyota bandeirante BJ 50 LV ano 2001 com 105 000 Km, coloquei uns pneus BFGoodrich Mud Terrain raio 16 245/75/16 :D :D e a relação original, acho que 3,7, em rodovias ficou muito longa :( , pensei, ou troco a relação dos diferenciais ou aumento a potência do motor :? :? , estou tendendo a segunda opção, ou seja aumentar a potência do motor com turbo e intercooler :twisted: .Gostaria de saber do pessoal qual a melhor opção, estou aberto a sugestões. Um grande abraço para a moçada.
Fabricio Barra.

joaquim
17/06/2005, 11:24
Pelo mesmo preço de mexer nos diferenciais você turbina o motor.
245/75-16 é pneu pequeno e não deveria dar diferença na relação do diferencial.

cristiano
17/06/2005, 11:28
fabricio barra andrade, Bota umas fotos dela aqui, último modelo da Toyota. Costuma dar diferença na relação (considerável) quando chega nos 33" de pneu para cima, , dá uma olhada que pode ser por outro motivo.

Diego Durigon
17/06/2005, 14:04
A diferença foi tão grande assim com esses pneus? Falo isso por que com 33" ainda é aceitável a diferença na relação.

hugo.morais
17/06/2005, 16:38
Fabrício,

Minha camper possuí o mesmo conjunto mecânico que sua toyota (14B + caixa de 5 marchas), só que meus diferenciais são 13x46 e com essa relação + pneus 33'' o carro fica meio xôxo de saída, pois a relação ficava muito longa...

Como minha vontade de turbinar o carro era maior do que a de reduzir os diferenciais instalei um turbo e um intercooler e o carro ficou bem mais experto, mas a relação de diferencial continua longa, mas o carro ficou bem mais experto conseguindo manter a velocidade nas súbidas íngremes.

Meu próximo passo é instalar na minha camper os eixos da Band com relação 10x37 e com isso acho que vou melhorar o conjunto, pois com a configuração atual eu só uso a 5ª marcha a mais de 100km/h.

Se quiseres ver algumas fotos do turbo na minha camper basta acessar o link da minha assinatura, qq coisa pode perguntar!

[ ]s,

toyotafoz
17/06/2005, 19:48
Boa noite, aproveitando o ensejo. Minha Band está com 215-80 16, e eu acho a quarta muito curta mesmo. Se eu colocar os 265 75 16, isso alongará a relação?? se hoje ando a 90, 100 km/h e sinto que o motor está longe do limite, mas a caixa já está pedindo água, até quanto será que é possível chegar? uns 110 ou 120?

Diego Durigon
17/06/2005, 21:49
Olha, a band com os 33" viaja a 110 no máximo 120, mais do que isso já "força" bastante.

toyotafoz
17/06/2005, 21:52
Olha, a band com os 33" viaja a 110 no máximo 120, mais do que isso já "força" bastante.

Mas é possível sentir a diferença após a colocação dos pneus?

Diego Durigon
17/06/2005, 22:08
Vou ser sincero, a diferença é pouca, inclusive estranhei o caso do amigo Fabrício, pois tratam-se de pneus pequenos, muitos toyoteiros com 14B têm 33" em suas bands e dizem estar satisfeitos...
No caso do 709MB, ele tira de letra, afinal é muito torque :P

toyotafoz
17/06/2005, 22:09
Mas o 265 75 16 equivale a um 32" ou não?

Diego Durigon
18/06/2005, 02:39
Praticamente... site legal para converter medidas de pneus http://ejelta.com/tiresize :wink:

toyotafoz
18/06/2005, 08:01
Praticamente... site legal para converter medidas de pneus http://ejelta.com/tiresize :wink:

Muito obrigado, o site é bom mesmo

fabricio barra andrade
20/06/2005, 08:14
Pessoal obrigado pelas dicas, minha band foi tirada zero, o difenrencial é 36/10, com pneus originais 6,50/16. Os meus pneus atuais, 245/75/16 equivalem ao 31 polegadas, em diâmetro. Em estrada em 5 marcha ficava xoxinha :( . Coloquei o turbo e intercooler :twisted: Em viajens a diferença é absurda, 120 Km/hora 2500 rpm, se acelera em subida a força de aceleração é igual de 60Km/h para 80Km/h em terceira marcha :twisted: :twisted: . A temperatura de trabalho do carro não aumentou e a pressão do turbo não execede 0,8Kgf. Quanto ao consumo acredito que diminuiu um pouquinho, andando a 110/130 fez 9 KM/litro :lol: . Troquei também o escape, agora todo de 50 mm e com apenas um abafador. Outro carro, o único porém é que andei apenas 500 km após a instalação do TI. Abraços para toda a galera. Quanto a foto, vou enviar em breve, mas tenho que melhorar antes minha relação com o PC.

Elmer_Jeep
20/06/2005, 23:51
Powrra, tua toyota foi pega pelo OVERHAULIN pra turbinar tão rápido assim :?:
:arrow: Já tem kit "plug and play" no mercado pra instalar, funcionar e correr pro abraço :?:
:arrow: Gastou quanto na brincadeira :?:

Sou fâ dos 14B, tenho um no meu Jeep e outro na F75 do meu pai. :mrgreen:
Envia as fotos quando puder 8)

[]'s

fabricio barra andrade
21/06/2005, 07:54
Elmer, a viatura ficou dois dias internada, recebeu turbo, intercooler, e escape redimencionado, turbo 2400 latinhas, o intercooler 1200 e o escape 280, coloquei em goiânia, envio as fotos assim que conseguir, preciso de uma mãozinha da patroa para enviar anexos pela net, mas prometo mandar em breve. Olha, tenho uma SW4 97/98 3,0 T 1 KZ T e o 14 BR TDI :twisted: dá show.


[]´s toyoteiros.
Fabricio.

cristiano
21/06/2005, 08:11
fabricio barra andrade, pode me passar esse contato em Goiânia ? Estou em Brasília e muiitto interessado.

Elmer_Jeep
21/06/2005, 09:21
fabricio barra andrade, Bom dia, obrigado pela resposta.

Vc conhece o Augusto Cesar aí de Goiás :?:

Eu enviei pra ele um manual de manutenção do Motor 14B através do correio e assim q recebeu ele mandou instalar um kit turbo na Band dele e as impressões depois de pronta foram ótimas :D

1[]

Elmer_Jeep
21/06/2005, 09:27
fabricio barra andrade, pode me passar esse contato em Goiânia ? Estou em Brasília e muiitto interessado.

Fala Cris, tua band é 14B ou M.Benz :?:

[]'s toyoteiros

cristiano
21/06/2005, 10:26
fabricio barra andrade, pode me passar esse contato em Goiânia ? Estou em Brasília e muiitto interessado.

Fala Cris, tua band é 14B ou M.Benz :?:

[]'s toyoteiros

Grande Elmer, minha Band tá com o M.Benz, mas Goiania tem fama de ser bem mais barato e de encontrar peças com mais facilidade que Brasília, até algumas duvidosas... :shock:

Então imagino que a pessoa que fez a adaptação do turbo no motor do Fabricio me dê uma luz para um turbo no meu...

fabricio barra andrade
21/06/2005, 10:34
Vc conhece o Augusto Cesar aí de Goiás

Conheço sim Elmer, coloquei o TI na mesma oficina que ele, que me deu boas referências.

fabricio barra andrade, pode me passar esse contato em Goiânia ? Estou em Brasília e muiitto interessado

Aí Cris, o site dos caras é www.intercooler.com.br.
[]' toyoteiros
Fabricio

cristiano
21/06/2005, 13:15
Valeu Fabricio.

Acabei de falar com eles, ficou $2300 turbina + instalação, porque eles falaram que tem que fazer dois tubos, que não entendi muito bem quais são.

Seria mais $1480 para colocar o intercooler! mas devido ao $tempo$ eu vou deixar para depois. :mrgreen:

Eles disseram que demora 1 dia e 1/2 para instalar... eu comentei que meu filtro era de óleo ainda, se teria que mudar, ele ia confirmar com o mecânico, mas parece que sim... instala o filtro das mais novas ?

Eles falaram que aumenta muito o calor no motor por causa do turbo, para não abusar muito... que o ideal seria logo depois instalar o intercooler.

joaquim
21/06/2005, 22:16
Cristiano,

Turbinei minha Band há oito anos e posso afirmar com toda a certeza que a turbina não aumenta em nada a temperatura do motor, muito ao contrário na minha o motor ficou mais frio, se bem que tudo depende da turbina instalada.
É claro que se você socar a bota numa subida muito longa o motor vai esquentar um pouco mais, mas nem chega perto da faixa vermelha.
O intercooler ajuda bastante, se bem que a minha não tem.
O filtro a óleo não serve, pois a turbina puxa todo o óleo dele, nesse caso você tem que instalar o filtro do 709 que é o mesmo que a Toyota usa.

cristiano
22/06/2005, 07:52
joaquim, Também não entendi porque ele falou isso, começaram a chegar os intecoolers nas camionetes brasileiras a pouco tempo, antes era só turbo... Esqueci de comentar, a marca da turbina é BIAGIO, é boa ?

Onde será que eu encontro esse filtro do 709 ? ferro velho ? ou tem novo por aí ? Alguém tem uma foto desse filtro ? é porque a Toyota está com o snorkel e queria saber se é plug-and-play...

joaquim
22/06/2005, 21:01
Cristiano,

A minha turbina é Biagio e não tenho reclamação, se bem que liguei para um técnico em turbinas e ele falou que é uma m.... :( :(
Ele também desceu a lenha na Masterpower, logo só sobra a Garrett, que normalmente é mais cara.
Em tempo, ele mexe com qualquer turbina e não é representante de nenhuma empresa, logo acho que o comentário dele é isento.
A carcaça do filtro tem nova ou usada, se optar pela usada procure em desmanches de caminhão Mercedes, se bem que não apoio essa iniciativa porque até hoje nunca vi desmanche que trabalhe com honestidade.
Você vai encontrar dificuldade em achar o coletor, já que a Biagio não fabrica mais para a linha Toyota.
Tem a Mastercooler ou coisa parecida em Goiás, mas eles só vendem o kit completo com a turbina Masterpower, que eu não usaria.

cristiano
23/06/2005, 07:49
joaquim, Mas é exatamente na MaxCooler que eu cotei esse preço, e eles usam a Biagio lá... mas foi bom saber que tenho que fugir da Masterpower.

Deixa ver se entendi, o filtro de ar seco da Toyota é o mesmo do caminhão Mercedes ? Vou procurar... Mas você acha que eu aproveito o mesmo esquema do snorkel (foto), ou vou ter que mexer ?

joaquim
23/06/2005, 08:00
O snorkel aproveita sim, não esquenta, talvez você tenha que mexer na mangueira (ops) que liga ele no filtro.
O filtro e a carcaça é o mesmo do caminhão 709, tem em desmanche (não recomendo!), autorizadas Toyota, autorizadas Mercedes e em casa de peças para caminhão.
Na minha modesta opinião, não compensa economizar para colocar Biagio ou Masterpower e ficar na mão quando precisar de reparos, vai de Garrett!

fabricio barra andrade
23/06/2005, 11:15
Joaquim o nome da empresa em Goiânia é maxicooler, e em meu toyota eles instalaram a Biagio, tá indo bem. Fabricio.
[]`.

joaquim
23/06/2005, 11:34
O meu kit todo é da Biagio e também não tenho reclamação, por enquanto...
Quem desceu a lenha foi um conhecido meu que é dono de uma empresa que faz manutenção e reforma turbinas.
A diferença de preço entre a Garrett e as outras não compensa, é coisa de 200/300 reais.
Quando a minha der pau, se der, jogo ela fora e instalo uma Garrett, que tem assistência em todo canto.

fabricio barra andrade
03/07/2005, 07:44
Erickson, como pode ver, coloquei turbo e intercooler juntos, não tive a oportunidade de dirigir apenas com o turbo para lhe referir se o intercooler melhora realmente alguma coisa em turbo com baixas pressões( o meu não passa de .7 Kgf), mas tenho a impressão que castiga menos o motor pela diminuição da temperatura do ar admitido. Não coloquei no dinamômetro, porém no "pésometro", tenho pelo menos 140 cv com uns 35 Kgf torque. Vai aí uma pergunta para os entendidos.
:?: Filtros K&N valem o investimento :?: :?:
:?: Snorkel vale a pena (não vou mergulhar, no maximo riozinho de 1/2 metro) :?: :?:

Giovani
03/07/2005, 11:30
:?: Filtros K&N valem o investimento :?: :?:
:?: Snorkel vale a pena (não vou mergulhar, no maximo riozinho de 1/2 metro) :?: :?:

:D Fala Fabrício!!!

Sobre os filtros K&N tem um tópico aqui no fórum, é só pesquisar. Na época usaram o filtro como num carro convencional, ou seja, só ele... Lógico que bebeu água e entupiu de barro... :roll: Se usá-lo, use como substituto do elemento, mas mantenha ele dentro do filtro propriamente dito.
Snorkel também é assunto batido aqui no fórum. Não pense que com 1/2 metro de água, ela vai ficar parada. Vc tem que considerar os ângulos de entrada e saída do rio, onda, velocidade, água na hélice, correnteza, etc... Cobrindo o eixo, vc já pode ter problemas. E o snorkel tem uma vantagem adicional, que é captar ar frio e limpo, lá em cima. :wink:

[]'s

fabricio barra andrade
04/07/2005, 07:49
falooou Giovani,
[]´s Fabricio.

Petronio Nogueira
06/11/2006, 00:01
Amigos, comprei uma BAND 1998, gostaria de turbina-la, alguém pode me ajudar com orientações sobre este assunto?
a) Referência da turbina
b) O 14B já esta preparado de fabríca para receber uma turbina etc.
c) O custo beneficio com relação ao desempenho.
antecipadamente agradeço-lhes.

jon
06/11/2006, 08:52
...entao, eu tenho um 2000 (tambem c/ motor 14b) e nao sinto a menor falta de um turbo......... a nao ser q vc queria andar no kct nas estradas por ai, mas para trilhas ele é animal!

Marcelo Fuzinato
06/11/2006, 09:47
Petronio,
Eu tenho uma 1999 cabine dupla 4 portas e estava com essa duvida sobre turbinar, ja fui ver o esquema, preços e etc. Estava para turbinar agora em outubro e acabei esperando.
Queria turbinar para o carro não perder desempenho nas subidas e andar melhor nas cordilheiras, mas meu uso é bastante intenso do carro e acabei achando melhor manter a originalidade (mais confiança, mais durabilidade e mais resistencia).
Basicamente o turbo é composto do coletor que precisa ser fabricado especialmente (não existe original), mangueiras e turbinas (geralmente MaxPower ou Garret).
Ja andei em algumas turbinadas e fica o bicho mesmo, anda pra kct, mas dai lembre-se que tem um monte de conjunto mecanico ali "rodando", desde rolamentos de rodas, cardão, diferencial e etc que vão sofrer com esse aumento de potencia.
Qualquer coisa é só falar.
Abração
Marcelo Fuzinato
GAIA Expedições
www.gaiaexpedicoes.com

Elmer_Jeep
06/11/2006, 13:22
Procura aqui pelo fórum o Augusto de Goiás, ele foi um dos primeiros a turbinar o 14B.

Mes passado saiu na 4x4&cia uma band com 14B turbo, pelas fotos vi na tubulação de admissão o adesivo da Turbo Anhanguera.

Com certeza o motor aguenta, vem de fábrica com todos os requisitos necessários encontrados em motores diesel originalmente turbinados.

[]'s

elmestizo
06/11/2006, 14:35
Ops...

A minha é turbinada.. utilizo uma turbina garret apl 240... se fosse fazer novamente, acho que utilizaria uma turbina menor, talvez troque o carracol quente para o turbo encher mais cedo.

O coletor fiz em inox.

Abrass

Augustocesar
06/11/2006, 16:04
Amigos, comprei uma BAND 1998, gostaria de turbina-la, alguém pode me ajudar com orientações sobre este assunto?
a) Referência da turbina
b) O 14B já esta preparado de fabríca para receber uma turbina etc.
c) O custo beneficio com relação ao desempenho.
antecipadamente agradeço-lhes.

Petrônio, Elmer e todos,
Como o Elmer disse, depois de ouvir muitos amigos e inclusive ele que conhece o 14B "por dentro" eu resolvi turbinar o da minha éx Band´ida.
Pesou principalmente que esse motor fora do Brasil é turbinado de fábrica, sendo usado inclusive em pequenos ônibus e caminhões 3/4.
Eu usei a turbina APL 240 valvulada da master power, e o kit da maxcooler, inclusive o intercooler.
Hoje eu optaria por uma turbina menor, para a potência e o torque chegarem antes, algo em torno de 1.400 giros, com a APL chegava com 1.600 acima e com 2.200 estava cheia de vida, transformando o calmo motor em uma usina de força. he he he.
Se eu pegar outra Bandeirante com 14B a primeira coisa que faria era turbinar novamente.
Eu usava 0,6 de pressão, mas quando coloquei deixei ela ir a 1.0 kg e a embreagem não aguentou, então troquei a embreagem e abaixei a pressão.
Mas que com 1.0 de pressão, não é muito e o motor fica muto forte, forte mesmo.
Abraços,

_Jefferson_
09/04/2008, 11:23
Turbinei o prateado e tive que mexer na bomba pra poder chegar a 1.0Kg de pressão. Mas, com um filtro de ar maior talvez ele possa atingir até 1,5Kg. Utilizei o kit da Maxcooler (que não vem muito adaptável, o Elmer teve que fazer todas as conexões). Quanto ao caracol, foi da D-20.
Aumentou bastante a arrancada e retomada.
Depois vou colocar umas fotos no tópico do prateado.

Fe_jipeiro
09/04/2008, 12:15
Opa Petronio !!!

Não vai te ajudar muito, mas aqui vai a dica: Tenho uma band 91 com OM 364, mexi nele fazem 3 semanas, coloquei a turbina do MB914 e intercooler do VW 8-150. O "carro" ficou um canhão cara ... Apesar de muitos colocarem caracol menor, a minha enche a turbina na faixa dos 1.500 rpm, dai par cima bate 1,2 kg facil facil ... e na hora q troca de marcha pelo fato de o caracol ser grande e eu estar com o escape direto, faz akele barulho vrummmmmmmmmmmmmm do turbo diesel ... ficou do kct.. tanto o motor, quanto ronco, economia, alias esse ultimo item eh relativo... pq como ela ta andando muito, se piso pra vale rmsm... ela nao fica economica, caso contrario fica uma maravilha ..... acho q vale a pena vc mexer no seu 14B, mesmo pq eh soh vc nao ficar andando toda hora com a turbina cheia q seu motor vai longeeeeeeeeeeeee eheheh ... carro turbo, muda totalmente a forma de pilotar, mais atencao, maior cuidado, fica literalmente com uma arma na mão, entao se balancearmos tudo, e pilotar de forma coerente, temos motor para um bom tempo.... no comeco vc vai estar empolgado, mas depois acostuma... falo isso por experiencia propria.. rsrs , pq pode ter certeza q carrinhos 1.8 2.0 ... ficam pequenos perto dela viu .... outro dia na estrada levei um troller mexido na subida... q o cara nao acreditou o quanto abri dele, ate parou pra me perguntar q motor eu estava..... por isso q te falo q temos q dirigir cautelosamente.. rsrsr

Espero ter ajudado....

Abs...

Felippe

joão k. chikui
11/04/2008, 19:03
Conterrâneo Petrônio
O 14B com turbo , pressão de 0.6 a 0.7 , além de ficar bom , dura muito.Com 1 a 1.2 kg não sei como fica durabilidade de motor , reduzida , etc....


Amigos, comprei uma BAND 1998, gostaria de turbina-la, alguém pode me ajudar com orientações sobre este assunto?
a) Referência da turbina
b) O 14B já esta preparado de fabríca para receber uma turbina etc.
c) O custo beneficio com relação ao desempenho.
antecipadamente agradeço-lhes.

veterinario
11/06/2008, 13:47
Amigos, comprei uma BAND 1998, gostaria de turbina-la, alguém pode me ajudar com orientações sobre este assunto?
a) Referência da turbina
b) O 14B já esta preparado de fabríca para receber uma turbina etc.
c) O custo beneficio com relação ao desempenho.
antecipadamente agradeço-lhes.


Turbinei o 14B há 2 anos com a T2 e 0,8 kg. há uns 60 dias comprei um kit de intercooler da maxcooler, instalei e aumentei a pressão do sistema p 1kg, e aumentei um pouco o diesel, abrindo 1/4 de volta a bomba injetora ( já tinha aberto outtro 1/4 quando turbinei). ficou andando muito. Muito torque, não pede marcha na subida, mesmo com câmbio de 5M e sobe do jeito que vc mandar, 120, 130 km/h no velocimetro, ficou perigosa. Se não tirar o pé deve esquentar, sim. No plano apertei até os 170 de velocimetro, a 3500 rpm, mas só pra ver aonde ia, é doideira. Dizem que fica melhor ainda se usar uma turbina garrett chamada ST2, que tem 12 pás no rotor, ao invés de 11, e aguenta mais giro.Mas a t2 entra bem cedo , e empurra bem, inclusive por se pequena, tem uma inércia menor.
O coletor de escape foi mandado fazer sob medida, no Pampa Escapamentos , aqui em CGR/MS, mas a maxcooler tbém vende. www.intercooler.com.br (http://www.intercooler.com.br)

Elmer_Jeep
11/06/2008, 15:24
O kit da maxcooler é o pior que tem no mercado, tive a infeliz experiencia de instalar um no 14B e NÃO recomendo.

[]'s

Guiga Tostes
11/06/2008, 16:12
Segue mais um tópico sobre o assunto com ótimas fotos para ref.:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36045&highlight=joaozinho+sollo

Abr

veterinario
02/09/2008, 18:18
Seguem algumas fotos do Burrão Branco e seu sistema de turbina e intercooler :mrgreen:

veterinario
03/09/2008, 17:16
Alguém já usou a turbina garrett GT20 na band 14b?

elmestizo
03/09/2008, 19:43
Hj, eu usaria uma .50.

Li algumas reportagens dessa turbina... e acho que faltaria marcha para band...

abrass

veterinario
04/09/2008, 08:34
Como assim, faltaria marcha?

veterinario
20/09/2008, 11:02
Que pressão vcs usam nas turbinas do 14B? Regulei a válvula de alívio p abrir com 1kg, ficou andando bem.

helton1
13/10/2008, 09:03
Ola Veterinario,
estou reunindo informaçoes para decidir qual o kit turbo intercooler ideal para minha band.
Quais seus conselhos a respeito?

JUNINHO_BITTENCOURT
13/10/2008, 15:42
Tambem vou turbinar meu engesa com mecanica toy 14 b

ja adquiri um intercooler da ranger, so estou na dúvida se realmente encomendo esta semana a master power APL 240 ou outra turbina,
me ajudem por favor.

quantos cvs ( estimado ou aferido em dina.) que o 14b chegaria com 1kg e intercooler?

No aguardo, obrigado.

Engels Kbça
13/10/2008, 22:31
Ola Veterinario,
estou reunindo informaçoes para decidir qual o kit turbo intercooler ideal para minha band.
Quais seus conselhos a respeito?

Grande Gentileza !!!

E aí ? vai turbinar Kifaro ?? Se precisar de alguma coisa é só falar.....

helton1
14/10/2008, 12:13
Fala KBÇA!!!
com certeza vou turbinar.
Qual sua opiniao com a APL 240 interculada no 14B?

helton1
14/10/2008, 12:17
Juninho,
onde V. conseguiu a APL240?

JUNINHO_BITTENCOURT
14/10/2008, 14:17
Juninho,
onde V. conseguiu a APL240?


Sr. Helton fiz uma cotação na

Itajaí Turbinas
Rod BR 101, s/n km 114
Área Industrial - Itajaí - SC
47 3346-1893

APL 240 Masterpower - R$ 880,00
Remanufaturadas - R$ 680,00

Vou aguardar alguma informação a respeito de outra turbina mais adequada, caso contrário vou mandar vir a apl240 mesmo.

Aguardo informações, obrigado.

elmestizo
14/10/2008, 14:51
Pessoal..

Nesse preço compra garret...

qual a utilização do jipe?

abrass

Guiga Tostes
14/10/2008, 14:56
Helton e Juninho,

os valores medios das turbinas(novas) eh esse mesmo, variando entre R$750 e R$950, depende mto da regiao e revendedor.

abrs

elmestizo
14/10/2008, 17:33
Ops..

Bodipasa paguei 673, apl240 , garret zero bala!

Guiga Tostes
14/10/2008, 18:26
Ops..

Bodipasa paguei 673, apl240 , garret zero bala!

Mto bom o valor mesmo!!

Por favor informe o contato da loja/empresa aos colegas pois esta realmente mto bom, ainda mais sendo Garret!!:concordo:

Abrs

Engels Kbça
15/10/2008, 04:34
Fala KBÇA!!!
com certeza vou turbinar.
Qual sua opiniao com a APL 240 interculada no 14B?

Gentileza (Helton)
Tenho um amigo na JACODIESEL, de Jacobina, região tem muitas Band's com motor 14B, que trabalham nas minas da região, :pensativo:vou consulta-lo sobre o assunto.
Um abraço:dance:

JUNINHO_BITTENCOURT
15/10/2008, 08:51
Pessoal..

Nesse preço compra garret...

qual a utilização do jipe?

abrass


Por gentileza me passaem o contado de algumas empresas que tem garret a preço bom, pois aqui estão todas acima do preço da masterpower que citei anteriormente.


Amigo vai ser para cidade e passeio leves, porem considere como um veículo para o dia a dia ( quero forca na arrancada, retomadas, subidas ingrenes, etc )

Alguma dica de turbina mais adequada que a APL 240?

Obrigado

veterinario
17/10/2008, 13:17
Por gentileza me passaem o contado de algumas empresas que tem garret a preço bom, pois aqui estão todas acima do preço da masterpower que citei anteriormente.


Amigo vai ser para cidade e passeio leves, porem considere como um veículo para o dia a dia ( quero forca na arrancada, retomadas, subidas ingrenes, etc )

Alguma dica de turbina mais adequada que a APL 240?

Obrigado


que tal a garrett GT20?

helton1
26/10/2008, 23:48
Pelo visto o 14B já foi construido para receber superalimentação.
Alguem tem a especificaçao do kit turbo original?
Encontrei este 14BT a venda em um site australiano...

elmestizo
27/10/2008, 07:29
o Turbo original utiliza uma turbina ct20... a mesma da hilux 3.0

abrass

Ruskaya_br
27/10/2008, 10:09
o Turbo original utiliza uma turbina ct20... a mesma da hilux 3.0

abrass

A diferenca entre o o 14b e o 14bt esta na bomba d'agua pois a ct20 que vai no 14bt eh refrigerada a agua...
mas jah vi ct20 refrigerada a ar, o supra tbem tem a mesma turbina mas neste caso eh pulsativa.

Ruskaya_br
28/10/2008, 12:54
que tal a garrett GT20?

Se essa for a do mwm6cil fica animal pois ela eh bem mais elástica do que a do St4plus, mas é bem mais cara.
Mas minha preferida ainda é a vnt da ranger 2.8 eletrônica.

DieselPower
28/10/2008, 15:25
Mas minha preferida ainda é a vnt da ranger 2.8 eletrônica.

Você quis dizer VGT?
Não concordo. Essa turbina em questão foi projetada para um motor 2.8, instala-la em um 3.7 com certeza irá gerar over-speed, além de que não irá render o esperado.

Ruskaya_br
28/10/2008, 16:06
Você quis dizer VGT?
Não concordo. Essa turbina em questão foi projetada para um motor 2.8, instala-la em um 3.7 com certeza irá gerar over-speed, além de que não irá render o esperado.
Nao, eu quiz dizer VNT mesmo e com acionamento por pressão.
http://www.honeywell.com/sites/portal?smap=turbo&page=turbofactsbenifits_VNTworks&theme=P1
Vc pode regular nela em qual pressão vai começar a variar o angulo, com um principio parecido com a valv wastegate.
Apesar de ter maior volume o 14b tem muito menos giro e o rendimento é com essa turbina é superior com menor lag e geração de calor.
Se ainda estiver com duvida quanto ao overspedy vai na spaturbo e troca a parte quente! mas pra mim ta bom.

DieselPower
28/10/2008, 16:51
Nao, eu quiz dizer VNT mesmo e com acionamento por pressão.
http://www.honeywell.com/sites/portal?smap=turbo&page=turbofactsbenifits_VNTworks&theme=P1
Vc pode regular nela em qual pressão vai começar a variar o angulo, com um principio parecido com a valv wastegate.


Vivendo e aprendendo. Obrigado pela informação, não sabia disto.
Mas ainda acredito que a massa de ar deslocada no coletor de exaustão do 14B seja muito superior ao do PS.

Ruskaya_br
28/10/2008, 17:09
Vivendo e aprendendo. Obrigado pela informação, não sabia disto.
Mas ainda acredito que a massa de ar deslocada no coletor de exaustão do 14B seja muito superior ao do PS.
Mesmo que seja maior ai esta a graça do vnt regule e resolva!
"maior velocidade = maior pressão
maior pressão = maior angulo
maior angulo = menor giro"
Nas GVT esse controle eh eletronico por isso o pessoal ou chipa ou troca os bicos.
Não entendo muito de turbo mas entendo da minha band!

DieselPower
28/10/2008, 17:28
"maior velocidade = maior pressão
maior pressão = maior angulo
maior angulo = menor giro"


Pois é, mas estas variações são possíveis dentro de um limite restrito pelo tamanho dos caracois.

Makaya
02/02/2010, 20:45
Estou para comprar uma band 96 com motor 14 B ela ja esta turbinada sera que tem como colocar intercooler ? e ar condicionado, o que voces acham desse motor ?

Bernardo Hoelz
03/02/2010, 12:02
14B é um ótimo motor, ainda mais turbinado (Todos os motores da band são ótimos), vc pode colocar sim o intercooler e o ar condicionado, de uma pesquisada pelo fórum que ja existe muitos tópicos com bastante infos sobre turbos, intercoolers e ar!

To vendendo minha band e é 14B :mrgreen:.

Makaya
03/02/2010, 12:43
Caro Berbardo,:mrgreen: qual valor vc pode na maquina, mande algumas fotos.

dalmo cruz torres
03/02/2010, 13:08
Olha, nesse mundo onde só se fala em MWM, eu estou surpreso com o 14b, é um exelente motor, sob todos os aspectos! Já tive toyota e veraneio com motor mercedes, D20 com motor Maxion turbo, ranger com motor 2.5. E já andei em troller e S10 2.8. Vou te falar, o 14b é muuuuito bom mesmo! Funciona muito bem, tem muito torque, boa potência, não amola. E deixa a Bandeirantes andar muito mais rápido do que seria aconselhável!

Bernardo Hoelz
03/02/2010, 13:38
Caro Berbardo,:mrgreen: qual valor vc pode na maquina, mande algumas fotos.

Te mandei uma MP.

Fe_jipeiro
03/02/2010, 18:21
Estou para comprar uma band 96 com motor 14 B ela ja esta turbinada sera que tem como colocar intercooler ? e ar condicionado, o que voces acham desse motor ?

Olá Makaya,

Compre-a e seja feliz !!!! esse motor eh show.. e ainda mais turbinado !

Intercooler do VW8-150 nele fica show !!!!

Somente certifique-se q ela esta nos trinques !! Para nao ter dor de cabeca!

Abs,

Vermelho69
05/02/2010, 09:36
Olá pessoal sou novo no foum.
Tenho uma Band 96 estou turbinando ela é motor 14b, mas nesse processo surgiu um pequeno problema, a bomba, o bombista da minha cidade disse que se eu não tiver o "limitador de fumaça", poderá prejudicar meu motor por ela estar turbinada sem o limitador. Sou meio leigo nesse assunto de motor toyota, essa informação dele procede?

valeriano
05/02/2010, 12:10
Olá pessoal sou novo no foum.
Tenho uma Band 96 estou turbinando ela é motor 14b, mas nesse processo surgiu um pequeno problema, a bomba, o bombista da minha cidade disse que se eu não tiver o "limitador de fumaça", poderá prejudicar meu motor por ela estar turbinada sem o limitador. Sou meio leigo nesse assunto de motor toyota, essa informação dele procede?

Eita. Essa eu não conhecia não.
O que seria esse "limitador de fumaça"?
Será que é o LDA?

sergiopincelli
05/02/2010, 13:14
VERMELHO, procure outro bombista de preferencia uma autorizada BOSH.

mecamaniaco
05/02/2010, 13:28
Eita. Essa eu não conhecia não.
O que seria esse "limitador de fumaça"?
Será que é o LDA?
Muito provável q seja a LDA! Mas chamar de limitador de fumaça já é amadorismo!!!!!!

Fe_jipeiro
05/02/2010, 13:53
Olá Vermelho69,

Pode turbinar sim ... sem peso na consciência. Acho q ele quis dizer sobre o LDA mesmo... Mas a não existência deste componente no seu motor, não afetará em nada !

Abs,

Elmer_Jeep
05/02/2010, 16:26
VERMELHO, procure outro bombista de preferencia uma autorizada BOSH.

X2.

Turbinei um aqui, o motor era 96 sem LDA, foi feito bomba e bicos e ta rodando numa boa desde 2008.

[]'s

dalmo cruz torres
13/03/2010, 11:43
Pessoal, tô querendo turbinar minha Band. Estou a procura da turbina K16 ou da GT25. Vc sabem onde encontro essas turbinas mais em conta?

Fe_jipeiro
15/03/2010, 12:00
Olá Dalmo,

Tenho aki uma indicação para os melhores preços que pesquisei na época que estava comprando a minha:

- Se vc tá procurando a k-16(BorgWarner):
http://www.controlparts.com.br/ecommerce/produto.asp?tipo=prod&busca=53169887147&imageField.x=0&imageField.y=0

Essa empresa Control Parts é em campinas, se quiser tem uma representante que é em SP Capital:
Destak Diesel
Rua da Balsa,1304
Contato: Priscila 3933-9077

Quando comprei a minha, reservei direto com a Priscila e paguei a ela, porem a nota vem direto da ControlParts... Inclusive, essa empresa Destak, é representante da ZF tb....

- Se vc tá procurando a gt-25 (garrett):
Bodipasa: (11)3526-3000

Obs: Se vc escolher a k-16, não utilize a k-16 normal, opte por essa do Cargo 815, pois ela vem com reflow(ganha alguns cvs, dependendo da preparação) e preparada para alta pressão já. Pressão fábrica dela é 1,5 kg, chegando a 2kg fácil fácil, só regular a Wastegate...

Espero ter ajudado...

Abs,

dalmo cruz torres
16/03/2010, 09:34
Felipe, ajudou bastante! Me diga uma coisa, como ficou a Band com turbo?

Fe_jipeiro
16/03/2010, 12:12
Felipe, ajudou bastante! Me diga uma coisa, como ficou a Band com turbo?

Falae Dalmo.... Legal ...

Entao quanto ao relato de como ficou depois de turbinar, sou suspeito em falar... eheheheh

Meu motor não é um 14b, é um OM 364S. Mas tanto o 14b quanto o 364 depois de turbinado, vira outro motor, muito mais valente ...

Depende tb da preparacao que queres fazer no seu 14b ... No meu, parti para uma preparacao mais "pesada" que as normais ... Estou com essa turbina q recomendei (K-16 do Ford cargo 815 com reflow, que eh estupida para os nossos motores), bicos especiais preparados para alta vazao, intercooler, bomba ligeiramente aberta alem do original, escape de 3" com abafador de cano reto, booster (1,2kg normal e 2kg no booster) ...

Entao assim, seja qual for a preparacao, ja vai ficar bem mais esperto do q esta seu motor atualmente ... porem, precisa ver quantos cvs/potencia vc pretende ter no seu motor e partir para uma analise de qual preparacao/recursos sao mais viaveis....

Ate hj, soh vi 3 bands com 14b utilizando pressao alta na turbina ... 2 de arrancadas(uma delas eh a q o Joaozinho tava correndo no Brasil Off-Road) e a outra eh uma q vi para vender uma vez q segundo o dono estava com 210cv aferidos no Dyno ... todas beirando 2kg de pressao ... porem vale lembrar q no 14b a durabilidade dele utilizando essa pressao diminui bastante se nao tiver uma boa preparacao interna (q no motor diesel, nao tem muito o q fazer, comparado com os gas/alcool)...

Espero ter ajudado ...

Abs,

dalmo cruz torres
16/03/2010, 13:24
Felipe, queria apenas deixa-la mais esperta, para o trânsito atual. Valeu pelas dicas.

Fe_jipeiro
16/03/2010, 14:14
Felipe, queria apenas deixa-la mais esperta, para o trânsito atual. Valeu pelas dicas.

Opa Dalmo,

Blza... entao cara.. aconselho vc ir talvez para uma preparação mais convencional, que irá ser mais vantajoso para vc $$$$$ ...

Utiliza a k-16 ou gt-25 com escape de 2,5" mesmo e com intercooler ... Sem bicos especiais e sem preparacao na BI ... vai sair mais barato e tera um otimo resultado tb !! Regula ela para 1kg ou 1,2kg no maximo para que assim o seu 14b terá vida longa !!!

Vc ate poderia utilizar a APL240, porem na minha opiniao ja eh uma turbina ultrapassada, a vantagem dela é o custo ... que é cerca de R$500,00 mais barato que a k-16 e cerca de R$300,00 mais barato q a gt-25 .... mas se puder $$$$, vai de k-16 ou gt-25 ...

Abs,

dalmo cruz torres
31/03/2010, 17:50
Felippe, estive conversando com um bombista da cidade sobre a colocação da turbina no meu Toyota. Ele me disse que instala o LDA na bomba injetora sem dificuldade, e que faz a calibração dos bicos. A minha dúvida agora é sobre o coletor de admissão para a turbina K16, onde eu acho? Será que terei que fazer um coletor?

Fe_jipeiro
31/03/2010, 18:03
Opa Dalmo,

Pra admissao ou coleto de escape? Acho q vc esta se referindo ao de escape... pois a admissao do 14b nao mudara. O de escape, o ideal eh achar um bem dimencionado, para tirar o maximo de aproveito da turbina ... Se nao me engano, o da turbo anhanguera é um bom kit.... mas como a k-16 q citei tem o msm padrao de base q as APL240, qq coletor de turbo pro 14b serve.....

Espero ter ajudado...

Abs..

dalmo cruz torres
31/03/2010, 18:12
Felippe, troquei as bolas, coletor de escape...qual fabricante do coletor vc indica? Uma vez lí num fporum, não me lembro qual, que tinha uma loja em SP que vendia o intercooler do caminhão VW a pouco mais de 500,00 reais, zero, vc sabe qual é essa loja?
Sobre o LDA, vc acha que pode montar o turbo sem ele?
Eu n ão estou querendo levar minha Band em mecanicos pra fora da cidade, pois uso ela diariamente e não posso ficar sem condução, então estou querendo eu mesmo montar o turbo, vc acha que tem alguma coisa que tenho que observa com mais atenção?
Para a regulagem dos bicos injetores, qual a vazão/pressão que eles devem trabalhar?

Guiga Tostes
31/03/2010, 18:31
Fala Dalmo,

segue minha ajuda para 2 das questões acima:

1 - Quem vende o kit turbo completo para 14B com coletor etc, é a Turbo Anhanguera: http://www.turboanhanguera.com.br/sitenovo/ ....o kit da Band não está no site, por isso melhor ligar direto.

2 - O intercooler dos VW 8-150/8-120 vc encontra na radiadores São Vito por aprox. R$450. Segue contato: http://www.radiadoressaovito.com.br/

As demais perguntas melhor deixar para o Felippão mesmo!

Abrs

Loras
31/03/2010, 18:36
Fe Jipeiro,

Estou turbinando um 14b.

O que você quer dizer com turbina ultrapassada?

Quais seriam as vantagens dos outros modelos citados por você?

A Turbo Anhanguera vende o kit completo com a APL por 2k.

Abraço,

dalmo cruz torres
01/04/2010, 11:35
Felippe, qual a diferença entre as K16? Ví uma de 966,00 essa é a básica que vc citou?

Fe_jipeiro
01/04/2010, 20:20
Felippe, troquei as bolas, coletor de escape...qual fabricante do coletor vc indica? Uma vez lí num fporum, não me lembro qual, que tinha uma loja em SP que vendia o intercooler do caminhão VW a pouco mais de 500,00 reais, zero, vc sabe qual é essa loja?
Sobre o LDA, vc acha que pode montar o turbo sem ele?
Eu n ão estou querendo levar minha Band em mecanicos pra fora da cidade, pois uso ela diariamente e não posso ficar sem condução, então estou querendo eu mesmo montar o turbo, vc acha que tem alguma coisa que tenho que observa com mais atenção?
Para a regulagem dos bicos injetores, qual a vazão/pressão que eles devem trabalhar?

Falae Dalmo...

Com relacao ao intercooler e kit, segue a dica do Guiga !!! melhor opcao $$$$$

Pode colocar o turbo sem LDA msm ... nao tem problema... qdo puder e achar q vale a pena, ai vc investe... eu msm tirei e coloquei na minha... agora esta sem....

A instalacao do kit nao tem segredo..... soh fique atento a detalhes de mangueiras e etc... principalmente com o retorno do oleo para nao fazer curvas acentuadas.... Agora aconselho a levar num bombista/mecanico para regulagem da bomba e valvulas se vc nao tiver experiencia... a pressao da turbina aconselho deixar em 1,2kg e ai vc regula os bicos e vazao de diesel para essa pressao... ai eh soh na hora msm ...

Espero ter ajudado... vc tem msn? se tiver me add fe_jipeiro@msn.com

Abs....

Fe_jipeiro
01/04/2010, 20:28
Fe Jipeiro,

Estou turbinando um 14b.

O que você quer dizer com turbina ultrapassada?

Quais seriam as vantagens dos outros modelos citados por você?

A Turbo Anhanguera vende o kit completo com a APL por 2k.

Abraço,

Opa Loras !!

Eu disse q a apl240 eh "ultrapassada" por ser uma turbina de concepcao antiga, rotor pesado em relacao as atuais, etc... ela eh vendida ainda devido ao bom preco para preparacoes leves...

a vantagem da k-16 do cargo 815 q citei eh q ela tem rotor de titanio e a caixa fria eh com refluxo... girando muitooooooooooo e como ela vem de fabrica pra no minimo 1,5 kg de pressao... aguentando 2kg na boa... vc tem uma boa vida util se utilizar abaixo dessa carga... e sem contar q a marca dela eh uma das melhores do mundo senao a melhor... concorrendo com a holset...

Sem contar q nao tem comparacao entre uma apl240 e essa k-16 q mencionei... eh como comparar um fusca com uma ferrari... essa turbina eh ignorante... minha embreagem ta reforcada... e qdo tuxo o peh ela patina ... devido ao coisse q ela da no motor...

Espero ter esclarecido algumas duvidas... se quiser conversar fique a vontade em me add no msn tb...

Abs,

Fe_jipeiro
01/04/2010, 20:33
Felippe, qual a diferença entre as K16? Ví uma de 966,00 essa é a básica que vc citou?

Opa.. entao a q citei eh uma das tops... pois q nem vc citou existem mais barato, porem nao aguentam pressoes altas e o rotor eh mais pesado(nao h de titanio).... e tb nao tem reflow na caixa fria..... essa q citei junta todas essas caracteristicas.... a k-16 eh concorrente direta da gt-25...

Abs...

Fe_jipeiro
01/04/2010, 20:35
Fala Dalmo,

segue minha ajuda para 2 das questões acima:

1 - Quem vende o kit turbo completo para 14B com coletor etc, é a Turbo Anhanguera: http://www.turboanhanguera.com.br/sitenovo/ ....o kit da Band não está no site, por isso melhor ligar direto.

2 - O intercooler dos VW 8-150/8-120 vc encontra na radiadores São Vito por aprox. R$450. Segue contato: http://www.radiadoressaovito.com.br/

As demais perguntas melhor deixar para o Felippão mesmo!

Abrs

falae guiga !!

daki a poko agente vai pedir participacao dos lucros la na loja em q compramos o intecooler.. ehehehhe ... muito show.. eh legal ver o pessoal mexendo nas bands...

abs....

Guiga Tostes
01/04/2010, 20:40
falae guiga !!

daki a poko agente vai pedir participacao dos lucros la na loja em q compramos o intecooler.. ehehehhe ... muito show.. eh legal ver o pessoal mexendo nas bands...

abs....

É isso ai, se a dica é boa temos que compartilhar!!! :concordo:

Dá gosto mexer e ver novos projetos de Band surgindo!!!

Vida longa as Band!!!:concordo:

Abrs

dalmo cruz torres
02/04/2010, 00:28
Valeu Felippe.

dalmo cruz torres
02/04/2010, 17:57
Ainda não tive retorno do intercooler, acho que vou ligar lá no sábado..
Felippe, a turbina que citei, de 966,00 também é uma K16, só que não ví qual a aplicalçao dela. Então mesmo entre as K16 tem diferença?
Queria turbinar e intercoolar, mas de maneira que a potência fique perto dos 140cv, o que acho razoável para esse motor(14b), o que vc acha?
Aqui na minha cidade tem muitas empresas especializadas em fazer tubulação em inox(por causa das industrias de laticínios) então eu consigo fazer a tubulação a preço mais baixo do que comprar pronta. Acho que só para o coletor de escape é mais interessante comprar pronto.Então eu estou querendo comprar as peças e montar eu mesmo, pois consigo montar o turbo/intercooler, com uma turbina melhor que a APL240, pelo preço de um kit que usa a APL240. O que vc acham de minha idéia?
A GT25 é mais barata que as K16?

Glauco mendes
02/04/2010, 20:16
Ainda não tive retorno do intercooler, acho que vou ligar lá no sábado..
Felippe, a turbina que citei, de 966,00 também é uma K16, só que não ví qual a aplicalçao dela. Então mesmo entre as K16 tem diferença?
Queria turbinar e intercoolar, mas de maneira que a potência fique perto dos 140cv, o que acho razoável para esse motor(14b), o que vc acha?
Aqui na minha cidade tem muitas empresas especializadas em fazer tubulação em inox(por causa das industrias de laticínios) então eu consigo fazer a tubulação a preço mais baixo do que comprar pronta. Acho que só para o coletor de escape é mais interessante comprar pronto.Então eu estou querendo comprar as peças e montar eu mesmo, pois consigo montar o turbo/intercooler, com uma turbina melhor que a APL240, pelo preço de um kit que usa a APL240. O que vc acham de minha idéia?
A GT25 é mais barata que as K16?
Amigos me tirem uma duvida qual a configuração das turbinas ( K16 e GT25 ) parte quente e fria? elas são maiores que a APL-240, será que a 525 ficaria bom mo motor mercedes OM-314?

Abs: Glauco

Fe_jipeiro
03/04/2010, 12:01
Ainda não tive retorno do intercooler, acho que vou ligar lá no sábado..
Felippe, a turbina que citei, de 966,00 também é uma K16, só que não ví qual a aplicalçao dela. Então mesmo entre as K16 tem diferença?


Opa Dalmo !! blza??

Exato existe sim diferenca entre as k-16 !!! a diferenca principal e mais importante está no conjunto rotativo ... e na caixa fria q tem refluxo, esta q recomendei.




Queria turbinar e intercoolar, mas de maneira que a potência fique perto dos 140cv, o que acho razoável para esse motor(14b), o que vc acha?
Acho q vc esta certissimo !!! concordo q da pra tirar 140cv tranquilo de um 14b .... E te aconselho vc colocar bicos especiais.... pro 364 eu paguei na epoca R$120,00 em cada um na Rasch ... o meu é o de maior vazao q existe para minha bomba... essa turbina com os bicos, fica show ! vc vai ver o coisse q da ... se bobiar dependendo como sua embreagem esta, vai ter q reforcar.... ou senao pisar gradativamente , senao vai patinar... ehehehe



Aqui na minha cidade tem muitas empresas especializadas em fazer tubulação em inox(por causa das industrias de laticínios) então eu consigo fazer a tubulação a preço mais baixo do que comprar pronta. Acho que só para o coletor de escape é mais interessante comprar pronto.Então eu estou querendo comprar as peças e montar eu mesmo, pois consigo montar o turbo/intercooler, com uma turbina melhor que a APL240, pelo preço de um kit que usa a APL240. O que vc acham de minha idéia?
Concordo plenamente com vc !!! eu msm preparei minha band ... eu entendo de mecanica.. mas nao vejo secredo em somente montar o kit... o principal esta na regulagem, por isso q falei, se vc nao tiver muita experiencia, leve a algum lugar somente para regular .... e no caso se for colocar os bicos, o cara mexe nos nos bicos e na regulagem dos demais...


A GT25 é mais barata que as K16?Se vc comparar a k-16 q citei, a gt25 eh mais barata sim !!! agora se comparar com essas k-16 tradicionais q falei... q gira em torno de 900 a R$ 1000,00 , sai na msm faixa de preco... Enquanto q a k-16 q citei com rotor de titanio e reflow, preparada pra pressao mais elevada, esta em torno de 1.500,00 a R$ 1.800,00. Onde o mais barato q achei eh no lugar q recomendei: Control Parts.


Abs !!!

Fe_jipeiro
03/04/2010, 12:10
Amigos me tirem uma duvida qual a configuração das turbinas ( K16 e GT25 ) parte quente e fria? elas são maiores que a APL-240, será que a 525 ficaria bom mo motor mercedes OM-314?

Abs: Glauco

Olá Glauco,

Acho q a 525 nao ficaria bom nao ... a nao ser q mudasse a caixa quente para .48, mas msm assim acho q nao vai ficar legal nao.

Com relacao as medidas, a gt-25 é valvulada com .50 fria e .63 quente, com relacao ao rotor nao sei de cabeca.... a K-16 nao sei a medida exata tb, mas sao concorrentes diretas .... porem dizem as más linguas q a gt-25 nao aguenta pressao muito alta. A gt-25 vem nos MWM 6cil da silverado.

Glauco mendes
03/04/2010, 13:03
Olá Glauco,

Acho q a 525 nao ficaria bom nao ... a nao ser q mudasse a caixa quente para .48, mas msm assim acho q nao vai ficar legal nao.

Com relacao as medidas, a gt-25 é valvulada com .50 fria e .63 quente, com relacao ao rotor nao sei de cabeca.... a K-16 nao sei a medida exata tb, mas sao concorrentes diretas .... porem dizem as más linguas q a gt-25 nao aguenta pressao muito alta. A gt-25 vem nos MWM 6cil da silverado.
Blz meu caro , valeu pela orientação se ñ for encomodo me passa a referencia desta k16 do cargo que estas falando vou dar uma pesquisada?

Abs.....

Fe_jipeiro
03/04/2010, 17:06
Olá Dalmo,

Tenho aki uma indicação para os melhores preços que pesquisei na época que estava comprando a minha:

- Se vc tá procurando a k-16(BorgWarner):
http://www.controlparts.com.br/ecommerce/produto.asp?tipo=prod&busca=53169887147&imageField.x=0&imageField.y=0

Essa empresa Control Parts é em campinas, se quiser tem uma representante que é em SP Capital:
Destak Diesel
Rua da Balsa,1304
Contato: Priscila 3933-9077

Quando comprei a minha, reservei direto com a Priscila e paguei a ela, porem a nota vem direto da ControlParts... Inclusive, essa empresa Destak, é representante da ZF tb....

- Se vc tá procurando a gt-25 (garrett):
Bodipasa: (11)3526-3000

Obs: Se vc escolher a k-16, não utilize a k-16 normal, opte por essa do Cargo 815, pois ela vem com reflow(ganha alguns cvs, dependendo da preparação) e preparada para alta pressão já. Pressão fábrica dela é 1,5 kg, chegando a 2kg fácil fácil, só regular a Wastegate...

Espero ter ajudado...

Abs,


Olá Glauco,

Ja havia postado a referencia dela ... estão acima os contatos e a referencia da k-16 é 53169887147 , como consta no site que menciono.

Abs...

Glauco mendes
19/04/2010, 21:12
Olá Glauco,

Ja havia postado a referencia dela ... estão acima os contatos e a referencia da k-16 é 53169887147 , como consta no site que menciono.

Abs...
Felippe passei uma MP..............

Abs..

Junior Toyota
20/04/2010, 14:04
Felippe,Blz!!!
Para voce colocar esta K-16 no lugar da sua turbina MP voce teve que trocar o coletor?A curva de saida de escape voce usou a mesma?


Abraço
Junior

Fe_jipeiro
20/04/2010, 15:21
Felippe,Blz!!!
Para voce colocar esta K-16 no lugar da sua turbina MP voce teve que trocar o coletor?A curva de saida de escape voce usou a mesma?

Abraço
Junior

Olá Junior, blza?

Não precisei trocar o coletor, pois como disse, a principal vantagem desta k-16, é a base dela que é a mesma da apl240 ou similares.

Com relação a saída de escape, essa sim precisou ser alterada. Não é compatível. Mesmo pq, fiz todo o escape em 3".

Dê uma olhada neste tópico, coloquei fotos lá: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72498&page=3

Abs ...

Junior Toyota
22/04/2010, 09:02
Felippe,
Com essa turbina voce acha que "enche" mais rapido do que a MP?

Abraço
Junior

Fe_jipeiro
22/04/2010, 11:52
Eai Junior...

Como já disse, essa turbina é considerada mundialmente, como se fosse a "Ferrari" das turbinas "pequenas". Coloquei pequenas entre aspas, pois ela é concorrente direta da gt-25 e essa tem caracteristicas de uma .50 ....

Se ela enche mais rapido?? Nao se pode comparar ... é como comparar um New Civic a um Fusca (nada contra nenhum dos dois carros, hein...) ... do jeito q deixei regulada a turbina e BI, minha band dá 0,8 kg de marcha ré no reto !!!!!!, sem fazer força ... e outro detalhe muito importante, TODAS as marchas batem 2kg de pressão com o booster acionado !!! ou 1,2 kg sem booster ... Geralmente com outras turbinas, a 1ª marcha chega no maximo 0,6 kg ou um pouco mais.... soh ai ja da pra ter uma noção ...

Abs....

elmestizo
22/04/2010, 11:59
Ops..


Lembrando que pressão, nem sempre quer dizer potencia!

Abrasss

Fe_jipeiro
22/04/2010, 13:25
Ops..

Lembrando que pressão, nem sempre quer dizer potencia!

Abrasss

:concordo: ... Exatamente Elmestizo ....

Porém como essa turbina tem dimensoes que trazem potencia e ao mesmo tempo pressao para os nossos motores 314, 364 e 14b, não toquei neste ponto. Por isso que é sempre bom levar num cara q entende muito de preparacao, q assim ele fará calculos e indicará a melhor turbina para o seu uso, independente do motor ....

Ja vi motores q usavam uma turbina .42 a 1,5 kg de pressao, e outro no mesmo tipo de motor, utilizava uma .50 com 0,8kg e ambos conseguiam a msm qtde de cvs ... Tudo depende da preparação e finalidade ...

Mas uma coisa é certa... se a turbina estiver corretamente dimencionada, qto maior a pressao, maior a potencia ....

Abs ...

elmestizo
22/04/2010, 13:55
Ops...

Só foi um comentário.... tenho certeza que está dimensionada!!!

Essa ainda está nos meus planos na troca de turbina em 2015.

Abrass

Fe_jipeiro
22/04/2010, 13:58
Ops...

Só foi um comentário.... tenho certeza que está dimensionada!!!

Essa ainda está nos meus planos na troca de turbina em 2015.

Abrass

:concordo: ...

Abs,

dalmo cruz torres
23/04/2010, 18:08
Fellipe, liguei hoje na revenda da Borg Warner, a K16 já tá custando R$1.690,00 á vista. Caramba, será que tem algum problema em eu deixar sem intercooler?

Fe_jipeiro
24/04/2010, 15:45
Opa Dalmo,blza ??

Nakela revenda aki de sp q passei, esta esse valor???? Aumentou bem hein ... caramba ... tenta ligar direto na ControlParts entao ... quem sabe nao sai mais barato ....

Entao para ficar um serviço legal e melhor desempenho, o certo era com intercooler mesmo....

Abs ...

dalmo cruz torres
24/04/2010, 19:00
Esse preço é da control parts mesmo... Vou ter que guardar $$$ um ano pra por a turbina da Band!

zenzen 4x4
10/05/2010, 20:49
Olha, nesse mundo onde só se fala em MWM, eu estou surpreso com o 14b, é um exelente motor, sob todos os aspectos! Já tive toyota e veraneio com motor mercedes, D20 com motor Maxion turbo, ranger com motor 2.5. E já andei em troller e S10 2.8. Vou te falar, o 14b é muuuuito bom mesmo! Funciona muito bem, tem muito torque, boa potência, não amola. E deixa a Bandeirantes andar muito mais rápido do que seria aconselhável!

Grande Dalmo!
Teria um comparativo,deste motor 14b com um Hilux 3.0T.
Tenho na TETÉIA um Hilux 3.0 T,acho ele muito bom.
O 14b é tb. silencioso como o 1KZT?
Tenho idéia de adquirir um 14b,para colocar numa Grand Cherokee,será que ficaria bom?A caixa da Hilux com CT,seria Plug&Play?,ou precisa de adaptação? O preço das peças se equivale com as da Hilux?
Abçs.

zenzen 4x4
10/05/2010, 21:08
Olha, nesse mundo onde só se fala em MWM, eu estou surpreso com o 14b, é um exelente motor, sob todos os aspectos! Já tive toyota e veraneio com motor mercedes, D20 com motor Maxion turbo, ranger com motor 2.5. E já andei em troller e S10 2.8. Vou te falar, o 14b é muuuuito bom mesmo! Funciona muito bem, tem muito torque, boa potência, não amola. E deixa a Bandeirantes andar muito mais rápido do que seria aconselhável!

Grande Dalmo!
Acho q vc. é o cara para me tirar umas dúvidas!
Teria um comparativo,deste motor 14b com um Hilux 3.0T.
Tenho na TETÉIA um Hilux 3.0 T,acho ele muito bom.
O 14b é tb. silencioso como o 1KZT?
Tenho idéia de adquirir um 14b,para colocar numa Grand Cherokee,será que ficaria bom?A caixa da Hilux com CT,seria Plug&Play?,ou precisa de adaptação? O preço das peças se equivale com as da Hilux? este motor não trepida muito?
Abçs.

elmestizo
11/05/2010, 08:41
Qto ao cambio, até onde sei, necessita de flange... Toyota neste quesito é froids, nada bate com nada..

Loras
17/06/2010, 17:30
Seguindo as pesquisas...

Fui informado que a turbina APL240 da Garret tem duas saídas. Grande ou pequena.

Isso seria o caracol quente? Segundo a Turbo Anhanguera eles podem fornecer a APL com dois tamanhos na parte quente (nacional - grande e mustang - pequeno).

A turbina K-16 serviria no coletor da Turbos Anhanguera, sendo que esse vem preparado para a APL240?

Caso afirmativo, vou de coletor TA e K16.

Abraços,

Fe_jipeiro
17/06/2010, 17:35
Olá Ricardo,

A APL 240 tem por padrão a caixa quente ".63" . Mas dependendo da revenda, é só vc pedir com a .48(famoso caracol Mustang) que eles mandam normalmente na garantia.

A turbina utilizada no kit da turbo anhanguera, é uma APL 240 .42(frio)/.48(quente) da MasterPower, com rotor de 49,5mm.

A k-16 do Ford Cargo 815 serve sim no kit, pois a base dela é do mesmo padrão da APL 240. Já a k-16, por exemplo, do Mercedes 915C não serve, pois a base é praticamente quadrada, ou seja, não encaixa.

Abs,

Loras
17/06/2010, 17:38
Certo.

Só um ressalva. A Master Power não vende mais para a Turbo Anhanguera.

Agora é a APL deles é fabricação própria.

Bom, vamos as compras.

Abraços,

Fe_jipeiro
17/06/2010, 17:42
Caramba é uma pena saber, pois para quem gosta das turbinas MasterPower, eles tinham um bom preço.

Particularmente, depois que provei da BorgWarner, não mudarei de marca tão cedo. Pois já tive Masterpower(Preparada), Garrett(Standard) e nem se comparam com a atual.

Abs,

Loras
09/07/2010, 11:46
Boas.

Fotos da K16, coletor Turbos Anhanguera, etc.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1205177&posted=1#post1205177

Daqui alguns dias ronca!!!

Dúvida.

Onde encontro a saída da tubulação de escape para encaixar na turbina?

Uso do Ford Cargo mesmo? Alguém teria fotos? :?:

Abraços!

Fe_jipeiro
09/07/2010, 12:13
Aeeeeeeee Loras....

Agora sim senti firmeza hein.. ehehheh muito show.. nao eskece de colocar o resultado... ehehhe ... para a galera ver o q essa turbina eh capaz.. eheheehh a wastegate dela... vem de fabrica regulada para abrir a 1,5kg ... se quiser menos pressao ... regula na bomba o debito... ou coloque uma wastegate q abra com menos pressao... ficara show de bola !!! essa turbina tanto nos OM , quanto no 14b nao precisa nem mexer nos bicos... a nao ser q queira uma potencia extra.....

Quanto a saida de escape ..... a saida do cargo eh muito cara..... e nao vai ficar legal.... aconselho, vc levar em uma casa q faz escape e eles fazem o escape sobre medida, desde a saida da turbina ate o final... recomendo no minimo de 2,5" e no máximo 3" para o 14b.... na minha esta de 3", cano direto e a conexao com a turbina esta soldada com MIG....

Parabens !!!

Abs..

elmestizo
11/07/2010, 08:35
Loras,

A saída do escape original é 2,5" ou 3"?

O ideal é fazer sob medida mesmo...

abrass

Fe_jipeiro
11/07/2010, 09:00
Opa LM,

A saída é de 3" -> original da turbina ...

Abs....

elmestizo
11/07/2010, 09:20
OPs...

Em tempo, vocês tem o part-number da turbina?

Fe_jipeiro
11/07/2010, 18:43
ta na mão LM...

BorgWarner -> S/N: 53169887147

Abs,

Loras
11/07/2010, 19:35
Tem part number e algumas fotos no tópico da Camper...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38916

Abs.

Pexe
14/07/2010, 14:02
Alguem sabe me dizer se tem diferenca da turbina do cummins isbe4?
Achei uma k16 dessa pra vender mas nao sei se tem uma diferenca. Cberia no mesmo coletor dessa k16 e das apl?
E uma K16 tb da borgwarner e codigo da peca e 3970466
Valeu

Fe_jipeiro
14/07/2010, 14:14
Olá Pexe ...

Esse O.E.M:3970466 (P/N:80000174060) que vc passou, não é do Cargo 815e e sim dos Cargos:1317/1517/1717E, motor de 170cv.

A do cargo 815e é a 3966664 ( P/N: 80000172198 ) e a do 815 com cummins 4BTAA é: 3592318 (P/N: 53169887147) , ambas com motor de 150cv.

Sim , existe uma diferença. Mas não sei te dizer qual é ! Liga na www.controlparts.com.br (http://www.controlparts.com.br) que eles vão saber te dizer, mas acho que deve estar ligado a configuração de rotor.

Espero ter ajudado ...

Abs,

Pexe
14/07/2010, 15:02
Liguei na controlparts e em amis umas lojas e ninguem soube me dizer.
Pela foto parece que o acoplamento eh igual
Se alguem tiver alguma ideia da um toque
Valeu

Fe_jipeiro
14/07/2010, 18:58
Liguei na controlparts e em amis umas lojas e ninguem soube me dizer.
Pela foto parece que o acoplamento eh igual
Se alguem tiver alguma ideia da um toque
Valeu


Opa Pexe...

Entao aparentemente é igual, mas observei, pode ser q eu esteja errado, a base onde prende no coletor, na do cummins 4BTAA é mais deslocada para direita conforme demarquei na foto ... na foto que vc mandou, parece mais para esquerda ... pode ser impressão errada minha ...

Ou msm internamente, tamanho e config de rotor e eixo... ai nao sei dizer ... a do 4BTAA posso te afirmar, pois utilizo na minha band ...

Olhando de frente, é igual ... anexei uma foto ...

Abs,

mecamaniaco
21/03/2012, 23:44
Olá pessoal, estou planejando turbinar minha viatura e gostaria de saber se Ru consigo aumentar o debito da bomba em casa mesmo. Outra coisa, se alguém tiver foros de como foi feita a parte de lubrificação eu agradeço! Pretendo colocar a k16 ou uma gr25, ambas com 0,8 de pressão, creio q já ficara legal....

mecamaniaco
22/03/2012, 10:01
Pessoal, conversei com uma empresa especializada em turbo para diesel aqui em Curitiba e me informaram que a turbina K14 para o motor 14B já é suficiente para manter pressão de até 1,2Kg..... Como minha intenção é usar menos que isso, apenas 0.8Kg, creio q essa turbina realmente dê conta do recado.

Alguém tem uma opinião?

Fe_jipeiro
22/03/2012, 17:24
Pessoal, conversei com uma empresa especializada em turbo para diesel aqui em Curitiba e me informaram que a turbina K14 para o motor 14B já é suficiente para manter pressão de até 1,2Kg..... Como minha intenção é usar menos que isso, apenas 0.8Kg, creio q essa turbina realmente dê conta do recado.

Alguém tem uma opinião?

Meca,

Não faça isso, a k14 é pequena e vai restringir muitooooooooo seu motor... essa turbina é utilizado em motores 2.8 ... o 14b é 4.0 .....

Como vc nao quer nada muito hard... coloca a apl240, vai gastar muito menos do q a k16 ou gt-25, é vai ter uma boa performance tb....

Abss

Elmer_Jeep
22/03/2012, 17:34
3.7 pra ser mais exato.

[]'s

Fe_jipeiro
22/03/2012, 20:14
Para ser mais exato ainda ... Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, 3784 cm3, diesel ... e pela regra de arredondamento da matemática, teriamos 3.8 litros ...

ehehehe... ahhhh... esqueceu da barra estabilizadora???

Abs...

mecamaniaco
23/03/2012, 09:22
Pois é pessoal, eu acho q vou pegar a APL mesmo, a K16 e a GT25 estão custando mais de R$ 1500,00 já a APL240 da GARRETT (muito melhor q Master Power) está saindo por R$ 700,00 nova, na caixa.....

Vou só esperar o kit chegar e dai eu vejo oq fazer...... Se eu colocar a K16 ou a GT25 eu vou deixar com apenas 0,5Kg de pressão e deixar sem o intercooler até ter mais grana.... Ou então coloco a APL240 com 1Kg e Intercooler...

Fe_jipeiro
23/03/2012, 09:33
Pois é pessoal, eu acho q vou pegar a APL mesmo, a K16 e a GT25 estão custando mais de R$ 1500,00 já a APL240 da GARRETT (muito melhor q Master Power) está saindo por R$ 700,00 nova, na caixa.....

Vou só esperar o kit chegar e dai eu vejo oq fazer...... Se eu colocar a K16 ou a GT25 eu vou deixar com apenas 0,5Kg de pressão e deixar sem o intercooler até ter mais grana.... Ou então coloco a APL240 com 1Kg e Intercooler...

Meca,

Eu pegaria o valor da k16, colocaria a apl240 da garrett + o intercooler do 8-150 .... no futuro, mudaria a turbina pra k16, caso vc achasse necessario mais potencia... outra dica.... a TA(turbo anhanguera) vende o kit pro 14b, onde a diferenca do kit com turbina e somente do kit é de ~400,00 .... talvez, nem a garrett compensaria colocar agora... e a turbina tb eh apl240.... pesquise sobre isso....

Abs..

Elmer_Jeep
23/03/2012, 09:38
Para ser mais exato ainda ... Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, 3784 cm3, diesel ... e pela regra de arredondamento da matemática, teriamos 3.8 litros ...

ehehehe... ahhhh... esqueceu da barra estabilizadora???

Abs...
Boa, 3.8 então!

Sobre a estabilizadora esqueci completamente, eu raramente acesso minhas mps e pra não tumultuar o topico manda um email pro end da minha assinatura que a gente se fala melhor.

[]'s

mecamaniaco
23/03/2012, 10:19
Vou ver se encontro o intercooler do 8-150 por aqui.... De qlqr forma, passei numa fábrica de intercoolers e radiadores e eles cobram R$ 550,00 para fazer o intercooler do tamanho ideal para caber na frente do radiador original....

Creio q vá ficar o bixo, já andei numa band 14b de um amigo e realmente fica muito bom, isso q ela nem tinha intercooler... Creio q a minha q já deu 140 Km/h no GPS conseguirá dar km com facilidade....

estyvybeykr
23/03/2012, 13:24
Vou ver se encontro o intercooler do 8-150 por aqui.... De qlqr forma, passei numa fábrica de intercoolers e radiadores e eles cobram R$ 550,00 para fazer o intercooler do tamanho ideal para caber na frente do radiador original....

Creio q vá ficar o bixo, já andei numa band 14b de um amigo e realmente fica muito bom, isso q ela nem tinha intercooler... Creio q a minha q já deu 140 Km/h no GPS conseguirá dar km com facilidade....

Meca o cooler do 8 150 fica perfeito na band, copiei a formula ultilizada por varios companheiros daqui do forum e o unico trabalho e fazer 04 suportes em forma de "L" para prender nas laterais onde fica o radiador. Da uma zoiada ai no meu instalado.



337610337611337612337613
Essas duas tambem antes de instalar o coizado.337614337615




Estevão

felix
24/04/2012, 22:39
stvbker,
na foto notei que seu motor nao o 14b,
para o 14b,qual intercooler consigo adaptar.?
os preços que tenho ate o momento:
intercooler com ajuste no radiador/ar condicionado=2.000,00,falou que tem que mexer no filtro de ar,reservatorio do radiador/suporte do radiador,serviço para 03 dias,
kit turbo anhanguera=2.000,00 mangueiras/turbina/braçadeira,somente sob encomenda=03 dias minimo,
despesas mecanico=???
ajuste/regulagem na bomba injetora=???
a conta ta ficando muito alta,quem tem poderia colocar fotos detalhadas e os ajustes que foram feitos.????
quais erros ocorreram.?
como melhorar o preço.??

mecamaniaco
25/04/2012, 10:12
stvbker,
na foto notei que seu motor nao o 14b,
para o 14b,qual intercooler consigo adaptar.?
os preços que tenho ate o momento:
intercooler com ajuste no radiador/ar condicionado=2.000,00,falou que tem que mexer no filtro de ar,reservatorio do radiador/suporte do radiador,serviço para 03 dias,
kit turbo anhanguera=2.000,00 mangueiras/turbina/braçadeira,somente sob encomenda=03 dias minimo,
despesas mecanico=???
ajuste/regulagem na bomba injetora=???
a conta ta ficando muito alta,quem tem poderia colocar fotos detalhadas e os ajustes que foram feitos.????
quais erros ocorreram.?
como melhorar o preço.??

Aqui em Curitiba o pessoal da Lacombe faz a instalação do turbo completinho por R$ 3600,00. Eu estou me segurando para não fechar, eles fazem todas as adaptações do filtro, intercooler, bomba injetora e mangueiras, faltaria apenas o escapamento pois eles entregam com a saída da turbina somente....

A turbina q eles utilizam na band 14B é a da Silverado valvulada e a configuram com 1KG, eu vi instalado em uma e achei muito bem feito o trabalho!

Dimasi
25/04/2012, 12:17
Felix
Turbinei a minha hà uma semana. Kit anhanguera com flexíveis de silicone e abracadeiras especiais em inox sem intercooler = 2.100.
A M.O. foi 800 mas tinha outros serviços junto. Só a instalação e regulagem seria 450. Escape com abafador turbão = 490.
Abs
Fabiano

mecamaniaco
25/04/2012, 13:03
Felix
Turbinei a minha hà uma semana. Kit anhanguera com flexíveis de silicone e abracadeiras especiais em inox sem intercooler = 2.100.
A M.O. foi 800 mas tinha outros serviços junto. Só a instalação e regulagem seria 450. Escape com abafador turbão = 490.
Abs
Fabiano

Qual turbina vc colocou? Tem fotos?

Dimasi
25/04/2012, 18:19
A turbina é a APL240. Daki a pouco posto foto

Fe_jipeiro
25/04/2012, 18:35
Aqui em Curitiba o pessoal da Lacombe faz a instalação do turbo completinho por R$ 3600,00. Eu estou me segurando para não fechar, eles fazem todas as adaptações do filtro, intercooler, bomba injetora e mangueiras, faltaria apenas o escapamento pois eles entregam com a saída da turbina somente....

A turbina q eles utilizam na band 14B é a da Silverado valvulada e a configuram com 1KG, eu vi instalado em uma e achei muito bem feito o trabalho!


A turbina da Silverado, é a GT-25 , tb fica legal no 14b ...

Abs...

Fe_jipeiro
25/04/2012, 18:36
A turbina é a APL240. Daki a pouco posto foto

E ai Dimasi, o que achou da band turbinada? é outro carro?? ehehehehe

Tá rodando com 1,2kg na APL ?

Abssss...

Dimasi
25/04/2012, 20:55
Realmente fica outro carro. Muito mais gostoso de andar na estrada. Em 5a a 80 é só dar acelerador que rapidinho chega a 120, mais rápido que muito carro de passeio. Em ultrapassagens acabou o desespero hehehe. A pressão tá batendo em 1,2 / 1,3 kg.
Mas na velocidade final não houve muito ganho. No plano chega aos 130 fácil com a turbina cheia e ainda com sobra de RPM, mas empaca nisso. Seria alguma regulagem na BI ?
Abs ( já pensando no intercooler e outros ups...)

Fe_jipeiro
25/04/2012, 21:58
Realmente fica outro carro. Muito mais gostoso de andar na estrada. Em 5a a 80 é só dar acelerador que rapidinho chega a 120, mais rápido que muito carro de passeio. Em ultrapassagens acabou o desespero hehehe. A pressão tá batendo em 1,2 / 1,3 kg.
Mas na velocidade final não houve muito ganho. No plano chega aos 130 fácil com a turbina cheia e ainda com sobra de RPM, mas empaca nisso. Seria alguma regulagem na BI ?
Abs ( já pensando no intercooler e outros ups...)

Show de bola Dimasi........

mas a velo final nao muda mesmo.... se quiser mais final, tem q ou aumentar diametro do pneu, ou alongar o diferencial.....

absss

mecamaniaco
26/04/2012, 10:39
Show de bola Dimasi........

mas a velo final nao muda mesmo.... se quiser mais final, tem q ou aumentar diametro do pneu, ou alongar o diferencial.....

absss

Na verdade não, deve ter algo na BI dele mesmo pois o 14B gira até 4000 RPM, é suficiente para dar KM na band! A minha antes de colocar pneus 33" chegava a marcar 140km/h no velocimentro, agora não consegue passar dos 130km/h na reta, só na descida, e olha que para andar a 130km/h a rotação está por volta de 2700 RPM.....

Fe_jipeiro
26/04/2012, 10:48
Na verdade não, deve ter algo na BI dele mesmo pois o 14B gira até 4000 RPM, é suficiente para dar KM na band! A minha antes de colocar pneus 33" chegava a marcar 140km/h no velocimentro, agora não consegue passar dos 130km/h na reta, só na descida, e olha que para andar a 130km/h a rotação está por volta de 2700 RPM.....

mecamaniaco,

Não concordo ... pois a questao como ele colocou, é que ele estava após a instalação do turbo, esperando q a band tivesse mais velo de final.... tanto uma band aspirada, quanto uma turbinada, pode dar KM ... o fato de vc ter falado da BI, é outra coisa, q não tem nada a ver com o turbo.... mas q realmente, pode estar limitando o giro do motor e não a velo final .... são coisas distintas .... giro = motor+BI , velocidade = transmissão+pneus ....

O fato de sua band estar andando menos do q antes, é pq o 33" é muito mais abrasivo q do os pneus q vc tinha ... nao sei a medida, mas imagino q seja de tamanho e largura menor...

Abs...

mecamaniaco
26/04/2012, 11:15
mecamaniaco,

Não concordo ... pois a questao como ele colocou, é que ele estava após a instalação do turbo, esperando q a band tivesse mais velo de final.... tanto uma band aspirada, quanto uma turbinada, pode dar KM ... o fato de vc ter falado da BI, é outra coisa, q não tem nada a ver com o turbo.... mas q realmente, pode estar limitando o giro do motor e não a velo final .... são coisas distintas .... giro = motor+BI , velocidade = transmissão+pneus ....

O fato de sua band estar andando menos do q antes, é pq o 33" é muito mais abrasivo q do os pneus q vc tinha ... nao sei a medida, mas imagino q seja de tamanho e largura menor...

Abs...

Condordo contigo, velocidade final se dá com a relação de cambio + diferencial + pneus mas o carro chefe disso tudo é o giro do motor, não tem como fugir.... E como disse no post anterior, o motor tem rpm sobrando, se não está conseguindo subir o giro pode ser sim problema ou regulagem da BI oq afeta diretamente na velocidade final da viatura!!! Os motores mercedes não conseguem girar mais q 3000RPM, chegar no limite dele é mais fácil do que no 14B, digo isso por experiência própria, já tive um 608 turbo intercooler..... Bom é isso, se o carro tem força e RPM sobrando ele tem q dar mais final com o turbo SIM, se não está dando é prq tem limitação na BI ou prq o acréscimo de potência não foi suficiente para superar o atrito e o arrasto do carro....

O meu caso é q o pneu é maior e mais largo, o carro fica um pouco mais pesado mesmo, já era de se esperar.....

Dimasi
26/04/2012, 12:31
A BI do 14b tem duas regulagens com lacre. Uma do Débito da bomba ( que foi regulada com a instalação do turbo ) e outra que limita a rotação. Essa rotação segundo o manual é entre 4200 e 4250. O que desconfio e que quando fiz a bomba há dois essa regulagem foi conservadora e a rotação máx ficou limitada, pois mesmo com bicos novos e bomba revisada a final ficou menor que antes. Não sei se procede.
Abs

mecamaniaco
26/04/2012, 13:12
A BI do 14b tem duas regulagens com lacre. Uma do Débito da bomba ( que foi regulada com a instalação do turbo ) e outra que limita a rotação. Essa rotação segundo o manual é entre 4200 e 4250. O que desconfio e que quando fiz a bomba há dois essa regulagem foi conservadora e a rotação máx ficou limitada, pois mesmo com bicos novos e bomba revisada a final ficou menor que antes. Não sei se procede.
Abs

Procede sim, existe mesmo um parafuso de RPM máxima. Você pode testar isso com ela parada para ver se ela chega aos 4000 RPM, se chegar o problema não está ai e sim em algum outro ponto... De qualquer forma o bombista saberá te dizer oq fazer, pode ser que esteja faltando combustível em alta tbm (debito).....

Dimasi
29/04/2012, 11:30
Salve all

Como alguns já sabem, turbinei a viatura e aí vão minhas primeiras impressões.


Ela está turbinada há uma semana e além de trazer ela de SP, ainda dei uma volta por Aiuruoca e Mauá, fazendo um mix por auto estrada, estrada, serra e estradas de terra com chuva.
O kit utilizado foi da Turbo Anhanguera sem intercooler, instalado pelo Joãozinho da Sollo 4WD e escape de 2,5" com abafador turbão. A filtro de ar ficou o original, mas só com o externo.
O desempenho melhora substancialmente nas faixas médias de rotação, justamente a que mais usamos nas Bands. A pressão sobe rapidamente, chegando a 1,2kg ( pressão limitada pela regulagem na BI, segundo o joãozinho, ele teve que fechar um pouco pq a pressão tava chegando a 1,5kg). A temperatura da água chega no máximo a 92C quando muito exigido. O som do motor ficou mais agradável ( grave ) e dá uma leve piada, principalmente de 1a p/ 2a e 2a p/ 3a.


Vou dividir as impressões de dirigir pelo tipo de via.


Cidade : A menos que vc fique arrancando em todos os sinais, o turbo praticamente não entra e dá para acompanhar as carros de plástico pisando menos no acelerador.


Auto estrada : Nessa condição o turbo faz muita diferença e dá para acompanhar o Trânsito rápido rápido numa boa, nas subidas mantêm a velocidade e acabou a agonia nas situações como por ex. um caminhão abre e vc vai passando, o velocímetro naquela sonolência e uma fila de carros atrás. De 80 para 120 em 5a a retomada é constante e forte, deixando para trás muito carro com motor pequeno.


Estrada : Para quem conhece, subi a serra para Itamonte quase toda em 4a e as ultrapassagens ficam muito mais seguras.


Estrada de terra : Não foram trilhas, mas estradas de terra a maioria sob chuva. Como na cidade o turbo quase não entra mas quando precisa é só dar uma catucada no acelerador. Com a Band em 4x2 e piso molhado, uma triscada no acelerador e as rodas traseiras já queriam passar as da frente huahuahua.


O consumo ficou alto. Cerca de 8km/l, mas posso creditar isso a minha empolgação na estrada, mantendo velocidade sempre em torno de 120 km/h e muito uso em estradas de terra pesada com o 4x4 acionado. Com uso mais ligth o consumo deve se manter.


Resumindo. Com essa configuração básica, a band não vira um canhão, a velocidade final não altera tanto, mas fica muito mais agradável e segura de guiar. Para quem viaja muito, vale o investimento.


Abs
Fabiano

estyvybeykr
29/04/2012, 14:31
Boas impressões Fabiano, acredito que com um intercooler ficaria melhor ainda.

Não vejo a hora de turbinar a minha tambem, mesmo não sendo 14B acredito que os parametros devam ficar bem proximos. Principálmente no quesito "retomada", que a minha com o câmbio 05 marchas e pneus 33 pol. ficou muito lerda.

E vamos que vamos a procura da perfeita configuração.


Estevão

Fband
30/04/2012, 10:30
Realmente o turbo ajuda muito em subidas.
Quando estou em BR aproximadamente a uns 80km/h seguro alguns carros atraz de mim.
E quando começa uma subida com pista dupla o turbo começa a assobiar e não perco velocidade nenhuma, enquanto alguns carros de plástico ficam pra traz.... hahahah
A band ta com sapatinhos tamanho 31".

Abraços

elmestizo
30/04/2012, 11:15
A BI do 14b tem duas regulagens com lacre. Uma do Débito da bomba ( que foi regulada com a instalação do turbo ) e outra que limita a rotação. Essa rotação segundo o manual é entre 4200 e 4250.
[
quer fazer um teste? como motor QUENTE... ponto morto, pé no porão e veja até em que giro a band chega.

Se não chegar perto do 4k... pode ser cabo do acelerador, filtro de combustivel, bomba e por ai vai...

Meus 0,02cents

mecamaniaco
30/04/2012, 17:29
[
quer fazer um teste? como motor QUENTE... ponto morto, pé no porão e veja até em que giro a band chega.

Se não chegar perto do 4k... pode ser cabo do acelerador, filtro de combustivel, bomba e por ai vai...

Meus 0,02cents

Infelizmente esse teste não será totalmente conclusivo pois o motor sem carga não "respira" nem mesmo "bebe" o mesmo que estar na 5ª marcha numa subida.... Mas valerá a pena no sentido de ver se o parafuso de máxima está OK....

Para ver se o prob é débito de diesel ou restrições no filtro o mais correto seria desligar o canote entre o filtro e turbina e ver se melhora!

holetz
03/05/2012, 20:56
Opa, deixa eu me meter aqui na conversa.. mas dei uma ligada la pra Lacombe que o Mecamaniaco comentou no post anterior e fiquei com umas duvidas.

Conversei com o responsável pela montagem e ele me disse que em 14B ele está instalando o kit com uma Mitsubishi TD-04 (que por falha minha não perguntei o modelo) por 3.600 latinhas mais umas 400 para fazer as regulagens na injeção. Questionei com ele sobre a GT-25 e a K-16, em resumo ele falou que elas forçam o sistema.

Fica então algumas duvidas para quem puder me responder:

A TD-04 é um boa escolha mesmo para o 14B? Visto que minha intenção é a mesma do Mecamaniaco, de tirar maior proveito do motor sem prejudicar a vida útil dele (ou pelo menos não tanto), colocando perto de 1kg de pressão e quem sabe futuramente um booster pra 1,5.

Não menos importante.. O valor que eles estão cobrando está de bom grado?

E uma pergunta adicional que está me cutucando a cabeça a um tempo sobre o assunto.. é mais vantajoso colocar um sensor lambda wideband (http://www.bosch-motorsport.de/en-US/literature/en-US/Lambda_Sensor_LSU_4.9D_Datasheet_51_en_2779235083. pdf) com um hallmeter, um pirômetro ... ou simplesmente nada?

Além disto, eu tenho instalado na minha uma turbina (acredito eu, devido a uma marcação (escrito APL 48) na parte quente da turbina.. ou melhor.. o caracol que fica enferrujado xD) a APL. Ela dificilmente chega a uma pressão boa (ou pelo menos perto das aqui citadas no forum), ficando em 0,2kg andando de boa, 0,6kg esticando a marcha pra cambiar (com 5 marchas, um pneu 33" e um diferencial 10:37 eu tenho que esticar um pouco.. colocando uns 65~70km/h (GPS) da segunda pra terceira) e 0,8 na 5a marcha quando em velocidade (125~130), mantendo 0,6 andando a uns 110 (sendo que não existe válvula de escape). A questão é que pretendo depois que instalar outra turbina mais forte passar essa para outra Band que tenho, também 14B, por isso fica a duvida... Essa demora pra ela encher e o limite em 0,8 é algo que está mal regulado? (se ajuda... minha toy praticamente não fumaceia.. apenas quando eu não espero o motor dar giro e piso mais no acelerador.. mesmo assim sai só um pouco... quase imperceptível; de consumo ela ta bem.. fazendo 12/13 com litro nas rodovias; o filtro é o original externo apenas; o escape é que ta com problemas de dimensão.. saindo fino da turbina.. acho q até mais fino em um ponto que o diâmetro original xD)

Obrigado,

Israel

Fe_jipeiro
03/05/2012, 23:39
holetz,

se vc tá pensando em mudar bastante a performance do seu 14b, não va pensando em botar essa turbina Mit com 1kg de pressao ... se quiser performance, vá pensando em uma turbina grande para trabalhar com "baixa" pressão ou coloca a k-16 para trabalhar entre 1,5 a 2kg ... rsrsrs ... pois a apl240 / Mit TD-04 / k-16 até 1kg, nao tem tanta diferença q vale a pena vc trocar de turbina.... agora acima dessa pressao, ai a coisa muda... ou igual falei, pode optar por uma turbina maior q vai alimentar mais "ar" no sistema com um pressão menor... lembre-se, pressao nao é tudo ... o importante é dimensionar o volume de ar x qtde diesel ...

No seu caso, tá me cheirando bomba fechada + restricao de admissao / exaustão ...

Dá uma pensada certinho e verifica esses pontos antes de trocar a turbina... se sua apl estiver boa, mexa nos outros pontos !!

Abs...

holetz
04/05/2012, 18:31
Opa, obrigado pela resposta. Vou então assim que possível dar uma passada na especializada e ver oque eles dizem sobre o estado da turbina e os ajustes. Acho mesmo que se der pra fazer essa APL subir a 0.8kg de pressão em giro médio eu mantenho ela e quem sabe coloco um intercooler.

Abraços..

Fe_jipeiro
04/05/2012, 22:19
Opa, obrigado pela resposta. Vou então assim que possível dar uma passada na especializada e ver oque eles dizem sobre o estado da turbina e os ajustes. Acho mesmo que se der pra fazer essa APL subir a 0.8kg de pressão em giro médio eu mantenho ela e quem sabe coloco um intercooler.

Abraços..

Holetz,

Com certeza, se sua turbina apl é .42/.48, no padrao de eixo e rotor e está boa, tranquilamente chega a 1,2kg no 14b ... e com certeza, com o intercooler vai render uns cavalos extras.. ahuahua

Faz isso, coloca o intercooler, redimensiona o escape e se necessário a tubulação da admissão da turbina e seja feliz.. ehehehe.. deixa o debito para 1,2kg q vai ficar bem esperta... ai se ainda vc nao gostar do resultado, pensa em uma turbina de melhor performance ...


Abs...

mecamaniaco
05/05/2012, 22:17
Opa, obrigado pela resposta. Vou então assim que possível dar uma passada na especializada e ver oque eles dizem sobre o estado da turbina e os ajustes. Acho mesmo que se der pra fazer essa APL subir a 0.8kg de pressão em giro médio eu mantenho ela e quem sabe coloco um intercooler.

Abraços..

Sua band está limitando em 0.8Kg por conta da regulagem da BI mesmo, se vc abrir um pouco o débito vc verá q ela vai virar outra viatura.... Eu já tive uma band com motor 608 usando a mesma turbina q vc e chegava a dar 1,1Kg ao puxar na quarta marcha na serra....

Você é de ctba tbm?

mecamaniaco
08/05/2012, 14:27
Alguém por acaso teria uma foto do ponto de instalação da mangueira de lubrificação nos motores 14B? Estou precisando saber exatamente onde pegar o óleo.....

Elmer_Jeep
08/05/2012, 16:23
Alguém por acaso teria uma foto do ponto de instalação da mangueira de lubrificação nos motores 14B? Estou precisando saber exatamente onde pegar o óleo.....

alguns kits vem com um acessório pra montar junto do bulbo de óleo, outros ja vem uma conexão na mangueira de pressão pra enroscar logo após o bulbo num parafusinho proximo da frente do motor. Nestes dois pontos tem pressão pra alimentar a turbina.

[]'s

mecamaniaco
15/05/2012, 15:44
Pessoal, estou turbinando minha band em casa e preciso de um help de quem já tem turbina... Já vi band com e sem valvula de prioridade, minha dúvida é se ao tirar a borboleta do escape (para não precisar da valvula) a band continua fácil de ligar....

A grosso modo, preciso saber das bands 14B turbinadas se estão ou não com a válvula de prioridade.

guilhermeabreu
08/10/2012, 00:12
SÓ PARA ATUALIZAR

Pois estava p´rocurando este assunto e tive dificuldade em achar .

dalmo cruz torres
09/10/2012, 11:52
Pessoal, sobre o escapamento do 14b com turbo:
Qual abafador pode-se colocar?

Dimasi
09/10/2012, 13:00
O conhecido como turbão. Ele é oco, dá para ver o outro lado. Na minha foi instalado aonde ficava aquela marmita embaixo do banco do passageiro, depois segue direto até o final, sem aquele abafador gigante lá atrás.
Abs

Walter da Camper
09/10/2012, 14:56
A própria turbina já abafa bastante o ronco do motor.
Há que goste do resultado sem abafador nenhum.

Elmer_Jeep
09/10/2012, 15:01
A própria turbina já abafa bastante o ronco do motor.
Há que goste do resultado sem abafador nenhum.

Pois é, eu ia perguntar pra quê abafador mas lembrei que aí no Brasil a fiscalização é mais rígida.

Meu Jeep com MWM 6 bocas ta com cano de 3" saindo da turbina até o final.

Na camper do Loras 14B Turbo fiz do mesmo jeito... nada de abafadores.

[]'s

Sergioporto
09/10/2012, 15:24
Ai no Brasil ?????Nao entendi!!! Coloquei turbao mas vou retirar e deixar sem nada,nao faz tanto barulho e é gostoso o assobio do turbo.

JUNINHO_BITTENCOURT
10/10/2012, 16:48
Pessoal, estou turbinando minha band em casa e preciso de um help de quem já tem turbina... Já vi band com e sem valvula de prioridade, minha dúvida é se ao tirar a borboleta do escape (para não precisar da valvula) a band continua fácil de ligar....

A grosso modo, preciso saber das bands 14B turbinadas se estão ou não com a válvula de prioridade.


Amigo, o meu Engesa (mecanica toda Toy 14B) esta turbinada a uns 3 anos, nunca teve válvula de prioridade nem westgate, turbina APL 240 (.42/.48), borboleta original. Ela chegava a dar uma espiradinha pelo escape mesmo sem válvula.

Coloquei semana passada valvula de prioridade e não mudou praticamente nada.

Pode montar sem sem problemas, ao menos no meu caso.

Uso cano de 2'' direto em abafador, no meio do carro, não faz barulho encomodo nenhum, da para viajar e conversar dentro do carro normalmente hehe.

Abraço;

dalmo cruz torres
10/10/2012, 23:43
Elmer, e o cano do escape tem que ser que diametro. Eu estava pensando em fazer a saída do escape na frente da roda traseira, será que fica bom?
Eu estive olhando um turbão, mas achei ele muito grande. De qual modelo de carro eu devo procurar?

dalmo cruz torres
10/10/2012, 23:43
Amigo, o meu Engesa (mecanica toda Toy 14B) esta turbinada a uns 3 anos, nunca teve válvula de prioridade nem westgate, turbina APL 240 (.42/.48), borboleta original. Ela chegava a dar uma espiradinha pelo escape mesmo sem válvula.

Coloquei semana passada válvula de prioridade e não mudou praticamente nada.

Pode montar sem sem problemas, ao menos no meu caso.

Uso cano de 2'' direto em abafador, no meio do carro, não faz barulho encomodo nenhum, da para viajar e conversar dentro do carro normalmente hehe.

Abraço;

Juninho, como ficou o 14b com a turbina APL 240, em que rotação a turbina começa a dar pressão?

Elmer_Jeep
11/10/2012, 10:17
Elmer, e o cano do escape tem que ser que diametro. Eu estava pensando em fazer a saída do escape na frente da roda traseira, será que fica bom?
Eu estive olhando um turbão, mas achei ele muito grande. De qual modelo de carro eu devo procurar?

Eu não sei te dizer a medida ideal, no meu antigo Jeep ta com tubo de 2,5" até o final e na camper ta com tubo de 3" ambos sem abafador.

[]'s

Elmer_Jeep
11/10/2012, 10:21
E à respeito dos abafadores turbinho X turbão



Abafador Turbao Miolo 3 Polegadas - General Escapamentos (http://www.generalescapamentos.com.br/detalhe-produto.asp?id=481&dep=2&subdep=81)
http://www.generalescapamentos.com.br/produtos/Abafador%203%20Poleg.JPG
Abafador tipo Turbão com corpo em 5" e miolo em 3".Montado com lã de rocha medindo o corpo 40cm de comprimento, somando um total de 56cm da peça.Possui a entrada e a saída em 3".




Abafador Escapamento universal Turbinho | DR. ESCAP (http://www.isthmus.com.br/drescap/ESCAPAMENTOS-/Silencioso-universal/Abafador-Escapamento-universal-Turbinho/1-5/Centro_Detalhes.aspx)
http://www.isthmus.com.br/drescap/imagem/imagem_produtos/1_Silencioso-universal-tipo-turbo--PEQUENO-.jpg
Escapamento universal (Turbinho)
Entrada 1.7/8" Saída 2.1/2".
Medidas do Abafador: 37,5cm (C) x 11cm (L) x 11cm (A)

dalmo cruz torres
24/10/2012, 18:51
Elmer, eu fui conversar com o "ispicialista" em turbinas aqui de Poços e ele me disse para montar sem abafador nenhum. Acho que vou tentar...

Elmer_Jeep
24/10/2012, 19:02
Elmer, eu fui conversar com o "ispicialista" em turbinas aqui de Poços e ele me disse para montar sem abafador nenhum. Acho que vou tentar...

Show de bola, esse é dos meus!!! huauahauha

Ele recomendou 2,5 ou 3" ?

[]'s

caio fonseca
25/10/2012, 12:08
to querendo turbinar a minha tbm, mas aqui em SP da osso de achar o coletor. Alguem me indica quem venda ???

Elmer_Jeep
25/10/2012, 12:10
to querendo turbinar a minha tbm, mas aqui em SP da osso de achar o coletor. Alguem me indica quem venda ???

Eu comprei com o irmão do Loras na Mão na Roda 4x4 - MNR4x4 - Faça você mesmo! (http://www.maonaroda4x4.com.br/)

Não sei se ainda tem pq é feito sob encomenda, mas entra em contato com eles.

[]'s

caio fonseca
25/10/2012, 12:15
muito obrigado elmer, to caçando isso faz algum tempo já, ahh vc acredita que me cobraram 7.000 pra turbinar ela???isso mesmo sete mil reaiskkkk

até mais

Elmer_Jeep
25/10/2012, 12:19
muito obrigado elmer, to caçando isso faz algum tempo já, ahh vc acredita que me cobraram 7.000 pra turbinar ela???isso mesmo sete mil reaiskkkk

até mais

Veja só, kit turbo, turbina, intercooler, instalação, ajuste de bomba e bicos, redimensionar escapamento acho que chega nuns 5mil. Agora se tiver que fazer bomba e bicos completa vai gastar mais com certeza.

[]'s

caio fonseca
25/10/2012, 12:38
esse preço era só do kit montado sem o intercooler, vou pesquisar certinho pois eu estou remontando a minha que capotei e resolvi montar com tudo agora haha

abraço

junior888
25/10/2012, 13:10
capotou?? :shock:

Walter da Camper
25/10/2012, 13:19
Há 1 ano atrás eu comprei o kit completo (turbina, coletor, mangueiras, abraçadeiras, manômetro, etc) na Turbo Anhanguera por R$ 1.800,00. Usei turbina pequena 42x36.

caio fonseca
25/10/2012, 15:33
esse preço mesmo que eu tinha visto por la a alguns anos.

capotei sim, olha aqui http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/385021_351267718295970_607461942_n.jpg
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/224586_351267751629300_971129745_n.jpg
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/541291_351267578295984_759369938_n.jpg

Fband
25/10/2012, 15:56
esse preço mesmo que eu tinha visto por la a alguns anos.

capotei sim, olha aqui http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/385021_351267718295970_607461942_n.jpg
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/224586_351267751629300_971129745_n.jpg
http://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/541291_351267578295984_759369938_n.jpg

Caio
Já está arrumada pronta pra outra ?
Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave...

Abração

marcvale
25/10/2012, 19:44
Pô, Caio!
Lamento pelo acidente e fico feliz que nada tenha te acontecido...a Band, agente ajeita e com certeza vai ficar lindona, novamente!
Um abraço e vê se pisa mais leve!

Dimasi
25/10/2012, 21:32
Meu Kit na Anhanguera comprado em Abril saiu por R$ 1.900. Caio vê com o Joãozinho da Solle 4wd se ele tem o coletor.,

jipeirodesdepequeno
25/10/2012, 22:47
Caio como foi isso? perdeu controle? vc acha que o capotamento teve a ver com spoa?

caio fonseca
26/10/2012, 15:41
ainda não montei ela to atras da lataria completa (se alguem souber eu to comprando)

quebrou o cardã e ele rasgou o tanque na sequencia pegou fogo, tudo isso ainda andando a uns 70 km

felix
07/11/2012, 20:32
walter/dimasr
este kit que vc comprou foi para o modelo 14.b
ele veio completo tipo plug/play ou foi necessario comprar mais algum item na hora da montagem.
alguem teria outra sugestao de kit fora o da turbo anhanguera.???????
pretendo instalar apenas turbina,sem intercoler,junto com o kit vem algum dica/sequencia de montagem,é possivel montar em casa e depois levar num bombista para regulagem/acerto final.??

Walter da Camper
07/11/2012, 22:12
Felix,

O kit é específico para o 14B e veio completo, com turbina, coletor, mangotes, abraçadeiras e até o reloginho de pressão.
O meu necessitou de algumas adaptações devido ao pouco espaço no cofre da Camper, mas para a Band, dá para fazer a instalação em casa sem muitas dificuldades.
Em seguida terá que ir direto a uma casa de escapamentos que tenha maquina de dobrar tubos, para fazer um cano novo a partir do pequeno tubo que vem no kit.
O ajuste da bomba inj. não precisa ser feito de imediato.

felix
08/11/2012, 10:44
walter,
poderia me dar mais detalhes sobre:
para fazer um cano novo a partir do pequeno tubo que vem no kit.
este procedimento é antes de montar a turbina ou depois.?
a turbo anhanguera nao responde nada via email/site,isso esta me deixando inseguro,se para vender o kit eles nao respondem imagina se tiver algum problema,?
vi que na regiao do shopping aricanduva tem uma loja fisica deles,vou fazer uma visita e ver se gera mais segurança que no site/email.
valeu pela ajuda por enquanto.

Walter da Camper
08/11/2012, 12:12
Com a instalação da turbina muda a saída do escapamento, que antes era no coletor e após passa a ser no caracol quente da turbina, em uma posição diferente da original.
Além da posição diferente do inicio do cano, a instalação do turbo demanda um cano de maior diâmetro e um abafador mais livre, específico para motor turbinado (ou ausência de abafador, se preferir), daí ser recomendável mandar fazer um escape completo novo, logo após a instalação da turbina, pois o velho não vai mais servir.
O kit vem com um tubo de uns 40cm com o encaixe da turbina (flange) e nele será soldada a continuação do novo cano de escape.

Comprei na loja do Shp Aricanduva, mas não é pronta entrega. Tem que encomendar e retirar dias depois.

Walter da Camper
08/11/2012, 12:14
Obs. Inclua na previsão de custo, uns R$600 a 1000 para fazer o escape sob medida.

felix
08/11/2012, 13:54
walter,
a loja da turbo anhanguera do shopping aricanduva fechou,acabei de chegar e pior no site consta o endereço da unidade do shopping,cada vez mais desconfiado em comprar este kit da turbo anhanguera,ainda mais agora.
site nao responde,fone nao tentei,loja do shop.foi fechada.
acho que a opçao é comprar as peças avulsas.
preciso de ajuda na compra avulsa,
pessoal alguem ja fez esta empreitada o que preciso comprar e onde comprar.???
aguardo sugestoes:

Fe_jipeiro
08/11/2012, 14:20
Felix,

Pode comprar na Turbo Anhanguera sim !!! Estile na loja deles(sede) semana passada... Já comprei lá várias vezes e é tranquilo demais...

Abs,

Fe_jipeiro
08/11/2012, 14:24
Obs. Inclua na previsão de custo, uns R$600 a 1000 para fazer o escape sob medida.

Na band, R$ 450,00 é muito bem pago para fazer o escape ! ... Paguei isso com cano de 3" e o com o abafador "turbão" de 3" tb ... sem abafador tiraria 120,00 ....

Absss

Dimasi
08/11/2012, 18:31
O pessoal da MNR 4x4 tinha um kit parcial para 14b. Se não me engano vinha o coletor, aeroquip, conexão para tomada de óleo e flange de retorno do óleo.

mecamaniaco
09/11/2012, 10:49
Isso mesmo Dimasi, eu comprei esse kit com eles, mas eles não vendem mais!

Qualquer lugar q eu vou o pessoal diz q meu kit está muito bem instalado, q orgulho!

São 1,6Kg de pressão final, realmente muito forte!

Dimasi
09/11/2012, 11:53
Então foi vc que comprou o ultimo kit hehehehehe. Quando falei com eles, me informaram que tinham vendido ha pouco tempo.
Acabei instalando o kit da Anhanguera, tb muito bom, a pressão chega à 1,5kg e o motor ganha outra vida. Em viagem para os Lençóis, cansei de empurrar carrinho mil em ultrapassagens e mesmo em dias quentes ( + de 40ºC ) e uso severo, o motor não passou de 90ºC.
Abs

mecamaniaco
09/11/2012, 12:25
Pior q fui eu mesmo! euhauehuaheuahe A minha tem EGT e mesmo pisando forte na serra entre Paranaguá e Curitiba a temperatura dos gases não passou de 350º C e a temp do motor manteve-se no normal!

Para se ter ideia eu consigo subir toda a serra em 5º e empurrando os carros de passeio e outras caminhonetes mais antigas!

felix
09/11/2012, 18:30
dimasi,
entrei em contato com o pessoal da mnr 4x4,ja responderam o email,ao contrario da turbo anhanguera,que ja faz uns 4 dias e nada,eles ficaram de contactar os fornecedores e me enviar o valor de 01 kit completo.
quem sabe daqui uns dias recebo alguma noticia.
mecamaniaco,
se puder poderia dar dicas/fotos desta instalação,tem alguma coisa que poderia ter sido melhorado no seu ponto de vista.houve necessidade de ajustar a bomba injetora e o escapamento foi muito dificil ajustar/trocar.
aguardando retorno da mnr 4x4,alguem conhece outra opção:
turbo anhanguera continuo com receio apesar do amigo fe jipeiro ter compado com eles,mais algum colega poderia dar algum parecer sobre a turbo anhanguera.???
é isso,parecia ser tao simples turbinar a band,ir na loja comprar e montar pensei que era assim,e em uns 3 dias ja tava tudo resolvido,pelo jeito a novela vai longe.
vou postando por aqui os proximos capitulos da novela.......turbo na band 14b

Dimasi
09/11/2012, 18:42
Felix,
O mais difícil de encontrar é o coletor. O resto é moleza. Pode ter certeza. Um turbo é o upgrade com melhor custo x benefício para Band.
Abs

felix
12/11/2012, 14:51
dimasi,pessoal
alguma ideia de onde encontrar o coletor para band.14b........?

jipeirodesdepequeno
15/11/2012, 21:31
dimasi,pessoal
alguma ideia de onde encontrar o coletor para band.14b........?

Olha pelo que vi a melhorzinha era essa da mão na roda que não produz mais, da uma tentada com o turbo anhaguera, tenho o coletor deles, fica muito bom

jipeirodesdepequeno
15/11/2012, 21:50
Pessoal, minha bandeirante quando comprei ja tinha sido turbinada e intercoolada. O kit foi usado do turbo anhanguera, com intercooler grande feito sob medida. Acontece que não estou tendo o rendimento esperado pra um 14b turbo (ja tive outro), o carro em subidas acho muito fraco..... subida muito longa só em segunda marcha, levei numa oficina especializada aqui em porto alegre, foi feito recondicionamento da turbina APL 388 42x48, ai fui informado que o rotor tava detonado, como se tivesse entrado algo duro pelo snorkel.... agora com o turbo novo sem folga tudo ok o relógio não passa de 300g, na verdade ele só bate os 300g quando tira o pé do acelerador de repente (fecha borboleta da admissao e da pressão), na outra bandeirante que tinhamos subiamos a serra em quinta marcha, uma acelerada qualquer ja tava batendo 1kg.... hoje experimentei dar 1/2 no débito da bomba injetora... melhorou um pouco mas parece que continua sem força....mesmo sendo carcaça 42x48 to achando muito grande... onde vocês acham que pode estar o problema?
na foto abaixo é o teste que fiz ligando sem o intercooler...
[]'s

Walter da Camper
15/11/2012, 22:00
A minha também estava sem força nas subidas e com pouca pressão no turbo (máx 0,5 bar).
Quando comprei o motor troquei (eu mesmo) preventivamente os bicos, porque o motor estava parado há tempos. Fiz a besteira de compra uns xing-ling de nome "Injection Parts" (R$ 40, cada)
Levei no bombista e ele testou os bicos e não atingiram a vazão necessária. Trocados por bicos originais Denso (R$ 120 cada) e dada uma preventiva na bomba, o motor passou a ter o comportamento padrão do 14B turbo (sube serra em 5º com 1 Kg de pressão).

Obs. Uso turbina 36x42 sem intercooler.

jipeirodesdepequeno
15/11/2012, 23:08
A minha também estava sem força nas subidas e com pouca pressão no turbo (máx 0,5 bar).
Quando comprei o motor troquei (eu mesmo) preventivamente os bicos, porque o motor estava parado há tempos. Fiz a besteira de compra uns xing-ling de nome "Injection Parts" (R$ 40, cada)
Levei no bombista e ele testou os bicos e não atingiram a vazão necessária. Trocados por bicos originais Denso (R$ 120 cada) e dada uma preventiva na bomba, o motor passou a ter o comportamento padrão do 14B turbo (sube serra em 5º com 1 Kg de pressão).

Obs. Uso turbina 36x42 sem intercooler.


Opa
estranho que aumentei o débito e a pressão aparenetemente não se mantem constante, o seu manometro de pressão antes de mexer no sistema de alimentação dava picos de 0,5 quando fechava a borboleta ou na aceleração ele se mantinha constante?
Qual a configuração da turbina? O filtro de ar é original?
[]'s

felix
16/11/2012, 13:51
pessoal,
to negociando o kit com a maxcooler,apenas o kit para turbinar o 14b,mas vem sem a turbina por 1.350,00
vendem tambem o kit para intercooler separado por 1.850,00,este vai ficar para depois.
ate o momento foi a unica empresa que respondeu/teve interesse na venda,a turbo anhanguera nao responde email.
alguem poderia dar referencia sobre este kit da maxcooler.???
quem comprou recebeu conforme o combinado,ou seja sem faltar alguma peça/parafuso.?
comprando este kit qual sugestao de turbina.???eles me falaram de uma tal D20...?
jeeperio desde pequeno,espero nao ter os problemas que vc esta tendo,boa sorte na solução e vai informando por aqui a solução definitiva qual foi.ok
ate mais,

Elmer_Jeep
16/11/2012, 16:11
pessoal,
to negociando o kit com a maxcooler,apenas o kit para turbinar o 14b,mas vem sem a turbina por 1.350,00
vendem tambem o kit para intercooler separado por 1.850,00,este vai ficar para depois.
ate o momento foi a unica empresa que respondeu/teve interesse na venda,a turbo anhanguera nao responde email.
alguem poderia dar referencia sobre este kit da maxcooler.???
quem comprou recebeu conforme o combinado,ou seja sem faltar alguma peça/parafuso.?
comprando este kit qual sugestao de turbina.???eles me falaram de uma tal D20...?
jeeperio desde pequeno,espero nao ter os problemas que vc esta tendo,boa sorte na solução e vai informando por aqui a solução definitiva qual foi.ok
ate mais,

Já instalei um aqui e não gostei, a turbina fica mal posicionada devido o desenho do coletor, vem umas conexões que são desnecessárias e essa "turbina da D20" é um modelo de turbo mais antigo e mais simples q tem no mercado e devem utilizar pra baretear o preço do kit.

Ah, não me pergunte o que sobrou nem o que faltou pois instalei esse kit em 2007... Está funcionando muito bem até hoje mas eu prefiro o coletor fabricado pela anhanguera.

[]'s

jipeirodesdepequeno
16/11/2012, 18:41
Já instalei um aqui e não gostei, a turbina fica mal posicionada devido o desenho do coletor, vem umas conexões que são desnecessárias e essa "turbina da D20" é um modelo de turbo mais antigo e mais simples q tem no mercado e devem utilizar pra baretear o preço do kit.

Ah, não me pergunte o que sobrou nem o que faltou pois instalei esse kit em 2007... Está funcionando muito bem até hoje mas eu prefiro o coletor fabricado pela anhanguera.

[]'s


Felix, o tópico que o Elmer se refere é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/36045-pra-quem-tem-14b-turbo.html
Tb acho que deve optar pelo da anhanguera.... o coletor é muito bem feito, muito parecido com o original...
[]'s

Amadeus_band
16/11/2012, 20:06
Jipeirodesdepequeno, sua Band está sem filtro de ar mesmo?
Motor não está baixando óleo, soltando muita fumaça? Pode ser que o motor já esteja "abrindo o bico" e por isso a falta de força!

O kit da maxcooler pro OM 314 que eu vi instalado eu não gostei, filtro de ar pequeno pra motor turbinado, intercooler também pequeno, achei tudo subdimensionado!

Abraços.

jipeirodesdepequeno
16/11/2012, 22:26
Jipeirodesdepequeno, sua Band está sem filtro de ar mesmo?
Motor não está baixando óleo, soltando muita fumaça? Pode ser que o motor já esteja "abrindo o bico" e por isso a falta de força!

O kit da maxcooler pro OM 314 que eu vi instalado eu não gostei, filtro de ar pequeno pra motor turbinado, intercooler também pequeno, achei tudo subdimensionado!

Abraços.

Estou usando filtro de ar esportivo, até achei meio pequeno mas testando sem ele o desempenho não ta mudando tanto, então enquanto não descobrir onde está o problema não pretendo mexer nele....
Sobre o motor, por incrivel que pareça não sai fumaça nenhuma, não bate, não baixa óleo, motor ta redondinho....ele não ta sem força, mas não ta típico como 14b turbo (sobe serra em quinta)... está andando um pouco mais que aspirado (pouca diferença)
E o mais estranho ainda é que mesmo estando nos 3 mil rpm o manômeto de pressão do turbo não sobe ou mantém, ele só da um pico de 0,3 quanto tiro o pé da embreagem e fecha a borboleta, depois cai pra zero.......

DieselPower
18/11/2012, 11:05
Estou usando filtro de ar esportivo, até achei meio pequeno mas testando sem ele o desempenho não ta mudando tanto, então enquanto não descobrir onde está o problema não pretendo mexer nele....
Sobre o motor, por incrivel que pareça não sai fumaça nenhuma, não bate, não baixa óleo, motor ta redondinho....ele não ta sem força, mas não ta típico como 14b turbo (sobe serra em quinta)... está andando um pouco mais que aspirado (pouca diferença)
E o mais estranho ainda é que mesmo estando nos 3 mil rpm o manômeto de pressão do turbo não sobe ou mantém, ele só da um pico de 0,3 quanto tiro o pé da embreagem e fecha a borboleta, depois cai pra zero.......

Será que não tem vazamento na pressurização?

PS.: Pegando o buzão andando...

jipeirodesdepequeno
18/11/2012, 14:26
Será que não tem vazamento na pressurização?

PS.: Pegando o buzão andando...

Qualquer pergunta/ajuda é bem vinda hehe
Sabe que tive olhando, mexi nas mangueiras liguei direto e até agora não achei nada de vazamento, quando tira o pé da do acelerador (nao embreagem, escrevi errado acima), fecha borboleta ai sim marca 0,3... mas nao se mantem constante, será que pode ter vazamento na junta do coletor? não tem nada de vazamento aparente :-?

DieselPower
18/11/2012, 17:30
Qualquer pergunta/ajuda é bem vinda hehe
Sabe que tive olhando, mexi nas mangueiras liguei direto e até agora não achei nada de vazamento, quando tira o pé da do acelerador (nao embreagem, escrevi errado acima), fecha borboleta ai sim marca 0,3... mas nao se mantem constante, será que pode ter vazamento na junta do coletor? não tem nada de vazamento aparente :-?

Pode ser, mesmo assim 300g é pouquíssima pressão!
Eu apostaria nesta questão...
Leva em algum Bosch Truck Service e pede pra testar toda a pressurização.
Abraço.

Walter da Camper
18/11/2012, 21:37
Opa
estranho que aumentei o débito e a pressão aparenetemente não se mantem constante, o seu manometro de pressão antes de mexer no sistema de alimentação dava picos de 0,5 quando fechava a borboleta ou na aceleração ele se mantinha constante?
Qual a configuração da turbina? O filtro de ar é original?
[]'s

O meu manômetro está instalado depois da borboleta (foi feito um furo no coletor e rosqueado um bico para a mangueira).
Mesmo antes de mexer na BI e bicos, a pressão era constante, porém baixa (0,3 a 0,5).
A configuração da turbina é 36x42, sem Waste-Gate e sem Intercooler.
O filtro é cilíndrico de papel, do mesmo modelo usado na LR Defender e Hyundai H100.
Abçs.

mecamaniaco
19/11/2012, 09:33
Caro colega, a turbina que vc usa é valvulada? Caso não seja, ai vai uma explicação....

A turbina enche a medida que injetamos diesel na câmara de combustão, quanto mais diesel, mais pressão, isso até o ponto em que a turbina não aguenta mais suprir a demanda de ar..... Porém, algo interessante acontece com as turbinas não valvuladas (grandes), a pressão dá picos de pressão e depois de um tempo acelerando a pressão vai baixando gradativamente mesmo que a aceleração continue a mesma! Ou seja, a relação carga x combustível torna-se insuficiente para manter a pressão.....

Isso não é algo totalmente ruim, até prq isso ocorre justamente prq o motor conseguiu atingir os RPM necessários para equalizar a mistura, mas numa turbina pequena (valvulada) isso ocorre em menor grau.

De qualquer forma, o fato de dar apenas 0,3Kg de pressão está relacionado ao débito da BI que está muito "fechado", é só abrir e ser feliz! Uma dica importante é..... MOTOR DIESEL MECÂNICO TURBINADO E SEM LDA QUE NÃO SOLTAR FUMAÇA NÃO ESTÁ REGULADO!!!!

jipeirodesdepequeno
19/11/2012, 14:28
Caro colega, a turbina que vc usa é valvulada? Caso não seja, ai vai uma explicação....

A turbina enche a medida que injetamos diesel na câmara de combustão, quanto mais diesel, mais pressão, isso até o ponto em que a turbina não aguenta mais suprir a demanda de ar..... Porém, algo interessante acontece com as turbinas não valvuladas (grandes), a pressão dá picos de pressão e depois de um tempo acelerando a pressão vai baixando gradativamente mesmo que a aceleração continue a mesma! Ou seja, a relação carga x combustível torna-se insuficiente para manter a pressão.....

Isso não é algo totalmente ruim, até prq isso ocorre justamente prq o motor conseguiu atingir os RPM necessários para equalizar a mistura, mas numa turbina pequena (valvulada) isso ocorre em menor grau.

De qualquer forma, o fato de dar apenas 0,3Kg de pressão está relacionado ao débito da BI que está muito "fechado", é só abrir e ser feliz! Uma dica importante é..... MOTOR DIESEL MECÂNICO TURBINADO E SEM LDA QUE NÃO SOLTAR FUMAÇA NÃO ESTÁ REGULADO!!!!

Opa, obrigado pela aula
Vou falar com o bombista pra dar uma conferida, inclusive nos bicos!!
Minha turbina é uma APL388 42x48 sem valvula
[]'s

marcvale
19/11/2012, 17:06
Pessoal.

No endereço abaixo, encontrei este kit parcial. Alguém conhece?
Gostaria de saber a opinião de todos.
Kit Parcial do Turbo 14 B (http://www.maonaroda4x4.com.br/kit-parcial-do-turbo-14-b.html)

Grato,

jipeirodesdepequeno
19/11/2012, 17:21
Pessoal.

No endereço abaixo, encontrei este kit parcial. Alguém conhece?
Gostaria de saber a opinião de todos.
Kit Parcial do Turbo 14 B (http://www.maonaroda4x4.com.br/kit-parcial-do-turbo-14-b.html)

Grato,

Amigo, como foi dito 2 páginas atras, parece que não estão mais fabricando.... mas se vc conseguir o coletor deixa o aviso aqui pra galera, que também ta procurando

[]'s

Loras
19/11/2012, 19:29
Moçada,

Sobre o kit parcial da MNR4x4.

O fornecedor parou a fabricação. Parece que houve uma separação dos sócios e ainda não conseguimos localizar o molde de fundição do coletor. A grande vantagem dessa peça era justamente essa: fundição em peça única, sem adaptação em cima de coletores originais como alguns kits oferecidos no mercado.

Quando localizarmos o molde, pretendemos comprar e continuar a produção, ainda que de forma independente.

Mas infelizmente, por enquanto... virou mosca branca.

Abraços,

Walter da Camper
19/11/2012, 22:57
... MOTOR DIESEL MECÂNICO TURBINADO E SEM LDA QUE NÃO SOLTAR FUMAÇA NÃO ESTÁ REGULADO!!!!

Isso é verdade. Meu motor passou a fumacear depois da regulagem.

Falando em LDA, existe algum que possa ser instalado no 14B?

mecamaniaco
20/11/2012, 09:17
Isso é verdade. Meu motor passou a fumacear depois da regulagem.

Falando em LDA, existe algum que possa ser instalado no 14B?

Existe sim, no geral é o mesmo LDA usado nos demais veículos q usam bomba VE.... E por falar em LDA, eu estou com um projetinho de uma LDA caseira simplificada, pretendo monta-lo até o fim do ano, a ideia é q ele sirva em qlqr motor mecânico...

Vale lembrar q a LDA serve APENAS para minimizar a fumaça antes da turbina dar pressão..... Ela não interfere em absolutamente nada com relação a performance do motor!

dalmo cruz torres
21/11/2012, 10:09
Pessoal, eu ainda não turbinei minha band, faltou coragem de gastar $$, mas já dei uma boa estudada na questão. Pelo que pude ver, o LDA para usar na bomba da band vem das Hilux, que usam a mesma bomba injetora.

Elmer_Jeep
21/11/2012, 10:44
Pior q fui eu mesmo! euhauehuaheuahe A minha tem EGT e mesmo pisando forte na serra entre Paranaguá e Curitiba a temperatura dos gases não passou de 350º C e a temp do motor manteve-se no normal!

Para se ter ideia eu consigo subir toda a serra em 5º e empurrando os carros de passeio e outras caminhonetes mais antigas!

Onde está posicionado o sensor do EGT? No meu motor (MWM SPRINT 6 cilindros) instalei logo após a turbina(carcaça quente) e ele sempre marca acima de 400º

[]'s

mecamaniaco
21/11/2012, 11:51
Onde está posicionado o sensor do EGT? No meu motor (MWM SPRINT 6 cilindros) instalei logo após a turbina(carcaça quente) e ele sempre marca acima de 400º

[]'s

Está instalado na saída do caracol quente tbm, mais precisamente 5 cm após o início do escapamento.

felix
21/11/2012, 19:40
pessoal,sobre o kit para turbinar a band 14b.
situaçao:
turbo anhanguera nao tem o coletor,
maxcooler tambem nao tem coletor,esta em processo de fabricação,sem previsao de entrega.
MNR,mesma situação do pessoal acima.
alguma sugestao de onde encontrar um kit para turbinar ja pronto ou o coletor.??????????
sera que fora do pais consigo,tipo importar???china tem de tudo,sera que em coletor pra band.??
ajuda ai gente???

Elmer_Jeep
21/11/2012, 19:44
se for pesquisar na china procura pelo caminhão toyota "Dyna" ou microonibus "Coaster" que sairam com 14B turbinado de fábrica.

[]'s

Dimasi
21/11/2012, 20:21
O coletor original é para turbina CT26. Nunca soube de alguém que tenha instalado um kit original do 14BT. Não deve ser coisa de outro mundo conseguir, já que eles rodam na A. Latina e Portugal. Taí uma pesquisa interessante.

caio fonseca
22/11/2012, 12:41
segundo um vendedor da Turbo anhanguera parece que ia chegar pro 14b até o começo do mes que vem
e ele me disse que ta saindo bastante do forno, pq tem mto nego na bota deles...haha

Wanderson Braga Neves
22/11/2012, 17:41
Na Austália, é muito comum o motor 14B ou melhor 14BT - já sair de fabrica turbinado, não sei se há alguma pré-disposição para receber o turbo, porem fica bem visível a boa posição do Manifold ( Coletor )382072 382073 382074

talvez tenhamos alguem aqui que faça viagens para AU, e possa verificar a condição de importar o KIT.

abraços. Wanderson

RODRIGO TOMITÃO
23/11/2012, 13:58
isso é mole de resolver, é só fazer um coletor bem feito como esse da foto.
382144

kkkkkkkkkkkkkk

Walter da Camper
23/11/2012, 17:18
Credo...!!! Essa foto me deu ânsia de vômito.



isso é mole de resolver, é só fazer um coletor bem feito como esse da foto.
382144

kkkkkkkkkkkkkk

Fband
23/11/2012, 17:36
O cara que fez isso é um verdadeiro artesão !
Veja que ele fez as curvas o mais suave possível para não haver restrição !

PP5GAS
25/11/2012, 22:00
isso é mole de resolver, é só fazer um coletor bem feito como esse da foto.
382144

kkkkkkkkkkkkkk

Se depender de uma gambiarra dessas minha Band será maçarico eternamente...

mm4x4giallo
26/11/2012, 18:56
Pessoal, entrei em contato por email com uns fornecedoras de Austalia, mas o preço é muito alto.
Melhor adaptar por aqui.
A menos que alguem encontre coisa mais em conta.
Quando ao coletor, estou pensando em fazer aqui emsno,e tem como curvar o cano.
Fica muito melhor.
Ano que vem vou iniciar meu projeto, e pretendo concluir até dez/2013!!!!!!
huahuahau

mm4x4giallo
26/11/2012, 19:07
Quanto à turbina CT-26, tenho vários contatos que descobri pesquisando, mas como não conheço nenhum e a China nesse camopo não é nada confiável, fiquei com receio de entrar numa fria; Mesmo que o preçpo oferecido tenha sido muito vantajoso.

Dimasi
26/11/2012, 19:19
Que eu saiba tem bastante motor 14BT rodando na A. Latina ( Bolívia, Chile e outros ). Se conseguisse quem trouxesse o custo pode compensar. Suas pesquisas vão ser muito úteis. Continue postando os resultados.
Abs

mm4x4giallo
26/11/2012, 19:28
Pior q fui eu mesmo! euhauehuaheuahe A minha tem EGT e mesmo pisando forte na serra entre Paranaguá e Curitiba a temperatura dos gases não passou de 350º C e a temp do motor manteve-se no normal!

Para se ter ideia eu consigo subir toda a serra em 5º e empurrando os carros de passeio e outras caminhonetes mais antigas!

O que é EGT?
rsrsrs (sou meio ingui, ainda...)