PDA

Ver Versão Completa : Montana 650t

Mirim
02/10/2011, 17:13
Alguem tem esse GPS?
Eu tenhu um 60csx ah 2 anos.
Tah na hora de trocar e eu queria pegar um mais evoluido.
Quais as vantagens e desvantagens?

Pikachu
03/10/2011, 09:09
Opa,

Acabei de comprar um Montana 650. O modelo "T" não serve prá nada aqui prá gente do Brasil, porque ele vem com um mapa topográfico dos EUA, nao daqui. Então é pagar bem mais caro por besteira.

Ainda só fiz 1 trilha com ele, então não posso falar muita coisa. Mas...

1) A tela é ENORME
2) É Touchscreen (ainda não afirmo que seja só vantagem...rs)
3) Se comprar o suporte veicular original, ele vai funcionar como um Nuvi na rua (tem voz com turn-by-turn)
4) É grande e pesado
5) Vem com bateria recarregável, mas também aceita pilhas AA. Se usar só no suporte, não faz diferença
6) Tem 3Gb de memória interna, e ainda aceita cartão microSD
7) Você consegue usar na vertical ou na horizontal (o mapa vira), como num celular

Eu ainda preciso fazer testes sob a luz do sol. Dentro do carro foi bem tranquilo. Mas como eu uso prá pescar também, preciso testar direitinho prá var se a tela do touchscreen não reflete demais.

Se estiver com grana, manda pau que vc não vai se arrepender. Se não ligar para a camera fotográfica (fotografa mais ou menos), a versão 600 é mais barata e tem as mesmas funções do 650.

Abraço,

Daniel Castanho
04/10/2011, 00:29
Olá Mirin,
Tbém acabei de comprar o meu Montana. Antes eu tinha um 60CS.
Comparando os dois, o Montana é bem maior, muito mais rápido (recalculo de rota e navegação no mapa) e muito mais fácil de mexer, principalmente quando se está em movimento.
Embaixo do sol a leitura é boa. Reflete um pouco, mas é legível. Como ele é grande, fica melhor no painel do carro do que na mão.
Hoje coloquei o BirdsEye. è muito show quando se vai levantar alguma trilha em local desconhecido.
Abraço,
Daniel

jairengracia
07/10/2011, 00:56
Olá. Gostaria de tirar uma dúvida com quem já tem o montana. Ele realmente funciona como um roteador nas ruas (como um nuvi) e como um "dos nossos" na trilha? Existe algum outro de outra marca que tenha as duas aptidões num único aparelho?

Pikachu
08/10/2011, 20:56
Existem vários aparelhos da Garmin que servem para off-road e para a rua (com roteamento). O "diferente" do Montana é que ele é o único que "FALA". Os outros roteiam e fazem "BIP". O Montana roteia e fala "vire a direita", SE você comprar o suporte original com alto-falante. Sem o suporte, ele faz "bip" como os outros.

Não conheço outras marcas.

Abraço,

adrianoquatro
10/10/2011, 14:33
Estou bastante afim de um Montana 650, em substituição do meu 276C que foi roubado. Que preços vcs têm pago?
Ví n oML à R$ 2.000,00. Dá pra encontrar mais barato?

fermibach
08/11/2011, 13:46
sim, no paraguai esta a U$ 650. o problema eh q vc esta um pouco longe da cidade vizinha :/

hrodrigues
08/11/2011, 14:37
Galera,

Estou com um Montana 650 e ainda me familiarizando com ele.
Coloquei os mapas na memória mas, não consigo visualizá-los separadamente. Explico:
O TRC ficou em uma pasta com o mesmo nome, TRC. O MAPEAR ficou como uma subpasta de uma outra pasta TRC.
Como faço para que fiquem separados, um a um ?

Grato

Helio

fermibach
09/11/2011, 11:59
hrodrigues,
nao entendi muito bem essa tua explicacao sobre as pastas, mas os arquivos de mapas (*.img) devem estar na pasta garmin. Aí basta vc selecionar no menu do GPS qual mapa quer deixar ativo. Deixe somente um ativo por vez, se nao vc tera problemas de roteamento.

abraço.

hrodrigues
09/11/2011, 13:52
Fermibach

No 276C e no Nüvi 1410, faço da seguinte forma:
Vou pelo Mapsource, seleciono o conjunto de mapas na janela principal, por ex: TRC e na janela da esquerda aparecem os mapas. Repito a operação para outros mapas e depois marco tudo na janela da esquerda e envio para o GPS, pelo próprio Mapsource.
Funciona sem problemas em ambos. Os mapas são instalados e ficam separados um a um com o seu devido nome. Aí é só ativar ou desativar aquele que deseja usar.
No Montana 650 não funciona. Se fizer esse procedimento, só instala um com o nome correto. Por exemplo o TRC. Normalmente é sempre o último que foi selecionado.
O Mapear, que também foi enviado, fica como que numa subpasta de outro TRC.
O Perut nem como sub pasta aparece mas, se selecionar o TRC e for em "informações" (aquele " i " que aparece na tela do GPS) ele aparece como instalado.
O que consegui até agora foi colocar dois, que aparecem separadamente, O TRC na memória interna e o Mapear no Cartão do GPS.

Helio

fermibach
09/11/2011, 13:57
certo.
isso ocorre porque o mapsource gera um arquivo com o nome de gmapsupp.img , e a cada vez q vc manda um novo mapa pro GPS ele ira substituir o arquivo gmapsupp.img antigo, entao vc perde o mapa q tinha instalado anteriormente.
vc nao precisa fazer todo esse procediemtno atraves do mapsource para enviar mapas para o GPS, basta vc baixar a versao para cartao SD no site do tracksource, mapear, entre outros e colocar os arquivos na pasta garmin.
por exemplo: TRC.img , MAPEAR.img , PERUT.img .
alem do mais, o mapsource nao eh totalmente compativel com o montana (nao envia/recebe rotas, waypoints), o basecamp entrou no lugar no mapsoource.

hrodrigues
09/11/2011, 17:27
certo.
isso ocorre porque o mapsource gera um arquivo com o nome de gmapsupp.img , e a cada vez q vc manda um novo mapa pro GPS ele ira substituir o arquivo gmapsupp.img antigo, entao vc perde o mapa q tinha instalado anteriormente.
vc nao precisa fazer todo esse procediemtno atraves do mapsource para enviar mapas para o GPS, basta vc baixar a versao para cartao SD no site do tracksource, mapear, entre outros e colocar os arquivos na pasta garmin.
alem do mais, o mapsource nao eh totalmente compativel com o montana (nao envia/recebe rotas, waypoints), o basecamp entrou no lugar no mapsoource.

Valeu Fermibach,

Vou refazer todo o processo e depois posto aqui.
Já estou usando o basecamp.
Com relação ao envio de rotas e respectivos waypoints, pelo mapsource, consegui sem problemas.

Grato

Abs

Helio

fermibach
09/11/2011, 17:30
conseguiu receber os dados pelo mapsource tambem?
para vc q tem um montana, ja conhece o birdseye? navegacao real por cima de uma imagem de satelite...

hrodrigues
09/11/2011, 20:06
conseguiu receber os dados pelo mapsource tambem?
para vc q tem um montana, ja conhece o birdseye? navegacao real por cima de uma imagem de satelite...

Consegui enviar. Receber ainda não tentei. Assim que for possível vou testar e coloco aqui o resultado.
Conheço o Birdseye de ouvir falar. Tenho uma pequena noção do que seja. Assim que me entrosar mais com o Montana vou dar uma olhada com calma.

Abs

Helio

hrodrigues
10/11/2011, 08:31
certo.

Fermibach,

Começou a clarear. Da forma que vc me indicou, baixar direto no SD, não funcionou. Devo estar fazendo alguma besteira. Baixei direto no SD e instalei. Olhando pelo computador eles estão lá mas, quando vai pelo GPS, não aparecem.
Fui pelo basecamp e fiz o seguinte:
Selecionei, no assistente, o Mapear e enviei. Tanto pelo computador como pelo GPS ele apareceu.
Então, renomeei o arquivo, e repeti o prcesso para o Perut. Também foi numa boa. Tanto pelo computador como pelo GPS aparece.
Bom, uma parte está resolvida. Depois quando tiver tempo vou fazer todo o processo e instalar na memória interna para ver se funciona. Acredito que sim.

Abs

Helio

fermibach
10/11/2011, 12:19
evite utilizar a memória interna do GPS, se vc colocar um arquivo corrompido lá dentro, ADEUS!
use sempre o cartao de memoria, pq se acontecer alguma zica eh soh tirar o cartao!
vc baixou o tracksource direto no cartao? se positivo, vc esqueceu de descompacta-lo, pois ele vem em formato .zip.

hrodrigues
10/11/2011, 13:53
evite utilizar a memória interna do GPS, se vc colocar um arquivo corrompido lá dentro, ADEUS!
use sempre o cartao de memoria, pq se acontecer alguma zica eh soh tirar o cartao!
vc baixou o tracksource direto no cartao? se positivo, vc esqueceu de descompacta-lo, pois ele vem em formato .zip.

Baixei direto do site, na opção para cartão, descompactei e executei. Com tempo vou tentar descobrir aonde está a falha.
A idéia é só deixar o TRC na memória interna e os outros no cartão.
Vc já está usando o Birdseye ? Vale a pena ?

Abs

Helio

fermibach
10/11/2011, 14:25
baixe do site a opcao para cartao e descompacte. vc obtera o arquivo gmapsupp.img , aih copie para a pasta garmin do cartao, VAI FUNCIONAR!
deixe tudo no cartao, nada de usar memoria interna...
nao uso o birdseye pq nao tenho grana pra comprar, uso um outro metodo gratuito para gerar meus arquivos JNX atraves das imagens do google earth, q por sinal estao melhores do q as proprias imagens do birdseye.
vale a pena sim, eh show de bola!

hrodrigues
10/11/2011, 16:55
baixe do site a opcao para cartao e descompacte. vc obtera o arquivo gmapsupp.img , aih copie para a pasta garmin do cartao, VAI FUNCIONAR!
deixe tudo no cartao, nada de usar memoria interna...
nao uso o birdseye pq nao tenho grana pra comprar, uso um outro metodo gratuito para gerar meus arquivos JNX atraves das imagens do google earth, q por sinal estao melhores do q as proprias imagens do birdseye.
vale a pena sim, eh show de bola!

Funcionou ! :euforico::euforico:Baixei em uma pasta no PC, descompactei e copiei o arquivo para o cartão.
Outra coisa que está me chamando a atenção é o traçado da rota na tela do GPS. No 276 e no Nüvi, o traçado "corre" exatamente em cima da estrada. No montana é quase uma linha reta ( não está no modo off road ) ela não acompanha totalmente as curvas da estrada embora a navegação funcione perfeitamente.

Abs

Helio

fermibach
10/11/2011, 17:48
provavelmente o montana está com o "lock on road" desativado e os outros com essa opcao habilitada.
essa opcao aproxima a tua posicao para a via mais proxima do mapa.

hrodrigues
10/11/2011, 19:38
provavelmente o montana está com o "lock on road" desativado e os outros com essa opcao habilitada.
essa opcao aproxima a tua posicao para a via mais proxima do mapa.

Dá para habilitar/desabilitar ? Se afirmativo qual o procedimento ?

fermibach
10/11/2011, 19:40
sim, nao sei informar o procedimento pq nao tenho um montana, mas dá uma fuçada aí nos menus.
procure por lock on road, travar na estrada, manter na estrada, algo nesse sentido...

hrodrigues
11/11/2011, 08:43
sim, nao sei informar o procedimento pq nao tenho um montana, mas dá uma fuçada aí nos menus.
procure por lock on road, travar na estrada, manter na estrada, algo nesse sentido...

OK. Vou tentar. Se conseguir aviso

Abs

Helio

Oscar Lopez
16/11/2011, 17:44
caros amigos acabei de comprar o meu montana 650 e ele veio sem o suporte para carro. Gostaria de saber se sabem onde posso adquirilo aqui no brasil, porque eu comprei numa viagem que fiz para a bolivia, mas la eles nao possuiam o acessorio. Sabem maio ou menos o preço?
Grato pela atençao.
Abraços

Humberto Baldisseri
16/11/2011, 21:02
Oscar, tbm comprei meu Montana sem o suporte, comprei na GPSCity nos EUA, chegou em 12 dias e ficou por US 44,oo(39 do suporte +4 do frete mais barato que tinha) ele saiu por menos da metade do preço aqui do Brasil.

Oscar Lopez
16/11/2011, 22:29
valeu Humberto vou dar uma olhada. ALguem sabe me dizer qual é a diferença entre o montana 650 e o 650t

Humberto Baldisseri
17/11/2011, 01:14
O 650t tem o mapa topografico dos EUA

hrodrigues
17/11/2011, 07:52
caros amigos acabei de comprar o meu montana 650 e ele veio sem o suporte para carro. Gostaria de saber se sabem onde posso adquirilo aqui no brasil, porque eu comprei numa viagem que fiz para a bolivia, mas la eles nao possuiam o acessorio. Sabem maio ou menos o preço?
Grato pela atençao.
Abraços

Ola Oscar

O suporte é acessório, não vem com o aparelho.
Aqui tem:

Suportes - Mar GPS Garmin, Navegador GPS, Rastreador, Suportes gps, Curso de GPS Garmin, Mapas Atualizacao de Mapas, Software gps, Assistencia Tecnica gps (http://www.maregps.com.br/loja/acess%C3%83%C2%B3rios-suportes-c-90_72.html?osCsid=a0d6d243c8095d61f4d44434d5b039cd )

O preço é meio salgado.

Abs

Helio

Oscar Lopez
30/11/2011, 21:15
valeu galera, acho que vou comprar esse mesmo dos US que o amigo indicou, pois achei caro o outro indicado. Bem agora o que ta me matando é que o gps veio sem o mapa do brasil, obvio. mas como sou leigo no assunto tentei fazer o que o amigo falou de entrar no site tracksource e baixar o arquivo de la. Pois bem baixei o dito arquivo coloquei numa pasta demoonimada garmin e nada aconteceu. Minha duvida é pra fazer este procedimento tenho que ter o mapa ja instalado no aparelho? Onde consigo este mapa.
Grato pela atenção.
Abraços.

fermibach
01/12/2011, 00:49
oscar, vc esta tentando colocar mapas no montana?

Oscar Lopez
01/12/2011, 17:07
Eu estou querenddo colocar o mapa do brasil mesmo, nao mapas de trilha, porque ai eu teria que comprar o programa e to sem grana pra isso no momento. O que eu queria saber é se tenho que comprar o mapa do brasil ou da pra pegar de outro lugar? meu pai tem um nuvi 1200 será que se eu copiar o cartao sd dele, roda no meu?
Abraços.

fermibach
01/12/2011, 17:34
cara, pra poder te ajudar preciso saber em QUAL MODELO VC ESTA TENTANDO COLOCAR MAPAS...

Oscar Lopez
01/12/2011, 17:56
Eu estou tentando colocar os mapas no montana 650 que comprei.

fermibach
01/12/2011, 17:59
certo, agora fica mais fácil.
passos:
-baixe a versao "cartao sd" do site do tracksource.
-descompacte o arquivo baixado com algum descompactador (winrar,winzip, 7z, etc).
-pegue esse arquivo gmapsupp.img e coloque dentro da pasta garmin do cartao sd ou da memoria interna.
-se necessitar, ative o mapa no menu de configuracao.

Oscar Lopez
01/12/2011, 18:01
Essa pasta eu tenho que criar? pois o cartao que tenho nao tem pasta, ele esta em branco.

fermibach
01/12/2011, 18:01
positivo. criar a pasta garmin e colocar o arquivo gmapsupp.img lá dentro.

Oscar Lopez
01/12/2011, 18:12
ja fiz e nao aconteceu. Continua da mesma forma.

APARECIDO MATIAS FERNANDE
01/12/2011, 18:19
fermibach, voce poderia me dizer se o Montana 650 é igual [faz as mesmas coisas que o 276] ou se é melhor ??? Tô querendo comprar um montana......

fermibach
01/12/2011, 18:31
oscar, te garanto que o procedimento é esse, vc deve estar fazendo algo errado...

aparecido, o modelo 276C da linha nautica?

Oscar Lopez
01/12/2011, 18:42
Só me tira uma duvida. Pecisa ter algum mapa no Gps para fazer este procedimento ou essa seria a colocaçao de mapa que cobram por ai?
Valeu pela ajuda vou ficar tentando.

fermibach
01/12/2011, 18:43
eh exatamente esse procedimento que eles cobram por aí.
ou eles vendem o mapa gratuito ou mapa pirata.
ambos vc acha na internet para baixar gratuitamente.

Oscar Lopez
01/12/2011, 18:45
OK! valeu vou continuar tentando.

02/12/2011, 11:31
fermiback, é isso mesmo....

fermibach
02/12/2011, 12:01
aparecido,
o mais legal do montana e outros modelos compativeis eh a compatibilidade com o birdseye, vc navega em cima de uma imagem de satelite do google earth, isso eh show de bola!
alem de o montana falar o nome das ruas, coisa que o 276 nao faz.

cara, pra te resumir, se vc quer algo top de linha e tem dinheiro pra isso, vai de montana, vc nao vai se arrepender.

abraço.

Pikachu
02/12/2011, 13:44
Só me tira uma duvida. Pecisa ter algum mapa no Gps para fazer este procedimento ou essa seria a colocaçao de mapa que cobram por ai?
Valeu pela ajuda vou ficar tentando.

Você entrou no setup de mapas e viu se o mapa está ativado (Enabled) ?
Se você apenas copiou, pode ser que ele esteja desabilitado.

Abraço,

Pikachu
02/12/2011, 13:47
aparecido,
o mais legal do montana e outros modelos compativeis eh a compatibilidade com o birdseye, vc navega em cima de uma imagem de satelite do google earth, isso eh show de bola!
alem de o montana falar o nome das ruas, coisa que o 276 nao faz.

cara, pra te resumir, se vc quer algo top de linha e tem dinheiro pra isso, vai de montana, vc nao vai se arrepender.

abraço.

Só para o Aparecido não levar um susto se comprar só o Montana. Ele só fala se você comprar o SUPORTE ORIGINAL. Na verdade, quem "fala" é o suporte, não o aparelho. Como ele é "outdoor", ele é selado e à prova d'água. Só quando você o conecta no suporte que ele começa a falar...

Abraço,

02/12/2011, 15:36
Valeu fermiback.... vou comprar um montana...

02/12/2011, 16:33
Pesquisando sobre o Montana, encontrei isso....

GPS - GARMIN - Revendedor Autorizado (http://www.maregps.com.br/GPS%20GARMIN%20MONTANA.html)

Oscar Lopez
02/12/2011, 19:32
Pois é pikachu, o problema é que ele nao aparece la. ou seja
copiei o mapa no sd card, coloquei numa pasta denominada garmin, coloquei no montana, fui na pasta mapa, informaçoes de mapa, que diz em baixo selecionar mapa, cliquei la é aparecem dois mapas que ja vieram nele , que sao:um chamado digital globe e o outro chamado world DEM Basemap NR.
Outra duvida é que quando abri pelo computador, abri a pasta garmin e la nao aparece o arquivo gmapsupp, aparecem dois outros com nomes: gmapbmap e o outro com nome gmptx.
Abraços

Oscar Lopez
02/12/2011, 19:52
Bom galera consegui colocar o mapa, só que ele só reconheceu quando coloquei ele na memoria interna do gps. agora porque ser que nao da pra colocar no sd card?´que dizer porque o mapa nao aareceu la quando o coloquei no sd card??
Valeu pela ajuda pessoal abraços!!

fermibach
02/12/2011, 23:11
experimente renomear o gmapsupp.img para TRC.img .
meio salgadinho o preço nessa mare gps neh, no pais vizinho tem por 600 dolares...

09/12/2011, 14:05
Comprei o Montana 650.... já experimentei e, achei bem melhor que o antigo 276C que tinha......muito fácil de manusear e, tem máquina fotográfica.......:dance:

rmatsuoka
03/01/2012, 17:26
Fermibach, acabei de entrar nesse forum e claro fui olhar a parte de GPS por curiosidade e quem encontro por aqui, meu amigo cuge. Prazer em vê-lo por aqui.

Quanto a linha montana de GPS poderia resumir ela como sendo a união de aparelhos da Linha Oregon (trilhas) + Nuvi (cidades). Quem quiser um aparelho pra trilhas e um pra usar no dia a dia nas cidades, esse é o aparelho indicado.

fermibach
03/01/2012, 22:28
grande matsuoka, tudo tranquilo?
estamos por aqui tambem ehehehe estou tentando ajudar um pouco o pessoal com os garmin...

feliz ano novo!

abraço.

Trotta.79
07/02/2012, 17:28
Olá all,

Alguém poderia recomendar uma loja barata nos USA para comprar o Montana 650. Em maio devo ir lá e já quero ficar de olho nos preços. Até agora o menor preço que vi foi $520. Talvez até maio caia um pouco.

Valeu

Humberto Baldisseri
07/02/2012, 18:40
Qual regiao vc vai?

Trotta.79
07/02/2012, 19:08
Qual regiao vc vai?

NY, mas posso comprar pela net e mandar para casa de amigos lá!
valeu

Humberto Baldisseri
07/02/2012, 20:03
Eu gosto muito da GPSCITY em LV e das redes Best Buy , Frys e Bass Pro. Acho que são os melhores lugares para se comprar.Em NY acho que se vc procurar, tbm vai achar com facilidade.
Abraço,
Humberto.

Dinho_BH
22/02/2012, 15:14
Amigos,

Instalei o City Navigator BR (2012) no cartão de memória do Montana 600, mas o gps não está roteando.

Quando introduzo um endereço e dou o comando "Ir" ele traça uma linha reta entre a origem e o destino.

O mesmo mapa, no Nuvi 3760, funciona corretamente.

Devo habilitar alguma funcionalidade no Montana? Alguma dica?

Abraços.

hrodrigues
23/02/2012, 09:45
Amigos,

Instalei o City Navigator BR (2012) no cartão de memória do Montana 600, mas o gps não está roteando.

Quando introduzo um endereço e dou o comando "Ir" ele traça uma linha reta entre a origem e o destino.

O mesmo mapa, no Nuvi 3760, funciona corretamente.

Devo habilitar alguma funcionalidade no Montana? Alguma dica?

Abraços.

Dinho,

Tenta o seguinte:

Configurações --- Mapa --- Orientação. Aqui coloque "modo automóvel"

Abs

Helio

AlemãoRS
23/02/2012, 10:18
Olá all,

Alguém poderia recomendar uma loja barata nos USA para comprar o Montana 650. Em maio devo ir lá e já quero ficar de olho nos preços. Até agora o menor preço que vi foi $520. Talvez até maio caia um pouco.

Valeu

Quando estive lá os preços eram parecidos nas lojas, mas eletrônicos comprei nessas:
Best Buy (http://www.bestbuy.com)
CompUSA.com - Computers, Laptops, Televisions, Software, and Electronics from the All-New CompUSA! (http://www.compusa.com)

JEFFCATUNDA
23/02/2012, 13:52
Legal esse tópico... Digam ai uma coisa, da para passar na boa com esse GPS?
Tipo passar usando como Obj de uso pessoal, tipo MP3 :) ....

Dinho_BH
23/02/2012, 17:03
Dinho,

Tenta o seguinte:

Configurações --- Mapa --- Orientação. Aqui coloque "modo automóvel"

Abs

Helio

Helio,

Obrigado.

Na realidade, além desta modificação sugerida por você, ainda precisei de, em "CONFIGURAÇÃO - ENCAMINHAMENTO - ACTIVIDADE", alterar para "condução automóvel".

Abraços.

Show de bola este GPS!!!!

Dinho_BH
23/02/2012, 17:07
Legal esse tópico... Digam ai uma coisa, da para passar na boa com esse GPS?
Tipo passar usando como Obj de uso pessoal, tipo MP3 :) ....

JEFFCATUNDA,

Não creio que este GPS seja o indicado para esta função. Não achei reprodutor de MP3 nele e, mesmo que tenha, ele é um dispositivo grande para esta função (você encontrará MP3 players MUITO menores e mais baratos).

Abraços.

hrodrigues
23/02/2012, 17:29
Helio,

Obrigado.

Na realidade, além desta modificação sugerida por você, ainda precisei de, em "CONFIGURAÇÃO - ENCAMINHAMENTO - ACTIVIDADE", alterar para "condução automóvel".

Abraços.

Show de bola este GPS!!!!

Ia chegar lá mas vc foi mais rápido no gatilho KKKKKKK
Aproveita e dá uma calibrada nele.

Abs

Helio

Dinho_BH
23/02/2012, 17:53
...Aproveita e dá uma calibrada nele...

Helio,

Valeu.

Sou novato em GPS (sempre tive navegadores urbanos). O que seria este "calibrar"?

Altímetro? Bússola?

Abraços.

hrodrigues
23/02/2012, 18:01
Helio,

Valeu.

Sou novato em GPS (sempre tive navegadores urbanos). O que seria este "calibrar"?

Altímetro? Bússola?

Abraços.

Estava me referindo ao écran (tela).

Configuração - Apresentar - Calibrar écran.

Aproveita e calibra a bússola também.

Abs

helio

Dinho_BH
23/02/2012, 18:16
Helio,

Valeu a dica!!!

Abraços.

JEFFCATUNDA
23/02/2012, 22:52
JEFFCATUNDA,

Não creio que este GPS seja o indicado para esta função. Não achei reprodutor de MP3 nele e, mesmo que tenha, ele é um dispositivo grande para esta função (você encontrará MP3 players MUITO menores e mais baratos).

Abraços.

Desculpe Dinho_BH, eu não soube me expressar bem, dai você não entendeu... Cara, eu queria saber do colega que falou que trouxe de fora se era fácil "entrar" com ele no Brasil, pois só ele já estoura a cota de importação, entendeu... dai eu brinquei com a história de "objeto de uso pessoal" tipo um MP3... nã sei se posso pasar com um gps assim como posso passar com um relógio sem ter que declarar, entendeu.

Novamente me desculpe pela falta de clareza... Eu já possuo um Garmin 276T, que é um excelente GPS, mas quero outro para trilhas....

Dinho_BH
23/02/2012, 23:10
JEFFCATUNDA,

Sem problemas!!! rsrsrs

Trouxe o meu na bagagem e não tive qualquer problema. Mas, de qualquer forma, GPS não entra na cota.

Abraços.

zaz45
19/03/2012, 08:16
pessoal........troquei o oregon 550 pelo montana 650. Quando eu o utilizo no carro (cabo 12V) ele liga e fica na tela "carregando bateria" e para visualizar as funçoes, tenho que apertar e segurar por alguns segundos o botão liga/desliga. É isso mesmo ou tenho que habilitar ou desabilitar alguma funçao? No Oregon era so ligar a chave do carro e o GPS ja funcionava.

Paulo Fogaça
06/05/2012, 08:46
Pessoal, bom dia

Comprei um Montana 650 e gostaria de saber como fazer para gravar uma trilha que eu esteja fazendo e também como inserir um tracklog de uma trilha e acompanhar a trilha quando eu estiver nela.

Obrigado

sergiocavallaro
10/06/2012, 15:21
Bom dia Paulo

Parabéns pela aquisição. É melhor de todos.

Para gravar uma tilha, é preciso antes ativar o REGISTRO DE TRAJETOS no caminho: CONFIGURAÇÕES - TRAJETOS - REGISTRO DE TRAJETOS - GRAVAR.
Quando você estiver no ponto onde deseja começar a gravação, tem que apagar o trajeto antigo: GESTOR DE TRAJETOS - TRAJETO ATUAL - ELIMINAR TRAJETO ATUAL ou GUARDAR.
Ao terminar o percurso desejado, tem que salvar: GESTOR DE TRAJETOS - TRAJETO ATUAL - GUARDAR TRAJETO - DIGITE O NOME DO TRAJETO.
Durante a trilha você pode MARCAR PONTOS DE PASSAGEM (atoleiros, erosões, rios, acampamento...) para o seu Track ficar detalhado.

Para inserir um tracklog, é só copiar o arquivo no formato .GPX e colar na pasta GPX do Garmim, e depois selecionar: PARA ONDE? -TRAJETOS - SELECIONAR O TRAJETO.

Para converter arquivos e editar os tracks eu uso o TrackMake.

Espero que eu tenha ajudado.

Boas trilhas.

GALEGUITO
13/06/2012, 13:30
Surgiu uma oportunidade de compra do 650 em Miami.
O que vocês sugerem comprar além do GPS e suporte do carro?
O uso será basicamente esse, mas na oportunidade não podemos deixar passar nada.

fermibach
13/06/2012, 13:44
gps, pilhas recarregaveis, cartao microsd, todos os suportes possiveis e imaginarios, pelicula zagg para protecao da tela, talvez um case para guardar o GPS.
acho q eh isso :)

GALEGUITO
13/06/2012, 14:01
gps, pilhas recarregaveis, cartao microsd, todos os suportes possiveis e imaginarios, pelicula zagg para protecao da tela, talvez um case para guardar o GPS.
acho q eh isso :)

Fermibach, você poderia indicar as lojas e/ou os códigos desses produtos?
Lá eles vendem tudo por código de peça. Fica até mais fácil.

Muito grato pela ajuda.

fermibach
13/06/2012, 15:22
cara, pior eh q eu nunca fui pros EUA e nao conheco nenhuma loja.
mas vejo por ai, o pessoal comprando na bestbuy e tambem na amazon (mandam entregar no hotel).

abraço.

cesaratila
13/06/2012, 17:19
Aqui voce acha o que precisa Garmin GPS & Accessories, RAM Mounts, Lowrance GPS, TomTom GPS at GPS City (http://www.gpscity.com/)

Abracos

Cesar

GALEGUITO
13/06/2012, 21:14
Aqui voce acha o que precisa Garmin GPS & Accessories, RAM Mounts, Lowrance GPS, TomTom GPS at GPS City (http://www.gpscity.com/)

Abracos

Cesar

Parece o paraíso dos gps.

Valeu a dica.

Paulo Fogaça
16/06/2012, 21:42
Sérgio, boa noite

Quanto tempo!!!
Valeu pelas dicas, já aprendi um pouco a usar o montana.
Precisamos marcar uma trilha.

Abraços!

Bom dia Paulo

Parabéns pela aquisição. É melhor de todos.

Para gravar uma tilha, é preciso antes ativar o REGISTRO DE TRAJETOS no caminho: CONFIGURAÇÕES - TRAJETOS - REGISTRO DE TRAJETOS - GRAVAR.
Quando você estiver no ponto onde deseja começar a gravação, tem que apagar o trajeto antigo: GESTOR DE TRAJETOS - TRAJETO ATUAL - ELIMINAR TRAJETO ATUAL ou GUARDAR.
Ao terminar o percurso desejado, tem que salvar: GESTOR DE TRAJETOS - TRAJETO ATUAL - GUARDAR TRAJETO - DIGITE O NOME DO TRAJETO.
Durante a trilha você pode MARCAR PONTOS DE PASSAGEM (atoleiros, erosões, rios, acampamento...) para o seu Track ficar detalhado.

Para inserir um tracklog, é só copiar o arquivo no formato .GPX e colar na pasta GPX do Garmim, e depois selecionar: PARA ONDE? -TRAJETOS - SELECIONAR O TRAJETO.

Para converter arquivos e editar os tracks eu uso o TrackMake.

Espero que eu tenha ajudado.

Boas trilhas.

GPBarbosa
17/02/2013, 12:21
E ai Paulo Fogaça com está a utilização do aparelho? Está gostando como é o funcionamento dele no off road?

obrigado

ZYKAO
19/02/2013, 21:51
Comprei um Montana no Ano pas
sado e pude fazer um teste bem longo em uma viagem ao Atacama, baixei varias imagens no Bird Eyes pegando todo o trajeto que faria desde Foz do Iguacu, em um site de trilhas baixei varios caminhos a pontos turisticos do Atacama.

O Gps é fantastico, fizemos todos os passeios sem recorrer a agencia de turismo e sem risco de se perder, rsrsr

GPBarbosa
14/03/2013, 22:09
pessoal estou achando que a esmola é demais...

alguem conhece este site?

Comprar GPS Garmin Montana 650 (http://www.orangemix.com.br/gps-garmin-montana-650-altimetro-camera-5mp-4pol-touch.html)

~1.800,00 em 10x para se não chegar na primeira realizar o cancelamento (kkkk)
Ou ~1500 @ vista...

GPBarbosa
31/03/2013, 10:40
Comprei em um outro site tmb não mto famoso...
mas tinha um bom preço e chegou antes do combinado.

Agora estou me adaptando, não tive como utilizar o off road ainda...

utilizei na BR com a última atualização do tracksource e está funcionando mto bem.

Dinho_BH
31/03/2013, 10:48
Comprei em um outro site tmb não mto famoso...

Barbosa,

Poderia indicar o site?

Abraços.

GPBarbosa
31/03/2013, 11:18
Barbosa,

Poderia indicar o site?

Abraços.

Segue:
Global Tech USA (http://www.globaltechusa.com.br/), contato é o Marcelo: fromusa33@hotmail.com

Mandei uma dúvida por e-mail, ele me respondeu on-line (era umas 21h), fechei a compra e o pedido foi entregue rapidamente...

Dinho_BH
31/03/2013, 17:56
Barbosa,

Obrigado!!

Abraços.

GPBarbosa
14/04/2013, 20:41
Acabei adquirindo o birdseye e fica palhaçada navegar...
para descobrir novas trilhas o recurso deve ser muito bom, vc consegue ver todas as possibilidades de novos caminhos, marcar pontos de passagem para não se perder, qdo tira foto ele registra automaticamente o ponto exato e outras coisas q ainda não descobri...

agricio
01/05/2013, 12:02
experimente renomear o gmapsupp.img para TRC.img .
meio salgadinho o preço nessa mare gps neh, no pais vizinho tem por 600 dolares...

Bom dia amigo.
Estou indo para o Peru dia 30 de maio de 2013.
Vou passar pelo chile e argentina, vamos entrar por Assis Brasil em Rio Branco - AC.
Também nao to querendo pagar R$2000,OO aqui no brasil.
Você sabe onde posso achar mais barato no peru ou argentina.?

Vamos passar por Arequipa-PE, Tacna-PE, Arica-CH, Iquique-CH, Antofagasta-CH.
San Pedro de Atacama- CH e sairemos em Foz do Iguaçu.
Queria comprar antes de Foz do Iguaçu, caso tenha pelo caminho.

Obrigado

agricio
01/05/2013, 12:24
Comprei um Montana no Ano pas
sado e pude fazer um teste bem longo em uma viagem ao Atacama, baixei varias imagens no Bird Eyes pegando todo o trajeto que faria desde Foz do Iguacu, em um site de trilhas baixei varios caminhos a pontos turisticos do Atacama.

O Gps é fantastico, fizemos todos os passeios sem recorrer a agencia de turismo e sem risco de se perder, rsrsr

Bom dia amigo.
To indo dia 30/05/2013 para o atacama, saindo de manaus, via Peru.
Você pode me informar de qual site vc baixou esses mapas das rotas que vc usou.

Obrigado

agricio
01/05/2013, 12:35
Segue:
Global Tech USA (http://www.globaltechusa.com.br/), contato é o Marcelo: fromusa33@hotmail.com

Mandei uma dúvida por e-mail, ele me respondeu on-line (era umas 21h), fechei a compra e o pedido foi entregue rapidamente...

Bom dia amigo.
Pode me dizer qual foi o valor e onde fica essa loja.

Obrigado

GPBarbosa
01/05/2013, 12:58
Bom dia amigo.
Pode me dizer qual foi o valor e onde fica essa loja.

Obrigado
Entra no link acima da global USA acho q eles nao tem loja física apenas virtual.

td deu 1800, GPS, suporte, capa, película protetora e cartão SD

agricio
01/05/2013, 15:04
Entra no link acima da global USA acho q eles nao tem loja física apenas virtual.

td deu 1800, GPS, suporte, capa, película protetora e cartão SD

Caramba amigo.
To achando muito barato.
Foi desse site que vc comprou?
http: //www.globaltechusa.com.br

Da para pagar quando retirar no correio???????
De quantos GB é o cartão??
Desculpe tantas perguntas, mas to querendo comprar e to com medo de ser fraude.
O valor é meio alto, não tem perigo esse vendedor nao???

Vi esse endereço e esse vendedor no site.
Av. Goiás nº 800 Sala 01
Centro
Inhumas - GO
Cep 75400-000
Telefone: 062 3514 - 7834
Celular Oi 062-8462-0275
Celular Claro 062-9187-1893
Atendimento de segunda a sexta das 10:00 ás 18:00 hs
Email: fromusa33 @hotmail.com

Obrigado

GPBarbosa
01/05/2013, 15:43
Eu tmb fiquei com o pé atras, mas acabei comprando inclusive entregaram antes do prazo. Fiz o pagamento via Bcash (onde se o item não chegar em 14dias vc bloqueia o pagamento), de uma olhada em como funciona o Bcash no site deles eu achei bem seguro...
ou seja eu não pago para o globaltechusa pago para o Bcash, e após a confirmação de recebimento o Bcash paga o globaltechusa...

Se não me engano o cartão é de 4GB, paguei @ vista achei q o preço estava convidativo.
se olhar no site da Garmin ele está como fornecedor autorizado...

enfim eu comprei e deu tudo certo, o aparelho é show...

agricio
01/05/2013, 16:11
Eu tmb fiquei com o pé atras, mas acabei comprando inclusive entregaram antes do prazo. Fiz o pagamento via Bcash (onde se o item não chegar em 14dias vc bloqueia o pagamento), de uma olhada em como funciona o Bcash no site deles eu achei bem seguro...
ou seja eu não pago para o globaltechusa pago para o Bcash, e após a confirmação de recebimento o Bcash paga o globaltechusa...

Se não me engano o cartão é de 4GB, paguei @ vista achei q o preço estava convidativo.
se olhar no site da Garmin ele está como fornecedor autorizado...

enfim eu comprei e deu tudo certo, o aparelho é show...

Bem, vou arriscar então.
Quanto tempo demorou para chegar o seu?
Como estou em Manaus-AM, deve demorar um pouquinho mais.
Mas acho que não tem perigo de não chegar até o dia 30 de maio.
Como é que eu faço para fazer o pagamento via Bcash ?
Não conheço essa forma de pagamento.

Mais uma vez obrigado

GPBarbosa
01/05/2013, 18:17
Bem, vou arriscar então.
Quanto tempo demorou para chegar o seu?
Como estou em Manaus-AM, deve demorar um pouquinho mais.
Mas acho que não tem perigo de não chegar até o dia 30 de maio.
Como é que eu faço para fazer o pagamento via Bcash ?
Não conheço essa forma de pagamento.

Mais uma vez obrigado

Agricio me mande um e-mail gp-barbosa@hotmail.com,

abraço

agricio
02/05/2013, 16:05
Agricio me mande um e-mail gp-barbosa@hotmail.com,

abraço

Mandei um email pra vc.

Maikon Mukai
20/05/2013, 13:23
Estou precisando de um gps para fazer trilhas e para uso urbano tbm, e estava lendo o tópico e este Garmin 650 deve ser top mesmo pelo que falam dele. Vi que alguns trouxeram dos usa, outros compraram pela net, e alguns por sites brasucas mesmo. Irei dar mais uma pesquisada nos preços e lojas. Mas que vai ser um Montana 650 isso eu ja esta certo. vlw

ClaudioViana
20/05/2013, 17:34
Estou precisando de um gps para fazer trilhas e para uso urbano tbm, e estava lendo o tópico e este Garmin 650 deve ser top mesmo pelo que falam dele. Vi que alguns trouxeram dos usa, outros compraram pela net, e alguns por sites brasucas mesmo. Irei dar mais uma pesquisada nos preços e lojas. Mas que vai ser um Montana 650 isso eu ja esta certo. vlw

Oi Maikon,
O Montana 650 realmente é um excelente equipamento, mas, a não ser que você precise mesmo de um equipamento a prova dagua, eu acho que vc pode optar por um nuvi mesmo. Custa muito mais barato e é mais fácil de usar. Pode ser usado na trilha tb! Um top como o Nuvi 3460 custa R$ 999 na lista Garmin Brasil. O montana é o dobro e ainda tem que comprar o suporte.
Qualquer dica é só postar aqui.
Abç
Claudio

agricio
20/05/2013, 17:38
Oi Maikon,
O Montana 650 realmente é um excelente equipamento, mas, a não ser que você precise mesmo de um equipamento a prova dagua, eu acho que vc pode optar por um nuvi mesmo. Custa muito mais barato e é mais fácil de usar. Pode ser usado na trilha tb! Um top como o Nuvi 3460 custa R$ 999 na lista Garmin Brasil. O montana é o dobro e ainda tem que comprar o suporte.
Qualquer dica é só postar aqui.
Abç
Claudio

Realmente.
Eu comprei o montana 650 e ainda to aprendendo a usar.
Nãol consigui fazer ele mostrar os relevos.
Alguém sabe como fazer?????

ClaudioViana
20/05/2013, 23:07
Realmente.
Eu comprei o montana 650 e ainda to aprendendo a usar.
Nãol consigui fazer ele mostrar os relevos.
Alguém sabe como fazer?????

Agricio,
Tenho que entender o que vc quer dizer com mostrar o relevo.
Tem como você instalar um mapa topográfico e ai ele mostra as curvas de nível. É isso?
Abç

agricio
21/05/2013, 10:34
Bom dia amigo.
Isso mesmo.
Como faço para instalar o mapa topografico???

ClaudioViana
23/05/2013, 10:55
Agricio,
O mapa topográfico disponível para Garmin no Brasil você faz download no link:
MoGeo • Download de Mapas Para GPS - Gratuito (http://www.mogeo.com.br/mapas/)
Para instala-lo sigilo gravar em um cartão de memória. Crie uma pasta Garmin na raiz do cartão e copie o mapa para dentro dela com o nome gmapsupp.img.
Qualquer coisa da um toque aqui que te ajudo!!
Abraço,
Claudio

Marcelopi
23/05/2013, 15:35
O Montana 650 é um GPS fantástico !!! Alguns contras para o pessoal ficar ciente:

- Suporte veicular - O Som é baixo.
- Birdseye - Imagens antigas , serve, mas se burlar o Basecamp e colocar as do Google Earth, já fica muito melhor !!

ClaudioViana
23/05/2013, 16:04
O Montana 650 é um GPS fantástico !!! Alguns contras para o pessoal ficar ciente:

- Suporte veicular - O Som é baixo.
- Birdseye - Imagens antigas , serve, mas se burlar o Basecamp e colocar as do Google Earth, já fica muito melhor !!

Oi Marcelo,

Isso ai, mas você nem precisa burlar o BaseCamp, dá para colocar a foto do Google earth, ou qualquer outro tipo de imagem no GPS. Veja no link abaixo como fazer:

Garmin | United States | Custom Maps (http://www.garmin.com/us/products/onthetrail/custommaps#fragment-1)
Não achei em português, mas o google translate faz uma boa tradução. Vá em Instructions que ali dá o passo a passo.

Claudio

GPBarbosa
25/05/2013, 20:13
Oi Marcelo,

Isso ai, mas você nem precisa burlar o BaseCamp, dá para colocar a foto do Google earth, ou qualquer outro tipo de imagem no GPS. Veja no link abaixo como fazer:

Garmin | United States | Custom Maps (http://www.garmin.com/us/products/onthetrail/custommaps#fragment-1)
Não achei em português, mas o google translate faz uma boa tradução. Vá em Instructions que ali dá o passo a passo.

Claudio

Claudio, o link ensina como colocar um mapa personalizado sob o google earth e depois exporta-lo para o GPS.
mas eu mão consegui importar apenas a imagem do google

Será q estou fazendo algo errado?

obrigado
ps. As imagens do birdseye estão péssimas mesmo!

Marcelopi
26/05/2013, 15:42
Também nao consegui

ClaudioViana
26/05/2013, 21:30
Claudio, o link ensina como colocar um mapa personalizado sob o google earth e depois exporta-lo para o GPS.
mas eu mão consegui importar apenas a imagem do google

Será q estou fazendo algo errado?

obrigado
ps. As imagens do birdseye estão péssimas mesmo!

Oi Barbosa e Marcelo,
Estou sem nenhum GPS aqui comigo, mas amanhã vou fazer um passo a passo e postar aqui.
Já fiz algumas vezes, mas é melhor com o equipamento na mão.
Boa noite!

Marcelopi
27/05/2013, 06:49
Oi Barbosa e Marcelo,
Estou sem nenhum GPS aqui comigo, mas amanhã vou fazer um passo a passo e postar aqui.
Já fiz algumas vezes, mas é melhor com o equipamento na mão.
Boa noite!

Claudio,

Muito legal !!! Estou aguardando.

Obrigado

ClaudioViana
04/06/2013, 22:48
Claudio,

Muito legal !!! Estou aguardando.

Obrigado

Como passar uma imagem de satélite do Google, ou outra imagem qualquer (jpeg) , para o seu GPS

Primeiro, obviamente, o GPS tem que ser compatível com esse recurso, Montana, GPSMAP 62 series, GPSMAP 78 series, eTrex 20 e 30, Oregon, Edge 800 são opções que funcionam.

Passo 1 – Salvar a imagem JPEG.
Se você tem um mapa em papel, passe no scanner e salve em seu computador como JPEG.

Se vai tirar a imagem do Google Earth, abra o Google Earth e aproxime a imagem que você quer na tela. Entre no menu Arquivo -> Salvar -> Salvar Imagem. Vai abrir uma janela, ali escolha o local e o nome para a imagem e salve.

Passo 2 – Fazer a superposição da imagem do mapa
Você vai ter que georeferenciar essa imagem e para isso vamos usar o Google™ Earth.

Localize no Google Earth o local de onde você tirou a imagem que vamos usar.
Na barra de menu, clique em Adicionar > Sobreposição de Imagem. Vai abrir uma janela grande.
Dê um nome para a Imagem no primeiro campo da janela;
No Segundo campo você tem que mostrar onde está salva sua Imagem no computador: Clique em Navegar, procure e escolha o arquivo de Imagem e clique Abrir.
O Google Earth vai abrir o arquivo e ele vai ficar em cima da imagem maior com umas barras verdes.

Passo 3 - Ajustar a Imagem

Agora você vai ter que colocar essa imagem exatamente em cima do local no Google Earth que ela pertence.
Para facilitar use a barra de Transparência entre 50% e 70% para ajustar a imagem em cima da outra.
Comece em um canto colocado o cursor em cima dele e apertando o mouse.
Mova as marcas verdes para ajustar os cantos, pontas, centro e rotação da imagem JPEG, você tem que colocar uma exatamente em cima da outra.
Uma vez acertada volte a transparência para 100%.
Selecione, na Janela da Superposição da Imagem na aba de altitude o campo Ordem Do Traçado, um número. Abaixo de 50 a imagem aparecerá abaixo do mapa, acima de 50 aparecerá acima do map. (teste as opções para ver a mais adequada a seu gosto)
Clique ok para salvar sua Imagem.

Ela vai aparecer na esquerda da tela do mapa GoogleEarth.

Passo 4 – Gravar a imagem no GPS
Conecte seu GPS no computador.
No Google Earth, sua imagem deve estar aparecendo a esquerda da tela de mapa com aquele nome que você deu lá em cima.
Clique com o botão direito do mouse em cima dela e escolha a opção Salvar Lugar Como.
Salve a Imagem no Seu Garmin, dentro da pasta Garmin, na pasta CustomMaps.
Salve no formato KMZ.
Ejete o GPS.
Visualize a imagem no Mapa do seu GPS.
Para desativar a Imagem vá em configurações de Mapa e no Seleção de Mapas desabilite a Imagem.
Espero que tenha sido fácil!!!

Camilo JR
01/08/2013, 08:49
Eu uso ja a algum tempo o 60Csx ... ótimo GPS, mas pra digitar algo nele e sofrivel, sem contar q a tela é pequena..

Estava a tempos de olho num 620 map.. agora tem um 640 map ..

Mas ontem olhando preço dos 620 descobri esse montana e vim pesquisar aqui no forum. Ja li todo o topico, mas tenho um duvida.

ele tem tds funcoes que tem no 620 map ? ou no 60Csx ??

É facil digitar um endereço nele ? tamanho da tela é suficiente ?

Grato.

GPBarbosa
01/08/2013, 23:50
Eu uso ja a algum tempo o 60Csx ... ótimo GPS, mas pra digitar algo nele e sofrivel, sem contar q a tela é pequena..

Estava a tempos de olho num 620 map.. agora tem um 640 map ..

Mas ontem olhando preço dos 620 descobri esse montana e vim pesquisar aqui no forum. Ja li todo o topico, mas tenho um duvida.

ele tem tds funcoes que tem no 620 map ? ou no 60Csx ??

É facil digitar um endereço nele ? tamanho da tela é suficiente ?

Grato.
Ñ conheço os modelos q vc falou... Mas quanto ao 650t sim é tranquilo de digitar e a tela tem um bom tamanho, até qdo o meu chegou eu achei até ele maior do q imaginava.

ele ñ é fácil fácil de usar é meio chato, mas acostuma

Camilo JR
05/08/2013, 15:41
Ñ conheço os modelos q vc falou... Mas quanto ao 650t sim é tranquilo de digitar e a tela tem um bom tamanho, até qdo o meu chegou eu achei até ele maior do q imaginava.

ele ñ é fácil fácil de usar é meio chato, mas acostuma

Obrigado Barbosa... quanto as funcoes, pelo q andei lendo, acho q faz tudo sim.. e se é tranquilo pra digitar, é o gps certo.. heheh

abraços

ClaudioViana
05/08/2013, 18:54
Obrigado Barbosa... quanto as funcoes, pelo q andei lendo, acho q faz tudo sim.. e se é tranquilo pra digitar, é o gps certo.. heheh

abraços

Oi Camilo,
O GPSMAP 620 ou 640, são iguais, é um equipamento muito legal, mas ele é automotivo ou náutico, só. Não tem todas as possibilidades de configuração que um Montana tem, e é bem maior, ou seja, pouco portátil. O Montana é mais polivalente e serve para trilha, caminhadas, bicicleta, carro, moto, barco,...
Se for comprar o Montana, não esquece do suporte veicular que é separado. Ele só fala as instruções de navegação com o suporte ligado.
Abraço,

Claudio

Camilo JR
09/09/2013, 11:21
Acabei de comprar o 650. Que baita GPS. recomendo a todos q estao com duvidas.

abraços

lucasaboboreira
08/11/2013, 12:43
Galera reanimando o tópico. Consegui instalar o mapa tracksource, estou tendo dificuldades apenas com os POIs, não encontro essa pasta na raiz garmin, nem mesmo na pasta garmin. Dessa forma, estou na dúvida se simplesmente arrasto os pois para a raiz ou abro uma pasta especifica dentro da pasta garmin direto na aparelho. E aí sugestões?

Dinho_BH
08/11/2013, 13:15
Lucas,

Quando fui instalar a pasta Poi no meu GPS, acabei "copiando e colando" a pasta em vários lugares: na raiz do SD, na pasta Garmin, na pasta mapas (ou maps)... rsrsrs... enfim: funcionou... só não sei de qual destas pastas o GPS lê as informações...

Abraços.

lucasaboboreira
08/11/2013, 15:33
Lucas,

Quando fui instalar a pasta Poi no meu GPS, acabei "copiando e colando" a pasta em vários lugares: na raiz do SD, na pasta Garmin, na pasta mapas (ou maps)... rsrsrs... enfim: funcionou... só não sei de qual destas pastas o GPS lê as informações...

Abraços.

Valeu pela dica Dinho, vou tentar fazer o mesmo. Outra dúvida é que a extensão desses arquivos POIS são .gpi Lá no tracksource, mas pesquisando na internet vejo que todos comentam acerca de extensões .gpx

tilapia
08/11/2013, 17:53
Vocês não utilizam o Mapinstal da Garmin? Porque quando seleciona o mapa do tracksource pelo Mapinstal, vai tudo junto Pois, radares, mapas,... É super fácil de utilizar.Este programa vem junto quando se baixa o Basecamp.

RodrigoMarcio
19/02/2014, 11:35
Pessoal, seu que o tópico anda parado, mas vou arriscar uma perguntinha:

Vale a pena pagar R$ 110 a mais pela câmera do 650 em vez do 600 ?

jairengracia
19/02/2014, 11:43
Bom dia amigos! Estou acompanhando este tópico há algum tempo pois o montana é meu sonho de consumo, mas acabei de me mudar de cidade e de emprego e estou com o orçamento comprometido. Alguém saberia me indicar outro modelo mais barato que possa ser usado nas trilhas e como roteador na cidade, assim como o montana?

tilapia
19/02/2014, 20:37
Você pode utilizar o Dakota 20 ou o Oregon,

São aparelhos com as mesmas funções.

jairengracia
20/02/2014, 09:05
Obrigado pelas dicas tilapia. Aproveitando a oportunidade, se puder esclarecer minha ignorância, esses GPSs tem ou aceitam navegador para estradas e cidades (tipo tracksource) como os Nuvii, com nome de ruas, radares, etc?

Obrigado

Você pode utilizar o Dakota 20 ou o Oregon,

São aparelhos com as mesmas funções.

tilapia
20/02/2014, 20:14
Sim, aceitam mapas tipo Tracsource, Mapear, etc,

Tem também a função de navegação.

Tenho um Dakota 20, a alguns anos, e recomendo. Ja fiz várias viagens apenas utilizando ele.

Mas uso principalmente no MTB, e posso garantir que é super resistente.

ecoperegrino
14/03/2014, 21:24
Não gosto da tela do Oregon. Pouco sensível ao toque de dedo. Tela com pouco contraste em ambiente externo

Scarabelli
26/03/2014, 09:15
Amigos, bom dia.

Adquiri um montana 650 há algum tempo, a cada dia descubro novas possibilidades nele. GPS fantástico !

Mas estou com uma dúvida e não encontro solução. Tenho apenas os mapas do projeto tracksource instalado no montana. Gostaria que ele trabalhasse como um NUVI, com o horizonte mais baixo, tipo uma visão mais baixa, mais próxima da realidade de um motorista. Hoje, mesmo colocando na função NUVI que vem nele a visão que eu tenho é aquela bem vertical, como de um satélite, totalmente de cima. Gostaria que ela fosse um pouco mais inclinada como são nos NUVIS.

Valeu. Abraços !!!!

sebastiao colombi
10/10/2014, 12:42
Resumindo qual o modelo para off road....eu tenho o nuvi 1410 mas ja me falaram que nao serve entao... vamos atras de outro eu quero um gps que de para pegar as trilhas que se encontra gravada no wikiloc... e transferir para o gps alguem sabe me dizer fico no aguardo

valeu abraços

titanium
13/10/2014, 23:53
Olá pessoal!

Desculpem a intromissão no tópico da Garmin, mas gostaria de compartilhar minha experiência recente com GPS...

Há 1 ano venho utilizando o tablet como GPS.
Analisei e achei melhor comprar um iPad ao invés de investir em um GPS Garmin.

PARA O USO que EU faço, foi um Custo x Benefício mais interessante, pois o iPad tem ótima bateria, display maior, touch fantástico e boa capacidade de armazenamento.... além, é claro, de bom poder de processamento e me permitir utilizar de outras maneiras...

Bom, considerando que o iPad com 3G tem sensor SiRF Star IV, ou seja, o mesmo de alguns modelos Garmin, a precisão de ambos é parecida.

CLARO que um Garmin é extremamente resistente e aguenta situações mais duras que um tablet... mas para as trilhas que tenho feito de 4x4 já está ótimo!

Utilizo 2 software:
- MotionX GPS HD. Nele consigo gravar Tracks, importar os Tracks que planejo no Google Earth, fazer download de mapa de terreno (me mostra rios, estradas e relevos) para uso offline (download por região).
- Navitel: Nele consigo carregar Mapas tracksource.

O problema de usar mapas tracksource é que não sei como colocar imagem de fundo (georeferenciada)... aí fica ruim quando o assunto é Levantamento de trilha..

Mas o mapa tracksource é fantástico pois tem vias que não tenho no MotionX GPS E, além disso, tem vários POIs mapeados...

Enfim, com esses dois Apps carregados no meu iPad, eu tenho me virado superbem no planejamento de trilhas e viagens.. além, é claro, de conseguir andar em cidades.

Para ficar perfeito, preciso arranjar um Suporte de iPad para painel da Band.

....

Será que alguém poderia ajudar numa análise de Custo x Benefício entre essa abordagem e as possibilidades que eu teria se fosse usar a plataforma Garmin?????

Num GPS garmin, ao carregar um mapa, eu tenho imagem do relevo de fundo? Ou uma foto via satélite já carregada por default?

Obrigado pela atenção e desculpem desvirtuar um pouco o tópico!

Abraços

abreu
16/11/2014, 20:47
Amigos, bom dia.

Adquiri um montana 650 há algum tempo, a cada dia descubro novas possibilidades nele. GPS fantástico !

Mas estou com uma dúvida e não encontro solução. Tenho apenas os mapas do projeto tracksource instalado no montana. Gostaria que ele trabalhasse como um NUVI, com o horizonte mais baixo, tipo uma visão mais baixa, mais próxima da realidade de um motorista. Hoje, mesmo colocando na função NUVI que vem nele a visão que eu tenho é aquela bem vertical, como de um satélite, totalmente de cima. Gostaria que ela fosse um pouco mais inclinada como são nos NUVIS.

Valeu. Abraços !!!!

Sofri para achar essa função também, mas é fácil!
Vá em Mapas - Orientação - E mude para "Automotivo" (o seu deve estar com Norte para cima ou algo do tipo)

Abraços.

abreu
16/11/2014, 20:47
Alguém já conseguiu inserir a tábua de marés no Montana?

Eu consegui inserir a dos EUA, mas não achei nada do Brasil =(

Abraços.

Scarabelli
27/11/2014, 11:09
Sofri para achar essa função também, mas é fácil!
Vá em Mapas - Orientação - E mude para "Automotivo" (o seu deve estar com Norte para cima ou algo do tipo)

Abraços.

Valeu Abreu ! De tanto fuçar eu acabei descobrindo . kkkkkk

GPBarbosa
28/01/2015, 04:01
Pessoal,

Alguém conseguiu utilizar o basecamp com o mapa da tracksource como mapa detalhado?
Eu consigo utilizar o mapa tracksouce no GPS mas não no basecamp...

ecoperegrino
28/01/2015, 12:03
Alguém testou o Monterra? Tem mais funções que o Montana, mas parece menos prático para trânsito urbano. Demora para carregar. Para quem estaciona e tira o aparelho para esconder e depois recoloca de novo , acaba atrapalhando pela demora

Walter da Camper
28/01/2015, 12:58
Eu utilizo um Garmin 62 que atende perfeitamente minhas necessidades no off-road, exceto pela tela pequena.
Estava pensando em comprar um Montana ou Monterra apenas para ter uma melhor visualização dos mapas na tela maior, mas diante do alto preço apenas pelo benefício do tamanho de tela, comecei a fazer testes com um tablet Samsung Galaxy 3 (o mais barato com GPS) e o App OruxMaps que aceita mapa do Tracksource. Vou levar para a Canastra no carnaval e se der certo eu relato aqui depois. No Atacama eu usei um smartphone com esse app em conjunto com o Garmin 62, cada um com um mapa diferente (Proyecto Mapear e Viajeros) e ajudou bastante na navegação, encontrei todos os pontos e rotas que precisei no deserto.

Quanto a visualizar as imagens de satélite no GPS para saber até onde vai uma trilha, eu assinei aquele serviço ByrdsEye da Garmin por 30 doletas/ano e vale muito à pena. Basta escolher uma área no BaseCamp e baixar a imagem de fundo. Há 3 opções de qualidade das fotos e na maior delas a definição é melhor que o Google Earth, mas ocupa muito espaço na memória (o 62 não tem slot para cartão). Ainda não testei se as imagens ByrdsEye funcionam nos GPS android.

Olá pessoal!

Desculpem a intromissão no tópico da Garmin, mas gostaria de compartilhar minha experiência recente com GPS...

Há 1 ano venho utilizando o tablet como GPS.
Analisei e achei melhor comprar um iPad ao invés de investir em um GPS Garmin.

PARA O USO que EU faço, foi um Custo x Benefício mais interessante, pois o iPad tem ótima bateria, display maior, touch fantástico e boa capacidade de armazenamento.... além, é claro, de bom poder de processamento e me permitir utilizar de outras maneiras...

Bom, considerando que o iPad com 3G tem sensor SiRF Star IV, ou seja, o mesmo de alguns modelos Garmin, a precisão de ambos é parecida.

CLARO que um Garmin é extremamente resistente e aguenta situações mais duras que um tablet... mas para as trilhas que tenho feito de 4x4 já está ótimo!

Utilizo 2 software:
- MotionX GPS HD. Nele consigo gravar Tracks, importar os Tracks que planejo no Google Earth, fazer download de mapa de terreno (me mostra rios, estradas e relevos) para uso offline (download por região).
- Navitel: Nele consigo carregar Mapas tracksource.

O problema de usar mapas tracksource é que não sei como colocar imagem de fundo (georeferenciada)... aí fica ruim quando o assunto é Levantamento de trilha..

Mas o mapa tracksource é fantástico pois tem vias que não tenho no MotionX GPS E, além disso, tem vários POIs mapeados...

Enfim, com esses dois Apps carregados no meu iPad, eu tenho me virado superbem no planejamento de trilhas e viagens.. além, é claro, de conseguir andar em cidades.

Para ficar perfeito, preciso arranjar um Suporte de iPad para painel da Band.

....

Será que alguém poderia ajudar numa análise de Custo x Benefício entre essa abordagem e as possibilidades que eu teria se fosse usar a plataforma Garmin?????

Num GPS garmin, ao carregar um mapa, eu tenho imagem do relevo de fundo? Ou uma foto via satélite já carregada por default?

Obrigado pela atenção e desculpem desvirtuar um pouco o tópico!

Abraços

agricio
28/01/2015, 13:44
Bom dia amigos.
Estou indo para a Bolivia em Junho.
Vou até o Uyuni e do Uyuni para San Pedro do Atacama.
Alguém já passou por lá?
Qual mapa posso utilizar para atravessar o salar até a fronteira com o Chile?
Uso um montana 650.

Walter da Camper
28/01/2015, 14:39
No Chile e Argentina tem o Proyectomapear que é semelhante ao Tracksource e muito bom para traçar rotas. Tem também o Viajeros Mapas, mas esse não é roteável, ou seja, não dá pra traçar rotas com ele, por isso ele só serve para consulta, mas em compensação é detalhadíssimo em relação a trilhas 4x4 e pontos de interesse (lagoas, dunas, picos...).
Acho que ambos também cobrem a Bolívia, mas é melhor confirmar.
O ideal é instalar o Proyectomapear no Montana para traçar e gravar rotas e o Viajeros num smartphone com o app OruxMaps para achar os pontos de interesse.

Com esses 2 mapas, encontrei sozinho vários pontos que disseram que só poderiam ser acessados com a ajuda de guia local.

Danielmjr
28/01/2015, 20:01
Mapas nunca são demais. Usei na Bolívia o bolirut (www.bolirut.com), e também tem vários detalhes, nomes de picos, lagunas e cerros. Caso leve apenas um aparelho eletrônico para ver os mapas, melhor arrumar um bom mapa de papel. Se levar mais de um eletrônico, instale todos os mapas em todos os aparelhos.Fui na viagem com o Walter e lá saindo das estradas consolidadas o negócio não é brinquedo não.

francisco_bike
03/02/2015, 16:33
Eu utilizo um Garmin 62 que atende perfeitamente minhas necessidades no off-road, exceto pela tela pequena.
Estava pensando em comprar um Montana ou Monterra apenas para ter uma melhor visualização dos mapas na tela maior, mas diante do alto preço apenas pelo benefício do tamanho de tela, comecei a fazer testes com um tablet Samsung Galaxy 3 (o mais barato com GPS) e o App OruxMaps que aceita mapa do Tracksource. Vou levar para a Canastra no carnaval e se der certo eu relato aqui depois. No Atacama eu usei um smartphone com esse app em conjunto com o Garmin 62, cada um com um mapa diferente (Proyecto Mapear e Viajeros) e ajudou bastante na navegação, encontrei todos os pontos e rotas que precisei no deserto.

Quanto a visualizar as imagens de satélite no GPS para saber até onde vai uma trilha, eu assinei aquele serviço ByrdsEye da Garmin por 30 doletas/ano e vale muito à pena. Basta escolher uma área no BaseCamp e baixar a imagem de fundo. Há 3 opções de qualidade das fotos e na maior delas a definição é melhor que o Google Earth, mas ocupa muito espaço na memória (o 62 não tem slot para cartão). Ainda não testei se as imagens ByrdsEye funcionam nos GPS android.

Walter, eu queria comprar o montana por causa da autonomia da bateria e para ser usado em trilhas de bike. Qual seria autonomia da bateria do tablet?

francisco_bike
03/02/2015, 16:40
O preço neste site, de um montana está mais caro que comprar aqui no Brasil na Ricardo Eletro.

francisco_bike
03/02/2015, 16:43
Me referia ao preço deste site.

Segue:

Walter da Camper
03/02/2015, 16:54
Ainda não testei o tablet no campo. Vou testar nesse Carnaval na Serra da Canastra-MG. Se for igual ao Smartphone Galaxy dá para navegar o dia inteiro, acendendo a tela a cada 10~15 minutos para verificar a rota.

Walter, eu queria comprar o montana por causa da autonomia da bateria e para ser usado em trilhas de bike. Qual seria autonomia da bateria do tablet?

GPBarbosa
03/02/2015, 21:09
Me referia ao preço deste site.
Qdo comprei foi o preço mais baixo q encontrei.

phcbranco
05/02/2015, 17:28
Prezados, gostaria de saber se já há algum substituto para o Montana ou ainda continua sendo o melhor com suas características. Grato.

GPBarbosa
05/02/2015, 18:31
acho q o último lançamento é o tal do monterra;
http://sites.garmin.com/en-US/monterra/geocacher/

phcbranco
05/02/2015, 23:29
acho q o último lançamento é o tal do monterra;
http://sites.garmin.com/en-US/monterra/geocacher/ Verdade; dei uma olhada, mas parece que tem uma pegada mais de Tablet.

GPBarbosa
05/02/2015, 23:59
Eu tenho o montana...
Acho ele bacana, mas esperava mais.

É super preciso para gravação de trilha. Tanto é q diversas provas de rali de regularidade são montadas com ele.

Para navegação na cidade é um lixo e o waze da de 10x0. Em viagem na estrada eu, as vezes, ele junto com o waze como computador de bordo.

phcbranco
08/02/2015, 05:34
Eu tenho o montana...
Acho ele bacana, mas esperava mais.

É super preciso para gravação de trilha. Tanto é q diversas provas de rali de regularidade são montadas com ele.

Para navegação na cidade é um lixo e o waze da de 10x0. Em viagem na estrada eu, as vezes, ele junto com o waze como computador de bordo.
Eu tenho usado o App brazil da tom tom; gosto dele. Funciona off-line.

LuizCabral
04/07/2015, 18:17
Galera, estou querendo um GPS para trilhas de carro, trilhas a pé, bicicleta e eventualmente uso em cidades.

Vi o montana e o monterra.

Alguem poderia me falar a diferença entre os dois? Qual é o melhor custo x beneficio?

Abraços!

ecoperegrino
04/07/2015, 19:01
Sem dúvidas o melhor custo benificio é o Montana 650.
O monterra demora muito para inicializar e encerrar o que torna aborrecido seu uso no carro, trânsito, estacionamento
Tudo que faz com o Monterra, você faz com um Monrana 650 co notebook do lado.

LuizCabral
04/07/2015, 19:26
Entendi. O monterra é quase um "smartphone" ne?

Realmente quero algo que eu possa usar nas minhas trilhas de 4x4 e a pé. Eventualmente posso usar na estrada e cidade também.

E esse recurso GLONASS? o que é?

agricio
06/07/2015, 08:46
Entendi. O monterra é quase um "smartphone" ne?

Realmente quero algo que eu possa usar nas minhas trilhas de 4x4 e a pé. Eventualmente posso usar na estrada e cidade também.

E esse recurso GLONASS? o que é?

Bom dia pessoal.
Comprei o garmin montana 650 para usar em expedições pela américa do sul e trilhas pela Amazonia.
Nesse ano no mes de maio fomos para Peru, Bolivia, chile e argentina.
O montana, com os mapas atualizados pelo representante da Garmin no Brasil, não encontrava as cidades onde um gps inferior encontrava facilmente.
Em muitos locais, mesmo encontrando as rotas ele perdia ou fazia um calculo totalmente ireal.
No peru e na bolivia simplesmente não funcionou e no brasil perdia a rota e desligava sozinho.
Estava carregado com os mapas do sul da américa, peru, TRC e mapear.
Todos atualizados.
Paguei mais de R$ 2.000,00. Creio que esse vai para a conta dos prejuizos.

Walter da Camper
06/07/2015, 10:00
Isso deve ser defeito do aparelho.
Fui para a Argentina e Chile utilizando apenas mapas gratuitos (MapeAr e Viajeros) com um Garmin bem inferior (62) e funcionou perfeitamente.
Se comprou com garantia, exija troca ou conserto.

Bom dia pessoal.
Comprei o garmin montana 650 para usar em expedições pela américa do sul e trilhas pela Amazonia.
Nesse ano no mes de maio fomos para Peru, Bolivia, chile e argentina.
O montana, com os mapas atualizados pelo representante da Garmin no Brasil, não encontrava as cidades onde um gps inferior encontrava facilmente.
Em muitos locais, mesmo encontrando as rotas ele perdia ou fazia um calculo totalmente ireal.
No peru e na bolivia simplesmente não funcionou e no brasil perdia a rota e desligava sozinho.
Estava carregado com os mapas do sul da américa, peru, TRC e mapear.
Todos atualizados.
Paguei mais de R$ 2.000,00. Creio que esse vai para a conta dos prejuizos.

agricio
06/07/2015, 13:59
Sim.
Por sorte eu tinha outro GPS que funcionou bem com os mesmos mapas.
Quanto a garantia já acabou.
O pior que desde quando eu comprei ele apresentou esses defeitos, embora em menor proporção.
E o vendedor nem cogitou uma substituição, mesmo eu informando o problema.

Isso deve ser defeito do aparelho.
Fui para a Argentina e Chile utilizando apenas mapas gratuitos (MapeAr e Viajeros) com um Garmin bem inferior (62) e funcionou perfeitamente.
Se comprou com garantia, exija troca ou conserto.

Walter da Camper
06/07/2015, 16:31
Antes de contabilizar no "fundo perdido" eu tentaria uma atualização/reinstalação de firmware e, se não funcionar, um orçamento em assistência técnica (pode dar sorte do defeito estar num componente substituível, tipo antena...).
É um aparelho muito caro para simplesmente deixar quieto.

Boa sorte.

Sim.
Por sorte eu tinha outro GPS que funcionou bem com os mesmos mapas.
Quanto a garantia já acabou.
O pior que desde quando eu comprei ele apresentou esses defeitos, embora em menor proporção.
E o vendedor nem cogitou uma substituição, mesmo eu informando o problema.

agricio
06/07/2015, 16:59
Problema que aqui em Manaus-AM, não tem assistência técnica para GPS.

Antes de contabilizar no "fundo perdido" eu tentaria uma atualização/reinstalação de firmware e, se não funcionar, um orçamento em assistência técnica (pode dar sorte do defeito estar num componente substituível, tipo antena...).
É um aparelho muito caro para simplesmente deixar quieto.

Boa sorte.

agricio
05/09/2015, 08:05
Bom dia pessoal.
Alguém pode indicar um GPS garmin com bom custo beneficio.

malobra
03/11/2015, 18:34
Mapas EUA

Pessoal, alguém sabe dizer se há mapas gratuitos (como TRC, Mapear...) para as rodovias e caminhos offroad nos EUA? De preferência, algo compatível com o Montana ou 276C.

Obrigado,

Mirim
16/04/2016, 15:53
Mapas EUA

Pessoal, alguém sabe dizer se há mapas gratuitos (como TRC, Mapear...) para as rodovias e caminhos offroad nos EUA? De preferência, algo compatível com o Montana ou 276C.

Obrigado,

Também estou em busca de mapas como Venezuela até alaska onde pretendo chegar rodando.

adrianoquatro
13/05/2016, 01:10
Tive o Montana e agora estou com o Monterra. Na cidade, o Monterra se vira melhor, pois pega também os satélites Glonass.

Ademar Ferracioli
13/05/2016, 15:51
ja usei o city navigator north america nos EUA, em um GPS 276 c , e deu certo, ja deve ter atualização deste ano e gratuito,
no site do tracksouce bem no final da pagina tem uns links para mapas da América do sul, gratuitos tambem

agricio
06/10/2017, 11:06
Bom dia amigos.
Alguém pode indicar uma assistência técnica confiável para o garmin montana 650 ?????