Conectar

Ver Versão Completa : Como tirar este tambor de freios?

Edison - Mp3
30/09/2011, 21:40
Boa noite pessoal. Surgiu uma grande dúvida na hora da manutenção das sapatas de freio do Skoll: como sacar este tambor (campana) de freios. Me parece que ela sai sem retirar o cubo, mas não saiu mesmo. Outra coisa, parece que os prisioneiros da roda são no tambor. Agradeço a ajuda dos mestes.

antonio umino
30/09/2011, 22:15
Esta campana (tambor de freio), é do modelo que tem que sacar o cubo para poder dar manutenção no sistema de freios.
O modelo que sai sem tirar o cubo é os fabricados a partir de 1965.
Ok. um abraço.

antonio umino

Kim
30/09/2011, 22:47
Caro Edison!

01 - retirar a tampa do centro do cubo (copinho)
02 - retirar cupilha
03 - soltar a porca (não retirar)
04 - com duas alavancas, calçadas entre a campana e o espelho, forçar, e bater levemente na ponta do eixo para descolar/destravar o cubo do eixo.
05 - não conseguiu, normal, muitas vezes cola.
06 - ir na oficina e pegar um saca cubo

pronto!

Abraços.

Kim.

Leonardo Raffi
30/09/2011, 22:50
Tive uma Rural que só saiu com este saca tudo (extrator) mas quando partiu ao meio...he..he..he......acontece...

Edison - Mp3
30/09/2011, 22:52
Ok pessoal, como sempre pronta ajuda e respostas diretas. Vou tentar, depois reporto se consgui sozinho.
Obrigado e Abrs

dsamaz
30/09/2011, 23:37
O meu é 63 e não foi necessário retirar os cubos.

Será que o eixo já foi trocado por algum dono anterior?

Daniel

Esta campana (tambor de freio), é do modelo que tem que sacar o cubo para poder dar manutenção no sistema de freios.
O modelo que sai sem tirar o cubo é os fabricados a partir de 1965.
Ok. um abraço.

antonio umino

vladimirsilva
30/09/2011, 23:52
Saudações Edson, vou relatar como removi: primeiro o tambor girava livre, mas não saia de forma alguma. Tentei aquecer com maçarico, serrei a extremidade do cubo para remover a chaveta (fizeram-na muito justa e praticamente ela engripou o cubo). Depois usei um saca-polia de 12", coloquei de uma forma que as garras puxariam o tambor com cubo e tudo, resultado quebrei parte da borda do tambor. Só consegui, graça a Deus, quando comprei um saca-polia hidraúlico de 3 garras. Encaixei as pontas das garras nas frestas do tambor, meu irmão foi acionando a alavanca e... POW! O cubo voou, quase atingindo a perna direita dele. Agora comprei dois cubos novos, mas que ficarão por dentro dos tambores, ou seja, quando precisar novamente de inspecionar ou até conserta os elementos dos freios, bastará remover somente os tambores.

edgar
01/10/2011, 19:07
bão, eu tinha um sacador, que ja vendi, que era uma coisa fundamentada no desenho do sacador que tem no manual do mecanico. A ideia é puxar pelos parafusos e não pelas bordas ! Minha impressão era que puxando pelas bordas, o cubo torce todo e espreme a ponta de eixo e gruda cada vez mais.
Realmente este sistema é muuuito ruim, só para revisar o freio dá um trabalho desgraçado, muita chance de dar alguma desgraça, cada vez que desmonta, sempre corre-se o risco de acabar com a rosca da ponta de eixo.
Uma solução de cara é usar uma pasta anti-emperrante a base de cobre que evita que o cubo cole desta maneira na ponta de eixo.
Outra solução é trocar o tipo de cubo e panela de freio como o vladimir falou.

Kim
01/10/2011, 19:35
A ferramenta correta, é um saca cubo, que é fixado nos parafusos de roda.
Coloca as hastes nos parafusos, aperta as porcas, encaixa a ferramenta e traciona.

É específica para esse serviço.

Abraços.

Kim.

vladimirsilva
02/10/2011, 02:38
É isso aí, caras. A ferramenta correta é, realmente, um saca-cubo de 5 furos, mas encontrá-la é muito difícil aqui em Salvador. Os que encontrei, por pesquisa na internet, são muitos caros (nada menor que R$500,00).
Agora que já removi os cubos antigos, posso rebaixar as pontas e soldar uma porca de aço para parafuso 1.1/2", que servirá de saca-cubo oficial na garagem. É uma ideia Edson.

Charles_Curitiba
02/10/2011, 08:17
Ok pessoal, como sempre pronta ajuda e respostas diretas. Vou tentar, depois reporto se consgui sozinho.
Obrigado e Abrs

Fala Edison, eu tenho um sacador vou tirar uma foto e posto hoje pra voce, dá pra voce mandar fazer isso usando aço 1045.

edgar
02/10/2011, 08:25
olha o sacador que eu mandei fazer e usava quando tinha o sistema antigo.

qualquer torneiro faz, o comprimento do tubo é importante para escapar do paralama. A porca é do mesmo tamanho da porca do cubo o que facilita na quantidade de ferramentas. Se me lembro a rosca é de 1 polegada.

a unica medida importante é furaçao da flange que é a mesma do cubo.

Vai muito de ter um torneiro que ainda goste de trabalhar e não seja adepto de terceirizar tudo no CNC....

antonio umino
02/10/2011, 12:08
Será que é possivel, no cubo antigo com a campana por dentro. colocar a campana por fora. da mesma maneira que os modernos???
O cubo antigo tem a saliencia do encosto da campana por dentro e os modernos teem por fora.
Como o cubo antigo sem a campana o parafuso da roda vai afundar mais, não serviria de guia na campana moderna?
ou não vai ter jeito tem que trocar o conjunto cubo e campana pela da moderna
Olhando os cubos são iguais. diferenciando no encaixe da campana por fora e por dentro.
Alguem já colocou a campana moderna no cubo antigo??

minha duvida.
abçs

Kim
02/10/2011, 16:39
Opa Antonio!

Me fez essa pergunta uma vez, e não respondi por não saber.
Mais penso não ser possível pois há diferença na largura da campana.
A que encaixa por traz do prato é mais estreita do que a que usa o prato por dentro.

Mais o ideal, é comparar as duas campanas.

Abraços.

Kim.

Edison - Mp3
02/10/2011, 21:46
Pessoal, não consegui tirar o cubo. Vou providenciar um saca cubo. Ótimo este das fotos,vou apelar pra um torneiro amanhã. Não vou perder pra uma rodinha, eheheh.
Por enquanto ainda não posso postar o estado dos meus freios, mas aproveitei e ja dei uma geral nos dianteiros que são a disco. Bobeia já substituo o trazeiro pra disco tb. Seria uma boa.
Abrs
Edison

Rodrigo Baratti
03/10/2011, 13:49
Use o saca cubo e se prepara para a porrada qdo soltar, tira a canela da frente.

[]'s

Rafaminc
03/10/2011, 15:11
Pior que quando cria ferrugem na guia é foda...
Também é bom passar óleo desengripante algumas horas antes, e se for bater, lembre de ir girando o cubo e bater em vários pontos diferentes usando algum material mais mole para não quebrar a panela, pois ela é de ferro fundido...

Edison - Mp3
19/10/2011, 18:20
Pessoal, depois de muita luta e uma trilha entre o serviço, consegui sacar o cubo com um saca cubo de respeito. Aproveitei pra revisar a outra roda e pra minha surpresa saiu sem fazer força alguma. Ficou apenas uma dúvida na montagem: a chaveta estava cada uma em uma posição, uma com o chanfro pra dentro e outra com o chanfro para fora. Tem influencia a posição? Qual a correta?
Alguem já passou por isso?

chinelao4x4
19/10/2011, 19:37
Pessoal, depois de muita luta e uma trilha entre o serviço, consegui sacar o cubo com um saca cubo de respeito. Aproveitei pra revisar a outra roda e pra minha surpresa saiu sem fazer força alguma. Ficou apenas uma dúvida na montagem: a chaveta estava cada uma em uma posição, uma com o chanfro pra dentro e outra com o chanfro para fora. Tem influencia a posição? Qual a correta?
Alguem já passou por isso?
sim, passei e montei errado, conclusão, trinca no cubo ! a posiçao é parte reta pra baixo o chanfro, que é a parte mais baixa, é pra traz , por isso não saia a sua roda ! aconteceu a mesma coisa, a outra roda estava certa , por isso saio facil, apesar de algumas colarem mesmo assim, porém um marreta e agua, tira com muita paciencia e tempo caso não tenha sacador...
....

rctorrezam
02/04/2013, 23:37
Galera,

Estou com o seguinte problema. A roda traseirade meu willys 75 direita esta travada.
Tentei remover a campana ou panela de freio e não consegui. Teoricamente ela devia sair facilmente. Estou com medo de sentar a porrada e danificar alguma coisa lá dentro.Alguma solução????w

Pablo.pinto2007
03/04/2013, 18:45
Galera,

Estou com o seguinte problema. A roda traseirade meu willys 75 direita esta travada.
Tentei remover a campana ou panela de freio e não consegui. Teoricamente ela devia sair facilmente. Estou com medo de sentar a porrada e danificar alguma coisa lá dentro.Alguma solução????w

Bem, é o seguinte, desde que me entendo de gente e mecho com jeep que vejo e faço isso, retirar campana de freio na porrada... principalmente a sua que deve estar com o cilindro de roda travado aberto, ou deve ter muita incrustação de ferrugem misturado com lama ou coisa do tipo... você deve lambuzar tudo com spray desengripante ou com óleo de freio mesmo, deixa de um dia pro outro de preferência... dá umas porradas com marreta mesmo na direção do semi-eixo, mas sem pegar nele, somente na campana de freio...essas pancadas servem para descolar a ferrugem... não esqueça de livrar também os tarugos de roda (da pancada) e de passar óleo neles também... muitas vezes é ali que trava, uma hora vai descolar!!!

Abraços!

Pablo

Fabbo
05/04/2013, 10:57
Bico de maçarico até vermelhar, depois balde de agua fria em cima... a bicha pula longe, mas pode comprar outra campana e outro cubo

chinelao4x4
05/04/2013, 11:24
pode ser chaveta montada invertida , se for chaveta é claro. , eu tiro na marreta e pedaço de madeira , solta a porca , põe ela de novo até o parafuso ficar rente a porca, e mete a marreta na porca, mais com a madeira pra não estragar , aguá e marretadas, agua e marretadas, até sair, se não sair dentre uns dois a tres dias, rsrsrsr , vai ter que ser no sacador , se não sair maçarico nele e peças novas.

abrçs e boa sorte

Pablo.pinto2007
05/04/2013, 19:53
Quanta judiação heim? Precisa mesmo fazer isso?
Pra mim a pancada sempre resolveu... é claro que cada caso é um caso. Já vi na oficina também um que tem esse semi eixo por fora do cubo dando um trabalho do cão pra sair... mas não levou fogo não... foi muita paciência e óleo de freio, ou desengripante...

Há uma dica que já ouvi falar, mas tentei fazer e não deu certo, porém no meu caso era pra soltar o cubo traseiro cônico, afrouxa-se a porca do semi-eixo e roda com ele assim, uma hora ele solta, bem eu andei por dois dias, se bem que não andei com peso e nem o dia todo, mas a realidade é que não soltou, no caso do amigo sairia o cubo de roda junto com o tambor de freio...

Nessas horas tudo é válido!

PAblo

rctorrezam
05/04/2013, 20:47
Galera,

Valeu pelas sugestões. Saiu na porrada, com ajuda de uma alavanca puxando a campana para fora.
O burrinho de freio estava travado. Troquei o reparo e ficou novo.

Valeu.

teachermarcelocunha
06/09/2015, 10:49
bom galera, estou tendo problemas com meu freio a tambor, por isso compreio o kit a disco traseiro, porém, para instalar o kit tenho que sacar a panela e o cubo traseiro que é chavetado.
Fiquei sabendo que sacadores comuns não aguentam a força, sendo assim, estou pensando em fazer um hidráulico.
pensei em um projetinho e corri na internet para ver se tinha algo como eu imaginei, e encontrei isto aqui, que é a base de minha idéia, usar um macaco hidraulico garrafinha.
vou montar o projeto e depois eu posto algo se der certo.

https://www.youtube.com/watch?v=q11tceAfzuE

marciorank@gmail.com
06/09/2015, 19:38
bom galera, estou tendo problemas com meu freio a tambor, por isso compreio o kit a disco traseiro, porém, para instalar o kit tenho que sacar a panela e o cubo traseiro que é chavetado.
Fiquei sabendo que sacadores comuns não aguentam a força, sendo assim, estou pensando em fazer um hidráulico.
pensei em um projetinho e corri na internet para ver se tinha algo como eu imaginei, e encontrei isto aqui, que é a base de minha idéia, usar um macaco hidraulico garrafinha.
vou montar o projeto e depois eu posto algo se der certo.

https://www.youtube.com/watch?v=q11tceAfzuE

não tenho certeza mas acho que a maioria dos macacos não funcionam deitado

Thiago Rodeghel
06/09/2015, 21:24
não tenho certeza mas acho que a maioria dos macacos não funcionam deitado

Se não estiver vazando, funciona... tbm já fiz algo parecido...

[s]

antonio umino
06/09/2015, 22:29
Tem que ficar com a parte do embolo (alavanca) para baixo....

assim funciona...

abçs

Ian Jeep
07/09/2015, 16:11

assim funciona...

abçs

Tentei uma vez usar o macaco deitado e funcionou, talvez por estar com pouco fluido ou não me atentado a esse detalhes q o Antonio citou.

marciorank@gmail.com
07/09/2015, 20:41

assim funciona...

abçs

pra isto serve o forum, aprendi mais uma hoje Antonio.

Renan Folly
14/02/2016, 22:45
amigos tenho esse eixo que o tambor fica depois do cubo. isso no meu eixo dianteiro da minha f 75. ai a duvida é, quero botar freio a disco, desses q tem no mercado pra vender, serve nesse eixo??

antonio umino
15/02/2016, 07:18
Renan.. acho que não vai ter problema, nesta adaptação do freio a disco.

Tanto o da campana pelo lado de dentro do cubo , como pelo lado de fora. o disco vai ser colocado pelo lado de fora, onde a roda fica apoiada, então agora vai o disco e depois a roda.

O suporte da pinça, em que antes fica o espelho do freio ( onde tem o cilindro de roda e as sapatas do freio), vai ser retirado e colocado o suporte..... Aí quando colocar o suporte entre o munhão e o eixo (manga de eixo). a Pinça vai ter que ser regulado com uns calços para ajustar a pinça no disco. então não tem como não dar certo.. Ok.

Grande abraço....

Renan Folly
18/02/2016, 19:14
Valeu mestre abraço!

vanio jeepeiro
16/05/2017, 21:16
Vou mandar foto do meu saca cubo chavetado, feito por um amigo torneiro mecânico, Tenho esse Jeep 1963 à 14 anos e gosto desse sistema de rolamento de ponta de eixo traseiro chavetado pois não dá problemas , espero ter ajudado.

Jorge Fernando Santana
17/05/2017, 09:00
Bom dia pessoal.Comprei um cj5 62 e tem um tambor de freio dianteiro travado,Como posso destrava-lo?Obrigado desde já.

Jorge Fernando Santana
24/05/2017, 16:16
Comprei um willys 62 q ficou parado,tá com esse problema tbm,só q é a campana dianteira esquerda.Pra q serve aquelas porcas estendidas atrás? Só na porrrada pra soltar?vlw

Sydney66
24/05/2017, 19:43
Jorge boa noite. Quando você fala porca estendida atrás é o eixo traseiro? Pergunto porque você mencionou que o problema é no tambor dianteiro esquerdo? O jeep 62 tem o eixo traseiro chavetado, essa porca é do eixo, que prende também o tambor. Na frente é como os colegas falaram, mas eu prefiro o martelo de borracha, não corre o risco de danificar a peça, coloca spray HD40 e com uma chave de fenda grande e longa forçe um pouco entre o tambor e o prato de freio, sem exagerar, e usa o martelo para ir soltando, não tem mistério.

tuna
25/05/2017, 08:49
Comprei um willys 62 q ficou parado,tá com esse problema tbm,só q é a campana dianteira esquerda.Pra q serve aquelas porcas estendidas atrás? Só na porrrada pra soltar?vlw

Se estiver falando das duas excêntricas atrás do prato servem para regular as lonas de freio, algumas campanas, tem dois parafusos pequenos na face as prendendo no cubo.

[]´s

Sydney66
25/05/2017, 20:08
É tuna, acho que você acertou, ele deve estar falando dessas porcas mesmo e não do eixo traseiro. Boa lembrança essa dos parafusos que prende o tambor, faz tempo que não vejo mais isso, mas existiam sim.
Abs.

tuna
26/05/2017, 11:03
É tuna, acho que você acertou, ele deve estar falando dessas porcas mesmo e não do eixo traseiro. Boa lembrança essa dos parafusos que prende o tambor, faz tempo que não vejo mais isso, mas existiam sim.
Abs.

Verdade, faz tempo que não se vê, quase todo mundo usa discos hj, mas o furo está lá, inclusive no cubo e poderia até ser usado para prender o disco tb.
[]´s

Pawlowytsch
18/08/2019, 22:34
Senhores removi hj os cubos e panelas dianteiras de meu cj5 Willys 64 tudo ok.
Qdo removi as rodas traseiras, surpresa, parafusos soltos, abri as panelas dos dois lados e ex dono soldou os 5 parafusos de cada roda na dita cuja. O que fazer? Comprar panelas novas e parafusos?

Sydney66
19/08/2019, 19:59
Sim;
Provavelmente o antigo dono "espanou" as roscas dos parafusos e resolveu soldar para prender, péssima solução, substitua por novos.
Não adianta tentar recuperar, levaram fogo da solda e muito provavelmente perderam têmpera.

Evilasio Dias Costa
28/03/2020, 15:37
Por favor estou com um problemão, a roda do jeep willys está travada fui retirar o tambor de freio e não consigo soltar uma vez que têm a tração, tenho que tirar o rolamento? Me ajude por favor