Ver Versão Completa : Dúvida sobre o câmbio automático SW4
Pessoal,
Em todos os carros automáticos que já dirigi, quando se está em neutro e se coloca em drive se sente um suave "tranco" que é do engate da 1ª marcha. O "suave" depende de carro para carro e do giro da marcha lenta. E sei que isso é normal. A minha dúvida é que quando estou andando normalmente e freio para parar, em um sinal ou mesmo no transito, quando paro e somente nessa condição, sinto esse suave tranco que falei (notem que não tirei a alavanca do drive) como se o câmbio tivesse engatado a 1ª. Como nunca senti isso em outro carro estou na dúvida se isso é normal ou não. Alguém sabe?
Esqueci de dizer que se eu diminuir a velocidade gradativamente até parar isso não acontece.
Estou com um problema similar na minha v70, quando da um tranco, e fica tremendo.
A minha não treme, é apenas a sensação do engate da 1ª.
a minha Prado tambem faz isso, acredito que sja normal. Tambem fiquei preocupado no comeco mas ate agora ta tudo normal...
Esqueci de dizer que se eu diminuir a velocidade gradativamente até parar isso não acontece. Boa tarde amigo! Vc descobriu se isso era defeito?
Pessoal,
Em todos os carros automáticos que já dirigi, quando se está em neutro e se coloca em drive se sente um suave "tranco" que é do engate da 1ª marcha. O "suave" depende de carro para carro e do giro da marcha lenta. E sei que isso é normal. A minha dúvida é que quando estou andando normalmente e freio para parar, em um sinal ou mesmo no transito, quando paro e somente nessa condição, sinto esse suave tranco que falei (notem que não tirei a alavanca do drive) como se o câmbio tivesse engatado a 1ª. Como nunca senti isso em outro carro estou na dúvida se isso é normal ou não. Alguém sabe?
Provavelmente o óleo está um pouco acima do nível máximo, provocando espuma e falhas.
A minha acontecia isto; chegava a olhar pelo espelho retrovisor, pois achava que tinham dado uma cutucada na traseira do carro.
Fui na oficina, tiraram uns 100 ml's de óleo e ficou perfeito.
Há mais de um ano não dá esses tranquinhos.
Para verificar corretamente o nível, o motor deve estar completamente aquecido e, o carro, nivelado.
Como o carro parado, partindo da posição "D", passe a alavanca pelo N, R, 2, 1, parando em cada posição por 10 segundos.
Depois disto, volte a alavanca para o P ou N. Na vareta de óleo da caixa automática estará escrito em qual dessas duas posições deverá colocá-la.
Aí sim, limpe a vareta e verifique o nível, mantendo o carro ligado.
Óleo em boas condições de uso, deverá estar com a cor entre avermelhado e marrom claro, translúcidos.
Havendo excesso, corrija o nível.
E boa sorte.:concordo:
Ronivon,
Desculpe-me a demora em responder. No meu caso o problema foi grande. O problema não era do cambio.Tive que trocar o miolo do diferencial. A folga que ele tinha é que dava a sensação que eu descrevi. Como o esse era o único problema do carro, agora com 80.000km, resolvi não usar usado ou recondicionado como me sugeriram. Comprei novo e agora tenho um SW4 quase zero.:wink:
EddieRoque
03/12/2012, 22:07
Amigos, tenho duvidas se quando paro no transito devo colocar a alavanca do cambio em N ou deixo em D mesmo?
abrçs..
Eddie.
Amigos, tenho duvidas se quando paro no transito devo colocar a alavanca do cambio em N ou deixo em D mesmo?
abrçs..
Eddie.
Pé no freio e só.:concordo:
EddieRoque
04/12/2012, 08:05
Obrigado! Glaicon
Ronivon,
Desculpe-me a demora em responder. No meu caso o problema foi grande. O problema não era do cambio.Tive que trocar o miolo do diferencial. A folga que ele tinha é que dava a sensação que eu descrevi. Como o esse era o único problema do carro, agora com 80.000km, resolvi não usar usado ou recondicionado como me sugeriram. Comprei novo e agora tenho um SW4 quase zero.:wink:
Da minha SW4 era a cruzeta, foi trocada e acabou o problema.
halls.ramos
01/01/2013, 13:28
[QUOTE=LzF;1537422]Pessoal,
Em todos os carros automáticos que já dirigi, quando se está em neutro e se coloca em drive se sente um suave "tranco" que é do engate da 1ª marcha. O "suave" depende de carro para carro e do giro da marcha lenta. E sei que isso é normal. A minha dúvida é que quando estou andando normalmente e freio para parar, em um sinal ou mesmo no transito, quando paro e somente nessa condição, sinto esse suave tranco que falei (notem que não tirei a alavanca do drive) como se o câmbio tivesse engatado a 1ª. Como nunca senti isso em outro carro estou na dúvida se isso é normal ou não. Alguém sabe?[
Olá LzF, então,esse tranco que você sente é normal nessa situação, quando você faz uma parada brusca provavelmente o carro sai de quarta ou terceira marcha para primeira, ocorrendo esse possivel tranco, que seria pelo fato da redução de marcha em curto periodo de tempo ou espaço, você pode perceber que quando reduzindo a velocidade lentamente não acontece.
Mas nós sabemos que os cambios automáticos mais modernos tem uma memória, que quando ele memoriza por muito tempo esses trancos, a memoria acaba aceitando como fato "normal", mas sabemos que não é!
Para isso terá que resetar a memória do cambio, na Hilux eu não sei, pois a minha é mecânica, mas em outros carros que já tive como C4 Pallas e New Civic eu resetava o cambio periodicamente, você sente a diferença na hora, as trocas ficam bem mais macias.O procedimento nos outros carros que tive éra simples, eu mesmo fazia rapidamente. Pesquise no forum, pois alguem terá essa informação. Abraço
abrçs..
Eddie.
Estou interessado numa SW4 diesel, mas recentemente ``descobri`` as automaticas a gasolina. O que vcs podem dizer sobre esses carros? Meu interesse seria nas de 2000 a 2002 e V6.
Grato a todos.
aquadros10
16/01/2013, 00:13
Amigos, comprei há um mês uma SW4 SRV 2006. Como é o meu primeiro carro automático (desculpem minha ignorância no assunto), tenho as seguintes dúvidas:
1 - Com o carro parado, é normal ao colocarmos em D ou R o mesmo partir, mesmo sem pisarmos no acelerador?
2 - Desde que eu peguei o carro (há um mês), o mesmo já "morreu" duas vezes (quando eu estava parado no trânsito na posição D). É normal ou indicativo de problema (qual)?
Agradeço antecipadamente a atenção.
Anderson.
Amigos, comprei há um mês uma SW4 SRV 2006. Como é o meu primeiro carro automático (desculpem minha ignorância no assunto), tenho as seguintes dúvidas:
1 - Com o carro parado, é normal ao colocarmos em D ou R o mesmo partir, mesmo sem pisarmos no acelerador?
2 - Desde que eu peguei o carro (há um mês), o mesmo já "morreu" duas vezes (quando eu estava parado no trânsito na posição D). É normal ou indicativo de problema (qual)?
Anderson.
Com o motor em marcha lenta e câmbio em D ou R, o carro se movimentará, com certeza, mesmo que devagar.
Isto está correto. Por isso, sempre com o pé no freio.
Quanto ao apagar em D, isto está incorreto. Todavia, não sei indicar o problema.
Deixemos para os próximos.:concordo:
Micharia
17/01/2013, 13:40
Ola amigos,
como moro numa cidade maravilhosa, mas um tanto perigosa, desenvolvi o costume de SEMPRE colocar no N quando paro no semáforo...isso de tanto ler casos de motoristas que se assustaram no momento de um assalto, tiraram o pé do freio com o carro em D... o carro se moveu e o ladrão se assustou ...bem, vocês sabem o final da história :cry:...
Por isso peguei a "feia" mania de SEMPRE parar em N no semáforo :(.
Mas ainda me resta a dúvida se mantendo em D e com pé no freio, ao longo de anos de transito pesado ...no anda e para das cidades, algum tipo de desgaste prematuro poderia ser causado... sei lá, desgaste prematuro de embreagem ou algo do tipo... não sei nada disso!
GSilveira
17/01/2013, 16:07
Anderson.
Anderson (aquadros10), só para confirmar o que disse o amigo Glaicon ali em cima.
O carro automático andar quando a alavanca do cambio está no D ou no R e o motorista não está com o pé no freio é normal.
Os únicos veículos que não possuem cambio mecânico e que isso não ocorre são os chamados de SEMI-automáticos ou de AUTOMAZIDOS a exemplo do Gol I-motion, Palio Dualogic, entre outros.
Sobre o carro "morrer" no sinal eu também não imagino o que possa ser. Também seja melhor visitar um mecanico de confiança e relatar o problema.
Micharia
18/01/2013, 09:50
[QUOTE=LzF;1537422]Pessoal,
Em todos os carros automáticos que já dirigi, quando se está em neutro e se coloca em drive se sente um suave "tranco" que é do engate da 1ª marcha. O "suave" depende de carro para carro e do giro da marcha lenta. E sei que isso é normal. A minha dúvida é que quando estou andando normalmente e freio para parar, em um sinal ou mesmo no transito, quando paro e somente nessa condição, sinto esse suave tranco que falei (notem que não tirei a alavanca do drive) como se o câmbio tivesse engatado a 1ª. Como nunca senti isso em outro carro estou na dúvida se isso é normal ou não. Alguém sabe?[
Olá LzF, então,esse tranco que você sente é normal nessa situação, quando você faz uma parada brusca provavelmente o carro sai de quarta ou terceira marcha para primeira, ocorrendo esse possivel tranco, que seria pelo fato da redução de marcha em curto periodo de tempo ou espaço, você pode perceber que quando reduzindo a velocidade lentamente não acontece.
Mas nós sabemos que os cambios automáticos mais modernos tem uma memória, que quando ele memoriza por muito tempo esses trancos, a memoria acaba aceitando como fato "normal", mas sabemos que não é!
Para isso terá que resetar a memória do cambio, na Hilux eu não sei, pois a minha é mecânica, mas em outros carros que já tive como C4 Pallas e New Civic eu resetava o cambio periodicamente, você sente a diferença na hora, as trocas ficam bem mais macias.O procedimento nos outros carros que tive éra simples, eu mesmo fazia rapidamente. Pesquise no forum, pois alguem terá essa informação. Abraço
Alguem encontrou algo sobre como resetar a memório do Cambio na Hilux? Procurei aqui no forum e não consegui achar não... Se alguem souber ou encontrar, por favor postar para a gente! Obrigado!
PS.: para minimizar um barulho "metalico" que dava no meu carro quando se colocava D ou R conforme descrito neste post, o mecânico lubrificou as cruzetas ... isso foi o suficiente para resolver o problema (pelo menos por enquanto tá resolvendo!).
fgonelli
18/01/2013, 19:31
[QUOTE=halls.ramos;1840974]
Alguem encontrou algo sobre como resetar a memório do Cambio na Hilux? Procurei aqui no forum e não consegui achar não... Se alguem souber ou encontrar, por favor postar para a gente! Obrigado!
PS.: para minimizar um barulho "metalico" que dava no meu carro quando se colocava D ou R conforme descrito neste post, o mecânico lubrificou as cruzetas ... isso foi o suficiente para resolver o problema (pelo menos por enquanto tá resolvendo!).
Basta retirar o cabo da bateria por 15min que reseta o câmbio e a injeção..
Micharia
21/01/2013, 09:37
[QUOTE=Micharia;1851941]
Basta retirar o cabo da bateria por 15min que reseta o câmbio e a injeção.. Obrigado Fgoneli. Vou fazer isso de desconectar a bateria então!
fgonelli
21/01/2013, 12:45
[QUOTE=fgonelli;1852330] Obrigado Fgoneli. Vou fazer isso de desconectar a bateria então!
Exite um outro jeito retirando o fusivel do módulo do cambio. Mas é mais facil retirar o calo da bateria. Unico incoveniente seria se vc tivesse um problema no motor tambem pois todos os diagnosticos seriam ressetados!
Anderson.
Ressuscitando o tópico...a minha que é 93 gasolina automática, tem apagado de vez em qdo tb. sinto um cheiro forte de combustível. Já verifiquei o catalizador e está ok. Outra coisa é q o contagiro fica oscilando bruscamente e ela apaga. Se alguém souber algo agradeço.
Já fui em vários mecânicos aqui na minha cidade e não possuem programa p scanear esse modelo 93.
Olá Sgrul,
Tive anos atrás um automático que começou a apresentar isto também, de apagar na lenta. Diferença é que não tinha cheiro de combustível. Como eu não utilizava em alta rotação, o mecânico orientou para fazer umas aceleradas(giro alto no motor) vez em quando, para diminuir a carbonização nos cilindros.
Utilizei este método também em outros carros a gasolina e resolveu o "apagar" em marcha lenta.
Se isto não resolver, procure verificar os sistemas de injeção, ignição, filtros de combustível, ar.
Um abraço,
Edu