PDA

Ver Versão Completa : Blazer DLX automatica vs manual



Juan Dumrauf
29/09/2011, 19:41
CAros amigos
necessito saber si o cambio automatico da Blazer é confiável ou e melhor alternativa comprar uma com cambio manual, o uso da Blazer vai ser principalmente em estrada e caminho de terra.
Agradeço a informação.
Juan

davidfarhat
30/09/2011, 10:57
O grande problema das transmissões automáticas é manutenção...Como você vai comprar uma Blazer usada, tem que ter certeza que as manutenções foram feitas corretamente, eu por exemplo tive um Omega 4.1 97 AT que nunca tinha sido trocado o óleo de caixa, pela minha inexeperiência comprei sem saber, 2 meses depois a caixa quebrou, por sorte dentro da garantia. Os solenóides de acionamento são outro ponto a ser examinado. No seu caso, eu particularmente iria de manual, o torque do 4.3 é muito mais nítido nessa configuração. Se optar pela AT, confira o nível de óleo da caixa, ele tem que estar límpo (sem residuos) e vermelho, se estiver marrom é sinal que a manutenção não foi feita corretamente, verifique também se as marchas engatam suavemente, e se não demoram para engatar, por fim pare o carro em D, pise no freio e no acelerador simultaneamente, se o giro não passar de no maximo 3000RPM a caixa não apresenta sinais de patinar, se passar é sinal de desgaste.

JCJ
30/09/2011, 12:36
.................... por fim pare o carro em D, pise no freio e no acelerador simultaneamente, se o giro não passar de no maximo 3000RPM a caixa não apresenta sinais de patinar, se passar é sinal de desgaste.

De onde saiu essa "técnica" pra testar o câmbio ?

:parede:

[]´s
JCJ

davidfarhat
01/10/2011, 14:36
É uma técnica comum entre os avaliadores de seminovos, área cuja trabalhei por vários anos... É um diagnóstico rápido para saber a integridade do câmbio, chama-se teste de eficiência de conversor de torque.


Abraços

Alessandro,
05/10/2011, 10:42
Essa 'técnica' é usual e já me foi passada há tempos, quando fiz um questionamento semelhante.
Por consciência, só faço esse teste quando estou realmente pra fechar negócio.

Pra mim, o esforço exercido na mecânica do motor/câmbio é comparável aos antigos carros carburados, quando ficava o avaliador junto ao motor e ele acionava com a mão, o cabo do acelerador para escutar o motor em giros extremos.
Se estou vendendo carro meu, não permito que se faça esse teste, a não ser em oficina.

Pode ser preciosismo, mas não gosto dessa técnica. :stop:


Quanto a dúvida entre auto ou manual, eu prefiro a automática. Uma vez que vc experimentar, não vai querer outro sistema.
O alto custo de manutenção é real, mas como sempre: é importante uma avaliação com mecânico antes de fechar negócio.
Pesa ainda, contra o câmbio automático, o maior consumo de combustível em torno de 8 a 15%, dependendo do modelo e condução do motorista.
Fora o desgaste prematuro por falha de manutenção, o CA é tão resistênte quanto o manual e normalmente dura mais que o próprio carro, ou seja, a maioria vai pro ferro velho sem nunca ter sido aberto.

Sandro Oliveira Chagas
06/10/2011, 12:25
Tenho uma EX 99 4x4 AT . Muito cuidado com a temperatura , pois o radiador destas Blazer são duplos , aguá e óleo do cambio . A minha já mexeu no cambio , pois quem subiu a temperatura na mão do meu pai .

davidfarhat
08/10/2011, 23:25
Alessandro, concordo em partes com seu argumento, a técnica é breve e não causa danos se utilizado brevemente (inclusive citada em manuais de treinamento), porém realmente só se deve utiliza-la a ponto de desencargo de consciência antes de comprar um veículo, eu mesmo quando compro um carro com tal opção de câmbio, se a km de alguma troca de oleo tenha sido atingida, tento negociar com o vendedor para dividir o custo de uma troca de óleo, assim é possível analisar melhor o real estado. Abraços

M.Puoci
24/03/2013, 03:06
Boa noite meus caros!

To pensando em comprar uma Blazer Executive 4.3 1999 Automática, mas percebi que o câmbio dá um pouco de tranco, principalmente na passagem da primeira para a segunda marcha. Não sei se o carro tá bichado (por mais que existam sinais claros de vazamento de óleo de algum lugar do motor...), mas em comparação a outras caixas às quais estou acostumado (Cherokee e Grand Vitara), estranhei um pouco os trancos...

Alguém sabe se um problema desse tipo nesse câmbio costuma ser fatal?

Em tempo, estou aceitando sugestões de mecânicos no Rio de Janeiro que entendam de Blazer... (queria levar alguém que entenda para dar uma olhada no carro...)

Abraços.

RodrigoPD
24/03/2013, 09:49
Juan;

Como os amigos disseram, a caixa automática tem seus prós e contras.

Primeiramente, é bom se ressaltar: se o CA recebeu as manutenções adequadas (trocas de óleo e filtros) e foi bem utilizada, ela provavelmente irá durar mais que o câmbio mecânico. Veja como exemplo: nas Explorer, as viaturas equipadas com câmbio automático podem, pelo manual, tracionar mais peso do que as equipadas com câmbio manual.

A manutenção preventiva dela não é tão absurda de caro, basicamente a troca do óleo e filtro, a cada 30, 40 ou 50 mil km, dependendo do carro. Contudo, quando precisa abrir, geralmente o custo é maior. Fiz uma abertura básica de revisão num CA de um Astra. Quase 5 mil Dilmas...

O consumo da CA geralmente é um pouco maior.

Contudo, os benefícios são enormes. Em termos de conforto, praticidade e até uso off-road, já que o câmbio automático conversa e entende melhor o motor que a maioria dos usuários. No trânsito nem se fala. Na estrada, quando a viatura dispõe de PA (piloto automático), é acoplar e esquecer (dependendo, obviamente, das condições do trânsito da estrada).

Quando abri a "licitação" para a compra de um outro 4x4 para ser usado em viagens, uma das exigências básicas e não negociável era a existência do câmbio automático. O convívio com o carro torna-se menos cansativos em condições adversas.

Sobre a mecânica específica da Blazer eu não posso dizer muito. Tive contato direto com uma 2.2 manual que era de um tio. Ele a utilizava diariamente para ir a fazenda. Ela aguentava bem o tranco. De qualquer forma, tenho experiências ótimas com Chevrolets: desde Chevette, A-10, Vectras, Astra... e sou fã da marca! Como disse, abri o câmbio do Astra com 150 mil km, mas por barbeiragem nossa (o carro fez uma "trilha" por uma estrada de terra entre Borborema e Itápolis - SP num dia de chuva...).

Em Valinhos - SP tem uma Blazer Executive que parece estar muito bonita.

Abs.

flamerp
05/05/2013, 17:59
Bom, tive 2 Blazers 4.3...ambas manuais sendo uma 97 e outra 2000, sou apaixonado por elas até hoje...a minha 2000 chego choro só de lembrar e tê-la vendido (estou tentando comprá-la de volta), faço parte do clube do vortec e digo que NUNCA vi problemas com o câmbio manual, não posso dizer o mesmo sobre as AT...alguns colegas do clube tiveram tremenda dor de cabeça, um conhecido de outro clube se desfez de sua 97 dele desde 0km 4x4 AT exportação por ter gasto mais de 8 mil no câmbio que foi muito bem cuidado e apresentou problemas aos 150 mil km...no clube em breve terá uma à venda 2000/2000 executive manual 4x4 preta, esta é mosca branca dos olhos azuis.....caso interesse posso passar o seu contato pra ele, pois tem uns 3 no clube esperando ele abrir a boca pra vender...