Conectar

Ver Versão Completa : Adaptação motor diesel 2.8 ou 3.0?

Vinicius Hauagge
29/09/2011, 10:52
Amigos, bom dia... após pesquisar no fórum, apesar de encontrar inúmeras informações, não achei nada específico sobre minha dúvida...
Vou tirar o motor a gasolina da minha explorer e colocar um diesel, com cambio mecânico...
Estou com dificuldade de encontrar o motor power stroke 2.8, coisa que não acontece com o 3.0...
Minha dúvida é a seguinte... para adaptar o 3.0, evidentemente, além do módulo, terei problemas com chave codificada, modulo da tração 4x4, sensor de acelerador e outros detalhes? Os mecanicos da minha cidade dizem que o 3.0 é muito mais "sensível" e que para que o carro funcione integralmente é necessário ter um monte de sensores e até parte do painel do veículo que foi tirado o motor....
Alguém já fez essa adaptação e sabe se tais informações procedem?
Obrigado,
Vinicius!

RHL
29/09/2011, 11:03
Ligou na Crestana?

Vinicius Hauagge
29/09/2011, 11:21
Márcio, liguei lá.... Ele tem apenas o MWM, por R$ 18.000,00... achei um tanto salgado...

Vinicius Hauagge
29/09/2011, 13:02
Outra coisa, a caixa que to querendo colocar é uma eaton 2405 http://www.eaton.com.br/imagens/especificacao_do_produto/peas_kits_reposio_transisses.pdf, que segundo o Walter, não são intercambiaveis (s10, ranger, frontier) http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/82001-duvidas-do-cambio-eaton-2405-a.html
Será que a reduzida da explorer (que deve ser uma borg warner 1354 Ford Ranger Transfer Cases (http://www.therangerstation.com/tech_library/TransferCases.html) ) dá certo nessas caixas?
Para o eixo piloto casar certinho em um maxion 2.5, 2.8 (power stroke) e 3.0 tem que ser cada uma específica para o motor em questão?
Pergunto isso por achei um 2.5 transformado para 2.8 zero (retificado) por um preço razoável!
Obrigado,
Vinicius!

dsamaz
29/09/2011, 13:53
Se for para gastar 18k por um MWM é melhor colocar 4 ou 6cc de Opala, e gastar 10% disto.
Pense bem, a não ser que vc disponha de muito $$, vai ser um parto para alterar o documento para iesel.

Sobre os motores, o 2.8 existe sim... só que está nos carros, rodando... he he
Sobre o 3.0, será que não dá para adaptar outra bomba injetora? Ou mesmo outro cabeçote sem ser common-rail.
Quer uma dica? Não pegue common-rail para adaptações. Ainda faltam mão-de-obra qualificada a preço baixo para mexer nestes sistemas.

No blog do Aparicio tem algumas coisas sobre os detalhesisinhos do common-rail, que não tem nas BIs normais... Dá uma olhada:
http://aparecidooliveira.blogspot.com/

Agora, fazendo um pouco de propaganda, um amigo meu tem um MWM sprint 2.8 completo funcionando (usado). Não acho que ele venda muito caro. Talvez uns R$8-10k.
Eu tenho também uma máquina de força International Power Stroke 2.8 completa NOVA ORIGINAL, contendo: biela, virabrequim, bloco, pistões, aneis; retifico que trata-se de produto International novo, original, nunca antes instalado, nunca antes retificado. Para funcionar falta BI, juntas, cabeçote, bicos, coletores. Acompanha nota-fiscal. Faço por R$6k.

Daniel

Amigos, bom dia... após pesquisar no fórum, apesar de encontrar inúmeras informações, não achei nada específico sobre minha dúvida...
Vou tirar o motor a gasolina da minha explorer e colocar um diesel, com cambio mecânico...
Estou com dificuldade de encontrar o motor power stroke 2.8, coisa que não acontece com o 3.0...
Minha dúvida é a seguinte... para adaptar o 3.0, evidentemente, além do módulo, terei problemas com chave codificada, modulo da tração 4x4, sensor de acelerador e outros detalhes? Os mecanicos da minha cidade dizem que o 3.0 é muito mais "sensível" e que para que o carro funcione integralmente é necessário ter um monte de sensores e até parte do painel do veículo que foi tirado o motor....
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
29/09/2011, 17:34
Dsamaz, obrigado pela proposta, mas apareceu uma oportunidade muito boa e acabei comprando um motor e caixa de uma ranger 3.0!
Agora irei transplantar o mesmo para a explorer!

dsamaz
29/09/2011, 22:05
Vinicius,

você vai iniciar uma empreitada muito legal.
Continua postando aqui os principais detalhes.

Você pegou os outros itens, tais como central, pedal, painel de instrumentos, bomba de diesel que fica dentro do tanque, turbina, intercooler, alternador????

Se não me engano, o alternador dela também é eletrônico, gerenciado pela central.
Aqui no AM, sei de um lugar que tem uma pantanal com este motor 3.0. Estão matando a bixinha; ela foi um daqueles casos de trinca do chassis; foi leiloada.

Daniel

Dsamaz, obrigado pela proposta, mas apareceu uma oportunidade muito boa e acabei comprando um motor e caixa de uma ranger 3.0!

Vinicius Hauagge
30/09/2011, 09:44
Dsamaz, o negócio foi feito nos seguintes termos.... a ranger é baixada e está no desmanche.... vi o motor funcionando no carro e vou tirar dela tudo para fazer funcionar o motor na explorer... pedais, painel, sensores, turbina, intercoler, chicotes, etc...
Acredito que vai dar certo!

jeffbauer
03/10/2011, 11:08
Pelo menos aqui em bh, custa em média 570 reais no total pra tansferir a doc. de gas. pra diesel.

Alessandro,
04/10/2011, 09:01
No caso da Explorer não tem muito estress para legalizar, pois o carro possui as características exigidas por lei.
Canseira mesmo é acertar o funcionamento do motor e as funcionalidades do painel, pra quem gosta, é uma boa brincadeira.

Só não entendi essa da ranger ser baixada. Vc quis dizer que é baixada no Detran? É bom verificar com 'os homi', se poderá legalizar o motor.

Vinicius Hauagge
04/10/2011, 10:21
Alessandro, o "baixada" é que ela é sucata, adquirida em leilão da seguradora...
Tem toda a documentação necessária para legalização!
Abraço,
Vinicius!

darife
11/02/2012, 19:34
Boa noite pessoal. Sou novo por aqui e estou nesta empreitada tambem. Estou finalizando uma compra de um motor completo 2.8 com caixa e tudo mais de uma Ranger 4x4 2003/2004 comprada em leilão. O vendedor se dispôs a me dar todas as peças da mecãnica para passar para minha Explorer 97 (painel, pedal, caixa de transferencia, etc). Alguem aí que ja fez essa mudança sabe de preciso de mais alguma coisa a adaptar alem disto? Alguem sabe me dizer se consigo manter o piloto automatico dela ou ele é controlado pela central ?
Daniel

Irakita Borges
17/02/2012, 12:38
Boa noite pessoal. Sou novo por aqui e estou nesta empreitada tambem. Estou finalizando uma compra de um motor completo 2.8 com caixa e tudo mais de uma Ranger 4x4 2003/2004 comprada em leilão. O vendedor se dispôs a me dar todas as peças da mecãnica para passar para minha Explorer 97 (painel, pedal, caixa de transferencia, etc). Alguem aí que ja fez essa mudança sabe de preciso de mais alguma coisa a adaptar alem disto? Alguem sabe me dizer se consigo manter o piloto automatico dela ou ele é controlado pela central ?
Vou vender minha mecanica completa tambem.. se alguem souber quem queira comprar, so entrar em contato pelo tel 31-8753-2303.
Obrigado.
Daniel

Amigo, não esqueça de pegar o modulo da tração, é ela que faz o controle e acionamento da tração e redução dessa caixa.

Irakita Borges
17/02/2012, 15:28
amigo, boa tarde,
Tenho uma grand cherokee adaptada com a mecanica da for ranger 2003, power strok 2.8, bomba injetora mecanica.
A caixa de marchas também é da ranger, fica perfeita e não se quebra a cabeça com flanges.
O Motor mecanico é melhor, pois não tem peças eletronicas para dar defeito e molhar, talvez por isso vc não o encontre com facilidade.
Por coincidencia vi um ontem numa sucata aqui em natal, é a sucavel, Tel: (84) 3213-4113, acho que também tem a caixa mecanica de 5 marchas.
Estou tentando ligar o motor de acionamento da tração e redução, pois não tenho o modulo, pedi ao eletricista que ligue a reduzida em conjunto com a cebolinha do freio, é mais seguro e não se corre o risco de engatar com o carro em movimento e destruir tudo.
A tração dianteira pode ser ligada com o carro em movimento, o ano é 2003, acho que até 60km por hora.
Abraço,
Irakitan Borges
84 99761702

Obrigado,
Vinicius!

rfdex
17/02/2012, 19:40
Amigo, você tem noção do valor e do estado deste motor 2.8 que está no desmanche? Obrigado. Raphael.

RANGER 4.1 SFI
26/03/2012, 11:16
bom dia pessoal...
Estou com algumas duvidas sobre adaptações,tenho uma ranger 2000 4x4 diesel 2.5 para off road,mas não
estou contente com o desempenho dela e comprei um motor completo do omega 4.1 sfi para colocar nela,gostaria de tirar
algumas duvidas com os amigos sobre essa adaptação em relação a caixa se ela é a mesma da gasolina os diferenciais sei que são bem reduzidos...Mas vamos dar inicio a NOVELA...

Imperador!
26/03/2012, 18:37
Não conheço de motores à gasolina, mas acho um crime esse motor numa picape. Melhor seria transformar teu 2.5 num 2.8 e preparar para offroad.

Aliás, a preparação nesse caso é bem mais importante que o motor.

____
Se continuar com o projeto, terá que trocar diferenciais (dianteiro e traseiro), câmbio, caixa de transferência... é um mar de coisas sem fim...

BRAVOECONOVEMBER
26/03/2012, 18:47
bom dia pessoal...
Estou com algumas duvidas sobre adaptações,tenho uma ranger 2000 4x4 diesel 2.5 para off road,mas não
estou contente com o desempenho dela e comprei um motor completo do omega 4.1 sfi para colocar nela,gostaria de tirar
algumas duvidas com os amigos sobre essa adaptação em relação a caixa se ela é a mesma da gasolina os diferenciais sei que são bem reduzidos...Mas vamos dar inicio a NOVELA...

Olha, eu concordo com o Imperador , eu acho que uma boa preparada nesse motor 2.5 ia te fazer beeeeem mais feliz que um 4.1 enfiado aí, e tu vais ter que mexer no 4.1 mesmo, então...
Em último caso, se não suportas diesel e preferes gasolina, troca logo a camionete por uma V6 original 4.0 que anda muito, e com a diferença de grana que sobrou ainda pode mexer no motor... isso se ainda achar necessário...
Seria infinitamente mais simples, mais original, e mais rápido.

Imperador!
26/03/2012, 18:48
Mesmo porque eu acredito que a diferença de torque é pequena... e a rotação a ser atingida por esse 4.1 é muito alta...
Esse 4.1 tem 29kgfm a 3500rpm.. Alguém sabe o torque do Maxxion 2.5?

Daniel.Shimomoto
26/03/2012, 19:31
Mesmo porque eu acredito que a diferença de torque é pequena... e a rotação a ser atingida por esse 4.1 é muito alta...
Esse 4.1 tem 29kgfm a 3500rpm.. Alguém sabe o torque do Maxxion 2.5?

Imperador!

Os mesmos 29m.kgf @ 1600rpms. O negócio é ter mais potencia disponivel em baixa. Neste caso, entre gastar numa gambiarra 4.1 e apimentar o maxion é beeem mais facil apimentar o maxion

JoãoRB
12/04/2012, 19:08
Boa noite amigos! Sou novo no Fórum, estou colocando um motor diesel 3.0 Power Stroke em uma Ford Explorer Limited ano 2001. Gostaria de saber se alguém tem os diagramas elétricos deste carro. Se alguém tiver ficarei muito grato e postarei os procedimentos de instalação que estou realizando. Abraço a todos!

papa
13/04/2012, 10:49
João aqui no forum tem um tópico sobre esta adptação de 3.0 no explorer se não me engano o ano não é o mesmo. o tópico é do Vinicius Hauagge, ele tem um projeto já concluido desta adaptação.

JoãoRB
13/04/2012, 14:42
João aqui no forum tem um tópico sobre esta adptação de 3.0 no explorer se não me engano o ano não é o mesmo. o tópico é do Vinicius Hauagge, ele tem um projeto já concluido desta adaptação.

Obrigado Papa!

Vou ver se encontro!

tony.tony
04/06/2014, 19:31
Boa noite.

Vou reviver o tópico falecido rsrs......
Alguém ai ja fez ou ouviu falar de alguém que fez a mudança de
tirar o motor maxxion 2.5 e adaptar o 3.0 power stroke ?

Abrss

gosmalll
22/06/2016, 07:40

Desenterrando o tópico,
Bom dia Vinicius, a adaptação da parte eletronica do motor foi muito dificil? estou pensando em colocar um 3.0 na minha defender e gostaria de um parecer de alguem que ja tenha feito a adaptação, a qiestão do módulo , acelerador eletronico e tudo mais.
Valeu!

JOSUEL
24/10/2016, 11:52
amigo, fizermos essa adptação aq no amazonas, colocamos na explorer 1997 , o motor maxion 2.5, e nao tivemos problemas com adptação, o problema maior foi para a regularização no detran

Obrigado,
Vinicius!

ferraz
24/10/2016, 15:58
Como foi o processo de regularização da nova mecânica?

Madcow
25/10/2016, 19:03
Mwm? ai em cascavel deve ter a rodo por 18 acha um cummins 6bt ou um 4.2 sprint acho q o mais viavel seria um mwm 2.8 um pouco preparado e com uma fueltec ou pandoo, tem uns ai por 10 e acho q o resultado vai ficar legal com uns 180 hp ja da uma diversão mas se for meio pra andar no mato recomendo o cummins 4bt torcudo gira pouco acho q é um pouco pesado só

pirata666
13/02/2019, 04:00
Como foi a adaptação?
E como ficou ?
Recomenda?

pirata666
13/02/2019, 04:02
amigo, fizermos essa adptação aq no amazonas, colocamos na explorer 1997 , o motor maxion 2.5, e nao tivemos problemas com adptação, o problema maior foi para a regularização no detran

Como foi a adaptação?
E como ficou ?
Recomenda?