Ver Versão Completa : Sportage com fumaça e vazamento de água
flyerbass
28/09/2011, 15:44
Ola,
Tenho uma Sportage 01 2.0 Diesel. Recentemente refiz seu motor, trocando inclusive as camisas. Antes de ser feito o motor, ela estava baixando água, e isso ocasionou o travamento do motor. Após o serviço do motor, ela voltou a baixar água, mas agora está saído pela tampa (já troquei 2x). Me falaram que está vazando compressão do motor para a água; não sei bem ao certo, por isto espero que alguem me ajude, pois num percurso de aprox 45km ela pega cerca de 500 a 800ml de água; Detalhe: ela não esquenta. sempre abaixo do meio.
Outros 2 probleminhas são: pela manhã ela solta muita fumaça branca...e quanto já está na estrada, por exemplo numa subida em que se exige um esforço a mais do motor, ela solta MUITA fumaça.
peço ajuda pois já gastei 7mil pra fazer o motor pensando q ia resolver tudo e tenho isso agora...
aguardo.
Ola,
Tenho uma Sportage 01 2.0 Diesel. Recentemente refiz seu motor, trocando inclusive as camisas. Antes de ser feito o motor, ela estava baixando água, e isso ocasionou o travamento do motor. Após o serviço do motor, ela voltou a baixar água, mas agora está saído pela tampa (já troquei 2x). Me falaram que está vazando compressão do motor para a água; não sei bem ao certo, por isto espero que alguem me ajude, pois num percurso de aprox 45km ela pega cerca de 500 a 800ml de água; Detalhe: ela não esquenta. sempre abaixo do meio.
Outros 2 probleminhas são: pela manhã ela solta muita fumaça branca...e quanto já está na estrada, por exemplo numa subida em que se exige um esforço a mais do motor, ela solta MUITA fumaça.
peço ajuda pois já gastei 7mil pra fazer o motor pensando q ia resolver tudo e tenho isso agora...
aguardo.
Nesse custo entrou a troca do cabeçote?
flyerbass
30/09/2011, 13:43
Glaicon,
Neste valor não entrou o cabeçote não, mas ele foi retificado. Fora isso, o resto foi a calibragem da bomba injetora e bicos, regulagem da turbina e o restante foi peças: camisas std, pistons e um monte de outras peças...
fredboell
01/10/2011, 16:57
tive um problema e tambem fiz o motor da minha, da uma olhada no meu post, que la tem maiores detalhes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/93241-custo-para-fazer-um-motor.html
abraço.
flyerbass
25/11/2011, 14:57
fredboell
minha sportage continua jogando a água pra fora do radiador... comprei um radiador novinho e a bomba dágua tb. alguem sabe o que faço para corrigir isso? alguem sabe alguma coisa sobre compressão vazando para o sistema de arrefecimento?
Aguardo.
Djalma colombo
25/11/2011, 19:17
Flyerbass se for agua pelo suspiro do reservatório troca a tampa do radiador!
Uma dica...é muito comum qdo se troca o radiador a tampa não vedar direito, não é defeito, mas o bocal interno dos radiadores de metal costuma ser muito justo em ralação a valvula de retorno da tampa, com isso qdo se coloca a tampa ela costuma ficar levemente encavalada.
Qdo colocar a tampa do radiador e com ele bem cheio, aperte com "ignorança" a mangueira superior e observe se o reservatorio de expansão borbulha, da pra ouvir, se borbulhar é pq esta mau encaixada, tire a tampa vire ao contrario, de umas chaqualhadas com a tampa no radiador um pouco solta e faça o teste novamente, repita esse processo até não sair mais bolhas no reservatorio e a mangueira ficar com um pouquinho de pressão.
Ja vieram muitas viaturas aki reclamando desse problema, vasando agua pelo reservatorio, mexo na tampa e o problema acaba, as vezes não adianta trocar a tampa, mas se ela estiver velha troque.
[]s
(DU)
p/ saber se o motor está passando compressao p/ o sistema de arrefecimento vc pode pedir a um mecanico p/ fazer o seguinte
arruma uma tampa velha e retirar a mola dela, coloca no lugar, na mangueirinha que vai p/ o resevatorio de expansao, desconecta e liga um manometro de pressao de no minimo 2bar..
encha o radiador de agua, feche tudo e ligue o motor e deixe em marcha lenta, em alguns minutos, depois de aquecido, observe o manometro. acelere um pouco ( se possivel ande no carro de modo que a turbina pressurise), se o manometro passar de 1.1 bar é pq está passando compressao do motor p/ o radiador
e de onde vem esssa compressao? cabeçote empenado, junta queimada, ou bloco do motor empenado
como voce retificou seu motor a pouco tempo devido a um superaquecimento pode estar ai o problema... o povo esquece de conferir o faceamento do bloco ( só se preocupam em verificar empeno no cabeçote) e ele pode ter empenado.
uma vez que vc diz que ao liga de manha sai muita fumaça branca, isso é agua sendo "queimada" na camara de combustao, o que gera forte indicio que nao a causa do "sumiço" de agua nao é de nenhum vazamento no radiador/tampa..
DouglasMac
26/11/2011, 18:34
Flyer...completa a informação aí pra gente tentar te ajudar.
Qual junta usou no cabeçote? Qual o torque usado no aperto? Usou a seguencia de aperto nos parafusos conforme recomendado?
Trocou os parafusos do cabeçote? Conferiu empeno?
Te recomendo olhar isso com muita urgencia para evitar danos no já realizado.
Comece pelo mais barato...tampa radiador, válvula termo etc etc etc
LAMA!!
flyerbass
28/11/2011, 12:51
Prezados, a minha situação resumida é a seguinte: o cabeçote foi retificado, feito teste de trinca e encamisado e colocados pistões std e também troquei a bomda dágua.. Após isso, ele começou a "jogar" água pela tampa. Meu mecânico pediu pra trocar o radiador pois ele achava que estava entupido. Melhorou por 2 ou 3 dias e começou a jogar água dnovo.
Djalma, a água derrama sim pelo suspiro e já comprei uma tampa nova, mas continua derramando;
EDuarte, vou seguir sua dica, acrescento que a parte de cima do radiador não é metal, é plástico.
Fabil o cabeçote foi retificado e feito teste de trinca, mas no bloco, o meu mecânico sugeriu fazer o que ele chamou de "alargamento" das passagens de água pelo bloco, alegando que um colega dele que trabalha como mecânico na autorizada KIA da minha cidade, disse que eles estavam fazendo isso em todos os modelos, indicando uma falha no projeto e que já se encontrava corrigido nas novas sportages. As juntas, chegaram a serem trocadas 2 vezes, elas são redeadas de metal em 5 ou 6 camadas se não me engano; Não cheguei a levar o bloco para retificar. A fumaça branca pela manhã reduziu quase a zero, mas quando estamos em marcha de força, por exemplo uma subida em 3ª, sai bastante fumaça, quase nem dá pra ver o carro que vem atrás.
Douglas Mac, estas informações não vou saber te dizer, o que sei é que o cabeçote foi retificado pela melhor retífica de motores aki da capital Fortaleza, a junta, não consegui a original na KIA porque estava em falta e comprei uma orientada pelo meu mecânico e por um mecânico da própria KIA. A valvula também pode ocasionar isso?
Agradeço desde já a atenção e espero que possam me ajudar.
qual a cor da fumaça que sai em subida de 3ª?
flyerbass
28/11/2011, 14:32
fumaça escura. acontece também quando arrancamos um pouco mais bruscamente. sai muita fumaça. em geral na estrada, não dá pra perceber muita fumaça não, mas quando apertamos o pé para fazer uma ultrapassagem por exemplo, ai ela aparece.
se é escura/preta creio que nao seja tao preocupante... o meu tracker 2001 ( motor mazda, o mesmo da spt 2.0) quando piso fundo solta fumaçao tb.. mas nao a ponto de cobrir o ambiente de fumaça como vc relata, mas sai um tufao generoso..hehehe
Djalma colombo
28/11/2011, 14:47
Fabil bem lembrado, eu tive problema de faceamento do bloco, como ia vender o veiculo e não queria gastar mais, o meca colocou duas juntas e resolveu o problema, acabei ficando mais dois anos com o carro, cito este fato para completar a imformaçãode cabeçote empenado e não para recomendar que façam isso. Pelo citado pelo flayerbass tá mais pra problema de bloco empenado!
flyerbass
28/11/2011, 15:27
obrigado pelas dicas. Irei fazer o que me recomendam e depois direi os resultados aqui no fórum.
Abraços.
Marcelola
15/12/2011, 02:34
Amigão a minha stp 00 tdi estava exatamente de mesma forma com todos estes sintomas, moral da história junta queimada e cabeçote com trincas entre as valvulas, perceba 2 coisas, 1º de manhã ao ligar se aparece na calçada manchas pretas de fuligen do escapamento com água, 2º se no suspiro do motor tem pressão positiva em essesso, verefique, se eu poder ajudar estarei por aqui. OBS: Coloquei um cabeçote novo completo.
CASIMIRO CORREIA NUNES
15/12/2011, 23:55
Soh trocou o cabeçote e resolveu?
flyerbass
16/12/2011, 10:31
Marcelola, ela tá ficando com manchas de óleo na tampa do porta-malas...onde verifico essa pressão do motor?
aguardo.
fredboell
17/12/2011, 10:30
a fumaça escura, eu diria que até é normal.
a minha faz isso tambem.
recentemente adicionei a valvula termostatica, e a ventuinha original.
veja se sua ventuinha nao estava travada, ou nao funcionando.
quando fiz o motor, foi colocado um cabeçote novo, e trocado os bicos ejetores.
na hora de ligar, a minha esta com o aquecimento manual, tem que deixar uns 25 a 30s para ela pegar de primeira, dai nao esfumaceia tanto.
se ela teimar e for pegar na segunda ou terceira tentativa, dai solta uma fumaçona mesmo, pq é o diesel nao queimado que ficou acumulado.
principalmente na troca de marcha de primeira para segunda, reparo em uma fumaça escura na hora que aciono a embreagem, acredito que diesel nao queimado.
quero ver se levo ela em um bom bombista para regulagem geral.
como seu motor esta novo, é normal que tenha que forçar ele um pouquinho mais, pois ainda esta tudo muito justo, até soltar e voltar a fazer a media normal dela.
essa de aumentar o "buraco" do fluxo dagua, ja achei estranho...
abraço e boa sorte.
Marcelola
18/12/2011, 00:53
Flyerbass pelo que você esta me falando essas manchas são fuligem oriunda do escapamento, isso porque os bicos injetores estão injetando além do que o motor consegue queimar leve em um bombista para regular os bicos e o tempo e vazão da bomba injetora na minha tive que trocar os bicos que ja estavam "podres" :(
Marcelola
18/12/2011, 01:06
Fleyrbass me desculpe ja ia me esquecendo essa pressão positiva ve pode verificar no suspiro que sai da tampa do cabeçote e entra no encanamento de admição do interlooler retire esse caninho e veja se ele esta dando pressão so tome o cuidade de não tampar ele por muito tempo so mente o necessario para verificar se tem pressão excessiva.
A minha maquina agora com o cabeçote novo e tudo reguladinho esta "trepando em pinheiro" esta andondo um monte, nem to acreditando =)
flyerbass
13/02/2012, 14:44
pessoal, ainda não resolvi este problema mas apareceu outro hoje...qdo fui sair a luz que indica o funcionamento das velas aquecedoras não acendeu, achei que fosse somente a luz do painel que estivesse com problema, porém o carro demorou demais pra pegar. Será problema nas próprias velas ou no que aciona as velas...
aguardo
fredboell
14/02/2012, 20:03
olha so, a minha tava soltando um fumaceiro preto, bem parecido com a sua, e pasmem, nao era bomba ou coisa do tipo, simplesmente o escapamento estava quase que entupido por fuligem de diesel.
solução facil, va em um terreno baldio, ou local pouco habitado.
leve alguem junto, peça para manter a aceleração constante, a uns 2500 ou 3000 rpm, entao, com uma barra de ferro, comece a bater no escapamento, se vc notar que começa a sair mais fumaça ainda, va batendo nele inteiro por baixo, desde a frente, até a parte de traz, que depois vc notara que ela nao vai esfumacear tanto.
outra coisa, veja o ponto da bomba, se nao esta muito adiantado, e tem outra, em subida ou quando forçar o motor, tem que ser acima de 2000 rpm, se forçar em baixa, vai fumacear mesmo.
pelo menos na minha resolveu, os vizinhos agradecem...hahhaha
fredboell
14/02/2012, 20:07
se ela nao esquenta, é pq devem ter deixado sem a valvula termostatica, a minha tambem estava assim, custa algo em torno de 30 a 50 reais, pede para sportage diesel, nao tem erro.
a minha tambem estava com a ventuinha travada, entao tive que comprar outra, resolveu o problema do resfriamento excessivo do motor, agora viajo, meto a botina e nao passa daquela marquinha normal, um pouco a baixo da metade.
ficou até mais economica, pois o motor foi feito para rodar com oleo quente.
parsfreitas
25/08/2012, 10:14
[QUOTE=flyerbass;1577319]fredboell
minha sportage continua jogando a água pra fora do radiador... comprei um radiador novinho e a bomba dágua tb. alguem sabe o que faço para corrigir isso? alguem sabe alguma coisa sobre compressão vazando para o sistema de arrefecimento?
Aguardo.[parsfreitas]
Eu estava com o mesmo problema, quando abastecia o radiador com água da torneira ( mineralizada). Fui na Kia e resolveram o problema!Não uso mais água torneiral e sim solução exclusiva para radiadores (sem diluição em água), que além de não abaixar duram 03 anos.
DouglasMac
25/08/2012, 13:17
Freitas, troque primeiro a tampa do radiador (0,9 bar).
Rai Oliveira
16/07/2013, 22:59
Ola, a minha spotage esta com o mesmo problema , fiz motor todo cabeçote novo e ela joga agua pra fora , gostaria de saber se vc resolveu
Ola, a minha spotage esta com o mesmo problema , fiz motor todo cabeçote novo e ela joga agua pra fora , gostaria de saber se vc resolveu
Ela joga agua pra fora qdo esta quente ou fria?
[]s
(DU)
Rai Oliveira
17/08/2013, 10:39
Ela joga agua pra fora qdo esta quente ou fria?
[]s
(DU)
quando ela esta quente
Provavelmente é tampa do radiador, se acontecesse com ela fria seria a junta do cabeçote.
[]s
(DU)
Djalma colombo
18/08/2013, 12:32
Rai ja verificou a tampa do radiador, veja se não esta com cortes na borracha e se a pressão esta certa, quando joga depois que esta quente é por aumento de pressão!
quando ela esta quente
Rai,
já sofri com tampa... Mas também já sofri com sintoma igualzinho causado por falta de aperto correto do cabeçote. Após reaperto (sempre com um muito bom torquímetro), sumiu o problema que aparecia somente quando o motor estava quente e era exigido (subida, "pé pesado" etc).
[]s
claudinho10001
16/09/2013, 15:54
Senhores,
Aconselho a verificarem a pressão da turbina. Se ela estiver trabalhando abaixo da pressão normal forçará o motor que por sua vez esquentará em demasia, aquecendo também a água do bloco além do normal. A água retornará para o radiador que não dará conta de resfriá-la o suficiente, retornando quente para o bloco. Para quem não usa a válvula termostática então, a confusão será mais rápida e em dobro, pois a água nunca resfriará!
Vejam o que aconteceu comigo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/125434-sportage-acelerando.html#post2006065
Conselhos:
- NUNCA deixem de usar a válvula termostática e o etilenoglicol (anticongelante/antiebulição)!
- Instalem manômetro de pressão do turbo
- Instalem também manômetros de pressão e temperatura do óleo, se possível daqueles que permitem acionar um alarme sonoro ou visual ao atingir uma faixa pré-determinada.
- Considerem o uso do bissulfeto de Molibdênio no motor (Molycote ou Militec). Ele agradecerá infinitamente!
Resumindo: Nunca ir contra a engenharia embarcada no projeto! Tá certo que faltam instrumentos de controle para acompanhar o desgaste, mas a bola da vez chama-se MANUTENÇÃO PREVENTIVA! Tudo que trabalha em cima de atrito tem desgaste, queira ou não. A turbina é um elemento crucial no motor diesel, principalmente nos sistemas com intercooler. Descobri a duras penas que se ela bichar, zanga o o resto todo!
flyerbass
19/06/2014, 15:44
Olá pessoal, passei um tempo fora e sem acesso ao portal.
Na minha sportage, um amigo mecanico fez o seguinte: instalou um reservatório de agua do Gol, por incrivel que pareça, não tornou a esquentar, muito menos jogar agua pra fora.
Abraços.
Gilvan Quevedo
01/11/2015, 21:38
Fyerbass estou com o mesmo problema na minha. Se andar até 90kmh tudo normal. Entre 100 e 110km/h perco toda a agua pelo suspiro do expansor. Essa adaptação feita na sua resolveu? A viatura continua normal? Obrigado!
Leandroalves
02/11/2015, 20:18
Vocês trocaram os parafusos do cabeçote quando retificaram o motor??? Se não está ai o problema, eles são elasticos usa-se uma vez só, depois não dá mais o aperto correto e ae vai jogar compressão pras galeria ou vice versa.
mfdomingues
03/11/2015, 10:14
Vocês trocaram os parafusos do cabeçote quando retificaram o motor??? Se não está ai o problema, eles são elasticos usa-se uma vez só, depois não dá mais o aperto correto e ae vai jogar compressão pras galeria ou vice versa.
Confrades, bom dia
O leandro está correto quanto ao parafuso, contudo, ainda há outro item que geralmente não é visitado é o "guia prisioneiro" este também requer atenção, vejam que o Claudio compartilha uma experiência, ou várias delas no posto abaixo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/30085-sportage-fervendo-202.html
Abs
Gilvan Quevedo
03/11/2015, 17:48
Não foram trocados os parafusos. É preciso trocar sempre? Inclusive da Sportage 2.0 com turbo? Tinha lido algo sobre trocar os parafusos na 2.2.
mfdomingues
03/11/2015, 22:15
Não foram trocados os parafusos. É preciso trocar sempre? Inclusive da Sportage 2.0 com turbo? Tinha lido algo sobre trocar os parafusos na 2.2.
Gilvan, boa noite.
Veja os relatos do Claudio do link que postei. Ele fala com popriedade de quem apredeu snduras penas.
Nao soh os parafusos como o guia tambem deve ser trocado. De quanto estamis falando fremte a um cabecote novo?
Aproveite a expertise de quem passou por isro e tem a acrescentar
Boa sorte ai
Sigma4x4
04/11/2015, 17:41
Qualquer motor (se tem desconheço) soltou os parafusos que prendem o cabeçote tem que trocar os parafusos.
Isso porque como falaram eles se alongam com o torque dado.
Ai não tem como saber qual o torque correto (se é que vai ter algum que de certo) nos parafusos já esticados.
E normalmente estes parafusos são baratos.
É prova de incompetência total o mecânico que faz ou deixa alguém fazer isso.
Sem o aperto correto queima a junta do cabeçote ou pior.
É regra básica aqui na oficina.
Gilvan Quevedo
13/05/2016, 11:59
Gilvan, boa noite.
Veja os relatos do Claudio do link que postei. Ele fala com popriedade de quem apredeu snduras penas.
Nao soh os parafusos como o guia tambem deve ser trocado. De quanto estamis falando fremte a um cabecote novo?
Aproveite a expertise de quem passou por isro e tem a acrescentar
Boa sorte ai
Amigos, com algum atraso venho registrar que só consegui resolver o problema de jogar água fora pelo reservatório de expansão fazendo tudo de novo (troca de junta de cabeçote, parafusos novos, retífica da tampa e retorno ao sistema original de ventoinha com gel). O resto foi só dor de cabeça, gasto e incomodação... a água não ia fora no sistema selado, mas a pressão era absurda, a ponto de aparecer vazamento em tudo quanto era mangueira... E a ventoinha elétrica também não me pareceu vantagem. Faço o registro com o intuito de ajudar outros proprietários de Sportage, para que não passem pelo mesmo sufoco ou se baseiem nos meus relatos anteriores, quando ainda acreditava que o dinheiro colocado em sistema selado e ventoinha elétrica tinham sido um bom negócio... Pode ser que em outras circunstâncias, com junta de cabeçote e parafusos ok, o sistema até funcione... Mas como eu tinha todos esses problemas não foi o meu caso... acabei retornado ao original. Abraços e sorte a todos!!
mfdomingues
13/05/2016, 12:12
Amigos, com algum atraso venho registrar que só consegui resolver o problema de jogar água fora pelo reservatório de expansão fazendo tudo de novo (troca de junta de cabeçote, parafusos novos, retífica da tampa e retorno ao sistema original de ventoinha com gel). O resto foi só dor de cabeça, gasto e incomodação... a água não ia fora no sistema selado, mas a pressão era absurda, a ponto de aparecer vazamento em tudo quanto era mangueira... E a ventoinha elétrica também não me pareceu vantagem. Faço o registro com o intuito de ajudar outros proprietários de Sportage, para que não passem pelo mesmo sufoco ou se baseiem nos meus relatos anteriores, quando ainda acreditava que o dinheiro colocado em sistema selado e ventoinha elétrica tinham sido um bom negócio... Pode ser que em outras circunstâncias, com junta de cabeçote e parafusos ok, o sistema até funcione... Mas como eu tinha todos esses problemas não foi o meu caso... acabei retornado ao original. Abraços e sorte a todos!!
Gilvan, boa tarde
Antes tarde do que nunca, obrigado pelo seu retorno.
Agora está rodando bem?
Gilvan Quevedo
13/05/2016, 14:13
Opa Domingues, está rodando sim... E a sua, resolveu? Com água não tive mais problemas. Agora tenho duas outras encrencas para tentar descobrir do que se trata... um barulho (parece rolamento) quando acelera (1500 rpms já escuto dentro do carro)... Já troquei o rolamento do alternador pensando que pudesse ser isso, mas continua o mesmo chiado... Me falaram em outro que vai no esticador da correia do ar condicionado, mas sigo em dúvida se é isso mesmo. E um vazamento de óleo do lado direito. Me disseram que poderia ser a turbina, mas seria possível vazar tanto assim?????
mfdomingues
13/05/2016, 17:32
Opa Domingues, está rodando sim... E a sua, resolveu? Com água não tive mais problemas. Agora tenho duas outras encrencas para tentar descobrir do que se trata... um barulho (parece rolamento) quando acelera (1500 rpms já escuto dentro do carro)... Já troquei o rolamento do alternador pensando que pudesse ser isso, mas continua o mesmo chiado... Me falaram em outro que vai no esticador da correia do ar condicionado, mas sigo em dúvida se é isso mesmo. E um vazamento de óleo do lado direito. Me disseram que poderia ser a turbina, mas seria possível vazar tanto assim?????
A minha resolveu, mas de-resolveu também, comecei a perde água e não sabia por onde, não vazava, não a via jogando para fora, não ia para a admissão e não misturava no óleo. Contudo, de tanto mexer daqui e dali desmontamos tudo de novo. Cabeçote em teste não deu nada, no bloco tb não, ou seja, a junta por algum motivo não estava boa (olha que era de aço e de marca boa) enfim, meu meca quis fazer uma junta sob medida para garantir, está instalando neste exato momento.
Também mandei selar o sistema, tomará que fique bom, só não coloquei a ventoinha elétrica (e não vou colocar).
Cara, estes rolamentos são baratos, eu troquei todos os meus quando peguei, só tem uns que talvez vc tenha que pedir para um torneiro colocar na peça, mas não é nada complicado.
Quanto ao vazamento de óleo na turbina, é da via de alimentação dela? ou do eixo (se for do eixo vaza para dentro da admissão, é perigoso) se for da via de alimentação vaza para fora o que pode prejudicar a turbina e fazer com que ela até trave (se faltar óleo) se for da via externa é muito fácil de reparar uma solda amarela (tubo de aço).
Mas, veja se não é da tampa de válvula, as vezes vaza do canto da tampa e corre para o fundo por cima do bloco e pinga lá atrás a minha aconteceu isto e é uma melequeira só.
Monitora o nível do óleo para não ter surpresas desagradáveis
Gilvan Quevedo
13/05/2016, 17:47
Opa, Domingues... Obrigado pelas dicas. Vou ver se descubro estes rolamentos e consigo eliminar o vazamento. Estou de olho no nível de óleo e água, sempre... Não dá para brincar. Boa sorte com a tua viatura. Torço que o sistema selado funcione na sua. Na minha não deu certo, mas tinha problema de junta do cabeçote. Sobre a ventoinha elétrica a minha não aprovou... minha sensação era de que o motor trabalhava mais quente. E o mecânico me disse que o alternador podia não suportar e acabar ficando na mão em alguma viagem à noite... Acabei voltando totalmente ao sistema original.
A minha resolveu, mas de-resolveu também, comecei a perde água e não sabia por onde, não vazava, não a via jogando para fora, não ia para a admissão e não misturava no óleo. Contudo, de tanto mexer daqui e dali desmontamos tudo de novo. Cabeçote em teste não deu nada, no bloco tb não, ou seja, a junta por algum motivo não estava boa (olha que era de aço e de marca boa) enfim, meu meca quis fazer uma junta sob medida para garantir, está instalando neste exato momento.
Também mandei selar o sistema, tomará que fique bom, só não coloquei a ventoinha elétrica (e não vou colocar).
Cara, estes rolamentos são baratos, eu troquei todos os meus quando peguei, só tem uns que talvez vc tenha que pedir para um torneiro colocar na peça, mas não é nada complicado.
Quanto ao vazamento de óleo na turbina, é da via de alimentação dela? ou do eixo (se for do eixo vaza para dentro da admissão, é perigoso) se for da via de alimentação vaza para fora o que pode prejudicar a turbina e fazer com que ela até trave (se faltar óleo) se for da via externa é muito fácil de reparar uma solda amarela (tubo de aço).
Mas, veja se não é da tampa de válvula, as vezes vaza do canto da tampa e corre para o fundo por cima do bloco e pinga lá atrás a minha aconteceu isto e é uma melequeira só.
Monitora o nível do óleo para não ter surpresas desagradáveis
Gilvan Quevedo
17/05/2016, 17:48
Problema com o barulho resolvido. Troquei os rolamentos da polia do esticador da correia do ar condicionado e da correia da direção. A diferença ao ouvir o motor é absurda agora. Sobre o vazamento foi diagnosticado como sendo dos vendantes e anel da turbina, o que não seria muito complicado de resolver.
Opa, Domingues... Obrigado pelas dicas. Vou ver se descubro estes rolamentos e consigo eliminar o vazamento. Estou de olho no nível de óleo e água, sempre... Não dá para brincar. Boa sorte com a tua viatura. Torço que o sistema selado funcione na sua. Na minha não deu certo, mas tinha problema de junta do cabeçote. Sobre a ventoinha elétrica a minha não aprovou... minha sensação era de que o motor trabalhava mais quente. E o mecânico me disse que o alternador podia não suportar e acabar ficando na mão em alguma viagem à noite... Acabei voltando totalmente ao sistema original.
mfdomingues
17/05/2016, 19:43
Problema com o barulho resolvido. Troquei os rolamentos da polia do esticador da correia do ar condicionado e da correia da direção. A diferença ao ouvir o motor é absurda agora. Sobre o vazamento foi diagnosticado como sendo dos vendantes e anel da turbina, o que não seria muito complicado de resolver.
Gilvan, estou muito enganado ou você não retificou a turbina também quando fez o motor?
Realmente não é muito complicado substituir estes retentores, os que conectam a turbina ao escape eu mesmo substitui.
Imagino que o barulho seria insuportável, porque esse motor é barulho demais e se você achava que estava ruim deveria estar péssimo mesmo. Estes dias eu e uma mina (prenda ai no Sul) estávamos subindo uma serra aqui com os vidros abertos e o motor em alta e ela solta "esse carro é barulhento assim, não da para eu falar com vc" logo pensei "carro perfeito, imagina aquele dia que você não quer ouvir a mulher (quase todos no meu caso) basta abrir a janela e pufff reina a paz aos ouvidos" rsrsrsrsrsrs
Trata bem essa turbina, ela é parte muito importante do motor e essa pequena esquenta demais, as mangueiras e conexões naquela região sofrem muito por conta disto.
Agora vou lhe pedir um favor, como, o seus problemas estão mudando, não é mais fumaça e vazamento (vazamento ainda é mas a fumaça já foi) publique no topico "Sportage Motor e cambio" ou outro mais adequado, assim matemos as informações nos locais corretos para os futuros membros encontrarem tudo que precisam no mesmo local.
Gilvan Quevedo
18/05/2016, 15:56
Certo. Obrigado pela dica. Fui atualizando a evolução do que houve com ela, por aqui, e acabei misturando os assuntos. Sobre a turbina, não foi retificada, apenas cabeçote e junta. Excesso de fumaça e vazamento de água sumiram depois disso. E o motor ficou bastante silencioso (dentro do possível) após acabarem os barulhos de rolamentos.
Gilvan, estou muito enganado ou você não retificou a turbina também quando fez o motor?
Realmente não é muito complicado substituir estes retentores, os que conectam a turbina ao escape eu mesmo substitui.
Imagino que o barulho seria insuportável, porque esse motor é barulho demais e se você achava que estava ruim deveria estar péssimo mesmo. Estes dias eu e uma mina (prenda ai no Sul) estávamos subindo uma serra aqui com os vidros abertos e o motor em alta e ela solta "esse carro é barulhento assim, não da para eu falar com vc" logo pensei "carro perfeito, imagina aquele dia que você não quer ouvir a mulher (quase todos no meu caso) basta abrir a janela e pufff reina a paz aos ouvidos" rsrsrsrsrsrs
Trata bem essa turbina, ela é parte muito importante do motor e essa pequena esquenta demais, as mangueiras e conexões naquela região sofrem muito por conta disto.
Agora vou lhe pedir um favor, como, o seus problemas estão mudando, não é mais fumaça e vazamento (vazamento ainda é mas a fumaça já foi) publique no topico "Sportage Motor e cambio" ou outro mais adequado, assim matemos as informações nos locais corretos para os futuros membros encontrarem tudo que precisam no mesmo local.