PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores Rancho nas Explorers 97

aluisio.alb
27/09/2011, 22:26
Olá colegas. Necessito urgentemente trocar os amortecedores da minha Explorer 97 e gostaria de opiniões de quem tem amortecedores nas explorers 97 de passeio e eventuais passagens por estradas de terra.
Vale a pena o investimento? Existem outras opções de melhor custo-benefício?
Obrigado

Italo Xavier Santos
29/09/2011, 11:51
Até onde sei os dianteiros são próprios para renger 98> e explorer 96> os trazeiros estou para confirmar mas acredito que os dianteiros da F1000 dão, com isso o cu$to ficaria melhor.

hugocsl
29/09/2011, 16:22
Pelo que sei os amortecedores dianteiros da Ranger servem na Explorer, mas os traseiro são diferentes....
Só não sei dizer se tem diferença entre os amortecedores da versão 4x2 e 4x4.

No mercado livre tem algumas opções, os mais baratos estão na faixa de 150 pilas.

Os meus amortecedores são originais e estão com 97 mil kms e como coloquei pneus maiores estou pensando em troca-los. Provavelmente vou de Procomp ES 9000!

Confirma com o Rodrigo da 4Crawler que acho que ele tem amortecedores Procomp ES 1000 a pronta entrega, acho que estava 200 pilas.

[]´s

aluisio.alb
29/09/2011, 21:59
Boa noite colegas. Obrigado pelas dicas.
Hoje, navegando pelas lojas 4x4, achei os Rancho 9000 dianteiros por um preço um pouco mais atrativo, visto que a diferença entre o preço máximo e mínimo das lojas variou em até R$100,00
Acabei comprando. Não tinha os traseiros a PE mas chegam em 7 dias. Tomara que o comportamento de "barco" das Explorers melhore com esses amortecedores!!!

Abraços

hugocsl
30/09/2011, 11:33
Já que vc pesquisou fala ai pra gente onde conseguiu o melhor preço?

Abs

aluisio.alb
30/09/2011, 13:15
Já que vc pesquisou fala ai pra gente onde conseguiu o melhor preço?

Abs
Boa tarde Hugo. O melhor preço foi na Jeeperia. (Jeeperia Acessrios 4x4 - A casa do 4x4 (http://www.jeeperia.com.br))

Abs

hugocsl
30/09/2011, 15:48
O preço está bom mesmo, e a loja parece de confiança!

Será que eles tem outro par?

Abs

aluisio.alb
30/09/2011, 16:04
O preço está bom mesmo, e a loja parece de confiança!

Será que eles tem outro par?

Abs
Provavelmente sim. O meu já está a caminho. Fui muito bem atendido. Inclusive me ligaram para avisar que já haviam postado a encomenda. Enviaram por SEDEX no mesmo dia em que fiz o pagamento. A loja é em Uberlândia. Gostei da atenção que me deram.
Abração

aluisio.alb
04/10/2011, 15:04
Chegaram os amortecedores. A instalação foi fácil e deixei configurado na marcação 7. Ainda falta trocar os traseiros, mas fiquei impressionado com a mudança de comportamento do carro. Aliás.....agora parece carro! A sensação de " canoa " desapareceu. Não andei em terreno muito irregular ainda, mas realmente parece outra SUV.
Fiquei muito satisfeito. Vale o investimento.
Quando instalar os traseiros posto novamente o que achei.

Abs

hugocsl
05/10/2011, 11:05
Vc vai colocar os traseiro Rancho tb?

Regulagem 7 é mais pra macio ou mais pra duro?

Abs

aluisio.alb
05/10/2011, 16:31
Vc vai colocar os traseiro Rancho tb?

Regulagem 7 é mais pra macio ou mais pra duro?

Abs
É mais duro.
Vou colocar os traseiros tbm.
Abs

lcdalzoc
07/10/2011, 08:15
Tb preciso trocar os amortecedores.
Cotei os Rancho na Jeeperia, tá 320,00 os dianteiros e R$ 340,00 os traseiros (cada).
Cotei OffShox e tá absurdos 500,00 cada.

Hugo, vc tem o contato do Rodrigo da 4Crawler? Vamos ver qto tá esses Procomp...

Luizinho
07/10/2011, 09:06
lcdalzoc,

Uso os três amortecedores que você citou, bem verdade que em carros diferentes.

Sem dúvida os que mais me impressionaram foram os Offlimits, apesar de não terem regulagem.

Hoje se fosse escolher, me esforçaria e seriam eles.

Sem comissão, só fiquei satisfeito.

hugocsl
07/10/2011, 10:56
Conheço o Rodrigo sim e o Bruno também. Quando conversei com eles (tem um mes + ou -) eles só tinham os Procomp ES 1000, que são os mais básicos, entrada de linha mesmo... Mas ele falou que deve receber amortecedores em breve, só não sei se vem pra Explorer.

Se eu for colocar Procomp na barca irei de série ES 9000 que tem controle automático de dureza, os códigos são, dianteiros 918595 e traseiro 924509. Tem a linha MX6 com controle manual de dureza, mas é bem mais caro... Os ES 9000 estão 50 dólares na gringa!!

hugocsl
07/10/2011, 10:57
OBS: a 4Crawler estava pedindo 200 pilas em cada ES 1000 (coitei esse valor tem uns 2 meses)

[]´s

Orleans
07/10/2011, 11:50
Se eu for colocar Procomp na barca irei de série ES 9000 que tem controle automático de dureza, os códigos são, dianteiros 918595 e traseiro 924509. Tem a linha MX6 com controle manual de dureza, mas é bem mais caro... Os ES 9000 estão 50 dólares na gringa!!

São esses? 4 Pro Comp Shocks 95-01 Ford Explorer 4x4 0" lift | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/4-Pro-Comp-Shocks-95-01-Ford-Explorer-4x4-0-lift-/390346539889?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item5ae2778371#ht_2864wt_1186)

Orleans
07/10/2011, 12:50
lcdalzoc,

Uso os três amortecedores que você citou, bem verdade que em carros diferentes.

Sem dúvida os que mais me impressionaram foram os Offlimits, apesar de não terem regulagem.

Hoje se fosse escolher, me esforçaria e seriam eles.

Sem comissão, só fiquei satisfeito.

Fala Luizinho!

Sumiu?
Com regulagem, qual o melhor custo x benefício para a Explorer 1997 4X4?

Abraço

Luizinho
07/10/2011, 13:09
E ai Orleans, tudo bem?

Eu ando meio ocupado.

Com regulagem optaria pelos Rancho 9000XL, mas insisto se fosse escolher hoje, pagaria mais caro e ficaria sem regulagem usando os Offlimits.

Mais tarde tento escrever algumas razões.

lcdalzoc
07/10/2011, 18:13
Luizinho,
posta aí suas razões pela escolha dos OffLimits.
Eu prefiro maior conforto, maciez, mas sem a navegação da barca. To quase decidido pelos Rancho RS999185 (traseiros) e RS 999229 (dianteiros). Mas ainda não fechei nada, aceito mais sujestões.

Abraços,
Leonardo

Luizinho
08/10/2011, 09:42
Prezados,

Tentarei explicar minha preferência pelos amortecedores da Offlimits em relação aos Rancho e Pro-Comp.

Os Offlimits equipam nossa Silverado 4.1mpfi 1998 que está calçando os pneus Michelin que eu usava na Ranger com os Rancho.

É de se ressaltar que os dois mudaram para muito melhor o comportamento dos veículos, no entanto os Offlimits tem uma resposta MUITO mais rápida a qualquer irregularidade, o que transmite para o motorista é que a suspensão está sendo constantemente forçada para baixo, não necessitando de provocação para reagir.

Esta Silverado anda direto em paralelepípedo e a impressão é que eles viraram asfalto, além do mais, apesar de todos os meus esforços, ainda não consegui tirar as rodas do chão ou dar fim de curso. O Rolling da carroceria é quase zero, os quebra-molas são todos copiados (a traseira não voa) e consegue-se corrigir o veículo em qualquer situação.
Veja, não é que os Rancho (9000XL) ou os Pro-comp (MX-6) não tenham essas características, mas nos Offlimits são mais evidentes.
Há uma diferença entre ser duro ou ser firme. No duro o veículo dá tranco, soco; no firme ele contém os movimentos com ímpeto, mas de maneira progressiva.

É inegável a vantagem da regulagem, pois você pode fazer o ajuste a seu gosto, mas o acerto que o Thiago fez para a Silverado me pareceu perfeito, dispensando a regulagem. Também nos reguláveis, se deixar muito macio você perde as beneficies da resposta adequada e ele não contém os movimentos do veículo.

Aliás, além das vantagens técnicas, os Offlimits tem garantia maior, são recuperáveis, tem acabamento muito superior, você fala com quem constrói o amortecedor para uma customização do ajuste, o atendimento é bom e me pareceu mais fácil em relação aos outros poder usufruir da garantia (que eu espero nunca ser necessário).

Quanto ao valor, no inicio achei um exagero comprar os Offlimits tendo em vista o pouco que roda e o serviço que faz a Silverado (tentei comprar os Pro-comp e os Rancho, mas não consegui), contudo, hoje, vejo que foi a melhor opção que fiz.

Ressalto que NÃO tenho nenhum relacionamento comercial com a Offlimits ou qualquer outra marca que recomendo a alguém, meu intuito é que a experiência que passo, faça com que as outros acertem logo na primeira escolha, evitando desperdício de dinheiro e principalmente TEMPO.

Leo,

Semana que vem, escrevo alguma coisa que tenho de idéias sobre a suspensão da Explorer. Não estou querendo fazer charme nem suspense (quem sou eu para isso), é que estou sem oportunidade mesmo.

Alessandro,
08/10/2011, 21:50
Leo, grato pelos esclarecimentos.

Não gosto da suspensão traseira da minha XLT. Qualquer vacilada em quebra molas, faz a minha galerinha, que ocupa um 3º banco no porta malas, saltar do banco.

Fico aguardando seus comentários sobre a Xpl.

Orleans
09/10/2011, 18:47
Luizinho,

Maravilha...vou enviar uma orçamento e verificar se eles fazem para a Explorer, uma indicação sua já é meio caminho andado.

Aluisio,

Há alguns anos cheguei a cotar esses amortecedores para comprar, foi quando resolvi instalar os batentes de suspensão da Ranger 2005 e acabei me iludindo com o resultando.

Atualmente uso Pneus BFGoodrich All Terrain T/A KO que são excelentes em alguns quesitos, mas o carro pula mais que cabrito doido.
Quando andar em estrada de barro irregular ou paralelepípedo, posta aí o que achou.

Abraços

Luizinho
12/10/2011, 16:13
Conforme comentei, irei expor algumas idéias sobre a suspensão da Explorer:

Dianteira (Explorer 1995 até 2001):

O sistema é o mesmo da Ranger 1998 em diante, portanto tenho uma 2001 para parâmetro.

Na Explorer me parece que a regulagem da barra de torção é mais baixa que na Ranger, portanto temos mais margem para levantar o veículo. No entanto NÃO se pode levantar ao ponto de acabar com o curso de abertura da suspensão (o carro tira as rodas do chão em qualquer ondulação, pois está sem curso), além do mais as homocinéticas tem um ângulo máximo de trabalho e como rodam direto, tem de ser respeitado. A referência para a altura e o ângulo máximo é o manual de serviço da Ford na parte de alinhamento, já postado na parte de Picapes. Dá para ir um pouco mais (em média 20mm) de que o máximo recomendado.

Os batentes da Ranger 2005 ou os que o Adams faz (não testei, mas a idéia é a mesma e a durabilidade maior) não deixam o veículo dar fim de curso toda hora, fazem com que ele retorne a altura normal mais rápido e economizam os pivôs, pois controlam o balanço.
A Explorer é um veículo muito macio, de propósito, pois visava determinado público americano. Portanto quem quiser usá-las em situações diferentes (melhor estabilidade, pneus maiores, fora de estrada, guincho na dianteira, etc), pode alterar seu comportamento trocando as barras pela as da Ranger CD Diesel 4x4 99 a 01 (essas eu tenho certeza que são mais duras, outras eu não tenho; da 2005 em diante, também sei que são muito moles).

Quanto ao alinhamento uma medida legal é de 0,5 grau negativo em cada roda com o cáster o mais adiantado possível (a minha está com 3,5 graus positivo, mas o ideal é um pouco mais) e alinhamento zerado a 2mm convergente. Vai comer um pouco de pneu por dentro, o que É O Correto, só é fazer rodízio.
Para a cambagem é necessário estar atento a altura do veículo (pela regulagem da barra de Torção) e ao desgaste das buchas das balanças inferiores (aliás esses alinhadores vagabundos adoram dizer que tem que alinhar o chassi, enquanto o problema real são as buchas inferiores gastas). Quando forem mexer na regulagem da barra de torção, previamente afrouxem as buchas inferiores para elas se acomodarem na nova posição e depois reapertem com o veiculo no chão. Isso evita o desgaste prematuro delas.
O ajuste final de cambagem e cáster é feito pelas arruelas de formato maluco da bandeja superior. Vai se ajustando a posição delas até encontrar a medida correta, só que às vezes os formatos não ajudam. É só moldá-las no esmeril, como uma arruela excêntrica, para fazer o ajuste (evita comprar o kit de cambagem da Ford).

Para as buchas da barra estabilizadora (traseira e dianteira) pode ser usado o kit da Energy Suspension, para quem tiver facilidade de trazer dos EUA. Tem de medir o diâmetro das barras e verificar o código no catálogo disponível no site deles. Usem as pretas, não as vermelhas, e para as balanças eles não fazem.

Só usem peças originais na suspensão dianteira: balanças superiores Ford ou TRW, buchas inferiores Ford, Pivôs inferiores Ford, TRW, Nakata, rolamentos de roda da Ranger 2005 em diante Ford. As peças paralelas disponíveis não valem nada.

Luizinho
12/10/2011, 16:14
Continuando,

Traseira (todas até 2001)

Os feixes são muito macios e cedem com facilidade (isto todos sabem), portanto o que eu tentaria fazer (não testei e só idéia), é colocar o feixe da Ranger 2008 em diante na Explorer.

Vasculhando o ExplorerForum verifiquei que a turma usa o feixe da Ranger para rebaixar a Explorer, pois são mais planos. No entanto a partir de 2008 nas Ranger nacionais, a Ford retirou o lift block e arqueou bastante o feixe (mais ou menos 2”pol.) dando outra características a eles. Como os feixes da Ranger são mais firmes e não cedem, levantarão a Explorer e a deixarão mais dura. Evita-se assim o uso de jumelos tão longos (que alteram o momento da mola) para se ter as 2 polegadas de lift e se ficar muito alto, coloca-se um calço entre a mola e o eixo, rebaixando o veículo. Mas é só idéia, não testei a real possibilidade.

Outra idéia é a alteração da posição dos amortecedores para fora das longarinas do chassi, assim com são as Ranger a partir de 2008. Se vocês olharem as Explorer por trás, verão que o suporte inferior dos amortecedores é fixado na placa que segura o eixo ao feixe de molas. Se passar os do lado esquerdo para a direita e vice e versa, teremos os amortecedores apontando para fora. A idéia já está explicada, mas para funcionar este pino da placa que fixa os amortecedores tem de ser colocado reto (ele é inclinado) e tem de ser feito um suporte superior para o amortecedor que aponte pata fora da longaina (original e preso na travessa interna). Este suporte é fácil de fazer e é só observar a altura máxima para não bater na carroceria (veículo com BL descontar a altura do mesmo para poder voltar ao original) e o reforço do chassi por dentro (é viga “u”) para não trincar. Importante é deixar a altura do suporte de tal forma que o amortecedor fique no tamanho correto (geralmente 1pol para mais ou menos não tem problema). Falar sobre as vantagens do sistema de amortecedores para fora da longarina é desnecessário, pois a própria Ford fez isso na Ranger, na F-250 e na última geração da F-150.

Quanto aos amortecedores que qualidade são imprescindíveis e já coloquei minha posição no post anterior.

Para finalizar esses veículos funcionam sem maiores alterações no comportamento com pneus até 31pol, a partir daí o peso não suspenso muito maior (imagine o veículo com uma caixa grande sendo empurrado para cima por uma caixa menor, quanto maior for a caixa menor mais ela empurra a caixa maior) começa a empurrar o carro para cima e a suspensão muito macia não consegue controlar as oscilações. Por isso é que as modificações de suspensão para veículos com conjunto roda e pneus grandes e pesados ou que carreguem muito peso são necessários, para restabelecer o equilíbrio.

Alessandro,
12/10/2011, 21:37
Put@ aula!!!

Luizinho, trabalhou com a Ford?