Ver Versão Completa : Troller com Problema no Controlar ( silicone na vedação do filtro de ar)
djnapoles
27/09/2011, 22:05
Tenho um Troller 2003 e fui levar o carro para fazer o controlar e fui reprovado no visual.
Comprei o carro faz 1 Mês e o antigo proprietário deve ter passado silicone ( ou deve ser original) entre a saída do filtro de ar e entrada do snorkel.
O inspetor que me atendeu disse que não pode ter qualquer tipo de silicone ou fita isolante.
Alguém já enfrentou esse problema, como resolveu?
Pergunta para o inspetor se ele sabe o que é snorquel.
Se ele responder corretamente, pergunta como a vedação é feita de fábrica.
Fala sério... o silicone vem de fábrica em vários Trollers.
E depois, o que isso tem a ver com poluição mesmo?
Abs.
Edgar Caldeira
28/09/2011, 03:28
Pergunta para o inspetor se ele sabe o que é snorquel.
Se ele responder corretamente, pergunta como a vedação é feita de fábrica.
Fala sério... o silicone vem de fábrica em vários Trollers.
E depois, o que isso tem a ver com poluição mesmo?
Abs.
Napoles, passei pela mesma putaria...
Fiz a mesma questao que o Loras falou... Perguntei se ele sabia o que era Snorkel... Sabe a resposta?:
-Eu achei que era o escapamento do jipe..... pUTZZZZZZZZZZZZ
Troca uma ideia, qualquer coisa imprime e mostra que isso nada afeta em co2
fernandotf
28/09/2011, 09:19
Tenho Snorkel e a própria concessionária cobra 30 latinhas a mais por cada troca de filtro de ar para empanturrar a tampa de silicone... passei de boa no controlar, e conheço outros Trolleiros que passaram na mesma condição.
Os caras querem achar pelo em ovo... acho que o inspetor nem sabe o que é Snorkel, deve pensar que é escapamento... só sabe acelerar até o limite pois o carro não é dele... é f0d@!
djnapoles
28/09/2011, 16:36
Pior que não houve acordo, tentei explicar que era um carro projetado para andar com 80 cm de água, e o silicone era original e ser para vedação, ele foi curto e grosso, NÃO ACEITAMOS SILICONE E FITA ISOLANTE, RESOLVA SEU PROBLEMA.
Vou tirar o Silicone e tentar novamente.
djnapoles,
Boa tarde!
É isso mesmo meu caro, aqui em São Paulo temos o problema do Silicone. Nos primeiros modelos não havia uma Coifa para ligar o Snorkell no Filtro de Ar e com isso a vedação é feita com Silicone. Todo esse Silicone que vc viu é original, era a maneira com a qual eles faziam a vedação do sistema.
Infelizmente é por esse tipo de coisa que penamos para passar um veículo na Inspeção, entre outras coisas..... Bem vindo ao time, se precisar de qualquer coisa estamos à disposição!
Um abraço!
Pavani
djnapoles
28/09/2011, 17:39
Pavani,
Tirei o silicone e remarquei a vistoria, vamos vê no que eles vão implicar agora.
Comprei o Troller de pessoa criteriosa na manutenção do mesmo, vou arriscar passar sem fazer uma pré inspeção.
Tenho um Jeep 1983 e depois que concretizar a venda, vou começar a mexer no troller, colocar Pneu, Guincho e etc....
Depois precisamos marcar um passeio
Valeu
Peça um laudo por escrito, dizendo que seu veículo não foi aprovado devido ao silicone, de posse desse laudo vc pode entrar com um processo contra o vistoriador, pois como sabemos o Troller passou por um processo de homologação para poder ser comercializado, e a vedação com silicone é original, portanto o vistoriador tem o DEVER de aceitar.
djnapoles
28/09/2011, 17:54
O Laudo está escrito assim " alterações ou avarias no sistema de admissão de ar".
Peça um laudo mais específico, ou ainda tire fotos.
Documente, comprove. E depois, se achar justo e conveniente, cobre seus direitos na justiça.
Um bom advogado ainda consegue encaixar um dano moral. Você foi humilhado pelo fiscal. Comprou seu Troller feliz da vida, depois de garimpar meio mundo... e lá foi ele dizer que aquilo é "gambiarra".
Acho um absurdo esse negócio de Controlar.
As variáveis subjetivas são inúmeras. Aí você depende da "sorte". Depende do humor do vistoriador. Depende da maneira dele acelerar. Depende da qualidade do combustível que comprou. Depende da qualidade do filtro de ar. Uma lástima.
Certo, regulamentar e fiscalizar é preciso. Mas com qualidade, seriedade e capacidade técnica.
Abs.
flavio11o
28/09/2011, 19:07
djnapoles,
licença pro meu relato indignado... :-x
a coisa lá é maluca mesmo eles reprovam sem nem saber o que estão falando
veja o meu caso, fiz a preparação pra inspeção lá no Pavani, tudo ok e 100% de chance de passar
mas reprovaram porque segundo a mocinha vistoriadora um parafuso lá estava sem o lacre...
detalhe, neste parafuso nao vai lacre! é um parafuso qualquer, ela simplesmente achou que tinha que ter um lacre lá e me reprovou :parede:
além do que o espertão aqui preferiu levar ao invés de dar na mão do Pavani que saberia na hora dizer que o lacre nao existia
na minha opinião isso não é ignorancia deles, é roubo mesmo, estão nos roubando e todos ficamos quietos!
minha dica pra todos que forem à Controlar, que levem uma maquina fotografica
caso reprovem por qualquer coisa peça para o vistoriador apontar para o item e tire um foto dele apontando
porque senão depois é a palavra dele contra a sua e já viu
PS.: resolvi do jeito que devia ter feito faz tempo, mudei o caro pra outra cidade !
abçs
Flavio
flavio11o
28/09/2011, 19:09
ah... esqueci de falar,
no ano passado meu Troller passou de primeira, com o snorkel lotado de silicone :screwy:
vai entender
abçs
Flavio
Flavio,
Esse caso ficará marcado! ahahahahaha
Só aquela maluca para ver achar que naquele parafuso ia lacre, mas infelizmente isso é o Brasil.... Ano que vem podem se preparar pois as cidades vizinhas de São Paulo terão que fazer Inspeção Veicular.....
Loras,
Concordo plenamente com vc, porém não tem um critério para isso. Ainda vai aparecer aqui alguém falando da Fumaça Branca que o critério deles é visual, olham e se acharem que ela está branca seu carro é reprovado. Não tem nada que possam fazer como parâmetro. No ano passado fazíamos a regulagem e passava sem problemas, hoje por mais regulado que esteja eles criam problemas para não passar o veículo....
Tenho relatos ocorridos onde tivemos de refazer o sistema com Troller com menos de 10.000km que não passava na Inspeção.... Mitsubishi então é mais problemático ainda..... Isso é um roubo de maneira discarada! No mínimo o Isnpetor para poder negativar sua Inspeção tem de ter no mínimo um CursoTécnico pois em sua maioria eles não sabem nem o que é uma vedação de Snorkel, quanto muito se o veículo emite ou não poluente.... No mínimo teria de ser um Técnico de Mecânica, ou seja na teoria eles não tem conhecimento para negativarem a Inspeção Veicular do seu veículo, lamentável......
E falando em Trollers, logo irão aparecer pessoas que tiveram a Bomba de Água estouradas por conta da Inspeção Veicular, é só aguardar a chuva de msgs que este tópico terá.....
É a realidade de nosso Brasil!
Abraço!
Pavani
djnapoles
28/09/2011, 21:48
Tirei o silicone e limpei o escapamento com solupam ou limpa baú, fiz um esquema que meu sogro ensinou, colocar solupam puro através de funil e uma mangueira de um metro dentro do escapamento, depois colocar água até começar a ter retorno de água , em seguida liga o carro e acelera.
Fiquei impressionado com a quantidade de fuligem preta que sai do escapamento, repeti esse processo 12 vezes.
Marquei para amanhã, se não passar, vou levar em algum lugar para mexer na bomba.
Amanhã eu conto o resultado.
JORGE DELMANTO
28/09/2011, 22:27
Fala pavani,
O motivo de mudarem o esquema de aprovacao é que o ano passado tinha a taxa a ser devolvida e em esquema de analise.
Hj, alem de nao mais devolverem a taxa ja garantiram contrato por anos a fio.
Ab
Jorge
caso reprovem por qualquer coisa peça para o vistoriador apontar para o item e tire um foto dele apontando
UHHUAUHAHUAU!
Eu com certeza vou fazer isso na minha próxima vistoria encrencada!
Horacio Teles
29/09/2011, 09:35
Já passei na Controlar. Na primeira vistoria o Troller foi reprovado por conta do lacre na bomba. Levei no bombista, lacre refeito, tudo aprovado. O interessante é que o lacre que foi cobrado na vistoria visual deste ano, era o mesmo do ano passado, quando o Troller foi aprovado sem problemas. Não dá pré entender. Também não dá prá entender porque os testes não são feitos com tração do diferencial. O grande problema da aceleração que aquele pessoal dá é esse. Na Europa, o pessoal faz o teste de emissões com os carros tracionados, o que muda significativamente os níveis de emissão de poluentes.
Outra coisa ainda pendente. Até hoje não houve nenhuma prestação de contas dos efeitos do controle dos veículos e possíveis melhorias na qualidade do ar. A tal secretaria do verde, não dá a mínima bola para isso. Porque não baixa uma lei que só autorize a entrada de veículos procedentes de outros municípios ou estados,mediante a realização do teste de emissão. Poderia criar grandes estacionamentos no entorno do município, nas rodovias, com um monte de postos de fiscalização, tipo controlar? Quem regula as emissões dos veículos em trânsito pelas marginais e outros caminhos que atravessam São Paulo. O problema é que esses "políticos ecologistas" não tem o menor conhecimento sobre o assunto ecologia. Se algum grilo chegar e disser que plantar árvores é bom para a recuperação dos níveis de oxigênio, o idiota acredita. Afinal ele não faz a mínima idéia que as plantas consumem durante a noite todo o oxigênio que produzem durante o dia. Quando muito nas cidades, as plantas sofrem tanto quanto os seres humanos com a poluição.
O sanitarista no comando dessa pasta, nada mais é que um autuador de "shoppings", um contador de árvores, sem nenhum conhecimento técnico do assunto. Melhor seria se voltasse para qualquer unidade de saúde para o exercício da clínica médica (se é que ainda é capaz disso).
Também não entendo porque a Controlar merece o privilégio (monopólio) dos testes. Não vivemos uma economia de mercado? Tem um monte de oficinas credenciadas pela CETESB preparadas para a realização dos testes. O que os caras temem? A corrupção? Ora, se for isso, o assunto não procede, porque a corrupção sempre começa nas escadarias dos governos.
Na minha opinião, a Controlar é apenas uma iniciativa caça-níqueis, que breve abrangerá 124 municípios paulistas.
Felipe Glod
29/09/2011, 14:05
Aqui no Rio de Janeiro sofremos com as vistorias a anos, mais aqui a análise de gases so reprova carros com mais de 7 passageiros, ou seja o Troller e inspecionado voce toma uma chamada (dizendo que nao passou) mais o documento e emitido mesmo assim, nao sei ate quando, o meu 2.8 com 85000 km bomba original tinha um limite de 1.9 sei la o q e ele nos testes fez media de 2,7 muito fora do maximo, tambem acelerando ate o talo nao tem teste que passe.
djnapoles
29/09/2011, 16:00
Levei o Troller sem o silicone no filtro de ar e passou.
Passou bem próximo do limite, eu acredito o que ajudou um pouco, foi ter lavado o escapamento com solupam, saiu muita fuligem preta.
Depois que recebi o folheto com aprovação pedi para chamar o responsável.
Logo o Responsável apareceu, e por sinal foi muito educado, expliquei detalhadamente o meu problema e afirmei que o silicone era original do carro.
A resposta dele foi mais ou menos assim,
" seguimos a legislação x e nem não é permitido o uso de silicone ou fita isolante, temos por obrigação seguir a lei".
Voltei a repetir que o Silicone era original e eles não poderiam reprovar, e perguntei, acredito que eu não sou o primeiro com esse problema, ele respondeu não, teve mais casos, e era para eu entrar em contato com o fabricante do carro e pedir uma carta por escrito dizendo que silicone era original do carro, em seguida entrar em contato com o SAC do controlar e contar tudo o que aconteceu.
Engraçado, eu tenho que correr atrás de um erro deles, a lei tem que ser mais flexível com essas exceções.
Será que vale a pena correr atrás, ou sempre que for fazer essa maldita vistoria tirar o silicone????
Alguém tem o contato de alguém de dentro da Troller para fazer um documento provando que o silicone é original do carro?
Horacio, Concordo exatamente quando você disse "Outra coisa ainda pendente. Até hoje não houve nenhuma prestação de contas dos efeitos do controle dos veículos e possíveis melhorias na qualidade do ar. A tal secretaria do verde, não dá a mínima bola para isso."
Bom, minha opinião pessoal continua a mesma. MÁFIA PARA ROUBAR o cidadão. DE NOVO.
Os carros poluem, ok.
Mas e os caminhões? Ônibus? Indústria? Hospitais? Os próprios carros da prefeitura.
É revoltante. Minha Land Cruiser tampouco deve constar na tabela da Controlar.
Amadorismo total. Eu documentaria tudo sim e entraria na justiça. Se todo proprietário de Troller o fizer... talvez existe algum caminho no futuro.
Já conheço mais de um veículo que teve o motor QUEBRADO durante a inspeção. Um Land Rover Series III muito raro inclusive!!! Carro que roda pouco mais de 1.000km/ano. O prejuízo? No bolso do propriOTÁRIO, claro. Unf...
Sobre o escapamento.
A fuligem do diesel se acumula no trânsito lento, anda e para. Na véspera da inspeção seria interessante bater com o martelo ao longo do escapamento todo. Depois você anda um longo trecho de estrada mantendo o motor em rotação mais elevada. Ajuda a limpar o escapamento também.
O solupan é uma idéia que pode ser associada. Limpa com o solupan, anda na estrada. Certamente vai diminuir as partículas expelidas...
Feliz mesmo estava o dono de uma loja de escapamentos em SP (Pink Panther). Ele tinha uma pilha imensa de escapamentos reprovados na inspeção visual. E uma das lojas mais próximas de um dos grandes pontos de inspeção em SP (Parque Vila Lobos).
Agora não pode nem sequer soldar o tubo. Tem que trocar por um NOVO!!! E o meio ambiente que se lasque, afinal ferro abunda no mundo mesmo.
Abraços,
homerohermida
29/09/2011, 18:10
Aqui no Rio de Janeiro sofremos com as vistorias a anos, mais aqui a análise de gases so reprova carros com mais de 7 passageiros, ou seja o Troller e inspecionado voce toma uma chamada (dizendo que nao passou) mais o documento e emitido mesmo assim, nao sei ate quando, o meu 2.8 com 85000 km bomba original tinha um limite de 1.9 sei la o q e ele nos testes fez media de 2,7 muito fora do maximo, tambem acelerando ate o talo nao tem teste que passe.
Esta semana, segunda-feira, eu li no Jornal O Dia que o Governador tinha assinado um decreto que não licenciaria mais veículos poluidores no Rio de Janeiro. Infelizmente a reportagem não dava maiores detalhes.
flavio11o
30/09/2011, 20:03
Também não entendo porque a Controlar merece o privilégio (monopólio) dos testes. Não vivemos uma economia de mercado? Tem um monte de oficinas credenciadas pela CETESB preparadas para a realização dos testes.
Horacio, nem todos sabem mas a Controlar é da Camargo Correa, adivinha porque ninguem mais poe a mao na cumbuca?
Não tenho a menor duvida que a inspeção não visa melhoria no meio ambiente... com certeza visa apenas o lucro,
e quanto mais reprovações, mais lucro.
Isso só vai mudar no dia que os esquemas politicos por tras disso azedarem.
Ou se o povo Brasileiro (Paulista) fosse menos molenga, mudaria com as reclamações, mas isso é bem mais dificil :evil:
abçs
Flavio
Horacio Teles
30/09/2011, 21:58
Flávio.
A Controlar, a Dutra, e muitas outras concessões, seguem esse esquema maldito dos compromissos políticos, que inclui venda de emendas, gasto de dinheiro sem concorrência ou justificativa, vai por aí.
Ainda acho que podemos fazer algo contra os abusos da Controlar através da justiça. Talvez seja possível uma denúncia no Ministério Público, uma vez que o assunto é uma causa difusa, de grande abrangência. Não sei. Vamos ver se tem algum participante do fórum que entende desse tipo de situação.
Amanhã dou uma olhada no manual do Troller. Se não me engano li em algum lugar a indicação da vedação com silicone. Acho que é importante ir colocando questionamentos que coloquem essa a Controlar na parede. De imediato acho que a Controlar deve divulgar amplamente o conjunto de regras ou normas que orientam a inspeção visual dos tais "técnicos". Parece que cada hora surge uma "nova" orientação. Esses procedimentos precisam de critérios claros, bem especificados, para que todos saibam com antecedência.
Horacio, nem todos sabem mas a Controlar é da Camargo Correa, adivinha porque ninguem mais poe a mao na cumbuca?
Não tenho a menor duvida que a inspeção não visa melhoria no meio ambiente... com certeza visa apenas o lucro,
e quanto mais reprovações, mais lucro.
Isso só vai mudar no dia que os esquemas politicos por tras disso azedarem.
Ou se o povo Brasileiro (Paulista) fosse menos molenga, mudaria com as reclamações, mas isso é bem mais dificil :evil:
abçs
Flavio
waldomironeto
05/06/2014, 18:36
amigos, aproveitando
sobre o silicone preto, encontrei somente o vermelho na minha cidade, posso utiliza-lo da mesma maneira?
obrigado!
Martin427
05/06/2014, 18:50
Silicone vermelho não é cola de motor? Poder usar até pode, mas vai dar bem mais trampo quando precisar desmontar.
AndréAngra
06/06/2014, 12:47
Aqui no Rio de Janeiro sofremos com as vistorias a anos, mais aqui a análise de gases so reprova carros com mais de 7 passageiros, ou seja o Troller e inspecionado voce toma uma chamada (dizendo que nao passou) mais o documento e emitido mesmo assim, nao sei ate quando, o meu 2.8 com 85000 km bomba original tinha um limite de 1.9 sei la o q e ele nos testes fez media de 2,7 muito fora do maximo, tambem acelerando ate o talo nao tem teste que passe.
Felipe, o meu é um 2003/2004 com 170mil km e passou no teste do Detran...
Ficou reprovado por conta da Buzina e por conta da luz de freio que está com funcionamento intermitente....mas na emissão de gases ficou numa boa!
E eles aceleram até o talo pois a máquina pede 3000 giros...só que os imbecis não sabem que nesses motores a Diesel, 3000 giros o motor está quase na faixa de corte.......se fizer isso num caminhão, tranca o motor...rsrsrsr
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.