PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre este Jeep!



Pbailao
16/06/2005, 12:44
Fala ai Pessoal!

To precisando tirar umas duvidas e espero que vcs possam me ajudar,.... a questão é a seguinte um amigo do meu pai que mora em minas foi numa feira de venda de carros e viu esse jeep e me mandou as fotos, que acho eu, que o dono passou pra ele por e-mail, como vcs vão observar ele está todo original militar, mas duas coisas me chamaram a atenção uma delas e acho que é a mais importante é a roda livre que ele utiliza que modelo é esta?.... aki pelas minhas andanças e pesquisas no forum não me lembro de ter visto uma assim, por acaso ela é boa? e a outra duvida menos importante é que o cara falou que o jeep é 72 mas pelo formato da caixa de roda trazeira ele não seria mais antigo não? tipo um 57?

valeu ai pela ajuda!
abraços!

Raphael Diniz
16/06/2005, 13:06
Olá amigo Pbailao,

Se o jeep for 72, com certeza a carroceria não é. Os jeep´s deste ano tinham a caixa de roda traseira "quadrada". Este tipo de coisa acontesse muito no exército, isto é, com o passar dos anos e a falta de peças e componetes disponíveis para reposição, os departamentos de manutençlão dos quarteis, tinham que "canibalizar" algumas viaturas para poder manter outras. Desta forma, eles colocavam peças e até mesmo carrocerias interias em chassis de outros jeep´s.

Com relação a roda-livre, (não verdade não há roda livre neste jeep), o proprietário retirou a mesma (que a princípio, se for militar era automática) e colocou apenas uma tampa/Flange para tampar o cubo e deixa-lo permanentemente engatado. Esse procedimento é utilizado apenas para veículos que fazem muita trilha e não é recomendado para se usar no dia a dia, pois como os jeeps não foram projetados para possuírem tração permanente nas 4 rodas (diferencial central como é o caso das Land Rover´s e Niva), o mesmo tem tendência de não fazer curvas, e em altas velocidades podendo causar acidentes. Sem contar que está gastando mais pneu, conjunto coroa/pinhão dianteiro etc, sem necessidade. Resumindo é isso.

Caso esteja interessado no jeep, deverá comprar uma roda livre e trocar a tampa.

Abraço,

Wallace
16/06/2005, 14:13
Oi Pbaila,

Ao contrario que o Raphael fala pode ser sim um CJ5 72, mas teria que ser um importado, pois nos EUA todos os jipes CJ tem paralama traseiro redondo.
Só a picape CJ8 é que tem o paralama traseiro trapezoidal.
Mesmo um CJ7 83 tem paralama redondo.

Aqui tinha o paralama trapezoidal nos CJ5.

Não sei se tem roda livre como falou o Raphael.
Mas aparentemente não e pelo que sei os Jeeps militares nunca tiveram roda livre (menos coisa para dar problema).
Mas o Raphael falou uma besteira das grandes!
Não tem o minimo problema em não ter roda livre.
Nem o Wrangler tem roda livre até hoje e pode usar normalmente no dia a dia.
O que não pode é usar em 4x4 no asfalto ou em outro piso com aderencia.
Eu não tenho roda livre na Cherokee e ando em 4x2 normalmente sem problema nenhum.

Meu chute se for 71 mesmo é que um CJ5 americano que foi comprado pelo exercito Brasileiro nos EUA onde foi feita a militarização dele.

Ou é um CJ5 mais velho.

Rodolfo Ourique
16/06/2005, 14:23
Acho que o Wallace está certo em dois pontos, primeiro no fato do Jeep ter procedência americana (fácil de saber: nº do chassis) e no fato de não ter roda livre nos modelos militares, ah! em nada atrapalha andar com a dianteira aclopada, apenas o desgaste será maior, mas não deve acpolar a tração na alavanca...

[]`s

Pbailao
16/06/2005, 14:38
Obrigado pessoal!... por esclarecer as duvidas

Mas essa pra mim foi nova, não sabia que nos modelos militares não tinham roda livre!


[]`s

Raphael Diniz
16/06/2005, 15:00
Amigos Wallace e Rodolfo,

Com relação as rodas livres, (aí não sou eu quem está falando, é só pesquisarem no forum, pode ser no link: www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7544 ou darem uma bela estudada nos manuais do jeep) verão que existe sim roda livre para os jeeps militares porém são automáticas (o meu jeep é militar, adquirí diretamente do exército e veio com roda livre automática). Como vêem, Os jeeps CJ-5 militares possuem sim roda-livre.

Com relação a flange, pode ser que tenha me expressado errado, mas o que quis dizer, é que caso o eixo dianteiro possua Flange (como é o caso do jeep da foto)ver tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3812 , seus componentes terão desgaste muito maior sem necessidade e caso você engate a tração sem querer ou deixe a mesma ligada por descuido (alavanca interna) não poderá andar em altas velocidades pois o jeep terá dificuldade em fazer curvas, podendo causar um acidente.

Com relação a correceria, o que falei está certo, apenas não coloquei a possibilidade do jeep ser importado (o que são bem raros), aí o Wallace está certo (ficou contente Wallace??? :roll: :roll: ), pois nos jeeps CJ-5 ou M38-A1 americanos, eram com a caixa de roda traseira redonda.

Espero ter contribuído,

lucas.sanches
16/06/2005, 15:51
Acho q conheço esse jipe... poderia passar mais especificaçoes dele???


[]''s

Pbailao
16/06/2005, 17:59
Lucas... não duvida nada que vc o conheça, pois o jeep é de Varginha - Mg, o que sei do jeep é um modelo militar e ano 1972 só isso o resto das informações quem deve ter é meu pai mas ai só mais tarde vo conseguir isso se é que ele vai lembrar *rs*

[]'s

Wallace
17/06/2005, 13:09
Com relação a flange, pode ser que tenha me expressado errado, mas o que quis dizer, é que caso o eixo dianteiro possua Flange (como é o caso do jeep da foto)ver tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3812 , seus componentes terão desgaste muito maior sem necessidade e caso você engate a tração sem querer ou deixe a mesma ligada por descuido (alavanca interna) não poderá andar em altas velocidades pois o jeep terá dificuldade em fazer curvas, podendo causar um acidente.
O desgate maior é minimo.
Não é por nada não, mas fica claro na sua mensagem anterior que para você era necessaria a roda livre para qualquer veiculo que não seja 4x4 Full-time.
Não é vergonha, pelo contrario, é bonito admitir que errou ou que desconhecia tal fato.
E topico que você passou resalta que você é quem precisa estudar e conhecer um pouco mais.
Aquele topico não fala nada de nada!

ribon
17/06/2005, 14:31
Mais um detalhe que caracteriza este CJ como americano.

Posso estar errado, mais o quadro de pára-brisa dele me parece mais inclinado que os nacionais, estilo americano.

Abraço.

Raphael Diniz
17/06/2005, 15:52
CALMA Wallace,
O cara quer brigar, meu :!: :!: :!: :!: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Que cara doido, velho!!! Perseguição.....sai de mim chulé!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Se eu sei ou não, não é você que vai dizer......Eu particularmente tô aqui pra fazer amigos, aprender, como todo mundo também tá aprendendo..........Tem caras aqui que eu tiro o chapéu, tipo o Bill, o Giovani, o Leopoldo, e muitos outros que agora não me vêm a cabeça, pois alêm de pessoas que conhecem bastante sobre jeep (tô aprendendo bastante com eles, não tenho vergonha de dizer isso), são pessoas super gente finas pra se conversar pelo forum....sabem ter sutileza no tratamento com os demais, COM EDUCAÇÃO, humildade e bom humor.........Agora você??? Sô lamento!!!!

Gente, que figura é essa!!! Na boa Wallace, ainda vou saber de que gibi você saiu...... :lol: :lol: :lol:

Bom gente, mas voltando ao jeep, RIBON, será que realmente é importado, não dá pra ver direito na foto....o certo é ter mais informações como a numeração do chassí, plaqueta de identificação no cofre do motor (se é que ainda tem), ou perguntando diretamente pro dono 8) 8) Acho que é difícil determinar com exatidão somente pela foto......Ainda sustento a hipótese de ser "canibalização" do exército......Meu pai foi militar e disse que isso é muito comum........

[ ]´s, e como se diz por aí: "Ninguém merece"

ribon
17/06/2005, 16:02
Raphael,

Isso do quadro é um detalhe que eu vi, mais pode ser somente o angulo da foto...

Para ter absoluta certa é só vendo numeração de chassi ou outra indicação qualquer no documento....


Abraço...

Raphael Diniz
17/06/2005, 16:08
Raphael,

Isso do quadro é um detalhe que eu vi, mais pode ser somente o angulo da foto...

Para ter absoluta certa é só vendo numeração de chassi ou outra indicação qualquer no documento....


Abraço...

Graaaaaaande RIBON,
Concordo com você, está certo!!!! A gente fica especulando, sem ter certeza.......são detalhes muito sutis........

Abraço e bom final de semana,

leopoldo
17/06/2005, 16:51
Jeep é brasileiro.

era do exercito....isso é obvio

a carroceria porém é do M38A1 .... vejam o encaixe da travesa da capota. Parece mas não é.
a carroceria do M38A1 tem um encaixe de baterias diferente....do lado do passageiro e os farois são mais para dentro.

Então,

o parabrisa está tombado .... pode ser falta da borracha que por falar nisso é o bom e velho parabrisa nojento da ford.

A travessa indica motor BF ou 4 cil OHC

E no chassi, parece uma hidrulica de santana.

O jeep definitivamente não tem roda livre.


e ... pena que não tem + fotos

Raphael Diniz
17/06/2005, 18:02
a carroceria porém é do M38A1 ....vejam o encaixe da travesa da capota.




e ... pena que não tem + fotos

Faaaalaaaaa Leopoldo,

Legal você ter aparecido por aqui........
Concordo com você, pois sendo M38A1 e não se ter mais fotos, é uma pena, pois é um exemplar bem raro (pelo menos aqui no sul).......

Abraço e bom final de semana,

leopoldo
17/06/2005, 18:54
puxei a foto no photoshop e mudei o brilho.....meu monitor estava muito escuro

não é M38A1 não......... é a sombra de uma tira.

Na verdade é igual ao que era a carroceria do meu 58, faz tempo !

Fabiano-SL
17/06/2005, 19:22
Olá amigos!

Eu tenho o manual americano do m38a1, datado de setembro de 1956.

Vejam aí abaixo... parece bem semelhante ao da foto com exceção do parabrisa bi-partido.... vejam a roda livre é igual a da foto! Se o painel for igual ao da gravura abaixo acredito que seja mesmo um m38a1 1956.

Curiopsidade deste jeep é que ele é 24v e o distribuidor é blindado....

Espero ter ajudado aí...

[ ]'s

Fabiano-SL
17/06/2005, 19:49
Mais curiosidades do m38a1 americano 1956...

Barras estabilizadoras! isto realmente eu não sabia que tinha saido em jeep....

Seguem fotos:

[ ]'s

Pbailao
17/06/2005, 20:40
Fala ai pessoal.... recebi mais algumas fotos no email, pra quem tava querendo ver ai vai..... o jeep está com o mesmo dono a mais de 10 anos não é por menos que está bem original!


[]'s

ACR
17/06/2005, 21:40
SOU MILITAR A 18 ANOS E TRABALHO NA GARAGEM A 15 ANOS.. ESTE JEEP NÃO E MILITAR..SE ELE FOSSE TERIA VIDRO BASCULANTE , CHAVE NATO NO PAINEL, FUROS NA LATERAL ESQUERDA PARA SE COLOCAR BASE SE ANTENA..LANTERNINHA TORPEDINHO NOS PARALAMAS..ENGATE EM G TRASEIRO..[NÃO EM BOLA]..PELO QUE VI SO OQUE O DEIXA MILITAR E A LUZ DE BLACKOUT NO PARALAMA ESQUERDO E A TOMADA DE FORÇA NA TRASEIRA..NEM AS LENTERNAS MILITARES TRASEIRAS ELE TEM..JEEP MILITAR NÃO TEM TAMPA TRASEIRA..E FECHADO...ELE DEVE TER SIDO MILITARIZADO..PINTARAM NA COR E COLOCARAM A LANTERNA E A TOMADA DE FORÇA....PARA TIRAR A DUVIDA VERIFIQUE NO DOCUMENTO VEICULOS MILITARES OS DOCUMENTOS SÃO FEITOS NO ANO QUE SÃO LEILOADOS..VEICULOS OPERACIONAIS TIPO JEEP E CAMINHÕES MILITARES NÃO POSSUEM DOCUMENTOS APENAS NOTA FISCAL PARA SE COLOCAR EM CARGA..E QUANDO VEICULO E LEILOADO QUEM ADQUIRE ENTRA COMO PRIMEIRO DONO..SE O DOCUMENTO DO JEEP..ABRAÇO

leopoldo
17/06/2005, 21:47
A carroceria não é militar mas puzeram tanque e estepe dependurado lá.

Má ideia.

Nessas fotos parece que está bem original (197.. e alguma coisa) mas na outra foto lá de cima parece que tem direção hidraulica.

O quadro só está desregulado. Não é americano não.

A alavanca de cambio está estranha. Parece 4 marchas mas pode ser só modificação em cima da tampa do 3 marchas.

Outra coisa estranha é a barra de tração... normalmente não era usada pelo exército. Eles usavam outro engate, o G.

Jeep maquiado. Mas não o desmerece.

Fabiano-SL
17/06/2005, 21:53
Com estas outras fotos, realmente ñ é militar, tão pouco um m38a1....

Acho que se enquadra no que um colega aí falou "canabalização", tem um pouco de cada jeep...

Mas aquela roda livre é do m38a1! afinal é automatica, ou está sempre ligada neste modelo?

ACR
17/06/2005, 23:18
VOU VER NOS MEUS ALBUNS DE FOTOS, FOTOS DE JEEPs E PICK UPs MILITARES VOU SCANEAR E ANEXAR PARA OS AMIGOS .

Giovani
18/06/2005, 00:06
Com estas outras fotos, realmente ñ é militar, tão pouco um m38a1....

Acho que se enquadra no que um colega aí falou "canabalização", tem um pouco de cada jeep...

Mas aquela roda livre é do m38a1! afinal é automatica, ou está sempre ligada neste modelo?

:o Buenas... Minha humilde opinião... Pelo pouco que sei de jeep, não é roda-livre, como já falaram, é queixo-duro. A carroceria é do último modelo anterior ao brasileiro, com corte quadrado na cx. de roda. Deve ser + ou - 58 ou 59... O pára-brisa, pode ter tido a cx. de ar rebaixada propositalmente, tem gente que faz isso. Foi militarizado sim, se saiu do exército ou não, o que isso importa??? E jeeps militares tem roda-livre sim, automáticas. Todos os 50 e tantos jeeps aqui do 19º RCMec tem RL automática.
Sobre o que foi dito lá no começo do tópico, de onde saiu a informação de que um jeep com 4x4 engatada tem dificuldades de fazer uma curva??? Pelo contrário, tanto em terreno firme como em solo pouco aderente, vc fica com o jeep na mão, e leva ele para onde quiser. Em veículos com 4x4 high, como Pajero, Cheroka, vc pode usar até no asfalto em dia de chuva! Vai deixar muita gente de boca aberta vendo vc fazer as curvas em alta... Só com diferenciais bloqueados é que ocorre tal coisa... Roda-livre apenas alivia o esforço, não precisando girar outro eixo. Isso resulta em economia de combustível e componentes do eixo dianteiro.
Se com 4x4 fosse difícil fazer curvas, o que seria dos carros 4x4 full time, como Land Rover, Niva... Nos rallys, um 4x2 iria ganhar de um 4x4... :roll:

[]'s

leopoldo
18/06/2005, 10:06
É porque tem gene que não sabe que aquela "bolota" na frente também é um diferencial ! :lol:

Giovani, você esta certo na carrroceria.

só que como a travessa é reta, 58 não é.

pode ser um jeep completamente "mexido" ......... carroceria de desmanche ( 58 ou 59) - a minha carroceria 1958 era igualzinha - em cima do chassis setenta e algum coisa.

Fabiano-SL
18/06/2005, 10:41
Fala Giovani!

Tu poderias explicar como funciona este sistema "queixo duro"??

[]'s

Alessandro Henrique
18/06/2005, 12:52
Fabiano-SL,
Embora a pergunta tenha sido para o Mestre Giovani, vou tentar te explicar. :wink:
O queixo-duro eh o nome do flange de acoplamento (original) que transmite o movimento da ponta de eixo ao cubo da roda.
No figura que voce mesmo postou (4.jpg) ele eh o componente B.
A dica para quem possui roda livre, eh sempre ter um queixo-duro para o caso de quebras durante a trilha. :wink:
Sds.