Conectar

Ver Versão Completa : DIRIGINDO: diesel x gasolina

marcelinoDF
26/09/2011, 18:04
Prezados foristas,
Estou de brinquedo novo, Ranger 3.0, nova, diesel. Sempre usei carros a gasolina e estou estranhando tuuudo.
Estou tentando "entender" a DIFERENÇA na dirigibilidade dos carros diesel x gasolina, quando em situações semelhantes de percurso e velocidade.
Exemplo de situação: estrada asfaltada, subida normal em linha reta.
Gasolina: Inicio subida com velocidade de, digamos, 80 Km/h, 4ª marcha. SE eu não acelerar mais e com a velocidade começando a diminuir para uns 50 km/h, terei que mudar de marcha “obrigatoriamente” para uma menor, 3ª marcha. Sem novidades...
Diesel também é assim? Como o motor a diesel possui um torque muito maior, eu posso continuar normalmente em 4ª marcha, mesmo com a velocidade se reduzindo para uns 50 Km/h?
Alguém poderia me dar umas dicas sobre isso ou onde posso ver discussões do gênero (diferenças entre dirigir um carro a diesel x gasolina)?

pedro bonadio
26/09/2011, 18:18
Acho que não, mais isso é pelo seu carro, a Ranger 3.0, tem uma relação de diferencial muito longa (3.54:1), o que à deixa mais longa. Nela, com certeza, 80km/h será uma velocidade para a 3ª marcha, que deveria aguentar andar à 50km/h e retomar lentamente, até atingir o pico de compressão da turbina, e à partir da turbina "cheia", ela vai desenvolver normalmente.

Carros TurboDiesel tem uma "mãnha", manter a turbina "cheia"(Quando não TGV(outra história)), o que ocorre frequentemente à partir de 1800~2200rpm, que é onde ela atinge sua pressão máxima(ex: 1.5kg de pressão).

Antes da turbina encher(chamado de Turbo Lag) o veículo tende à ficar "froxo", principalmente da 3ª marcha em diante. Isso dá para observar pelo relógio do RPM, você passa em uma lombada em 3ª e não troca a marcha e finca o pé, ela deve fumacear um pouco, e a rotação(até ~2000rpm) vai subir lentamente, e à partir dos 2000rpm vai subir mais rápido.

É basicamente isso.

Abraços!